os produtos digitais vendidos na internet e o icms

14
Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS Fernando Silva Halmos Nascimento Marília Neves

Upload: marc

Post on 10-Feb-2016

28 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS. Fernando Silva Halmos Nascimento Marília Neves. Roteiro. Motivação O ICMS . Motivação. O índice de varejo online (VOL) somou R$ 495,9 milhões em janeiro de 2004, 47% superior ao registrado no mesmo período do ano passado - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMSFernando SilvaHalmos NascimentoMarília Neves

Page 2: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

RoteiroMotivaçãoO ICMS

Page 3: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

MotivaçãoO índice de varejo online (VOL) somou R$ 495,9 milhões em janeiro de 2004, 47% superior ao registrado no mesmo período do ano passadoCrescimento de 23,7% no VOL em relação ao ano anterior4,94% das transações B2B foram feitas pela internetTransações B2C feitas pela internet representaram 2,08% do mercado total Transações comerciais eletrônicas devem ser tributadas? Quais os tributos aplicáveis?

Page 4: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

O ICMSO que é o ICMSConceito de Mercadoria Aquilo que é objeto de comércio; bem econômico

destinado à venda; mercancia. (Aurélio) OU Bem comerciável, tangível (em distinção a

serviço); mercanciaIncidência do ICMSNão Incidência

Page 5: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

O ICMSAlíquotas Dependente da essencialidade:

Perfumes, fumo, álcool – 25% Serviços de Transporte, pães, frutas –

12% Serviços, bens e mercadorias – 17% Tijolo,telha,barro – 7%

Page 6: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

SoftwareDefinição técnica da Informática versus Trabalho Intelectual Humano (cujos direitos deverão ser preservados e respeitados)O mesmo raciocínio vale para os demais produtos digitais!

Page 7: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

ICMS em software/produtos digitais

Após adentrar no mercado, o valor econômico do software está no “utilizar”Cópia ilegal => Crime de PiratariaCópia Legal => Acesso ao direito de uso dentro da LeiCessão de Direitos é bem? E corpóreo? Não entra o ICMS? Pirataria não é cessão de uso.Então deveríamos cobrar ICMS de softwares ilegais?

Page 8: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

Diferenças entre produtos “virtuais” e reais

Software não é mercadoriaProdutos digitais não se enquadram na Legislações Tributária tradicional.Como fazer então para cobrar o ICMS?Há duas alternativas a ser pensadas:- alterar a hipótese de incidência de ICMS;- criar um novo imposto similar ao ICMS para software.

Page 9: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

Do Supremo Tribunal Federal sobre o “software de prateleira”...

O ICMS deverá incidir sobre o software “de prateleira” Esta decisão não é muito correta, pois o que interessa no software não é a mercadoria em si, mas sim o direito de uso (que não se encaixa na categoria de mercadoria)Com os produtos de Internet a situação é ainda pior (não há estoques nem corpo físico)!

Page 10: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

PortantoSoftware não é bem corpóreo nem mercadoriaProdutos digitais não se encaixam no conceito de que mercadoria é um bem corpóreo...... Portanto até o momento não são tributáveis pelo ICMS!

Page 11: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

ConflitosEm 1998 a OCDE decide que produtos digitais não são mercadoria.Estados Unidos: Há o “Internet Tax Freedom Act”, moratória que expira em 2006 (perdas de U.S$-46 bilhões) Pruduto digital não é mercadoria, certo, mas a forma de envio determina sua natureza?

Page 12: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

ConclusõesSobre a venda de software não deve incidir ICMS com a definição atual de mercadoriaSobre a venda de software de prateleira o STF já decidiu pela incidência do ICMSA decisão acima já implica pela não incidência de produtos digitais pela internetVários países e a OCDE seguem este raciocínio

Page 13: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

Em aberto...Se resolvermos taxar produtos digitais em território nacional, como ficarão os importados?Não haverá perdas para a indústria nacional e quebra do princípio de livre concorrência?

Page 14: Os Produtos Digitais Vendidos na Internet e o ICMS

BibliografiaInternet Tax Freedom Act. disponível emhttp://www.internetnews.com/ec-news/print.php/859721 Sobre ICMS. disponível em: http://geocities.yahoo.com.br/rfulan23/icms.html acessado em (Mar/2004)sobre tributos e internet. disponível em http://www.tributarista.org.br/content/estudos/internet.html acessado (Mar/2004)Comércio Eletrônico. Disponível em: http://www.mct.gov.br/Temas/info/Imprensa/Comercio Eletronico.htm. (Mar/2004)IDG Now. Disponível em: http://idgnow.terra.com.br/idgnow/idgnow.html. acessado em (Mar/2004)(explicar..)http://www.portaltributario.com.br/tributos/icms.html acessado em (Mar/2004)

http://geocities.yahoo.com.br/rfulan23/icms.html acessado em (Mar/2004)

http://www.ac.gov.br/sefaz/efiscal/ICMS.htm acessado em (Mar/2004)