orientações sobre as atividades de alfabetização módulo 1

31
Caro Monitor, Apresentamos as orientações do Material de Apoio a Alfabetização para as turmas de 4º ano de escolaridade da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias. Nesse material pretendemos focalizar as questões relativas à experiência inicial com a leitura e a escrita de textos. Ele é composto pelos mesmos textos utilizados no material referente ao estudo dos descritores da Prova Brasil, Módulo I - Apostila de Língua Portuguesa, também utilizado com turmas do 4º ano de escolaridade, porém com um enfoque diferente. Com esse material você entrará em contato com formas diversificadas de interação com os alunos visando atender às necessidades individuais e os ritmos diferenciados de aprendizagem de cada um. Com esse trabalho, em parceria com vocês, buscaremos aprofundar a nossa reflexão a respeito do processo educacional voltado para a alfabetização. Mesmo sabendo que muitas das sugestões apresentadas já fazem parte da prática do professor em sala de aula, queremos ampliar a compreensão dos processos de leitura e escrita, tão desafiadores, e trazer estímulos novos ao trabalho já construído em sala de aula. É importante compreender como, por que e para que usar cada atividade com nossos alunos, além disso, as atividades devem trazer contribuições valiosas para os alunos exercitarem as habilidades já construídas dentro de sala de aula e elaborarem novos conceitos e saberes de maneira ativa e perceptiva. Contamos com sua contribuição imprescindível para que o trabalho pedagógico seja agradável e produtivo, tanto para você quanto para os alunos. Utilize sua criatividade e entusiasmo, sempre. Atenciosamente, Equipe Projeto CONSEGUIR

Upload: conseguir

Post on 06-Jun-2015

11.306 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Caro Monitor,

Apresentamos as orientações do Material de Apoio a Alfabetização para as turmas de 4º ano

de escolaridade da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias.

Nesse material pretendemos focalizar as questões relativas à experiência inicial com a leitura

e a escrita de textos. Ele é composto pelos mesmos textos utilizados no material referente ao estudo

dos descritores da Prova Brasil, Módulo I - Apostila de Língua Portuguesa, também utilizado com

turmas do 4º ano de escolaridade, porém com um enfoque diferente.

Com esse material você entrará em contato com formas diversificadas de interação com os

alunos visando atender às necessidades individuais e os ritmos diferenciados de aprendizagem de

cada um.

Com esse trabalho, em parceria com vocês, buscaremos aprofundar a nossa reflexão a

respeito do processo educacional voltado para a alfabetização. Mesmo sabendo que muitas das

sugestões apresentadas já fazem parte da prática do professor em sala de aula, queremos ampliar a

compreensão dos processos de leitura e escrita, tão desafiadores, e trazer estímulos novos ao

trabalho já construído em sala de aula. É importante compreender como, por que e para que usar

cada atividade com nossos alunos, além disso, as atividades devem trazer contribuições valiosas

para os alunos exercitarem as habilidades já construídas dentro de sala de aula e elaborarem novos

conceitos e saberes de maneira ativa e perceptiva.

Contamos com sua contribuição imprescindível para que o trabalho pedagógico seja

agradável e produtivo, tanto para você quanto para os alunos. Utilize sua criatividade e entusiasmo,

sempre.

Atenciosamente,

Equipe Projeto CONSEGUIR

LEIA O TEXTO COM SEUS COLEGAS E MONITOR

SEU LOBO Seu Lobo, por que esses olhos tão grandes? Pra te ver, Chapeuzinho. Seu Lobo, por que essas pernas tão grandes? Pra correr atrás de ti, Chapeuzinho. Seu Lobo, por que esses braços tão fortes? Pra te pegar, Chapeuzinho. Seu Lobo, por que essas patas tão grandes? Pra te apertar, Chapeuzinho. Seu Lobo, por que esse nariz tão grande? Pra te cheirar, Chapeuzinho. Seu Lobo, por que essa boca tão grande? Ah, deixa de ser enjoada, Chapeuzinho!

CAPPARELLI, Sérgio. Minha sombra. Porto Alegre, L&PM, 2001

AGORA É COM VOCÊ...

Qual o título do texto?

___________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Encontre no texto as palavras que indicam as partes do corpo do lobo.

________________________ ________________________

________________________ ________________________

________________________ ________________________

Você já ouviu a história da Chapeuzinho Vermelho?

SIM NÃO

Vamos ler essas dicas e tentar descobrir quem é a personagem da história.

DICAS...

Vamos brincar de desenhar. Desenhe as partes do corpo do lobo

Junte com seu monitor escreva por que você acha que o lobo chamou a Chapeuzinho de enjoada?

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

Neste momento é importante que você, monitor, envolva os alunos no prazer da leitura. Comece com antecipações, questionando os alunos, envolvendo-os de forma que utilizem sua imaginação para inferir informações sobre o texto. Use as ilustrações como aliadas. Através da leitura de imagens pode-se descobrir o que está escrito em algum lugar. Depois da leitura do texto, explore-o de forma oral.

É importante, sempre ao lermos um texto, informarmos aos alunos sua fonte e seus autores. Aos poucos iremos familiarizá-los com esse tipo de informação. Nosso objetivo é que, ao decorrer das atividades, os alunos sejam capazes de descobrir essas informações sem o auxílio do monitor.

A esta atividade chamamos de atividade de leitura e estará presente em todos os textos trabalhados na apostila. Nessa atividade o aluno deverá colocar em jogo tudo que pensa sobre a leitura. Quando ditamos uma palavra que já está escrita no texto e o desafiamos a encontrá-la, estamos fazendo com que nosso aluno utilize algumas estratégias de leitura para identificá-las. Essa atividade pode e dever ser feita mesmo que nosso aluno não leia de forma convencional. Ao escolhermos as palavras devemos nos atentar em escolher substantivos, pois são palavras que possuem um sentido mais concreto para alunos ainda não alfabetizados. Seguem algumas sugestões: lobo, olhos, chapeuzinho, patas, nariz, boca. O número de palavras a serem ditadas pode variar. Fica a cargo do monitor, percebendo o envolvimento dos alunos, quantas e quais palavras irá ditar.

Muito boazinha, adora comer doces, estava doente na história.

É uma menina alegre. Faz de tudo para ajudar sua mãe e adora sua avó

Muito malvado, entrou na casa da vovó e a devorou inteirinha.

boca

nariz

olhos

Esta atividade também envolve a leitura. As palavras que indicam partes do corpo do lobo já estão escritas no texto, porém é necessário que o aluno utilize estratégias para identificá-las. Caso os alunos encontrem dificuldades, informe-os sobre as letras iniciais das palavras. Isso pode tornar o processo mais fácil.

Aqui estão envolvidas duas áreas do conhecimento: leitura e escrita. A leitura das dicas pode ser feita coletivamente. Na escrita, os alunos podem encontrar muitas dificuldades. Sempre que o aluno vai escrever, ele precisa pôr em prática todos os conhecimentos prévios que possui, por isso, é interessante orientá-lo em sua escrita de forma sistemática. Primeiro o aluno precisa organizar seu pensamento e saber o que realmente quer escrever, depois precisa pensar na letra inicial e final da palavra a ser escrita, e ainda precisa reconhecer o som de cada letra. Todos esses conhecimentos são adquiridos com muita prática, portanto, mesmo que o aluno não saiba escrever convencionalmente, ele precisa ser desafiado para tal quantas vezes forem necessárias.

Esta atividade também envolverá a leitura. É importante encorajá-los, já que essas palavras foram trabalhadas o tempo todo durante a atividade.

A atividade final envolve uma produção textual que deve ser feita de forma coletiva, ou seja, os alunos produzirão o texto de forma oral e o monitor, torna-se apenas o escriba de tal texto. Porém é importante que sejam feitas algumas intervenções no momento dessa produção, principalmente intervenções gramaticais, para tornar o texto um modelo bem escrito. No primeiro momento as produções não precisam ser muito extensas, precisam apenas transmitir a informação de forma clara. No momento da escrita do texto no quadro, pode-se questioná-los quanto às letras que serão utilizadas para escrever algumas das palavras que aparecerão no texto.

LEIA O TEXTO COM SEUS COLEGAS E MONITOR

OU ISTO OU AQUILO Ou se tem chuva e não se tem sol ou se tem sol e não se tem chuva! Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva! Quem sobe nos ares não fica no chão, quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares! Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro. Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo... e vivo escolhendo o dia inteiro! Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranquilo. Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles. In: Ou isto ou aquilo. Nova Fronteira, 2002

AGORA É COM VOCÊ... Que tipo de texto é esse?

poema notícia piada receita

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Encontre no texto palavras com 4 letras

Vamos ler esses trechos do texto ilustrando as palavras em destaque.

“Ou se tem CHUVA e não se tem SOL”

“Ou se calça a LUVA e não se põe o ANEL”

Se você tivesse que escolher entre ISTO e AQUILO, o que você escolheria? Escreva o nome dos desenhos e pinte somente a sua escolha.

____________________ ____ ____________________

Com a ajuda do monitor escreva se você prefere brincar ou estudar e por quê?

______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

? ?

ATIVIDADE 2

Explore o texto com os alunos. Leia o título e peça que imaginem do que se trata tal texto. Questione sobre sua formatação (em versos) e, tomando-a como objeto de análise, converse com eles sobre o gênero a que pertence esse texto. A exploração do texto oralmente enriquece o trabalho. É interessante nesse texto explorarmos a oposição, se temos ou fazemos determinada coisa, não podemos ter ou fazer outra.

É importante atentar para a referência do texto trabalhado. A partir da referência, muitas vezes, é possível identificar seu gênero. Precisamos explicar cada um dos itens da referência bibliográfica, para que o aluno identifique todas as informações necessárias.

A questão do gênero textual é de extrema importância para nossos alunos, pois reconhecendo o gênero a que pertence determinado texto, ele poderá identificar sua função social e assim perceber a importância da leitura no mundo. Nessa atividade é interessante que sejam discutidas todas as opções propostas. Questione seus alunos e através de seus conhecimentos prévios exemplifique cada um dos gêneros.

Nesse texto sugerimos as seguintes palavras para essa atividade que envolve o desenvolvimento da leitura: chuva, sol, anel, luva, chão, dinheiro, doce. Incentive os alunos a encontrarem essas palavras no texto. Caso os alunos encontrem dificuldades, atente-os para as letras iniciais das palavras a serem encontradas.

Para essa atividade é necessário que os alunos voltem ao texto e reconheçam a diferença entre letras e palavras. Algumas das palavras utilizadas na atividade anterior podem ser aproveitadas nesse momento.

Essa atividade é considerada como uma atividade de leitura. Você pode voltar ao texto e identificar em qual parte dele se encontram essas frases, e a partir daí tentar identificar as palavras em destaque para desenhar. Nesse momento é importante que os alunos reconheçam as letras do alfabeto e seus sons. Caso encontrem muitas dificuldades, você também pode ajudá-los fazendo uma leitura de ajuste coletiva das frases.

Nessa atividade de escrita é importante que no primeiro momento os alunos arrisquem sua escrita individual. As intervenções podem ser feitas individualmente, mas é necessário que eles sintam-se capazes de escrever mesmo que não convencionalmente. Provavelmente não haverá tempo suficiente para intervenções individuais com todos os alunos, daí então a escrita pode ser feita coletivamente com a participação de todos utilizando o quadro-negro. Também é importante a discussão oral sobre as preferências dos alunos. A conversa informal faz com que se sintam mais seguros em expressar sua opinião.

A produção textual deve ser feita de forma coletiva. Através da interação os alunos conseguem desenvolver seus conhecimentos sobre a língua. É importante a participação de todos nesse momento, tanto na organização do pensamento, quanto na escrita do texto. Questioná-los sobre quais letras usar na escrita das palavras também é uma boa opção para a reflexão sobre a língua escrita.

OBSERVE ESSA PROPAGANDA

Passe uma linha em volta dos nomes dos animais que aparecem na propaganda.

CACHORRO VACA PORCO GALINHA GATO

Circule na propaganda as palavras que seu monitor irá ditar.

Você tem algum animal de estimação? Escreva o nome deles.

_______________________ __________________________

Procure na propaganda uma palavra que comece com b

Vamos fazer duas listas. Uma de animais ferozes e outra com animais mais dóceis. Você só precisa ler e identificar em qual lista aquele animal vai ficar! JACARÉ ONÇA PATO GATO LEÃO CAVALO CACHORRO

Animais ferozes Animais dóceis

_________________ __________________

_________________ __________________

_______________ __________________

_______________ _________________

________________ __________________

________________ _________________

_______________ __________________

Agora complete a lista com outros animais que você conheça.

Com a ajuda do seu monitor pense no texto da propaganda.

“Com raiva, seu bichinho pode virar um animal”

O que a propaganda quis dizer com isso?

___________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 3

Esse texto possui duas linguagens para serem exploradas. A linguagem verbal e a linguagem não-verbal (imagética). É interessante chamar a atenção dos alunos para o fato de que as duas linguagens trabalham juntas, nos ajudando a compreender o texto. A propaganda é um gênero de fácil acesso, muito conhecido pelos alunos, e pode ser bem explorado.

Essa atividade de leitura envolve as imagens da propaganda. As palavras que os alunos terão que ler não aparecem em destaque na propaganda, isso torna o desafio maior. Para conseguir identificar as palavras é necessário que os alunos utilizem algumas estratégias de leitura. A identificação da letra inicial e final das palavras que serão procuradas também pode ajudar na realização da tarefa.

São poucas as sugestões de palavras para a realização dessa atividade, mas é importante que ela seja realizada. São elas: bichinho e animal

Antes de começar essa atividade é interessante promover uma discussão oral, por meio da qual os alunos possam expressar sua opinião e ouvir os colegas. Na escrita é necessário que sejam feitas intervenções sobre quais letras utilizar no momento da escrita. Podem-se dar dois encaminhamentos para essa atividade. O primeiro pode ser a escrita dos nomes (próprios) dados aos animais de estimação, ou então a escrita do nome do animal (espécie) que ele é.

O objetivo dessa atividade é identificar a letra inicial da palavra retornando ao texto. É interessante que além de identificar as palavras os alunos percebam o que está escrito. O fato de identificar somente a letra sem perceber o seu som não o ajudará no desenvolvimento da leitura.

Nessa outra atividade de leitura é importante que você informe aos alunos o campo semântico das palavras a serem organizadas dentro das duas listas. Promover uma discussão oral sobre animais ferozes e animais dóceis, também pode ser produtivo, já que os alunos possuem opiniões sobre as características de cada um deles. Incentive-os a descobrirem quais os animais que estão escritos acima. Se necessário, discuta de forma coletiva o som formado pelas letras iniciais das palavras. Se mesmo assim os alunos apresentarem resistência ou não conseguirem realizar a tarefa, torne-a um jogo, citando características dos animais cujos nomes têm de ser lidos. Provavelmente os alunos irão apoiar-se nas ilustrações, caso isso aconteça, é necessário informá-los que nem todos os nomes dos animais da ilustração estão escritos e vice-versa.

Essa produção textual será feita de forma coletiva. Antes de começar a produção é necessário estabelecer uma discussão sobre o tema a ser escrito. A interpretação da frase descrita na propaganda é basicamente a interpretação da propaganda como um todo. Promover essa discussão de forma que haja interação entre alunos e monitor fará dessa atividade algo realmente construtivo. No momento da escrita propriamente dita, o envolvimento dos alunos com esse processo é primordial para o sucesso da atividade, portanto, questione como escreveremos tais palavras, com que letras, como segmentaremos o texto, onde começam e onde terminam as palavras que serão escritas, como tornar o texto algo compreensível, entre outras coisas. Não se preocupe nesse momento com o tamanho do texto. O mais importante será seu desenvolvimento e sua qualidade final. Podemos escrever pouco, porém devemos transmitir a mensagem com finalidade e compreensão.

Essa atividade de escrita pode ser realizada de forma coletiva ou individual, mas sempre com intervenções significativas.

LEIA O TEXTO COM SEUS COLEGAS E MONITOR

Qual o título do texto?

_____________________________________________

Circule no texto as palavras ditadas pelo monitor.

No texto o pombo correio precisa levar uma...

tristeza resposta carta

Na linha 1 e na linha 10 do texto, existem duas palavras com o mesmo significado. Você é capaz de encontrá-las e escrevê-las.

Antigamente os pombos eram usados para facilitar a comunicação entre as pessoas. Hoje em dia não precisamos mais de pombos porque possuímos outros equipamentos que facilitam nossa comunicação Você conhece algum? Escreva o nome desses.

____________ _____________ _______________ ___________

O pombo é uma ave e as aves possuem algumas características. Você é capaz de reconhecê-las? Pinte os retângulos onde estejam escritas as características das aves. POSSUEM 2 PÉS TÊM PELOS TÊM BICO

POSSUEM 4 PATAS TÊM ASAS TÊM PENAS

Algumas aves são capazes de voar, outras não. Escreva uma lista com o nome de outras aves que você conheça.

LISTA DE AVES

___________________

___________________

___________________

____________________

____________________

____________________

5

10

15

ATIVIDADE 4

Sempre é importante explorarmos o texto a ser trabalhado de todas as maneiras que conseguirmos. Explore o assunto, as personagens, a ordem dos acontecimentos. Nesse caso é importante alertar os alunos para o gênero encontrado. Através da referência podemos descobrir tratar-se de uma música. Podemos explorar também a numeração existente nas linhas (versos) do texto, assim estaremos familiarizando nossos alunos com esse tipo de formatação do texto.

Nesse texto encontramos uma grande variedade de palavras que podem ser utilizadas nessa atividade de leitura. Como já dissemos anteriormente, essa atividade é de grande valia no desenvolvimento da leitura de nossos alunos, porém para que isso aconteça de forma significativa é necessário selecionarmos boas palavras para serem ditadas. Nesse caso podemos utilizar as seguintes palavras: pombo, bico, correio, mundo, notícia, mensageiro, coração. Se os alunos encontrarem dificuldades nessa atividade, não deixe de informá-los a letra inicial de cada uma das palavras a serem procuradas. E lembre-se de ditá-las uma de cada vez com um espaço de tempo razoável para que todos a encontrem antes de ditar a próxima palavra..

Essa atividade, também considerada como uma atividade de leitura, pode ser tratada como uma pequena interpretação do texto. Se o texto for bem explorado no primeiro momento, os alunos não sentirão dificuldades em encontrar a palavra certa. A atividade pode ser realizada coletivamente de forma oral, depois os alunos encontrarão a resposta utilizando estratégias de leitura como inferência e antecipação.

Nesse momento estaremos trabalhando com um conceito da língua. O uso de sinônimos. É importante alertamos os alunos sobre o enunciado, que traz os números das linhas nas quais se encontram as palavras que precisam ser escritas. Devemos orientá-los nessa busca utilizando os recursos fornecidos no enunciado. Quanto às palavras podemos sim discutir sobre seu significado. Não é necessário, nesse momento, que os alunos saibam a nomenclatura (sinônimo), apenas o que ela representa já é o suficiente.

Essa é uma atividade de escrita porque envolve o pensar do aluno em como escrever tais palavras. Uma discussão prévia sobre esses meios de comunicação pode ser realizada antes do início da atividade, também pode-se falar de outros meios de comunicação existentes e que não estão aqui representados. No momento da escrita serão necessárias algumas intervenções. Deixe sempre que o aluno pense por si só e tente escrever com autonomia, só depois comece com suas intervenções, fazendo-o refletir sobre aquilo que já escreveu. Essa atividade também pode ser realizada em duplas, a interação entre os alunos é muito favorável ao processo de aquisição do código escrito.

Essa atividade de leitura, também envolve os conhecimentos prévios dos alunos sobre as aves. Antes de começá-la você pode aferir esses conhecimentos através de discussões ou até mesmo um jogo de perguntas e respostas. A atividade pode ficar mais fácil se os alunos formarem duplas ou trios para tentarem ler tais características.

Essa atividade de escrita pode ser feita de forma coletiva ou individual. Caso você opte por fazê-la de forma coletiva, não se esqueça de contar sempre com a participação dos alunos e atentá-los para quais letras devemos usar na escrita de tais palavras. Antes do início da escrita, realize a atividade de forma oral, para que os alunos digam os nomes de outras aves que conheçam.

LEIA ESSE TEXTO COM SEUS COLEGAS E MONITOR

SEM CASA Tem gente que não tem casa Mora ao léu debaixo da ponte No céu, a lua espia Esse monte de gente Na rua Como se fosse papel Gente tem que ter onde morar Um canto, um quarto, uma cama Para no fim do dia Guardar o seu corpo cansado Com carinho, com cuidado Que o corpo é a casa dos pensamentos. MURRAY, Roseana. In: Casas. Ed. Formato. 1ª Edição. 1994. P.12

Você consegue identificar o assunto do texto?

_________________________________________________________

Circule no texto as palavras que seu monitor irá ditar.

Encontre no texto três palavras com 3 letras.

O texto fala sobre pessoas que moram aonde?

________________________________________________

Além da cama o que mais pode ter dentro de um quarto

_______________________ _____________________________

Vamos identificar esses cômodos de uma casa? Marque a resposta certa.

SALA COZINHA BANHEIRO

BANHEIRO QUARTO SALA

QUARTO SALA COZINHA

Tente escrever os nomes das partes de uma casa acordo com as setas.

Com a ajuda do monitor tente descrever a sua casa

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

ATIVIDADE 5

Explore o texto de todas as maneiras que conseguir. Leia coletivamente e destaque junto aos alunos o assunto do texto. Você também pode promover uma discussão sobre tipos de moradia, quais os tipos que eles conhecem e por fim cada um pode falar um pouco sobre o lugar que mora. Deixar que os alunos opinem sobre essa realidade social, de pessoas que moram na rua, também pode ser uma boa estratégia para desenvolver a oralidade e a criticidade de cada um.

Nesse texto podemos utilizar as seguintes palavras para desenvolver essa atividade de leitura: casa, ponte, céu, lua, papel, quarto, cama, corpo.

Essa atividade, que também é considerada como uma atividade de leitura, consiste em ajudar nosso aluno a diferenciar letras de palavras. A volta ao texto para descobrir palavras que se encaixem nos espaços propostos os ajudam a refletir sobre a quantidade de letras necessárias para a escrita de palavras. Você pode auxiliá-los nessa tarefa informando a letra inicial das palavras que contém 3 letras.

Essa pergunta pode ser considerada como uma pequena interpretação do texto, pois para respondê-la é necessário ter compreendido sua mensagem. A informação que responde tal pergunta está explícita no texto, o que diminui o grau de dificuldade da questão. Essa escrita pode ser feita de forma coletiva ou individual, sempre contando com as intervenções necessárias sobre que letras devemos usar para escrever tais palavras. Atente seu aluno para o som da letra que pretende escrever. O reconhecimento desse som é muito importante no processo de aquisição da escrita.

Essa atividade de escrita é interessante e antes de começá-la é importante que seja discutida oralmente. Deixe que os alunos digam o que podemos ter dentro de um quarto. Se quiser, você pode transformar essa atividade de escrita em uma atividade de leitura, é simples, basta, a medida em que os alunos digam as palavras, você as escreve no quadro, criando assim uma lista de coisas que podem ser encontradas no quarto. Depois de criada a lista cada aluno irá escolher duas das coisas listadas e as copiará em sua atividade. Pra que isso aconteça será necessário que o aluno utilize suas estratégias de leitura para encontrar na lista o que deseja escrever.

Nessa atividade de leitura é importante que haja uma discussão sobre as imagens antes de começá-la. Deixe que os alunos identifiquem as imagens, que falem sobre elas de forma coletiva para depois identificar o nome do cômodo correspondente a ela.

Essa é mais uma atividade de escrita, onde os alunos irão refletir sobre quais letras utilizar para escrever o nome dessas partes de uma casa. Faça intervenções questionando-os sobre como escrever tais palavras.

Nessa produção textual, é necessário intervenções constantes. Não se prenda em produzir um texto muito grande. Poucas palavras sobre a casa de cada um já compõem um pequeno texto e garantem o sucesso da atividade.

LEIA COM A AJUDA DO MONITOR O TEXTO ABAIXO

CRIANÇAS INVADEM PARQUE PARA SALVAR ÁRVORE

Quase duzentas crianças de todas as idades passaram a manhã do domingo

de mãos dadas em volta da velha seringueira da Praça da Conceição, em Campo

Belo. Elas protestavam contra a iniciativa da Prefeitura de derrubar a velha árvore

para construir um parque com brinquedos e tanque de areia para as crianças. Na

opinião dos manifestantes, aquela árvore sempre foi o centro de atenções da praça

e sempre abrigou pássaros e animaizinhos, além de dar muita sombra. A Prefeitura

prometeu avaliar seus planos em relação à seringueira amiga das crianças.

LEITE, Márcia; BASSI, Cristina. Leitura, escrita e reflexão. V 4.

São Paulo, FTD, 2008. p. 66.

Esse texto é uma...

novela narrativa notícia

Qual foi a intenção das crianças em visitarem o parque?

_____________________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Encontre no texto as duas funções daquela árvore segundo as crianças.

Encontre no texto o nome de uma animal com 8 letras

O fruto da seringueira não pode ser comido como o de outras árvores. Quais frutos você conhece que podemos comer? _______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

E aí, você já sabe quais são as partes de uma árvore? Descubra e ligue no lugar certo!

raiz

folha

caule

flor

fruto

Com a ajuda do monitor escreva qual a solução que a Prefeitura poderia ter para resolver o problema das crianças em Belo Horizonte. _________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

ATIVIDADE 6

Este texto pertence a um gênero muito conhecido, porém pouco trabalhado com nossos alunos. A notícia está presente em todos os momentos de nossas vidas, em diversos portadores. Ao trabalhá-la em sala de aula devemos primeiramente situar nossos alunos em relação ao fato de que as notícias, em sua grande maioria, são acontecimentos que realmente existiram em algum lugar e momento. Discuta oralmente com eles em quais veículos de comunicação podemos encontrar uma notícia. Esta, embora seja uma notícia, foi retirada de um livro, o que não é comum e isso tem de ser explicado aos alunos.

Nessa atividade de leitura podemos discutir com os alunos sobre cada uma dessas opções. O que elas significam. Deixe que os alunos expressem sua opinião e exemplifique cada uma das opções. Depois, para que encontrem a resposta certa, é necessária a utilização de estratégias de leitura. Repare que duas opções possuem a mesma letra inicial. Isso torna o grau de dificuldade um pouco maior, pois simplesmente saber que notícia começa com a letra n e termina com a letra a não garantirá que o aluno marque a resposta certa. Para descobri-la, ele terá de identificar outros sons existentes dentro da palavra e não somente observar seus extremos.

Para a realização dessa atividade será necessária a compreensão do texto. Discuta primeiro de forma oral qual foi o objetivo das crianças. O que elas queriam fazer quando visitaram o parque. Deixe que os alunos expressem suas ideias e opiniões. A escrita pode ser feita de forma coletiva contando com a participação de todos.

Essa atividade de leitura também requer uma interpretação do texto. É importante que os alunos adquiram o hábito de voltar ao texto na busca de informações que contemplem as atividades propostas, e para que isso aconteça são necessárias intervenções sempre que possível.

A criação de listas é uma atividade muito significativa para alunos que estão no inicio do processo de alfabetização. A lista é um gênero textual que favorece a alfabetização por se tratar de um gênero que utiliza palavras soltas em determinada formatação, uma embaixo da outra. Nessa atividade é importante que os alunos saibam que frutas devem escrever, pois a primeira etapa para escrever algo é saber o que se quer escrever. As intervenções aqui são inúmeras. Pergunte qual a fruta que o aluno quer escrever, depois indague sobre quais letras deve utilizar na escrita dessa fruta. Atente para o som de cada letra. Talvez não haja tempo suficiente para auxiliar todos os alunos, mas não se preocupe, haverá outras oportunidades, porém temos que ficar atentos em não privilegiar determinado aluno. Se você já o auxiliou na atividade anterior, dê preferência aos que ainda não foram auxiliados na atividade seguinte.

Essa atividade de leitura requer um pouco de conhecimento de Ciências. Primeiro identifique, oralmente, as partes de uma árvore. Se a escola possuir um pátio onde existe uma árvore, que tal dar um pulo até lá e observá-la de perto, nomeando suas partes? Sempre que pudermos utilizar o concreto como fonte de conhecimento, estaremos tornando aquele momento mais significativo e prazeroso para nossos alunos. Para identificar as partes escritas, os alunos utilizarão suas estratégias.

A produção textual dessa atividade envolve a criação de uma solução para um problema encontrado no texto. É importante deixar que os alunos expressem sua opinião a respeito do que aconteceu na notícia lida anteriormente. É importante direcioná-los através de questionamentos para uma possível solução do problema. A escrita pode ser feita de forma coletiva, assim que a turma entrar em um acordo sobre o que poderia ser feito. Não se esqueça de que a escrita coletiva deve contar com a participação de todos os alunos.

LEIA O TEXTO COM SEUS AMIGOS E MONITOR

COMO OS DINOS FORAM DESCOBERTOS? Se os dinossauros desapareceram há mais de 65 milhões de anos, como é que os cientistas sabem que eles viveram por aqui? É que eles deixaram pistas como dentes, garras e ossos, além de pegadas de cocô. Essas “provas” são encontradas pelos paleontólogos, cientistas que mais parecem detetives, de tanto que investigam a vida dos animais e plantas que já passaram pela terra. É claro que, quando os paleontólogos encontram os ossos, dentes, garras e outras surpresas, essas pistas, depois de tanto tempo, já estão muito diferentes do que eram e, por isso, são chamadas de fósseis, que são restos de plantas ou animais que ficaram enterrados por milhares de anos. Na verdade, eles parecem mais pedaços de rocha do que os ossos ou plantas que eram no passado. Tudo sobre...dinossauros. São Paulo: Editora DCL, 2006 O texto fala sobre qual animal?

_____________________________________________________

Circule as palavras que o monitor irá ditar.

Segundo o texto quais as pistas deixadas pelos dinossauros?

Quantas letras possui a palavra DINOSSAURO?

E quantas sílabas?

Além de dinossauro encontre no texto outras palavras que comecem com a letra d

_______________________ _______________________

_______________________ _______________________

Veja se você consegue completar o texto utilizando o banco de palavras.

Com a ajuda do monitor e o auxílio do texto escreva qual é a função de um paleontólogo?

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

________________________________________________

Os ____________________ eram animais muito _______________ que desapareceram a 65 ______________ de anos. A maioria deles possuía ______________ comprida e dentes ________________.

ç

milhões

grandes

cauda

afiados

dinossauros

ATIVIDADE 7

Esse texto trata de um assunto muito cobiçado por nossos alunos. Qual a criança que não gosta de falar sobre dinossauros? Nesse texto podemos explorar de forma oral quem foram esses bichos e como sabemos que existiram. Não se esqueça de comentar com os alunos sobre a referência do texto.

Essa atividade de leitura também requer a compreensão do texto embora a resposta esteja explícita no mesmo. Para o momento da escrita faça uma reflexão sobre quais letras precisamos utilizar para a escrita de dinossauro. Se achar propício para o momento explique o porque da palavra dinossauro ser escrita com ss.

Já essa atividade é um exercício de retomada do texto, pois para encontrar essas respostas o aluno deve retornar ao texto e descobri-las, para enfim escrevê-las. Esse exercício de retomada é muito significativo para a compreensão do texto

Nessa atividade vamos discutir a diferença entre letras e sílabas. Para contar as silabas pode-se utilizar o sistema das palmas. Cada sílaba falada representa uma palma, por fim contamos o número de palmas que batemos. O objetivo aqui não é separar as sílabas, nessa atividade o que importa é que os alunos percebam que uma sílaba, na maioria das vezes, é formada por mais de uma letra, portanto quando escrevo DINOSSAURO, não posso utilizar somente a letra D para representar a sílaba DI, o que é comum de acontecer durante o processo de aquisição do código escrito.

Já nessa atividade, também de leitura, o reconhecimento de palavras com d presentes no texto, os ajudarão a familiarizar-se com o som produzido pela letra, principalmente percebendo a mudança do som quando a letra d é acompanhada de outras vogais.

Para essa atividade podemos utilizar as seguintes palavras: dinossauros, dentes, garras, ossos, cocô, terra, paleontólogo, plantas, animais, rocha.

Essa atividade de leitura propõe um desafio maior, já que se trata de um novo texto a ser completado com as palavras presentes no banco de palavras. Se achar necessário faça a atividade de forma coletiva. È importante que os alunos compreendam que não é qualquer palavra em qualquer uma das colunas que darão sentido ao texto. Explore com eles que existe somente uma palavra certa para cada lacuna, caso completemos com a palavra errada não conseguiremos compreender o texto. Primeiramente deixe que os alunos utilizem as suas estratégias para descobrir as palavras do “banco de palavras”. Só então parta para a leitura do texto completando as colunas.

As informações para produzir esse texto também encontram-se no texto anterior. Seria interessante, que você monitor, fizesse uma pesquisa prévia em casa sobre essa profissão e trouxesse para sala de aula mais alguns detalhes curiosos sobre os paleontólogos. Depois de uma discussão de forma oral, comece a produzir o texto com a participação de todos, tanto na organização quanto na grafia do texto.

LEIA O TEXTO COM A AJUDA DE SEU MONITOR E SEUS COLEGAS

Qual o título da história?

___________________________________________________________

Por que o fazendeiro achou que estava rico?

___________________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

De qual o bicho fala o texto?

O homem do texto era um...

fazendeiro fanfarrão vendedor

Existem outros animais que colocam ovos assim como a gansa. Vamos escrever o nome deles?

___________________ __________________ _________________

Os animais que colocam ovos são chamados OVÍPAROS. Já os que nascem da barriga da mãe são chamados MAMÍFEROS. Agora que você tem essa informação vamos separar esses animais? Pinte de vermelho o nome dos animais OVÍPAROS e de azul o nome dos animais MAMÍFEROS. PAVÃO GATO RATO GALINHA GIRAFA

PATO MOSCA CAVALO SAPO ELEFANTE

Se você fosse o fazendeiro do texto e encontrasse uma gansa que colocasse ovos de ouro o que você compraria com o dinheiro? _________________________ _________________________

Com a ajuda do seu monitor escreva como você mudaria o final dessa história? ______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

ATIVIDADE 8

A GANSA DE OVOS DE OURO

Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua gansa tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo:

--- Veja! Estamos ricos! Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço. Na manhã seguinte, a gansa tinha posto outro ovo de ouro, que

o fazendeiro vendeu a um melhor preço. E assim aconteceu durante muitos dias. Mas quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria. E

pensou: “se esta gansa põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro.”

Matou a gansa e por dentro, a gansa era igual a qualquer outra. Quem tudo quer, tudo perde.

http://www.contandohistoria.com/agansadeovosdeouro.htm Acessado em 17 de agosto de 2010

Esse texto pode ser explorado de duas maneiras. Uma, o texto propriamente dito, com seus personagens e seu enredo, e outra forma de explorá-lo é utilizando a lição de moral que existe no final do texto. “Quem tudo quer, tudo perde”. Discuta com os alunos o que isso quer dizer e como podemos perceber a ligação do texto com essa frase final. É importante também destacarmos a referência ou fonte. Questione se eles sabem de onde foi retirado esse texto e mostre que sempre que um texto for retirado da internet, a referência aparecerá como um endereço eletrônico, do jeito que aí se encontra.

Essa pergunta requer a compreensão do texto e também envolve a retomada ao mesmo. A escrita pode ser feita de forma coletiva com a participação de todos.

Seguem algumas sugestões de palavras que podemos utilizar nessa atividade de leitura: fazendeiro, gansa, ovo, mulher.

Essa escrita pode ser feita de forma individual, já que a resposta é fácil. Nesse momento podemos propor uma discussão sobre o gênero da palavra. Por que gansa e não ganso? Deixe que os alunos discutam e falem sua opinião sobre o assunto. Depois discuta sobre outros animais e seus pares, se quiser produza uma lista no quadro, conforme os alunos falam, escreva-a com a ajuda deles, mas utilize-a apenas como registro. Não é necessário, nesse momento, utilizar nomenclaturas gramaticais, nem fazer com que nosso aluno decore algumas palavras.

Nessa atividade de leitura o grau de dificuldade é um pouco maior, pois se o aluno utilizar-se somente do recurso da letra inicial para reconhecer a palavra fazendeiro, encontrará também a palavra fanfarrão. Após marcada a resposta certa discuta com os alunos o significado de cada uma delas.

A atividade de escrita envolverá o nome de outros animais que também colocam ovos. Nesse momento é importante que haja intervenção nessa escrita para que o aluno se sinta capaz de escrever de forma correta. Não se esqueça de a cada atividade de escrita atender primeiro os alunos ainda não atendidos ou com mais dificuldades.

Leia coletivamente essa informação e discuta um pouco com os alunos a respeito disso.

Nessa atividade é importante informá-los sobre o campo semântico das palavras a serem pintadas. Se os alunos encontrarem dificuldade em ler as palavras faça uma leitura coletiva de todas as palavras e depois peça que eles identifiquem os animais e pintem da cor correspondente.

Essa escrita acontecerá de forma individual. Discuta previamente com os alunos sobre o que pode ser escrito e deixe-os imaginarem o que quiserem escrever, apenas auxilie-os no momento da escrita.

A produção textual aqui consiste em mudar o final da história. Isso requer primeiramente o reconhecimento do final da história. É importante retornar ao texto e identificá-lo, para que a partir dele possamos construir outro diferente. A escrita deve ser feita de forma coletiva, com a participação de todos.

LEIA O TEXTO COM SEUS AMIGOS E MONITOR

Do que se trata o texto?

____________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Encontre no texto os ingredientes que precisamos para fazer o feitiço de ficar invisível.

______________________ _______________________

_________________________

Agora a bruxa vai fazer um novo feitiço, e vai precisar de alguns ingredientes e da sua ajuda. Leia o nome dos ingredientes e ligue até a ilustração correspondente. ASA DE MORCEGO

TEIA DE ARANHA

PELO DE GATO PRETO

OSSOS DE UMA CAVEIRA

Releia o texto sobre o feitiço. Se você o fizesse por que ninguém ia querer ficar perto de você?

_______________________________________________________________

Além de bruxa, esses outros personagens também são assustadores. Você consegue identificá-los e escrever seus nomes?

___________________ ___________________ ___________________

Vamos brincar de bruxas e bruxos? Com a ajuda do monitor, escreva um feitiço bem legal.

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

ATIVIDADE 9

Após a leitura do texto é importante discutirmos com nossos alunos qual a sua finalidade, para que serve esse texto? Ele nos ensina a fazer algo? Com esses e outros questionamentos faremos com que nossos alunos comecem a refletir sobre função social de cada texto. Explorar o texto de forma oral, utilizando todas as formas possíveis, é muito importante. As ilustrações podem servir como aliadas para que os alunos descubram o assunto do texto. Já que o texto nos remete a pensarmos em uma receita, seria interessante explorarmos de forma oral quais seriam os ingredientes necessários para realizar tal feitiço. Mais adiante os alunos terão que escrever tais ingredientes.

Aqui exploraremos o assunto do texto. Além de discutir sobre a sua finalidade, agora teremos que propor uma discussão sobre seu assunto. A escrita pode ser feita de forma coletiva, lembrando que é importante que o aluno participe desse momento. Se algum deles se sentir seguro, peça que seja o escriba na atividade, ou seja, você, juntamente com os demais alunos, dita o texto, e ele o escreve no quadro, com a ajuda de todos na discussão da escrita das palavras que irão compor o texto.

Algumas sugestões para a realização dessa atividade de leitura: repolho, água, meia, roupa.

As palavras que irão compor essa atividade já foram discutidas anteriormente, então cabe a você apenas direcionar essa escrita fazendo as intervenções adequadas.

Essa atividade, que envolve a leitura, pode ser feita em duplas. A interação é sempre uma aliada ao desenvolvimento do aluno, porque trabalhando junto ao outro ele pode perceber seus erros e conseguir consertá-los com maior autonomia. Incentive a leitura dos ingredientes para que sejam relacionados aos desenhos.

Essa atividade de escrita requer uma compreensão do texto. se for necessário, leia-o novamente para que os alunos identifiquem a resposta. Essa resposta encontra-se de forma explícita no texto, porém é necessária uma compreensão mais ampla do texto. A escrita pode ser feita de forma coletiva, com a participação de todos.

Aqui envolvemos novamente a escrita, que pode ser feita de forma individual depois de uma discussão prévia sobre o nome desses personagens.

Essa produção textual envolve a escrita de um texto pertencente ao mesmo gênero do texto lido no início dessa atividade. É importante levar os alunos a atentar para quais itens são necessários para a escrita de um feitiço. Para que serve a escrita de um feitiço? Se outras pessoas irão ler o feitiço, é necessário que seja um texto explicativo. Discuta com os alunos todos os detalhes da formatação do texto antes de iniciar sua escrita. Uma dica legal seria produzir um cartaz com o tal feitiço criado pela turma e expor na escola. É importante que os alunos sejam incentivados a produzir trabalhos e que esses trabalhos exerçam a sua real função, ou seja, sempre que conseguir exponha os textos produzidos pela turma na escola.

LEIA O TEXTO JUNTO COM SEUS AMIGOS E MONITOR

CANÇÃO DA AMÉRICA Milton Nascimento Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento

Amigo é coisa para se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do coração Assim falava a canção que na América ouvi Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distância digam "não" Mesmo esquecendo a canção O que importa é ouvir A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier Qualquer dia, amigo, eu volto A te encontrar Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

http://www.terra.com.br

Qual o nome dessa música?

______________________________________________________

Quem compôs a música?

______________________________________________________

A musica fala sobre _______________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Segundo o texto devemos guardar nossos amigos no...

chaveiro coração pensamento

Você deve ter muitos amigos. Escolha dois amigos da turma e escreva o nome deles.

Pinte quais os sentimentos devemos ter pelos nossos amigos.

RAIVA CARINHO AMIZADE ÓDIO

SINCERIDADE TRISTEZA COMPANHEIRISMO

Escreva uma coisa legal que você gosta de fazer junto com seus amigos.

_______________________________

_______________________________

_______________________________

____________________________

Na música “Canção da América” o que aconteceu com os amigos?

_______________________________________________________________

ATIVIDADE 10

Explore o texto. Se possível leve a música para ser tocada em sala de aula. Você pode ensinar a música para os alunos e com eles fazer uma leitura de ajuste, que consiste em acompanhar a letra da música com o dedo ou o lápis. A leitura de ajuste é importante porque através dela o aluno ajusta o falado ao escrito e começa a perceber que o que falamos pode ser escrito. Pode-se discutir a respeito do gênero música. Sempre que nos deparamos com a letra de uma música encontramos o nome do cantor(es) e do(s) compositor(es). É interessante explicarmos aos nossos alunos as diferenças entre essas duas funções e que as vezes o cantor pode ser o compositor também.

.

A discussão proposta anteriormente dará conta da resposta dessas questões. A escrita pode ser coletiva. Aqui nessa atividade também estamos exercitando a retomada do texto, já que as respostas podem ser facilmente encontradas nele.

Essa questão trata do assunto do texto. É importante discuti-lo de forma coletiva, deixando que os alunos participem ativamente da discussão.

Como sugestões de palavras para serem utilizadas nessa atividade de leitura temos: amigo, chaves, coração, peito, canção.

Essa pergunta também nos remete ao texto. O fato de haver duas opções iniciadas com a mesma letra torna o grau de dificuldade da atividade maior, porém através do som inicial das palavras que começam com a mesma letra, a resposta pode ser facilmente encontrada, por isso é importante mostrarmos aos nossos alunos que letras iguais representam um som diferente dependendo de quem a acompanhe.

Antes de começar essa atividade seria interessante elaborar juntamente com os alunos uma lista com o nome de todos eles. Faça a lista em um cartaz. Para a atividade se tornar mais interessante peça para que cada aluno escreva o seu nome nessa lista e diga quais letras ele possui. Depois de escritos todos os nomes os alunos poderão procurar na lista o nome de 2 amigos e escrever na atividade. É interessante deixar a lista exposta na sala, assim os alunos podem fazer inferência na escrita de novas palavras com as letras encontradas em seu nome ou no nome de seus colegas.

Essa atividade de leitura envolve a compreensão de alguns sentimentos. Antes de começá-la é interessante discutir de forma oral, o que cada um desses sentimentos significa. Você pode também classificá-los junto aos alunos em: “é bom senti-los” e “não é bom senti-los”. O sentido da amizade também deve ser discutido.

Antes de começar essa pequena produção textual, é válido discutir oralmente o que podemos fazer com nossos amigos e o quanto gostamos de fazer tais atividades relatadas. Ao realizar suas intervenções com o aluno no momento da escrita do texto, não se esqueça de primeiramente ajudá-lo na organização do pensamento. É primordial que o aluno saiba o que quer escrever antes de iniciar o processo de escrita do texto. Não se preocupe com o tamanho da produção. Pode e deve ser uma produção simples, porém deve alcançar o objetivo proposto no enunciado.

Essa atividade propõe a retomada ao texto. Embora a informação esteja implícita no texto não é de difícil compreensão se o analisarmos cuidadosamente. Faça a releitura do texto coletivamente, e chame a atenção dos alunos para os trechos que podem servir de apoio à compreensão da resposta da questão.

LEIA O TEXTO COM A AJUDA DO SEU MONITOR

Observando a tirinha o que Calvin está vendendo?

_____________________________________________________________

Quanto custa?

_____________________________________________

O que você acha que aconteceu no último quadrinho da história?

_____________________________________________________________

Depois que descobriu que foi enganada, como a menina ficou?

irritada feliz triste

Imagine que você foi a uma LOJA DE DOCES com 20 reais, de acordo com essas notas abaixo.

Lá você encontrou os seguintes produtos. Escreva o nome deles e observe o preço de cada um.

____________________ ___________________

R$ 6,00 R$ 4,00

___________________ ______________________

R$ 8,00 R$ 2,00

Quais notas ou moedas você vai precisar para comprar um bombom e um sorvete?

_______________________________________________________________

Escolha dois produtos da loja para comprar gastando apenas R$10,00. Quais produtos você escolheu?

____________________________ _________________________

Que outros doces poderiam ser vendidos na loja? Escreva o nome de alguns deles.

LISTA DE DOCES

____________________________

____________________________

____________________________

ATIVIDADE 11

A tirinha é um gênero textual muito apreciado pelos alunos. Sua característica marcante é o traço de humor que sempre apresenta. É interessante discuti-la coletivamente e atentar aos alunos sobre a importância das imagens na compreensão do sentido do texto. Podemos perceber que linguagem verbal e não-verbal se completam dando sentido ao texto.

As respostas dessas duas questões podem ser encontradas de forma explícita no texto, por isso a importância de nossos alunos saberem retornar ao texto quando preciso. A escrita das respostas pode ser feita de forma coletiva com a participação de todos no momento da elaboração de cada uma.

Já nessa última pergunta precisamos despertar em nossos alunos a habilidade de ler imagens e escrever sobre elas. No último quadrinho não há texto, apenas imagem, e esta só pode ser compreendida se analisarmos a tirinha como um todo. É importante atentar nossos alunos para esse processo. A escrita também pode ser coletiva, com a participação de todos na escolha das letras que irão compor as palavras escritas na formação da resposta.

Essa questão, que envolve a leitura, faz com que o nosso aluno interprete um texto com o auxílio de material gráfico. Seria interessante trabalhar com a expressão dos personagens em todos os momentos da tirinha, assim nosso aluno pode perceber a mudança de expressão e o fato que a fez mudar.

Nessa atividade a matemática e a língua caminham juntas. Ao mesmo tempo em que meu aluno precisa escrever o nome dos doces comprados na loja, ele também visualiza e reconhece seus preços. Seria interessante discutirmos sobre a sigla (R$) utilizada em nosso sistema monetário. Nossos alunos podem ser desafiados a escrever essas palavras com autonomia. Não se esqueça de realizar intervenções à medida que forem escrevendo.

Essa questão envolve conhecimento matemático e a leitura do nome dos doces que foram comprados e pode ser feita de forma coletiva. Se achar interessante, de forma oral, mude os doces do enunciado e provoque seus alunos a pensar mais sobre as notas necessárias para comprar tais doces.

Aqui também estão presentes conhecimentos matemáticos e conhecimentos da língua. Existem duas possibilidades de respostas, e é interessante que as duas possibilidades sejam discutidas coletivamente. Auxilie-os na escrita do nome dos doces.

Nessa atividade de escrita analise bem o enunciado com os alunos “que outros doces”, no enunciado a palavra outros nos transmite a ideia de que os doces já escritos anteriormente não podem fazer parte dessa lista. Discuta oralmente quais outros doces os alunos conhecem antes de iniciar a escrita. Pode ser feita de forma coletiva, desde que todos participem da elaboração da lista, auxiliando a escrita da mesma.

LEIA O TEXTO COM A AJUDA DE SEU MONITOR

Esse texto é uma...

receita biografia narrativa

De quem o texto conta a história?

_______________________________________________________________

Segundo o texto Tatiana Belinky é uma...

autora cozinheira vendedora

DESAFIO 1

Se Tatiana Belinky nasceu no ano de 1919, quantos anos ela tem hoje?

___________________________________

DESAFIO 2

Tatiana Belinky chegou ao Brasil em 1929. Quantos anos ela tinha quando chegou aqui? ______________________________________________

Tatiana Belinky já escreveu muitos livros. Veja se você consegue ler o título do livro e relacioná-lo a sua capa.

( 1 ) O CASO DO BOLINHO

( 2 ) O GRANDE RABANETE

( 3 ) SALADINHA DE QUEIXAS

( 4 ) OS DEZ SACIZINHOS

( ) ( ) ( ) ( )

O texto diz que Tatiana Belinky fez a primeira adaptação da série Sitio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato. Você conhece essa série? E as personagens? Veja se você consegue escrever o nome delas.

___________________ _________________ _________________

ATIVIDADE 12

TATIANA BELINKY

Tatiana Belinky nasceu em 1919, em São Petersburgo, na Rússia, e chegou ao Brasil em 1929. Publicou livros em prosa e versos, além de traduções, adaptações e recontagens. Entre 1952 e 1966, fez a primeira adaptação para a televisão da série Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Colaborou na TV Cultura e em importantes jornais como crítica de literatura infantil e juvenil e de teatro.

Recebeu inúmeros prêmios, entre eles: Mérito Educacional e Jabuti de Personalidade Literária do Ano, concedidos a Câmara Brasileira do Livro; dois Monteiro Lobato de Tradução da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Foi, ainda, premiada em 1979 pelos 30 anos de atividades em Teatro e Literatura Infanto-Juvenil pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Estamos diante de um gênero textual pouco trabalhado em sala de aula, mas de grande importância no contexto letrado. A biografia desperta a curiosidade entre os alunos. Primeiro precisamos informá-los sobre as características desse gênero, e explorar o texto em todos os sentidos. Se quiser, você pode pesquisar e trazer para sala de aula outras biografias interessantes para serem lidas, isso reforçará para nossos alunos algumas características presentes nesse gênero

Depois da discussão sobre o texto e seu gênero, fica fácil encontrar a resposta da questão.

Essa atividade de leitura nos remete ao texto. Essa informação não está explicita no texto, talvez seja necessária uma releitura do texto, destacando os momentos em que a resposta pode ser percebida.

Essas duas atividades envolvem conhecimentos matemáticos. Devemos propor aos nossos alunos realizar a atividade sem montar a conta. O objetivo dessas duas questões é que as respostas sejam calculadas utilizando o raciocínio (cálculo mental) e não a conta propriamente dita (o algoritmo). Pode-se utilizar a contagem de 10 em 10, ou qualquer outra estratégia que promova a realização da atividade com.

Nessa atividade de leitura, também temos a imagem como um facilitador do processo de compreensão do texto escrito. No primeiro momento é necessário que se discuta cada uma das imagens correspondentes às capas de livros escritos por Tatiana Belinky. A leitura pode ser feita em duplas. Nesse momento também precisamos familiarizar nossos alunos com o preenchimento da atividade. Precisamos explicar para eles qual o mecanismo utilizado nas atividades de relacionar colunas ou desenhos.

Antes de iniciar essa atividade de escrita questione os alunos se conhecem algumas dessas personagens. Ao promover a escrita faça intervenções atentando para o som produzido por cada letra.

LEIA O TEXTO COM SEUS AMIGOS E MONITOR

Qual o título do texto?

______________________________________________________________

Qual o nome do autor do texto?

_____________________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Encontre no texto o nome de um animal com a letra...

o __________________________

f ___________________________

Esses bichos pegavam carona nos passeios da cobra. Escreva o nome deles.

__________________ __________________ ___________________

Os animais que pegavam carona com a Cobra Gil eram leves, pois se um animal pesado pegasse carona com a cobra o que aconteceria com ela? _______________________________________________________________

Leia o nome desses animais e marque somente os que não poderiam pegar carona com a cobra.

girafa zebra

joaninha

caracol elefante

grilo lagarta

leão tigre

Com a ajuda do seu monitor escreva por que a cobra era chamada de trem da assombração? _______________________________________________________________

ATIVIDADE 13

O TREM DAS ÁGUAS Bem lá dentro da Floresta Amazônica, onde as árvores são tão altas que chegam

nas nuvens e as folhas da mata são tão grandes que poderíamos morar embaixo delas, vivia uma cobra gigante chamada Cobra Gil. Quando caía a noite, os insetos faziam tanto barulho que Cobra Gil acordava. Saía de seu buraco-casa, espichava todo o corpo e dava um bocejo tão comprido, soltando um som tão grosso, que todos os bichos ficavam quietinhos de medo. Até a onça se encolhia em sua toca, apavorada. E Cobra Gil, cansada de dormir, saía para dar seu rotineiro passeio noturno.

Quando os bichos percebiam que era Cobra Gil, a maior da floresta que estava saindo para nadar, pediam para subir nas suas costas. Então ela nadava rio acima parecendo um trem, pois carregava pássaros, macacos, tucanos, sapos, besouros, cigarras, formigas e lagartos. Na cabeça iam os vaga-lumes iluminando o caminho. Os jacarés e os pescadores, quando viam aquele monstro com a cabeça iluminada e o corpo que piava, gritava, zumbia e coachava, diziam:

– Fujam! Fujam todos! Vem chegando o trem da assombração com a cabeça de fogo!

Fernando Vilela. In www.fernandovilela.com.br

Leia o texto coletivamente. Explore-o da maneira que puder. É importante analisarmos a referência e descobrirmos de onde o texto foi retirado, além do nome do autor. O titulo também pode ser explorado. Podemos promover uma discussão sobre o porquê desse título. Deixe que os alunos expressem suas opiniões quanto a isso.

Como sugestão de palavras para essa atividade de leitura: árvores, insetos, cobra, onça, floresta, monstro, pássaros, macacos, tucanos, sapos, besouros, formigas, lagartos, pescadores, vaga-lume, trem, cabeça. Não é necessário ditar todas as palavras, apenas algumas delas são suficientes para o sucesso da atividade. Lembre-se de dar dicas quanto à letra inicial, caso os alunos encontrem dificuldades em encontrar a palavra no texto.

Antes de iniciar essa atividade é necessário que o aluno perceba que o texto está repleto de nomes de animais, pode-se até fazer uma retomada para descobrirem-se quais animais estão presentes no texto e a partir daí identificar quais começam com as letras o e f.

O nome desses animais encontra-se no texto, porém para que a atividade realmente seja de escrita é indispensável que os alunos reflitam sobre quais letras utilizar para escrever essas palavras. Caso o aluno retorne ao texto a fim de encontrar o nome desses animais, a atividade se transformará em uma atividade de leitura. Na escrita dos nomes faça as intervenções necessárias dirigindo-se às mesas dos alunos.

Essa questão envolve um raciocínio lógico partindo de um fato do texto. Pode ser explorada coletivamente, assim como sua escrita, garantindo com a participação de todos os alunos.

Essa atividade está diretamente ligada à atividade anterior, porém aqui estaremos desenvolvendo a leitura de nossos alunos. É importante informarmos o campo semântico das palavras encontradas na atividade. Depois dessa informação incentive os alunos a descobrirem o nome dos animais e comparar seu peso ao peso da cobra. Assim, comparando seus pesos, poderão descobrir quais deles fariam a cobra afundar.

Nessa questão temos que retornar ao texto para descobrir porque os outros animais a chamavam de trem da assombração. Primeiro discuta o porquê de trem, e depois o porquê da palavra assombração. Deixe que os alunos exponham suas ideias e só depois de discutido o assunto elabore a resposta com a ajuda de todos.

LEIA COM SEUS COLEGAS E AJUDA DO SEU MONITOR

CAIXINHA MÁGICA

Fabrico uma caixa mágica para guardar o que não cabe em nenhum lugar: a minha sombra em dias de muito sol, o amarelo que sobra do girassol, um suspiro de beija-flor, invisíveis lágrimas de amor. Fabrico a caixa com vento, palavras e desequilíbrio, e para fechá-la com tudo o que leva dentro, basta uma gota de tempo. O que é que você quer esconder na minha caixa?

http://www.roseanamurray.com/poemas.asp

Qual o titulo do texto?

___________________________________________

Observando a referência do texto podemos dizer que ele foi retirado da

revista internet livraria

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Encontre no texto o nome de...

uma cor : _________________________________

um animal: ________________________________

uma flor: __________________________________

Dentre os itens abaixo marque os que podemos guardar em uma caixa:

LÁPIS AVIÃO BONECA ELEFANTE LIVRO

Por que a caixinha era mágica?

______________________________________________________________

Se você encontrasse uma caixinha mágica o que guardaria dentro dela? Lembre-se: nela você pode guardar o que quiser!

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

Veja se consegue identificar essas partes no texto e completar com a palavra que falta.

“FABRICO A CAIXA COM _____________________ ...”

“... BASTA UMA __________________ DE TEMPO.”

ATIVIDADE 14

Explore o texto de forma coletiva. Explore também a ilustração. Peça que através dela os alunos tentem descobrir o assunto do texto. Leve-os a atentar para a questão das rimas existentes em alguns versos.

Nessa questão é importante falarmos sobre a referência do texto, principalmente explicarmos o que ela significa. O aluno utilizará estratégias de leitura para identificar a resposta certa. É interessante tentar mostrar aos nossos alunos porque as demais respostas estão incorretas.

Seguem as sugestões de palavras para essa atividade de leitura. Apenas escolha algumas para ditar: caixa, sol, amarelo, girassol, beija-flor, vento, gota.

Essa atividade, embora pareça de escrita, na verdade é uma atividade de leitura porque as palavras já estão no texto, o aluno somente precisa encontrá-las e copiá-las. Essa atividade requer a retomada do texto depois de identificados quais tipos de palavras estamos procurando. Ajude-os na busca das palavras no texto, se for necessário, informe a letra inicial da palavra que se procura e o som que ela faz.

Essa outra atividade de leitura envolve a comparação de tamanhos. É importante que o aluno saiba que precisa comparar as palavras lidas ao tamanho de uma caixa, seja ela como for. Incentive-os a ler. Caso queira, essa atividade pode ser realizada em duplas. Por meio da interação os alunos se sentem mais seguros na leitura.

Essa questão envolve uma interpretação do texto trabalhado. Leia novamente o texto com os alunos e destaque as partes em que podemos encontrar a resposta da questão.

Nessa atividade de escrita é importante que os alunos saibam o que querem escrever antes de iniciá-la. Por isso, é necessária uma discussão prévia sobre coisas que poderíamos colocar na caixa mágica. Ao escrever, auxilie-os utilizando outras listas já produzidas ou a própria lista de nomes para relacionar o som à letra que se pretende escrever.

Essa atividade pode tornar-se de leitura ou escrita dependendo do encaminhamento que será dado por você. Caso queira transformá-la em atividade de escrita, não deixe que os alunos consultem o texto para descobrir a palavra que falta; caso transforme-a em atividade de leitura, retorne ao texto, identificando a palavra que completa o extremo de cada frase. Suas intervenções são importantes, independentemente do tipo de atividade que esta poderá se tornar.

LEIA COM A AJUDA DO MONITOR DE DE SEUS COLEGAS

AS BORBOLETAS Vinícius de Moraes

Brancas Azuis Amarelas E pretas Brincam na luz As belas borboletas

Borboletas brancas São alegres e francas

Borboletas Azuis Gostam muito de luz

As amarelinhas São tão bonitinhas!

E as pretas, então... Oh! Que escuridão!

Quem foi o autor dessa poesia?

__________________________________________________

Qual o assunto da poesia?

_________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Escreva aqui o nome de todas as cores que encontrar no texto.

_______________________ _________________________

_______________________ _________________________

Veja se você consegue completar esse texto que fala sobe as borboletas com a ajuda do banco de palavras.

.

asas borboletas metamorfose dois antenas

Agora é com você! Que tal pintarmos essas borboletas com as cores indicadas em suas etiquetas?

Com a ajuda do seu monitor escreva sobre a reprodução da borboleta.

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

As borboletas têm _________ pares de asas membranosas cobertas de escamas e peças bucais adaptadas a sucção. Diferem-se das mariposas pelas ____________retas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela _______________ que decorre dentro de um casulo rígido e pelo abdómen fino e alongado. Quando em repouso, as ______________ dobram

as suas __________ para cima.

vermelho

amarelo

azul

ATIVIDADE 15

Explore o texto e sua formatação (versos). Faça com que o aluno perceba a estrutura do texto. Se necessário compare com o texto da atividade 13, e de forma oral, liste as principais diferenças entre eles. Questione sobre o assunto dessa poesia e peça que identifiquem o autor.

Essas duas questões são facilmente respondidas se foi proposta no momento anterior uma boa discussão sobre elas. Auxilie-os na escrita das respostas, se achar necessário, retorne ao texto.

Sugestões de palavras para a atividade de leitura: borboletas, brancas, azuis, amarelas, luz, pretas, escuridão.

Essa atividade de leitura requer a retomada do texto. É importante que o aluno identifique as cores encontradas no texto. Algumas delas já estarão grifadas por conta da atividade anterior, mas você não precisa fornecer essa informação. Deixe que utilizem as estratégias de leitura para encontrarem os nomes das cores e registrarem aqui.

Essa atividade propõe um desafio maior aos alunos por se tratar de um novo texto. Explique que as lacunas podem ser preenchidas por uma só palavra, aquela que dá sentido ao texto. Se achar necessário faça a leitura coletiva do texto e os incentive-os a descobrirem com o máximo de autonomia, quais palavras compõem o banco de palavras.

Já essa atividade garante um desafio um pouco menor. Uma ideia para enriquecer essa atividade seria a criação coletiva de uma lista de cores, onde o aluno diz o nome de uma cor e você torna-se o escriba, contando com a ajuda de todos nessa função. Duas dessas cores presentes na atividade já estavam no texto e foram trabalhadas nas questões anteriores o que tornará mais fácil a sua identificação. Deixe exposta em sala de aula a lista de cores que foi produzida, assim se tornará mais um recurso na inferência dos sons iniciais das palavras já trabalhadas com as palavras que os alunos querem escrever.

Antes de começar essa atividade de produção coletiva, é necessária uma ampla discussão com os alunos. Seria interessante pesquisar fotos dos momentos de reprodução da borboleta e estar mostrando em sala de aula como isso acontece. Recursos visuais tornam a aula mais significativa e prazerosa. Essas imagens poderão aguçar o interesse dos alunos pelo assunto tratado. Na produção escrita organize junto com eles de forma oral o que pretendem e escrever e só depois parta para a escrita coletiva do texto, contando com a participação de todos.

LEIA O TEXTO JUNTO COM SEUS COLEGAS E MONITOR

A MENINA E O SAPO

Nina, menina airosa, formosa como ela só. Bonito era ver Nina correr. Ora corria rápido, feito tufão, ora devagar, parecendo brisa. Nina corria pelo jardim. Nina caía no gramado. Nina fazia folia. E ria. À noite, cansada das travessuras do dia, a menina dormia. Certa vez, enquanto passeava pelo jardim, Nina viu um sapo. Sapo também viu Nina. "Será que, se Nina beijar o sapo, sapo vira príncipe?" Nina não sabia, mas ficava imaginando como isso seria. Nina beijou o sapo. Sapo continuou sapo. Não virou príncipe.Mas se apaixonou por Nina. Agora, onde Nina está, lá se vê o sapo apaixonado suspirando pela menina. Na cabeça do sapo, Nina é uma princesa-sapa, transformada em menina por uma terrível feiticeira.

Marcia Paganini Cavéquia, autora deste conto, é pós-graduada em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Qual o título da história?

______________________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Analisando o texto, por que a menina beijou o sapo?

_____________________________________________________________

Depois do beijo o sapo ficou

irritado apaixonado envergonhado

Você conhece outras histórias de princesas? Escreva o nome de algumas delas.

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

Essas coisas sempre aparecem nos contos de fadas. Vamos escrever o nome delas?

__________________ ____________________ ________________

Com ajuda do monitor vamos mudar o final da história. Depois que Nina beijou o sapo o que poderia ter acontecido?

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________________

_________________________________

___________________________

___________________________

ATIVIDADE 16

Antes de ler o texto analise juntamente com os alunos a ilustração e o título do texto. Em meio a discussão questione se conhecem alguma história que também tenha princesas e sapos como personagens. Incentive-os a ler fazendo-os procurar no texto alguma palavra que eles conheçam e saibam ler. Feita essa dinâmica, leia o texto coletivamente e discuta com eles sobre a formatação do texto. A que gênero ele pertence? Discuta a organização da história. O que aconteceu no começo, no meio e no fim? E sobre o fim? Questione sobre o fato estranho e não muito comum em conto de fadas que acontece no final da história.

Sugestões de palavras: menina, jardim, gramado, sapo, príncipe, cabeça, feiticeira.

Essa questão remete nossos alunos a pensarem sobre um fato que aconteceu no texto, portanto deverão retornar a ela a fim de encontrar a resposta correta. Leia novamente o texto, levando-os a atentar para as partes que ajudam a encontrar a resposta para a pergunta

Essa questão remete nossos alunos a pensarem sobre um fato que aconteceu no texto, portanto deverão retornar a ela a fim de encontrar a resposta correta. Leia novamente o texto destacando para os alunos as partes que ajudam a encontrar a resposta para a pergunta.

Aqui trabalharemos com os conhecimentos prévios, que não são poucos, de nossos alunos. Antes de iniciar a atividade faça uma discussão oral sobre histórias que eles conhecem e que tenham princesas como personagens. Na hora da produção da lista, que pode ser feita de forma coletiva, destaque, junto aos alunos, que o nome de determinadas histórias são compostos por mais de uma palavra, portanto precisamos segmentá-las (separá-las umas das outras). É comum que alunos em fase inicial de aquisição do código escrito aglutinem palavras ao escrever frases e pequenos textos.

Essa atividade de escrita pode ser realizada em duplas, porém isso não impede que suas intervenções sejam feitas de forma significativa.

Antes de começar essa produção textual, é importante que retornemos ao texto para novamente discutirmos sobre seu final. Só depois que os alunos identificam o fato acontecido ao final do texto, podem criar outro. A produção pode ser feita de forma coletiva. Incentive os alunos a participarem desse momento. Depois de decidido o fato que irá compor o novo final, escreva-o com a ajuda de todos.

.

LEIA ESSE TEXTO COM A AJUDA DO MONITOR

CIRANDA DA BAILARINA

"Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina E tem piriri, tem lombriga, tem ameba Só a bailarina que não tem E não tem coceira Berruga nem frieira Nem falta de maneira Ela não tem Futucando bem Todo mundo tem piolho Ou tem cheiro de creolina Todo mundo tem um irmão meio zarolho Só a bailarina que não tem"

Ciranda da Bailarina, Chico Buarque de Holanda

Qual o nome do autor do texto?

__________________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Encontre no texto o nome de um bichinho que vive com os pés na nossa cabeça?

____________________________________

Qual o assunto do texto?

_________________________________________________________

Você sabe o que significa pereba? Discuta com seus colegas e escreva o que vocês concluíram.

___________________________________________________________

Nesse texto podemos perceber o que pode acontecer se não tivermos higiene. Pra manter nosso corpo saudável e ficarmos sempre limpos escreva algumas coisas que podemos fazer.

______________________________________________

______________________________________________

__________________________________________

Com a ajuda do seu monitor escreva outras coisas que podemos fazer para evitar ficarmos doentes.

__________________________________________________

__________________________________________________

___________________________________________________

ATIVIDADE 17

Esse texto é bastante interessante e com certeza estimulará a curiosidade dos alunos. Discuta o texto oralmente e tente fazer com que os alunos identifiquem o assunto do mesmo. Esse texto foi musicalizado também por Adriana Calcanhoto, seria interessante trazer a música para sala de aula e ensiná-las aos alunos. Destaque o nome do cantor e caso traga a música cantada por Adriana Calcanhoto, explique que existem as regravações de músicas antigas por novos cantores.

As palavras a seguir podem ser ditadas nessa atividade: pereba, vacina, lombriga, ameba, bailarina, piolho, irmão.

Essa atividade requer a retomada do texto e envolve a resolução de uma charada. Tente envolver os alunos na busca pelar resposta correta. Caso encontre dificuldade, dê algumas dicas, inclusive a letra inicial da palavra a ser descoberta. A escrita pode ser coletiva com a participação de todos.

Essa atividade ajuda nosso aluno a inferir o sentido de uma palavra, ou seja, ele precisa saber o que tal palavra significa. Deve ser feita em dois momentos. No primeiro deixe que os alunos exponham sua opinião. Pode-se fazer um jogo, os alunos dizem o que acham que a palavra significa e você anota no quadro, quando terminarem você utiliza o dicionário, esse é o segundo momento, e procura a palavra no mesmo relatando para turma o seu significado real. Depois se pode comparar a resposta encontrada no dicionário com as respostas ditas pelos alunos e escritas no quadro. A escrita da resposta na atividade pode ser feita de forma coletiva com a participação de todos na construção das palavras.

Essa atividade de escrita envolve os hábitos de higiene.Antes de começá-la você pode conversar com os alunos sobre tais hábitos. Pode-se fazer uma pesquisa, quem os realiza e quantas vezes por dia. Depois de anotadas as respostas, seria interessante a construção de um gráfico com os dados anotados. A partir do gráfico poderia analisar qual hábito é realizado mais vezes durante o dia, ou qual aluno realiza tal hábito mais vezes e outras questões que também podem ser trabalhadas de forma oral com a construção do gráfico. Terminado, podemos partir para a escrita dos hábitos. Lembre-se de intervir na escrita, principalmente nas questões de aglutinação (juntar as palavras), já que as escritas são formadas por mais de uma palavra.

A produção textual dessa atividade envolve a escrita de outros hábitos de higiene. Retome a discussão sobre os hábitos mais comuns entre os alunos e os escreva de forma coletiva, contando com a participação de todos na elaboração e organização do texto.

LEIA O TEXTO COM A AJUDA DE SEU MONITOR

Analisando o texto percebemos que ele é uma

notícia narrativa poesia

De qual fonte foi retirado o texto?

______________________________________________________________

Qual o assunto do texto?

_______________________________________________________________

Existem dois nomes de pessoas no texto. Você é capaz de identificá-los?

____________________________ ______________________________

Segundo o texto o que pode ser caracterizado com um crime ambiental?

______________________________________________________________

Você sabe qual a função de um bombeiro?

______________________________________________________________

Quando um bombeiro é chamado para apagar o fogo ele precisa utilizar alguns equipamentos. Você consegue escrever o nome deles?

________________ __________________ ____________________

Além de florestas quais outros lugares um balão pode cair e provocar um incêndio? Escreva aqui.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Crie junto com o monitor um cartaz alertando

sobre o perigo de soltar BALÕES.

ATIVIDADE 18

BALÃO SERIA CAUSA DE INCÊNDIO NO MORRO DOS CABRITOS Relatos e imagens mostram que o incêndio no Morro dos Cabritos e no

Parque da Catacumba, na Lagoa, iniciado por volta das 22 horas de sábado destruindo boa parte da Mata Atlântica, foi mesmo provocado por um balão.

Durante a madrugada de domingo, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado confirmou a causa. (...) Na tarde de ontem, porém, ele voltou atrás e afirmou que não pode assegurar que o balão causou o fogo. Mas o morador da Fonte da Saudade Felipe Tartari chegou a registrar em vídeo o momento da queda.

(...) Entre sábado e domingo, foram contabilizados pelo menos nove focos de incêndio na cidade. A cultura dos balões não se curvou à lei, que determina que fabricar, transportar e soltar balões é crime ambiental.

Jornal o Globo

Explore o texto e o gênero a que ele pertence. É importante que os alunos identifiquem o assunto da notícia. De forma oral e coletiva podemos discutir as causas e consequências do fato ocorrido. Peça que os alunos identifiquem alguma palavra cujo significado desconhecem, e discuta com eles sobre ela utilizando o dicionário, se preciso for.

Além de ajudá-los na identificação da resposta certa, procure explorar as outras opções também, caracterizando-as e, se possível, exemplificando-as também.

Essa atividade requer a retomada do texto. É importante que os alunos consigam retirar informações do texto sem dificuldades e para que isso aconteça é necessário que se familiarizem com a ideia de que buscar informações no texto pode trazer respostas para diversas perguntas. Ajude-os a encontrar tais nomes no texto. Leia o texto novamente e peça que os alunos acompanhem a leitura facilitando a identificação das palavras. Você também pode atentar os alunos para o uso da letra maiúscula na escrita de nomes.

A informação que responde a essa questão está explícita no texto, portanto, o seu grau de dificuldade não é muito grande. No entanto, os alunos precisam refletir sobre o final do texto para encontrá-la. A escrita pode ser coletiva, com a participação de todos.

Essa também pode ser uma escrita coletiva, feita após a discussão sobre a questão. Deixe que os alunos opinem e os ajude a organizarem seus pensamentos e criarem uma resposta coerente para só então escrever com a participação de todos

A atividade de escrita pode ser feita de forma individual ou em duplas. As intervenções devem ser feitas de forma sistemática.

Mais uma atividade de escrita. Essa pode ser realizada de forma coletiva, depois de uma discussão oral sobre outros estragos que podem ser causados pela prática ilegal de soltar balões. Ajude os alunos a organizarem seu pensamento e só depois proponha a escrita coletiva no quadro incentivando os alunos a participarem dela soletrando as palavras.

Seria interessante que aqui fosse elaborado somente o esboço de um cartaz que poderia ser produzido pelos alunos e exposto na escola. É importante discutirmos sobre quais informações seriam interessantes de serem colocadas no cartaz e principalmente discutir sobre a função de um cartaz.

LEIA O TEXTO COM SEUS COLEGAS E MONITOR

Qual o título do texto?

___________________________________________________________

Nesse texto existem muitas palavras com a letra T. Encontre no texto palavras que comecem com T mas que tenham 6 letras.

Você sabe o significado da palavra troço? Discuta com seus colegas e registre suas conclusões.

_______________________________________________________________

Qual a descoberta que o menino fez?

_______________________________________________________________

Você gosta de desenhar?

SIM NÃO

Esses são os nomes de alguns materiais que utilizamos para desenhar. Relacione os nomes com suas ilustrações.

BORRACHA ( 1 )

LÁPIS ( 2 )

RÉGUA ( 3 )

GIZ DE CERA ( 4 )

Faça um desenho bem bacana e tente escrever ao lado dele o que foi que você desenhou!

________________________

________________________

________________________

__________________

___________________

__________________

____________________

ATIVIDADE 19

( )

( )

( )

( )

TRAÇOS TRAÇADOS Era uma vez um traço. E era uma outra vez outro traço. Os dois foram traçados por um menino que gostava muito de desenhar trecos com muitas tramas. A transação dos traços deu uma trança. E essa trança, trançada com outros tantos traços, deu 'trocentos' troços traçados! "Trocentos troços traçados fazem muitas trocas", ele pensou, já tonto com tantos tês e 'trs'. Então, no meio de tantos traços e tantas letras, sem travas nem trapaças, o menino fez uma descoberta transcendental! Foi assim, entre traços entrelaçados e letras tresloucadas, que ele descobriu que é assim que se fazem... Os livros.

Januária Cristina Alves, é jornalista e consultora em Comunicação e Educação. Escreveu este conto em parceria com o filho André Bollos, 7 anos.

Explore o texto. Atribua significados para as palavras que os alunos desconheçam. Para isso utilize o dicionário. É importante que os alunos comecem a manusear o dicionário. Você pode conversar com os alunos sobre como utilizá-lo. Em cada texto conte com a participação de um aluno para procurar no dicionário as palavras desconhecidas pela turma. Se quiser, você pode, com o auxílio de todos, criar um dicionário da turma. Com folhas de cartolina você pode criar um “blocão” onde serão escritas as palavras descobertas pela turma e seu significado. É interessante que esse “blocão” fique exposto na sala de aula

Atividade de retomada do texto. Ajude os alunos a perceberem que existem diversas palavras iniciadas com a letra T, porém é importante ressaltar a importância da leitura do enunciado. No enunciado encontramos duas ordens que se complementam. Retome o texto juntamente com os alunos e se necessário destaque as palavras iniciadas com T. Retome essas palavras e destaque somente as que são compostas por 6 letras.

O uso do dicionário é indispensável nessa atividade. Antes de utilizá-lo, promova uma discussão para que os alunos expressem seus conhecimentos sobre a palavra em questão. Se quiser, você pode listar no quadro os significados ditos pelos alunos e depois compará-los aos significados encontrados no dicionário.

Essa questão envolve a retomada do texto. Embora a informação esteja expressa de forma explícita no texto, é necessária a compreensão do mesmo para encontrar a resposta. A escrita pode ser feita de forma coletiva, com a participação de todos.

Essa atividade de leitura não possui um grau de dificuldade muito elevado porque todas as palavras possuem letras iniciais diferentes, portanto o reconhecimento do som da letra inicial garante a identificação da palavra e a relação com o desenho.

A produção textual deverá ser feita de forma individual, já que cada aluno produzirá seu próprio desenho. Faça intervenção priorizando os alunos com mais dificuldades na escrita. Tente ajudá-los a organizar o pensamento antes de iniciar o processo de escrita.

A BELA E A FERA (INFANTIL)

O espetáculo conta a história de Bela, uma jovem que foge da rotina

de sua vida e dos galanteios de um pretendente através dos livros. Um dia, seu pai, que é um inventor, chega no castelo de uma fera muito feia e assustadora, e é feito prisioneiro. Para salvá-lo, Bela se oferece para assumir o lugar do pai e a Fera aceita. Com o passar do tempo, a prisioneira, com a ajuda dos empregados encantados do castelo (um bule de chá, um candelabro e um relógio, entre outros), passa a ver que por trás da aparência assustadora da Fera se esconde o coração e a alma de um príncipe humano.

[email protected]

LEIA COM SEUS AMIGOS E MONITOR

Qual a finalidade do texto?

____________________________________________________________

Você conhece essa história? O que acontece no final dela?

___________________________________________________________

Quais os nomes das personagens principais do texto e da história?

________________________ ___________________________

Coloque Verdadeiro ou Falso de acordo com o texto.

( ) A Bela se ofereceu para ficar no lugar do pai.

( ) A Fera se torna um sapo no final.

( ) O pai de Bela ficou amigo da Fera

( ) Bela fica amiga dos empregados do castelo.

Você conhece personagens de outras histórias? Veja se consegue escrever o nome desses abaixo.

______________________________ _____________________________

Tente com a ajuda do seu monitor escrever sobre um resumo (sinopse) sobre uma dessas histórias que você escreveu acima.

____________________________

_________________________________

______________________________________

____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

_____________________________________

ATIVIDADE 20

Nesse texto é importante destacarmos o gênero (sinopse) a que pertence e suas características. Também é interessante falarmos um pouco sobre essa história. Questione os alunos se eles a conhecem e como ela é. Se você tiver a oportunidade, traga o portador textual (livro) para sala de aula e conte a história completa para os alunos, isso ocasionará uma maior compreensão do texto trabalhado.

A partir do momento em que a história foi discutida essa questão será fácil de ser resolvida. Só é preciso intervir na organização do pensamento e na escrita, estimulando os alunos a refletir sobre a escrita.

Essa atividade pode ser feita em duplas. Talvez seja necessária a retomada do texto para a identificação das personagens. Aqui é importante discutir com os alunos o significado de “personagem principal”, existem diversas personagens na história, mas somente as personagens que ganham destaque podem ser chamadas de “principais”.

Nessa atividade de leitura é importante que você, monitor, oriente os alunos de acordo com o texto trabalhado anteriormente. É necessária a retomada do texto, portanto leia-o novamente de forma coletiva fazendo com que os alunos acompanhem a leitura em seu próprio texto. Interessante seria se ao término da atividade transformássemos as alternativas falsas em verdadeiras. Podem-se transcrever as alternativas falsas no quadro e ali mesmo alterar sua escrita com a participação de todos os alunos.

Essa atividade de escrita pode ser feita de forma individual. Antes de começá-la discuta com os alunos sobre essas duas personagens. A que história elas pertencem e quais seus nomes. Depois faça intervenções na escrita, orientando-os a refletir sobre o usa das letras e seus sons.

Essa produção textual corresponde à criação de um texto como o trabalhado no inicio da atividade. É importante a participação de todos e cabe a você orientá-los quanto à coesão e à coerência desse texto. Após decidir por votação ou consenso sobre quais das duas histórias o texto falará, discuta sobre ela com os alunos. Seria interessante criar um roteiro para a elaboração do texto. Esse roteiro deve ficar exposto e auxiliar na criação do texto. Também é importante discutir com os alunos como utilizar tal roteiro.

LEIA O TEXTO COM A AJUDA DO SEU MONITOR

Analisando a referência do texto podemos dizer que ele foi retirado da

revista internet biblioteca

Qual o assunto do texto?

_____________________________________________________________

Circule no texto as palavras ditadas pelo monitor.

Discuta com seus amigos o significado da palavra extinção e registre suas conclusões.

_____________________________________________________________

Encontre no texto quais as duas principais causas para a extinção da arara-azul.

____________________________________________________________

____________________________________________________________

Existem outros animais em extinção. Vamos relacionar seus nomes com suas fotos.

Escreva com a ajuda do monitor o que podemos fazer para evitar que esses animais desapareçam do mapa.

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

______________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

( 1 ) ( 2 )

( 3 ) ( 4 )

( ) PEIXE-BOI

( ) MICO LEÃO DOURADO

( ) LOBO-GUARÁ

( ) ONÇA-PINTADA

TODOS ESSES ANIMAIS PERTENCEM A FAUNA BRASILEIRA

ATIVIDADE 21

ARARA-AZUL A arara azul, maior ave entre os psitcídeos (família que

inclui os papagaios, periquitos e outras arara), está ameaçada de extinção. Restam apenas 3.000 araras-azuis na natureza, a maior parte delas no Pantanal. A destruição do seu habitat e a sua captura para o comércio são os dois fatores que combinados levaram-na ao risco de extinção http://www.portaldascuriosidades.com

Explore o texto e o gênero a que pertence. Discuta sobre o assunto do texto e veja se os alunos são capazes de percebê-lo com autonomia. Trabalhe com a referência do texto, pois, a partir dela podemos descobrir de onde foi retirado o texto.

Discutindo a referência do texto resolvemos essa atividade de leitura. É importante analisarmos todas as respostas e não somente a correta.

Sugestões de palavras que podem ser utilizadas nessa atividade de leitura: arara, ave, periquitos, papagaios, Pantanal, natureza.

Nessa atividade é importante o uso do dicionário, porém torna-se interessante uma discussão para que os alunos coloquem em debate seus conhecimentos prévios sobre a palavra em questão. É interessante utilizar com o dicionário a mesma estratégia da atividade anterior, em que um aluno ficará responsável pela consulta ao mesmo.

Se o assunto do texto for bem discutido no momento da leitura do mesmo, essa atividade será de fácil realização.

Essa atividade necessita da retomada do texto para encontrar as informações pedidas. É importante que nossos alunos sejam capazes de retirar informações do texto, para que isso aconteça, é necessária a compreensão do texto. Leia novamente o texto de forma coletiva, destacando os trechos onde a resposta pode ser encontrada. Não dê a resposta, apenas os estimulem a encontrá-las.

Nessa atividade de leitura, os alunos poderão utilizar a letra inicial como diferencial, o que torna o desafio mais fácil já que as letras iniciais se diferem.

A produção textual pode ser feita de forma coletiva depois de discussão oral. Incentive a participação dos alunos. Questione sobre as causas da extinção, é necessário analisarmos as causas para criarmos estratégias que diminuam as consequências. Ajude-os a organizar o texto coletivamente dando a ele coesão. Certifique-se que os alunos estejam refletindo sobre a escrita das palavras e sobre o sentido do texto.

LEIA E OBSERVE A TIRINHA COM SEUS AMIGOS E MONITOR

Você conhece esses personagens? Escreva o nome deles.

___________________________ _______________________________

Por que você acha que o Cebolinha não aceitou a proposta da Mônica?

_______________________________________________________________

Quem foi o produtor da tirinha?

_______________________________________________________________

Você conhece outros personagens da Turma da Mônica? Vamos escrever seus nomes na cruzadinha!

Nós utilizamos características tanto físicas como psicológicas para descrevermos qualquer pessoa. Você pode descrever os personagens da tirinha? Vamos tentar!

_______________________________________________

________________________________________________

_______________________________________________

________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

Na tirinha existem duas palavras escrita de forma errada. Você consegue encontrá-las?

___________________________ ________________________

Você consegue descobrir o erro dessas palavras?

_______________________________________________________________

ATIVIDADE 22

Apresente a tirinha aos alunos e discuta com eles a respeito de quem já conhece as personagens ou já leu alguma história em quadrinhos com essas personagens? Na tirinha precisamos ressaltar a importância da linguagem não verbal para sua compreensão. Por meio da linguagem imagética podemos perceber as expressões das personagens. O texto deve ser explorado de forma ampla. A fala do Cebolinha deve ser destacada. Veja se os alunos conseguem perceber o que há de diferente com ela.

Depois da discussão sobre as personagens realize essa atividade de escrita. Os alunos poderão escrever sozinhos ou em duplas. As intervenções são importantes no momento da escrita, pois ajudam o aluno a refletir sobre esse processo.

Essa questão envolve a compreensão do texto da tirinha como um todo, por isso a importância de retornar ao texto e buscar a informação, que se encontra implícita no texto.

Seria interessante para a realização dessa atividade, que você trouxesse para sala de aula alguns gibis para os alunos folhearem e descobrirem que além das personagens da tirinha existem outros que integram um grupo de amigos que se divertem em muitas aventuras. Se quiser, e não conseguir as revistas, traga apenas uma imagem de cada personagem e fale um pouco sobre elas. Seria interessante realizar uma pesquisa sobre as características de cada uma das personagens e trazer para sala de aula como curiosidade, embora essas características possam ser utilizadas na atividade seguinte também. Auxilie na escrita dos nomes. Se os alunos encontrarem dificuldade, transforme essa atividade de escrita em atividade de leitura, basta listar no quadro, com a ajuda dos alunos, os nomes das personagens. Após isso, cada aluno irá identificar o nome da personagem na lista e copiá-lo no local adequado.

O importante aqui é discutir sobre onde encontrar no texto essa informação.

Essa atividade necessita que se retome o texto. Identificar palavras escritas de forma errada pode garantir que os alunos saibam sua forma correta de escrita. Ajude-os a encontrar tais palavras no texto, e enfatize que a palavra está escrita de forma errada porque representa a fala do personagem, que é desse jeito, como já discutido nas características de cada personagem

Essa atividade remete a retomada do texto. Identificar palavras escritas de forma errada pode garantir que os alunos saibam sua forma correta de escrita. Ajude os a encontrar tais palavras no texto, e enfatize que a palavra está escrita de forma errada porque representa a fala do personagem, que é desse jeito, como já discutido nas características de cada personagem

Essa atividade envolve uma reflexão sobre a língua, sobre questões ortográficas. Discuta oralmente sobre os erros das palavras e produza uma reposta coletivamente com os alunos.

LEIA O TEXTO COM A AJUDA DO SEU MONITOR

Qual a referência do texto?

_______________________________________________________

Esse texto é uma

curiosidade notícia história em quadrinhos

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Qual o assunto do texto?

__________________________________________________________

Com base no texto por que os astronautas precisam beber água de canudinho?

______________________________________

______________________________________

______________________________________

O astronauta está sempre no espaço e de lá observa muitas coisas interessantes! Vamos escrever o nome de algumas delas.

___________________ _________________ ____________________

Agora encontre o nome desses desenhos que também lembram o espaço.

Com a ajuda do monitor escreva um texto contando o que você faria se viajasse pelo espaço.

_________________________________________________

_____________________________________________________

______________________________________________________

______________________________________________________

ATIVIDADE 23

( 1 ) ( 2 )

( 3 ) ( 4 )

( ) ALIENÍGINA

( ) PLANETA TERRA

( ) NAVE ESPACIAL

( ) FOGUETE

Explore o texto como um todo, principalmente seu título (Você sabia?). A que nos remete esse título? O que podemos esperar do texto se observarmos somente o título. Você pode ler juntamente com os alunos e grifar palavras cujos significados os alunos desconheçam, e utilizar o dicionário para encontrar o significado e o dicionário da turma produzido no “blocão” para adicionar novas palavras.

A referência deve ser discutida, e é importante que os alunos saibam em que local o texto foi encontrado/veiculado.

.

Nessa atividade de leitura é importante que todas as opções sejam discutidas e se possível exemplificadas.

Palavras que podem ser encontradas no texto: água, mundo, Terra, planeta, Brasil, Japão, astronautas, canudinho.

O assunto do texto também deve ser explorado e discutido. É importante que os alunos consigam compreender o texto e identificar seu assunto.

Essa atividade requer a retomada do texto e pode ser feita de forma coletiva, com as devidas intervenções para uma maior compreensão do texto, e reflexão sobre a língua escrita

Já essa atividade de escrita pode ser feita individualmente ou em duplas. Basta auxiliá-los em suas descobertas e reflexões.

Essa atividade de leitura envolve a utilização das estratégias para o aluno conseguir realizá-la. Se observarmos a letra inicial de cada palavra, perceberemos que elas se diferem, portanto, identificando o som inicial de cada palavra o aluno facilmente encontrará as respostas certas

Essa produção textual deve ser feita de forma coletiva e envolve além da organização do pensamento a criatividade. Ajude-os a tornarem o texto o mais coeso e coerente possível. Incentive a participação de todos no momento da escrita.

LEIA O TEXTO COM A AJUDA DO MONITOR

MEU AMIGO DINOSSAURO

Um pequeno dinossauro apareceu no meu jardim educado, inteligente o seu nome era Joaquim

Eu não consegui saber de onde foi que ele saiu quando a gente perguntou disfarçou e até sorriu...

Ficou muito nosso amigo fez tudo que é brincadeira Levou o Miguel pra escola Levou a mamãe pra feira.

SOUZA, Mauricio de. Coleção Primeiras Letras com a turma da Mônica. Companhia Editora Nacional

Qual o título do texto?

___________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

No trecho do texto “Eu não consegui saber de onde foi que ele saiu...” a palavra ele se refere a quem?

______________________________________

Encontre no texto duas palavras que comecem com a letra J

__________________________ ___________________________

No texto existem palavras que descrevem o dinossauro. Quais são elas?

__________________________ ___________________________

Êita! Que confusão! Você consegue organizar a primeira estrofe do poema?

_________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________

Agora complete a estrofe com palavras que estão faltando! Tente lembrar do texto e não vale consultá-lo.

Escreva o que você faria se encontrasse um dinossauro no seu jardim.

______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 24

Explore o texto e seu gênero. Leve os alunos a atentar para a sua formatação (versos). Você pode destacar as rimas contidas na poesia. Destaque também o título e a referência do texto.

Palavras sugeridas para realização dessa atividade de leitura: dinossauro, jardim, Joaquim, amigo, Miguel, escola, mamãe, feira.

A realização dessa questão nos faz retornar ao texto e compreender o sentido da palavra em destaque, e analisar o contexto em que essa palavra aparece. Isso só pode ser feito por meio da releitura do texto e da discussão sobre as possibilidades de respostas. Na escrita faça intervenções.

Essa atividade de leitura também requer a retomada do texto. Leia-o coletivamente e destaque juntamente com os alunos, as palavras que podem ser utilizadas como resposta.

Nessa atividade é preciso promover uma discussão sobre o que é descrever. Se necessário utilize o dicionário com o propósito de os alunos descobrirem em que local do texto podem encontrar a resposta da atividade. Seria interessante criar com os alunos uma lista de palavras que podem servir para descrever as pessoas ou coisas. Deixe que eles falem as palavras e você registra no cartaz que ficará exposto na sala de aula.

Essa atividade de leitura só leva à reflexão se os alunos não observarem o texto para realizá-la. Porque se os alunos observam o texto, eles simplesmente copiarão as palavras e não tentarão ler as frases que compõem a estrofe nem organizá-las de maneira correta. Portanto, incentive-os a tentarem ler as frases utilizando as diversas estratégias de leitura. Para que a atividade se torne mais significativa, deixar que seja trabalhada em duplas.

Essa atividade de escrita nos remete a mesma posição quanto à consulta do texto da atividade anterior. Se os alunos consultarem o texto para realizá-la, a atividade perderá sua função, que é refletir sobre a escrita das palavras que compõem os extremos dos versos. Incentive-os a lembrarem de... , e, se achar necessário, leia você o texto e diga quais palavras precisam ser escritas.

Essa produção de texto envolve criatividade e organização. Portanto é indispensável a intervenção no sentido de produzir um texto bem escrito, com coerência e coesão. Primeiramente faça uma coleta de ideias, e juntamente com eles organize-as. Na escrita, incentive a participação. É importante que o momento da escrita seja prazeroso para os alunos.

LEIA COM A AJUDA DOS SEUS COLEGAS E MONITOR

Qual o assunto do texto?

______________________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Analisando o texto, a jovem a qual Duque de Caxias fez o poema era sua filha?

SIM NÃO

A palavra botão possui, pelo menos, dois sentidos diferentes. Você consegue escrevê-los?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Agora desenhe as palavras em destaque do poema feito por Duque de Caxias.

“Lindo botão, deves ter... por nasceres de uma rosa...”

Veja se você consegue completar o texto sobre Duque de Caxias utilizando o banco de palavras.

Caxias agosto Brasil fazenda

O que um soldado precisa? Escreva o nome.

__________________ _________________ _____________________

Qual a função de um soldado? Discuta com seus colegas e escreva suas conclusões.

______________________________________________________________

______________________________________________________________

POEMA DO DUQUE DE CAXIAS

O Duque de Caxias, militar austero e carrancudo, foi, contudo,

picado um dia pela inevitável mosca do amor; apaixonou-se por uma linda e fidalga brasileira da então Província Cisplatina. Não se casaram, porém. Ele uniu-se a sua esposa no Rio de Janeiro, e sua paixão sulista casou-se também, com um uruguaio, nascendo-lhe uma filha, linda, tal qual a mãe. Em conhecendo a jovem, muitos anos depois, Caxias fez este terno poema a ambas, mãe e filha:

“Lindo botão, deves ter... por nasceres de uma rosa...”

Blog do Hélio

Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu em 25 de _________ de 1803, na _____________ de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro quando o _______________ era Vice Reino de Portugal. Hoje, é o local do Parque Histórico Duque de Caxias, no município de Duque de _______________, no estado do Rio de Janeiro.

Explore o texto e principalmente sua personagem principal. Discuta com os alunos quem foi Duque de Caxias. Utilize o dicionário para encontrar o significado de palavras que os alunos desconheçam.

Discuta com os alunos sobre o assunto do texto. Se necessário releia o texto coletivamente e discuta sobre o assunto junto aos alunos.

Para essa atividade sugerimos as seguintes palavras: mosca, esposa, filha, mãe, jovem, botão, rosa.

s. Essa questão envolve uma compreensão do texto. Juntamente com os alunos retome o texto para que consigam a resposta.

s. Seria interessante o uso do dicionário nessa atividade. Escolha um dos alunos para que procure a palavra botão e a, partir daí, converse com eles sobre alguns sentidos atribuídos à palavra BOTÃO.

Nessa atividade deixe que os alunos reflitam sobre as palavras e utilizem suas estratégias para decifrá-las.

s.

Essa atividade propõe um grau de dificuldade maior, portanto é interessante fazê-la de forma coletiva. Leia, juntamente com os alunos, o texto e deixe que eles identifiquem as palavras compostas no banco de palavras. É necessário atentar para o fato de que somente uma palavra completa cada lacuna corretamente.

Essa atividade de escrita pode ser realizada em duplas. Você também pode fazer uma lista coletiva com o nome de outras coisas que compõem o universo de um soldado. Escreva a lista de forma coletiva e deixe a exposta em sala de aula.

A produção textual pode ser feita de forma coletiva a partir através da coleta de informações que foram dadas ao longo da aula. Incentive a participação de todos.

ATIVIDADE 25

LEIA O TEXTO COM SEUS AMIGOS E MONITOR.

Qual o assunto do texto? ______________________________________________________________

Circule no texto palavras que o monitor irá ditar.

Você sabe o que significa aguá potável?

______________________________________________________________

Você consegue listar 3 coisas que fazemos e desperdiçamos água?

___________________________________

_____________________________________

_____________________________________

____________________________________

Pinte somente as alternativas em que precisamos da água para realizá-las.

TOMAR BANHO ANDAR DE BICICLETA REGAR AS PLANTAS

FAZER COMIDA BRINCAR NO PARQUE

Para a água se tornar potável a água passa por uma estação de tratamento. Veja se você consegue completar o texto que fala sobre elas utilizando o banco de palavras.

Escreva o que você mais gosta de fazer utilizando a água.

_____________________________________________

_____________________________________________

___________________________________________________

____________________________________________________

ATIVIDADE 26

As estações de tratamento usam filtros e vários produtos químicos para limpar a ___________ que sai pelas torneiras das _______________. Todo esse cuidado não é pra menos. A água captada de _________ e represas vem com folha, peixe, lodo e muitas ____________. Para chegar as casas limpa e sem ____________, ela passa cerca de três horas dentro de uma estação de _______________, o que inclui fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, dentre outras coisas.

casas

rios

bactérias

água

cheiro

tratamento

Explore juntamente com os alunos o texto e seu assunto. Crie um debate sobre o assunto do texto e deixe que os alunos opinem sobre ele. Discuta também sobre o pequeno gráfico existente no texto. Atente para a referência e seu portador textual.

Sugestões de palavras para a atividade de leitura: pessoas, água, população, mundo.

Discuta com os alunos sobre o significado da expressão e juntamente com eles elabore uma resposta coletiva.

Essa atividade pode tornar-se de escrita ou leitura dependendo do encaminhamento que será dado. Para tornar-se de escrita deixe que os próprios alunos elaborem suas respostas e as escrevam com intervenções suas, monitor. Para tornar-se de leitura, faça, juntamente com os alunos, de forma coletiva, uma lista com várias maneiras de desperdiçarmos a água. O aluno escolherá, lendo, dentre todas as três que ele considera mais usuais.

Essa proposta de atividade de leitura pode ser feita em duplas, assim os alunos se sentirão mais seguros para realizá-la.

Já essa atividade de leitura precisa de sua participação com mais intensidade. É necessário ler o texto juntamente com os alunos. Pode-se pedir que eles identifiquem as palavras do banco de palavras, isso pode ser feito utilizando as estratégias de leitura. Depois de identificadas as palavras do banco de palavras, leia novamente o texto e incentive os alunos a completarem com palavras que atribuam sentido a ele.

A produção textual pode ser feita de forma coletiva discutindo a escrita das palavras, atentando para o som que as letras representam e, principalmente, para a segmentação das palavras que compõem o texto. Incentive a participação de todos nesse momento. Só comece a escrita após a discussão oral do assunto.

LEIA O TEXTO COM A AJUDA DO MONITOR

Qual o título do texto?

_______________________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Quais as diferenças entre machos e fêmeas?

_______________________________________________________________

Por que essa borboleta está em extinção?

_______________________________________________________________

Procure no texto o lugar de onde encontramos essas borboletas.

__________________________________________________

Veja se você consegue identificar as fases do desenvolvimento da borboleta.

Os insetos tem o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Possuem também seis pernas anexas ao tórax e, nesta região, pode haver também duas asas ou, em alguns casos, quatro delas

Observe essa lista e destaque somente os animais que não são insetos.

BORBOLETA MOSQUITO

FORMIGA GRILO

PATO JOANINHA

ABELHA BESOURO

CACHORRO VESPA

ATIVIDADE 27

2 -

A MAIOR BORBOLETA DO MUNDO

A maior borboleta do mundo é a Queen Alexandra Birdwing e é encontrada apenas numa pequena área das florestas tropicais ao norte da Papua Nova Guiné.

Além de grande, essa também é uma das mais raras borboletas e esta ameaçada de extinção devido à destruição do seu habitat natural.

Os machos e as fêmeas são bem diferentes entre si. O macho e menor e mais colorido. A fêmea tem coloração em tons marrons e pode alcançar ate 31cm da ponta de uma asa a outra e pesar ate 12g.

Por sua raridade e tamanho, essa borboleta atinge um alto preço no mercado negro chegando a cifras de milhares de dólares por exemplar. Apesar disso, a maior ameaça continua sendo a destruição do meio ambiente para a formação de lavouras.

http://www.portaldascuriosidades.com

1 -

3 -

Leia o texto coletivamente. Explore o assunto e discuta sobre ele. Grife, juntamente com os alunos, as palavras cujos significados eles desconhecem.

Palavras que podem ser utilizadas nessa atividade de leitura: borboleta, florestas, mercado, lavouras, marrons, colorido.

As informações dessas três perguntas estão explícitas no texto. Para encontrá-las, precisamos orientar nossos alunos a voltarem ao texto. Pode-se fazer uma releitura coletiva do texto e destacar alguns trechos em que podemos encontrar as respostas.

Para a realização dessa atividade, seria interessante levar para sala de aula textos e fotos que falem especificamente da reprodução das borboletas. Esse assunto é de grande interesse por parte de nossos alunos. Também existem livros infantis como “A Primavera da Lagarta” de Ruth Rocha, que tratam sobre o assunto. É importante pesquisarmos outros recursos que enriqueçam nossa aula e ajudem no desenvolvimento de nossos alunos.

Essa informação pode ser lida coletivamente e discutida com os alunos. Ela servirá de base para a atividade seguinte.

Nessa atividade de leitura é importante que os alunos utilizem as estratégias para conseguirem descobrir o nome desses animais. É necessário que antes do início da atividade você informe a eles o campo semântico da lista. Lembre-se que eles somente destacarão os animais que NÃO são insetos.

LEIA O TEXTO COM SEUS COLEGAS E MONITOR

Quem escreveu o texto?

_____________________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

Qual o nome do lugar que a autora descreve?

_____________________________________________________________

Como era esse lugar?

______________________________________________________________

Encontre no texto e escreva aqui os nomes de bichos.

Você tem algum animal de estimação? Qual é? E como é o nome dele? Depois de escrever faça o desenho dele.

____________________________________________________________

Vamos arrumar essa lista de animal de acordo com seu peso? Vamos colocar os mais pesados primeiro.

GATO - 2kg ___________________

LEÃO - 200Kg ___________________

GIRAFA - 900kg ____________________

LEOPARDO - 60Kg ___________________

RAPOSA - 30kg ___________________

ATIVIDADE 28

OS BICHOS QUE TIVE

Eu não tive só rã, coelhos e bichos-de-pé, não. Tive também (...) um cachorro bassé. Seu nome era “Sua Avó”. “Sua avó” ia sempre pescar comigo, no tempo em que a Lagoa Rodrigo de Freitas ainda tinha peixe.(...) Naquele tempo, muito antigo, nem existia poluição. A gente chegava até a comer os peixes que pescava na lagoa! Pra quem não é do Rio, vou explicar: a Lagoa Rodrigo de Freitas é uma lagoa que fica entre o Jardim Botânico e Ipanema, linda de se olhar, horrível de se cheirar. Em volta, tem muitos apartamentos de gente rica. Quando ela fede, as pessoas fecham os narizes e as janelas. Mas linda ela sempre foi. Quando eu era criança ela tinha cheiro de mar, um cheiro limpo, e era mais bonita do que hoje, porque era cercada de coisas muito antigas, não sei se vocês conhecem: eram umas coisas verdes, chamadas árvores...coisas de outro tempo.

ORTHOF, Sylvia. Bichos que tive. Rio de Janeiro: Salamandra, 1983

Leia o texto coletivamente explorando-o juntamente com os alunos. Utilize o dicionário caso precise. Converse com eles sobre o assunto do texto.

Oriente os alunos sobre onde encontrar no texto esse tipo de informação.

Seguem as palavras para utilizarmos nessa atividade de leitura: rã, coelhos, cachorro, lagoa, peixes, apartamentos, janelas, criança, árvores.

As duas questões podem ser resolvidas por meio da retomada do texto. Auxilie os alunos a encontrarem as informações desejadas

Essa questão podem ser resolvidas através da retomada do texto. Auxilie os alunos a encontrarem as informações desejadas.

Essa atividade de escrita deve ser feita de forma individual. Caso o aluno não possua nenhum bicho de estimação, peça que escreva o nome daquele que gostaria de ter. Faça intervenções na escrita.

Essa atividade requer, além da leitura, alguns conhecimentos matemáticos. Explore a lista juntamente com os alunos. Realize a atividade primeiramente de forma oral, depois a sistematize junto com os alunos. Incentive a participação de todos na discussão. E lembre-se de levá-los a atentar para a ordem dada no enunciado. É de extrema importância que os alunos leiam e releiam o enunciado antes de iniciar a atividade

LEIA O TEXTO COM AJUDA DO MONITOR

.

Qual o assunto do texto?

_______________________________________________________________

De onde o texto foi retirado?

_______________________________________________________________

Circule no texto as palavras que o monitor irá ditar.

No trecho “... com as folhas ou a madeira por onde ele passa”. A palavra sublinhada refere-se a quem?

______________________________________________________________

Por que a lesma se desloca com facilidade e rapidez?

______________________________________________________________

Encontre no texto o nome de dois lugares onde a lesma passa.

____________________________ ________________________

Você consegue escrever o nome desses outros bichos gosmentos.

_____________________ ___________________

Existem outros bichos tão pequenos quanto as lesmas. Encontre o nome deles e relacione.

Escolha um desses bichinhos acima e escreva o que você sabe sobre ele.

______________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

ATIVIDADE 29

( 1 )

( 2 )

( 3 )

( 4 )

( ) ABELHA

( ) JOANINHA

( ) BESOURO

( ) FORMIGA

POR QUE AS LESMAS DEIXAM UM RASTRO BRILHANTE? A gosma que elas soltam ajuda a caminhar mais rápido. (...) “À medida que o bicho anda, abandona sob o corpo parte do líquido, o que diminui o atrito com as folhas ou a madeira por onde ele passa”, explica o entomologista Carlos Campaner, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Com isso, a lesma se desloca com facilidade e rapidez.

Revista Superinteressante. São Paulo, Abril, agosto de 1997

Explore o texto juntamente com os alunos. Faça a leitura ou veja se encontra algum voluntário que a faça. Utilize o dicionário para a compreensão das palavras menos usuais. Não se esqueça de registrar no “blocão” as palavras descobertas pela turma.

Converse com os alunos sobre o assunto e a referência do texto. Depois os ajude a elaborar e escrever suas respostas.

Seguem algumas palavras para serem ditadas nessa atividade de leitura: gosma, bicho, lesma, corpo, folhas, madeira.

Essas duas respostas encontram-se no texto, por isso devemos orientar nossos alunos a voltar ao texto, quando necessário. Leia novamente o texto deixando que os alunos descubram a resposta correta. Na escrita faça intervenções de forma coletiva.

Essas duas respostas encontram-se no texto, por isso devemos orientar nossos alunos a retomada do mesmo quando necessário. Leia novamente o texto deixando que os alunos descubram a resposta correta. Na escrita faça intervenções de forma coletiva.

Essa atividade de escrita pode ser feita individualmente ou em duplas. Sendo necessário faça intervenções significativas na escrita das palavras.

Nessa atividade de leitura o desafio pode ser facilmente superado se os alunos perceberem que as palavras começam com iniciais diferentes. Portanto, reconhecendo somente o som da letra inicial de cada nome desses bichos, resolve-se a questão. Atente os alunos quanto à letra inicial do nome de cada bicho e discuta com eles sobre os nomes de cada um.

Essa produção textual pode ser feita de forma coletiva. Pode-se fazer uma votação para a escolha do animal que será contemplado no texto. E só depois deixar que os alunos exponham suas ideias sobre os bichos e complementar o que dizem organizando todo o texto a ser produzido. É indispensável a participação de todos no processo de escrita do texto.

LEIA OS DOIS TEXTOS COM A AJUDA DO MONITOR

Texto 1

Texto 2

O que há em comum nos dois textos?

___________________________________________________________

Os dois textos são

narrativas piadas classificados

O que é vendido no texto 1?

_________________________________________________________

E no texto 2?

________________________________________________________

Você já vendeu alguma coisa? O quê?

________________________________________________________

Vamos brincar de fazer anúncios?

Veja esses dois brinquedos. Escolha um e faça um anuncio bem legal. Não esqueça de descrever o produto para atrair o comprador.

____________________________

____________________________

____________________________

____________________________

Leia essa lista circule apenas os nomes de brinquedos.

BONECA QUEBRA-CABEÇA

BOLA PIÃO

SORVETE CADEIRA

MINHOCA DOMINÓ

VENDO, troco, e compro gibis. Tenho coleções raras e números esgotados. Tratar com Pedro. Tel.: 9999-9999.

FESTOLÂNDIA

Vendemos enfeites, alugamos salão e organizamos festas.

Fone: 4444-4444.

ATIVIDADE 30

Explore os textos e principalmente o gênero a que pertencem. Se possível, traga para sala de aula outros tipos de classificados. Leve-os a atentar para as características desse gênero textual.

Aqui trabalharemos com a intertextualidade. Converse com os alunos sobre o assunto dos dois textos.

Essas duas primeiras perguntas podem ser respondidas voltando ao texto e relendo-o.

Explore com os alunos essa pergunta. Discuta com ele o significado da palavra vender, faça comparação com as palavras trocar, doar e explique as diferenças entre elas. Deixe que pensem na resposta e a façam individualmente com suas intervenções.

Nessa atividade você pode elaborar juntamente com eles os dois anúncios. Um para cada produto. Nessa produção é importante que as características do gênero tenham sido bem exploradas estejam garantidas. Depois de elaborados, coletivamente, com a ajuda de todos, proponha que cada aluno escolha um dos anúncios e responda a atividade.

Essa atividade de leitura pode ser feita em duplas. Os alunos identificarão as palavras e destacarão os brinquedos. Antes de começar discuta com eles quais brinquedos eles conhecem. Se quiser você pode elaborar uma lista de forma coletiva com o nome dos brinquedos conhecidos pela turma. Na elaboração da lista conte com a participação de todos, principalmente na reflexão da escrita.