oliberal edição especial

24

Upload: david-orion-silva

Post on 30-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

historia do maior jornal do norte

TRANSCRIPT

Page 1: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 1

Page 2: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos2

Page 3: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 3

O jornal O Liberal, desde sua criação, sempre contou com a contribuição de braços amigos e competentes para fazer a diferença na história da mídia impressa do Estado do Pará.

PresidenteLucidéa Batista Maiorana

Presidente ExecutivoRomulo Maiorana Jr.

Diretor-Editor CorporativoRonaldo Maiorana

Diretora AdministrativaRosângela Maiorana Kzan

Diretora ComercialRosemary Maiorana

Diretor IndustrialJoão Pojucam de Moraes Filho

Diretor Redator-ChefeWalmir Botelho D’Oliveira

Diretor de Novos NegóciosRibamar Gomes

Diretor de MarketingGuarany Júnior

DiretoresJosé Edson Salame

José Luiz Sá Pereira

O Liberal

Page 4: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos4

HistóriaO jornal O Liberal chega aos 65 anos

na posição de um dos mais respeitados jornais brasileiros e líder em toda a Região Norte.15 de novembro de 1946 marca o início dessa história. O Liberal passou por grandes transformações sendo, pioneiro, ousado e empreendedor em todas as suas ações editoriais e tecnológicas.

O jornal foi o primeiro a ter uma máqui-na de onde o jornal era diretamente impres-so. Em 1992 trouxe a nova rotativa MAN, sendo assim o primeiro a ter uma redação e a pré-impressão totalmente interligadas na rede de computadores. Hoje, sua sede atu-al, referência arquitetônica da cidade, abri-ga o maior e mais moderno parque gráfico da América do Sul, associando-se a mais um empreendimento arrojado: a rotativa UNISET FULL COLOR, capaz de rodar 75.000 exemplares por hora, em cores. Com o novo formato de 6col x 50cm, o jornal acompanha as tendências de mercados mais desenvolvidos, e tem como um de seus di-ferenciais os papéis utilizados na impressão, como o couchê e o LWC. O resulto desse investimento é o reconhecimento através do Prêmio Fernando Pini de Excelência Grá-

O Liberal65 anos

... Não nascemos fortes, não arrebatamos o sucesso por outros construídos, não cres-cemos de repente por algum milagre inexplicável...”(Romulo Maiorana - O Liberal, 15/11/1981)

| O Liberal - 65 Anos4

Page 5: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 5

O Liberal65 anos

... O compromisso com a verdade, a parceria com os paraenses, a defesa do Pará, da dignidade e da cidadania, a capacidade de renovação. Valores assim dão ao jornal o respeito e o orgulho dos pa-raenses. O Liberal, por tudo isso, tornou-se autêntico – exatamente como sonhou meu pai, Romulo Maiorana...” (Romulo Maiorana Jr. O Liberal, 16/11/2008)

fica, conquistando o primeiro lugar como o melhor jornal impresso do Brasil.

Esse novo momento de O Liberal acontece mais uma vez, na gestão de Ro-mulo Maiorana Jr., Presidente Executivo das ORM, que busca objetivos e imple-menta a visão empreendedora de seu pai e fundador Romulo Maiorana, que fez do jornal o símbolo da vanguarda e avanços tecnológicos ao longo da história paraense, uma referência de desataque no cenário das comunicações no Brasil.

Este desafio de estar sempre à frente das inovações, ditando tendências, é que consagra O Liberal na posição de um dos mais respeitados jornais brasileiros. A cre-dibilidade junto ao leitor e a mudança nos hábitos de consumo e estilo de vida dos paraenses impulsionam essas mudanças e avanços tecnológicos que integram à rea-lidade de um novo tempo.

O Liberal - 65 Anos | 5

Page 6: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos6

Nossa VisãoSer permanentemente a

maior empresa de comuni-cação da Região e superar os padrões consagrados dentro do segmento da mídia impressa, com informação imparcial e de credibilidade incontestável, sempre levando a notícia e os acontecimentos do Pará, do Brasil e do mundo de forma a contribuir para o desenvolvi-mento da região.

Nossa MissãoLevar a informação, sem-

pre de forma clara, oportuna, imparcial e objetiva, fazendo com que o jornal esteja sempre perto de seu leitor, esteja ele onde estiver para ser sempre O Melhor. O Maior no conceito do leitor.

Antigo prédio sede de O Liberal, que começou como Folha do Norte em 1946, na Rua Gaspar Viana, bairro do comércio em Belém do Pará.

| O Liberal - 65 Anos6

Page 7: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 7

O moderno prédio de O Liberal, referên-cia arquitetônica em nossa Capital, onde funciona também a sede das Organiza-ções Romulo Maiorana.

O Liberal - 65 Anos | 7

Page 8: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos8

Capas Históricas

A data de 15 de novembro de 1946 marca o início da história de O Liberal. Sua missão, declarada com orgulho e glória, como diria a cronista Eneida de Moraes, era ser órgão ofi cial do PSD.

Page 9: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 9

Ao ser adquirido por Romulo Maiorana em 1966, iniciava-se a cria-ção do maior grupo de comunicação da região.

Page 10: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos10

Durante a década de 80, por muito tempo, máquinas de escrever e computa-dores conviveram juntos. O processo de informatização da redação aconteceu de forma gradual, começando pelos editores, que por vez passavam aos seus repórte-res a nova realidade. Sair da máquina de escrever manual, passar pela elétrica e de repente enfrentar um terminal de compu-tador não é tarefa simples. Mas passados quase trinta anos, a redação está hoje entre as mais modernas do país.

Em 24 de abril de 2007, foi inaugu-rada uma nova área ampliada e equipada

com computadores de última geração, com acesso rápido a internet, e com ca-pacidade para o uso de softwares de edi-ção eletrônica profissionais. Além de uma rede de armazenamento de dados exclusi-va, que permite o acesso rápido e seguro a textos antigos. A rotina de um jornal com veiculação todos os dias, é sempre muito corrida. O dia começa com a produção e a distribuição das pautas, entre os jornalistas e fotógrafos, pela chefia de reportagem.

O advento da internet acelerou o rit-mo de captação de notícias. Bem como o crescimento do número de assessorias de

imprensa, que alimentam o jornal com as principais informações de determinados acontecimentos. Assim, o repórter econo-miza tempo, já que recebe e monitora as notícias através do telefone por intermédio de um segundo profissional. Entretanto, isso não exime o jornalista de ir para as ruas acompanhar de perto os acontecimen-tos que serão transmitidos com veracidade ao leitor, e isso acontece em sua maioria, por isso o contato direto entre a redação e o departamento de transportes do jornal.

Todos os textos e as fotos ficam dispo-níveis no ‘set’, rede de arquivos da redação.

RedaçãoEm 24 de abril de 2007, foi inaugurada uma nova área muito mais mo-derna e que garante maior conforto e agilidade ao trabalho dos repórteres. O espaço foi ampliado e quipado com computadores de última geração, com acesso rápido a internet e com capacidade para o uso de softwares de edição eletrônica profissionais.

| O Liberal - 65 Anos10

Page 11: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 11

Com base no primeiro relatório das pautas, entregue pela chefi a, o editor determina o espaço e destaque que cada matéria ganha-rá nas páginas, para então compor a página e visualizar, exatamente como será impres-sa. A edição ocorre de forma totalmente eletrônica e com a ajuda de um profi ssio-nal que domina as técnicas do programa de edição. O material editado é revisado pela editoria chefe e chefi a de redação, que analisam os últimos detalhes e autorizam a impressão.

Por serem muitos cadernos, são fi xados horários diferentes para o fechamento.

O caderno de cultura de O Liberal, ‘Magazine’, é um dos primeiros a ser edi-tado. Em seguida, é fechado o Caderno de Esporte, entretanto, de acordo com a necessidade como, por exemplo, em dia de competição à noite, seu fechamento é no início da madrugada. O caderno de polí-tica e economia, ‘Poder’, de notícias gerais, ‘Atualidades’, e de Polícia são os últimos a serem fechados, devido à entrada de notí-cias apuradas durante a noite que antecede a edição. Os suplementos do jornal, veicu-lados na edição de domingo, como a Re-vista Mulher, Revista Troppo, Cader-no Mercado, O Liberalzinho, Revista da TV, Revista C & D e Auto & Cia. são fechados durante a semana, indepen-dente do funcionamento da redação.

O Liberal - 65 Anos | 11

Page 12: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos12

O Liberal sempre lançou o desafi o da inovação, como mos-tra a sede do jornal. As mudanças no parque gráfi co foram pioneiras, colocando o jornal na vanguarda da tecnologia.

| O Liberal - 65 Anos12

Page 13: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 13

Em 1966, quando o jornal passou para as corajosas e empreendedoras mãos de Romulo Maiorana, funcionava por mila-gre. Uma velha rotoplana enguiçava com facilidade para o desespero dos encar-regados das ofi cinas, então, a prioridade foi renovar o parque gráfi co. O resultado dessa decisão foi que dois anos depois foi instalada uma rotativa que pertencera ao Diário do Grande ABC. Desde então o jornal não parou de crescer e se moder-nizar, conquistando um espaço que não tardou a ocupar.

Ainda na febre da renovação, em 31 de janeiro de 1972, O Liberal, já líder de circulação, faz chegar às mãos dos leitores paraenses o primeiro exemplar impresso em off -set. Nesta época, a rotativa, uma GROSS Community, permitia imprimir dois cadernos de 24 páginas com exce-lente impressão gráfi ca para os padrões

da época. Vinte anos depois, nos mesmos 31 de janeiro, só que desta vez em 1993, outra revolução mudaria mais uma vez a cara do jornal. A partir dessa data, através de O Liberal, a imprensa paraense alcan-çava a policromia.

O tempo passou e lá se vão 65 anos, quando o jornal ainda era um vespertino que não passava dos 100 exemplares por dia. O Liberal sempre lançou o desafi o da inovação, como mostra a sede do jornal. As mudanças no parque gráfi co foram pioneiras, colocando o jornal na vanguar-da de tecnologia. A nova rotativa UNI-SET FULL COLLOR, com cinco torres e forno secador, imprimi, em uma hora, 75 mil jornais de até quarenta páginas intei-ramente coloridas. A UNISET é a única na América do Sul com forno secador, o que permite a impressão de papéis fi nos e com brilho, como o couchê.

Mais uma vez, o jornal mudou a his-tória da mídia impressa brasileira ofere-cendo, não apenas, ao leitor, mas também ao mercado anunciante, um produto ino-vador e de qualidade inquestionável. Por tudo isso e mais é que o Liberal serve de estímulo ao mercado publicitário, sobre-tudo pelas possibilidades que traz em re-lação às novas mídias e produtos, sem falar na revolução no mercado gráfi co, possibi-litando a impressão em papéis fi níssimos, alimentando novas e ousadas ideias para veiculação dentro do próprio jornal.

IndustrialAs mudanças no parque gráfi co foram pioneiras, colocando o jornal na vanguarda de tecnologia.

Troféu Fernando PiniPrêmio de Excelência Gráfi ca

Page 14: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos14

Responsável por fazer O Liberal chegar até o leitor, a circulação cresceu e se modernizou ao lon-go dos 65 anos de jornal tendo hoje uma estrutura totalmente informatizada e vários setores que lhe auxiliam em sua missão, como a assinatura, o tele-marketing, CAA – Central de Atendimento ao As-sinante, a venda avulsa e a distribuidora, por onde saem todos os jornais destinados para todo o Estado e até para fora do Pará. Em todos esses setores, estão envolvidos cerca de 110 funcionários diretos, che-gando a 180 somando os indiretos.

A venda avulsa é dividida em pontos de venda (PDV), que são as bancas de jornal, supermercados, lojas de conveniência, farmácias e etc., com ramifi ca-ções para o interior, como Castanhal, Salinas, Mos-queiro e outros municípios aonde o jornal chega ao leitor através de nossos distribuidores. Existe também a venda promocional, por onde ocorrem às vendas es-tratégicas, como empresas de transportes coletivos e pontos de táxis, assim, os passageiros têm a oportuni-dade de, durante a sua viagem, ter acesso as notícias de sua cidade, do Brasil e do mundo.

Uma fi gura de grande importância para a distribui-ção de nossos exemplares é o “baderneiro”, responsável pelo envolvimento dos jornaleiros ao fazer a divisão de jornais que são vendidos pelas ruas da Grande

Belém. O termo “baderneiro” não existe em ne-nhum outro estado. Conta a história que Rômulo Maiorana criou o termo quando os vendedores de jornais se amontoavam na porta da antiga sede, na Gaspar Viana, fazendo a maior “baderna” para pegar os jornais e saírem logo cedo para as vendas.

CirculaçãoCom a implantação do trabalho de pólos no interior, os jornais

que antes chegavam a 38municípios, passaram a alcançar

114 dos 143 do estado.

Circulação

Page 15: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 15 O Liberal - 65 Anos | 15

LogísticaCom a implantação do trabalho de pólos no interior, os jornais que antes chegavam a 38 municípios, passaram a alcançar praticamente todos 143 do Estado. Devido às dis-tâncias entre muitos municípios se-rem continentais e de difícil acesso, o jornal O Liberal acaba por chegar a 80% de todo o Estado do Pará. O trabalho de pólos fez com que o jor-nal crescesse 145% a partir de 2009 na circulação das cidades.Ações junto aos leitores como ca-pilaridade e corpo-a-corpo são a tônica da área de Circulação. Sempre buscando aprimoramento e melhorias. Em pouco tempo o jornal que possuía pouco mais de 8.000 assinaturas, passou a ter mais de 25.000 assinantes.

AbaetetubaAcaráAltamiraAugusto CorrêaBaiãoBarcarenaBenevidesBragançaBrasilia - DFBreu BrancoBrevesBujarúCachoeira do AraríCametáCanaã dos CarajásCapanemaCapitão PoçoCastanhalConceição do AraguiaConcórdia do paráCuruçáDom ElizeuGoianésia do ParáIgarapé-MiriIigarapé-AçúInhangapíIpixuna do ParáIrituiaItaitubaItupirangaJacundá

JurutíMacapá - APMãe do rioMarabáMaracanãMarudáMocajubaMojúMonte AlgegreMosqueiroNova TimboteuaNovo RepartimentoÓbidosOriximináOurémOurilândia do NorteParagominasParauapebasPeixe BoiPonta de PedrasPortelPorto TrombetasPrimaveraQuatipurúQuatro bocasRedençãoRio de Janeiro - RJRondon do ParáSalinasSalvaterraSanta Barbara

Santa Izabel do ParáSanta Luzia do ParáSanta Maria do ParáSantarémSanto Antonio do TauáSão Caetano de OdivelasSão domingos do CapimSão Felix do XingúSão Francisco do ParáSão João da PontaSão João de PirabasSão Miguel do GuamáSão Paulo - SPSerra dos CarajásSoureTailândiaTerra AltaTomé-AçúTracuateuaTucumãTucuruíUlianópolisUruaráVigiaVila do CondeVila dos CabanosXinguara

Cidades-Pólo onde encontrar O Liberal

Page 16: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos16

Responsável pelo planejamento e exe-cução das ações de marketing, pesquisa de novas tendências em outros mercados, como mídia impressa, eletrônica e alter-nativa, produção e acompanhamento dos planos de mídia referentes às campanhas em andamento.

Criação de produtos e projetos espe-ciais, organização de eventos, coordenação e execução de estratégias pertinentes ao jornal O Liberal.

A equipe trabalha o pós-venda, con-trole das metas e objetivos das ações de marketing do jornal, análise e segmentação de mercado, além da gestão do sistema de informações de marketing.

Marketing

Algumas promoções e açoes de marketing re-alizadas por O Liberal.

Page 17: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 17

O jornal O Liberal é mídia obrigatória para divulgação de marcas, empresas, pro-dutos e eventos, abrangendo um grande nú-mero de leitores. Responsável em oferecer oportunidades de divulgar produtos e ser-viços com a maior visibilidade do mercado.

Em datas e eventos especiais, O Liberal efetua ampla cobertura jornalística, além de confeccionar cadernos especiais para esses eventos, proporcionando aos leitores um amplo conhecimento do que está aconte-cendo e aos anunciantes a oportunidade de uma grande exposição de sua empresa.

O jornal O Liberal possui profi ssionais capacitados e dispostos a encontrar soluções viáveis para a divulgação de qualquer produto ou serviço, indicando a clientes e agências as melhores oportunidades de investimentos.

O Liberal possui um serviço de aten-dimento para anúncios de classifi cados, Lib Social, fúnebres, editais, chamados de emprego e trafego de materiais das agên-cias e clientes.

A área comercial de O Liberal é o elo entre as agências de publicidade e anuncian-tes do Jornal.

Comercial

Page 18: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos18

Informações sobre acontecimen-tos do dia-a-dia, meio ambiente, educação, fatos que são destaque

no mundo, notícias em geral, conta com textos opinativos de

nomes importantes no meio editorial, como advogados,

cientistas políticos, sociólogos, políticos, entre outros.

Formatação: 6col x 50cm.Veiculação: todos os dias

Informação sobre a crimina-lidade e a violência em nosso estado e no mundo, o avanço da criminalidade e o que a polí-cia local, estadual e federal faz para combater esse avanço, as condições de segurança nas ruas de Belém.Formatação: 6Col x 50cm.Veiculação: todos os dias

Informações sobre esportes profissionais e amadores, tudo

sobre o esporte regional, nacio-nal e internacional. O caderno

também conta com a coluna de Carlos Ferreira, Pio Neto,

Ivo Amaral ,Laulito Miranda e outros com crônicas do mundo

do futebol. Para completar o ca-derno ainda têm as tabelas com

os resultados das loterias,Formatação: 6Col x 50cm,

Veiculação: todos os dias

O shopping do leitor, onde vai encontrar todos os produtos e ser-viços que ele precisar quando quiser comprar, vender ou alugar um imóvel, anúncios de emprego diver-sos, serviços profissionais, utilidades para o lar, negócios e oportunidades. Ainda tem os serviços do: classi-fácil, classimais e classifácil on line, cartelasorm, libfone e classinet, a co-modidade de anunciar via internet.Formatação: 7Col x 50cm.Veiculação: todos os dias

Informações regionais, nacionais e internacionais sobre o mercado

financeiro, cenário econômico, emprego, mundo da política,

indústria e negócios. O mercado financeiro é o grande diferen-cial, uma forma resumida para se manter informado sobre os principais números do cenário

econômico.Formatação: 6Col x 50cm

Veiculação: todos os dias

Informações sobre cultura, arte, principais eventos e vida das celebridades. Nas diversas colunas do caderno o leitor fica informado sobre agenda cultural de teatros, programação de shows, bares, pro-gramação da TV, colunas sociais, os últimos lançamentos do cinema, signos, passa-tempo, previsão do tempo em todo o estado, além dos colunistas sociais mais badalados da cidade. Formatação: 6Col x 50cmVeiculação: todos os dias.

CadernosAtualidades Polícia

EsportesClassificados

PoderMagazine

Page 19: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 19

O jornal da criançada. Nos domingos, o público mirim tem o seu lugar em O Liberal, onde eles encon-

tram letras de músicas, histórias em quadrinhos, matérias especiais, espaço para a publicação de seus desenhos e

fotos de toda sua galerinha.

Veiculado aos domingos, quinzenal-mente, é um caderno completo, com matérias, lançamentos, entrevistas e prestação de serviços. Traz ao leitor notícias do mercado automobilístico e lançamentos no setor empresarial.

Informação sobre a vida dos ar-tistas, pessoal e profissional, toda programação da TV aberta em todos os canais, resumo das novelas, os bastidores do mundo artístico, programação dos filmes.

Matérias jornalístico-publici-tárias sobre as últimas notícias do nosso mercado, reúne ten-dências de negócios, o foco na economia regional e nacional, inovações e o futuro empre-sarial consolidado em novos conceitos, como responsabili-dade social e sustentabilidade, por exemplo. O caderno é uma ferramenta de marketing em favor da gestão, de uma melhor posição no mercado e do potencialização de vendas. A coluna Marketing. Com, em pequenas linhas apresenta um panorama do que está aconte-cendo no mercado paraense.

Informações sobre os aspectos sociais culturais do dia-a-dia da

mulher, com conteúdo direcionado ao público feminino, dicas e sugestões

sobre temas relacionados a saúde, bem-estar, educação, trabalho, beleza,

moda, relacionamentos e etiqueta.

Informação através de matérias quinzenais sobre decoração, arquitetura, design, moda, tecnologia e arte, dicas de

decoração e matérias com os melhores arquitetos e decoradores, sem falar nas informações dos melhores empreendi-

mentos imobiliários da cidade.

Suplemento esportivo com veiculação, as terças-feiras. Resultados

e probabilidades da loteria esportiva, megasena, dupla-sena, quina e os

resultados dos jogos dos campeonatos que acontecem durante a semana.

O caderno da sociedade paraense destinado a todos os públicos. Aos

domingos traz enquetes, entrevistas, fotos das festas badaladas, informes

publicitários e informações sobre música, cinema e agenda da cidade.

SuplementosO Liberalzinho Revista Auto & Cia

Revista da TV

Caderno Mercado

Revista Mulher

Revista C&D

Zebra

Revista Troppo

Page 20: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos20

O Liberal DigitalA versão na íntegra do jornal na internet permite navegação

atraente e intuitiva, simulando virtualmente o manuseio da versão impressa, oferecendo diversas novas possibilidades para o leitor e anunciante, tais como: poderosa busca capaz de varrer todo o acer-vo de edições disponíveis pelo assunto de interesse, direcionando o leitor para as páginas / edições de seu interesse com precisão; arquivamento da página da edição no formato PDF, facilidades de navegação como o menu dos colunistas, que direciona o leitor de forma rápida a sua coluna favorita, galeria de fotos exclusivas; do ponto de vista mercadológico a versão oferece oportunidades como a publicidade interativa que vão desde um simples link no anuncio para o site do anunciante, até anúncios incorporando conteúdos rich media – possibilidades de animação, vídeos e áudios na peça publicitária; modelos de patrocínio da edição onde o anunciante apresenta e oferece a publicação eletrônica em diversos pontos de exposição de marca, viabilizando novas formas de contato com a possibilidade de interação, além de medir em tempo real a efetivi-dade da campanha.

Wikipédia – Enciclopédia LivreEnciclopédia multilíngüe online é uma das grandes ferramen-

tas de mídias sociais, cujo conteúdo veiculado é construído co-letivamente por pessoas que possuem interesse em determinado assunto. Qualquer pessoa pode alterar o conteúdo dessas páginas, e o jornal O liberal contou com a colaboração do jornalista Pereira para realizar a atualização dos dados contidos nas páginas da Wi-kipédia, coo datas, nomes e até mesos fotos antigas para ilustrar.

Youtube – BroadcastMais popular site de vídeos da atualidade, o YouTube é um site

na internet que permite que seus usuários carreguem e assistam a vídeos com formato digital. O jornal O Liberal maca presença nes-te meio com a criação e uma conta para postar propagandas sobre o jornal impresso na televisão, que são direcionados para as outras plataformas de Rede Sociais

FacebookComunidade social de relacionamento que liga pessoas que vi-

vem, estudam ou trabalham em torno de uma pessoa. Permite publi-car fotos, notícias, acompanhar novidades de seus amigos e adicio-nar uma variedade de aplicativos. Maior rede de relacionamentos do mundo, perdendo apenas para o Orkut. O jornal O Liberal lidera em nosso Estado as incidências de visitas através do Facebook.

TwitterSensação do momento. Sistema chamado de microblog que

consegue passar uma informação de maneira rápida e prática a quem segue o jornal O Liberal. O mais interessante dessa plata-forma é que se pode reunir não só amigos e saber o que eles estão fazendo ou pensando, mas agregar marcas, agências de notícias, humor, participar de promoções e uma infi nidade de assuntos do interesse de quem estão navegando.

Linkedln

Rede de negócios comparável a redes de relacionamentos, uti-lizada por profi ssionais de muitas áreas. O principal propósito do site é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos de pessoas e empresas que eles conheçam e confi em. Esta plataforma pode ser usada para encontrar empregos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de contatos. Empregadores também podem listar trabalhos e buscar por candidatos potenciais. O jornal está presente nesta rede em forma de perfi l, mostrando ainda as atividades que a empresa faz, como contratação de ovo funcionários e serviços, deixando to-dos informados.

Mídias Sociais Facebook

Youtube – Broadcast

Page 21: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 21

O Liberal no iPadA versão integral do Jornal O Liberal agora está disponível para iPad, iPhone e iPode Touch. A nova plataforma viabiliza ao usuário a leitura digital do jornal impresso, acrescida de um conjunto de funcionalidades, tudo para facilitar a vida do leitor dos dispositivos móveis, tudo muito prático e muito simples, útil e completo. Cada edição poderá ser baixada, indo diretamente para a biblioteca para ser consultada quando for mais

conveniente para o usuário, mesmo desconectado da internet. A mais nova versão do jornal, oferece aos leitores mais opção de acesso á in-formação publicada pelo jornal impresso para o público que utiliza os dispositivos móveis, e tem como objetivo disponibilizar no mercado um produto que oferece oportunidade de visibilidade diferenciada e direcio-nada, com investimento fi nanceiro planejado.

Page 22: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos22

O setor de telemarketing de O Liberal é formado por uma equipe altamente quali-fi cada, tanto para prospectar como fi delizar assinantes, demonstrando todas as vanta-gens em ser ASSINANTE O LIBERAL.

• Endereços de entrega diferentes para cada assinatura; • Brindes; • Ingressos de cinemas, Circo, Teatro, etc; • Suporte da CAA (Central de Atendi-mento ao Assinante) com funcionamento de domingo a domingo; • Promoções; • Acompanhamento individualizado da assinatura; • Acesso ao Jornal O Liberal Digital, O Liberal no iPad dentre outras vantagens.

Conta ainda, com sistemas/equipa-mentos de última geração, para melhor acompanhamento das assinaturas e conse-quentemente maior satisfação do assinan-te. Um desses sistemas mensura o atendi-

mento das ligações entrantes/ receptivas para que sejam realizadas em um menor tempo possível, evitando assim espera do assinante na linha. Na tela de cada ope-radora são disparadas informações diárias como: aniversariantes do dia, assinantes sem contato recente, etc. Os produtos co-mercializados são: jornal O Liberal; jornal Amazônia e O Liberal Digital, um produ-to gratuito apenas para assinaturas cheias (todos os dias) de O Liberal.

Vive em constante transformação, uma delas foi a mudança do Call Center em Agosto de 1996, que saiu da Gaspar Viana para o novo prédio da Avenida Romulo Maiorana. Mas esse foi apenas o primeiro passo de uma série de mudan-ças e investimentos, tais como: compra de novos sistemas, treinamentos; lança-mento de novos produtos, promoções, todos eles focados em promover a satis-fação dos assinantes de nossos produtos e o crescimento do número de assinaturas que, em dois anos, foi de 250%.

AssinaturaInformáticaA informática no Jornal O Liberal

é dividida em 3 equipes que atendem a três setores distintos:

A primeira equipe atende a redação de O Liberal cuidando dos Servidores e computadores da Redação que vão auxiliar os repórteres, jornalistas e a parte gráfi ca. O servidor é o compu-tador responsável por armazenar dados e imagens referentes às edições dos jor-nais todos os dias.

Outra equipe cuida do RM Sis-temas e Corporativos, que atende aos Servidores da Área Administrativa, como os sistemas corporativos como Publicidade, Assinatura, ORM Cabo entre outros e também o RM Siste-mas que englobam Sistema de Folha de Pagamento, Almoxarifado, Finan-ceiro e Contábil.

E ainda a equipe de suporte, res-ponsável pela manutenção dos compu-tadores dos usuários da Área Adminis-trativa, Comercial e Classifi cados

| O Liberal - 65 Anos22

Page 23: Oliberal Edição Especial

O Liberal - 65 Anos | 23

Reportagem3216-1138

Assinaturas3204-6000

Atendimento ao Assinante3216-1011

Classificados3216-1148

Comercial3216-1163 / 3216-1176

O LIBERAL é editado por:Delta Publicidade S/A

CGC. (MF) 04929683/0001-17.Inscrição Estadual: Isenta.

Municipal: 08.496.

Administração, Redação,Centro Tecnológico Gráfico, Publicidade

Av. Romulo Maiorana, 2473 - CEP: 66.093-000Belém, Pará, Brasil.

Telefone: 3216-1000Fax: (091) 3216-1143

Endereço Telegráfico: Jornal Liberal

Contato

Page 24: Oliberal Edição Especial

| O Liberal - 65 Anos24

www.oliberal.com.br