edição especial - rioterra

8
Realização Patrocínio Edição Especial

Upload: others

Post on 27-Oct-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Edição Especial - Rioterra

P R O J E T O

Realização Patrocínio

Edição Especial

Page 2: Edição Especial - Rioterra

Olá, agricultor e agricultora familiar!

Estamos em clima de comemoração! Em 2019, completamos 10 anos do projeto Semeando Sustentabilidade - realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Uma década de muitas conquistas, histórias e de transformação. Até aqui, já foram mais de 400 hectares de áreas recuperados, mais de 30 mil pessoas alcançadas com ações de educação ambiental, assistência técnica e extensão rural, capacitações e muito mais. Juntos, transformamos muitas realidades e, junto com você, queremos muito mais.

Apresentamos aqui um resumo de todo esse trabalho, como forma de agradecer a cada um pela caminhada. Sigamos juntos pelo desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e conservação da nossa Amazônia!

#semeando10anos

Em dez anos de atividade, o projeto Semeando Sustentabilidade capacitou aproximadamente 1.300 agricultores e agricultoras familiares através de atividades formativas como oficinas e dias de campo, além da promoção de trocas de saberes entre agricultores, através de intercâmbios.. Iniciado nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo, hoje o projeto Semeando Sustentabilidade já está em sua quarta edição, atendendo também aos municípios de Porto Velho e Candeias do Jamari.

São contabilizados, nesses dez anos, 64 eventos relacionados às atividades formativas que abordaram técnicas de produção agroecológica, boas práticas de

Mais de 60 capacitações e 1.300 pessoas beneficiadas

Ficha TécnicaBoletim Informativo do projeto Semeando Sustentabilidade

Ano 09 - Edição 04 - Novembro - 2019

Produzido pelo setor de Comunicação do CES Rioterra

Tiragem: 2.000 exemplares

Distribuição Gratuita

Fotos Centro de Estudos Rioterra

Jornalista responsável: Alexis Bastos-DRT 749/RO

Redação: Saionara Schumanm

Edição: Vanessa Fernandes

Diagramação e Projeto Gráfico: Alexandre Rotuno

Page 3: Edição Especial - Rioterra

produção, gestão da propriedade rural e fortalecimento de organizações sociais.

Dentro de boas práticas de produção, por exemplo, foram realizados intercâmbios que reuniram produtores rurais de diferentes municípios do estado para troca de saberes e discussões sobre a importância de técnicas de manejos mais acessíveis voltadas à melhorias de renda no campo.

Os dias de campo têm, no geral, duração de um dia, oferecendo orientações com diversos temas, como boas práticas de manejo do cacau, café, cadeias produtivas, produção e clonagem de mudas, entre outros.

São muitos depoimentos, ao longo desses anos, de agricultores familiares que foram esclarecidos, informados, orientados e assistidos através das atividades formativas. Edna e a família viviam exclusivamente da produção leiteira e há algum tempo despertou o desejo de diversificar a atividade rural para aumentar a renda. Ao ouvir falar do projeto, ela logo fez a adesão e recebeu as mudas de açaí e cacau, que foram plantadas sob a orientação dos técnicos extensionistas do CES Rioterra. “Comecei a pensar, amadurecer a ideia, mas não sabia como e quando conseguiria fazer isso, e aí o projeto veio na hora certa” , finaliza.

Page 4: Edição Especial - Rioterra

Ao longo desse tempo, o projeto distribuiu mais de 1,5 milhão de mudas de espécies florestais (cedro, castanheiras, ipês, entre outras) e para fins de geração de renda (como café, açaí, cupuaçu e cacau) e recuperou mais de 400 hectares diretamente.

Em sua quarta edição, coleciona muitas histórias, entre elas do seu Adalto Paiva, agricultor familiar de Cujubim, que começou a caminhar com o projeto ainda em sua primeira edição.

Adalto conta que o trabalho de recuperação de área realizado através do projeto mudou não só a paisagem da sua propriedade, mas a forma da família trabalhar na terra. “Se fosse por conta

própria, eu não teria plantado. Não é por não ter condições, mas é pela iniciativa, talvez eu não tivesse. Ofereceram as mudas e agora a gente zela, minha esposa, eu e meu filho” , revela.

Quase uma década depois, ele vê o resultado da iniciativa: o córrego, antes assoreado e que secava, agora não seca mais.

A doação de mudas é subsidiada por outras ações voltadas à recuperação de áreas degradadas, como as de educação, que promovem cursos, intercâmbios e acesso à informação sobre a importância da recuperação e preservação do meio ambiente, e extensão rural, que leva ao agricultor familiar

Vidas transformadas e áreas recuperadas

Page 5: Edição Especial - Rioterra

técnicas agroecológicas voltada para o plantio, preparo do solo com adubos naturais e combate às pragas com recursos da própria propriedade, numa forma de reduzir a utilização de produtos químicos e promover a segurança alimentar das famílias.

Cristina Alves, também é agricultora em Cujubim, e faz parte da história do projeto. Hoje, ela diz que sua propriedade tem um pouco de tudo: “A gente plantou e valeu a pena”, conta ela, que toca uma agroindústria de polpa de frutas com o

marido e o filho e fornece para escolas, mercados e feiras da região.

As frutas que abastecem o negócio da família vêm do próprio sítio, das mudas plantadas quando aderiu ao projeto e optou pela implantação do sistema agroflorestal, que possibilitou recuperar área, se adequar ambientalmente e gerar renda.

E ela não para de sonhar: “o próximo passo é comprar um carrinho e seguir plantando”, conta com largo sorriso no rosto.

A gente plantou e

valeu a pena

“”

Page 6: Edição Especial - Rioterra

Em sua quarta edição, o projeto Semeando Sustentabilidade já atingiu mais de 3.200 pessoas com ações de educação ambiental. Em 10 anos já são quase 30 mil pessoas alcançadas, resultado de muito trabalho e dedicação das equipes em prol do desenvolvimento sustentável da região e conscientização de sua população.

As ações de Educação Ambiental consistem em visitas em escolas de ensino fundamental e médio e estruturas do projeto, com realização de dinâmicas, palestras, rodas de conversa, entre outras atividades, voltadas para crianças a partir de cinco anos e adultos, nos municípios de Itapuã do Oeste, Rio Crespo e Cujubim.

Em 2019, mais de 1.000 estudantes participaram dessas atividades, que têm por objetivo promover reflexões de como viver de forma sustentável, em equilíbrio com o meio ambiente e preservar a natureza para as futuras gerações.

Além das palestras, são promovidas visitas de campo, a exemplo dos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), de Itapuã do Oeste, que conheceram o Viveiro Municipal da cidade, onde é feito o beneficiamento das sementes após coleta na Floresta Nacional (Flona) do Jamari, produção de mudas, processo de germinação, desenvolvimento e rustificação – que é o preparo das mudas a serem destinadas as áreas a

Educação Ambiental para despertar a consciência e mudar hábitos

Page 7: Edição Especial - Rioterra

serem recuperadas – até a entrega aos agricultores beneficiados.

Na Flona do Jamari, os alunos percorrem a Trilha da Pedra Grande, uma trilha pedagógica que permite conhecer o processo de coleta de sementes utilizadas na produção de mudas do projeto. Na visita técnica os alunos são levados a uma propriedade rural atendida pelo projeto, onde podem observar o uso de Sistemas Agroflorestais como técnica de recuperação ambiental e geração de renda para a família apoiada.

Além disso, o projeto realiza o seminário “Perspectivas Florestais para Conservação da Amazônia”, que em sua

quinta edição, em 2019, contou com um público de mais de 700 pessoas em três dias de evento, além de convidados e parceiros de mais de cinco estados e dois países para discutir a importância das articulações em redes frente às mudanças climáticas.

Através dessas atividades, o Semeando em proporcionado para milhares de pessoas diversas oportunidades de desenvolvimento social e econômico. As metodologias utilizadas nos cursos, palestras, intercâmbios, dias de campo e visitas de extensão rural valorizaram a participação e troca de conhecimentos entre os agricultores.

Page 8: Edição Especial - Rioterra

Todas as famílias cadastradas contam com a assistência técnica e extensão rural, onde recebem orientação quanto aos cultivos existentes na propriedade.

O trabalho é pautado por práticas agroecológicas, que visam melhorar aspectos ligados a segurança alimentar das famílias, propondo alternativas naturais e orgânicas para adubação e combate a pragas, reduzindo a necessidade de utilização de produtos defensivos químicos.

A iniciativa também busca melhorar a qualidade da produção, redução de custos e aumento da renda numa gestão eficiente da propriedade rural.

Em 10 anos, o projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, realizou milhares de visitas às mais de 800 famílias residentes nos cinco municípios de Rondônia atendidos: Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo.

Agroecologia e assistência técnica rural

Realização

Patrocínio

cesrioterra

@cesrioterra

www.rioterra.org.br

@cesrioterra

P R O J E T O

www. semeandosus tentab i l idade . o rgsemeandosustentabilidade