oficina 02 e 03 silvana (2)

9
PLANO DE AULA Atividade: Ler ou compreender, eis a questão! Reflexão: A Prática na Teoria Grupo: Carlos Drummond Texto: Avestruz – por Mário Prata ( crônica publicada na revista Época em 17/07/2004) Série: 6ª série / 7º ano Tempo previsto: 6 aulas

Upload: vanessa-engelke-da-silva

Post on 05-Aug-2015

106 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Oficina 02 e 03   silvana (2)

PLANO DE AULAAtividade: Ler ou compreender, eis a questão!

Reflexão: A Prática na Teoria

Grupo: Carlos Drummond

Texto: Avestruz – por Mário Prata ( crônica publicada na revista Época em 17/07/2004)

Série: 6ª série / 7º ano

Tempo previsto: 6 aulas

Page 2: Oficina 02 e 03   silvana (2)

Atividade com foco na interação entre entendimento do texto e a realidade social do aluno, fazendo com que

este se sinta parte do processo e compreenda enquanto faz a leitura.

Trabalhando a habilidade de ativação de compreensão de conhecimento de mundo, iniciamos a 1ª etapa com uma sondagem feita pelo professor, em que conversando com os alunos poderemos descobrir o que eles sabem, antes de ler o texto, fazendo as seguintes perguntas:

-Você tem animal de estimação?-Você já viu um avestruz?-Conhece a expressão “fulano tem estômago de avestruz”? O que significa isto?-Como seria ter um avestruz como animal de estimação em casa?

Page 3: Oficina 02 e 03   silvana (2)

2ª Etapa – Leitura silenciosa dos alunos

Objetivo:

-desenvolver o prazer pela leitura;-desenvolver a atenção, para ser um bom leitor;-trabalhar com o aluno a compreensão como parte do processo de leitura;-aproximar o aluno da atividade a ser realizada, fazer com que ele se sinta parte do processo de ensino.

Page 4: Oficina 02 e 03   silvana (2)

3ª Etapa: Leitura em voz alta feita pelo(a) professor(a)

Objetivo:

- Mostrar que a leitura feita pelo professor é importante para o desenvolvimento da capacidade linguística, da ampliação de vocabulário, da imaginação e da compreensão de textos e, principalmente, para o aprendizado da capacidade de ouvir o outro.

4ª Etapa: Elaborar, juntamente com os alunos, uma síntese na lousa com os principais acontecimentos na história, em tópicos, facilitando assim o real entendimento e compreensão do texto.

Page 5: Oficina 02 e 03   silvana (2)

5ª Etapa:

DESCRIÇÃO:Dividir a sala em dois grandes grupos (G1 e G2);

Objetivo é que cada componente leia as palavras corretamente e, principalmente, respeitando a pontuação;

O componente do grupo que conseguir ler um parágrafo sem erros marca ponto para sua equipe;

Caso o componente que estiver lendo erre na leitura (ler uma palavra errado ou não respeitar a pontuação) a equipe adversária deverá gritar morto e explicar qual foi o erro cometido, marcando, assim, ponto e vantagem da leitura para seu grupo.

Page 6: Oficina 02 e 03   silvana (2)

A – Questões de compreensão

1 – Qual o nome do autor?

2 – Em que veículo este texto foi publicado?

3 – A qual gênero pertence?

4 – Quais os personagens que aparecem?

5 – Qual o nome científico do Avestruz?

6 – O que você descobriu sobre este animal, ao fazer a

leitura do texto?

7 – O que fez o garoto mudar de ideia quanto ao fato de

criar o animal em seu apartamento?

8 – Qual a participação do narrador na história?

Inferências locais (Inferências são operações cognitivas que o leitor realiza para construir proposições novas a partir de informações que ele encontrou no texto). Fomente no aluno a produção de inferências, ou seja, deixe que eles completem o texto com informações que não estão explícitas nele. Isto é fundamental para que compreendam o texto. Para isso pode fazer uso das seguintes perguntas:- Você sabe por que os animais têm nomes científicos?- Em sua opinião, por que o garoto desistiu de ter o avestruz e se interessou em gaivotas e urubus? - Debate a respeito da imposição de limites pelos pais:- Você acha normal o pedido do garoto? E os pais atenderem ao pedido do garoto, você concorda?- Junto com o professor, assista ao vídeo Avestruz. Compare as informações do vídeo com o texto de Mário Prata e responda:- O que dá o tom de humor ao texto?

Page 7: Oficina 02 e 03   silvana (2)

B – Questões de interpretação

1- Por que o autor usou a palavra plantação ao referir-se ao número de avestruzes?2 – Qual é a mensagem que o autor nos passa através da leitura?3 – Em sua opinião, por que o garoto desistiu de ter o avestruz e se interessou em gaivotas e urubus? 4 – Por que o autor aconselhou a mãe a levar o menino ao psicólogo?5 - Você sabe por que os animais têm nomes científicos?6 - Em relação aos pais e ao menino. Você acha normal o pedido do garoto? E os pais atenderem ao pedido do garoto, você concorda?7- Junto com o professor, assista ao vídeo Avestruz. http://www.youtube.com/watch?v=rmkHkWZxmicCompare as informações do vídeo com o texto de Mário Prata e responda:- O que dá o tom de humor ao texto? 

Page 8: Oficina 02 e 03   silvana (2)

C – Reflexões sobre a estrutura do texto

1 – Se você fosse um avestruz, como se sentiria a respeito de sua aparência?2 – Na sua opinião, Deus errou na aparência do avestruz ao criá-lo?3 – Podemos deduzir, ao ler o texto, a qual classe social pertence o menino?

Após a leitura e a discussão dessa crônica, percebe-se que a crônica é um texto que narra algum acontecimento cotidiano, baseado nesse conceito, você teria alguma situação em sua vida que poderia tornar-se uma crônica?

Vamos criar nosso texto? Escreva este acontecimento em sua vida!

Page 9: Oficina 02 e 03   silvana (2)

Grade de Avaliação

Observação: Cada plenamente satisfatório terá valor igual a 1,0, cada satisfatório com valor de 0,5, somando ao final uma nota de 0,0 a 10,0