odonto news 2 - julho 2012

20
Espaço do usuário 5 Uniodonto lança Serviço de atendimento ao consumidor em escritório-conceito. Avaliação 8 Cooperados mostram em pesquisa como enxergam a sua Cooperativa. A pauta é... Gestão 6 Diretoria e cooperados reunidos. Odonto Especial Ano Internacional do Cooperativismo News Informativo bimestral Ano I | nº 02 | Julho 2012 SistemaOCB/CE OCB/CE - SESCOOP/CE - FECOOP NE Uniodonto Fortaleza firma parceria com o Grupo Edson Queiroz Pág.03

Upload: uniodonto-fortaleza

Post on 23-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Odonto News 2ª edição - Julho 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Odonto News 2 - Julho 2012

Espaço do usuário 5Uniodonto lança Serviço de atendimento

ao consumidor em escritório-conceito.

Avaliação 8Cooperados mostram em pesquisa como

enxergam a sua Cooperativa.

A pauta é... Gestão 6Diretoria e cooperados reunidos.

Odonto

Especial Ano Internacional doCooperativismo

NewsI n f o r m a t i v o b i m e s t r a l

Ano I | nº 02 | Julho 2012

SistemaOCB/CEOCB/CE - SESCOOP/CE - FECOOP NE

Versão em QuadricomiaVersão Cor Especial

Pantone 208 C/U

Pantone Black C/U

M 91% - Y 34 % - K 38%

Preto 100%

Uniodonto Fortaleza firma

parceria com o Grupo Edson

Queiroz Pág.03

Page 2: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

2

Aproximar. Esse foi o nosso objetivo na segunda edição do Odonto News, o novo informativo

da Uniodonto Fortaleza. De narrativas da diretoria sobre o aniversário de 23 anos da cooperativa até depoimentos de usuários em atendimento, este novo número apresenta diversas novidades que a Uniodonto vem implementando, mas que, antes, não chegavam aos ouvidos e olhos de nossos cooperados. E é aqui que eles podem conhecê-las, no intuito de, futuramente, desfrutá-las.

O núcleo Parangaba, inaugurado há mais de um ano, e o novo espaço do Sac e Pós-venda, são algumas dessas novidades, por vezes despercebidas. Neste número pudemos mostrar um pouco do dia a dia desses locais, quem são os responsáveis por cada setor e como o fato de estar ali, prestando um serviço e fazendo parte de um todo, mudou a vida e o cotidiano de muitas pessoas. Os olhares e os sorrisos não mentem: a Uniodonto é fonte de desafios diários, mas também de satisfação indescritível para cada cooperado e colaborador que dela faz parte.

Essa complexa teia de relações toma forma neste número e conclama a participação de dentistas, pacientes e funcionários para fazer da Uniodonto Fortaleza um todo coeso, forte e integrado. Um organismo vivo que demanda cuidado e esforço de todos aqueles que dele fazem parte. Assim é a Uniodonto. Isso começa com a presença em encontros e assembleias, como a reunião promovida entre Diretoria e cooperados nas últimas quintas-feiras de cada mês, para esclarecer dúvidas, fornecer explicações, aceitar sugestões e críticas e sempre funcionar de forma integrada.

Esse intuito vem dos 23 anos de vida, comemorados em maio último. A data celebra 23 anos de luta, de suor, de vitórias e sorrisos conquistados. As palavras

de cooperados e colaboradores atestam a paixão pelo trabalho dentro da cooperativa, centro de dinamismo e energia únicos. Aos poucos, quem entra na Uniodonto vai se contagiando com esses mesmos sentimentos, algo que fica claro, por exemplo, durante a entrevista com o dr. Nicolau Babadopulos, cooperado desde outubro do ano passado. A vontade de crescer dentro da cooperativa e vê-la ampliar seus horizontes pelo Estado foram alguns dos motivos que o fizeram se tornar um cooperado Uniodonto.

O crescimento, como sempre, é palavra-chave para a Uniodonto. Isso fica evidente em nossa matéria de capa sobre o fechamento com o grupo Edson Queiroz. Depois de vários meses de negociação, a Uniodonto confirma sua importância no mercado e consegue negociar com um dos maiores grupos do Brasil. A qualidade de nossos serviços odontológicos, já conhecidos na Unifor, instituição do grupo, abriram as portas para aquilo que conhecemos cada vez mais de perto: o progresso.

Por fim, é o progresso, econômico e social, um dos grandes objetivos do cooperativismo, tema do caderno especial que você encontra nesta edição. Julho foi um mês de muitas comemorações para os cooperativistas, nada melhor do que um especial para você acompanhar a cobertura completa de todas as celebrações: festa na Praça do Ferreira, sessão solene na Assembleia Legislativa, 40 anos da OCB-CE no La Maison, Seminário para Comunicadores e ainda a visita do representante máximo do cooperativismo nacional, Márcio Lopes de Freitas, à Uniodonto Fortaleza. Motivo de enorme honra para todos nós.

A Uniodonto é sua. A Uniodonto é nossa. A Uniodonto é de todos. Faça parte dela.

A Diretoria

Odonto News é uma publicação bimestral da Uniodonto Fortaleza. Rua Costa Barros, 915Edifício Ébano - Centro CEP 60160-280 - Fortaleza - CEFone: (85) 4009 - 5442Email: [email protected] ExecutivaPresidente: Selene Sales Nogueira Caracas de SouzaVice-presidente: Pedro Rogério Teixeira JúniorSuperintendente: Ricardo Nogueira SimõesDiretor Adjunto: Cristiano Tavares BessaDiretor Adjunto: Isabel Rocha Furtado JucáConselho FiscalEfetivoRenata Veras Carvalho Mourão

João Elias CunhaCíntia Freitas CavalcanteSuplentesLeonardo Alencar MatosAdriana Aparecida Ferreira de SousaEliana Maria de Abreu CalladoJornalistas Responsáveis Simmetria Comunicação - (85) 3055.8965Tarcísio Matos (Mtb CE 758)Julyanna dos Santos (Mtb CE 2292)Reportagem: Julyta Albuquerque, Isabel Paz, Rafael Veras e Thaís PereiraRevisão: Thaís PereiraDiagramação: Julyanna dos Santos Impressão: Gráfica MinervaTiragem: 1.500 exemplares

Editorial

Para fazer da Uniodonto um sinônimo de integração

Expediente

Page 3: Odonto News 2 - Julho 2012

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

3

A responsabilidade, o comprometimento e a solidez são marcas já indeléveis na trajetória

da Uniodonto Fortaleza. Em maio passado, mais um fato veio confirmar o conceito da cooperativa no mercado: a parceria com o grupo Edson Queiroz. Um dos maiores grupos empresariais do Ceará e do Brasil agora é cliente da maior cooperativa de assistência odontológica do Estado.

Cerca de 17 mil funcionários do grupo e possíveis dependentes poderão fazer adesão voluntária ao plano e garantir saúde odontológica. Há quatro anos em andamento, os serviços já prestados à Universidade de Fortaleza (Unifor), empresa do grupo, credenciaram o fechamento da negociação. Para a Uniodonto, mais uma prova de que “o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”, como afirmou Dra. Selene Caracas, presidente da Uniodonto Fortaleza, em carta dirigida aos cooperados.

A conquista pôde ser alcançada graças à excelência da cooperativa, formada por 750 dentistas associados. A credibilidade, construída ao longo de seus 23 anos de existência, permitiu à Uniodonto Fortaleza tomar conta, com a reconhecida qualidade, de mais de 17 mil vidas, que começaram a aderir aos planos oferecidos.

Os benefícios se estenderão aos próprios

cooperados Uniodonto: fortalece-se a cooperativa, conquistam-se novos espaços, abrem-se mais possibilidades de trabalho. Isso é cooperativismo: pertencer a uma empresa, sendo seu proprietário e beneficiário. Se a Uniodonto Fortaleza vai bem, é seguro afirmar que seus cooperados também vão. Da participação responsável de todos, a divisão proporcional a cada um.

Sobre o grupo Edson QueirozConhecido em todo o Estado por seus serviços,

o conglomerado empresarial opera em áreas as mais diversas, como agroindústria, comunicação, educação, produção de bens específicos (tintas, eletrodomésticos, água mineral, bebidas prontas). O grupo é considerado um dos mais importantes na distribuição de GLP (gás de cozinha) no país. Esmaltec, Nacional Gás, Unifor, Indaiá, Minalba e Sistema Verdes Mares remetem ao legado de Edson Queiroz, sinônimo de tradição e empreendedorismo cearense.

A Uniodonto tem consciência dessa grandeza. “O nome de uma empresa como essa, de tantos usuários, é de extrema importância para a Uniodonto. Isso nos dá um respaldo muito grande perante os nossos usuários e outras empresas do porte”, comemora o gerente comercial da cooperativa, Rafael Monteiro.

Parceria

O nosso compromisso com mais 17 mil vidas

ParceriaCrescimento

ConquistaDedicaçãoRe

spon

sabil

idade

Page 4: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

4

Em clima de festa e muita animação, a Uniodonto Fortaleza comemorou, nos dias 1º e 4 de junho,

seus 23 anos de vida. Na ocasião, cooperados, colaboradores e usuários saborearam um delicioso bolo encomendado especialmente para a celebração.

Ainda com o intuito de oferecer seus serviços a um setor cada vez maior da sociedade, a Uniodonto Fortaleza faz aniversário sendo uma das maiores cooperativas do Brasil. A organização de uma empresa desse porte, no entanto, não é algo fácil. “É um jogo de cintura muito grande. Conciliar tudo demanda muita energia”, comenta Dra. Selene Caracas, presidente da Uniodonto há 11 anos.

Hoje com 750 cooperados e mais de 100 funcionários, a Uniodonto Fortaleza começou pequena, em 1989. De acordo com Dra. Selene, a

história da Uniodonto começou em uma pequena reunião promovida pela Unimed. “Nós pensávamos que era um credenciamento”. Em vez disso, era a proposta de um sonho: a criação de uma cooperativa só para dentistas.

Inicialmente, poucos se empolgaram, enquanto Dra. Selene ficou com a ideia na cabeça. Era algo que poderia dar certo apenas a longo prazo, uma proposta visionária. Com a adesão de outros 22 amigos dentistas, aos poucos a cooperativa foi sendo construída. “Na verdade, a gente não era nada. Todo mundo entrou com capital. Tivemos muita ajuda da Unimed, que nos deixava entrar em todos os setores para ver como funcionava”, relembra Dra. Selene.

Reconhecimento merecidoComo todo grande sonho a ser realizado, os

percalços não deixam de existir. Entre os principais desafios enfrentados pela Uniodonto nesses 23 anos de existência está a concorrência no mercado. Muitas das empresas que competem no ramo não seguem as normas da Agência Nacional de Saúde (ANS), o que prejudica os pacientes e o trabalho daqueles que querem atender com qualidade e segurança.

Apesar da concorrência, o tempo é o mandatário de tudo, diz Dra. Selene. Atualmente, já com mais de 70 mil usuários, a Uniodonto Fortaleza pode se vangloriar do seu passado de lutas e conquistar um espaço que é seu de direito. “Agora é mais fácil. As pessoas já conhecem a cooperativa e sabem que nós trabalhamos de forma competente”, completa.

Aniversário

Uniodonto Fortaleza comemora 23 anos de vida

“Eu me sinto uma pessoa feliz por trabalhar aqui e por estar acompanhando o crescimento da Uniodonto. Nesses 12 anos, você vê que muita coisa evoluiu. Espero que a gente possa crescer cada vez mais, continuar ganhando prêmios, com mais funcionários e mais cooperados. Enfim, que a Uniodonto possa prosperar e continuar nesse nível de excelência.”

Clarinda Pontes, secretária da Diretoria e colaboradora desde 2000

“A Uniodonto é uma cooperativa diferente das demais. Ela está presente na vida dos cooperados, sempre nos ajuda e sempre procura melhorar o nosso dia-a-dia. Além disso, trabalhar no que é nosso é sempre melhor. Tudo que a gente faz é para valorizar nosso patrimônio. Tudo aqui nos pertence.”

Dra. Socorro Oliveira, cooperada há mais de 10 anos

“O aniversário de 23 anos é um marco muito interessante para a nossa cooperativa. A cada ano que passa, a gente vem observando a consolidação da marca Uniodonto no estado do Ceará. Isso é muito gratificante para nós, como Conselho Técnico e como cooperados”.

Andréa Melo, Cláudio Neri e Rogério Alves, membros do Conselho Técnico

Palavras de quem faz a Uniodonto

Page 5: Odonto News 2 - Julho 2012

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

5

Sempre no sentido de crescer e se expandir, a Uniodonto Fortaleza inaugurou neste mês de

junho um novo espaço voltado exclusivamente para usuários e clientes: é o chamado Escritório-conceito da Uniodonto Fortaleza, que abriga os setores de Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sac) e Pós-venda.

O nome foi dado pela gerente de relacionamento da cooperativa, Lídia Dantas. “O que pretendemos aqui é receber clientes e usuários. A gente quer atender, tirar dúvidas, fechar negócio. Nós temos uma visão ampla em relação a esse escritório, porque pretendemos atender em várias vertentes”, explica ela, que se tornou colaboradora em janeiro. Localizado no segundo andar do prédio da loja Esplanada, o espaço deve, no futuro, também se tornar um ponto de vendas. “É um começo. O começo de muito mais”, sentencia Lídia.

“Aqui, o usuário pode se fazer presente para tirar dúvidas, fazer reclamações ou elogios. Ele pode se sentir à vontade e bem acolhido. É o espaço dele”, emenda ela. Desde o início do ano, por iniciativa da Diretoria, o setor do Pós-venda tem crescido e adotado novas ações para aproximar a cooperativa e o usuário. Diferentemente do Sac, que também

dá suporte ao dentista, o Pós-venda pretende suprir as necessidades e sanar as dúvidas exclusivamente de usuários e de clientes (pessoas jurídicas). Nesta primeira fase do atendimento, os usuários mais recentes da Uniodonto estarão recebendo uma ligação do Pós-venda para saber como foi a primeira consulta nos quesitos rapidez do atendimento, tratamento por parte do dentista e da atendente, entrega da documentação e dúvidas sobre o plano. Já os clientes deverão receber visitas com o mesmo intuito: saber como está a relação com a cooperativa, assim como apresentar às empresas o Odontomóvel, a unidade móvel de atendimento da Uniodonto. “Estamos tendo respostas muito positivas nesse sentido”, comemora Lídia.

Além dela, outros oito colaboradores trabalham no novo espaço, entre eles Neudivar Gomes. Desde 2004 trabalhando na Uniodonto, Neudivar começou como estagiário e hoje é supervisor do Sac. Entre as atribuições do setor, estão o monitoramento de chamadas, o suporte ao dentista e atendente, a autorização de consultas, a segunda via de carteiras e boletos, a atualização de dados cadastrais, o suporte ao sistema novo da Uniodonto e o auxílio a quem já possui o plano, tirando dúvidas sobre a cobertura e a definição coloquial de determinados procedimentos. “Nosso objetivo aqui é fazer com que o cliente, interno ou externo, fique satisfeito. Isso é muito gratificante”, conclui Neudivar.

Ampliação

“É o espaço do usuário”Setores de Pós-venda e Sac ganham novo espaço no prédio da Esplanada, com todo o conforto e

acessibilidade que os usuários da Uniodonto merecem

Serviço de Atendimento ao Consumidor em pleno funcionamento.

Nas fotos, a equipe que trabalha no novo espaço!

Page 6: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

6

Esclarecer dúvidas, apontar problemas, fazer sugestões e dar elogios: esses são alguns dos

objetivos da reunião mensal promovida pela diretoria da Uniodonto Fortaleza. Realizada no dia 31 de maio, no auditório da Unicred, a última edição contou com a presença da presidente, Dra. Selene Caracas, do vice-presidente, Dr. Pedro Júnior, do superintendente, Dr. Ricardo Simões, e do diretor adjunto, Dr. Cristiano Bessa, além de vários cooperados.

Apesar da participação de poucos, o encontro foi de grande aproveitamento para discutir uma série de questões de interesse, principalmente, dos cooperados. “Ao vir para uma reunião, as pessoas ficam conscientes da realidade, do que está acontecendo, do mercado, de como as coisas funcionam”, explica Dra. Selene. Estando presente, o cooperado pode conhecer efetivamente a rotina da cooperativa e de que forma suas sugestões podem ser tornar realidade e seus problemas podem ser solucionados.

Entre os assuntos abordados na pauta, o pagamento dos cooperados foi um dos mais discutidos. Segundo Dr. Ricardo, a Uniodonto Fortaleza é, no ranking do sistema Uniodonto em todo o Brasil, uma das cooperativas que melhor paga seus dentistas. Cerca de 60% da produção é exclusivamente distribuída entre

seus donos, um percentual considerado altíssimo. “Nós estamos trabalhando sempre em prol do cooperado. Para que possamos crescer ainda mais, é preciso que ele participe”, reforçou dr. Ricardo.

Dúvidas sobre os planos oferecidos pela Uniodonto também foram esclarecidas durante a reunião, como a diferenciação entre aqueles que permitem atendimento nos consultórios dos dentistas cooperados e os planos cuja abrangência se estende ao atendimento efetuado nos núcleos. Uma forma simples de identificar é perguntar ao paciente qual a cor da carteirinha da Uniodonto: se é vinho, ele pode ser atendido nos núcleos e nos consultórios; se rosa, o atendimento é exclusivamente nos núcleos.

Esteja presente

“A reunião é muito válida, porque os cooperados têm a oportunidade de falar, perguntar e dar ideias, e a diretoria tem a oportunidade de explicar para que eles entendam porque as decisões são tomadas. É tudo dentro de um contexto”, incentiva Dra. Selene.

Os encontros serão realizados sempre na última quinta-feira de cada mês, no auditório da Unicred. Integre sua cooperativa e saiba o que acontece dentro da Uniodonto Fortaleza! Participe!

A pauta é... gestão!

Reunião entre diretoria e cooperados é realizada

O encontro deve acontecer sempre na última quinta-feira de cada mês

Page 7: Odonto News 2 - Julho 2012

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

7

Que a Uniodonto é sinônimo de segurança, conforto e qualidade, isso todo mundo já sabe. Mas o que

nem todo mundo sabe é que ela está mais perto do que se imagina. Com todo o atendimento especial que o usuário merece e funcionando de segunda a sábado, o núcleo Parangaba foi inaugurado em 4 de abril de 2011.

Hoje, contando com cinco cooperadas que se revezam, o núcleo, localizado dentro do Hospital Menino Jesus, atende as modalidades Unifácil Endo, Unifácil Plus e Unilight para os procedimentos de clínica geral e perícia, além de ser um ponto de venda de planos. A estrutura e os materiais usados durante o atendimento são de alta qualidade, o que mais uma vez atesta a confiabilidade da Uniodonto.

Uma das dentistas que atendem no local é a dra. Ana Paula Felício Saldanho, cooperada desde 2000. Formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), dra. Ana Paula tem especialização em Endodontia e é uma cooperada dedicada e comprometida com os ideais da Uniodonto, uma constante dentro do núcleo. “Todas nós vestimos mesmo a camisa ‘Uniodonto’. Isso é muito positivo para a cooperativa e para o ambiente de trabalho”, ressalta.

O ritmo do consultório é tranquilo, apesar do grande fluxo de pacientes. Em média, 12 pessoas são atendidas lá diariamente. “As pessoas gostaram muito do núcleo Parangaba, porque antes os pacientes que moravam aqui perto tinham que se deslocar lá para Aldeota para fazer uma perícia”, comenta Lourdes Lima, uma das atendentes do núcleo. “Nós estamos aqui sempre prontas para recebê-los”, reforça.

Toda a qualidade do núcleo Parangaba também é percebida e compartilhada pelos usuários que por lá passam. É a opinião de Esterneide Oliveira Guerra, mãe de Denilson Guerra de Oliveira, 14, usuário da Uniodonto desde janeiro deste ano. “É bom, gosto muito daqui. O atendimento é ótimo e o acesso é fácil”, elogiou, enquanto observava o filho ser atendido pela dra. Ana Paula.

Conheça o Núcleo ParangabaLocalizado dentro do Hospital Menino de Jesus, o núcleo é mais um símbolo do comprometimento da

Uniodonto com o usuário

Teia Uniodonto

Serviço

Núcleo ParangabaRua Germano Franck, 734 – Parangaba (dentro do Hospital Menino Jesus)Telefone: 3232.3458

Page 8: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

8

Avaliando

Qualidade, praticidade e conforto são algumas das características da Uniodonto que o cliente já conhece. Mas entre os meses de fevereiro e abril deste ano, uma pesquisa de opinião realizada entre os cooperados

confirmou que a cooperativa, além de prestar um excelente atendimento a seus clientes, também possui uma série de qualidades para quem nela trabalha.

Com participação de cerca de 130 cooperados de um total de 560 membros ativos, a pesquisa foi entregue em mãos nas clínicas, nos núcleos e na sede da Uniodonto. O objetivo era avaliar a cooperativa de uma maneira geral, observando quesitos como a agilidade na solução de problemas, o trabalho realizado pela Diretoria e a participação do próprio cooperado dentro da Uniodonto. “É uma pesquisa voltada diretamente para o cooperado, para saber o que ele está pensando da cooperativa. Às vezes, a gente fica muito distante dele, mas o cooperado é o sentido de existir da cooperativa”, explicou dr. Ricardo Simões, superintendente da Uniodonto.

Para ele, o resultado da pesquisa foi ótimo. “A gente está sabendo algumas informações que antes não tínhamos, principalmente sobre a avaliação nossa, enquanto diretoria, e a avaliação do cooperado sobre o trabalho que a gente está fazendo”, detalha.

Os números da pesquisa comprovam a opinião: a atual administração foi considerada ótima por 44% dos pesquisados e boa também por 44% dos cooperados participantes. Graças ao trabalho bem desenvolvido pela diretoria, a agilidade na solução dos problemas foi outro dos pontos mais positivos da pesquisa, tendo 34% dos cooperados considerado ótima, e 49% boa.

Caminhando juntosPara a Uniodonto ter a imagem que tem hoje no mercado foi preciso trabalho duro, principalmente de quem

é o motivo de ser da cooperativa: o próprio cooperado. Dos pesquisados, 73% consideraram que sempre contribuem significativamente para o sucesso da Uniodonto. Mesmo assim, para continuar nesse patamar, é necessário reforçar que a participação do cooperado sempre pode melhorar, já que apenas 33% dos entrevistados já exerceram direito ao voto em alguma assembleia da cooperativa.

“Nós estamos estudando a melhor maneira de usar essa pesquisa para o bem tanto do cooperado quanto da cooperativa, porque os dois têm de caminhar juntos. E a participação do cooperado é essencial”, reiterou o superintendente da Uniodonto. Se o cooperado participa das assembleias e eventos e realiza um bom atendimento a seus clientes, a cooperativa tem mais chances de crescer na área e assim estar apta a competir com outras empresas do mesmo ramo.

“É a nossa maneira de brigar pelo nosso espaço dentro do mercado de trabalho. Muita empresa quer explorar o dentista, ao contrário da cooperativa, que quer o bem do cooperado, buscando distribuir os lucros entre eles, claro que sempre dentro de uma responsabilidade”, afirmou Dr. Ricardo. Para ele, umas das principais preocupações da administração é pagar o cooperado de uma forma digna, em um valor que expresse o trabalho que ele tem. Essa prioridade, no entanto, só pode ser levada à frente se for feito um esforço conjunto do cooperado em prol da Uniodonto.

Para isso, é fundamental estreitar os laços daqueles que fazem a cooperativa existir. Uma das maneiras de melhorar o canal de comunicação entre cooperado e diretoria é a realização de reuniões mensais, que já estão acontecendo desde abril. Toda última quinta-feira do mês, no auditório da Unicred da Esplanada, os integrantes da Uniodonto terão a oportunidade de saber mais sobre o funcionamento da cooperativa, tirar dúvidas, fazer críticas e dar sugestões para uma melhor condução dos trabalhos feitos pela atual administração. Assim, a diretoria poderá ter um feedback efetivo dos cooperados sobre a Uniodonto.

Segundo dr. Ricardo, a partir dos resultados obtidos com a pesquisa e da participação dos cooperados nas reuniões, outras medidas serão planejadas para melhorar a relação cooperativa-cooperado, entre elas a entrega de uma cartilha sobre como funciona a Uniodonto e a realização de cursos de capacitação voltados para a formação dos odontólogos. “Acho que isso é essencial: que a gente saiba poder tomar as providências que tem que ser tomadas, o que está errado, tentar melhorar, e o que está certo, continuar fazendo”, concluiu Dr. Ricardo.

Pesquisa realizada entre cooperados mostra o que eles estão pensando sobre o trabalho realizado pela atual diretoria da Uniodonto

Uma avaliação positiva

Page 9: Odonto News 2 - Julho 2012

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

9

IntercooperAtivo

Cooperados participam de ação socialPromovido pela Cootraps e pelo SindVans, o evento beneficiou a comunidade do Conjunto Ceará

Em parceria com a Cootraps e o SindVans, a Uniodonto Fortaleza fez parte de uma ação social promovida pelas

duas entidades na manhã do último dia 12 de junho. Realizada no fim da linha 10, no Conjunto Ceará, a ação contou com a participação de dentistas cooperados e do Odontomóvel, para a realização de limpeza dentária, além de vendedores negociando planos a custos reduzidos.

No evento, estiveram presentes o coordenador da linha 10, Welington Cordeiro Sales; o presidente do SindVans, Rafhael Machado; e o vice-presidente, Afonso Barbosa.

Além da Uniodonto, a Secretaria Regional V (SER V) também participou da ação, aplicando as vacinas anti-tetânica e contra a hepatite. Enfermeiros aferiam a pressão e realizavam testes de glicemia. A população pôde também cortar os cabelos.

Para fechar com chave de ouro, o SindVans ofereceu ainda um delicioso café da manhã aos presentes. “Acho muito importante a Uniodonto estar aqui conosco nessa ação. Fico muito feliz em ter essa parceria!”, vibrou Jaqueline Praciano, cooperada da Cootraps.

Trabalhar com afinco, de forma séria, para levar saúde bucal de qualidade à população brasileira. Assim, a Uniodonto do Brasil tem construído uma sólida reputação, enfrentando com valentia o competitivo mercado de

planos odontológicos.

Oscar do RHProva de reconhecimento é a colocação da cooperativa entre os finalistas do 15º Top of Mind Estadão de Recursos

Humanos edição 2012, um prêmio que é considerado o Oscar do RH e também o mais desejado prêmio para marcas e profissionais.

A percepção da Uniodonto como marca líder deve-se tanto à qualidade do plano odontológico Uniodonto quanto à presença da marca em todo o território nacional, fundamentalmente em função da grande rede de cirurgiões dentistas cooperados.

A votação continuaO processo que indicou a Uniodonto como operadora finalista foi divido em duas fases. Durante a primeira fase

foram consultados profissionais de RH que indicaram as cinco empresas e os cinco profissionais finalistas. Na segunda fase, as cinco empresas e os cinco profissionais mais lembrados em suas categorias compõem os TOP5 e serão votados nos colégios eleitorais distintos da Fênix Editora e do Conselho Nacional de Recursos Humanos – CONARH.

O período da segunda fase de votação vai de 14 de maio a 21 de setembro e a Uniodonto pode ser escolhida como o primeiro plano odontológico na lembrança do consumidor.

A Uniodonto do Brasil está entre as cinco operadoras odontológicas mais lembradas do país, segundo o 15º Top of Mind Estadão de Recursos Humanos edição 2012.

Uniodonto está entre os planos odontológicos mais lembrados do país

ReconhecimentoGrande conquista

Page 10: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

10

Festival

Pecém homenageia São Pedro no 4° Festival do Camarão

A comunidade do Distrito do Pecém se reuniu, entre os dias 29/6 e 1/7, para homenagear o

padroeiro dos pescadores, São Pedro, na 4ª Edição do Festival do Camarão. O evento, organizado pela Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Aquicultores de São Gonçalo do Amarante, em parceria com a Prefeitura do Município, teve patrocínio, neste ano, da Uniodonto Fortaleza.

Centenas de pessoas do Pecém e de municípios vizinhos desfrutaram, durante os três dias, de uma larga programação que integrou esporte, religião e lazer, em um ambiente enfeitado pelo mar e temperado por um variado cardápio à base de camarão. Crianças, jovens e adultos celebraram e confraternizaram em clima de paz, segurança e espírito comunitário.

A abertura do Festival, realizada na sexta-feira (29/06), foi marcada pela procissão em homenagem a São Pedro, que percorreu um longo percurso do centro do distrito até os currais, em alto mar, sendo finalizada com a celebração de uma missa e de um leilão na Igreja Matriz. Em seguida, houve a apresentação das bandas regionais. No sábado (30/06) e no domingo (01/07), a animação ficou por conta das apresentações culturais, dos torneios de

futebol de praia, das regatas, do desfile para escolha do garoto e da garota regata e de mais shows.

De acordo com a presidente da Colônia de Pescadores, Lucineide Mendes, o Festival do Camarão é um evento que agrega tradição religiosa e cultural, trazendo, para a região, neste período, maior movimentação turística e, consequentemente, oportunidades financeiras para a população local. Além disso, Lucineide destacou a importância das parcerias e de patrocínios, como o da Uniodonto, para a realização do evento.

A expectativa, para a presidente, é de que as relações entre a Colônia de Pescadores de São Gonçalo do Amarante e a Uniodonto se estendam, já que a empresa é conhecida na região por seus serviços pontuais e de qualidade. “Antigamente, as pessoas que vinham aqui de veraneio e tinham algum problema dentário precisavam voltar correndo para Fortaleza, mas, hoje, não. A Uniodonto atende sempre até mais tarde e o preço é bastante acessível. Por isso, eu espero que próximo ano a nossa parceria continue”, ressaltou.

Page 11: Odonto News 2 - Julho 2012

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

11

Capacitando

Cooperados participam de curso de atualização em Dentística

Nos dias 23/5 e 30/5, cerca de 40 cooperados da Uniodonto estiveram presentes no Conselho

Regional de Odontologia (CRO-CE) para participar do curso de Dentística com o Professor Doutor Vicente de Paulo Aragão Sabóia.

Em seu currículo, Dr. Vicente acumula Especialização em Dentística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestrado e Doutorado em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-Doutorado em Biologia Oral e Biomateriais pela Universidade de Bologna, na Itália.

Capacitar sempre, eis a nossa missãoO curso oferecido pela Uniodonto Fortaleza

atende o 5º princípio do cooperativismo – Promover educação, formação e informação, permitindo que cooperados possam se atualizar sobre assuntos relevantes para seu exercício profissional. No curso, Dr. Vicente abordou o tema odontologia adesiva, que, além de ser muito atual, suscita, segundo ele, grandes dúvidas entre os odontólogos.

Retribuição à sociedadeAtuando como professor em tempo integral,

recém-empossado titular na Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Vicente afirma que se sente satisfeito em poder contribuir, de alguma forma, com o aprimoramento dos colegas. “Como fui bolsista em todos os cursos que realizei, tive o governo investindo em mim, essa é uma forma de poder retribuir à sociedade o investimento que em mim foi feito”, explica.

Uma parceria que rende frutosO professor reforçou que “a parceria com a

Uniodonto é antiga e muito importante”. E completou: “Estamos sempre pensando em novos cursos, tanto teóricos, como teórico-práticos, com conteúdos que podem ser aplicados pelos odontólogos no dia seguinte em seus consultórios”.

Cooperados satisfeitosDr. Obi Viana, cooperado da Unidonto Fortaleza

há mais de 10 anos, era um dos presentes ao curso. Contou ter se inscrito em busca de atualização de conhecimentos. “Fiquei sabendo que ele falaria sobre pinos, achei que seria interessante e poderia ter acesso a muitas técnicas novas. O que procuramos é isso: sempre novas possibilidades de trabalho”. Graduado em Odontologia em 1989, na Universidade de Odontologia de Pernambuco, com consultório na Av. Santos Dumont e em Maranguape, Dr. Obi fez apenas uma reivindicação: que os cursos tivessem mais horas. “São tantas informações de qualidade, o tempo é pouco para tudo que podemos aprender”, explica.

Page 12: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

12

Uniodonto realiza curso de Endodontia

Continuando na iniciativa de manter seus dentistas sempre atualizados com o que há de mais moderno

nos conhecimentos de saúde bucal, a Uniodonto Fortaleza promoveu, em junho, o curso “Endodontia com rapidez e segurança”. As aulas aconteceram nos dias 20 e 27, das 19h às 22h, na sede da Uniodonto.

O curso foi ministrado por dois especialistas na área: dr. Nilton Vivacqua, mestre e doutorando em Endodontia; e dr. Sérgio Menezes. Ambos são professores de Endodontia da Associação Brasileira de Odontologia – Seção Ceará (ABO - CE).

Endodontia, atualização constanteDr. Sérgio Menezes recebeu 25 cooperados, no dia 27

de junho, para falar de instrumentação mecanizada com instrumento protaper. O instrumento, segundo o professor, serve para alargar o canal radicular.

Com relação à iniciativa da Uniodonto, ele acredita que a capacitação técnica é uma preocupação da Diretoria e que, hoje em dia, com as constantes evoluções na área, é fundamental que o profissional esteja sempre a par das novidades.

“Parabéns para a Uniodonto! Excelente iniciativa de promover cursos e capacitar seus profissionais. Isto é, sem dúvida, um importante diferencial desta cooperativa. Sugiro que nas próximas campanhas publicitárias esta iniciativa seja divulgada para o público em geral, para que todos os usuários tenham conhecimento que seu profissional sempre tem a oportunidade de se capacitar e que a Uniodonto investe em seu corpo clínico. É por isso que quem tem a Uniodonto indica.”

Dr. Denys Caldas Vasconcelos, cooperado da Uniodonto desde 2007

“Eu gostei bastante. Inclusive, participei de um outro curso que é o de dentística. A gente precisa estar sempre capacitado e fica sabendo o que há de novo no mercado. É possível também tirar as dúvidas com profissionais tão capacitados.”

Dra. Suyanne Arraias Leite de Miranda Candeiro

Fala, cooperado!

Capacitando

Page 13: Odonto News 2 - Julho 2012

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

13

Versão em Quadricomia

Versão Cor Especial

Pantone 208 C/U

Pantone Black C/U

M 91% - Y 34 % - K 38%

Preto 100%

ANS: Nº33525.8

UNIMASTER LIGHT I,A UNIODONTO NA MEDIDA

DAS SUAS NECESSIDADES.

Res

pons

ável

téc

nico

: R

icar

do N

ogue

ira

Sim

ões.

CR

O-C

E: 2

237

AN

S: N

º335

25.8

O cliente Unimaster Light conta com mais de 750 dentistas

cooperados e atendimento com hora marcada em consultório

particular, além de toda qualidade e facilidades que só a

Uniodonto oferece.

A PARTIR DE 23,00Uniodonto, porque sorrir é essencial.

Informações: (85) 4009.5433 | www.uniodonto-ce.com.br

Ampla cobertura em:

• DIAGNÓSTICO

• URGÊNCIA

• RADIOLOGIA

• PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL

• CIRURGIA

• TRATAMENTO DE CANAL

• RESTAURAÇÃO

• EXTRAÇÃO

UNIMASTERLIGHT FINAL DN.indd 1

02/07/12 16:45

O cliente Unifácil Endo conta com uma cobertura

completa, além de núcleos próprios para

atendimento e consultas com hora marcada.

A PARTIR DE 16,00

Uniodonto, porque sorrir é essencial!

UNIFÁCIL ENDO,SORRIR FICOU AINDA

MAIS FÁCIL!

Res

pons

ável

téc

nico

: R

icar

do N

ogue

ira

Sim

ões.

CR

O-C

E: 2

237

AN

S: N

º335

25.8

Informações: (85) 4009.5433

www.uniodonto-ce.com.br

Versão em Quadricomia

Versão Cor Especial

Pantone 208 C/U

Pantone Black C/U

M 91% - Y 34 % - K 38%

Preto 100%

- DIAGNÓSTICO

- URGÊNCIA

- RADIOLOGIA

- PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL

- TRATAMENTO DE CANAL

- RESTAURAÇÃO

- EXTRAÇÃO

UNIFACILENDO FINAL DN.indd 1

02/07/12 09:55

Unimaster Light I

Com esta modalidade, a cobertura garante uma ampla variedade de procedimentos, incluindo diagnóstico, urgência, radiologia, prevenção em saúde bucal, dentística, periodontia, endodontia e cirurgia. Cerca de 750 dentistas

cooperados estão à disposição para atender os usuários em consultórios e nos vários núcleos localizados na capital.

Unifácil EndoO plano abrange procedimentos mais simples, de acordo com suas necessidades. Os atendimentos são realizados

com todo o conforto nos núcleos da Uniodonto por profissionais capacitados. Basta o usuário marcar uma consulta no núcleo mais próximo de casa e usufruir das vantagens oferecidas.

Tanto um plano quanto outro são do tipo misto, ou seja, caso um procedimento fora da cobertura seja solicitado pelo dentista, o usuário, a preços mais acessíveis do mercado, pode ter acesso no regime de pós-pagamento. Significa que o paciente poderá escolher qualquer dentista dentro da rede Uniodonto para realizar o procedimento. Sem carência!

Relançados planos Unimaster Light I e Unifácil Endo

Dois dos maiores sucessos da cooperativa são relançados. Unimaster Light I e Unifácil Endo oferecem o que você precisa, na medida das suas necessidades. Com eles, toda a qualidade que a maior cooperativa

odontológica do Nordeste disponibiliza com preços mais que acessíveis.

Seu bem-estar em nossos planos!

Cooperando

Uniodonto Fortaleza no OrfanatoCasa de Jeremias

Buscando oferecer assistência em saúde bucal, a Uniodonto Fortaleza visitou, no dia 21/6, as 11

crianças da Casa de Jeremias. A Casa de Jeremias acolhe crianças abandonadas de 0 a 3 anos e objetiva inseri-las novamente no convívio familiar através ações socioeducativas. Fundada por Soraya de Palhano, a casa conta com 7 funcionárias responsáveis pelo cuidado com as crianças, uma assistente social e uma psicóloga.

Cuidado todo especialA Dra. Poliana Bitú, dentista cooperada Uniodonto,

constatou cáries e gengivas machucadas nas crianças atendidas. Diante da necessidade, a profissional encaminhou para o seu consultório os casos que precisavam de uma atenção especial.

Casa de JeremiasJordeline Custódio, coordenadora da Casa,

acompanhou a ação da Uniodonto e destacou a importância do atendimento. “ É importante o atendimento porque sabemos como é fundamental o cuidado com a dentição, principalmente nessa idade.”

Serviço: Rua Bento Albuquerque, 535 - Cocó - Telefone: 32627220

A gente faz

Page 14: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

14

Foram duas noites bem animadas para os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio/FIC. E também para os profissionais da

Uniodonto Fortaleza. O evento “De moto na boa”, realizado nos dias 24 e 25 de maio, contou com a presença de muitos expositores e da unidade móvel da Uniodonto Fortaleza.

A ideia era mostrar que motocicletas podem facilitar a vida das pessoas, nos deslocamentos de trabalho e de lazer, e são acessíveis a diversas classes sociais. Os alunos da Estácio/FIC reforçaram a importância de que o veículo seja usado com responsabilidade e muito cuidado. Um desfile de diferentes tipos de motos e a presença de um DJ agitaram os participantes.

Os consultores Rafael Monteiro e Roberto Teixeira representaram a cooperativa, esclarecendo dúvidas e divulgando os planos de saúde. Na unidade móvel, o público pôde saber mais sobre as técnicas para uma boa escovação, além de fazer a prevenção.

Cooperativa divulga serviços em evento universitário

Nos dias 24 e 25 de maio, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Estácio/FIC promoveram evento para

incentivar o uso de motocicletas com responsabilidade. E a Uniodonto se fez presente.

“De moto na boa”

Cada vez mais, a parceria entre a Unicred e a Uniodonto Fortaleza busca beneficiar cooperados e clientes. Nesse sentido e com o objetivo de incentivar o incremento de laboratórios e consultórios, a Unicred Fortaleza liberou linha

de crédito especial para a compra de equipamentos da profissão. Dentistas cooperados à Uniodonto podem financiar equipamentos a juros bem menores que os do mercado com taxas que variam entre 1,44% e 1,54% para compras em até 24 parcelas e entre 1,54% e 1,69% para compras em até 48 parcelas.

Dessa forma, dentistas ganham facilidades para ampliar seus consultórios, proporcionando mais conforto e qualidade no atendimento a seus pacientes. E esta é, sem dúvidas, uma das maiores preocupações da Uniodonto: prestar serviços com excelência. São 23 anos de trabalho e dedicação e, hoje, mais de 70.000 usuários, 750 cooperados e cerca de 100 funcionários construindo umas das cooperativas de maior credibilidade no país.

UNICRED Fortaleza libera linha de crédito para compra de equipamentos

profissionais

Parceria

Page 15: Odonto News 2 - Julho 2012

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

15

Trabalhar em um negócio próprio é o sonho de muita gente Brasil afora. Na Uniodonto isso

se torna realidade: quem entra na cooperativa é instantaneamente dono da empresa. É o que explica dr. Ricardo Simões, superintendente da Uniodonto Fortaleza. “A principal vantagem é que ele é o dono da empresa. Se a empresa estiver bem, ele vai estar bem também”, afirma.

Com infra-estrutura moderna e ampla cobertura na capital e em todo o Estado, a Uniodonto conta com cerca de 70 mil usuários atendidos por 750 cooperados, destes 580 estão ativos, tanto nos consultórios quanto nos núcleos, dependendo do plano do paciente. São oito núcleos espalhados pelo interior do Ceará, em cidades como Itapipoca, Sobral e Quixadá; já na capital, três núcleos recebem usuários na Bezerra de Menezes, Dom Luís e Parangaba, além da Urgência 24h, no Shopping Avenida.

De acordo com dr. Ricardo, o cooperado fatura, em média, R$ 2.500 por mês, mas a produção de cada um depende de vários fatores, principalmente da participação dentro da cooperativa e da rede de

contatos do próprio dentista. “O intuito é dar trabalho para os cooperados e pagar a eles o melhor possível, claro que dentro de uma responsabilidade”, garante. Outro fator que conta nesse quesito é a pontualidade no pagamento: em 23 anos de existência, a Uniodonto nunca atrasou ou deixou de efetuar o pagamento de cooperados ou funcionários.

Ao contrário de empresas mercantilistas, que normalmente exploram o dentista, as cooperativas são voltadas para o bem-estar do cooperado, como é o caso da Uniodonto. Do faturamento mensal, cerca de 60% é distribuído entre os cooperados, enquanto o restante é reinvestido na própria empresa, em fundos de reserva e nos gastos com a logística.

A Uniodonto dá oportunidades de crescimento dentro da cooperativa. Cursos oferecidos gratuitamente no decorrer do ano garantem a atualização do cooperado com o que há de mais moderno em saúde bucal.

Como se cooperar?Inicialmente, o dentista interessado – que deve

ter uma especialidade – pode enviar seu currículo para a Uniodonto. Após a avaliação do currículo pela Diretoria, o futuro cooperado vai participar de um seminário sobre cooperativismo, promovido pela própria Uniodonto.

A cota de entrada de R$ 30.600 pode ser parcelada em 24 vezes sem juros, com a garantia de que, caso o recém-chegado não fique satisfeito com o negócio, a quantia será devolvida integralmente. “Qual é o negócio em que você entra, investe R$ 30.600 e se não der certo, você recebe de volta? Negócio assim não existe, só na Uniodonto”, assegura Dr. Ricardo.

Amplas vantagens garantem o espaço da Uniodonto dentro do mercado de trabalho – conquiste também o seu!

Seja cooperado

Fazer parte da Uniodonto

“Ao contrário de empresas mercantilistas, que

normalmente exploram o dentista, as cooperativas são voltadas para o bem-estar do cooperado, como é o caso da

Uniodonto”.

Page 16: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

16

A gratificante possibilidade de ajudar as pessoas

Entrevista Dr. Nicolau Babadopulos

Sou novo cooperado Uniodonto

Cooperado desde outubro de 2011, o Dr. Nicolau Babadopulos é formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), da turma de

2002, e especializado pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial, um eixo pouco conhecido da Odontologia, mas que despertou o interesse dele desde a graduação. “É uma área da odontologia quase igual à área médica, você praticamente tem que ter dedicação exclusiva para se tornar cirurgião”, comenta.

Reconhecido pelo trabalho junto a pacientes com necessidades especiais, ele atende em consultório próprio e em hospitais. Possui também uma empresa, a Reabiliteface, que presta serviço na área de buco-maxilo a qualquer clínica, desde que ela possua a estrutura

necessária para a realização do procedimento. Em conversa com a Odonto News, Dr. Nicolau Babadopulos fala da carreira e das expectativas após a entrada

recente na Uniodonto Fortaleza. Confira!

Odonto News: Por que a área de buco-maxilo?Babadopulos: Foi uma das especialidades com as quais eu me identifiquei durante a graduação, uma área que eu

não conhecia quando entrei na Odontologia. Não sabia que um dentista podia se tornar um cirurgião para operar parte da face. A gente opera desde pequenas cirurgias, como extração, tracionamento ortodôntico e implantes. Há cirurgias que muitos dentistas não sabem que um dentista faz: a parte de trauma da face, cirurgia ortognática, que trata das deformidades esqueléticas da face, como queixo grande ou queixo pequeno. É uma área muito abrangente da Odontologia, muito próxima da Medicina, em que o dentista tem oportunidade de conhecer outras áreas da saúde, inclusive hospitalares, como a UTI e a emergência.

Odonto News: Você atende pacientes com necessidades especiais. Como funciona esse tipo de tratamento?Babadopulos: Pacientes especiais são aqueles que, talvez, tenham a menor assistência, principalmente na área da

Odontologia. Esses pacientes precisam estar sedados para deixar fazer o procedimento. Existem maneiras de você sedar no ambiente do consultório, com o gás óxido nitroso, por exemplo. Na minha visão, porém, o ambiente mais seguro para atender o paciente especial é o centro cirúrgico. Aos pacientes com alguma deficiência neurológica, como Síndrome de Down ou com sequela de um AVC, eu disponibilizo esse tipo de serviço no Hospital São Mateus, com toda a segurança e conforto.

Odonto News: Por que você decidiu entrar na Uniodonto?Babadopulos: É uma forma de o dentista trabalhar em equipe e fazer parte de um grupo. Apesar de trabalharmos

no nosso consultório, individualmente, a Uniodonto possibilita fazermos atendimento também no consultório de outros colegas. Acho que hoje o mercado da Odontologia está se voltando para a assistência de planos, como na área médica. Daqui a dois ou três anos, quase todo mundo vai ter um plano odontológico e vai querer que o plano cubra aquele serviço. Além disso, vou ser cooperado a longo prazo, garantindo segurança para mim.

Odonto News: Alguma sugestão para a diretoria da Uniodonto Fortaleza?Babadopulos: Poderia haver um programa para o cooperado se tornar mais participativo, tão logo ele entrasse na

cooperativa. Quando você entra em uma cooperativa, é a hora em que está mais necessitado dela, esperando trabalhar. Outra sugestão seria investir cada vez mais em unidades próprias de atendimento para que mais cooperados possam trabalhar. É uma forma de conquistar mercado. Se hoje você tem unidades distribuídas em vários bairros de Fortaleza e interior do Estado, é mais um motivo para que um usuário se torne usuário Uniodonto. Investir mais em unidades próprias, conquistar mercado e conquistar mais usuários. Assim, o dentista poderia trabalhar dentro da unidade da cooperativa e não necessariamente só no consultório.

Page 17: Odonto News 2 - Julho 2012

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

17

Presidente da OCB nacional visita Uniodonto Fortaleza

Em Fortaleza para participar de eventos comemorativos do Ano Internacional das Cooperativas e dos 40

anos de existência da OCB-CE, o presidente do sistema OCB/Sescoop nacional, Márcio Lopes de Freitas, visitou, na manhã de 28 de junho, a sede da Uniodonto Fortaleza.

O dirigente, cuja agenda permitia a visita a apenas uma cooperativa, escolheu conhecer mais de perto o trabalho

da Uniodonto, fato que trouxe muita satisfação à diretoria da cooperativa. “Ficamos honrados com a presença dele, por poder mostrar-lhe um pouco do trabalho que temos desenvolvido em prol da Odontologia no Ceará”, relata a presidente da Uniodonto Fortaleza, Selene Caracas.

Freitas conheceu os diversos setores da Uniodonto, conversou com colaboradores e cooperados e participou de reunião fechada com a diretoria para conhecer mais profundamente a realidade da cooperativa. Ao fim do encontro, enalteceu a energia e o clima de trabalho e teceu projeções. “A energia aqui é fantástica, você se sente realmente num ambiente familiar, cooperativo. Pela garra e capacidade de trabalho que pude presenciar, tenho certeza que a cooperativa ainda vai ocupar muito mais espaço. Ainda vamos ouvir falar muito da Uniodonto Fortaleza”, elogiou.

OdontoNews - EspecialAno Internacional do Cooperativismo

Nas próximas páginas, a cobertura completa dos eventos realizados em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, ao Dia Internacional do Cooperativismo e ao aniversário de 40 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB-CE. Momento de divulgar e fortalecer o movimento, refletir sobre as nossas práticas e avançar, para conquistar ainda mais desenvolvimento, justiça social e democracia. Na agenda das comemorações, visita do presidente nacional da OCB, Márcio Lopes de Freitas, que, dentre muitas opções de cooperativas, decidiu conhecer de perto o trabalho da Uniodonto Fortaleza. Momento inesquecível, uma grande honra, que reitera nossos 23 anos de luta e conquistas.

Page 18: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

18

Um dos eventos da agenda cooperativista em comemoração aos 40 anos da OCB no Ceará e ao Ano Internacional das

Cooperativas, o I Encontro Cooperativista de Profissionais da Comunicação, realizado no auditório da OCB/Sescoop-CE, na tarde de 28 de junho, recebeu jornalistas e assessores de diversos veículos e empresas de comunicação.

Na companhia do presidente e do superintendente do sistema OCB/Sescoop-CE, respectivamente, Nicédio Alves Nogueira e José Aparecido dos Santos, Márcio Lopes de Freitas, presidente nacional da OCB, recebeu o jornalista da Rede Globo, Heraldo Pereira.

Comunicação em focoRepresentando a Uniodonto Fortaleza, Julyta Albuquerque,

Assessora de Comunicação da cooperativa, ouviu atenta a palestra magna do jornalista da Rede Globo, Heraldo Pereira, que teve como tema a Comunicação empresarial na atualidade. Com muitos exemplos, o jornalista alertou para a atenção que as corporações devem ter com sua comunicação, já que atualmente a informação circula rapidamente e é necessário resguardar a boa reputação das empresas e marcas.

OCB/Sescoop-CE promove o Encontro Cooperativista para Comunicadores

No dia 7 de julho, primeiro sábado do mês, os cearenses comemoraram o Dia Internacional do Cooperativismo com grande

festa na Praça do Ferreira. O evento agitou e integrou quem passava por ali naquela manhã. Cooperativas e instituições parceiras do Sistema ofereceram serviços de saúde, cidadania e orientação profissional.

A festa foi ainda mais especial por ser 2012 o Ano Internacional das Cooperativas, conforme declaração da ONU (Organização das Nações Unidas). A comemoração, embalada pelo lema ‘As cooperativas constroem um mundo melhor’, rolou ao som da Orquestra Filarmônica do Ceará, que homenageou o centenário do Rei do Baião com repertório especial. O aniversário de 40 anos do Sistema estadual também compôs o cenário festivo.

A saúde bucal da populaçãoA Uniodonto Fortaleza lá esteve com o seu Odontomóvel e uma

tenda para atendimento, adesões, ações preventivas, esclarecimento de dúvidas. Na unidade móvel, dentistas cooperados faziam prevenção e

Na festa do Sistema OCB na Praça do Ferreira, Uniodonto prestou

serviços à população

Dia Internacional do Cooperativismo

Page 19: Odonto News 2 - Julho 2012

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

19

Líderes e representantes dos 13 ramos cooperativistas se reuniram na tarde de 29 de junho, no Plenário da Assembleia Legislativa, para participar de homenagem ao Cooperativismo e aos 40 anos de existência do sistema OCB/Sescoop no Ceará.

A presidente da Uniodonto Fortaleza, Selene Caracas, integrou a mesa solene, ao lado dos deputados Lula Morais (PCdoB) e Chico Lopes (PCdoB); do subsecretário

do Desenvolvimento Agrário, Antônio Rodrigues de Amorim, representando o Secretário Nelson Martins; de José Apolonio Filgueiras, presidente da Cooperativa Central dos Produtores de Algodão do Ceará e primeiro presidente do sistema OCB no Ceará (à época, ainda OCEC); de José Nicédio Alves Nogueira, atual presidente do sistema OCB/Sescoop-CE; de Mairton Lucena, presidente da Unimed Fortaleza; de Ivan Moreira, gestor dos projetos de Comércio Varejista do Sebrae/CE; de Nazareno Sampaio, diretor-presidente da Unicred Fortaleza e César Nobre, presidente da FECOOPACE.

Cooperativas engrandecem a democraciaUm dos autores do requerimento da sessão solene, o deputado Dedé Teixeira (PT),

não pôde comparecer, mas em mensagem afirmou que as cooperativas colaboram para o crescimento do estado e engrandecem a democracia e a cidadania. “Para os cooperativistas, as portas da Assembleia Legislativa estarão sempre abertas”, afirmou.

Cooperativismo, uma história de vitóriasOs deputados Lula Morais e Chico Lopes discursaram sobre a história do

Cooperativismo desde os tempos dos pioneiros de Rochdale e as conquistas do cooperativismo brasileiro e cearense. Chico Lopes parabenizou o trabalho da Uniodonto Fortaleza e agradeceu a presença da presidente Selene Caracas e de outros líderes do movimento.

HomenagensForam homenageadas autoridades e personalidades que têm contribuído

para o desenvolvimento do cooperativismo no estado: os deputados Nelson Martins (PT), Lula Morais, Roberto Cláudio (PSB), Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e o governador Cid Ferreira Gomes.

Movimento fortalecidoPara Selene Caracas, presidente da Uniodonto Fortaleza, a sessão solene demonstrou que o movimento cooperativista

se fortaleceu no estado e está conquistando cada vez mais espaço. “Isso mostra que estamos no caminho certo, conquistando reconhecimento e dialogando com diversas esferas da sociedade em busca de construir um mundo mais justo e sustentável. Parabéns a todos nós e à OCB-CE pelos seus 40 anos”.

Sessão Solene na AL homenageia cooperativismo e 40 anos da OCB-CE

aplicação de flúor. Na tenda, uma equipe realizava exames para detecção de gengivite, periodontite, cálculo, cárie, câncer de boca e raiz residual, além de apresentar os planos da empresa, entre eles o Unimaster Light I e o Unifácil Endo.

Vera Azevedo, de Amadeu Furtado, foi uma das pessoas atendidas. Decidiu aproveitar a oportunidade para verificar a saúde bucal na praça. Durante o atendimento, a equipe constatou a necessidade de um tratamento odontológico especializado. “O atendimento da Uniodonto foi excelente, saio daqui decidida a fazer um plano da cooperativa, os valores são acessíveis e vou poder tratar o meu problema”, comemorou.

Page 20: Odonto News 2 - Julho 2012

Odo

nto

New

s -

Julh

o 20

12w

ww

.uni

odon

to-c

e.co

m.b

r

20

23 anos de trabalho e dedicação dignos de reconhecimento. A homenagem recebida pela presidente da Uniodonto Fortaleza, Selene Caracas, nos 40 anos do Sistema OCB Ceará, é resultado de muito trabalho, persistência e

humildade.O reconhecimento, fruto do sucesso, é alimento para a alma. Todo trabalho, por simples que seja, é grandioso

e merece aplausos, sob a forma de incentivo. Se a empreitada envolve muitas vidas, é demais oportuno fazer o destaque. As mais de duas décadas de trabalho e dedicação à UNIODONTO de Fortaleza - Cooperativa de Trabalho Odontológico, motivaram o Sistema OCB do Ceará a homenagear a presidente Selene Sales Nogueira Caracas de Souza, em noite de gala para o cooperativismo do Estado.

Os festejos dos 40 anos do Sistema OCB no Estado aconteceram no Buffet La Maison, último dia 7 de julho, e Selene foi homenageada ao lado de outros importantes nomes da cena cooperativista local. O momento traduziu a união e a força de um trabalho que envolve a luta diária de pessoas que dedicam suas vidas pela construção de uma realidade mais justa, um mundo alicerçado na cooperação, a começar pela saúde bucal.

Para a presidente, uma noite grandiosa aos que prestaram a homenagem e mais ainda para os homenageados. “A gente tem a humildade de dizer que o trabalho conjunto facilita a obtenção de resultados. Colaboramos mutuamente, formamos uma grande família, unida pelo cooperativismo. Somos parte de um todo”. Para Selene Caracas, está mais do que na hora de engrandecer e dar o devido valor a esse “trabalho de formiguinha que, no cômputo final, representa o esforço de um batalhão”.

As razões da homenagemDesde 1989, a Uniodonto tem crescido; seu objetivo é o benefício do maior número de pessoas, oferecer serviços

odontológicos de excelência, a custos compatíveis. Hoje, a cooperativa é destaque em todo o País e se consagra, a cada dia, conquistando importantes espaços. Mais recente exemplo é parceria para cuidar de 17 mil vidas do Grupo Edson Queiroz. Para isso, foram anos de trabalho e investimento, o apoio incondicional dos dentistas cooperados, da equipe de colaboradores e do direcionamento do Sistema OCB/SESCOOP-CE.

São mais de 70.000 usuários atendidos por mais de 700 cooperados altamente capacitados, componentes de um grupo forte e especializado, cujo sentido de existir é o cliente. Se hoje a Uniodonto é assim, muito se deve à incansável atenção de uma mulher forte e batalhadora que dedicou boa parte de sua vida ao bem comum. Selene ocupou a presidência da cooperativa por cinco mandatos, trabalhando sempre integrada aos princípios da transparência e da humildade. “Foram anos de trabalho pesado e difícil, sempre com uma responsabilidade muito grande, porque a gente defende muita gente”.

A emoção pelo reconhecimentoSer homenageada na noite mais importante do ano para o cooperativismo do Estado é uma emoção sem tamanho;

ter o reconhecimento público, é uma alegria rara. Envolta nesses sentimentos, Selene Caracas admitiu haver se sentido como uma cooperada naquele instante. “A homenagem me envaidece, estou feliz pelo reconhecimento”.

Sentindo-se uma cooperada, presidente da Uniodonto é homenageada em noite

especial do Cooperativismo

Dia 7 de julho, no La Maison