página - siemaco-sp · estivesse vivo. um artista que mostrou um brasil que poucos ... mágica, o...

8
Fevereiro 2013 Página5 A cada edição falaremos de um bairro de São Paulo. Nesta, vamos falar do Grajaú, o mais populoso da cidade. Grandes Bairros Página 6 Página 2 Luiz Gonzaga: artista que mostrou o Brasil para os brasileiros Trabalhadores da limpeza urbana de São Paulo PODEM VISITAR MUSEUS DE GRAÇA Hélio Vicente da Silva, nossa gente. Página 7 Mais respeito com o profissional de limpeza

Upload: lycong

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Fevereiro 2013

Página5

A cada edição falaremos de um bairro de São Paulo. Nesta, vamos falar do Grajaú, o mais populoso da cidade.

Grandes Bairros

Página6Página 2

Luiz Gonzaga: artista que mostrou o Brasil para os brasileiros

Trabalhadores da limpeza urbana de São Paulo Podem viSiTar muSeuS de Graça

Hélio vicente da Silva, nossa gente.

Página 7

mais respeito com o profissional de limpeza

22

Luiz Gonzaga: artista que mostrou o Brasil para os brasileiros

O velho Lua teria 100 anos se estivesse vivo. Um artista que mostrou um Brasil que poucos conheciam e hoje é reconheci-do como um dos maiores artis-tas brasileiros.

Assim como milhares de mi-grantes que deixam a terra na-tal para fazer a vida na cidade grande, o “Rei do Baião” teve uma infância humilde. Com a música, ele transformou vida em arte ao cantar a dura reali-

dade do sertão, o sentimento do homem e a beleza da vida.

Gonzagão é eterna inspiração aos nordestinos que vivem em todas as regiões do país. Mas ele foi além ao aproximar ricos e pobres em torno da poesia e do ritmo contagian-te. Através dele, muitos des-cobriram o povo do nordeste: gente que acredita e não de-siste de ser feliz.

Cabra arretadoNascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, Pernambu-co, Luiz Gonzaga do Nasci-mento começou a tocar com oito e continuou até morrer, com 67 anos.

Num de seus maiores suces-sos, “Vida de Viajante”, conta a trajetória de tantos “cabras” como ele que sabem guardar as recordações das terras por onde passaram e dos amigos que lá ficaram. Gente que mesmo longe de casa segue adiante com alegria no cora-ção, seja na chuva ou no sol, no inverno ou verão.

Música que não sai da modaHoje em dia muitos artistas usam a sanfona, a zabumba e o triângulo para reproduzir mú-

sicas famosas nos forrós pés de serra e nos salões das cidades. Luiz Gonzaga mostrou a todos como deixar a saudade longe, longe, muitas léguas, espantan-do a tristeza dançando o baião.

Durante 60 anos de carreira ele produziu 633 sucessos, em 1.538 gravações. Nós aprovei-tamos para relembrar histórias e continuar acreditando que, como diria o filho de Luiz Gon-zaga, Gonzaguinha: a vida é bo-nita e não precisamos ter ver-gonha de ser feliz!

Não deixe de assistir: “Gonzaga de Pai para Filho”,

filme que conta a trajetória do rei do baião.

Luiz Gonzaga

33

Heróis da FoLia O que seria do Carnaval sem os trabalhadores da limpeza.

É sempre assim: o desfile das Escolas de Samba acaba e o Sambódromo de São Paulo se prepara para conhecer os vencedores do carnaval. Como num passe de mágica, o local está limpo e organizado para receber novos eventos. Isso porque um batalhão de profissionais muito especiais trabalharam arduamente para remover o lixo acumulado durante os dias de folia.

Só no Sambódromo, durante os quatro dias de desfile, estima-se que 40 toneladas de resíduos foram recolhidas diariamente, cerca de 1/3 do produzido no Carnaval do Rio de Janeiro que somou incríveis 770 toneladas nos 5 dias de carnaval. Em São Paulo, no ano de 2012, 180 profissionais integraram o esquema especial de limpeza, sendo que 30 deles “desfilavam” entre as passagens dos sambistas pela passarela. Nesse ano mais de 50 trabalhadores foram escalados para a avenida.

Durante o carnaval paulistano, o bloco dos garis esteve em todos os lugares, dentro e fora do Sambódromo e em todos os bairros da cidade onde os blocos carnavales-cos animaram as ruas.

O bairro da Água Branca, no distrito da Lapa, acaba de receber um novo Ecoponto, o primeiro da região. Por meio da parceria entre as secretarias de Serviços e Coorde-nação de Subprefeituras, o Ecoponto Antártica se torna o 57º Ecoponto da cidade, ofertando opções para o descarte de entulho, volumosos e recicláveis.

O Antártica está localizado na avenida de mesmo nome com a Rua Gustav Willi Borghoff, sob o Viaduto Antártica. São três caçambas para o recebimento de inertes – entulhos –, além de quatro baias, para o recebimento de volumosos - móveis ve-lhos, restos de poda de árvore, madeiras, entre outros e quatro Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis (PEV´s).

A Prefeitura disponibiliza os Ecopontos onde cada munícipe pode levar por dia até um metro cúbico (equivalente a uma caixa d´água de mil litros) de resíduos, como materiais de construção civil (cimento, entulho, tijolos, restos de azulejos, madei-ras, e outros entulhos), móveis velhos, podas de árvores e outros tipos de materiais volumosos, além de resíduos recicláveis

Novo Ecoponto no bairro da Água BrancaFo

nte:

ww

w.p

refe

itura

.sp.

gov.

br

CUrsos

Curso de InglêsO Brasil tem vivido o melhor momento de sua economia, será sede dos maiores eventos esportivos da Terra nos próximos anos (Copa do Mundo em 2014 e as Olim-píadas 2016) e o inglês é muito importan-te para conquistar boas oportunidades que acompanham esses eventos. O curso de inglês oferecido pelo Siemaco é dividi-do em módulos curtos, aberto para todos os trabalhadores e seus dependentes e tem duração de 6 meses.

Curso de InformáticaO curso de Informática do Siemaco tem duração de 6 meses e ensina os funda-mentos básicos para lidar com o compu-tador. As aulas são realizadas em nossos laboratórios de informática com equipa-mentos de última geração, todos com acesso à internet, apostilas exclusivas, aulas 100% práticas, turmas com acom-panhamento personalizado, conteúdo forte e didática acessível.

Em 2013, a Central de Cursos do Siemaco continuará a oferecer os cursos:

PORTARIACOPA

ENCARREGADOMOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONALLIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES

SUPERVISÃO, LIDERANÇA E PRÁTICALIMPEZA DE VIDROS

TRATAMENTO DE PISOS (com aula prática)LIMPEZA HOSPITALAR

(com base no manual hospitalar da ANVISA)RECEPÇÃO E ATENDIMENTO

MARKETING PESSOAL E ANÁLISE DE CURRÍCULO(preparação para o mercado de trabalho)

TÉCNICA DE LIMPEZA PROFISSIONAL (com aula prática)PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE SUSTENTABILIDADE NA LIMPEZA AMBIENTAL E OFICINA DE COMPOSTAGEM

CAPACITAÇÃO EM JARDINAGEM

Além desses, será lançado o curso de:SEGURANÇA PREVENTIVA PARA PORTEIROS

Carga horária: 20 h.Este curso é específico para profissionais da área e

que já tenham certificado de curso em Portaria.

Com a reforma ortográfica, muitas palavras perderam o acento. Entre elas:• os hiatos “ee” e “oo”: Por exemplo: Leem, Veem,

Creem, Enjoo, Perdoo, Magoo.

• o trema foi abolido da língua portuguesa:Tranquilo, Aguentar, Linguiça, Delinquente, Consequência.

Dicas de portuguêsHoje vamos falar em acentuação

As inscrições para as turmas de 2013 já estão abertas. Informe-se pelos telefones: 3825-6444 ou 5521-9108.

• Good Morning: Bom dia• Good Afternoon: Boa tarde• Good Evening: Boa noite• Good night: Boa noite (apenas

em casos de despedidas)• How are you? Como vai você?• Fine thanks, and you? Bem, obrigado, e você?• Could I help you? Posso ajudar?• Please, I need your help. Por favor,

eu preciso da sua ajuda.

Dicas de InglêsCumprimentos entre pessoas:

4

O projeto “Pode entrar que a casa é sua” garante entrada gratuita em 24 pontos turísticos da cidade aos profissionais que prestam serviços essenciais. Para entrar, basta apresen-tar o crachá ou documento com foto que comprove o vín-culo empregatício. O mais bacana que o trabalhador pode levar com ele até quatro familiares!

Todos estão convidados a conhecer os museus do Futebol, da Língua Portuguesa, da Casa Brasileira, de Arte Sacra, da Ima-gem e do Som, Pinacoteca dentre tantos outros pontos turís-ticos espalhados por São Paulo. Confira o endereço de alguns:

Trabalhadores da limpeza urbana podem visitar museus de graça

5

MASP

Museu do Futebol

MuSEu DO FuTEBOl Praça Charles Miller / Estádio do Pacaembu www.museudofutebol.org.br

MuSEu DA líNGuA POrTuGuESA Estação da Luz / Praça da Luz www.museulinguaportuguesa.org.br

Museu de arte sacra Av. Tiradentes, 676 / Luz www.museuartesacra.org.br

Museu da Língua PortuguesaPinacoteca

PINACOTECA Praça da Luz, 2 / Luz www.pinacoteca.org.br

MuSEu DA CASA BrASIlEIrA Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 / Jardim Paulistano www.mcb.org.br

Museu da iMaGeM e do soM Avenida Europa, 158 / Jardim Europa - São Paulo www.mis-sp.org.br

66

Distrito que integra a subprefeitura da Capela do So-corro, o Grajaú, localizado na zona Sul, é o mais po-puloso, somando 444.593 habitantes (dados do censo de 2010) e o terceiro maior bairro em área territorial da cidade de São Paulo (92 km²). Com um centro co-mercial importante, o varejo, principalmente de rou-pas e calçados, movimenta a economia local.

O Hospital Geral do Grajaú é destaque em Saúde e referência para a população de toda a região. Há um ano, uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Liba-nês, para a gestão do serviço, garante qualidade na assistência médica.

Entre os centros de lazer gratuitos, a Casa de Cultu-ra Grajaú – Palhaço Carequinha (Rua Professor Oscar Barreto Filho nº 50, Parque América, tel: 5924-9135) oferece oficinas de pedraria, fotografia, crochê, capo-eira, balé entre outras, salas de cinema e teatro, além do “Ponto de Leitura Graciliano Ramos”, com acervo de 4927 títulos. Já o CEU Navegantes disponibiliza inúmeras opções para toda a família. Por exemplo: o “Programa Guri Santa Marcelina”, que ensina música para crianças a partir de seis anos até adultos (infor-mações pelo telefone: 5931-5864).

um grande bairro

Grandes Bairros

77

Hélio Vicente da Silva, 37, fez questão de tornar-se sócio do Siemaco em agosto de 2006, logo depois que conseguiu o seu primeiro emprego na ca-tegoria. Há três meses ele foi promovido a varredor (Consór-cio Soma), um trabalho árduo, porém menos pesado do que a atividade anterior, quando ficou por três anos recolhendo animais mortos das ruas.

Paulistano, Hélio nasceu na re-gião da Capela do Socorro, em São José, e há oito anos é mo-rador do Grajaú. Pai de quatro filhas, três delas vivendo com a ex-mulher no Ceará, mora com a esposa e a filha Gabrie-la, de cinco anos, e espera ter um menino, um dia...

O que ele mais gosta de fa-zer nos raros momentos de folga é passear com a família, na pracinha localizada na Rua Eduardo Ramos. “O parquinho fica cheio de crianças brincan-

do. Pena que esteja tão mal cuidado, sujo e com os brin-quedos quebrados”.

A violência da cidade tornou os moradores de São Paulo desconfiados, conta Hélio, que já foi assaltado, mesmo com o uniforme, e teve de operar o nariz no Hospital Geral do Grajaú , para corrigir a violência que sofreu. Apesar disso, não pensa em se mudar: o Grajaú é um bom bairro e São Paulo ofe-rece oportunidades para todos.

“Eu faço uma coisa boa ao fa-zer a limpeza. Mas muita gente estranha e não gosta quando

passamos pelas suas casas, com medo de assalto. Pesso-as ignorantes nem respondem quando falamos bom-dia e se paramos para descansar cin-co minutos nos chamam de vagabundos”. Hélio diz faltar respeito e reconhecimento com o profissional da limpeza, que protege a população ao “pegar a sujeira da rua, evitan-do enchentes e doenças”.

Exemplo para a filhaA pequena Gabriela vê a ima-gem do pai em todo varredor que passa e varre o quintal de casa, fazendo questão de imitá-lo. Toda a vez que ele sai de casa, pergunta aonde vai e ouve a resposta: varrer as ruas! Curiosa, também adora ver as imagens interessantes das ruas, fotografadas por Hé-lio. Ou seja, do bairro que ele aprendeu a gostar e que cuida com tanto zelo.

Grajaú: “água do senhor do pássaro”, na língua

tupi. As somas dos termos gûyrá (pássaro), iara (senhor) e Y (água).

Hélio Vicente da Silva, mais respeito.

Eu faço uma coisa boa ao fazer a

limpeza

8EXPEDIENTE:Coordenação Geral: Moacyr PereiraJornalista ResponsávelColaboração: Simone Rocha

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São PauloSEDE:A lameda Eduardo Prado, 648Santa Cecília - São Paulo - Cep: 01218-012 - Tel.: 3821-6444SUB-SEDE: Rua Doutor Carlos Augusto de Campos, 165SantoA maro - São Paulo - Cep: 04750-060 - Tel.: 5521-9108

www.siemaco.com.br e-mail: [email protected]

Projeto Gráfico: AGPC ComunicaçãoTiragem: 20.000 Exemplares

Filiado a:8 : Adriana Amaral (MTB 16.447)