padre antónio vieira

3
Padre António Vieira Biografia António Vieira, nascido na capital portuguesa a 6 de Fevereiro de 1608, mais conhecido como Padre António Vieira, foi um religioso. Escritor e orador português da Companhia de Jesus. Foi no Brasil que Vieira defendeu os direitos dos povos indígenas lutando contra a não exploração e escravização dos mesmos e fazendo assim o seu papel evangelizador. O mais velho de quatro irmãos, filho de Cristóvão Vieira Ravasco, de origem alentejana e de Maria Azevedo, de Lisboa. Cristóvão serviu na Marinha Portuguesa e foi, durante dois anos, escrivão da Inquisição. Em 1614, mudou- se para o Brasil, assumindo o cargo de escrivão em Salvador, na Bahia. A família muda-se quatro anos depois. Vieira iniciou os seus primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador, onde se tornou um excelente aluno. Em 1623, entrou para a Companhia de Jesus, como noviço. Um ano depois, devido às invasões holandesas, refugiou-se no interior da capitania, onde iniciou a sua vocação como missionário. Em 1625 tomou os votos de castidade, pobreza e obediência, abandonando o noviciado. Prosseguiu os seus estudos em Teologia, tendo estudado Lógica, Metafísica e Matemático, obtendo o mestrado em Artes. Foi também professor de Retórica em Olinda. Em 1634

Upload: margarida

Post on 27-Jan-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Biografia de Padre António Vieira

TRANSCRIPT

Page 1: Padre António Vieira

Padre António VieiraBiografia

António Vieira, nascido na capital portuguesa a 6 de Fevereiro de 1608, mais conhecido como Padre António Vieira, foi um religioso. Escritor e orador português da Companhia de Jesus.

Foi no Brasil que Vieira defendeu os direitos dos povos indígenas lutando

contra a não exploração e escravização dos mesmos e fazendo assim o seu papel evangelizador.

O mais velho de quatro irmãos, filho de Cristóvão Vieira Ravasco, de origem alentejana e de Maria Azevedo, de Lisboa. Cristóvão serviu na Marinha Portuguesa e foi, durante dois anos, escrivão da Inquisição. Em 1614, mudou-se para o Brasil, assumindo o cargo de escrivão em Salvador, na Bahia. A família muda-se quatro anos depois.

Vieira iniciou os seus primeiros estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador, onde se tornou um excelente aluno. Em 1623, entrou para a Companhia de Jesus, como noviço.

Um ano depois, devido às invasões holandesas, refugiou-se no interior da capitania, onde iniciou a sua vocação como missionário. Em 1625 tomou os votos de castidade, pobreza e obediência, abandonando o noviciado. Prosseguiu os seus estudos em Teologia, tendo estudado Lógica, Metafísica e Matemático, obtendo o mestrado em Artes. Foi também professor de Retórica em Olinda. Em 1634 foi ordenado sacerdote. Já nesta altura, Vieira se fez notar como um ilustre pregador.

Em 1640, em Portugal, D. João IV sobe ao trono, restaurando a monarquia no país, depois de sessenta anos de subordinação ao trono Espanhol. António Vieira parte para Lisboa, em Fevereiro do ano seguinte. Em 1642, já os seus sermões tinham conquistado o rei e a rainha Dona Luísa e o orador português torna-se o guardião da Coroa. Nos seus sermões, Vieira procura apoio para o rei diante de

Page 2: Padre António Vieira

uma reunião com os representantes do clero, da nobreza e do povo, onde se votou os tributos para a continuação da guerra com o país vizinho.

Nessa época, inicia-se em Portugal uma disputa entre jesuítas e dominicanos. Os jesuítas propagavam a fé através da catequese, enquanto os dominicanos se propunham a defendê-la organizando tribunais da Inquisição. Vieira propõe então que todos os judeus sejam perdoados e que, visto que a maioria era comerciante, voltassem para Portugal, sendo assim uma mais-valia para o reino. Sugeriu também a criação de companhias mercantis, uma Oriental e outra Ocidental.

O escritor foi nomeado embaixador para negociar a paz com a Holanda. Viajou para Paris e de seguida para Holanda. Quando voltou para o Brasil, esteve no Maranhão, com o objectivo de libertar os índios presos ilegitimamente. Foi expulso em 1661 pelos senhores de escravos que não aceitaram as suas ideias. Voltou para Lisboa onde foi preso pela Inquisição, acusado de heresia. Oito anos depois foi perdoado e viajou para Roma, onde foi absolvido pelo Papa em 1675.

Vieira abandonou definitivamente a Corte e voltou para Bahia, onde entre 1681 e 1694 se dedicou a ordenar os seus sermões para os transformar em livros.

Morreu no dia 17 de Junho de 1697 em Salvador, Bahia, deixando mais de duzentos sermões e setecentas cartas.

Bibliografia – algumas obras Sermão da Sexagenária Sermão de Santo António aos Peixes Sermão do Mandato Sermão de São Pedro Sermão de São Roque Sermão de Santa Teresa Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra a

HolandaCartas

Arte de Furtar Quinto Império História do Futuro Esperanças de Portugal

Page 3: Padre António Vieira

Maria Margarida Sardo, nº5, 11ºC