p m instruÇÕes para a realizaÇÃo da prova · considere o parágrafo e o verbete extraído do...

24
DIDATIKA vestibulares INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. 2. Esta prova contém 90 testes, cada um com 4 alternativas, das quais apenas uma é correta. 3. Assinale a alternativa correta na folha de respostas. 4. Todos os espaços em branco podem ser usados para rascunho. 5. A duração total da prova é de 5 horas e o tempo mínimo de permanência em sala é de 3:30 horas. 6. Não deixe nenhuma questão em branco pois não serão descontadas respostas erradas. 7. A questão em que for assinalada mais de uma alternativa, será anulada. 8. Não haverá tempo adicional para transcrição de gabarito. 9. Não se esqueça de colocar seu nome completo na folha de respostas. 10. Ao terminar você poderá levar consigo seu caderno de questões. BOA PROVA ! s17E06UNICAMP03062017 UNICAMP PROVA TIPO PRIMEIRA FASE UNICAMP

Upload: trinhliem

Post on 09-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAvestibulares

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

LEIA COM MUITA ATENÇÃO

1. Só abra este caderno quando o fiscal autorizar.

2. Esta prova contém 90 testes, cada um com 4 alternativas, das quais apenas uma é correta.

3. Assinale a alternativa correta na folha de respostas.

4. Todos os espaços em branco podem ser usados para rascunho.

5. A duração total da prova é de 5 horas e o tempo mínimo de permanência em sala é de 3:30horas.

6. Não deixe nenhuma questão em branco pois não serão descontadas respostas erradas.

7. A questão em que for assinalada mais de uma alternativa, será anulada.

8. Não haverá tempo adicional para transcrição de gabarito.

9. Não se esqueça de colocar seu nome completo na folha de respostas.

10. Ao terminar você poderá levar consigo seu caderno de questões.

BOA PROVA !

s17E06UNICAMP03062017

UNICAMP

PRO

VA T

IPO

PR

IMEI

RA

FASE

UNICAMP

Page 2: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Unidade1

SEMPRE1

preencher: 1

Código doExame

Código doExame

(são 2 dígitos)

Exemplo:código: 75preencher: 75

Número deMatrícula

Número deMatrícula

Exemplos:matrícula nº 00198preencher 00198

matrícula nº 00055preencher 00055

preencher SEMPRE com zeros à esquerda(a matrícula deverá ter 5 dígitos)

I N S T R U Ç Õ E SPREENCHIMENTO DO CARTÃO DE RESPOSTAS

Utilize caneta esferográfica na cor AZUL ou PRETA.

Preencha corretamente:

Não preencha assim:

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

0

1

2

3

4

5

6

7

8

9

* * * NÃO * * *PREENCHER

* * * NÃO * * *PREENCHER* * * * * * * * * *

Código desteExame é:

75

Page 3: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 3

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

Leia o texto de Tales Ab´Sáber para responder às ques-tões de 1 a 3.

Há em Berlim uma casa que nunca fecha. Aquelanoite que não termina jamais pode de fato começar aqualquer momento do dia, às sete da manhã ou aindaàs dez. Lá todos os tempos se estendem e noite e dia setransformam em outra coisa. Naquela imensa boateque pretende expandir o seu plano de existência, seutempo infinito, sobre a vida e a cidade, construída emuma antiga fábrica - uma antiga usina de energia na-zista -, todo tipo de figura da noite se encontra, emuma festa fantástica alucinada que deseja não termi-nar jamais.

À luz da vida tecno1 avançada, as ideias tradicionaisde dia e de noite se revelam mais frágeis, bem maisinsólitas do que a vida cotidiana sob o regime da pro-dução nos leva a crer. Para alguns, o mundo do dia setornará definitivamente vazio e apenas a noite excita-da e veloz vai concentrar em si o valor do que é vivo.

Naquela boate, como em muitas outras, tudo seencerra apenas quando o efeito prolongado e sistemá-tico da droga se encerra. Como uma pausa para respi-rar, às vezes tendo passado muitos dias entre uma jor-nada de diversão e sua suspensão momentânea. Paramuitos, apenas pelo tempo mínimo da reposição dasforças até a próxima jornada, extenuante, sem fim, pelapolítica imaginária da noite.

E, ainda mais. Para outros tantos, o próprio efeitoda droga sob a pulsação infinita da música eletrônica,experiência programática e enfeitiçada, não deveria seencerrar jamais: estes estariam destinados ao projetode dissolução na pulsação sem eu da música tecno, sejaa dissolução do espírito, em uma infantilização sem fimpara os embates materiais da vida, seja a dissoluçãodo corpo, ambos igualmente reais.

De fato, após uma noite de vida tecno, é forte a ex-periência radical de vazio que se torna o espírito do dia.A energia foi imensamente gasta à noite. Foi devasta-da, tornando o dia vazio de objeto, porém vivo. Vivo novazio, muito bem articulado à busca pelo excedenteabsoluto de mais tarde, à noite.

A Música do Tempo Infinito, 2012 - adaptado

1 tecno: estilo de música eletrônica

1. Segundo o texto, o uso de drogas na boatea) funciona como uma espécie de medida do tempo: ofim do efeito da droga no organismo determina, paraalguns, o encerramento da experiência na boate.

b) simboliza uma necessidade de nossa sociedade comoum todo: é preciso falar de drogas sem hipocrisia.c) tem importância secundária, na medida em que aspessoas estão ali para viver a experiência proporcio-nada pela música.d) é uma expressão do que há de mais errado em nos-sa sociedade, assim como foi o nazismo, que ocupouem outra época as instalações da casa.

2. “Para alguns, o mundo do dia se tornará definitiva-mente vazio e apenas a noite excitada e veloz vai con-centrar em si o valor do que é vivo”. (2º parágrafo)

Considerado em seu contexto, o trecho sugere que:a) algumas pessoas preferem entrar na boate apenasdurante a noite, ainda que a casa fique aberta o tempotodo.b) as ruas perto da boate ficam vazias durante as noi-tes porque todos estão dentro da casa.c) os conceitos de dia e de noite, ligados ao mundonatural, podem ser relativizados pelas construçõeshumanas, como a boate.d) há frequentadores da boate que consideram quetudo o que é externo à casa não tem qualquer valor.

3. “Há em Berlim uma casa que nunca fecha”. (1º parágrafo)

No período em que está inserida, a oração destacadatem valor e função, respectivamente, de:a) adjetivo e predicativo.b) adjetivo e adjunto adnominal.c) advérbio e adjunto adverbial.d) substantivo e sujeito.

As questões de números 4 a 6 remetem ao parágrafoabaixo, em seu contexto.

Se o relógio da História marca tempos sinistros, otempo construído pela arte abre-se para a poesia: otempo do sonho e da fantasia arrebatou multidões nofilme O Mágico de Oz estrelado por Judy Garland eeternizado pelo tema da canção Além do Arco-Íris. Ali-ás, a arte da música é, sempre, uma habitação especialdo tempo: as notas combinam-se, ritmam e produzemmelodias, adensando as horas com seu envolvimento.

4. Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.aliás - advérbio

Page 4: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

4 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

I - De outro modo, de outra forma.Ex.: sempre ajudou o filho, a. seria mau pai se

não o fizesse.II - além disso

Ex.: a., não era a primeira sujeira que ele faziaIII - emprega-se em seguida a uma palavra proferi-da ou escrita por equívoco; ou melhor, digo

Ex.: estávamos em março, a., abrilIV - seja dito de passagem; verdade seja dita; a pro-pósito

Ex.: não aceitou o emprego, que a. é muito co-biçadoV - no entanto, contudo

Ex.: andar muito é cansativo, sem, a., deixarde ser saudável

O sentido preciso com que a palavra aliás foi emprega-da no texto está indicado em:a) III. b) II.c) V. d) IV.

5. Compreende-se adequadamente do parágrafo trans-crito, em seu contexto:a) filmes que arrebatam multidões devem seu suces-so aos temas musicais.b) o sucesso de O Mágico de Oz deve ser atribuído àatriz Judy Garland, que entoou de modo especial a can-ção Além do Arco-Íris.c) a arte musical habita filmes famosos, por isso, tornasedensa e envolvente.d) o arranjo harmonioso de sons enriquece o conteú-do das horas.

6. “Se o relógio da História marca tempos sinistros, otempo construído pela arte abre-se para a poesia”. Co-menta-se corretamente sobre o que o segmento ex-pressa, em seu contexto:a) O que se afirma na segunda oração será verdadeirosempre que certas condições forem cumpridas.b) Os dois fatos mencionados nas orações são tidos,ambos, como possibilidades, mas difíceis de se cum-prirem.c) A substituição do Se por “Caso” não exigiria nenhu-ma alteração na frase e manteria fidelidade ao sentidooriginal.d) O segmento exibe paralelismo entre fatos cuja ocor-rência não é posta em dúvida.

Texto para as questões 7 e 8.

TERRORISMO LÓGICOO terrorismo é duplamente obscurantista: primeiro noatentado, depois nas reações que desencadeia.

Said e Chérif Kouachi eram descendentes de imigran-tes. Said e Chérif Kouachi são suspeitos do ataque aojornal Charlie Hebdo, na França. Se não houvesse imi-grantes na França, não teria havido ataque ao CharlieHebdo. Said e Chérif Kouachi, suspeitos do ataque aojornal Charlie Hebdo, eram filhos de argelinos.

Zinedine Zidane é filho de argelinos. Zinedine Zidaneé terrorista. Said e Chérif Kouachi, suspeitos do ataqueao jornal Charlie Hebdo, eram filhos de argelinos. Saide Chérif Kouachi sabiam jogar futebol. Muçulmanossão uma minoria na França. Membros de uma minoriasão suspeitos do ataque terrorista. Olha aí no que dádefender minoria ... A esquerda francesa defende mi-norias. Membros de uma minoria são suspeitos peloataque terrorista. A esquerda francesa é culpada peloataque terrorista. A extrema direita francesa demonizaos imigrantes. O ataque terrorista fortalece a extremadireita francesa. A extrema direita francesa está portrás do ataque terrorista. Marine Le Pen é a líder daextrema direita francesa. “Le Pen” é “O Caneta”, se to-marmos o artigo em francês e o substantivo em inglês.Eis aí uma demonstração de apoio da extrema direitafrancesa à liberdade de expressão (...). Numa demo-cracia, é desejável que as pessoas sejam livres para seexpressar. Algumas dessas expressões podem ofenderindivíduos ou grupos. Numa democracia, é desejávelque indivíduos ou grupos sejam ofendidos. Os terroris-tas que atacaram o jornal Charlie Hebdo usavam gor-ros pretos. “Black blocs” usam gorros pretos. “Blackblocs” são terroristas. Todo abacate é verde.

O Incrível Hulk é verde. O Incrível Hulk é um abacate.Antonio Prata - adaptado de Folha de São Paulo, 11/01/2015

7. Todo argumento pode se tornar um sofisma: um ra-ciocínio errado ou inadequado que nos leva a conclu-sões falsas ou improcedentes. O último parágrafo dotexto é um exemplo de sofisma, considerando que, daconstatação de que todo abacate é verde, não se podededuzir que só os abacates têm cor verde. Esse é o tipode sofisma que adota o seguinte procedimento:a) enumeração incorreta.b) generalização indevida.c) representação imprecisa.d) exemplificação inconsistente.

8. Observe o seguinte parágrafo.

Page 5: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 5

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

Todo abacate é verde. O incrível Hulk é verde.O incrível Hulk é um abacate.

Este parágrafo indica como o leitor deve ler todos osanteriores. Segundo essa indicação, os argumentosapresentados pelo cronista devem ser compreendidoscomo:a) críticas irônicas. b) exercícios formais.c) raciocínios aceitáveis. d) recriações linguísticas.

9. Assinale a alternativa na qual se pode detectar nosversos do poeta português Manuel Maria de Barbosadu Bocage (1765-1805) uma ruptura com a convençãoarcádica do locus amoenus (“lugar aprazível”).a) “Olha, Marília, as flautas dos pastores

Que bem que soam, como estão cadentes!Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentesOs Zéfiros brincar por entre flores?”

b) “O ledo passarinho que gorjeiaDa alma exprimindo a cândida ternura,O rio transparente, que murmura,E por entre pedrinhas serpenteia;”

c) “Se é doce no recente, ameno EstioVer tocar-se a manhã de etéreas flores,E, lambendo as areias e os verdores,Mole e queixoso deslizar-se o rio;”

d) “Já sobre o coche de ébano estrelado,Deu meio giro a Noite escura e feia;Que profundo silêncio me rodeiaNeste deserto bosque, à luz vedado!”

Leia o excerto do Sermão de Santo Antônio aos Peixesde Antônio Vieira (1608-1697) para responder as ques-tões 10 e 11.

A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós,é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo éeste, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só voscomeis uns aos outros, senão que os grandes comemos pequenos. (...) Santo Agostinho, que pregava aoshomens, para encarecer a fealdade deste escândalomostrou-lho nos peixes; e eu, que prego aos peixes,para que vejais quão feio e abominável é, quero que ovejais nos homens. Olhai, peixes, lá do mar para a ter-ra. Não, não: não é isso o que vos digo. Vós virais osolhos para os matos e para o sertão? Para cá, para cá;para a cidade é que haveis de olhar. Cuidais que só os

tapuias se comem uns aos outros, muito maior açou-gue é o de cá, muito mais se comem os brancos. Vedesvós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedesaquele concorrer às praças e cruzar as ruas: vedes aquelesubir e descer as calçadas, vedes aquele entrar e sairsem quietação nem sossego? Pois tudo aquilo é anda-rem buscando os homens como hão de comer, e comose hão de comer.

(...)Diz Deus que comem os homens não só o seu povo,

senão declaradamente a sua plebe: Plebem meam,porque a plebe e os plebeus, que são os mais peque-nos, os que menos podem, e os que menos avultam narepública, estes são os comidos. E não só diz que oscomem de qualquer modo, senão que os engolem e osdevoram: Qui devorant. Porque os grandes que têm omando das cidades e das províncias, não se contenta asua fome de comer os pequenos um por um, poucos apoucos, senão que devoram e engolem os povos intei-ros: Qui devorant plebem meam. E de que modo se de-voram e comem? Ut cibum panis: não como os outroscomeres, senão como pão. A diferença que há entre opão e os outros comeres é que, para a carne, há dias decarne, e para o peixe, dias de peixe, e para as frutas,diferentes meses no ano; porém o pão é comer de to-dos os dias, que sempre e continuadamente se come: eisto é o que padecem os pequenos. São o pão cotidianodos grandes: e assim como pão se come com tudo, as-sim com tudo, e em tudo são comidos os miseráveispequenos, não tendo, nem fazendo ofício em que osnão carreguem, em que os não multem, em que os nãodefraudem, em que os não comam, traguem e devo-rem: Qui devorant plebem meam, ut cibum panis. Pare-ce-vos bem isto, peixes?

Antônio Vieira - Essencial, 2011

10. Condizente com o teor do sermão está o conteúdodo seguinte provérbio:a) “A tolerância é a virtude do fraco”.b) “O homem é o lobo do homem”.c) “Ao homem ousado, a fortuna lhe dá a mão”.d) “A fome é a companheira do homem ocioso”.

11. No sermão, Vieira critica:a) a preguiça desmesurada dos miseráveis.b) a falta de ambição dos miseráveis.c) a ganância excessiva dos poderosos.d) o excesso de humildade dos miseráveis.

Page 6: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

6 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

12. O soneto “No fluxo e refluxo da maré encontra opoeta incentivo pra recordar seus males”, de Gregóriode Matos, apresenta características marcantes do poe-ta e do período em que ele o escreveu:

Seis horas enche e outras tantas vazaA maré pelas margens do Oceano,E não larga a tarefa um ponto no ano,Depois que o mar rodeia, o sol abrasa.

Desde a esfera primeira opaca, ou rasaA Lua com impulso soberanoEngole o mar por um secreto cano,E quando o mar vomita, o mundo arrasa.

Muda-se o tempo, e suas temperanças.Até o céu se muda, a terra, os mares,E tudo está sujeito a mil mudanças.

Só eu, que todo o fim de meus pesaresEram de algum minguante as esperanças,Nunca o minguante vi de meus azares.

De acordo com o poema, é correto afirmar:a) A temática barroca do desconcerto do mundo estárepresentada no poema, uma vez que as coisas domundo estão em desarmonia entre si.b) A transitoriedade das coisas terrenas está em opo-sição ao caráter imutável do sujeito, submetido a umaconcepção fatalista do destino humano.c) A concepção de um mundo às avessas está figuradano soneto através da clara oposição entre o mar quetudo move e a lua imutável.d) A clareza empregada para exposição do tema refor-ça o ideal de simplicidade e bucolismo da poesia bar-roca, cujo lema fundamental era a aurea mediocritas.

13. Leia, abaixo, o fragmento da História da Provínciade Santa Cruz, de Pero de Magalhães Gândavo, pararesponder à questão.

Finalmente que como Deus tenha de muito longeesta terra dedicada à cristandade, e o interesse seja oque mais leva os homens trás si que nenhuma outracoisa haja na vida, parece manifesto querer entretê-losna terra com esta riqueza do mar até chegarem a des-cobrir aquelas grandes minas que a mesma terra pro-mete, para que assim desta maneira tragam ainda todaaquela bárbara gente que habita nestas partes ao lumee ao conhecimento da nossa santa fé católica, que serádescobrir-lhe outras minas maiores no céu, o qual nos-

so Senhor permita que assim seja, para glória sua, esalvação de tantas almas.GÂNDAVO, Pero de Magalhães. História da Província de Santa

Cruz. Org. Ricardo Martins Valle. Introd. e notas Ricardo Martins Valle

e Clara Carolina Souza Santos - São Paulo: Hedra, 2008 - pág. 115.

A leitura atenta do texto permite afirmar que:a) nos textos de informação estavam consorciados oprojeto de exploração das novas terras descobertas eo de difusão da fé cristã.b) o autor julga desinteressante a perspectiva de ex-ploração mercantil do Brasil, preferindo a ela o proje-to de difusão da fé cristã.c) o autor condena os homens ambiciosos e interes-seiros, que preferem a exploração mercantil ao proje-to abnegado de difusão da fé cristã.d) o autor condena a hipocrisia dos que afirmam em-preender em nome da fé cristã, mas que apenas seinteressam pelas “grandes minas” a descobrir.

14. Leia o soneto a seguir para responder à questão.Para cantar de amor tenros cuidados,Tomo entre vós, ó montes, o instrumento;Ouvi pois o meu fúnebre lamento;Se é que de compaixão sois animados:

Já vós vistes, que aos ecos magoadosDo trácio Orfeu parava o mesmo vento;Da lira de 1Anfião ao doce acentoSe viram os rochedos abalados.

Bem sei, que de outros gênios o 2Destino,Para cingir de 3Apolo a verde rama,Lhes influiu na lira estro divino:

O canto, pois, que a minha voz derrama,Porque ao menos o entoa um peregrino,Se faz digno entre vós também de fama.

COSTA, Cláudio Manuel da. - A Poesia dos Inconfidentes. (Org.:

COSTA, MACHADO). São Paulo: Martins Fontes, 1966, págs. 51-52

Vocabulário: 1Anfião: Deus da mitologia grega, filho de Zeus e

Antíope, que recebeu uma lira como presente de Apolo, que

também o ensinou a tocá-la. Ele construiu a cidade de Tebas

tocando a lira, pois, ao som de sua música, as pedras se moviam

sozinhas / 2Destino: Na Grécia Antiga, o Destino dos deuses e dos

homens era concedido às três irmãs Moiras, responsáveis por

tecer e cortar o fio da vida de cada um / 3Apolo: Filho de Zeus e

Latona, é considerado o deus da juventude e da luz. Apesar de ser

sempre associado à imagem de um jovem viril e talentoso, não teve

Page 7: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 7

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

sucesso no amor, devido à paixão não correspondida por Dafne. O

poeta Calímaco apresenta Apolo como o inventor da lira, mas

outros textos indicam que quem a inventou foi seu irmão Hermes.

O soneto de Cláudio Manuel da Costa traz vários ele-mentos característicos da estética árcade, como a re-cuperação dos valores clássicos, percebida na mençãoaos deuses gregos. Por meio dessa estratégia, o autorindica a:a) aspiração do eu lírico a seu destino artístico.b) razão do eu lírico para suas escolhas poéticas.c) subordinação do eu lírico ao desejo dos deuses.d) aproximação entre o eu lírico e os deuses do Panteão.

15. Vampires seem to have lost their bite these days.Stories of the scary creatures date back to ancientBabylonia, and public fascination (and fear) really tookhold in the Middle Ages. Up until recently, vampire taleswere connected mostly to death and decay: think ofBram Stoker’s 1897 novel Dracula and, 25 years later,F.W. Murnau’s silent-film adaptation, Nosferatu. Today,however, vampires are often tragic, even poetic figu-res. In Anne Rice’s Vampire Chronicle novels, thevampires are sensitive, suffering souls; in StephenieMeyer’s Twilight series, Edward Cullen wins the hand ofyoung Bella Swan.

Source: Adapted from REICH, J. Editor’s notes. The Writer:

Advice and Inspiration for Today’s Writer. October 2010.

Baseado na leitura do texto, podemos dizer que:a) “Vampire Stories” não atraem mais leitores.b) “Vampire Stories” tem sido contadas a séculos.c) “Vampires” não mudaram ao passar dos anos: hoje sãoexatamente como Bram Stoker’s Dracula e Murnau’sNorferatu.d) “Vampire Stories” diminuíram em popularidade aopassar dos anos.

16. Leia o texto a seguir e responda.O AUTO DA COMPADECIDA

O Auto da Compadecida is a 2000 Brazilian comedyfilm, directed by Guel Arraes, with a screenplay by Arraesand Adriana Falcão. It is based on the 1955 play ofalmost the same name by Ariano Suassuna.

The plot concerns the adventures of João Grilo(Matheus Natchergaele) and Chicó (Selton Mello), themost cowardly of men. The lively João Grilo and thetricky Chicó are poor guys who cheat a bunch of peoplein a small northeast Brazilian town. But when they die,

they have to be judged by Christ, the Devil and the VirginMary, before they are admitted to paradise.

The film was a critical and commercial success inBrazil and in some South American countries like Chileand Venezuela. It was not as well-received in English-speaking countries.www.tumblr .com/tagged/o-auto-da-compadecida<http://

mubi.com/films/a-dogs-will>, August 17th, 2012 - adapted

Select the proposition which contains a correct answerfor the following questions, according to the textabove.a) Do the film and the play have the same name?

Yes, they do.

b) Which came first, the movie or the play?The play does.

c) Where does the action take place?In the northeast of Brazil.

d) What happens at the end of the film?João Grilo and Chicó go to hell.

17. Read the cartoon.

Sabsom, C. The Bom Loser - Speak Up, São Paulo, Peixes, Jun., p. 48

JUST LOOK AT PAUL NEWMAN !HE'S STILL GOT "IT", DOESN'T HE ?

HE SURE DOES ! I HOPE I LOOK THATGOOD WHEN I'M HIS AGE !

YOU DON'T LOOK THAT GOOD NOW !

Page 8: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

8 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

Scientists think that the cause of ageing is oxygen.Which of the statements in the sequence belowemphasizes ageing according to what is mentioned inthe cartoon?a) Part of the oxygen we breathe does not convertproteins into energy.b) The remaining oxygen which does not produceenergy is converted into free radicals.c) Free radicals destroy molecules which can causedamage and produce wrinkles.d) Free radicals can also result in conditions such asAlzheimer’s Disease.

Texto para as questões 18 e 19.THAT BIG PRINT SET WILL PASS INTO HISTORY, BUT

THE FUTURE IT GIVES WAY TO WILL BE BRIGHT

For 244 years, the thick volumes of the EncyclopaediaBritannica have stood on the shelves of homes, libraries,and businesses everywhere, a source of enlightenmentas well as comfort to their owners and users around theworld.

They’ve always been there. Year after year. Since1768. Every. Single. Day.

But not forever.Today we’ve announced that we will discontinue the

32-volume printed edition of the EncyclopaediaBritannica when our current inventory is gone.

A momentous event? In some ways, yes; the set is,after all, nearly a quarter of a millennium old. But in alarger sense this is just another historical data point inthe evolution of human knowledge.

For one thing, the encyclopedia will live on - in bigger,more numerous, and more vibrant digital forms. And justas important, we the publishers are poised, in the digitalera, to serve knowledge and learning in new ways thatgo way beyond reference works. In fact, we already do.

We don’t usually talk about ourselves on this blog,but today’s news calls for some amplification. For thatwe turn to a few of our company’s leaders, who willexplain that today’s announcement represents as much

a beginning as an end.While you’re reading, check out Britannica Online,

which is entirely free for a full week beginning today.www.britannica.com/blogs/2012/03/change

Acesso em: 31/05/2012 - adaptado

18. Em relação ao que ocorrerá com a EncyclopaediaBritannica na era digital, os autores:a) estão empenhados em usá-la como modelo para pu-blicações similares.b) pretendem oferecer um serviço diário deconsultoria.c) planejam publicar suas obras de referência sob umnovo título.d) estão preparados para trabalhar sempre de formainovadora.

19. Na linha 6, o segmento textual They’ve always beenthere faz referência à:a) fidelidade dos usuários.b) permanência dos exemplares.c) atualidade das edições.d) satisfação dos leitores.

20. Leia o texto a seguir e responda.Mediterranean bluefin tuna are killed to make sushiand now stocks are on the verge of collapse. The EUmust cut its fishing quota in halfor the species may be lost fromthe Mediterranean forever.

If you care about seafoodthat doesn’t destroy ocean life,go to:

www.panda.org/tuna

1986 Panda symbol WWF - World Wide Fund For Nature (Formally

World Wildlife Fund) “WWF” & “living planet” are WWF Registered

Trademarks - adapted from Newsweek

According to the advertisement:a) if the bluefin tuna are killed, the species may takelonger to vanish from the Mediterranean.b) had the EU not killed the bluefin tuna, the stockswould be over now.c) if sushi hadn’t collapsed, the bluefin tuna wouldn’t

Page 9: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 9

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

have been killed.d) if men stop killing bluefin tuna, they will probablynot vanish from the seas.

21. Which Brazilian problems can be deduced from thisimage?

www.usatoday.com/picture-gal lery/opinion/cartoons/2012/

09/25/editorial-cartoons-on-sports/1593763

a) Mosquitoes, diseases and polluted waters.b) Bad hygiene and inability to swim.c) Bad weather and bad structure.d) Hot weather and bad athletes.

22. Leia o texto a seguir e responda.WORLD HEALTH ORGANIZATION APPROVES

15-MINUTE EBOLA DETECTION TESTby Lydia Ramsey

Today, the World Health Organization gave the greenlight to doctors in West Africa to use the first ever rapidtest for diagnosing the Ebola virus. Until now, thestandard way to check for Ebola in the region was touse the nucleic acid test, which works by identifying thegenetic materials of the virus from a blood sample. Yetthe test requires a full lab to succeed, and it takesbetween 12 to 24 hours to process the results. Incomparison, the ReEBOV Antigen Rapid Test gets thejob done in 15 minutes by testing a patient's blood forEbola's antigen protein, which is distinguishable fromother healthy proteins found in the body. The rapid testisn't as precise as the full lab test, but it can still identify92 percent of people infected with Ebola and 85 percentof those without the infection. This way, the quick testcan easily identify who should at least enter quarantine,thus putting a damper on potential flare-ups. However,WHO does recommend following up the rapid test witha regular one to better assess if a patient has theinfection. As the epidemic dissipates, being able to clearly

distinguish Ebola from other diseases with similarsymptoms will be key. Over the next few years, animalsmay reintroduce the virus to humans, and it will beimportant for health care providers to quickly identifywhich diseases they are dealing with: Is it a routine caseof malaria, or Ebola? With this test, they'll have a goodidea before things get worse.

www.popsci.com/who-approves-15-minute-ebola-test

Sobre o ReEBOV Antigen Test, é correto afirmar que:a) faz um diagnóstico tão preciso quanto outros testesusados.b) requer um laboratório equipado e profissionaisespecializados.c) identifica os infectados que deveriam entrar emquarentena.d) não distingue o vírus do Ebola de outras doenças.

23. O documento a seguir foi redigido pelo governadorde Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, em 18 deagosto de 1694, para comunicar ao Rei de Portugal atomada da Serra da Barriga.

“(...) Não me parece dilatar a Vossa Majestade dagloriosa restauração dos Palmares, cuja feliz vitóriasenão avalia por menos que a expulsão dos holande-ses, e assim foi festejada por todos estes povos comseis dias de luminárias. (...) Os negros se achando demodo poderosos que esperavam o nosso exército me-tidos na serra (...), fiando-se na aspereza do sítio, namultidão dos defensores. (...) Temeu-se muito a ruínadestas Capitanias quando à vista de tamanho exércitoe repetidos socorros como haviam ido para aquela cam-panha deixassem de ser vencidos aqueles rebeldes poisimbativelmente se lhes unir-se os escravos todos des-tes moradores (...)”.Décio Freitas, República de Palmares - Pesquisa e Comentários em

Documentos Históricos do Século XVII - Maceió: UFAL, 2004, pág. 129

Sobre o documento acima e seus significados atuais, écorreto afirmar que:a) foi escrito por uma autoridade da Coroa na colônia etem como principal conteúdo a comemoração da mor-te de Zumbi dos Palmares. A data de 20 de novembro,como referência ao líder do quilombo, tem umaconotação simbólica para a população negra emcontraponto à visão oficial do 13 de maio de 1888.b) o feito da tomada de Palmares, em 1694, pelos exér-citos da Coroa, é entendido como menos glorioso quan-do comparado à expulsão dos holandeses de Pernam-

Page 10: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

10 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

buco, em 1654. Os dois eventos históricos não têm omesmo apelo para a formação da sociedade brasileirana atualidade.c) o texto de Caetano de Melo e Castro indica quePalmares não gerou temor às estruturas coloniais daCapitania de Pernambuco. A comemoração oficial doDia da Consciência Negra é uma invenção política doperíodo recente.d) o Quilombo de Palmares representou uma ameaçaaos poderes coloniais, já que muitos eram os rebeldesque se organizavam ou se aliavam ao quilombo. A dataé celebrada, na atualidade, como símbolo da resistên-cia pelos movimentos negros.

24. Os estudos históricos por muito tempo explicaramas relações entre Portugal e Brasil por meio da noçãode pacto colonial ou exclusivo comercial. Sobre esseconceito, é correto afirmar que:a) Trata-se de uma característica central do sistema colo-nial moderno e um elemento constitutivo das práticasmercantilistas do Antigo Regime, que considera fun-damental a dinâmica interna da economia colonial.b) Definia-se por um sistema baseado em dois polos:um centro de decisão, a metrópole, e outro subordi-nado, a colônia. Esta submetia-se à primeira atravésde uma série de mecanismos político-institucionais.c) Em mais de uma ocasião, os colonos reclamaram e fo-ram insubordinados diante do pacto colonial, ao exigi-rem sua presença e atuação nas Cortes dos reis ou aopedirem a presença do Marquês de Pombal na colônia.d) A noção de pacto colonial é um projeto embrionáriode Estado que acomodava as tensões surgidas entre osinteresses metropolitanos e coloniais, ao privilegiaras experiências do “viver em colônia”.

25. A história de todas as sociedades tem sido a históriadas lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feu-dal, a burguesia conquistou a soberania política no Esta-do moderno, no qual uma exploração aberta e diretasubstituiu a exploração velada por ilusões religiosas.

A estrutura econômica da sociedade condiciona assuas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas oufilosóficas. Não é a consciência do homem que deter-mina o seu ser, mas, ao contrário, são as relações deprodução que ele contrai que determinam a sua consci-ência.

adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras Escolhidas

São Paulo: AlfaÔmega, s./d., vol. 1 - págs. 21-23, 301-302.0

As proposições dos enunciados anteriores podem serassociadas ao pensamento conhecido como:a) materialismo histórico, que compreende as socie-dades humanas a partir de ideias universais indepen-dentes da realidade histórica e social.b) materialismo histórico, que concebe a história apartir da luta de classes e da determinação das formasideológicas pelas relações de produção.c) socialismo utópico, que propõe a destruição do ca-pitalismo por meio de uma revolução e a implantaçãode uma ditadura do proletariado.d) socialismo utópico, que defende a reforma do capi-talismo, com o fim da exploração econômica e a aboli-ção do Estado por meio da ação direta.

26. A arte colonial mineira seguia as proposições do Con-cílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catoli-cismo reformado. O artífice deveria representar passa-gens sacras.Não era, portanto, plenamente livre na definição dostraços e temas das obras. Sua função era criar, segun-do os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelasconfrarias, grandes mecenas das artes em Minas Ge-rais.adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores

mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de

Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas,

cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas

e África. São Paulo: Annablume, 2008 - pág. 385

Considerando as informações do enunciado, a arte co-lonial mineira pode ser definida como:a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacraprópria do catolicismo reformado, resgatando os ide-ais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento.b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarrefor-ma. Era financiada e encomendada pelas confrarias ecriada pelos artífices locais.c) escolástica, porque seguia as proposições do Concí-lio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igre-ja, apenas reproduziam as obras de arte sacraeuropeias.d) popular, por ser criada por artífices locais, que inclu-íam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres quese colocavam sob a proteção das confrarias.

27. Emboaba: nome indígena que significa “o estran-geiro”, atribuído aos forasteiros pelos paulistas, primei-ros povoadores da região das minas. Com a descober-

Page 11: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 11

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

ta do ouro em fins do século XVII, milhares de pessoasda colônia e da metrópole vieram para as minas, cau-sando grandes tumultos. Formaram-se duas facções,paulistas e emboabas, que disputavam o governo doterritório, tentando impor suas próprias leis.adaptado de Maria Beatriz Nizza da Silva (coord.) - Dicionário da

História da Colonização Portuguesa no Brasil - Lisboa: Verbo,

1994, pág. 285

Sobre o período em questão é correto afirmar que:a) As disputas pelo território emboaba colocaram emconfronto paulistas e mineiros, que lutaram pela pos-se e exploração das minas.b) A região das minas foi politicamente convulsionadadesde sua formação, em fins do século XVII, o que ex-plica a resistência local aos inconfidentes mineiros.c) A luta dos emboabas ilustra o processo de conquistade fronteiras do império português nas Américas, en-quanto na África os portugueses se retiravam definiti-vamente no século XVIII.d) A monarquia portuguesa administrava territóriosdistintos e vários sujeitos sociais, muitos deles em dis-puta entre si, como paulistas e emboabas, ambos sú-ditos da Coroa.

28. Esse é um fragmento de uma obra produzida noséculo I a.C.:

“Os romanos apossavam-se de escravos através deprocedimentos extremamente legítimos ou compravamdo Estado aqueles que fossem vendidos “debaixo dalança” como parte do botim; ou um general poderiapermitir àqueles que fizessem prisioneiros de guerraconservá-los, juntamente com o resto do produto dosaque”.

Dionisio de Halicarnasso - História Antiga dos Romanos

Em relação à escravidão na antiguidade, assinale a al-ternativa correta:a) Os escravos possuíam entre si uma forte identidadeétnica e cultural, pois apresentavam uma origemterritorial africana única.b) A utilização da mão de obra escrava dos derrotadosde guerras foi ampliada com o término da prática deescravizar indivíduos livres por dívidas.c) O número de escravos diminuiu fortemente com oprocesso expansionista, pois havia a prática de libertá-los em massa para que se tornassem soldados.d) Revoltas de escravos durante a crise republicana,como a liderada por Spartacus, se caracterizaram por

serem movimentos urbanos limitados à cidade deRoma.

29. Examine a iluminura extraída do manuscrito Al-Maqamat, de Abu Muhammed al-Kasim al-Hariri, 1237.

http://gallica.bnf.fr

A imagem pode ser associada à tradição dos conheci-mentos desenvolvidos no mundo árabe-islâmico du-rante a Idade Média e revela:a) a inexistência de instrumental médico nas socieda-des islâmicas, que impediam qualquer tipo de cortenos corpos.b) a preparação do cadáver feminino para a cremação,principal culto funerário desenvolvido nas sociedadesislâmicas.c) a condenação imposta pelas autoridades religiosasislâmicas às pessoas que cuidavam de doentes e mu-lheres grávidas.d) o desenvolvimento da medicina nas sociedadesislâmicas, o que permitiu avanços, como a descriçãoda varíola e o emprego de anestesia em cirurgias.

30. A História nos mostra que as concepções acerca dotrabalho, suas funções e significações se transforma-ram ao longo do tempo. A esse respeito, leia o textoque se segue:

“(...) conforme o esquema trifuncional indo-euro-peu estruturado por Georges Dumézil, a partir do sécu-lo XI, a sociedade cristã é frequentemente descrita comocomposta de homens que oram (oratores, os clérigos),de homens que guerreiam (bellatores, os guerreiros) e,enfim, de homens que trabalham (laboratores, na épo-ca, essencialmente camponeses). Mesmo que váriostextos enfatizem que os laboratores são inferiores aosoratores e bellatores, o surgimento dos trabalhadoresno esquema constitutivo da sociedade exprime a pro-

Page 12: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

12 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

moção do trabalho e daqueles que o praticam”.Jacques Le Goff

Dicionário Temático do Ocidente Medieval, vol. II, págs. 568-569

Pela análise do trecho, é correto afirmar que:a) diferentes civilizações, ao longo da História, neces-sitam de justificativas e de padrões culturais aceitospelo conjunto da sociedade, com o intuito de garantiro domínio, de certas parcelas, sobre o conjunto da po-pulação.b) a crise do feudalismo, a partir do século XI, promoveualterações na mentalidade medieval acerca do trabalho,pois apesar ser valorizado, não se reconhecia sua im-portância para a própria existência do mundo feudal.c) mesmo que a Idade Média seja, tradicionalmente,um período de depreciação do trabalho manual, nuncahouve mudanças nesse sentido, nem mesmo a partir doséculo XI, como se pode concluir da leitura do texto.d) os bellatores, terceira ordem feudal, responsáveispela defesa dos camponeses, também se dedicaramao trabalho, uma vez que eram os donos das terras e osresponsáveis pela produção agrícola.

31. “A própria vocação do nobre lhe proibia qualqueratividade econômica direta. Ele pertencia de corpo ealma à sua função própria: a do guerreiro. (...) um cor-po ágil e musculoso não é o bastante para fazer o cava-leiro ideal. É preciso ainda acrescentar a coragem. E étambém porque proporciona a esta virtude a ocasiãode se manifestar que a guerra põe tanta alegria no co-ração dos homens, para os quais a audácia e o despre-zo da morte sã, de algum modo, valores profissionais”.

Bloch, Marc. A Sociedade Feudal - Lisboa, Edições 70, 1987

O autor nos fala da condição social dos nobres medie-vais e dos valores ligados às suas ações guerreiras. Épossível dizer que a atuação guerreira desses cavalei-ros representa, respectivamente, para a sociedade epara eles próprios:a) a garantia de segurança, um contexto em que as clas-ses e os estados nacionais se encontram em conflito, ea perspectiva de conquistas de terras e riquezas.b) a participação nas guerras santas e na defesa docatolicismo, e a possibilidade de pilhagem de homense coisas, de massacres e mutilações de inimigos.c) o cumprimento das obrigações senhoriais ligadas àprodução, e à proibição da transmissão hereditária dasconquistas realizadas.d) a permissão real para realização de atividades comer-

ciais, e a eliminação do tédio de um cotidiano de culturarudimentar e alheio a assuntos administrativos.

32. Em primeiro lugar, é claro que, com a expressão “sersegundo a potência e o ato”, indicam-se dois modos deser muito diferentes e, em certo sentido, opostos.Aristóteles, de fato, chama o ser da potência até mes-mo de não-ser, no sentido de que, com relação ao ser-em-ato, o ser-em-potência é não-ser-em-ato.REALE, Giovanni. História da Filosofia Antiga. Vol. II. Trad. de

Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola,

1994, pág. 349

A partir da leitura do trecho acima e em conformidadecom a Teoria do Ato e Potência de Aristóteles, assinalea alternativa correta.a) Para Aristóteles, ser-em-ato é o ser em sua capaci-dade de se transformar em algo diferente dele mes-mo, como, por exemplo, o mármore (ser-em-ato) emrelação à estátua (ser-em-potência).b) Segundo Aristóteles, a teoria do ato e potência ex-plica o movimento percebido no mundo sensível. Tudoo que possui matéria possui potencialidade (capacida-de de assumir ou receber uma forma diferente de si),que tende a se atualizar (assumindo ou recebendoaquela forma).c) Para Aristóteles, a bem da verdade, existe apenas oser-em-ato. Isto ocorre porque o movimento verifica-do no mundo material é apenas ilusório, e o que exis-te é sempre imutável e imóvel.d) Segundo Aristóteles, o ato é próprio do mundo sen-sível (das coisas materiais) e a potência se encontratão-somente no mundo inteligível, apreendido ape-nas com o intelecto.

33. Leia a seguinte canção.FILOSOFIA

O mundo me condena, e ninguém tem penaFalando sempre mal do meu nomeDeixando de saber se eu vou morrer de sedeOu se vou morrer de fomeMas a filosofia hoje me auxiliaA viver indiferente assimNesta prontidão sem fimVou fingindo que sou ricoPra ninguém zombar de mimNão me incomodo que você me digaQue a sociedade é minha inimigaPois cantando neste mundo

Page 13: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 13

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

Vivo escravo do meu samba, muito embora[ vagabundo

Quanto a você da aristocraciaQue tem dinheiro, mas não compra alegriaHá de viver eternamente sendo escrava dessa

[ genteQue cultiva hipocrisia.

Estátua de Noel Rosa, localizada na entrada de Vila Isabel,

bairro da cidade do Rio de Janeiro

Assinale a sentença do filósofo grego Epicuro cujo sig-nificado é o mais próximo da letra da canção Filosofia,composta em 1933 por Noel Rosa, em parceria comAndré Filho.a) É verdadeiro tanto o que vemos com os olhos comoaquilo que apreendemos pela intuição mental.b) Para sermos felizes, o essencial é o que se passa emnosso interior, pois é deste que nós somos donos.c) Para se explicar os fenômenos naturais, não se deverecorrer nunca à divindade, mas se deve deixá-la livrede todo encargo, em sua completa felicidade.d) As leis existem para os sábios, não para impedir quecometam injustiças, mas para impedir que as sofram.

34. Atualmente, as pessoas têm muita consciência emrelação à alimentação saudável. Sabendo que os ali-mentos podem ser classificados em carboidratos, gor-duras e proteínas, assinale a alternativa que apresen-ta, correta e respectivamente, um exemplo decarboidrato, gordura e proteína.a) Macarrão, gema de ovo e carne de sol.b) Pão, clara de ovo e frango.c) Beterraba, ovo cozido e brócolis.d) Cenoura, azeite e trigo.

35. A figura seguinte ilustra duas organelas celularesresponsáveis por processos metabólicos essenciais aosseres vivos.

Tendo em vista as substâncias indicadas por I, II, III eIV, produzidas e consumidas não necessariamente deforma imediata, nos processos realizados pelasorganelas ilustradas, é correto afirmar que:a) II e III são moléculas transportadoras da energia quí-mica consumida nas organelas.b) III e IV são fontes de carbono e hidrogênio, respec-tivamente, para a síntese de carboidratos.c) I e II são moléculas orgânicas sintetizadas por meio dometabolismo autotrófico.d) I e III são gases produzidos e consumidos, respecti-vamente, no metabolismo heterotrófico.

36. Em relação ao núcleo das células e seus constituin-tes, é correto afirmar que:a) no núcleo eucariótico, o conjunto haploide de cromos-somos é denominado cariótipo, enquanto o número, aforma e o tamanho dos cromossomos são denomina-dos de genomab) o núcleo interfásico de células vegetais apresentauma carioteca, cuja estrutura não permite a comunica-ção com o citoplasmac) o nucléolo é uma estrutura intranucleard) em células procariontes, existem proteínas respon-sáveis pela condensação das fitas de DNA, denomina-das histonas

37. Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azulestavam discutindo a situação da Saúde no Município.A situação era mais grave com relação a três doenças:Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase(lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, fo-ram apresentadas várias propostas:Proposta I: Promover uma campanha de vacinação.Proposta II: Promover uma campanha de educação dapopulação com relação a noções básicas de higiene,incluindo fervura de água.Proposta III:Construir rede de saneamento básico.Proposta IV:Melhorar as condições de edificação das

III

gás

IIIIV

gás

Page 14: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

14 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

VERME ADULTO NO

INTESTINO

HUMANO

ANÉIS COM

OVOS

EMBRIÃO

HEXACANTO

LARVA

CISTICERCO

12

4 3

moradias e estimular o uso de telas nas portas e jane-las e mosquiteiros de filó.Proposta V: Realizar campanha de esclarecimento so-bre os perigos de banhos nas lagoas.Proposta VI: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.Proposta VII: Drenar e aterrar as lagoas do município.

Em relação à Esquistossomose, a situação é complexa,pois o ciclo de vida do verme que causa a doença temvários estágios, incluindo a existência de um hospe-deiro intermediário, um caramujo aquático que é con-taminado pelas fezes das pessoas doentes. Analisan-do as medidas propostas, o combate à doença terá su-cesso se forem implementadas:a) I e IV, pois além de eliminarem o agente causador dadoença, também previnem o contato do transmissorcom as pessoas sãs.b) IV e VI, pois envolvem o extermínio do transmissorda doença.c) I, IV e VI, pois atingirão todas as fases do ciclo devida do agente causador da doença, incluindo o seuhospedeiro intermediário.d) III e V, pois prevenirão a contaminação do hospedeirointermediário pelas fezes das pessoas doentes e a con-taminação de pessoas sãs por águas contaminadas.

38. Num restaurante, havia diversos tipos de carnes,verduras e legumes. Quando João foi se servir, disse:“Pessoal, cuidado com a carne de porco, para não pe-gar cisticercose!” O temor de João só teria fundamen-to se alguém ingerisse:a) verduras contaminadas com fezes humanas conten-do ovos de tênia.b) legumes ou verduras contaminados com fezes deporco contendo cisticerco.c) carne de porco mal cozida contendo cercárias.d) legumes ou carnes mal cozidos contendo oncosferas.

39. O ‘Schistosoma mansoni’ é o agente etiológico daesquistossomose, doença parasitária que atinge prin-cipalmente o homem. De seu ciclo evolutivo, partici-pam caramujos do gênero Biomphalaria. Indique a quefilos pertencem, respectivamente, a espécie em ques-tão, seu hospedeiro definitivo e seu hospedeiro inter-mediário:a) Trematoda, Mammalia e Gastropoda.b) Platyhelminthes, Primata e Mollusca.c) Planorbidae, Chordata e Gastropoda.d) Platyhelminthes, Chordata e Mollusca.

40. Observe a figura que representa o ciclo da ‘Taeniasolium’.

Todas as afirmativas são corretas quanto ao ciclo da‘Taenia solium’, EXCETO:a) A fase indicada por 4 pode ser encontrada tanto nocérebro do homem, quanto no tecido muscularesquelético do porco.b) A meiose, na estrutura indicada por 1 originará tan-to gametas masculinos, quanto femininos.c) A respiração é do tipo cutânea, o tubo digestivo écompleto e o desenvolvimento é direto no indivíduoindicado por 1.d) A estrutura 2 pode ser eliminada pelas fezes do ho-mem no ambiente e podem ser ingeridas pelo porco.

41. Um biólogo coletou exemplares de uma espécieanimal desconhecida, os quais foram criados em labo-ratório e analisados quanto a diversas características.Concluiu que se tratava de representantes do filoAnnelida, pois eram animais:a) Diblásticos, celomados, segmentados e de simetriaradial;b) Triblásticos, acelomados, segmentados e de sime-tria bilateral;c) Diblásticos, celomados, segmentados e de simetriabilateral;d) Triblásticos, celomados, segmentados e de simetriabilateral.

42. Complete a frase a seguir com as expressões daalternativa correta a seguir.

“A coalhada resulta da _____ das proteínas do leite,provocada _____ de pH, devido à _____ do ácido láctico,em processo de fermentação láctica”:

a) suspensão; pelo abaixamento; redução.b) coacervação; pela elevação; presença.c) precipitação; pelo abaixamento; presença.d) precipitação; pela elevação; redução.

Page 15: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 15

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

43. O uso inadequado de antibióticos torna-os menoseficazes no tratamento de infecções. Isso se deve à:a) mutação nas linhagens bacterianas.b) seleção de linhagens bacterianas resistentes.c) eliminação indistinta das bactérias.d) elevação da resistência das bactérias.

44. “Na atual fase da economia global, é precisamentea combinação da dispersão global das atividades eco-nômicas e da integração global, mediante uma con-centração contínua do controle econômico e da propri-edade, que tem contribuído para o papel estratégicodesempenhado por certas grandes cidades, que deno-mino cidades globais”.

SASSEN, Saskia - As Cidades na Economia Mundial

São Paulo: Studio Nobel, 1998 - pág. 16-17

Partindo do texto acima, assinale a alternativa que ca-racteriza corretamente cidades globais:a) estruturam-se como aglomerados urbanos e econômi-cos sendo centros vitais da dinâmica capitalista atual eestão localizadas apenas em países desenvolvidos.b) definem-se como cidades de comando da econo-mia mundial por se destacarem como centros finan-ceiros e bancários e como polos de pesquisa em ciên-cia e tecnologia.c) definem-se como megacidades, pois é o totalpopulacional o responsável por sua capacidade de po-larizar a economia em vários aspectos como no caso doMumbai.d) organizam-se a partir de uma rede de serviços queas interligam pelo planeta. Também têm como carac-terística serem consideradas centros sub-regionais depolarização urbana.

45. A Finlândia é o país da Terra com mais bandas deMetal do mundo por pessoa. Em uma de suas corren-tes, o folk-metal aborda em suas letras, questõespaisagísticas descrevendo regiões frias do planeta.

“A terra está quieta ... Antes da tempestade!Nos vastos campos de neve, o vento está

[ soprando forteCom seu frio congelante e toque implacávelDeixa uma terra de gelo morta e vazia”

Trecho traduzido da música “Treacherous Gods”, da banda

finlandesa Ensiferum.

Sobre os climas frios do mundo, assinale o que for cor-reto:

a) O clima frio de montanha é encontrado nos Andes,na América do Sul; nas Rochosas, na América do Norte;nos Apeninos, na Europa e no Himalaia, na Ásia e, de-pende menos da altitude e mais da localização geográ-fica das zonas climáticas no planeta.b) O ponto mais ao norte do Polo Norte apresenta re-gião montanhosa, o que o torna mais frio do que seestivesse ao nível do mar.c) Entre alguns países que apresentam clima polar pode-se citar Islândia e a Rússia. Finlândia e Suécia são exem-plos de países com clima temperado oceânico.d) As altas latitudes da Terra são marcadas pelos climaspolares. Encontram-se nessas regiões solo congeladoa maior parte do tempo, o permafrost e a vegetaçãopredominante onde ocorre é a tundra.

46. Observe a figura a seguir.

adaptado de Organização Mundial do Comércio

Os blocos regionais, assinalados numericamente de I aIII no mapa, são, respectivamente,a) Mercosul (Mercado Comum do Sul); APEC (Coopera-ção Econômica Ásia-Pacífico); Sapta (Acordo Comerci-al Preferencial do Sul da Ásia).b) UNASUL (União das Nações Sul-Americanas); Ecowas(Comunidade Econômica dos Estados da África Ociden-tal); Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático).c) Mercosul (Mercado Comum do Sul); SADC (Comuni-dade de Desenvolvimento da África Austral); Asean(Associação das Nações do Sudeste Asiático).d) Mercosul (Mercado Comum do Sul); Ecowas (Comu-nidade Econômica dos Estados da África Ocidental);APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).

47. Analise o texto a seguir:O espaço se globaliza, mas não é mundial como um

todo, senão como metáfora. Todos os lugares são mun-diais, mas não há um espaço mundial ...

Milton Santos, 1993

III

III

Page 16: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

16 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

Ele caracteriza a globalização como:a) possibilidade de transformar suas virtudes locacionais,de modo a evitar a interação com as ações solidárias hie-rárquicas.b) diminuição do poder das empresas transnacionaismediante práticas, como a formação de cartéis, trustes eholdings.c) fenômeno revelador de lugares que são, ao mesmotempo, objetos de uma razão global e de uma razãolocal, convivendo dialeticamente.d) aumento do poder dos Estados nacionais em rela-ção aos conglomerados transnacionais.

48. Leia os textos a seguir.I

Nunca houve no mundo tanta gente vivendo com suasnecessidades básicas atendidas, nunca uma porcentagemtão alta da população mundial viveu fora da miséria - umavitória espetacular, num planeta com 7 bilhões de habi-tantes. Nunca houve menos fome. Nunca tantos tiveramtanta educação nem tanto acesso à saúde.

José Roberto Guzzo

Um Mundo de Angústias - Veja, 25/01/2017

IIMais sóbrio - e talvez mais pessimista - é olhar para

quanto cada grupo se apropriou do crescimento total:os 10% mais ricos da população global se apropriaramde 60% de todo o crescimento do mundo entre 1988 e2008. Uma grande massa de população melhorou devida, é verdade, mas o que esse dado demonstra é quepoderia ter melhorado muito mais se o resultado docrescimento não terminasse tão concentrado nas mãosdos ricos. O que está em jogo é mais do que dinheiro.Em um mundo globalizado, os estados nacionais per-dem força. Um grupo pequeno de pessoas com muitariqueza tem grande poder de colocar as cartas a seufavor. Em casos extremos, a desigualdade é uma ame-aça à democracia.Marcelo Medeiros - O Mundo é o Lugar Mais Desigual do Mundo

http://piaui.folha.uol.com.br, junho/2016 - adaptado

O confronto entre os dois textos permite concluir cor-retamente que:a) ambos manifestam um ponto de vista liberal emtermos ideológicos, pois repercutem as vantagens davalorização do livre mercado e da meritocracia.b) o texto I critica o progresso entendido como aper-feiçoamento contínuo da humanidade, enquanto o

texto II valoriza a globalização econômica.c) o texto I pressupõe concordância com o liberalismoeconômico, enquanto o texto II integra problemas eco-nômicos com tendências de retrocesso político.d) ambos manifestam um ponto de vista socialista emtermos ideológicos, pois enfatizam a necessidade dediminuição da concentração de renda mundial.

49. Em uma mesma região, a parede sul no interior deuma residência apresenta, frequentemente, grandesextensões cobertas por fungos, enquanto, nos frag-mentos de florestas primárias, os caules das árvorestêm como características a face voltada para sul cober-ta por líquens e musgos, e a face oposta é livre destasplantas simples (é lisa). Observando estas característi-cas regionais da paisagem, podemos afirmar:a) esta região está situada entre os paralelos 08º e 10ºno hemisfério sul.b) esta região esta situada entre os paralelos 12º e 14ºno hemisfério sul.c) esta região esta situada entre os paralelos 16º e 18ºno hemisfério sul.d) esta região esta situada entre os paralelos 24° e 26°no hemisfério sul.

50. A imagem abaixo corresponde a um fragmento deuma carta topográfica em escala 1:50.000. Considereque a distância entre A e B é de 3,5 cm.

A partir dessas informações, é correto afirmar que:a) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margemesquerda a de maior declividade. Apresenta um com-primento total de 17.500 metros.b) O rio corre em direção sudoeste, sendo a margemdireita a de maior declividade. Apresenta um compri-mento total de 1.750 quilômetros.c) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem

A

N

Rio

400

300

B

Page 17: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 17

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

esquerda a de maior declividade. Apresenta um com-primento total de 1.750 metros.d) O rio corre em direção sudoeste, sendo sua margemesquerda a de maior declividade. Apresenta um com-primento total de 175 metros.

51. Analise o mapa.DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS PLACAS TECTÔNICAS DA TERRA

Os números representam as velocidades em cm/ano en-tre as placas, e assetas, os sentidos dos movimentos.

Wilson Teixeira - Decifrando a Terra, 2008 - adaptado

Os terremotos que abalaram o Haiti, em janeiro e oChile, em fevereiro, atingiram, respectivamente, 7,0 e8,8 graus na escala Richter. A explicação para esses ter-remotos é o fato de que ambos os países:a) estão posicionados no centro das placas tectônicas.b) estão localizados em áreas que raramente sofrem aba-los sísmicos, o que torna esses eventos catastróficos.c) estão situados nos limites convergentes entre pla-cas tectônicas.d) têm todo o território situado em arquipélagos forma-dos por cadeias de montanhas vulcânicas submarinas.

52. Sabe-se que, num passado pré-histórico distante cer-ca de 500 milhões de anos atrás, na Era Paleozoica, oscontinentes estavam agrupados, formando uma únicamassa continental. Forças endógenas tectônicas come-çaram a separar os continentes, dando, lentamente,origem aos atuais.

Com base nesse mapa, que mostra o agrupamento queocorria naquela era, assinale a alternativa correta so-bre o resultado do processo de separação:a) I - deu origem à América do Norte e do Sul.b) II - deu origem à África, Austrália e Ásia.c) I - deu origem à Euro-Ásia e à África.d) I - deu origem à América do Sul e à África.

53. Seja X um número real, 0 < X < /2, tal que asequência (tan X, sec X, 2) é uma progressão aritmética(PA). Então, a razão dessa PA é igual a:a) 1. b) 5 / 4.c) 4 / 3. d) 1 / 3.

54. Seja X real tal que cos X = tg X. O valor de sen X é:

a) 213

b) 231

c) 215

d) 251

55. Seja 0 x2π

uma medida de ângulo em radianostal que

5cos x sen x2

3cosx sen x

2

O valor de tg 2x é:a) 4 15 b)

1515

c) 154

d) 15

56. Observe a figura a seguir e responda: qual o cossenodo ângulo formado pelos vetores A = 4 . i + 3 . j eB = –1 . i + 1 . j, em que i e j são vetores unitários (Asnotações i e j estão sendo utilizadas onde, usualmen-te, usamos os versores x e y ):

I

I

II

Page 18: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

18 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

a) 10

2

b) 210

c) 10

2

d) 210

57. Um triângulo ABC tem lados AB = 9 e BC = 4. Se olado AC é um número inteiro, então a probabilidadedo triângulo ABC ser isósceles é:a) 2 / 7 b) 1 / 7c) 2 / 8 d) 1 / 8

58. Na figura abaixo, os pontos A, C, E e G estão alinha-dos, bem como os pontos B, D, F e H. Os 2 círculos têmo mesmo centro. A medida x do arco CD é:

a) 92o

b) 91o

c) 89o

d) 88o

59. Na figura abaixo, P é o circuncentro do triânguloABC. A medida do ângulo ABC, em graus, é:

a) 60b) 65c) 70d) 75

60. Considere o trapézio de altura h da figura abaixo.Se h = 33 cm, então a distância do ponto E ao lado BC é:

a) 12b) 14c) 16d) 18

61. Planeja-se construir duas estradas em uma regiãoplana. Colocando coordenadas cartesianas na região,as estradas ficam representadas pelas partes dos grá-ficos da parábola y = - x2 + 10x e da reta y = 4x + 5, com2 x 8. Qual a soma das coordenadas do ponto repre-sentando a interseção das estradas?a) 20 b) 25c) 30 d) 35

62. Um posto de combustível vende 10.000 litros deálcool por dia a R$ 1,50 cada litro. Seu proprietário per-cebeu que, para cada centavo de desconto que conce-dia por litro, eram vendidos 100 litros a mais por dia.Por exemplo, no dia em que o preço do álcool foiR$ 1,48, foram vendidos 10.200 litros.Considerando x o valor, em centavos, do descontodado no preço de cada litro, e V o valor, em R$, arreca-dado por dia com a venda do álcool, então a expressãoque relaciona V e x é:a) V = 10.000 – 50 x – x2. b) V = 10.000 + 50 x + x2.c) V = 15.000 – 50 x – x2. d) V = 15.000 + 50 x – x2.

63. Se as duas raízes da equação x2 – 85x + c = 0 sãonúmeros primos, qual é o valor da soma dos algaris-mos de c?a) 12 b) 13c) 14 d) 15

64. Uma bebida A é comercializada em garrafas de600 ml pelo preço de R$ 250,00 a garrafa, enquantouma bebida B é vendida em garrafas de 1 L, custandoR$ 200,00 a garrafa. Dessa forma, comparando os pre-ços por litro dessas duas bebidas, é correto afirmar que:a) a bebida A é 25% mais cara do que a bebida Bb) a bebida B é 20% mais barata do que a bebida Ac) a bebida B é 40% mais barata do que a bebida Ad) a bebida B é 52% mais barata do que a bebida A

65. As datas podem ser escritas na forma DD.MM.AAAA.Por exemplo, o dia de hoje é 03.06.2017. Uma data édita surpreendente se todos os seus oito algarismossão diferentes. Em que mês irá ocorrer a próxima datasurpreendente?a) maio b) junhoc) julho d) agosto

66. Um capital de R$ 1.000,00 é aplicado a juro simples,à taxa de 10% ao ano;os montantes, daqui a 1, 2, 3, ..., n anos, formam a

j

i

A

B

A CE G

B D

20o 12o80o

F HX

B

120o

140o

100o

A

C

P

h

A 28 D

E

16B C

Page 19: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 19

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

F

VF

VC

C

x

y

S

Vvento

y’

x’

O

69. Os aviões, para pousarem com vento lateral, de-vem, enquanto ainda estão no ar, compensar o deslo-camento provocado pelo vento, orientando correta-mente seu movimento em relação ao ar. Considere umsistema xSy ortogonal, fixo ao solo, em que o eixo Syestá na direção da pista de pouso e que, nessereferencial, o vento sopra com velocidade de móduloVAR (solo) = VVENTO na direção do eixo Sx, mas em senti-do oposto. O sistema de referência x’Oy’ fixo no ar (ouseja, em que o ar está parado) tem eixos paralelos aosistema fixo no solo e, nesse referencial, o avião des-loca-se com velocidade de modulo VAVIÃO(ar) = VAVIÃO.

Para que o avião se mova na direção do eixo Sy, emrelação ao solo, ele deve voar numa direção que formaum angulo e, em relação ao eixo Oy’, no sistema fixono ar. Esse ângulo é tal que:

avião

vento

vento

avião

avião

vento

vento

avião

VV

)( ens )d VV

)( osc )c

VV)( tg )b

VV)( tg )a

70. Um objeto é lançado horizontalmente de um pe-nhasco, com uma velocidade inicial v = 10 m/s. Ao atin-gir o solo, o objeto toca um ponto situado a 30 m dabase do penhasco. A altura H (em metros) do penhas-co considerando que a aceleração da gravidade ég = 10 m/s2 e desprezando a resistência do ar é:a) 30 b) 45c) 60 d) 90

71. Num jogo de vôlei, uma atacante acerta uma corta-da na bola no instante em que a bola está parada numaaltura h acima do solo. Devido à ação da atacante, abola parte com velocidade inicial V0, com componen-tes horizontal e vertical, respectivamente em módulo,Vx = 8 m/s e Vy = 3 m/s, como mostram as figuras 1 e 2.

sequência (a1, a2, a3, ..., an).Outro capital de R$ 2.000,00 é aplicado a juro compos-to, à taxa de 10% ao ano gerando a sequência de mon-tantes (b1, b2, b3, ..., bn) daqui a 1, 2, 3, ..., n anos.As sequências (a1, a2, a3, ..., an) e (b1, b2, b3, ..., bn) for-mam, respectivamente:a) uma progressão aritmética de razão 1,1 e uma pro-gressão geométrica de razão 10%.b) uma progressão aritmética de razão 100 e uma pro-gressão geométrica de razão 0,1.c) uma progressão aritmética de razão 1,10 e uma pro-gressão geométrica de razão 1,10.d) uma progressão aritmética de razão 100 e uma pro-gressão geométrica de razão 1,10.

67. Em uma determinada Universidade, o cronogramade matrícula aos estudantes calouros é organizado deacordo com a classificação no curso da graduação. Noprimeiro dia, são matriculados oito estudantes calou-ros, no segundo dia, 11, no terceiro, 14 e assim sucessi-vamente, formando uma progressão aritmética. Nessasituação, ao final do sétimo dia, o número total de novosestudantes matriculados até o momento é igual a:a) 119 b) 164c) 225 d) 239

68. Ao se deslocar de sua casa (C) para a faculdade (F),João Carlos faz o percurso esquematizado na figura,em que aparecem as velocidades vetoriais de partidae de chegada de seu movimento. Ambas as velocida-des têm o mesmo módulo.

A aceleração vetorial média do movimento de JoãoCarlos nesse percurso é melhor representada por:

a) b)

c) d)

Page 20: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

20 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

figura 2

h

4 m

P

Vy = 3 m/s

Vx = 8 m/s

Após a cortada, a bola percorre uma distância horizon-tal de 4 m, tocando o chão no ponto P.

Considerando que durante seu movimento a bola fi-cou sujeita apenas à força gravitacional e adotandog = 10 m/s2 , a altura h, em m, onde ela foi atingida é:a) 2,25 b) 2,50c) 2,75 d) 3,00

72. Um balão de ar quente está subindo na vertical comvelocidade constante v = 5 m/s. Em um dado instante,um garoto deixa cair para fora do cesto do balão umalata de refrigerante. A lata leva 4 s até atingir o solo.Qual era a altura do balão em relação ao solo quando alata caiu do balão? Obs.: desprezar a resistência do ar.a) 20 m b) 40 mc) 60 m d) 80 m

73. Num vegetal, durante uma reação de síntese, ocor-reu a formação de 0,18 g de glicose, em 3,0 segundos.Sabendo que:I - A reação de síntese da glicose é 6H2O + 6CO2 + ener-gia à C6H12O6 + 6O2.II - São necessários 2400 kJ de energia solar para cadamol de glicose produzido.III - Para cada metro quadrado, a incidência de luz solarfornece 800 J de energia durante um segundo.IV - O número de gramas/mol para carbono, hidrogê-nio, oxigênio é, respectivamente, 12, 1 e 16.

Qual deverá ser a área mínima das folhas, responsá-veis pela captação da energia solar, em m2?a) 4 b) 3c) 2 d) 1

74. Tecnologias móveis como celulares e tablets têmtempo de autonomia limitado pela carga armazenadaem suas baterias. O gráfico a seguir apresenta, de for-ma simplificada, a corrente de recarga de uma célulade bateria de íon de lítio, em função do tempo. Consi-dere uma célula de bateria inicialmente descarregadae que é carregada seguindo essa curva de corrente. Asua carga no final da recarga é:

a) 3,3 C. b) 11.880 C.c) 1.200 C. d) 3.300 C.

75. O gráfico a seguir representa, aproximadamente,como varia a temperatura ambiente no período de umdia, em determinada época do ano, no deserto doSaara. Nessa região a maior parte da superfície do soloé coberta por areia e a umidade relativa do ar ébaixíssima. A grande amplitude térmica diária obser-vada no gráfico pode, dentre outros fatores, serexplicada pelo fato de que:

a) a água líquida apresenta calor específico menor doque o da areia sólida e, assim, devido à maior presençade areia do que de água na região, a retenção de calorno ambiente torna-se difícil, causando a drástica que-da de temperatura na madrugada.b) o calor específico da areia é baixo e, por isso, elaesquenta rapidamente quando ganha calor e esfria ra-

0

200

400

600

800

1000

1200

0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 3,5 4,0 4,5co

rren

te (

mA)

tempo (h)

figura 1 h

4 m

P

Page 21: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 21

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

pidamente quando perde. A baixa umidade do ar nãoretém o calor perdido pela areia quando ela esfria,explicando a queda de temperatura na madrugada.c) a falta de água e, consequentemente, de nuvens noambiente do Saara intensifica o efeito estufa, o quecontribui para uma maior retenção de energia térmicana região.d) o calor se propaga facilmente na região por condu-ção, uma vez que o ar seco é um excelente condutorde calor. Dessa forma, a energia retida pela areia du-rante o dia se dissipa pelo ambiente à noite, causandoa queda de temperatura.

76. Observe o gráfico a seguir.

O motor de combustão mista, utilizado no transportede pessoas e cargas, é uma máquina térmica cujo cicloconsiste em quatro etapas: admissão, compressão,explosão/expansão e escape. Essas etapas estão re-presentadas no diagrama da pressão em função dovolume. Nos motores a gasolina, a mistura ar/combus-tível entra em combustão por uma centelha elétrica.Para o motor descrito, em qual ponto do ciclo é produ-zida a centelha elétrica?a) B b) Cc) D d) E

77. Um fabricante de vitrines de lanchonete, própriaspara manter salgados aquecidos, constrói o resistorque fica abaixo das bandejas de salgados a partir docorte de chapas quadradas de material resistivo. Apóso corte da chapa, esticado, o resistor assume um for-mato em zigue-zague.

Enquanto ainda em forma de chapa, a resistência elé-trica, tomada pelas laterais A e B, media o valor R. Apóso corte, entre os extremos C e D obteve-se um novovalor de resistência. A razão entre o novo valor de re-sistência, em relação ao valor que se tinha anterior-mente, é mais próximo de:

Dados sobre as dimensões originais da chapa:comprimento = 20 cmlargura = 20 cmaltura = 1 cm

a) 160. b) 200.c) 320. d) 400.

78. Uma estudante, descontente com o desempenhode seu secador de cabelos, resolve aumentar a potên-cia elétrica do aparelho. Sabendo-se que o secador tempotência elétrica nominal 1.200 W e opera em 220 V, aestudante deve:a) ligar o secador numa tomada de 110 V.b) aumentar o comprimento do fio metálico que cons-titui o resistor do secador.c) diminuir o comprimento do fio metálico que consti-tui o resistor do secador.d) diminuir a espessura do fio metálico que constitui oresistor do secador.

79. Num processo de análise termogravimétrica (aque-cimento / massa residual) a massa de uma amostra decarbonato de metal alcalino terroso se reduziu de 44%em relação à inicial, quando se estabilizou. Com estainformação e conhecimento das massas molares(g/mol), Ca = 40, C = 12, O = 16, Mg = 24, Sr = 88, Ba = 137e Na = 23 , pode-se concluir que se trata de:a) Na2CO3 b) CaCO3

c) MgCO3 d) SrCO3

80. Tanto gás natural (CH4) como óleo diesel (C14H30)são utilizados como combustíveis em transporte urba-no. A combustão completa do gás natural e do óleodiesel liberam, respectivamente, 9 x 102 KJ e 9 x 103 KJpor mol do hidrocarboneto.A queima desses combustíveis contribui para o efeitoestufa em função do gás carbônico (CO2) liberado.Para igual quantidade de energia liberada, quantas ve-zes a contribuição do óleo diesel é maior que a do gásnatural?a) 1,1 b) 1,2c) 1,4 d) 1,6

A B

C D

Page 22: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

22 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

81. Os gráficos I e II representam, respectivamente, oprocesso de aquecimento até a ebulição e de resfria-mento até a solidificação da amostra de um líquido.

I

II

Com base na análise dos gráficos, pode-se concluir que:a) a 80ºC, a amostra coexiste nos estados físicos sólidoe líquido.b) trata-se de uma substância pura.c) a 20ºC, a amostra encontra-se no estado sólido.d) trata-se de uma mistura azeotrópica.

82. A vida no planeta Terra está baseada em dois ele-mentos essenciais. Um deles está presente em todosos compostos orgânicos e é versátil, pois pode estabe-lecer ligações entre si mesmo, formando compostosestáveis e originando moléculas dos mais variados ta-manhos e formas. O outro é o mais abundante e estápresente em todos os ambientes do planeta, sendo oelemento que apresenta a segunda maior eletronega-tividade entre todos os conhecidos hoje em dia. Am-bos encontram-se no mesmo período da tabela perió-dica. Assinale a alternativa que apresenta, respectiva-mente, os dois elementos descritos e o tipo de ligaçãoque se estabelece na interação entre eles.Dados os números atômicos: N = 7, O = 8, F = 9 e C = 6

Tempo (em minutos)0

20

80

Tem

pera

tura

(ºC

)

Tempo (em minutos)0

20

80

Tem

pera

tura

(ºC

)

a) Oxigênio e flúor; ligação iônica.b) Carbono e flúor; ligação iônica.c) Nitrogênio e oxigênio; ligação covalente.d) Carbono e oxigênio; ligação covalente.

83. Duas reações catódicas em eletrólise estãoindicadas a seguir.

Ag1+ + 1 e AgºA3+ + 3 e Aº

Se usarmos a mesma quantidade de carga em cada uma,por exemplo, a correspondente a 1 mol de elétrons(96.500 C), a massa de Ag, em gramas, será, em relaçãoà de A:Dados massas molares em g/mol, Ag = 108 e A = 27.

a) 2 vezes maior b) 6 vezes maiorc) igual d) 12 vezes maior

84. A ligação entre os átomos citados com as respecti-vas regiões de caraterização A (3s23p3) e B (4s24p5) serápredominantemente:a) iônica formando AB3.b) covalente formando AB3.c) iônica formando AB.d) covalente formando AB.

85. Considerando as seguintes estruturas.

A H — C — C — C — NH2

B H — C — C — N — C — H

C H — C — N — C — H

Podem constituir “pontes de hidrogênio”:a) todas. b) apenas A.c) apenas A e C. d) apenas A e B.

H

H

H

H

H

H

H

H

H

H

H

H

H

H

H

H

H

C

H— —

H H

Page 23: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

Simulado UNICAMP | 23

DIDATIKAVESTIBULARES EXTENSIVO 2017

86. É muito comum o uso de expressões no diminutivopara tentar “diminuir” a quantidade de algo prejudici-al à saúde. Se uma pessoa diz que ingeriu 10 latinhasde cerveja (330mL cada) e se compara a outra que in-geriu 6 doses de cachacinha (50 mL cada), pode-se afir-mar corretamente que, apesar de em ambas as situa-ções haver danos à saúde, a pessoa que apresentamaior quantidade de álcool no organismo foi a queingeriu:Dados: teor alcoólico na cerveja = 5 % v/v

teor alcoólico na cachaça = 45 % v/v

a) as latinhas de cerveja, porque o volume ingerido émaior neste caso.b) as cachacinhas, porque a relação entre o teor alcoó-lico e o volume ingerido é maior neste caso.c) as latinhas de cerveja, porque o produto entre o teoralcoólico e o volume ingerido é maior neste caso.d) as cachacinhas, porque o teor alcoólico é maior nes-te caso.

87. Era o dia 6 de agosto de 1945. O avião B-29, EnolaGay, comandado pelo coronel Paul Tibbets, sobrevoouHiroshima a 9.448 metros de altitude e, quando os pon-teiros do relógio indicaram 8h16, bombardeou-a comuma bomba de fissão nuclear de urânio, com 3 m decomprimento e 71,1 centímetros de diâmetro e 4,4 to-neladas de peso. A bomba foi detonada a 576 metrosdo solo. Um colossal cogumelo de fumaça envolveu aregião. Corpos carbonizados jaziam por toda parte.Atônitos, sobreviventes vagavam pelos escombros àprocura de comida, água e abrigo. Seus corpos esta-vam dilacerados, queimados, mutilados. Cerca de 40minutos após a explosão, caiu uma chuva radioativa.Muitos se banharam e beberam dessa água. Seus des-tinos foram selados.adaptado de Sidnei J. Munhoz - O Pior dos Fins - Revista de História

da Biblioteca Nacional, maio 2015

www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/, 23/08/2016

A explosão da bomba mencionada no texto:a) ocorre a partir da desintegração espontânea do nú-cleo de urânio enriquecido em núcleos mais leves, li-berando uma enorme quantidade de energia. Essebombardeio significou o início da corrida armamentistaentre EUA e União Soviética.b) ocorre devido à desintegração do núcleo de urânioem núcleos mais leves, a partir do bombardeamentocom nêutrons, liberando uma enorme quantidade de

energia. Esse ataque é considerado um símbolo do fi-nal da Segunda Guerra Mundial.c) ocorre a partir da combinação de núcleos de urânioenriquecido com nêutrons, formando núcleos maispesados e liberando uma enorme quantidade de ener-gia. Esse bombardeio foi uma resposta aos ataques doJapão a Pearl Harbor.d) ocorre devido à desintegração do núcleo de urânioem núcleos mais leves, a partir do bombardeamentocom nêutrons, liberando uma enorme quantidade deenergia. Esse ataque causou perplexidade por ser des-ferido contra um país que havia permanecido neutrona Segunda Guerra Mundial.

88. Bebidas gaseificadas apresentam o inconvenientede perderem a graça depois de abertas. A pressão doCO2 no interior de uma garrafa de refrigerante, antesde ser aberta, gira em torno de 3,5 atm, e é sabido que,depois de aberta, ele não apresenta as mesmas carac-terísticas iniciais. Considere uma garrafa de refrigerantede 2 litros, sendo aberta e fechada a cada 4 horas, reti-rando-se de seu interior 250 mL de refrigerante de cadavez. Nessas condições, pode-se afirmar corretamenteque, dos gráficos a seguir, o que mais se aproxima docomportamento da pressão dentro da garrafa, em fun-ção do tempo é o:

a)

b)

363228242016128400

1

2

3

P/at

m

4

tempo/h

36322824201612840

1

2

3

P/at

m

4

tempo/h0

Page 24: P M INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA · Considere o parágrafo e o verbete extraído do Dicio-nário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. aliás - advérbio. ... texto

DIDATIKAVESTIBULARESf

24 | Tipo Primeira Fase

Didatika Vestibulares

c)

d)

89. Foram estudados, independentemente, o compor-tamento de uma amostra de 100 mg do radioisótopobismuto-212 e o de uma amostra de 100 mg doradioisótopo bismuto-214. Essas espécies sofrem de-sintegração radioativa distinta, sendo o bismuto-212um emissor , enquanto que o bismuto-214 é um emis-sor . As variações das massas desses radioisótoposforam acompanhadas ao longo dos experimentos. Ográfico a seguir ilustra as observações experimentaisobtidas durante as primeiras duas horas de acompa-nhamento.

Dado número atômico (Z): T = 81, Bi = 83 e Po = 84

Sobre esse experimento é incorreto afirmar que:a) a meia vida do 212Bi é de 60 minutosb) após aproximadamente 25 minutos do início do ex-perimento, a relação entre a massa de 212Bi e a massade 212Po é igual a 3.c) no decaimento do 214Bi forma-se o isótopo 210T.d) após 4 horas do início do experimento, ainda restam12,5 mg de 212Bi sem sofrer desintegração radioativa.

90. A água oxigenada é o nome dado à solução comer-cial de peróxido de hidrogênio (H2O2) em água. Em lo-jas de produtos químicos é possível adquirir frascoscontendo água oxigenada 200 volumes. Essa concen-tração indica que a decomposição total do peróxido dehidrogênio contida em 1,0 L de solução produz 200 L degás oxigênio medidos na CNTP. A reação de decompo-sição da água oxigenada é representada pela equaçãoquímica a seguir.

2 H2O2 (aq) 2 HO () + O2 (g)Dado:Volume de 1 mol de gás na CNTP é 22,4 L.

H2O2 = 34 g/mol

Desse modo, 50 mL dessa solução contém, aproxima-damente:a) 10 g de H2O2. b) 20 g de H2O2.c) 30 g de H2O2. d) 40 g de H2O2.

bismuto-212bismuto-214

tempo (min)

20 40 60 80 100 1200

0

25

50

75

100

mas

sa (

mg)

36322824201612840

1

2

3

P/at

m

4

tempo/h

36322824201612840

1

2

3

P/at

m

4

tempo/h0

0