palavra jovem - nº 84

5
PALAVRA JOVEM - N° 84- 09/09/2014 RESPONSÁVEIS: João Victor, Marcos Lima, Vera Cristina, Gardênia Junqueira, Norma Holanda, Eduardo Pereira, Aucivan, Myllena Cristyna, Regilene Gomes. ABERTURA: BOM DIA QUERIDOS OUVINTES ESTÁ NO AR MAIS UM PROGRAMA DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA, O PALAVRA JOVEM: A VOZ DA CIDADANIA, EU SOU................................ E O TEMA DE HOJE É: Independência do Brasil Num certo momento da história do homem, ele acreditou que ser livre era poder fazer tudo o que quisesse; depois, a liberdade de ter tudo o que quisesse, e liberdade para chegar aonde quisesse. Não percebeu que quanto mais fazia, quanto mais tinha, quanto mais longe ia, menos liberdade tinha. Liberdade é mais do que ir e vir. É ter a certeza de poder prosseguir, de arriscar, sem ter que carregar eternamente cada conquista pretérita. Cada vez que recuamos em nome de uma conquista de ontem, somos menos livres. Ao revés, quando se pensa que nada nos resta, quando se pensa que tudo nos foi tirado, quando se pensa que renunciamos a tudo, tudo o que resta é a liberdade. Não se pode fugir dela, e à medida que mais a procuramos, mais a perdemos, e à medida que a perdemos, a encontramos. Ouviremos neste momento a música “Titaniumcom David Guetta. Dedicada a todos os ouvintes do palavra jovem.

Upload: maricelio-carvalho

Post on 24-Jun-2015

58 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Programa de Rádio da Escola Figueiredo Correia - Iracema/CE

TRANSCRIPT

Page 1: Palavra Jovem - Nº 84

PALAVRA JOVEM -

N° 84- 09/09/2014

RESPONSÁVEIS: João Victor, Marcos Lima,

Vera Cristina, Gardênia Junqueira, Norma

Holanda, Eduardo Pereira, Aucivan, Myllena

Cristyna, Regilene Gomes.

ABERTURA: BOM DIA QUERIDOS OUVINTES ESTÁ NO

AR MAIS UM PROGRAMA DA ESCOLA FIGUEIREDO

CORREIA, O PALAVRA JOVEM: A VOZ DA CIDADANIA,

EU SOU................................ E O TEMA DE HOJE É:

Independência do Brasil

Num certo momento da história do homem, ele acreditou que ser livre era poder fazer tudo o que quisesse; depois, a liberdade de ter tudo o que quisesse, e liberdade para chegar aonde quisesse. Não percebeu que quanto mais fazia, quanto mais tinha, quanto mais longe ia, menos liberdade tinha. Liberdade é mais do que ir e vir. É ter a certeza de poder prosseguir, de arriscar, sem ter que carregar eternamente cada conquista pretérita. Cada vez que recuamos em nome de uma conquista de ontem, somos menos livres. Ao revés, quando se pensa que nada nos resta, quando se pensa que tudo nos foi tirado, quando se pensa que renunciamos a tudo, tudo o que resta é a liberdade. Não se pode fugir dela, e à medida que mais a procuramos, mais a perdemos, e à medida que a perdemos, a encontramos.

Ouviremos neste momento a música “Titanium” com David

Guetta. Dedicada a todos os ouvintes do palavra jovem.

Page 2: Palavra Jovem - Nº 84

1º RETORNO: BOM DIA, EU SOU............................ E

ESTAMOS DE VOLTA COM O PALAVRA JOVEM: A

VOZ DA CIDADANIA, QUE TRAZ COMO TEMA DE

HOJE: A independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que

Page 3: Palavra Jovem - Nº 84

estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Ouviremos nesse momento a música “Hino da

Independência” com Evaristo da Veiga. Dedicada a

todos brasileiros que estão na escuta do palavra jovem.

2º RETORNO: BOM DIA, EU SOU ________________ E

ESTAMOS DE VOLTA COM O PALAVRA JOVEM: A

VOZ DA CIDADANIA E NOSSO TEMA DE HOJE É: A

independência do Brasil

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Page 4: Palavra Jovem - Nº 84

Agora com o nosso quadro “Nossa língua, nosso jeito de aprender”.

Entre o lugar e a data

Para separar a data

E o nome do lugar,

Com toda certeza, a virgula

Nós devemos empregar:

“São Paulo, 10 de janeiro” –

Veja a vírgula onde está.

Fala professor! ( com Gardênia Junqueira )

Ouviremos nesse momento a música “Sociedade alternativa”

com Raul Seixas. Dedicada a todos os alunos da escola

Figueiredo Correia.

3º RETORNO: BOM DIA, EU SOU ............................... E

ESTAMOS DE VOLTA COM “O PALAVRA JOVEM”

COM O NOSSO QUADRO: SÓ PARA

REFLETIR.

Todos nos somos escravos de alguma coisa o único problema é que aceitamos essas ideias, nunca devemos desistir de nossos ideais. Enquanto pelo menos um homem não obtiver sua liberdade, somos todos iguais.

Page 5: Palavra Jovem - Nº 84

4° RETORNO: BOM DIA EU SOU

____________________E ESTAMOS DE

VOLTA COM O PALAVRA JOVEM,

AGORA COM OS ANIVERSARIANTES

DA SEMANA E ALGUNS INFORMES.

Aniversariantes da Semana:

Antônio Marcelo Alves Lima 1° A

Cosme Paulo de Moura Neto 1° B

Ewerton Magalhães Rames 2° A

Ivanna Keyth Pereira Diógenes 2° A

Kelma Daiane Reinaldo dos Santos 2° C

Nando Henrique Ferreira Melo 3° B

Professores:

Antônio Carlos Santos

Despedimo-nos com a música “Independência” com Capital Inicial. Que vai para todos os ouvintes do Palavra Jovem. Fiquem com Deus e até a próxima!!!!!!!!!!