oportunidades de investimento em moçambique edição da...

34
Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da Indústria Transformadora Outubro 2017

Upload: others

Post on 25-May-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da Indústria TransformadoraOutubro 2017

Page 2: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

2

ÍNDICE

Mensagem dos Editores

Sumário Executivo

Introdução

Financiamento do Capital Privado e o seu potencial

A Indústria Transformadora em Moçambique

Metodologia Oportunidades de Investimento Anexo

01

02

04

08

09

101127

Page 3: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

1

MENSAGEM DOS EDITORES

João Machado

Chief Executive OfficerFSDMoçambique

Country Managing PartnerDeloitte Mozambique

Esselina Macome

A Financial Sector Deepening – Moçambique (FSD Moç) e a Monitor Deloitte são orgulhosamente parceiros desta segunda edição de Oportunidades de Investimento em Moçambique.

O objectivo da publicação da parceria Monitor Deloitte – FSD Moçambique é de mostrar as oportunidades de investimento em Pequenas e Médias empresas, com a intenção de reduzir as assimetrias informais, promovendo desta maneira o acesso ao capital para oportunidades de crescimento e geração de emprego.

Esta segunda edição converge-se com precisão sobre a produção manufactureira num sentido mais amplo, incluindo as áreas de metais, produtos químicos, construção, produtos e serviços industriais, silvicultura, os subsectors de produção de papel e embalagem.

A produção de alumínio, agro-processamento e fábricas de cimento, foram identificados como os principais condicionadores do crescimento contínuo do sector industrial nos últimos anos. Os planos do Governo são de duplicar a comparticipação da Indústria Transformadora no PIB, para 21% até 2019, através do seu actual plano quinquenal. O principal objectivo é de aumentar a modernização da economia nacional e insere-se no quadro de promoção de emprego, produtividade e competitividade.

Em todo o mundo, a Indústria Transformadora tem muito valor e geralmente traz oportunidades de emprego a longo prazo, desenvolvimento de aptidões e transferência de tecnologias. Por essa razão, é o pilar para uma economia dinâmica.

Moçambique tem muitos recursos naturais à disposição, uma mão-de-obra acessível e com uma grande procura de certos produtos manufacturados (como medicamentos por exemplo) e a proximidade de várias fontes de procura na África Austral, SADC e centros regionais da COMESA e a ligação directa com o subcontinente indiano.

Page 4: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

2

Sumário Executivo

A Financial Sector Deepening – Moçambique (FSD Moç) e a Monitor Deloitte, tem a honra de preparar a segunda edição da sua publicação conjunta “Oportunidades de Investimento em Moçambique”. Esta segunda edição concentra-se no sentido de oportunidades de investimento para pequenas e médias empresas (PME’s) na Indústria Transformadora em Moçambique. O principal objectivo é de disponibilizar mais informação aos investidores, e por conseguinte, promover oportunidades de financiamento e ao mesmo tempo realçar que o capital próprio é uma fonte alternativa relevante para o financiamento de PMEs em Moçambique.

Financiamento por Capital Privado e seu Potencial em Moçambique

Muitas pequenas e médias empresas em Moçambique são desafiadas pela falta de acesso aos financiamentos. Isso obriga o sector privado a experimentar dificuldades no desenvolvimento económico e na geração de empregos.

O investimento do capital privado é uma via que pode ajudar a aliviar a falta de financiamento: oferece uma alternativa flexível em relação ao empréstimo bancário. O capital privado tem estado a se alastrar nos últimos anos com financiamento de grande impacto que procura ter resultados sociais e/ou ambientais, assim como financeiros e sempre usa uma vasta gama de instrumentos financeiros. O financiamento privado ainda está na sua fase inicial em Moçambique, mas está cada vez mais crescendo com a ajuda do grande desenvolvimento a ser trazido pelos projectos de gás natural na Bacia do Rovuma. As empresas de financiamento privado localizaram em Moçambique áreas de segmentação, tais como imobiliária, transportes, infra-estruturas e serviços financeiros.

Para além do investimento estrangeiro directo em megaprojectos, os investimentos em Moçambique historicamente falando tem sido através do sector de desenvolvimento (assistência externa para o desenvolvimento em aproximadamente 2 biliões de dólares por ano). Em 2015, Moçambique registou 42 negócios de investimento de grande impacto, o terceiro maior volume de negócios na zona 1 da África Austral.

A Indústria Transformadora em Moçambique

A Indústria Transformadora em Moçambique tem registado um crescimento positivo nos últimos anos, sendo considerado um dos sectores mais dinâmicos na economia do terceiro trimestre de 2015, com um crescimento de 6.2% (Figura 1). Os importadores estrangeiros, má qualidade de energia e um ambiente de negócios dispendioso e muito burocrático, são alguns dos desafios mencionados como contribuintes para o fraco desempenho do sector.

Apesar disso, o sector tem aspectos favoráveis para o crescimento, devido às facilidades de transporte para os países vizinhos, mão - de - obra comparativamente competitiva e acessível e recursos naturais que apresentam oportunidades para o processamento. Há também muitas oportunidades de desenvolvimento por causa dos impulsionadores da indústria extractiva, uma vez que esta apresenta uma garantia de existência de fontes de procura de grandes quantidades de bens e serviços.

Parâmetros de Diligência Pré-Realizada

As empresas destacadas na presente publicação são de vários subsectores de manufactura (tais como: sector de fabrico de metais, produtos químicos, construção, produtos e serviços industriais, silvicultura, produção de papel e embalagens) e de diversos locais em Moçambique. Essas empresas são na sua maioria novas ou em processo de crescimento do ciclo de negócios e cobrem várias partes da cadeia de valores do sector. A quantia das oportunidades de investimento destacadas varia de USD 150.000,00 a USD 8 milhões .

As empresas foram avaliadas através de um termo de diligência pré – realizado e a selecção baseou-se na abordagem que filtrou as empresas de acordo com: o comportamento ético, desempenho financeiro, posição competitiva, oportunidade de investimento e impacto social. A amostra das empresas foi selectiva, com base na pesquisa realizada para garantir que as empresas com potencial fossem escolhidas para as entrevistas.

Figura 1: Sectores Dinâmicos com Maiores taxas de crescimento no 3º trimestre de 2015

Fonte: Instituto Nacional de Estatísticas (INE)

Serviços de Energia & Água

Extracção

Pesca

Manufactura

Serviços Comerciais

Construção

Agricultura, Pecuária & Silvicultura

Transportes & Comunicações

Hotelaria & Restauração

19

8.7

8.4

6.2

5.6

5.2

5.1

4.4

- 7.5

Page 5: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

3

API

Acrónimos

Instituto Americano do Petróleo

BAA Beluluane Agro Alfa

CMAM Central de Medicamentos e Artigos Médicos

CMV Custo das Mercadorias Vendidas

CPI Centro de Promoção de Investimentos

EBITDA Lucros antes de Juros, Impostos depreciação e Amortização

IED Investimento Estrangeiro Directo

DRC República Democrática do Congo

PIB Produto Interno Bruto

HAP Poluição do Ar Doméstico

HSAW Tubo de aço de soldadura helicoidal de arco submerso

INE Instituto Nacional de Estatísticas

INNOQ Instituto Nacional de Normalização e Qualidade

ISO Organização Internacional de Normalização

IV Intravenoso (a)

LSAW Tubo de aço soldado a arco submerso de costura longitudinal

MISAU Ministério da Saúde

MPME Micro, Pequena e Média Empresa

END Ensaio Não Destrutivo

PET Polietileno Politereftalato

PMC PM Civil

PME Pequena e Média Empresa

SMM Sociedade Moçambicana de Medicamentos

UNCTAD Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento

ONUDI Organização das Nações Unidas para os Desenvolvimento Industrial

Page 6: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

Introdução

As vias de desenvolvimento de outros países mostraram que a Indústria Transformadora é o motor para o desenvolvimento económico. O sector constitui uma chave para uma mudança estrutural e contribui consideravelmente para a geração de emprego, diversificação do sector, promoção da exportação e melhoramento da produtividade. 1

A Indústria Transformadora tem um potencial único para expandir as cadeias de valor e de oferta, criar empregos seguros e difundir riqueza em toda a sociedade.2

Conforme relatado pelo Banco Mundial, a Indústria Transformadora tem sido uma indústria de foco de países com baixo rendimento devido ao facto de que a mesma oferece emprego não qualificado, ajuda a aumentar a produtividade e promove o crescimento económico. No entanto, apenas um número limitado de países experimentou sucesso na Indústria Transformadora e nas suas respectivas cadeias de valor global, especialmente países de rendimento elevado. Em 2015, os países de rendimento elevado produziram 55% dos produtos manufacturados globais.3

Por enquanto, o desenvolvimento económico de Moçambique foi impulsionado pelo IED (megaprojectos) na manufacturação (alumínio e energia) e o sector extractivo (carvão, gás e areias pesadas). Estes projectos trouxeram intercâmbio estrangeiro, emprego, receitas de impostos, assim como um passo (albeit limited) nas ligações de mercado com as firmas locais. De acordo com algumas instituições como UNCTAD, o actual ambiente regulador, desproporcionadamente beneficiou os megaprojectos, comparativamente as PME’s. 4

Não obstante, há uma evidência promissora de estabelecimento de ligações comerciais entre grandes empresas e PME’s, como é o caso da empresa de fundição de metais Mozal (pertencente a gigantesca Australiana South 32), Coca-Cola, e recentemente o grupo Brasileiro de mineração – Vale.

O Investimento nos campos de gás natural do norte espera-se que inicie dentro de 3 – 4 anos, o que poderá resultar numa procura de produtos e serviços em larga escala.

A presente publicação tem o objectivo de mostrar o sentido das oportunidades de investimento que se pode encontrar na Indústria Transformadora em Moçambique, de modo a atrair os investidores nacionais e estrangeiros e provar que o investimento financeiro privado é uma alternativa relevante de fonte de financiamento para as empresas mais pequenas. A Deloitte usou a metodologia de um termo de diligência pré – realizado para avaliar o desempenho financeiro das empresas, posição estratégica, impacto social e a natureza das suas oportunidades de investimento. A metodologia foi desenhada para acomodar a natureza do ambiente de negócios de Moçambique e daí permitiu que participassem as empresas com projectos sociais bastante fortes, mas não teve acesso aos seus extractos bancários. As empresas destacadas na presente publicação (resumidas na Tabela 1) estão basicamente sediadas nas Províncias Moçambicanas de Maputo e Sofala. A indústria é definida num sentido mais abrangente, que inclui a construção, fábricas de metal, produtos de embalagem, e produtos e serviços industriais).

4

Page 7: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

5

Page 8: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

6

No. Nome da Empresa Anoda Constituição

Sector Áreas deActuação

Projecto de Investimento

Empresas médias

1 Beluluane Agro Alfa 2015 Província de Maputo Construção de uma nova oficina no Parque Industrial de Beluluane e investir no melhoramento das capacidades profissionais dos seus técnicos .

USD 1 milhão para a oficina USD 500 000 para a formação dos técnicos

2Facobol 1942 Borracha e Plástico Província de Maputo Investimento de Capital para uma fábrica de

reciclagens e plásticos na Província de Nampula.

Capital de Giro e capital para comprar material de construção civil para fazer face aos projectos existentes.

USD 300 000

3 Canol Construções 1987 Construção Civil Província de Maputo

Província de Maputo

USD 330 000

4 Topack 1995 Embalagens Plásticas 1. Melhoramento da linha de produtos: sacos plásticos e sacos de ráfia.

USD 5 Milhões

5 PM Civil 2013 Construção Civil Província de Sofala Expandir a planta e equipamentos de trabalho da PMC USD 1.6 milhões

6 Tatos Botão 2007 Construção e manutenção

Província de Sofala 1. Aquisição de equipamento pesado para manutenção das linhas férreas. (o que requer um investimento de USD 2milhões)2. Aquisição de equipamento para END e construção na indústria Petrolífera & Gás. (requer um investimento de USD 300.000)3. Desenvolvimento imobiliário, construção de um centro de negócios (requer USD 3 milhões)4. Tecnologia Steel Refurb (requer USD 500.000)em ambiente de Petróleo & Gás

USD 5.8 milhões para o equipamento de linha férreaUSD 300 000 milhões para equipamento de construção em ambiente de Petróleo e Gás

Pequenas Empresas

7

Afrifence 2013 Vedação Província de Maputo Construção de uma nova sucursal no norte de Moçambique USD 150 000 para nova oficina

8

Sociedade Moçambicana de Medicamentos

2008 Indústria Farmacêutica,medicamentos para VIH/SIDA

Província de Maputo Investimento de Capital para instalações de fluidos Intravenosos (IV) e penicilina no estado sólido

USD 8 milhões para as instalações de IVUSD 3 milhões para penicilina no estado sólido

9

ZOE Enterprise 2006 Carburante de cozinhaa base de Etanol

Província de Maputo Expandir a base de dados de clientes aumentando o número de vendas dos fogões, promover campanhas para dar a conhecer seus produtos e desenvolver a sua rede de distribuição.

USD 550 000 no totalUSD 350 000 para comprar produtos USD 100 000 para propagandas do combustível de cozinhaUSD 100 000 para a expansãoda rede de distribuição

Manutenção industrial, manufacturação de produtos metálicos, montagens electromecânicas

Valor de Financiamento Necessário

Page 9: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

7

No. Nome da Empresa Anoda Constituição

Sector Áreas deActuação

Projecto de Investimento

Empresas médias

1 Beluluane Agro Alfa 2015 Província de Maputo Construção de uma nova oficina no Parque Industrial de Beluluane e investir no melhoramento das capacidades profissionais dos seus técnicos .

USD 1 milhão para a oficina USD 500 000 para a formação dos técnicos

2Facobol 1942 Borracha e Plástico Província de Maputo Investimento de Capital para uma fábrica de

reciclagens e plásticos na Província de Nampula.

Capital de Giro e capital para comprar material de construção civil para fazer face aos projectos existentes.

USD 300 000

3 Canol Construções 1987 Construção Civil Província de Maputo

Província de Maputo

USD 330 000

4 Topack 1995 Embalagens Plásticas 1. Melhoramento da linha de produtos: sacos plásticos e sacos de ráfia.

USD 5 Milhões

5 PM Civil 2013 Construção Civil Província de Sofala Expandir a planta e equipamentos de trabalho da PMC USD 1.6 milhões

6 Tatos Botão 2007 Construção e manutenção

Província de Sofala 1. Aquisição de equipamento pesado para manutenção das linhas férreas. (o que requer um investimento de USD 2milhões)2. Aquisição de equipamento para END e construção na indústria Petrolífera & Gás. (requer um investimento de USD 300.000)3. Desenvolvimento imobiliário, construção de um centro de negócios (requer USD 3 milhões)4. Tecnologia Steel Refurb (requer USD 500.000)em ambiente de Petróleo & Gás

USD 5.8 milhões para o equipamento de linha férreaUSD 300 000 milhões para equipamento de construção em ambiente de Petróleo e Gás

Pequenas Empresas

7

Afrifence 2013 Vedação Província de Maputo Construção de uma nova sucursal no norte de Moçambique USD 150 000 para nova oficina

8

Sociedade Moçambicana de Medicamentos

2008 Indústria Farmacêutica,medicamentos para VIH/SIDA

Província de Maputo Investimento de Capital para instalações de fluidos Intravenosos (IV) e penicilina no estado sólido

USD 8 milhões para as instalações de IVUSD 3 milhões para penicilina no estado sólido

9

ZOE Enterprise 2006 Carburante de cozinhaa base de Etanol

Província de Maputo Expandir a base de dados de clientes aumentando o número de vendas dos fogões, promover campanhas para dar a conhecer seus produtos e desenvolver a sua rede de distribuição.

USD 550 000 no totalUSD 350 000 para comprar produtos USD 100 000 para propagandas do combustível de cozinhaUSD 100 000 para a expansãoda rede de distribuição

Manutenção industrial, manufacturação de produtos metálicos, montagens electromecânicas

Valor de Financiamento Necessário

Page 10: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

8

O Financiamento por Capital Privado e o seu impacto em MoçambiqueO acesso limitado ao crédito, é um constrangimento reconhecido em Moçambique. A maior parte do capital doméstico advém de empréstimos bancários, mas não é subutilizado devido as elevadas taxas de juros, requisitos com grandes efeitos colaterais, e falta de conhecimento suficiente sobre a realidade do ambiente de negócios em Moçambique5. Outras fontes de financiamento (tais como: bolsas de valores, financiamento de dívida corporativa, capital de activos, desconto de facturação) ainda não estão bem desenvolvidas, o que deixa muitas empresas, em particular para as pequenas e médias empresas (PME’s) comprometidas pela falta de capital de arranque, trabalho e capital de investimento. O sector da agricultura sofre consideravelmente. A parcela dos empréstimos para a Agricultura, caiu de 6 por cento em 2010 para 3 por cento do total dos créditos em 2015).6

O Financiamento de Capital privado geralmente dá mais valor ao negócio, através do suporte para uma gestão estratégica, melhoramento da produtividade, identificação de oportunidades de crescimento, promoção da sustentabilidade no negócio etc. Em África, o financiamento por capital privado, tipicamente tem sido na forma de capital de crescimento, onde se criam valores através da expansão das estratégias, como por exemplo a conquista da maior parte da cadeia de valores ou a capitalização no melhoramento dos canais de distribuição, que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da economia.7

O financiamento por capital privado é uma ferramenta de financiamento que ajudaria a aliviar a falta de financiamento; disponibilizando uma alternativa flexível em relação ao financiamento bancário, e é adequado para o actual ambiente de negócios e enquadra-se nos objectivos de desenvolvimento de Moçambique.

O financiamento por capital privado tem estado a se alastrar nos últimos anos, com a subida do impacto no investimento que procura ter resultados a nível social e financeiro e sempre usa-se inúmeros instrumentos financeiros. A Rede Global de Investimento de Impacto (GIIN), quando se pronuncia sobre o investimento de impacto, descreve Moçambique como uma área com actividades limitadas, mas com muito potencial. Para a Agricultura, o investimento de capital a longo prazo pode ser o adequado, devido a sua natureza.8

Tendências Regionais no Financiamento por Capital Privado

O Financiamento por capital privado, foi trazido para a África pelas instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs) mas foi alastrado pelos financiamentos privados destinados principalmente para a África do Sul9, Quénia e Nigéria10. O Financiamento por Capital privado em África tem estado a crescer exponencialmente e ainda está numa fase de incisão. Os investidores foram atraídos pelos fundamentos de crescimento a longo prazo, principalmente pela existência de um número elevado da população de classe média e a abundância de recursos naturais. Em 2014, a soma total das transacções Africanas concluídas, era de USD 8.1 biliões, um crescimento na ordem de 90 por cento comparativamente a 2013, apesar dos investidores terem recuado para favorecer os países desenvolvidos que já tinham começado a mostrar sinais de crescimento.11

Devido a combinação da Indústria emergente e a trajectória demográfica, o financiamento por capital privado em África, até agora tem estado a se caracterizar pelo capital de crescimento, participações minoritárias, pequenos investimentos, e longos períodos de prazos comparativamente aos prazos atribuídos as firmas de mercados sazonais.12

O Financiamento por Capital Privado em Moçambique

O Financiamento por Capital Privado em Moçambique ainda está na sua fase inicial, e está a crescer principalmente graças ao entusiasmo pelo desenvolvimento esperado das fontes de gás natural na Bacia do Rovuma. Este facto fez com que muitas empresas de Financiamento por Capital Privado viessem a Moçambique com alvo definido para certas áreas, como por exemplo: imobiliária, transportes, infra-estruturas e serviços financeiros.13 Ademais, o governo tem estado a procura de mais investimentos privados, parcerias público - privadas e a privatização das empresas públicas’ motivado principalmente pela actual crise financeira. Para além do investimento directo estrangeiro nos megaprojectos, os investimentos em Moçambique tem o histórico de serem sempre no sector de desenvolvimento. Moçambique é um dos maiores beneficiários da assistência internacional para o desenvolvimento em toda a África Austral e Central. As IFDs definidas como instituições financiadas pelo governo, que disponibilizam fundos para o sector privado para fazer face aos investimentos que promovem o desenvolvimento, podem então ser consideradas como primeiros investidores de impacto activo. Tem sido a maior fonte de investimento no país, investindo principalmente na manufacturação e infra-estruturas.14 De acordo com a GIIN, na região da África Austral, Moçambique recebeu o maior, depois da África do Sul e Zâmbia (95 negócios, com cerca de USD 1.385 biliões).

Em termos de investimento de impacto, sem contar com as IFDs, Moçambique está também em terceiro lugar em termos de negócios fechados, mas com um ranking baixo em termos de capital mobilizado (42 negócios e USD 52 milhões mobilizados).15 Os investidores Não-IFD tiveram a tendência de investir mais no sector agrícola (dos 15 investidores Não-IFD em Moçambique, mais de 80 por cento dos investimentos foram para a Agricultura).16 As PME’s, por sua vez, ainda são contornadas neste tipo de financiamento.

Page 11: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

9

A Indústria Transformadora em Moçambique

A Indústria Transformadora em Moçambique é bastante incipiente. Actualmente ela contribui em cerca de 9 porcento do PIB e 0.8 porcento em emprego. Demonstrou um crescimento bastante forte nos últimos anos: a taxa media de crescimento em 5.1 porcento entre 2013 e 2015 com o mais alto crescimento de 8.5 porcento em 2015, mais do que a taxa de crescimento do PIB de 6.6 porcento.

O sector é composto principalmente por micro empresas, com algumas pequenas e médias empresas e na sua maioria com pouco envolvimento tecnológico.17 As grandes empresas na sua maioria são dominadas por empresas estrangeiras e geralmente mais fortes em termos de capital.

Os subsectores relevantes são: indústria metálica, indústria química, construção, produtos e serviços industriais, silvicultura, sectores de produção de papel e embalagens, indústria têxtil, produção de tintas, fabrico de sabão, indústria alimentar, fabrico de mobiliários e produtos a base de madeira, couro e calçado.Tal como o sector agrícola, a indústria encara inúmeros desafios tais como:

a concorrência com a importação da África do Sul, energia de má qualidade e um ambiente de negócios dispendioso e bastante burocrático. Como a maior parte da produção deste sector envolve a importação, isto é, a maioria das empresas manufactureiras processam produtos importados (por exemplo, o processamento de bobinas de aço importadas para produzir chapas de cobertura) ou alguns produtos complementares importados que possam ser necessários, os produtos processados a nível doméstico, geralmente são mais caros do que os importados. As taxas de juros dos empréstimos são desnecessariamente altas, os produtos financeiros oferecidos geralmente não são flexíveis. As PME’s sempre clamam pela falta de acesso ao financiamento, como a principal barreira para o seu desenvolvimento.18 Em contrapartida, o capital privado, que muitas vezes resulta em adição de valor para empresas, oferece suporte estratégico de gestão, melhorias de produtividade, identificação de oportunidades de crescimento e promoção de sustentabilidade empresarial, oferece uma ferramenta de financiamento mais flexível que poderia ajudar a aliviar a actual falta de financiamento, bem como fornecendo suporte técnico às empresas.

O Potencial da Indústria Transformadora

Embora a Indústria Transformadora esteja atrasado no desenvolvimento, Moçambique tem muitas vantagens que favorecem a perspectiva do sector. Moçambique tem boas ligações de transporte para a Africa do Sul (o corredor de Maputo), Malawi e Zâmbia (o corredor de Nacala), Zimbabwe, Malawi, Zâmbia e RDC (o corredor da Beira), mão-de-obra competitivamente acessível em termos de custos, e é rico em recursos naturais que apresentam diversas oportunidades de processamento.

Além do mais, há um pouco de concorrência a nível doméstico na maioria dos subsectores, e há muita proximidade com países Africanos de renda elevada, tais como a África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia, Malawi e Swazilândia.

O futuro desenvolvimento do gás e outras indústrias extractivas, também oferecem muitas oportunidades para o sector da indústria transformadora, providenciando uma fonte garantida de procura de produtos e serviços em larga escala.

7.1%

Figura 2: Crescimento Anual do Sector e do PIB

Fonte: Instituto Nacional de Estatísticas (INE)

1.9%

2013 2014 2015

4.1% 3.7%

2.6%3.2%

7.4%

8.5%

6.6%

AgriculturaPIB

Indústria

Page 12: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

10

Metodologia

As empresas foram avaliadas através de um termo de diligência pré-realizado e a selecção baseou-se na filtragem das empresas de acordo com: comportamento ético, desempenho financeiro, posição competitiva, oportunidades de investimento e impacto social.19 A amostra das empresas foi recolhida através de uma pesquisa, que permitiu que as empresas com grande potencial fossem seleccionadas para as entrevistas. A abordagem do nosso trabalho seguiu os seguintes passos:

1. De seguida, o questionário foi preenchido pelas empresas que tinham criado um perfil da empresa, suas necessidades e oportunidades de investimento, posição competitiva, impacto administrativo e social. No caso das empresas que não quiseram partilhar os seus balancetes, foram elaboradas algumas questões sobre o desempenho financeiro.

2. Os balancetes foram analisados de forma racional, de modo a determinar as empresas com um bom desempenho financeiro.20

3. Caso a empresa tivesse um bom desempenho financeiro, de seguida analisávamos a sua posição competitiva e as oportunidades de investimento, de seguida decidíamos se era ou não uma boa oportunidade de investimento.

4. O impacto social foi avaliado como uma componente separada da análise.

5. No caso das empresas que não partilharam os seus balancetes, a análise baseou-se no questionário, de modo a decidir se estas apresentavam ou não uma oportunidade de investimento interessante.

Page 13: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

11

Figura 4: Análise da eficácia da BAA

24%

2014 2015

23%

Margem EBITDA

Figura 3: Análise de lucro da BAA’s

100%

2014 2015

86%

Margem de lucro bruto

Figura 5: Análise do Rendimento da BAA

0.58

2014 2015

1.11

Rotatividade de activos

Abaixo seguem-se os perfis das empresas e as suas oportunidades de investimento.21

Beluluane Agro Alfa SA

Beluluane Agro Alfa (BAA) é uma empresa que presta serviços de manutenção industrial, manufacturação de metais e montagens electromecânicas, localizada no Parque Industrial de Beluluane Industrial, onde presta serviços á empresa de fundição de alumínio - Mozal22. Anteriormente a empresa fazia parte da Agro Alfa SA, uma antiga empresa estabelecida sob o direito Moçambicano, mas em 2015 tornou-se uma empresa independente.

Desempenho Financeiro

A BAA teve um bom desempenho nos últimos anos. Os balancetes da BBA de 2014 e 2015 demonstraram uma margem de lucros saudável, indicando que a BAA é capaz de suprir as suas despesas variáveis assim como as fixas sem muito esforço (a margem de lucros brutos foi de 86% e a margem EBITDA foi de 23%), e os lucros cresceram em 26 por cento entre 2014 e 2015.O rácio da rotatividade de activos da BAA melhorou significativamente nos últimos anos, de 0.58 em 2014 para 1.11 em 2015, o que implica dizer que a empresa é eficiente no uso dos seus activos, gerando 1.11 dólares para cada dólar investido.

Posição competitiva

A BAA tem uma experiência comprovada de estar a trabalhar como fornecedores da Mozal a mais de dez anos. Melhoraram as suas capacidades técnicas e desenvolveram os sistemas de gestão, através da aprendizagem continua e exposição às normas internacionais. Actualmente são os segundos maiores fornecedores da Mozal em termos de manutenção mecânica e eléctrica. A BAA espera que o seu trabalho com a Mozal continue a crescer, uma vez que a fábrica de alumio está a crescer e precisará de mais serviços de manutenção: o rendimento proveniente da Mozal está projectado para atingir o dobro do valor actual.

A manutenção é um negócio rentável, uma vez que o cliente prefere manter os prestadores actuais e as empresas nacionais com uma mão-de-obra adequada quando estiverem bem posicionados. Com os projectos a longo prazo, a empresa melhor será capaz de atingir as suas metas. E a competitividade entre as empresas não se encontra na margem como é o caso dos fornecedores de bens.

Fonte: Gerência da BAA

Oportunidades de Investimento

Page 14: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

12

A estratégia de negócio da BAA e o futuro crescimento virá de duas principais áreas: aprimoramento das suas tecnologias e capacidades técnicas e uma angariação de clientes em outras indústrias como no sector de gás e petróleos por exemplo. Após a reestruturação da nova empresa, actualmente encontra-se na fase de aprimoramento dos seus sistemas administrativos e capacitação do seu pessoal e gestores, e melhoramento das condições de trabalho de modo a se tornar uma empresa de primeira classe. Investindo na tecnologia, a BAA espera diferenciar – se dos outros concorrentes através da prestação de serviços de mais-valia. Pretendem mudar – se dos serviços básicos e a utilização de técnicas manuais, para trabalho altamente qualificado de modo a oferecer aos clientes soluções tecnológicas. De modo a reduzir a sua dependência pela Mozal como cliente, já começaram a aumentar o volume de trabalho com outros grandes clientes internacionais, tais como, a Coca-Cola, Stema, e o Porto de Maputo. A outra parte desta estratégia consiste em preparar a empresa para prestar serviços a indústria de gás. Já começaram com o processo de aquisição da certificação ISO 9001, 2007, 14001 e OSHO 8001, para ter a certeza de que a sua qualidade reúne os requisitos dos padrões internacionais para a indústria de gás. Também irão começar a trabalhar com a Sasol como cliente no próximo ano, ganhando assim experiência de trabalho na indústria do gás. Daí, a BAA estará bem posicionada até a altura em que iniciarem os investimentos no gás da bacia de Rovuma.

Impacto Social

A BAA entende que para tornar-se uma empresa de primeira classe na manutenção industrial, precisa ter funcionários altamente qualificados. Como parte disto, fizeram perceber aos funcionários que eles precisam melhorar o seu nível de vida em casa, por essa razão, a BAA tenta também contribuir para o melhoramento da qualidade de vida da sociedade. Como parte dessa iniciativa, a empresa obrigou a todos os funcionários que abrissem contas bancárias, garantiu que os funcionários e os membros das suas famílias tivessem BIs e passaportes. Também oferecem empréstimos aos funcionários para que estes façam face as suas necessidades para o melhoramento das suas casas. A administração da BAA também visita as casas dos seus funcionários para certificar-se de que estes vivem em condições adequadas.

A BAA tem estado continuamente a investir na segurança do trabalho com o objectivo de torna-la parte integrante da operacionalização e cultura da empresa. Os funcionários também se beneficiam de treinamento técnico contínuo para garantir que os padrões sejam mantidos e integrados. A equipe de gerenciamento possui 26% da empresa, o que aumentou seu compromisso com o desenvolvimento da empresa. Treinar seus funcionários para maiores capacidades técnicas significa que eles estão fornecendo trabalhadores de melhor qualidade para a economia nacional, além de proporcionar empregos de maior qualidade.

Oportunidades de Investimento

De momento a BAA está a procura de um parceiro para financiar a construção de uma nova oficina e investir na formação técnica dos seus funcionários. Por enquanto as operações da BAA estão limitadas pelos elevados custos logísticos, devido a necessidade de transportar as estruturas fabricadas cerca de 20 quilómetros da Cidade de Maputo para o Parque Industrial de Beluluane através de uma estrada com bastante congestionamento. A BAA precisa de um investimento de cerca de USD 1.5 milhões para construir uma oficina no Parque Industrial de Beluluane, daí os custos de transporte irão reduzir significativamente.Ao seguir sua estratégia de negócios, eles também precisam de um investimento de USD 500 000 para capacitações tecnológicas de seus técnicos com o objectivo de certificá-los em padrões internacionais. 

Page 15: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

13

Margem de lucro bruto

Figura 6: Análise de lucro da FACOBOL

2013 2014 2015

37%

25% 25%

Rotatividade de activos

Figura 7: Análise da eficácia da FACOBOL

2013 2014 2015

0.830.94 1.18

FACOBOL – Fábrica Continental de Borracha, SARL

FACOBOL é uma fábrica vocacionada na produção de borracha e produtos plásticos. É uma empresa registada, fundada em 1942. As suas vendas têm como alvo principal a região sul do país: Maputo, Gaza e Inhambane representam 90 porcento das suas vendas.

Desempenho Financeiro

Desde 2011 FACOBOL, tem registado boas margens de lucro, demonstrando a capacidade empresarial para suprir as despesas variáveis. Embora a receita tenha permanecido bastante estável, é, no entanto, incapaz de cobrir seus custos fixos. A empresa é bastante eficiente com um índice de rotação de activos de 1,18 em 2015 e é pouco orientadora, já que os passivos representam apenas 33% do total de activos.

Posição Competitiva

A FACOBOL tem quatro áreas de negócio: 1) a fábrica de borracha, 2) reciclagem de plástico para ser usado na secção de fabrico de produtos plásticos, 3) fabrico de tubos plásticos 4) agenciamento imobiliário de cerca de 14 000 metros quadrados. Eles produzem 4 toneladas de produtos de borracha por mês e podem produzir cerca de 1 000 produtos de borracha diferentes. Esses produtos são para uso industrial, como fábricas de cimento, fornecedores de água, pequenas empresas e produtos em geral. Originalmente, apenas um fabricante de borracha que produziu produtos de borracha de alto valor, recentemente reduziram a divisão de borracha de seus negócios devido a um mercado estagnado. A maioria de suas vendas vai para 10 grandes clientes na indústria de cimento e água.A divisão de tubos de plástico é fornecida por sua própria divisão de plástico reciclado e complementada por plástico virgem. Eles fornecem tubos para agricultura, construção (tubulação e fiação eléctrica) e para casas informais. 50% das vendas vão para 4 grandes clientes, enquanto as vendas remanescentes vão para 100 revendedores médios a pequenos e uma grande quantidade de pequenos clientes.A estratégia da FACOBOL é de estar cada vez mais próxima dos seus clientes de modo a reduzir os custos de transporte, expandir sua gama de produtos lentamente e continuar com um crescimento constante. Eles têm vantagens de custo, pois não pagam aluguel e recebem aluguel através de seus negócios imobiliários, eles são capazes de distribuir seus gastos gerais nas 4 divisões de negócios e são uma fábrica estabelecida que já está equipada com toda a maquinaria. A FACOBOL também já se juntou ao programa de certificação ONUDI – INNOQ e irá começar a certificar os seus tubos plásticos logo que o INNOQ tiver a capacidade para o efeito.

Impacto Social

Oportunidade de Investimento

Rácio de dívida

Figura 8: Análise da alavancagem da FACOBOL

Fonte: Gestão da Topack

2013 2014 2015

0.670.45 0.33

A FACOBOL identificou uma oportunidade de expansão e precisa de um investimento em capex de cerca de USD 300 000 para montar uma estação de reciclagem e fábrica de plástico na província de Nampula. A FACOBOL identificou Nampula como um local com grande potencial por ser uma das provinciais mais populosas de Moçambique (5.1 milhões de pessoas23 ) e tem margens elevadas, pois os altos custos de transporte de produtos para a província fazem com que os preços ao consumidor sejam muito maiores do que no sul de Moçambique. Seguindo a estratégia de negócios de estar perto de seus clientes, a FACOBOL pretende criar uma nova sucursal lá para aproveitar as altas margens, a falta de concorrência e a demanda demográfica. A FACOBOL já tem clientes em Nampula e, portanto, tem uma boa compreensão do mercado lá. Eles estão a procura de um parceiro de investimento que poderia trazer conhecimentos técnicos na área de operações para melhorar a qualidade e a quantidade que as máquinas podem produzir.

A FACOBOL emprega cerca de 70 pessoas e participa em 100 por cento para a economia local, uma vez que as suas vendas são feitas no Mercado nacional na indústria do plástico e 50 por cento das vendas vão para as PMEs ou para o Mercado informal.

Page 16: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

14

Figura 9: Análise de lucro da Canol

15%

2014 2015

21%

Margem de lucro bruto

Figura 10: Análise de Lucro da Canol

6%

2014 2015

11%

Margem EBITDA

Figura 11: Análise da eficácia da Canol

4.15

2014 2015

5.76

Rotatividade dos activos

Figura 12: Análise da Alavancagem da Canol

Fonte: Gerência da Canol

0.83

2014 2015

0.69

Rácio de dívida

Canol Construções LDA

Canol Construções Lda. (Canol) é uma empresa de construção civil a civil, comprometida com a prestação de serviços de qualidade na área de construção civil e fabrico de tijolos, trabalhos a base de metal, canalização, carpintaria, pintura e electricidade. Foi criada em 1987 e sediada em Maputo com representação em Inhambane, a Canol opera a nível nacional.

Desempenho Financeiro

Em 2015, a Canol teve um bom desempenho, registando uma margem de 21% de lucros ilíquidos. Tendo conseguido conter os custos dos bens vendidos (com uma margem de crescimento na ordem de 5% em 2015). Embora a margem EBITDA tenha aumentado para 11%, o que significa que a empresa manteve 11 centavos de cada dólar gerado em receita depois de pagar seus custos. Vale ressaltar que a rotatividade de activos teve melhora significativa, triplicando seu valor entre 2013 e 2015, atingindo um máximo de 6,76, mostrando que a empresa está efectivamente usando seus activos para gerar receita. A dívida global representa 69% do total de activos.

Posição Competitiva

A Canol tem mantido a sua posição na indústria construtora, mantendo o seu foco ao servir o sector público com as contas em mais de 95% das suas vendas totais.Ao longo dos anos, a Canol manteve um desempenho positivo, além de manter uma boa reputação e relacionamento com seu maior cliente. A principal estratégia da Canol é oferecer um trabalho de qualidade aos seus clientes e, como resultado, foi premiado com vários projectos governamentais, a maioria dos quais projectos com grande dimensão e orçamento.A Canol continua sendo optimista no seu interesse em expandir o seu funcionamento num future previsível. Possuem um certificado de qualidade de serviço. A Canol sente a necessidade de possuir uma pedreira nacional, uma vez que isto ia reduzir significativamente os custos de produção e extinguir as despesas de importação. A sua base de dados de fornecedores é constituída por mais de 10 fornecedores (uma mistura de fornecedores locais e estrangeiros) para as necessidades principais. Os principais concorrentes da Canol partem desde grandes multinacionais até às PME’s nacionais que também servem o sector público. Devido ao tamanho da empresa, eles têm uma estrutura administrativa bastante pequena, com pessoas exercendo mais do que uma função importante. Os seus balancetes são feitos anualmente, e a empresa tem projectos financeiros.

Impacto Social

Contando com cerca de 73 funcionários permanentes, a Canol garante que emprega pessoas locais que tem histórico de baixa renda, dessa forma evita que os funcionários sejam deslocados para longe das suas residências, contribuindo dessa forma em 100% das suas vendas para o mercado doméstico. Nos locais onde tem lugar as obras de construção, a Canol oferece aos seus funcionários, a oportunidade de cuidarem da sua saúde e são treinados em matéria de segurança.

Oportunidade de Investimento

A Canol sentiu-se apertada no fluxo de caixa, devido á acumulação de pagamentos atrasados, portanto, sentem a necessidade de um investimento adicional USD 340,000 para servir de capital de giro para os projectos existentes. Estão também interessados em ter um parceiro capaz de dar assistência técnica nas operações.

Page 17: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

15

Topack Moçambique - Indústria de Plástico, SARL

Margem EBITDA

Figura 14: Análise de lucro da Topack

2015

24%

Margens de lucro bruto

Figura 13: Análise de lucro da Topack

2014 2015

33%46%

Rotatividade dos activos

Figura 15: Análise de eficácia da Topack

Fonte: Gestão da FACOBOL

2014 2015

0.380.62

Entrou em funcionamento em Moçambique em 1995, e hoje a Topack é um grupo de empresas manufactureiras em via de crescimento, dedicadas á produção e comercialização de produtos plásticos. A Topack opera em países de língua oficial Portuguesa (Moçambique, Portugal e Angola) com uma delegação comercial na África do Sul. Para além de fornecer o mercado local, exporta também para países da SADC (Zâmbia, Swazilândia e Zimbabwe).

Desempenho Financeiro

O desempenho financeiro da Topack de 2014 a 2015 demonstram que a empresa teve melhorias significantes, com uma margem de lucro bruto que aumentou de 33 por cento para 46 por cento e margem EBITDA positiva de 24 por cento em 2015. Essas melhorias foram possibilitadas pelo aprimoramento da renta total em 2015 (uma taxa de crescimento na ordem de 40%) e a capacidade que a empresa tem de conter os seus custos variáveis.

O volume de negócios global de activos da Topack em 2014 melhorou significativamente de 0,38 para 0,62 em 2015, o que demonstra que a empresa gerou 62 centavos por cada dólar investido em activos. Embora isso possa ser promissor, uma proporção inferior a 1 é considerada abaixo do nível esperado e, portanto, há mais espaço para melhorias.

Posição Competitiva

O funcionamento da Topack está dividido em 5 áreas de operação: moldagem por injecção (incluindo caixas de cerveja, baldes para uso industrial, equipamentos de jardinagem e outros produtos para uso doméstico), extrusão de filme plástico (incluindo filme plástico industrial e sacos plásticos) insuflação (latas de irrigação, jerrycans) e PET (pré-formas de garrafa).

Por ano, a Topack fabrica cerca de 2,54 mil toneladas de embalagens plásticas, 80% das quais destinadas a caixas, que é o produto mais vendido. A Topack expandiu a sua linha de produtos para incluir paletas plásticas e está a construir uma nova fábrica na região norte do país (Nampula) para fornecer a fábrica local de cervejas.

A principal estratégia de negócio da Topack é de substituir as importações fornecendo produtos de qualidade a preços competitivos, o que só será possível alcançando economias de escala com altos volumes. A Topack é uma empresa bem liderada, com um plano de negócios formalizado que inclui uma avaliação e análise de riscos e suas estratégias funcionais: recursos humanos, marketing e vendas.

A Topack beneficia de vantagens de custo em comparação com seus concorrentes, pois possui infra-estruturas que geram sinergias de custos, ao implementar novas linhas de produtos. As vendas da Topack no mercado doméstico representam 80% e 20% para as exportações.

Engajada no fornecimento de produtos de melhor qualidade aos seus clientes, a Topack possui a certificação ISO 22000 para segurança alimentar e ISO 9001 para o processamento. O crescimento futuro provavelmente virá das paletes de plástico, preformas e outros itens domésticos.

Impacto Social

Actualmente a Topack emprega 120 pessoas locais. A Topack está ciente de que a maximização do uso de produtos reciclados, não só beneficia o meio ambiente, assim como também tem benefícios económicos. O facto de a Topack possuir uma unidade de reciclagem, é a prova suficiente de que a empresa se importa com o meio ambiente. A cadeia de produção de plásticos

Page 18: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

contribui decisivamente para o desenvolvimento sustentável, ajudando na conservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para o crescimento económico. Os custos competitivos, facilidade de instalação e pouca necessidade de manutenção, fazem com que o plástico seja perfeito para suprir as necessidades básicas: a nível doméstico, produtos sanitários, redes de distribuição de água e na saúde.24

Oportunidades de Investimento

De momento, a fabricação de plásticos ocupa cerca de 5% da produção mundial do petróleo. E quando o preço do petróleo desce, o custo de produção do plástico também desce. A indústria do plástico oferece prospectivas promissoras para as empresas de financiamento por capital privado com interesse no sector.25

A Topack está à procura de um parceiro investidor, para ajudar na expansão da sua linha de produtos, de modo a incluir os sacos de tecido PP (para açúcar, farinha de milho, fertilizantes e outros). A Topack precisa de um investimento de USD 5 milhões, que pode ser adquirido através de um investimento por capital privado.

16

Page 19: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

PM Civil, Lda

A PM Civil Lda. (PMC) começou a operar em Moçambique em 2008. A empresa foi criada um pouco depois que a Praysa Civil, uma empreitada de Construção Civil vocacionada em infra-estruturas de desenvolvimento da cidade, foi adjudicada para a implementação de um grande projecto em Moçambique para a preparação do solo para o plantio de cana-de-açúcar para produzir biocombustíveis.

A missão da PMC é de criar parcerias com os seus clientes e completar cada projecto dentro dos prazos estabelecidos e com base no orçamento previsto. Eles pretendem manter o mais alto nível de profissionalismo, integridade, honestidade e equidade nas parcerias com os seus fornecedores, associados profissionais e clientes.

Desempenho Financeiro

De 2015 a 2016, o rendimento da PMC cresceu em aproximadamente 40% e a empresa conseguiu baixar o custo dos bens adquiridos em 23%. A empresa registrou melhorias em relação a margens de lucro, com sua margem de lucro bruto aumentando de 48% em 2015 para 73% em 2016 e sua margem EBITDA também aumentou de 8% em 2015 para 27% em 2016

O nível de alavancagem reduziu cerca de 50% de 2015 para 2016, já que a dívida em 2016 representou apenas 56% do total de vendas.

Posição Competitiva

Depois de a PMC ter participado no grande projecto de desenvolvimento agrícola, a empresa continuou com os trabalhos de construção civil, e vocacionou-se na construção de empreendimentos de processamento de produtos mineiros, estruturas metálicas, estabilização de plataformas e outras actividades de desenvolvimento do sector.

Desde 2013, a PMC é especializada em betão estrutural, estabilização do solo, projetos de construção de armazéns - chave na mão e outros trabalhos civis relacionados à montagem petroquímica e à expansão e manutenção desses armazéns. A PMC faz parte de uma equipe técnica profissional, na planificação, gerenciamento contratual, consultoria e desenvolvimento.

Os topógrafos da PMC são profissionais na utilização de uma variedade de métodos de pesquisa, desde levantamentos de GPS em grande escala até a definição de construção altamente precisa. A PMC adquiriu o equipamento de levantamento da Trimble junto com seu sistema de nível de campo. Ao realizar uma pesquisa topográfica, permite que eles alinhem com precisão os equipamentos de nivelamento de terra aos dados da pesquisa quando é hora de nivelar. Com uma tela integrada eles podem executar “piloto automático” para passes precisos para maximizar a eficiência do nosso equipamento.

A pesquisa topográfica permite o cálculo de uma esquematização de nivelamento de melhor ajuste usando o software Trimble para projectar cenários complexos e importar o esquema para o equipamento de nivelamento. Ao nivelar o campo, o sistema de auto-nívelamento aumenta automaticamente e reduz a lâmina nos raspadores com base na localização

Análise de acidez

2014 2015 2016

1.04 0.991.77

Figura 18: Análise de liquidez da PMC27%

Rácio de dívida

Figura 19: Análise da alavancagem da PMC

Fonte: Gestão da PMC

2015 2016

1.010.56

Margens de lucro bruto

Figura 16: Análise de lucro da PMC

2014 2015

48%

73%

Margem EBITDA

Figura 17: Análise de lucro da PMC

2015 2016

8%

27%

17

dos tractores, o campo é então nivelado de acordo com o projeto.

Na indústria de construção civil, a PM concorre com poucos na área de engenharia civil, mas por vezes tem tido parcerias bastante fortes com alguns concorrentes, dependendo da demanda de um certo projecto. A PMC beneficia de vantagens de custo ao ter uma vantagem na estrutura de custos indiretos. Eles têm uma forte base de clientes com cerca de 20 clientes, incluindo 7 grandes empresas que representam 90% de suas vendas.

Eles tem certificado de qualidade do produto, para vários produtos instalados nos seus projectos de construcao civil. O seu principal

Page 20: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

18

mercado é Moçambique, em particular a Cidade da Beira, Pemba e Nacala nas áreas de desenvolvimento petro-químico e logístico. Eles mantêm contas administrativas e têm as posições-chave preenchidas por pessoas diferentes. O seu organograma actual é importante, já que eles implementaram recentemente um programa e são muito otimistas de que a PM Civil se beneficiará com sistemas e controles de custos, implementados.

Impacto Social

A PMC acredita na capacitação do seu pessoal para atingir os requisitos estabelecidos pela norma ISO 9001/SABS. A concentração no desenvolvimento de habilidades pessoais beneficia o padrão de obras da PMC e nos dá uma vantagem positiva no sector de construção. A PMC gere uma equipe permanente de 36 pessoas, que vão desde profissionais, técnicos, técnicos de suporte / operadores, até administrativos. As nomeações de mão-de-obra do projecto variam de acordo com as demandas de diferentes locais. Eles também possuem treinamentos em matérias de saúde e segurança que fazem parte de seus procedimentos diários no local.

Oportunidades de Investimento

A PMC acredita que o crescimento futuro provavelmente virá do desenvolvimento logístico e da expansão petroquímica. A PMC tem planos de expansão ao estabelecer no norte de Moçambique.

A PMC procura ampliar seus recursos de planta e equipamentos (ou seja, motos, equipamentos de compactação e equipamentos de terraplanagem). Eles estão buscando um parceiro de investimento que pode fornecer um equilíbrio entre património e capital próprio, especificamente o capital próprio de um investidor em operar no mesmo sector, que também pode contribuir com as habilidades de engenharia civil. A PMC está actualmente negociando novos trabalhos de construção com 4 investidores em Moçambique e prevê demanda por cerca de USD 1,6 milhões.Estão à procura de um investidor de capital privado que também possa prestar assistência técnica na área de engenharia civil.

Page 21: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

19

Margem de lucro bruto

Figura 20: Análise de lucro da Tatos

2013 2014 2015

97% 95%100%

Rotatividade dos activos

Figura 21: Análise de lucro da Tatos

2013 2014 2015

0.81

1.47 1.58

Teste de acidez

Figure 22: Análise de liquidez da Tatos

2013 2014 2015

1.40

1.44 1.52

Rácio de dívida

Figura 23: Análise da alavancagem da Tatos

Fonte: Gestão da Tatos

2013 2014 2015

0.690.70

0.66

Tatos Botão, Lda

Tatos Botão Lda. (Tatos) é uma empresa de engenharia civil que presta serviços de construção e manutenção, nas linhas férreas, empreendimentos e Petróleo e Gás, assim como Ensaios Não Destrutivos (END) e desenvolvimento e gestão imobiliária. A Tatos Botão é uma empresa Moçambicana, pioneira que opera na prestação de serviços da linha férrea, iniciou as suas actividades em 2008, mantém seu foco na prestação de serviços de padrões internacionais aos seus clientes a preços competitivos, desenvolvendo continuamente sua capacidade técnica e de recursos, além de gerar capacidade local. A Tatos, foi vencedora do prémio “Top 100 PME’s” em 2015, possui a certificação “Made in Mozambique” e já foi nomeada em várias categorias em Frankfurt, Londres, Mónaco e Rio de Janeiro.26

A Tatos tem a sua sede na Beira, Província de Sofala, com outras sucursais nas províncias de Tete, Nampula e Niassa.

Desempenho Financeiro

As análises financeiras da Tatos referentes ao 2013 a 2015, demonstra um desempenho financeiro forte, com um melhoramento e uma margem de lucro bruto positiva, variando de 97% em 2013 a 100% em 2015, o que implica que para cada dólar investido, a empresa reteve 76 centavos após o pagamento das suas despesas variáveis. Uma maior receita e um bom controlo de CPV são responsáveis por esses crescimentos. Houve uma expansão das operações de serviço e vale a pena mencionar que 2015 não tinha COHC incorrido.O índice de rotatividade de activos da empresa dobrou de 0,81 em 2013 para 1,58 em 2015. Em outras palavras, a Tatos conseguiu gerenciar seus activos de forma eficiente, extraindo 1,58 dólares de cada dólar investido em activos. Outro aspecto forte da empresa é a liquidez. Como os activos circulantes tiveram um ligeiro aumento e os passivos circulantes permaneceram relativamente estáveis, bem como um aumento da taxa de teste de ácido, de 1,40 em 2013 para 1,52 em 2015. Isso indica que a empresa pode fazer face suas obrigações actuais.Houve uma tendência positiva em relação à alavancagem da empresa, já que o rácio da dívida vem decrescendo continuamente desde 2013, de 0,70 a 0,66 em 2015, se essa tendência continuar, dará à empresa um pouco mais de espaço para respirar, pois será melhor posicionado para pagar sua dívida no futuro.

Posição Competitiva

A Tatos posiciona-se como uma empresa com ofertas integradas, tais como: 1) Construção e manutenção de linhas férreas 2) Construção e manutenção na indústria petrolífera e do gás 3) END 4) Desenvolvimento da actividade imobiliária e manutenção. Atualmente, o sector ferroviário representa 95% de sua receita, e as demais áreas continuam a crescer ano após ano.

Além das parcerias de marketing, a Tatos está em processo de estabelecer parcerias estratégicas com empresas especializadas no fornecimento de equipamentos END para a indústria de petróleo e gás e restauração de trilhos e interruptores para a indústria ferroviária. A Tatos formalizou o seu plano de negócios com algumas estratégias funcionais. A sua estratégia de negócio é participar na construção e reabilitação de infra-estrutura (particularmente ferroviário e petróleo e gás). A Tatos pretende colaborar e aprender com construtores multinacionais na busca de se tornar o líder da manutenção do setor de infraestrutura. Os principais concorrentes da Tatos são as empresas multinacionais que operam na mesma indústria. Eles se beneficiam de vantagens de custo ao ter uma estrutura de directoria menos burocrática em comparação com concorrentes multinacionais que permite que Tatos Botão reduza os custos fixos.

A Tatos tem uma base de dados de 5 clientes, incluindo grandes empresas

Page 22: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

20

e multinacionais que operam nas indústrias de petróleo e gás, ferrovia, mineração e logística, que representam 100% de suas vendas totais. A Tatos tem muitos fornecedores para diferentes necessidades-chave que são: Ferramentas (3), Materiais de Soldagem de trilhos (2), equipamento lateral (3), equipamento de END (1), equipamento de construção (3), e material de construção (3).

As Empresas iniciantes nesta indústria são limitadas pelo capital relativamente alto necessário para investir, bem como pelo forte poder financeiro e de barganha de outros concorrentes da indústria. O principal mercado da Tatos consistem nas áreas de: indústria ferroviária, indústria de petróleo e gás do centro e norte de Moçambique. Até agora, eles vendem seus serviços para as províncias de Sofala, Tete, Nampula e Niassa.

A Tatos é uma empresa bem liderada, com uma visão e estratégia empresarial formalizada, bem como políticas de liderança que descrevem a distribuição de direitos e responsabilidades. Sua estrutura organizacional consiste em 9 posições-chave que são ocupadas por pessoas diferentes.

Impacto Social

A Tatos tem objectivos sócio – ambientais que consistem em 3 áreas chaves, inclui a educação, ambiente e apoio á comunidade local.A Tatos contribui para a comunidade local empregando 113 pessoas (das quais 94 são funcionários eventuais) da comunidade local, representando 97% da força de trabalho, dos quais 52% são de baixa renda.

A empresa tem 4 tipos de programas de formação disponíveis para os funcionários, incluindo a administração, uso de tecnologia e ferramentas, técnicas de manutenção e desenvolvimento pessoal e profissional. O número de horas de treinamento que um funcionário recebe ao longo de um mandato médio são: Administração (12-20 horas/por ano); Técnicos (50 horas/por ano); Operários (80 horas/por ano).

Eles também têm um impacto significativo na economia local, uma vez que 100% das suas vendas para o mercado interno, com 80%, em última análise, para as PME’s e 80% dos gastos com insumos são domésticos (incluindo ferramentas e material de construção).

Oportunidade de Investimento

Espera-se que o crescimento futuro provenha dos ENDs, manutenção de tubulações e tanques na indústria de petróleo e gás; Restauração de materiais ferroviários e desenvolvimento de imóveis. A Tatos planeja expandir o seu negócio, inicialmente, a nível nacional (Cabo Delgado e Zambézia) e depois a nível internacional, para Malawi, Zâmbia, Zimbabwe e África do Sul.A Tatos precisa de um parceiro de investimento para apoiar com um financiamento no valor total de USD 5.8 milhões para o desenvolvimento de 4 projectos:

1. Aquisição de equipamento pesado para manutenção das linhas férreas. (o que requer um investimento de USD 2milhões)2. Aquisição de equipamento para END e construção na indústria Petrolífera & Gás. (requer um investimento de USD 300.000)3. Desenvolvimento imobiliário, construção de um centro de negócios (requer USD 3 milhões)4. Tecnologia Steel Refurb (requer USD 500.000)

Estão a procura de um investidor de capital próprio que também possa prestar assistência técnica nas áreas de marketing e administração e operações de relacionamento com clientes, particularmente gestão de operações de manutenção de infra-estrutura.

Page 23: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

21

Sociedade Moçambicana deMedicamentos, SA

A Sociedade Moçambicana de Medicamentos, SA (SMM), é a primeira fábrica de Medicamentos no sector farmacêutico em Moçambique. Criada em 2008, a SMM pertence ao IGEPE (Instituto de Gestão de Participações de Estado). A SMM resulta da parceria entre os governos do Brasil e Moçambique, o principal objectivo é fabricar medicamentos anti-retrovirais e outros medicamentos essenciais. A SMM dedica-se numa produção de medicamentos com segurança, eficácia e alta qualidade o que irá contribuir para o melhoramento da saúde pública27. A fábrica sita na Matola, Província de Maputo.

Posição Competitiva

A SMM pretende posicionar-se como uma fábrica de produtos farmacêuticos “Made in Mozambique”, de confiança, com os padrões internacionais de qualidade. Eles têm 2 áreas de produção distintas, a saber, uma linha de produtos de fluidos IV e uma linha de produtos de medicamentos sólidos orais que consiste em anti-retrovirais e diversos produtos. Actualmente, eles possuem no total 18 produtos. A SMM possui equipamentos e áreas específicas e infra-estruturas que permitem a implementação das diferentes etapas do processo de produção. Com o objectivo de alavancar sinergias entre seus produtos, a SMM está actualmente em processo de revisão do seu portfólio de produtos que eventualmente criará vantagens de custo em relação aos seus concorrentes.

A SMM tem uma capacidade nominal de produzir um total de 370 milhões de unidades de medicamentos sólidos de uso oral, com uma única mudança, que pode ser aumentada até 1 bilhão de unidades bastando para o efeito adicionar mais turnos.

Destacando as realizações anuais do ano passado foram a decisão do Conselho, a realização de um processo de reestruturação, implementando mudanças na estrutura organizacional da empresa com o objectivo de alcançar seus objectivos estratégicos e que a SMM conseguiu obter uma certificação ambiental. A SMM também implantou um processo de instalação de equipamentos para revestimento de filme de tabuleta, o que é essencial para a fabricação de comprimidos revestidos que se espera finalizar este ano.

A SMM assinou um contrato com o Ministério da Saúde (MISAU) para o fornecimento de fluidos IV, pelo qual ficou acordado que todos os fluidos IV usados na produção seriam fornecidos pelo MISAU. A SMM funciona com base numa abordagem de aquisição directa. A SMM escolheu um dos principais distribuidores - a Medis para distribuir ao sector privado e ao CMAM para o sector público.

A SMM tem uma boa liderança, relatando todas as demonstrações financeiras com as finanças projectadas, incluindo projecções para os projectos de plantas de antibióticos de penicilina e líquidos IV.

Impacto Social

A SMM tem uma força de trabalho de 49 trabalhadores, dos quais 78% são operários e 22% são funcionários de suporte. No ano passado, a empresa forneceu um total de 129.546 horas de treinamento e capacitação de Procedimentos Operacionais Padrão (SOP) e outras actividades de desenvolvimento pessoal. A SMM considera este um factor importante tendo em conta o foco actual da empresa na capacitação institucional. A SMM conseguiu oferecer capacitação nas áreas de: Boas Práticas de Produção, Liderança Empresarial e processos administrativos relacionados aos seus funcionários.

Embora a maioria dos seus insumos sejam importados, a SMM contribui com todas as suas vendas para o mercado interno e a maior parte deles é

Page 24: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

22

destinada aos pequenos agricultores e às PME. Devido à escassez de produtos farmacêuticos, toda a sua produção é para consumo local.

Oportunidade de Investimento

A SMM pretende expandir a sua rede de produtos, após a transferência de tecnologias para os seguintes produtos: 1) Paracetamol 500mg; 2) Hidroclorotiazida 25mg; 3) Ácido Fólico 5mg; 4) Glibenclamida 5mg; e 5) Metaformina 500mg.

A SMM está à procura de investimentos de capital para o desenvolvimento de 2 projectos. Devido ao estado actual da máquina de fluidos IV existente e incapaz de permitir a produção de fluidos IV, a SMM desenvolveu um projecto, incluindo projecções financeiras e de produção para uma nova máquina de fluidos IV. O projecto da maquinaria de fluidos IV requer um investimento de capital de USD 8 milhões. Seguindo o plano de expansão mencionado acima e considerando a complexidade dos processos de fabricação farmacêutica, a SMM também está à procura de um investimento de capital de USD 3.350 000 para a nova máquina de produção de antibióticos de penicilina.

Page 25: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

23

Margem de lucro bruto

Figura 24: Análise de lucro da Afrifence

2014 2015

18%31%

Rotatividade de activos

Figura 25: Análise da eficácia da Afrifence

2013 2014 2015

1.82

4.223.49

Teste de acidez

Figura 26: Análise de liquidez da Afrifence

2013 2014 2015

1.031.11 1.31

Rácio de dívida

Figura 27: Análise da alavancagem

Equipa de gestão da Afrifence

2013 2014 2015

0.97 0.90 0.76

AFRIFENCE, Lda

A Afrifence Lda. fabrica e instala diversos produtos de vedação de qualidade e acessíveis. A sua fábrica está localizada na Matola, Província de Maputo. A Afrifence já atendeu mais de 2,000 clientes, efectuou mais de 1000 entregas em 5 países. Ganhou 7 prémios por excelência em Moçambique.28

A Afrifence possui uma base de dados de clientes de compra a retalho e a grosso, a quem fornece produtos de alta qualidade a preços acessíveis. A Afrifence importa matéria-prima e fabrica diversos materiais de vedação de qualidade. Dão também o devido aconselhamento aos seus clientes, sobre o melhor tipo de vedação de acordo com a necessidade.

Desempenho Financeiro

De acordo com a análise financeira da Afrifence referente aos anos de 2014 a 2015, a empresa demonstra um futuro saudável e promissor. Ao longo dos anos, a Afrifence registou resultados positivos reflectidos em boas margens de lucro bruto, que subiu de 18 por cento em 2014 para 31 por cento em 2015. Esta subida demonstra a capacidade que a empresa tem de suprir as suas despesas variáveis. Em 2015, a margem EBITDA foi de 8%.

A taxa de rotatividade de activos da Afrifence dobrou desde 2013, de 1,82 para 3,49 em 2015. (Essa é a empresa capaz de produzir 3,49 dólares por cada dólar investido em activos). Desde 2013, a taxa de teste de ácido da empresa vem aumentando gradualmente, chegando a 1,31 em 2015. Isso revela que a empresa vem melhorando sua posição de liquidez.

Seguindo em frente, a empresa vem reduzindo sua rentabilidade com um índice de redução da dívida decrescente ano-a-ano, de 0,97 em 2013 para 0,76 em 2015. Isso reflecte que o nível de dívida da empresa diminuiu, embora ainda haja mais espaço para melhorias

Posição Competitiva

A Afrifence é um dos principais fornecedores de material de vedação em Moçambique. Os seus produtos incluem diversos materiais de vedação, arrame farpado, rede tubarão, e polos de vedação.

De acordo com o Decreto No. 43/2009, de 21 de Agosto, são concedidos benefícios fiscais29 aos projectos de investimento recém-criados, cujas propostas são submetidas ao Centro de Promoção de Investimentos (CPI) e as decisões de autorização e benefício fiscal são de CPI, entidades públicas e autoridades fiscais . Assim, beneficiando de vantagens de custos ao ter despesas mais baixas em comparação com seus concorrentes, permitindo que eles forneçam seus produtos a preços competitivos para seus estimados clientes. Os principais concorrentes da Afrifence são algumas PME’s e empresas Chinesas. O substituto mais próximo dos seus produtos são os produtos a base de madeira e os produtos importados da China. Como compromisso pelo fornecimento de produtos de qualidade, a Afrifence está em processo de aquisição da certificação “Made in Mozambique”, que irá contribuir para a mais-valia dos seus produtos. Isso também reforça seu voto de aderir ao fabrico de bens que adiram aos padrões de qualidade globais.

A Afrifence tem uma base de dados de 15 clientes, os seus maiores clientes são, pequenas, médias e grandes empresas nacionais e estrangeiras, e contribuem em 60% para as suas vendas totais. O seu principal Mercado é o Mercado doméstico, embora a maioria dos seus clientes estejam sediados em Tete, Nampula, Maputo e Manica.Embora ainda bastante pequena, a Afrifence tem uma estrutura organizacional adequada com posições-chave ocupadas por pessoas diferentes. Eles têm uma visão e estratégia corporativa e mantêm contas de gerenciamento como o custo mensal da empresa.

Page 26: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

Impacto Social

Afrifence contribui para a economia nacional empregando 95% de sua equipe da área local. Para a maquinaria pesada importada do exterior, Turquia e África do Sul, a Afrifence garante que os trabalhadores que operam essas máquinas se beneficiem recebendo capacitação operacional directamente dos fornecedores. Além disso, a empresa assegura que todos os seus trabalhadores sejam cobertos por um regime de seguro contra acidentes e doenças de trabalho.

Oportunidade de Investimento

Afrifence acredita que tendo uma maior proximidade com megaprojectos no norte de Moçambique terá uma vantagem, uma vez existir a capacidade comprovada. Embora a natureza desse negócio não seja uma que tenha vendas diárias ou constantes, eles acreditam que o crescimento futuro provavelmente virá das vedações de arame galvanizado e arame farpado. Portanto, a Afrifence procura um investimento de USD 150 000 para financiar a abertura de uma nova filial no norte de Moçambique.

24

Page 27: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

ZOE Enterprise, Lda

A ZOE Enterprise Lda. promove a cozinha limpa e sustentável em Moçambique através da produção de combustível de cozinha a base de etanol vendido sob a utilização da marca NDZiLO (que significa lume/chama em língua local, Changana) e a venda de fogões de cozinha que funcionam a base do combustível de cozinha da marca NDZiLO.

A visão da ZOE é criar um negócio inovador, rentável e ambientalmente restaurador que habilite as mulheres de baixa renda em Moçambique e outros países em desenvolvimento a melhorar a saúde e as condições de vida de suas famílias através do fornecimento e varejo de uma solução de cozinha acessível, limpa e moderna.

Posição Competitiva

A ZOE Enterprise é uma empresa única em Moçambique uma vez que é a única empresa que produz combustível à base de etanol. Tem uma base de dados de clientes muito vasta e um grande potencial no mercado doméstico. Por enquanto as suas vendas são destinadas às cidades de Maputo e Matola, dos quais 70 por cento de sua população de 2 milhões de pessoas é de baixa renda e seu mercado-alvo.

O poder da ZOE reside na compreensão do seu mercado-alvo, a forte relação que tem com a comunidade local, seu produto único e sua rede de distribuição inovadora. Uma vez que os clientes mudam para o seu combustível, eles recusam-se a voltar para o carvão devido às características rápidas, limpas e seguras e ao investimento inicial do fogão. A ZOE faz o preço do combustível NDZiLO o mais próximo possível do equivalente a um mês de custo do carvão vegetal para uma casa. Além dos benefícios para a saúde, isso proporciona um incentivo adicional para que os clientes parem de usar o carvão.A ZOE investiu substancialmente em marketing e conscientização sobre os perigos ambientais e ambientais do uso de carvão como combustível. Eles criaram uma imagem de marca forte com o nome NDZiLO a criar diferença, localmente relevante e facilmente reconhecível. Equipes de promotores visitam diferentes bairros em Maputo e Matola para ensinar aos residentes sobre os benefícios ambientais e de saúde do uso do combustível. Eles usam demonstrações porta a porta, SMS, roadshows, dias culinários na comunidade, teatro comunitário, músicas, propagandas de rádio, propagandas de TV e painéis publicitários.

A ZOE capitaliza a rede de centros comerciais existente vendendo para pequenos estabelecimentos comerciais nos bairros (vulgarmente conhecidos como “barracas”). Eles actualmente trabalham directamente com 145 estabelecimentos comerciais e um grande distribuidor que distribui para outros 100 pontos de venda a retalho. NDZiLO, portanto, já tem uma rede comercial estabelecida. Eles são capazes de controlar o preço do seu combustível para garantir que ele permaneça acessível ao mercado alvo, colocando postos de controlo de preços em cada bairro. Essas lojas, muitas vezes gerenciadas por seus promotores de confiança, vendem o combustível a um preço acessível determinado pela ZOE, portanto, se alguma das lojas de varejo aumentar o preço, elas são prejudicadas pela loja de controlo de preços.

Impacto Social

O combustível mais usado em Moçambique é o carvão vegetal. Para produzir 1kg de carvão vegetal, é necessário queimar 7 a 10 quilogramas de lenha. O desmatamento é a principal causa da degradação dos solos e inundações, o que contribui para a redução da produção de alimentos e maiores desastres naturais. É também uma importante fonte de emissões de CO2. Os fogões de carvão têm pouca eficiência energética, são sujos e inseguros e levam tempo e esforço para acender e apagar.

25

Page 28: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

A fumaça emitida pela queima de carvão causa grande quantidade de poluição do ar doméstico (HAP). Um relatório da Lancet em 2014 revela que HAP é uma das maiores causas de mortes por infecções respiratórias, câncer e doença pulmonar crónica: em 2010, mais de 3 milhões de pessoas morreram mundialmente de HAP. Não surpreendentemente, os mais em risco são as famílias mais pobres, particularmente as mulheres e as crianças que fazem a maior parte da cozinha e passam mais tempo na casa.

A ZOE é uma empresa baseada em fortes princípios sociais e valores ambientais, promovendo um combustível limpo, fácil de usar e seguro para as pessoas de baixa renda, reduzindo assim a poluição do ar doméstica a taxa de desmatamento e seus consequentes efeitos negativos sobre a saúde e o clima.

Eles também fornecem um produto para consumidores de baixa renda (sua base de clientes actualmente é composta por 20 000 famílias que são clientes permanentes) e trabalha com 245 microempresas. Contribuindo dessa forma, para a economia local, proporcionando empregos e rendimentos aos seus distribuidores.

Oportunidades de Investimento

A estratégia de crescimento da ZOE é cobrir uma massa maior de clientes que gerem a demanda suficiente para o combustível NDZILO para a ZOE para produzir com margens saudáveis. A ZOE está actualmente limitada ao crescimento devido ao alto custo do fogão que é importado. Seu custo aumentou ultimamente devido à depreciação da taxa de câmbio. O modelo de negócio da ZOE é subsidiar o custo do fogão para seus clientes, o que actua como catalisador para a venda do combustível NDZILO. A ZOE precisa de um financiamento de USD 550 000: USD 350 000 para comprar 10 000 fogões, USD 100 000 para propagandas e USD 100 000 para custos operacionais e expansão de sua rede de distribuição.

26

Page 29: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

Anexo

Estrutura dos Parâmetros de Diligência Pré-Realizada

O diagrama seguinte apresenta as variáveis avaliadas no âmbito dos compo-nentes chave da estrutura.28

Análise Financeira

De modo a seleccionar as oportunidades de investimento viáveis, a Deloitte efectuou a análise dos balancetes das empresas seleccionadas. A estrutura escolhida avaliou cada empresa em quatro áreas particulares de desempenho;

1. Rentabilidade – foram avaliadas as margens de lucro das empre-sas. A Deloitte calculou as duas medidas de rentabilidade, que incluem:a. Margem de lucro bruto – representa a percentagem dos ganhos retidos após a firma ter coberto as despesas das mercadorias vendidas (COGS), também conhecido como custo variável. Uma empresa com 100 por cento da margem de lucro bruto retém toda a sua receita e não tem variáveis no seu processo de produção. Quanto maior a margem, mais lucrativa é uma empre-sa.b. Lucros antes de juros, depreciação e amortização (EBITDA) – representa a percentagem de receita retida depois que a empresa tiver pago as suas despesas de operação/despesas fixas (i.e., rendas e salários). Quanto maior for a margem, mais lucrativa é uma empresa.2. Eficiência – foi avaliada a capacidade das empresas de extrair o valor de seus activos. Isso é avaliado usando o rácio de rotatividade de activos. Esta relação mostra o montante da receita gerada por dólar investido nos ac-tivos. Por exemplo, uma empresa com um índice de rotação de activos de 1,5 implica que, por cada dólar investido em activos, a empresa gerou USD 5,5 em receitas. Uma proporção superior a 1 indica uma empresa eficiente. Esse índice é calculado dividindo a receita da empresa pelo total de activos.3. Liquidez – foi avaliada a capacidade das empresas de pagar seus passivos (obrigações) actuais usando seus activos atuais. Isso é avaliado usan-do a taxa de teste de ácido que mostra o número de vezes que os activos circu-lantes menos inventariados podem cobrir os passivos circulantes. Isso mostra se os activos actuais da empresa (com excepção do estoque) foram liquidados, e quantas vezes hoje poderia pagar as obrigações actuais. Uma proporção de 1 ou mais, é geralmente a preferida.4. Influência – foi avaliada a engrenagem global das empresas e o apetite por dívidas adicionais. É avaliado usando o rácio da dívida, ou seja,

qual a percentagem de contas de dívida de activos. Um rácio de menos de 1 geralmente é o preferencial para garantir que o negócio não seja distribuído.A Deloitte utilizou as medidas acima para determinar o poder financeiro das empresas avaliadas. No entanto, foi dada maior importância à rentabilidade e ao roteamento de activos para determinar quais empresas representavam os investimentos mais atraentes. A média final do poder financeiro de uma em-presa é a sua rentabilidade. Se a empresa puder atingir seus custos variáveis, isto é, a margem de lucro bruto positiva e também atender aos custos fixos, isto é, a margem EBITDA positiva, a empresa provavelmente continuará a ser uma empresa em andamento no futuro e representa uma boa oportunidade de investimento. Além disso, o volume de negócios exibe o quão bem a empre-sa é capaz de gerar receitas de seus activos. Uma maior rotatividade de activos indica que a empresa usa seus activos de forma eficiente e o investimento adicional em activos pode gerar maiores receitas.Além da análise de taxas, a equipe também avaliou o crescimento das receitas e dos custos de cada uma das empresas de forma independente para determi-nar as tendências gerais e a estabilidade financeira. Esta análise, juntamente com a análise da influência, ajudou na selecção dos candidatos preferenciais de investimento. A análise foi realizada em vários períodos de tempo.

Posição Competitiva

Para avaliar a posição competitiva de uma empresa, a Deloitte analisou vários aspectos comerciais da empresa:

1. Estratégia consistiu em avaliar se a empresa tinha uma estratégia de negócios, poderia articulá-la e se ela foi formalizada em um documento. Também avaliou se a empresa teve estratégias funcionais (por exemplo, mar-keting, RH, cadeia de suprimentos) as mesmas foram formalizadas em um doc-umento.2. Vantagens competitivas. Usando as cinco forças de Porter, a Deloitte analisou a posição competitiva de cada empresaa. Competitividade da concorrência avaliava- se se a empresa con-hecia os seus maiores concorrentes.b. Ameaça de novas participações foi avaliada a dificuldade de en-trar no mercado da empresa avaliando as barreiras de entrada no mercado. Também foram avaliadas as vantagens de custo da empresa em relação aos seus concorrentes. c. Ameaças dos possíveis substitutos foi avaliado se o substituto

IMPACTO SOCIALPOSIÇÃO COMPETITIVAANÁLISE FINANCEIRA

Rentabilidade (margem de lucro bruto e margem EBITDAEficiência( rácio de asset turnover) Liquidez (rácio de liquidez reduzida)Alavancagem(rácio de dívida)

EstratégiaVantagens competitivasDificuldades no negócioPlanos de crescimento futuro e planos de expansão Certificações MercadoAdministração

Objectivos sócio-ambientais Participação nacionalEmpregoFormação Relação com a economia nacional, incluindo a relação com as PMEs

OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO

Tipo de investmentoProjecto de investmentoDimensão do investmentoInteresse em ter parceirosNecessidade de assistência técnica

27

Page 30: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

28

mais próximo para o (s) produto (s) que a empresa produzia.d. Poder de compra foi avaliada a angariação dos clientes da empre-sa, avaliando quantos clientes tinham, qual a percentagem do total de vendas de seus maiores clientes e se eles eram clientes internacionaise. Poder de fornecimento foi avaliada a capacidade de concentração dos fornecedores da empresa através da compreensão de quantos fornece-dores por cada matéria-prima/produto essencial a empresa tinha. 3. Restrições do negócio foram avaliados os pontos de dificuldades do negócio e como eles podem afectar o desempenho futuro da empresa4. Planos de expansão e crescimento foi avaliado se a empresa con-seguia prever o crescimento futuro e se a empresa tinha planos de expansão. 5. Certificações foi avaliado se a empresa possuía certificações de qualidade de produtos e operações (por exemplo, certificados ISO) e se tinham planos de obter - los num futuro próximo.6. Mercado foi avaliada a localização geográfica da empresa em seus mercados de clientes, seja eles dentro de Moçambique ou também incluíam mercados de exportação. Se o último, qual a percentagem de exportações de vendas contadas. 7. Administração foi avaliada a maturidade das capacidades de administração da empresa. Isso incluía procurar saber se usaram contas ad-ministrativas para tomar decisões e se formalizavam os principais cargos (por exemplo, Director Executivo, Director de Operações e Director Financeiro) da empresa entre diferentes pessoas. Foi também avaliado se a empresa tinha uma visão e estratégia empresarial e se foi formalizada em um documento, se a empresa tinha políticas de liderança que descrevem a distribuição de di-reitos e responsabilidades entre as pessoas chave da empresa e as regras e procedimentos para tomar decisões sobre assuntos da empresa. Finalmente, avaliava-se se a empresa tinha uma estratégia de recursos humanos.

Impacto Social

Para avaliar o impacto social da empresa, a Deloitte analisou os seguintes as-pectos:

1. Objectivos sócio ambientais analisou se a empresa tinha objec-tivos sociais e ambientais, e quais eram se os tivessem e se se formalizavam na estratégia empresarial. Também analisamos se a empresa tinha um plano de

responsabilidade social.2. Participação nacional. Nesse ponto foram avaliadas várias carac-terísticas: se os funcionários tinham acções na empresa, a posição hierárqui-ca desses funcionários, incluindo o número de gerentes moçambicanos. Isso também incluía uma consideração de quantos e a percentagem de funcionári-os contratados na área onde a empresa estava sediada e quantos funcionários a empresa empregou que eram de baixa renda. 3. Emprego foi avaliado o número de funcionários permanentes e temporários contratados pela empresa. 4. Formação foi avaliado se os trabalhadores recebiam formações, o tipo de formação e o número de horas de formação que cada funcionário re-cebeu durante uma permanência média.5. Relação com a economia nacional foram avaliados os insumos fornecidos a nível doméstico e a percentagem dos pagamentos a fornecedores da empresa que eram nacionais. Também avaliou o número de PMEs ou pe-quenos proprietários que eram fornecedores da empresa e a percentagem de pagamentos de fornecedores que receberam. A Deloitte também analisou a percentagem das vendas da empresa que foram ao mercado interno, bem como o número e percentagem de compradores que eram pequenos propri-etários ou PMEs.

Page 31: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

29

1 UNIDO (2016) Documento de Trabalho para o Desenvolvimento Industrial Inclusivo e Sustentável; Série – Importância da Industrialização para o Desenvolvimento Econômico: Será que isto mudou?

2 Deloitte (2016) Emerging market insights: The coming emerging market demand shock

3 World Bank Trouble in the Making? The future of manufacturing-led developmen

4 UNCTAD (2012) Revisão da Política de Investimento para Moçambique

5 Os bancos controlam quase 95 por cento do total dos activos do sector financeiro (dos quais 87 por cento estão concentrados nos 5 maiores bancos do país). (GIIN and Open Capital, 2016)

6Dados do Banco de Moçambique.

7AVCA, 2014, AVCA: Guide to Private Equity in Africa.

8 Os investimentos feitos a longo prazo

9 A África do Sul atrai mais do que a metade das transações do financiamento por capital privado.

10 Deloitte, 2016, Africa Private Equity Confidence Survey.

11 AVCA data from Ernst and Young, 2015, Private Equity Roundup Africa (refers to Sub-Saharan Africa).

12 AVCA, 2014, AVCA: Guide to Private Equity in Africa.

13 Exemplos: Eaglestone Asset Management, MDCC Holdings, Strongeagle, Maris Capital.

14 IFDs o investimento aqui refe-se ao investimento de todos os doadores privados (multilateral aid,

Empréstimos directos ao governo, implementa-se programas de desenvolvimento e empréstimos para individuais ) GIIN e Open Capital, 2016, The Landscape for Impact Investing in Southern Africa.

15 GIIN and Open Capital, 2016, The Landscape for Impact Investing in Southern Africa.

16 GIIN and Open Capital, 2016, The Landscape for Impact Investing in Southern Africa.

17 Schou and Cardoso (2014) in their paper How Many Manufacturing Firms are there in Mozambique? Estimate that 91 percent of manufacturing firms are micro-sized, 8 percent are small and 1 percent are medium or large.

18 Por exemplo, os acordos de factoring e o descontos comerciais fazem muita falta no mercado e nos produtos de locação oferecidos aqui, são mais parecidos com os empréstimos em vez de locação de produtos disponíveis em mercados financeiros mais desenvolvidos.

19 Mais detalhes sobre as variáveis consideradas em cada componente do quadro, bem como a metodologia de análise financeira podem ser encontradas no Anexo

20 No total, foi realizado a análise financeira de 11 empresas.

21 As empresas estão em ordem alfabética.

22 A fundidora de alumínio Mozal é uma parceria entre a BHP Biliton (South 32), a Mitsubishi Corporation of Japan, a Corporação de Desenvolvimento Industrial da África do Sul e o Governo de Moçambique. Foi um dos primeiros mega-projetos em Moçambique e foi inaugurado em 2003

23 Dados do INE projectos populacionais para 2016.

24 Página web da Topack. Disponível em: www.topack.net/reciclagem

25 Perspective in manufacturing (2016). Potter & Company. Available at: www. gotopotter.com/2016/04/perspective-in-manufacturing-spring-2016/

26 Tatos Botao website. Disponível em: www.tatosbotao.com/sobre-nos/

27 Página web da SMM. Disponível em: www.smm.co.mz

28 Afrifence website. Disponível em: www.afrifence.co.mz

29 Dados da Autoridade Tributária

Disponível em: http://www.at.gov.mz/por/Perguntas-Frequentes2/Beneficios-Fiscais.

30 A seleção de empresas não foi necessariamente abraangente para o conjunto das PMEs moçambicanas com potencial no setor de agronegócios. Portanto, a seleção não implica que as PMEs não incluídas não tenham potencial de crescimento.

Notas

Page 32: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

30

Santiago GoicoecheaSenior Manager, Monitor DeloitteMaputo

O Santiago liderou vários projectos de estratégia empresarial e de investimento em diversos países africanos, que incluem Moçambique, África do Sul, Tanzânia, Quénia, Zâmbia, Zimbabué, Angola e Somália

[email protected]

Milva NguenhaAnalyst, Deloitte & Touche Maputo

A Milva contribuiu em projectos de estratégia com clientes dos sectores público e privado em Moçambique.

[email protected]

Jessica Jessen Consultant, Deloitte & ToucheMaputo

Jessica trabalhou em projectos de desenvolvimento do sector privado em várias indústrias de Moçambique.

[email protected]

Autores

Page 33: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

Um Líder em Consultoria Estratégica e Metodológica Internacional A experiência da Monitor em estratégia é reconhecida a nível mundial e somos reconhecidos como líderes intelectuais em todo mundo. Não só, a The Monitor Group assessorou 74 das 100 maiores empresas em todo o mundo, ademais - de acordo com a Harvard Business Review - sete dos 16 livros de negócios mais influentes nos últimos 25 anos foram escritos por autores da Monitor. Michael Porter, um dos membros fundadores da Monitor, que escreveu o livro Estratégia Competitiva, mudou a forma como as organizações pensavam.

Deloitte & Touche (Moçambique) LdaPredio Jat IV, 5 Andar, Maputo, MozambiquePhone: +258 21 320 955

Funded By:

A Financial Sector Deepening Moçambique é uma facilidade para o desenvolvimento do sector financeiro, com foco na expansão dos níveis de inclusão. Direccionamos os nossos investimentos e intuitos para enfrentar as dificuldades no mercado financeiro, ajudando a diversificar a economia de Moçambique e trazendo prosperidade e resiliência económica para o povo Moçambicano. Estão no centro da nossa estratégia, as mulheres, os jovens e a população rural de baixa renda, bem como as pequenas empresas que não têm acesso aos serviços financeiros adequados e acessíveis. Nós apoiamos nossos principais interessados para inovar e expandir os serviços financeiros, usando conhecimentos técnicos e fundos direccionados para aumentar sua capacidade e as pessoas que servem.

Avenida Armando Tivane, no. 849, Maputo, MoçambiquePhone: +258 21 485 95

Contactos

Page 34: Oportunidades de Investimento em Moçambique Edição da ...fsdmoc.com/wp-content/uploads/2018/01/Oportunidades... · 6 No. Nome da Empresa Ano da Constituição Sector Áreas de

“Deloitte” refere-se a Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada de respons-abilidade limitada do Reino Unido (DTTL), ou a uma ou mais entidades da sua rede de firmas membro e suas entidades relacionadas. A DTTL e cada uma das firmas membro da sua rede são entidades legais separadas e independentes. A DTTL (também referida como “Deloitte Global”) não presta serviços a clientes. Para aceder à descrição detalhada da estrutura legal da DTTL e suas firmas membro consulte http://www.deloitte.com.

A Deloitte presta serviços de auditoria, consultoria fiscal, consultoria de negócios e de gestão e corporate finance a clientes nos mais diversos sectores de actividade. Com uma rede globalmente ligada de firmas membro em mais de 150 países e territórios, a Deloitte combi-na competências de elevado nível com oferta de serviços qualificados conferindo aos clientes o conhecimento que lhes permite abordar os desafios mais complexos dos seus negócios. Os mais de 200.000 profissionais da Deloitte empenham-se continuamente para serem o padrão de excelência.

Esta comunicação apenas contém informação de carácter geral, pelo que não constitui aconselhamento ou prestação de serviços profissionais pela Deloitte Touche Tohmatsu Limited, pelas suas firmas membro ou pelas suas entidades relacionadas (a “Rede Deloitte”). Nenhuma entidade da Rede Deloitte é responsável por quaisquer danos ou perdas sofridos pelos resultados que advenham da tomada de decisões baseada nesta comunicação.

© 2017 Deloitte Touche Tohmatsu Limited