os%20 mineiros%20do%20chile[1]

26
OS MINEIROS DO OS MINEIROS DO CHILE: CHILE: Um estudo Um estudo Psicossocial Psicossocial

Upload: profcelsoklein

Post on 03-Jul-2015

536 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

OS MINEIROS DO OS MINEIROS DO CHILE: CHILE:

Um estudo Um estudo PsicossocialPsicossocial

O SoterramentoO Soterramento

A situação é de confinamento, A situação é de confinamento, enclausuramento.enclausuramento.

O mundo subterrâneo, o subsolo - diante O mundo subterrâneo, o subsolo - diante do desastre passa a ser um espaço de luta do desastre passa a ser um espaço de luta de sobrevivência – EXPERIÊNCIA DE de sobrevivência – EXPERIÊNCIA DE ASSOMBRAMENTOASSOMBRAMENTO

EXPERIÊNCIA DE MORTEEXPERIÊNCIA DE MORTE

A experiência do confinamento impõe A experiência do confinamento impõe uma rotina rígida, para atender uma rotina rígida, para atender necessidades da organização psíquica, necessidades da organização psíquica, social, fisiológica dos sobreviventes.social, fisiológica dos sobreviventes.

Especialista sugere que os mineiros Especialista sugere que os mineiros viveram , numa espécie de “bolha” – terão viveram , numa espécie de “bolha” – terão que passar por uma descompressãoque passar por uma descompressão

COMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃO

Um pequeno duto de 16 centímetros de Um pequeno duto de 16 centímetros de diâmetro é o único contato com o diâmetro é o único contato com o exterior. exterior.

Esse canal é fundamental para amenizar Esse canal é fundamental para amenizar os efeitos de estresse e ansiedade os efeitos de estresse e ansiedade causados pelo soterramento.causados pelo soterramento.

Pelo duto, os mineiros recebem água, Pelo duto, os mineiros recebem água, alimentos e notícias do mundo exterior. alimentos e notícias do mundo exterior. Até vídeos de futebol, com cenas de jogos Até vídeos de futebol, com cenas de jogos de Pelé e Maradona, foram enviados aos de Pelé e Maradona, foram enviados aos mineiros, além de cartas das famílias. mineiros, além de cartas das famílias.

O resgate poderia durar até quatro meses. O resgate poderia durar até quatro meses. Após a descoberta de que os mineiros Após a descoberta de que os mineiros estavam vivos, as autoridades chilenas estavam vivos, as autoridades chilenas evitaram informá-los de que o resgate evitaram informá-los de que o resgate seria longo. Ao decorrer da semana, eles seria longo. Ao decorrer da semana, eles ficaram cientes de que a operação levaria ficaram cientes de que a operação levaria pelo menos mais de um mês.pelo menos mais de um mês.

No acidente do dia 5 de agosto, quando No acidente do dia 5 de agosto, quando acesso à mina foi bloqueado, os 33 acesso à mina foi bloqueado, os 33 mineiros soterrados não puderam sair mineiros soterrados não puderam sair porque o duto que supostamente serviria porque o duto que supostamente serviria como via de escape não contava com as como via de escape não contava com as escadas necessárias. escadas necessárias.

A existência de um líder também colabora A existência de um líder também colabora para evitar crises no comportamento do para evitar crises no comportamento do grupo. O mineiro Luís Urzua é o chefe dos grupo. O mineiro Luís Urzua é o chefe dos trabalhadores e estabeleceu funções e trabalhadores e estabeleceu funções e tarefas, além do racionamento de tarefas, além do racionamento de alimentos, que os permitiu sobreviver até alimentos, que os permitiu sobreviver até entrar em contato com o mundo exterior. entrar em contato com o mundo exterior.

Solidariedade entro os mineirosSolidariedade entro os mineiros Psicólogos apontam que a solidariedade Psicólogos apontam que a solidariedade

entre os mineiros, que tiveram de se unir entre os mineiros, que tiveram de se unir pela própria sobrevivência, deve ajudar na pela própria sobrevivência, deve ajudar na recuperação.recuperação.

““Muitas pessoas superam as adversidades Muitas pessoas superam as adversidades que vivenciam quando compartilham essa que vivenciam quando compartilham essa experiência”, dia o psiquiatra, Christopher experiência”, dia o psiquiatra, Christopher Findlay.O especialista em trauma crê que o Findlay.O especialista em trauma crê que o tempo passado no subterrâneo pode ter tempo passado no subterrâneo pode ter sido útil para processar parte da sido útil para processar parte da experiência.experiência.

"A convivência entre eles também ajuda. "A convivência entre eles também ajuda. O grupo sempre vai ajudar, mas algumas O grupo sempre vai ajudar, mas algumas pessoas podem atrapalhar, dependendo pessoas podem atrapalhar, dependendo da reação delas aí dentro". da reação delas aí dentro".

Segundo o governo chileno, cinco dos 33 Segundo o governo chileno, cinco dos 33 trabalhadores têm sinais de depressão. trabalhadores têm sinais de depressão. Para o médico do IPQ, sob um estresse Para o médico do IPQ, sob um estresse prolongado, em caso de meses, a prolongado, em caso de meses, a probabilidade de desencadear uma probabilidade de desencadear uma depressão decorrente da circunstância é depressão decorrente da circunstância é muito grande. muito grande.

O que será dos 33 Mineiros?O que será dos 33 Mineiros?

Sem querer, os mineiros passaram de Sem querer, os mineiros passaram de trabalhadores anônimos a celebridades trabalhadores anônimos a celebridades midiáticas. Psicólogos chamam atenção midiáticas. Psicólogos chamam atenção para as possíveis conseqüências do para as possíveis conseqüências do episódio vivido pelos homens, como episódio vivido pelos homens, como estresse pós-traumático e impactos da estresse pós-traumático e impactos da fama inesperada. fama inesperada.

O risco de que sofram de transtorno de O risco de que sofram de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) também estresse pós-traumático (TEPT) também existe: o indivíduo "revive" com lembranças existe: o indivíduo "revive" com lembranças e pensamentos a situação traumática e e pensamentos a situação traumática e disso podem derivar sintomas físicos, como disso podem derivar sintomas físicos, como insônia e irritabilidade. insônia e irritabilidade.

""O problema pode se desenvolver de forma O problema pode se desenvolver de forma aguda, que pode durar de dois a três meses aguda, que pode durar de dois a três meses e desaparecer, ou crônica, que requer apoio e desaparecer, ou crônica, que requer apoio psiquiátrico ou psicológico de longo prazo", psiquiátrico ou psicológico de longo prazo", diz González. diz González.

Eles serão capazes de trabalhar Eles serão capazes de trabalhar em uma mina novamente?em uma mina novamente?

Isto dependerá das necessidades de cada Isto dependerá das necessidades de cada um e de sua força psicológica, o que vai um e de sua força psicológica, o que vai variar entre os mineiros. Alguns já variar entre os mineiros. Alguns já adiantaram que pretendem abandonar a adiantaram que pretendem abandonar a mineração. mineração.

ReadaptaçãoReadaptação Há relatos de que os mineiros concordaram Há relatos de que os mineiros concordaram

legalmente em compartilhar de maneira legalmente em compartilhar de maneira igualitária os frutos de sua história.igualitária os frutos de sua história.

O Dr. Thompson sublima que os homens O Dr. Thompson sublima que os homens viveram dois meses em uma espécie de viveram dois meses em uma espécie de bolha, acostumados a uma alimentação bolha, acostumados a uma alimentação regulada, exercícios rotineiros e turnos regulada, exercícios rotineiros e turnos padrões. padrões.

“ “ Eles terão de passar por uma Eles terão de passar por uma descompressão para voltar a tocar sua descompressão para voltar a tocar sua própria vida,” afirmou o psicólogo.própria vida,” afirmou o psicólogo.

Da euforia à depressãoDa euforia à depressão

Depois de tudo que passaram nesses dois Depois de tudo que passaram nesses dois meses soterrados, vem a euforia – o grande meses soterrados, vem a euforia – o grande alivio, a emoção de reencontrar a família, a alivio, a emoção de reencontrar a família, a comemoração de um resgate bem-sucedido.comemoração de um resgate bem-sucedido.

Por mais de dois meses, os homens viveram Por mais de dois meses, os homens viveram no subsolo a quase 700 metros de no subsolo a quase 700 metros de profundidade, no interior da mina. Os profundidade, no interior da mina. Os primeiros chegaram à superfície após uma primeiros chegaram à superfície após uma tensa viagem de 20 minutos dentro de uma tensa viagem de 20 minutos dentro de uma minúscula cápsula, e se depararam com a minúscula cápsula, e se depararam com a emoção das famílias e os olhos da mídia.emoção das famílias e os olhos da mídia.

InternalizaçãoInternalização

Psicólogos dizem que internalizar a Psicólogos dizem que internalizar a experiência será um desafio. Alguns podem experiência será um desafio. Alguns podem sofrer estresse pós-traumático na tentativa sofrer estresse pós-traumático na tentativa de se reajustar à vida comum.de se reajustar à vida comum.

“ “Pode ser que as lembranças do evento Pode ser que as lembranças do evento ainda causem insônia, pode ser que o sono ainda causem insônia, pode ser que o sono seja problemático, pode ser que eles se seja problemático, pode ser que eles se peguem pensando no acontecimento muito peguem pensando no acontecimento muito frequentemente”, afirma o Dr. Thompson.frequentemente”, afirma o Dr. Thompson.

““Certas coisas vão desencadear as Certas coisas vão desencadear as lembranças do evento – sensações, o lembranças do evento – sensações, o cheiro da terra ou o ruído da broca. Eles cheiro da terra ou o ruído da broca. Eles ficarão surpresos ao descobrir que, mesmo ficarão surpresos ao descobrir que, mesmo tendo saído de dentro da mina, ainda se tendo saído de dentro da mina, ainda se sentirão fisicamente nela”. sentirão fisicamente nela”.

Para o psicólogo, “ se eles tiverem tido Para o psicólogo, “ se eles tiverem tido uma forte impressão de que morreriam, uma forte impressão de que morreriam, haverá uma enorme tensão emocional”.haverá uma enorme tensão emocional”.

Famílias dos mineiros estão no alvo Famílias dos mineiros estão no alvo dos impactos psicológicosdos impactos psicológicos

Apesar do papel secundário que as famílias dos Apesar do papel secundário que as famílias dos mineiros tiveram em seu resgate mineiros tiveram em seu resgate cinematográfico de mais de 22 horas, elas agora cinematográfico de mais de 22 horas, elas agora podem protagonizar juntamente com eles um podem protagonizar juntamente com eles um drama comum após situações de trauma drama comum após situações de trauma intenso. Quando as luzes das câmeras se intenso. Quando as luzes das câmeras se apagarem, os flashes dos fotógrafos ficarem apagarem, os flashes dos fotógrafos ficarem escassos e a euforia da sobrevivência diminuir escassos e a euforia da sobrevivência diminuir em meio à rotina, os impactos psicológicos, em meio à rotina, os impactos psicológicos, dizem os especialistas, podem vir à tona.dizem os especialistas, podem vir à tona.

O estresse pós-traumático é uma O estresse pós-traumático é uma manifestação persistente ou tardia de manifestação persistente ou tardia de sintomas como pesadelos recorrentes, sintomas como pesadelos recorrentes, angústia, medo e depressão. angústia, medo e depressão.

É assim denominado em duas situações. É assim denominado em duas situações. Uma delas é quando os sintomas duram Uma delas é quando os sintomas duram por mais de dois meses após o trauma. A por mais de dois meses após o trauma. A outra é quando surgem entre 90 dias e outra é quando surgem entre 90 dias e em até 5 anos.em até 5 anos.

Luto em suspensoLuto em suspenso “ “O soterramento do Chile é um O soterramento do Chile é um

acontecimento único no mundo. Apesar da acontecimento único no mundo. Apesar da catástrofe – que não esperamos assistir catástrofe – que não esperamos assistir novamente –, a situação dos mineiros e de novamente –, a situação dos mineiros e de seus parentes é um terreno fértil para seus parentes é um terreno fértil para pesquisas sobre medicina e psicoterapia. Por pesquisas sobre medicina e psicoterapia. Por isso, acredito que eles precisam ser isso, acredito que eles precisam ser acompanhados por pelo menos cinco anos”, acompanhados por pelo menos cinco anos”, afirmou o médico Eduardo Ferreira-Santos, afirmou o médico Eduardo Ferreira-Santos, psiquiatra coordenador do Hospital das psiquiatra coordenador do Hospital das Clínicas de São Paulo e especializado em Clínicas de São Paulo e especializado em traumas e violência.traumas e violência.

O doutor em Neurociências e O doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Psicologia da Universidade de São Paulo, Julio Peres, lembra que, não bastasse a Julio Peres, lembra que, não bastasse a angústia da espera, essas famílias angústia da espera, essas famílias vivenciaram por 17 dias um “luto em vivenciaram por 17 dias um “luto em suspenso”.suspenso”.

“ “As primeiras duas semanas foram de As primeiras duas semanas foram de ausência total de noticias. Até surgir ausência total de noticias. Até surgir aquele bilhete dizendo que os mineiros aquele bilhete dizendo que os mineiros estavam vivos e bem, os parentes estavam vivos e bem, os parentes conviveram com uma angústia sobre o conviveram com uma angústia sobre o imponderável”, afirmou Peres.imponderável”, afirmou Peres.

Celebridades, e aí?Celebridades, e aí?

““A grande dificuldade é responder o ‘e aí?’, A grande dificuldade é responder o ‘e aí?’, diz Eduardo Ferreira-Santos. “Não diz Eduardo Ferreira-Santos. “Não sabemos se os mineiros vão usar essa sabemos se os mineiros vão usar essa experiência, seguida de exposição heróica, experiência, seguida de exposição heróica, a seu favor ou de forma prejudicial”, disse. a seu favor ou de forma prejudicial”, disse. De acordo com ele, também é difícil De acordo com ele, também é difícil mensurar se as suas famílias serão mais mensurar se as suas famílias serão mais protegidas ou mais vitimadas por ocupar protegidas ou mais vitimadas por ocupar esse papel secundário – até mesmo na esse papel secundário – até mesmo na mídia – depois do resgate dos 33 homens.mídia – depois do resgate dos 33 homens.

O psiquiatra José Thomé, coordenador da O psiquiatra José Thomé, coordenador da comissão técnica de intervenções em comissão técnica de intervenções em desastres e crises da Associação Brasileira desastres e crises da Associação Brasileira de Psiquiatria, fala a VEJA.com sobre a de Psiquiatria, fala a VEJA.com sobre a situação em que se encontram os 33 situação em que se encontram os 33 mineiros soterrados no Chile, desde o dia 5 mineiros soterrados no Chile, desde o dia 5 de agosto, quando uma rocha desabou na de agosto, quando uma rocha desabou na mina de San José, no deserto de Atacama, mina de San José, no deserto de Atacama, eles estão presos a 700 metros de eles estão presos a 700 metros de profundidade, onde devem permanecer por profundidade, onde devem permanecer por até quatro meses. até quatro meses.

Se o estado de saúde físico desses operários já Se o estado de saúde físico desses operários já está relativamente controlado, eles começam a está relativamente controlado, eles começam a apresentar os primeiros sinais de problemas apresentar os primeiros sinais de problemas psicológicos. Nesta sexta-feira, cinco deles foram psicológicos. Nesta sexta-feira, cinco deles foram oficialmente diagnosticados com depressão. O oficialmente diagnosticados com depressão. O estresse causado pela clausura e pelo longo estresse causado pela clausura e pelo longo período de espera parece ser um dos principais período de espera parece ser um dos principais obstáculos. obstáculos.

“Por melhor que seja a condição emocional “Por melhor que seja a condição emocional dessas pessoas, passar por esse tipo de situação dessas pessoas, passar por esse tipo de situação significa, indubitavelmente, que vão desenvolver significa, indubitavelmente, que vão desenvolver algum transtorno ”, diz Thomé. O médico revela algum transtorno ”, diz Thomé. O médico revela quais tipos de pensamentos passaram e ainda quais tipos de pensamentos passaram e ainda devem passar pela cabeça desses operários e devem passar pela cabeça desses operários e explica sobre os riscos psicológicos que eles explica sobre os riscos psicológicos que eles correm ao longo do processo de resgate.correm ao longo do processo de resgate.

Por sua vez o diretor da Escola de Medicina da Por sua vez o diretor da Escola de Medicina da Universidade Universidade de Santiago de Chilede Santiago de Chile, Ricardo Peña, , Ricardo Peña, considera que há uma série de fatores muito considera que há uma série de fatores muito importantes que se devem considerar ao importantes que se devem considerar ao momento de resgatar aos trabalhadores. Assim, a momento de resgatar aos trabalhadores. Assim, a esperança do médico se enfoca em que os esperança do médico se enfoca em que os trabalhadores, depois do atendimento médico trabalhadores, depois do atendimento médico com que foram tratados, não deveriam com que foram tratados, não deveriam apresentar maiores problemas ao momento de apresentar maiores problemas ao momento de sair, além de uma sair, além de uma adaptação física e adaptação física e psicológica que deveria demorar 15 diaspsicológica que deveria demorar 15 dias. .

Um resgate saudávelUm resgate saudável

O especialista recomenda que O especialista recomenda que a extração a extração deveria realizar-se de noite para que deveria realizar-se de noite para que se reduzam as possibilidades de se reduzam as possibilidades de sofrer problemas visuaissofrer problemas visuais. . De outro De outro modo, crê que os mineiros deverão modo, crê que os mineiros deverão sair com antiparras e acostumá-los à sair com antiparras e acostumá-los à luz gradualmente, coisa de evitar luz gradualmente, coisa de evitar algum problema de cegueira algum problema de cegueira temporária.temporária.

Experiências que mudam a vidaExperiências que mudam a vida Esta experiência pode provocar que os Esta experiência pode provocar que os

mineiros valorizem aspectos da vida mineiros valorizem aspectos da vida terrenal de uma forma absolutamente terrenal de uma forma absolutamente diferente ao momento de sair, como a diferente ao momento de sair, como a família, os filhos ou o larfamília, os filhos ou o lar” indica o docente da ” indica o docente da Escola de Psicologia da Universidade Escola de Psicologia da Universidade de Valparaísode Valparaíso, Guido Demicheli., Guido Demicheli.

““Provavelmente, uns mais do que outros Provavelmente, uns mais do que outros serão os que deverão ter ajuda intensiva serão os que deverão ter ajuda intensiva porque dizer do que todos a precisarão é porque dizer do que todos a precisarão é um exageroum exagero, inclusive poderia ter alguns que , inclusive poderia ter alguns que não apresentem grandes mudanças e que cedo não apresentem grandes mudanças e que cedo estejam capacitados para voltar a baixar a uma estejam capacitados para voltar a baixar a uma mina”. mina”.

Condição psicológicaCondição psicológica

No dia anterior, a mulher de Mamani afirmou ao No dia anterior, a mulher de Mamani afirmou ao site de VEJA que o marido estava extremamente site de VEJA que o marido estava extremamente assustado e chorava muito. “Ele me falou que assustado e chorava muito. “Ele me falou que coisas muito fortes aconteceram lá embaixo na coisas muito fortes aconteceram lá embaixo na mina, mas que contaria aos poucos”, disse.mina, mas que contaria aos poucos”, disse.

Perguntado sobre o assunto, o chefe da equipe de Perguntado sobre o assunto, o chefe da equipe de psicólogos que tratou os mineiros, Alberto Iturra, psicólogos que tratou os mineiros, Alberto Iturra, afirmou que o nervosismo de Mamani era normal afirmou que o nervosismo de Mamani era normal devido à situação. “Todos os mineiros estão devido à situação. “Todos os mineiros estão extasiados com toda esta situação, o que extasiados com toda esta situação, o que prejudica o estado psicológico deles”, justificouprejudica o estado psicológico deles”, justificou..