oit nmai-ago 2018 lisboa...5 editorial notícias em destaque programas parcerias a fechar novas...

22
OIT LISBOA Organização Internacional do Trabalho n º43 mai-ago 2018 NOTÍCIA EM DESTAQUE NOTÍCIA Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados Iniciativa Futuro do Trabalho Reunião dos Ministros do Trabalho e Emprego dos BRICS ano 16 www.ilo.org/lisbon O tripartismo enquanto antídoto para tendências e discursos políticos negativos 107ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho

Upload: others

Post on 07-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

OITLISBOA

Organização Internacional do Trabalho

nº43mai-ago 2018

NOTÍCIA

EM DESTAQUE

NOTÍCIA

Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Iniciativa Futuro do Trabalho

Reunião dos Ministros do Trabalho e Emprego dos BRICS

ano 16www.ilo.org/lisbon

O tripartismo enquanto antídoto para tendências e discursos políticos negativos

107ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho

Page 2: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

Das sete iniciativas da OIT para o seu centenário, damos relevo neste número à Iniciativa Mulheres no Trabalho.

Conhecer melhor e atuar sobre as razões do pro-gresso lento em assegurar um trabalho digno para as mulheres, constitui o objetivo principal da OIT com esta iniciativa. Desta forma, procura a Organi-zação contribuir para um futuro melhor das mulhe-res no trabalho.

Discriminação, violência e assédio, desigualdade salarial e a distribuição desigual da responsabilida-de do cuidado, associada à desvalorização desse trabalho, são as quatro grandes áreas em que a Ini-ciativa se traduz e que integram igualmente a agen-da 2030 para o desenvolvimento sustentável.

A OIT-Lisboa tem procurado dar-lhe visibilidade, nas suas diversas atividades e no quadro de projetos como a tradução para língua portuguesa de obras de referência da OIT. Neste último quadrimestre, destacamos o seminário organizado conjuntamen-te com o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) sobre assédio laboral, que contou com a participação dos parceiros sociais, e a participação nas conferências WISE (Women in Science and Enginnering) da Uni-versidade Técnica de Lisboa.

Editorial

Anteriormente já tinha sido assegurada a tradu-ção para língua portuguesa de três documentos a serem debatidos na Conferência Internacional do Trabalho (CIT). Assim, o relatório do diretor-geral à CIT – A Iniciativa Mulheres no Trabalho: o impulso para a igualdade –, e os dois relatórios discutidos na Conferência sobre violência e assédio no traba-lho foram disponibilizados previamente aos consti-tuintes tripartidos da CPLP. Estes relatórios foram traduzidos com o apoio do Gabinete de Estratégia e Planeamento do MTSSS. Igualmente com o apoio do GEP será brevemente lançada a versão portu-guesa do manual sobre género e mudança organi-zacional, do Centro de Formação da OIT em Turim.

A OIT-Lisboa continuará, em articulação com os constituintes tripartidos portugueses, outros parcei-ros relevantes e no âmbito da sua atividade com o Secretariado Executivo da CPLP, a organizar ou coor-ganizar eventos associados a esta Iniciativa e a di-vulgar as principais mensagens e novidades da OIT.

Como refere Guy Ryder no seu relatório da CIT des-te ano “a OIT tem um longo historial de compromis-so e conquistas na luta pela igualdade de género no trabalho e na sociedade, uma causa que é um elemento fundamental e essencial no seu mandato

2

A Iniciativa das Mulheres no Centenário da OIT

na promoção da justiça social no mundo. Porém, há ainda um longo caminho a percorrer para alcançar o objetivo da igualdade, do qual nos aproximamos com passos lentos, irregulares e inseguros”, acres-centando que “não obstante os notáveis progressos alcançados pela OIT e os seus Estados-membros, torna-se cada vez mais evidente que, para fomentar a igualdade, é necessário complementar os instru-mentos políticos testados e comprovados que usá-mos até agora com métodos inéditos e inovadores. As fórmulas do passado já não são suficientes para superar os obstáculos estruturais profundamente enraizados que colocam entraves neste caminho para a igualdade”.

Mafalda TronchoDiretora da OIT-Lisboa

Page 3: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

3

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente O tripartismo enquanto antídoto para tendências e discursos políticos negativos

A Conferência Internacional do Trabalho (CIT), de 2018, terminou com um apelo do diretor-geral da OIT para que se “alimente, proteja e pratique” o diá-logo social. Juntando governos e representantes de organizações sindicais e patronais, o tripartismo “não só acrescenta valor ao mundo do trabalho como se traduz num potente antídoto contra as tendências e discursos políticos negativos”, acres-centou Guy Ryder.

E foi com este espírito que os três grupos avança-ram na negociação tendente a uma nova norma de

combate à violência e assédio no trabalho. O pro-cesso de dupla discussão será concluído em 2019, durante a CIT comemorativa do centenário da OIT, com o objetivo da adoção de uma Convenção com-plementada com uma Recomendação.

Durante os trabalhos da Conferência deste ano, os/as mais de 5000 delegados/as de 187 Estados--membros debateram e apoiaram o Relatório apre-sentado pelo diretor-geral – “A Iniciativa Mulheres no Trabalho: o impulso para a igualdade” – que apela a um esforço renovado na prossecução da

igualdade de género. Uma vez que as fórmulas do passado não têm sido suficientes, o relatório apela a uma dinâmica assente numa nova economia de cuidados, no reforço do controlo por parte das mu-lheres do seu tempo, na valorização justa do seu trabalho, na garantia da sua representatividade e no fim da violência e assédio.

As conclusões da CIT, que este ano celebrou os 20 anos da Declaração sobre Princípios e Direitos fundamentais no trabalho, incluíram ainda um novo quadro de promoção do diálogo social e do tripartis-

107ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho

Font

e: M

arce

l Cro

zet,

OIT

Page 4: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

4

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

mo no qual se prevê o reforço do apoio da Organiza-ção aos Estados-membros através da cooperação técnica, da pesquisa e da formação. Foi igualmente decidida a revogação de seis normas internacionais do trabalho e a retirada de mais três.

Os trabalhos da Comissão sobre a eficácia da Coo-peração da OIT para o Desenvolvimento tiveram particular importância atendendo ao atual proces-so de reforma em curso nas Nações Unidas.

Destaque ainda para as discussões no Comité para a Aplicação das Normas em torno do tempo de tra-balho. Estas ganham especial pertinência atendendo às atuais mudanças no mundo do trabalho que têm alterado as formas tradicionais de trabalho e impac-tado a sua organização. Teletrabalho e plataformas digitais foram algumas das formas específicas abor-dadas, tendo as delegações considerado necessário um quadro regulatório que proteja trabalhadores/as e assegure regras de jogo justas aos empregadores/as.

A Cimeira do Mundo do Trabalho foi nesta sessão dedicada à criação de empregos dignos em paí-ses que passaram por conflitos, crises e desas-tres. O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil foi paralelamente celebrado no espírito da Marcha Global contra o Trabalho Infantil, que celebrou o seu vigésimo aniversário.

Font

e: U

GT

Page 5: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

5

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Evitar a iminente crise global na economia dos cui-dados só será possível com medidas urgentes e o duplicar dos investimentos nesta área, defende o relatório da OIT “O Trabalho de Cuidar e os Cuida-dores: para um futuro com Trabalho Digno”, lança-do a 28 de junho.

De acordo com os números avançados, 2.1 mil milhões de pessoas necessitavam de cuidados em 2015, dos quais 1.9 mil milhões eram crianças com menos de 15 anos e 200 milhões eram idosos/as. Em 2030 estima-se um número global da ordem dos 2.3 mil milhões.

Segundo Laura Addati, autora principal do relatório, “a predominância de famílias nucleares e monopa-rentais a nível mundial e o crescimento do emprego das mulheres em certos países, fazem aumentar a procura de mão-de-obra nesta área. Se não se abordam de maneira adequada os atuais défices,

quer em termos de volume quer em termos de qua-lidade, o mundo será confrontado com uma grave e insustentável crise e com o aumento da desigual-dade de género no mundo do trabalho”.

A alteração de políticas terá portanto de conside-rar não só o crescimento das necessidades mas, também, a disparidade de responsabilidades entre homens e mulheres. Os números mostram que as mulheres são quem assume três quartos do tempo de trabalho não pago destinado a cuidar de outras pessoas.

O estudo revela ainda que a duplicação do inves-timento, até 2030, nos setores social, da educa-ção e da saúde geraria cerca de 269 milhões de novos empregos.

Gender, Equality and Diversity & ILOAIDSConditions of Work and Equality DepartmentInternational Labour Office (ILO)4, Route des MorillonsCH-1211 Geneva 22, Switzerlandtel. +42 (1) 22 79 9 6730

www.ilo.org/gedwww.ilo.org/care-economy

CARE WORK AND CARE JOBSFOR THE FUTURE OF DECENT WORK

ILO

CARE

WOR

K AN

D CA

RE JO

BS F

OR T

HE

FUTU

RE O

F DE

CEN

T W

ORK

CARE WORK AND CARE JOBS FOR THE FUTURE OF DECENT WORK This report takes a comprehensive look at unpaid and paid care work and its relation-ship with the changing world of work. It analyses the ways in which unpaid care work is recognized and organized, the extent and quality of care jobs and their impact on the well-being of individuals and society. A key focus of this report is the persistent gender inequalities in households and the labour market, which are inextricably linked with care work. These gender inequalities must be overcome to make care work decent and to ensure a future of decent work for both women and men.

The report details a set of transformative policy measures in five main areas: care, macro- economics, labour, social protection and migration. The aim of these policies is to promote the recognition of the value of unpaid care work, the reduction of the drudgery of certain of its forms and the redistribution of care responsibilities between women and men, and between households and the State. These policies also need to generate more and better quality care jobs, and support the representation of unpaid carers, care workers and care recipients in social dialogue. The report affirms that the availability of good-quality and affordable publicly provided care services, policies and infrastructure is of vital importance.

To support these policy recommendations, the report presents a wealth of original data drawn from over 90 countries around the world. These data cover a range of issues, including:

• how changes in the size and structure of households – due to demographic, migra-tion and labour market transformations – are altering the care needs landscape

• the magnitude and value of unpaid care work, its unequal distribution between women and men, and its impact on gender inequalities in employment

• the role of care policies in achieving positive well-being and employment outcomes for care recipients and care providers, and a review of care policy coverage across the world

• the magnitude and employment distribution of the care workforce and working conditions of care workers in the health and social work and education sectors and in domestic work

• the potential for decent care job creation offered by remedying current care deficits and meeting the related targets of the Sustainable Development Goals by 2030.

The report concludes with policy guidance aimed at ILO constituents based on the data analysed and an extensive review of country experiences.

PRE-PRINT E

DITION

Para mais informação, por favorconsulte aqui.

Page 6: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

6

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presenteNo quadro de uma forte cooperação entre a OIT e os BRICS, o diretor-geral da OIT participou na quarta reunião ministerial do emprego e trabalho dos países que compõem este grupo (Brasil, Rús-sia, Índia, China e África do Sul) e que teve lugar na África do Sul.

Elogiando o compromisso destes países com o diálogo social, expresso na Declaração que adota-ram no dia 3 de agosto, Guy Ryder reforçou “o valor intrínseco do diálogo social, particularmente em

tempos de profunda e acelerada mudança no mun-do do trabalho”.

Perante os desafios e as pressões que a coopera-ção tripartida entre governos e parceiros sociais enfrenta, a melhor resposta, defendeu, “é demons-trar a mais-valia resultante do diálogo social, fazen-do-o funcionar”.

O diretor-geral convidou ainda estes países a junta-rem-se à Coligação Internacional para a Igualdade

Salarial (EPIC), liderada pela OIT, que promove salário igual para trabalho de valor igual em todo o mundo. Destacou igualmente a necessidade urgente de assegurar empregos dignos e produ-tivos para jovens, defendendo que, nesta matéria, a formação qualificante deve estar no centro de todos os esforços.

Reunião dos Ministros do Trabalho e Emprego dos BRICS

DURBAN, 2 E 3 DE AGOSTO

Page 7: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

7

EM DESTAQUE

Iniciativa Futuro do Trabalho No quadro da Iniciativa sobre o Futuro do Trabalho, tiveram lugar as seguintes atividades entre maio e agosto:Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

Casa cheia para falar do futuroA Biblioteca do Ministério do Trabalho, Solidarie-dade e Segurança Social (MTSSS) foi pequena para acolher as mais de oito dezenas de pessoas que, no dia 2 de maio, participaram na apresenta-ção dos resultados da Simulação da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) sobre o Futuro do Trabalho, realizada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

A apresentação dos resultados foi feita por al-guns/mas dos/as estudantes que participaram na simulação, tendo estes/as participado ativa-mente no debate que se seguiu.

Integrada no contexto das comemorações que assinalaram o 1º de maio, esta apresentação foi conjuntamente organizada pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do MTSSS (GEP), pelo Centro de Estudos Sociais da Universida-de de Coimbra (CES), pela FEUC e pela OIT-Lis-boa e contou com a participação do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

MAIO 2018 MAIO 2018

As mudanças no chão da fábricaA convite do Bloco de Esquerda, a OIT-Lisboa participou, no dia 5 de maio, na sessão de aber-tura do X encontro nacional do trabalho, dedi-cado às “Mudanças no Chão da Fábrica”.

Nesse painel, partilhado com Brandão Mo-niz, Professor da FCT-UNL, foi aprofundada a temática das implicações do novo salto tec-nológico 4.0 no futuro do trabalho e nas ca-deias de valor. A OIT-Lisboa partilhou com os participantes detalhes da Iniciativa do Futuro do Trabalho e propostas da OIT constantes do relatório da OIT “O emprego atípico no mundo: desafios e perspetivas”.

Em nome do jornalismo

“Em nome do jornalismo” foi o título escolhido pelo Sindicato dos Jornalistas para a Confe-rência internacional que organizou conjunta-mente com a Comissão Europeia (CE), no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Foram muitos /as os/as especialistas que a 3 de maio refletiram, nas instalações da CE em Portugal, sobre a atual situação laboral no se-tor e sobre as perspetivas para o futuro.

A OIT integrou o painel sobre “Condições de Trabalho e Ação Sindical”, através do porta-voz da Organização, Hans Von Rohland.

MAIO 2018

Page 8: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

8

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

Norte de Portugal e Galiza refletem sobre desafios para o futuroSob o tema “Trabalho digno, Emprego Sustentável e Desenvolvimento Humano: Desafios para a for-mação”, realizou-se a 28 e 29 de junho, no Auditório do Conservatório de Musica do Porto, o XX Con-gresso Internacional de Formação para o Trabalho Norte de Portugal/Galiza, organizado pela Dele-gação Regional do Norte do IEFP em colaboração com a Universidade do Porto, a Junta da Galiza e a Universidade de Santiago de Compostela.

A OIT-Lisboa foi convidada para a Sessão de En-cerramento tendo centrado a sua intervenção na Agenda do Trabalho Digno orientadora de toda a ação da OIT desde 1998 e refletida no 8º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Na-ções Unidas, mais precisamente: na “promoção do crescimento económico inclusivo e sustentável e o emprego e trabalho digno para todas as pessoas”, enquadrando-a na iniciativa do centenário da OIT sobre o Futuro do Trabalho.

Foi enfatizada a ideia de que para além dos desa-fios da tecnologia e inovação, a globalização dos

JUNHO 2018

EM DESTAQUE Iniciativa Futuro do Trabalho

mercados, as alterações demográficas e climáti-cas, o aumento do nível educativo da população e as mudanças na organização do trabalho ganham igual relevância.

Page 9: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

9

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

CEJ acolhe lançamento do relatório “Acabar com a violência e o assédio no mundo do trabalho”

MAIO 2018

Durante os dias 3 e 4 de maio, vários/as especia-listas incluindo Manuela Tomei, diretora do Depar-tamento de Condições de Trabalho e Igualdade (WORKQUALITY) da OIT, debateram os temas do assédio e da violência nos locais de trabalho no Se-minário de formação para magistrados/as do CEJ “Futuro do trabalho e os direitos de personalidade, em especial o assédio laboral”.

Durante o evento foi lançada a versão portuguesa do Relatório da OIT “Acabar com a violência e o

assédio no mundo do trabalho”. Esta versão foi fi-nanciada pela CITE, tendo a sua Presidente, Joana Gíria, apresentado o seu conteúdo.

As etapas do processo de consulta aos governos e parceiros sociais, com vista à eventual adoção de normas internacionais sobre assédio e violência nos locais de trabalho, foram ainda explicadas por Manuela Tomei. Recorde-se que o procedimento de dupla discussão tendente à adoção de uma Convenção nesta matéria constava da agenda de trabalhos da CIT deste ano.

EM DESTAQUE

A Iniciativa das Mulheres na OITNo quadro da Iniciativa das Mulheres no Trabalho, tiveram lugar as seguintes atividades entre maio e agosto:

Font

e: L

uís

Sara

iva

Font

e: L

uís

Sara

iva

Esta discussão incluiu um painel com os parceiros sociais focado na “Prevenção e o sancionamento dos comportamentos de assédio nas empresas e na Administração Pública – boas práticas e códi-gos de boa conduta”.

Este seminário de formação foi organizado conjun-tamente pelo CEJ e pela OIT-Lisboa, no quadro do Protocolo firmado entre ambas as partes a 21 de fevereiro de 2013.

Page 10: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicaçõ

OIT esteve presente

Antonella Quacchia, especialista em sistemas de informação da OIT esteve em Lisboa no dia 29 de maio, para participar na 2ª edição do Ciclo Women In Science and Engineering, a convite do grupo Gender Balance do Instituto Superior Técnico (IST), em colaboração com a OIT-Lisboa.

A OIT-Lisboa associou-se ao projeto de Promo-ção da Igualdade de Género, destinado a alunos/as do IST, que tem como objetivo divulgar o tra-balho de mulheres com percursos relevantes na ciência e nas engenharias. Estas sessões visam inspirar e estimular jovens mulheres que envere-

dam por percursos profissionais predominante-mente masculinos.

Antonella Quacchia veio prestar testemunho sobre a sua experiência na engenharia das ciências da com-putação, focando-se sobretudo nas questões da conciliação trabalho-família e da realização pessoal.

Font

e: IS

T

10

EM DESTAQUE A Iniciativa das Mulheres na OIT

IST e OIT em Conferência sobre mulheres na Ciência e Engenharia

MAIO 2018

Page 11: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

No último quadrimestre foram realizadas duas im-portantes ações de formação ao abrigo do Acordo estabelecido entre o IEFP e o Centro Internacional de Formação da OIT (CIF/OIT).

A primeira ação de formação envolveu 12 forman-dos/as provenientes dos setores público e privado da Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial e São Tomé e Príncipe. Tratou-se do Curso de Gestão de Centros de Formação Profissional que decorreu em Lisboa, nas instalações do IEFP em Xabregas, entre os dias 14 e 18 de maio.Os tipos de gestão e de liderança, a avaliação SWOT e a elaboração de planos de ação no âmbito

11

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

da formação profissional foram o foco desta ação. O curso incluiu ainda visitas ao Centro de Forma-ção Profissional da Amadora, ao CINEL (Centro Protocolado) e ao Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal.

A segunda ação de formação realizou-se no CIF/OIT em Turim, entre os dias 28 de maio e 1 de junho. Foi este o palco escolhido para a primeira Academia sobre o Trabalho Digno ministrada em português. Esta formação reuniu 89 participantes provenientes de 59 instituições dos 9 países da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

Primeira Academia sobre Trabalho Digno em Língua Portuguesa

A estrutura da Academia previu um conjunto de ses-sões plenárias centradas nos trabalhos do futuro, no papel dos Sistemas de Proteção Social, nos em-pregos verdes e na Cooperação Sul-Sul e Triangular. A Academia incluiu ainda seminários temáticos, cobrindo áreas como emprego jovem e trabalhos do futuro, o direito do trabalho, igualdade de géne-ro e não discriminação e o empreendedorismo e a promoção de empresas sustentáveis e solidárias. Proteção Social e a criação de postos de trabalho estáveis e de qualidade, formação profissional, em-pregabilidade e a inserção de jovens no mercado de trabalho e os desafios da formalização da economia num mercado em transição, foram também alterna-tivas temáticas disponibilizadas aos formandos/as.

Font

e: C

IF-O

IT

Page 12: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

12

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública - Visita de Estudo

O Curso sobre Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública, da responsabilidade do CIF/OIT, iniciou-se em Turim e envolveu 12 forman-dos/as de diferentes entidades da Administração Pública do Brasil, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Esta formação, regularmente disponibilizada pelo CIF-OIT, previu um conjunto de visitas de estudo em Portugal. Durante os dias 12 e 13 de julho, os/as par-ticipantes tiveram a possibilidade de visitar diversos organismos da Administração Pública portuguesa.

Puderam assim beneficiar das informações e es-clarecimentos transmitidos por representantes da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) e da Secretaria-geral, ambos do Ministério das Finanças, assim como da Direção--Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) e da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), estes últimos do Ministério do Tra-balho, Solidariedade e Segurança Social.

Page 13: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

13

Seminário de encerramento do Projeto Europeu Mind-Safety, Safety Matters

Font

e: A

CT

Melhorar a Segurança e a Saúde de Jovens Tra-balhadores/as foi o tema em destaque na comu-nicação proferida por Nancy Leppink, Diretora do Departamento de Administração, Inspeção do Trabalho e Segurança e Saúde no Trabalho (LABA-DMIN/OSH) da OIT, no seminário de encerramento do Projeto Mind Safety- Safety Matters, organizado pela ACT, na Faculdade de Ciências Sociais e Hu-manas da Universidade Nova de Lisboa.

O projeto Mind Safety-Safety Matters traduz-se num consórcio europeu constituído por cinco paí-ses e liderado pela ACT, e defende um modelo in-tegrado de educação e segurança no trabalho que aborda a escola como um todo.

Page 14: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

A OIT na campanha nacional da JOC

O encontro de finalização da campanha na-cional “Pressão na Vida dos Jovens - na Esco-la e no Trabalho”, promovido pela Juventude Operária Católica (JOC) no dia 15 de julho, em Aveiro, contou com a participação da OIT-Lisboa.

No encontro orientado para descobertas feitas pelos/as jovens e onde se procurou encontrar respostas a várias situações de pressão vividas, a OIT-Lisboa interagiu com diversos grupos de jovens procurando dar a conhecer a Organização, o seu mandato e os seus projetos orientados para a juventude.

STAL debate Segurança e Saúde no Trabalho

III Encontro de Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE)

A Direção Regional do Sindicato dos Traba-lhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas Concessionárias e Afins (STAL), realizou, em Águeda, no dia 9 de maio, um seminário internacional de Segurança e Saúde no Trabalho, dirigido a trabalhadores/as, dirigentes e quadros sindicais do setor da administração local.

A OIT-Lisboa participou na iniciativa integrando o debate no 1º painel sobre “Doenças profissio-nais, prevenção das doenças no ambiente de trabalho, segurança e saúde no trabalho”.

A convite da Secretaria de Estado das Comuni-dades Portuguesas, participou a OIT-Lisboa no IV Encontro Nacional de Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE), no dia 17 de maio, em Pedró-gão Grande. A iniciativa, que foi presidida pelo secretário de Estado das Comunidades Portu-guesas, José Luís Carneiro, visou esclarecer e debater boas práticas no apoio aos cidadãos portugueses emigrantes, e apresentar a nova plataforma informática dos GAE, que disponibi-liza informação útil a quem pretenda regressar a Portugal ou emigrar.

A OIT-Lisboa integrou o painel “Trabalhar no Estrangeiro – Direitos/Deveres”, conjuntamente com representantes da UGT e da CGTP.

14

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

Page 15: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

15

Delegação sindical reúne na OIT-Lisboa

A Sessão Solene de Comemoração do 20º Aniver-sário da Confederação Sindical dos Países Língua Portuguesa (CSPLP) decorreu no dia 8 de maio de 2018, no auditório da Sede da CPLP. Muito partici-pada e a incluir uma sentida homenagem aos seus fundadores, a iniciativa contou com a participação de Helena André, diretora da ACTRAV/OIT.

Destaque para a mesa redonda “CSPLP pelo Traba-lho Digno face a antigos e novos desafios”, mode-rada por Maria Fernanda Francisco (UNTA), atual membro – Grupo dos Trabalhadores – do Conse-lho de Administração da OIT.

20º Aniversário da CSPLP

Este ano o lema “Geração Segura & Saudável” serviu de mote à campanha global conjunta promovida pela OIT, assinalando a 28 de abril o Dia Mundial da Segurança e Saúde e a 12 de junho o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

A necessidade de se pôr fim ao trabalho infantil e de se melhorar a segurança e a saúde dos/as jovens trabalhadores/as justificou que, pelo oitavo ano consecutivo, a OIT-Lisboa e o Secre-tariado Executivo da CPLP se associassem a esta campanha levando esta mensagem aos países que compõem a Comunidade.

Aos parceiros da CPLP foi remetida uma carta conjunta que sublinhou a importância desta iniciativa para impulsionar ações com vista à prossecução dos Objetivos de Desenvolvimen-to Sustentável (ODS), mais concretamente a meta 8.7 - “Tomar medidas imediatas e efica-zes para (...) assegurar a proibição e a elimi-nação das piores formas de trabalho infantil e (…), até 2025, acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas”.

12 de junho

Campanha do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Aproveitando a presença das delegações sindicais da CPLP em Lisboa, no dia 10 de maio, a OIT-Lis-boa, em coordenação com a UGT, atual responsá-vel pelo Secretariado Executivo da CSPLP, fez uma apresentação sobre a 107ª Conferência Internacio-nal do Trabalho (CIT). Esta seguiu-se à que havia sido feita, conjuntamente com a DGERT, junto da delegação tripartida portuguesa à CIT.

Estiveram presentes representantes de Cabo Ver-de, Guiné-Bissau, Portugal e Timor-Leste. A De-claração Tripartida de Princípios sobre Empresas Multinacionais e Política Social foi outro dos temas que mereceu atenção.

Page 16: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

16

Direitos humanos aprendidos na infânciaForam 70 os/as alunos/as da disciplina de Edu-cação Moral e Religiosa Católica de Sines que, na tarde de dia 22 de maio, visitaram o Escritório da OIT para Portugal (OIT-Lisboa) com o objetivo de aprenderem mais sobre Direitos humanos e Traba-lho Infantil.

As crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, acompanhadas por quatro profes-soras, aproveitaram uma visita de estudo que as trouxe à capital para conhecerem as instalações da OIT-Lisboa onde assistiram a uma apresentação sobre o tema solicitado.

A visita incluiu uma explicação sobre as principais questões sobre a OIT e a sua relação com os Direi-tos Humanos e com o Trabalho Infantil. Em seguida, foram colocados desafios aos/às alunos/as através de um quiz, criação de lemas e desenhos ilustrativos.

Font

e: O

IT-L

isbo

a

Page 17: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Estudo sobre o mercado de trabalhoNo quadro do estudo que a OIT está a ultimar sobre o mercado de trabalho em Portugal, e sobre o qual foi dada nota no número anterior, deslocou-se uma nova missão de especialistas da Organização a Lisboa.

Esta decorreu entre os dias 23 e 25 de maio com o objetivo de discutir os resultados iniciais, junto do MTSSS, parceiros sociais e outros par-ceiros relevantes. O lançamento deste estudo está previsto para o último trimestre deste ano.

17

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Breves

Novas Publicações

OIT esteve presente

A FECHAR

A OIT no Fórum do BCE O Banco Central Europeu (BCE) reúne anual-mente em Sintra, juntando diversas persona-lidades do mundo da política económica e monetária. Debater a fixação de preços e de sa-lários nas economias desenvolvidas constituiu o tema do Fórum 2018.

A OIT foi convidada a participar na edição deste ano, que decorreu entre 18 e 22 de junho. Phili-ppe Marcadent, chefe do Serviço de Mercados de Trabalho Inclusivos, Relações e Condições de Trabalho da OIT, participou no painel Microe-conomics of price and wage-setting, com uma apresentação centrada nas dinâmicas salariais e instituições do mercado de trabalho.

Segunda Missão a Portugal

Font

e: B

CE

Page 18: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Dia Mundial do Ambiente

A OIT associou-se à comunidade internacional, celebrando o Dia Mundial do Ambiente com o foco no combate à poluição resultante do plástico. Sob o lema “Manter o planeta seguro, limpo e apto para o trabalho”, o diretor-geral da OIT recordou que terá lugar, no próximo ano, um Fórum Global de Diálogo sobre trabalho digno na gestão de resíduos. Destacou ainda projetos bem-sucedidos da OIT que, um pouco por todo o mundo, apoiaram a formalização no trabalho no setor da gestão de resíduos, o desenvolvimento de competências e o empreendedorismo.

18

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Breves

Novas Publicações

OIT esteve presente

BREVES

Dia Inter- nacional das CooperativasTodos os anos, no primeiro sábado de julho, a comunidade internacional celebra o Dia Inter-nacional das Cooperativas. O tema escolhido para este ano foi “Produção de bens e serviços e consumo sustentáveis”. Este tema ganha especial pertinência num contexto em que a OIT discute um Futuro do Trabalho baseado em modelos de emprego e produção sustentá-veis. O reforço da ligação entre os constituintes tripartidos da OIT e o movimento cooperativo continua a ser promovido pela Organização.

5 DE JUNHO 7 DE JULHO

O tema deste ano, para assinalar o Dia Internacional da Juventude, foi “Espaços Seguros para Jovens”. A OIT assinalou a data, destacando exemplos de projetos ino-vadores em todo o mundo que, envolvendo parcerias locais, puderam contribuir para o desenvolvimento de novas competências e empregos para jovens. Neste dia, Guy Ryder apelou a que todos/as se juntassem à OIT, no compromisso de contribuir para promo-ver empregos dignos e espaços de trabalho seguros aos/às jovens.

Dia Inter- nacional da Juventude

12 DE AGOSTO

Page 19: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Breves

Novas Publicações

OIT esteve presente

NOVAS PUBLICAÇÕES

• Pacote SOLVE

• Nota temática nº 6 sobre o Futuro do Trabalho

A cooperação num mundo do trabalho em mudança: Rumo a um futuro cooperativo”.

19

No âmbito do protocolo entre o governo da República Portuguesa e a OIT em matéria de publicações, estabelecido em 2005, o GEP/Cooperação do MTSSS tem vindo a editar, conjuntamente com a OIT-Lisboa, um conjunto muito significativo de documentos de referência da OIT em língua portuguesa. Durante este período destacamos:

Page 20: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Breves

Novas Publicações

OIT esteve presente

NOVAS PUBLICAÇÕES

• Relatório Inicial para a Comissão Mundial sobre O Futuro do Trabalho

• Brochura OIT-Lisboa

• Catálogo de publicações

20

OITLISBOA

UM INTERFACE COM A LÍNGUA PORTUGUESA

Escritório OIT-Lisboa - 2018Rua Américo Durão, 12 A - 1900-064 LisboaTelefone: +351 213 173 440/9 | Fax: +351 213 140 149Email: [email protected] | Portal: www.ilo.org/lisbon

UMA PRESENÇA ATIVA JUNTO DOS PARCEIROS PORTUGUESES

OIT-LISBOA 2017 ,

Organização Internacional do TrabalhoEscritório para Portugal

2016-2017

No âmbito do protocolo entre o governo da República Portuguesa e a OIT em matéria de publicações, estabelecido em 2005, o GEP/Cooperação do MTSSS tem vindo a editar, conjuntamente com a OIT-Lisboa, um conjunto muito significativo de documentos de referência da OIT em língua portuguesa. Durante este período destacamos:

Page 21: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

A OIT esteve presenteDurante o último quadrimestre, a OIT-Lisboa inter-veio, organizou ou participou em vários encontros e iniciativas. Para além do já relatado noutros espa-ços desta Newsletter, destacamos:

Maio 08 - Sessão solene evocativa do Dia da Segurança

Social, MTSSS, CCDR-Alentejo21 - Semana da Responsabilidade Social 2018:

“Sustentabilidade é Competitividade” APEE e Global Compact Network Portugal, Museu do Oriente, Lisboa

Junho05 - Colóquio de encerramento das comemora-

ções do Dia da Língua Portuguesa e da Cultu-ra da CPLP, Sede CPLP

18 - Seminário Internacional de apresentação final de resultados do projeto “Make the future...to-day!”, Observatório Permanente da Juventude, ICS –ULisboa

19 - Oficina Direito Humano à Alimentação Ade-quada e Políticas Públicas ao Nível Local, FAO

21 - 4ª Reunião Aliança ODS Portugal, Global Com-pact Network Portugal, Nova SBE, Carcavelos

26 - Apresentação pública do Relatório Anual so-bre Emprego e Formação Profissional, Centro de Relações Laborais, MTSSS, Lisboa

29 - Conferência “Internet e Dados Pessoais: que Futuro?”, LUSA – Agência de Notícias de Por-tugal, Auditório Vieira de Almeida, Lisboa

29 - Cerimónia Entrega do Prémio Igualdade é Qua-lidade, CITE, Auditório Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Lisboa

Julho03 - Cerimónia de Encerramento das Comemo-

rações do 238º aniversário da Fundação da Casa Pia de Lisboa, Centro Cultural Casapia-no, Lisboa

05 - Sessão de apresentação “VIH: Passado, Pre-sente e Futuro 90-90-90”, Direção- Geral da Saúde, Estação do Cais do Sodré, Lisboa

09 - Sessão de apresentação do Plano de Ação ibero-americano, Organização dos Estados Ibero-americanos, Teatro Thalia (Palácio das Laranjeiras), Lisboa

12 - Apresentação do Livro “A UGT na história do movimento sindical português (1990-2010), Biblioteca Passos Manuel - Assembleia da República

21

Editorial

Notícias

Em destaque

Programas

Parcerias

A fechar

Novas Publicações

OIT esteve presente

ESPECIALDurante este quadrimestre a OIT-Lisboa des-pediu-se de dois membros da sua equipa.

Catarina Braga, Perita Associada neste Escritório há quatro anos, iniciou no início de julho deste ano funções na sede da OIT como especialista em relações laborais e negociação coletiva, no serviço INWORK. Ao longo destes quatro anos participou em e/ou coordenou com entusiasmo e dedicação diversos projetos da OIT-Lisboa. A sua capa-cidade organizativa e espírito pró-ativo con-tribuíram fortemente para a prossecução do nosso mandato.

Ana Santos, Coordenadora do Centro de Do-cumentação e Informação deste Escritório desde o primeiro dia de atividade, reformou--se no final do mês de julho. Foi, durante mais de quinze anos, uma colega solidária e fundamental para a coesão da equipa. Este caminho foi pela Ana percorrido em total consonância com os princípios e valo-res desta Organização. Inexcedível e muito competente, contribuiu decisivamente para a disseminação da agenda da OIT em lín-gua portuguesa.

A equipa da OIT-Lisboa deseja a ambas as maiores felicidades nesta nova fase das suas vidas.

Page 22: OIT nmai-ago 2018 LISBOA...5 Editorial Notícias Em destaque Programas Parcerias A fechar Novas Publicações OIT esteve presente Medidas urgentes contra crise na economia dos cuidados

Diretora: Mafalda Troncho

Assessora de Direção: Alzira Morais

Gestora de Programas: Ana Paula Rosa

Responsável do Centro de Documentação e Informação: Ana Santos

Perita Associada: Catarina Braga

Gestor de Programas: Fernando Sousa Jr.

Gestor de Informação: Filipe Carvalho

Gestora Financeira e Administrativa: Joana Gomes

Newsletter do Escritório da OIT para PortugalRua Américo Durão, 12A, 1900-064 Lisboa (Portugal)

Tel: +351 213 173 440/9Fax: +351 213 140 149E-mail: [email protected]

Sítio: www.ilo.org/lisbonTiragem: 500 Exemplares

As opiniões expressas não refletem necessariamente o ponto de vista da Organização Internacional do Trabalho

Equipa do Escritório Ficha Técnica

OIT-LISBOAOrganização Internacional do Trabalho