brasil news 1a edição julho 2010

28
THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de julho - 2010 - ano 14 - número 253 - www.brasilnews.ca O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRA Membro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá FREE Vitória brasileira no jóquei FOTO: JANDY SALES Comemoração espanhola O gol marcado pelo camisa 6 da Espanha, Andres Iniesta, foi o início de uma grande festa que contagiou o mundo espanhol, inclusive o de Toronto. Fãs invadiram as ruas em carreatas e gritaram alto em cima de streetcar entre as ruas College e Bathurst: "Viva Espanha". Confira a emoção dos espanhóis na página 19. Novo cônsul Entrevista com o embaixador Afonso Cardoso. O novo cônsul-geral do Brasil em TO fala sobre carreira; Angola, e revela as primeiras impressões sobre o Canadá. Pág.: 10 G20 Veja as fotos do sábado negro para a história da cidade e a opinião do premiê Dalton McGuinty sobre a possibilidade de um novo encontro na província de Ontário. pág.: 05 Imigração Mudanças nas regras de imigração pelo processo de skilled work. A lista de profissões para quem quer imigrar para o Canadá foi reduzida e novas áreas foram incluídas. Pág.: 07 FOTOS: JASON RANSOM O brasileiro Eurico da Silva conquistou o Queen's Plate e recebeu o troféu das mãos da Rainha Elizabeth II. Um milhão de dóláres em prêmio dividido entre os cinco primeiros colocados e a grande emoção do jóquei. "Estou impressionada pelo seu cavalo correr o tempo todo na frente", disse a rainha ao campeão Eurico. Páginas 14 e 15. Brazilian Day O advogado Horácio Silva será outro homenageado do Brazilian Day Canada. Ele conta por que escolheu o Canadá ao revelar a paixão pelo país ao lado da família ao longo das três décadas desde que deixou o Brasil. Pág.: 12 O novo imposto Saiba mais sobre o Harmonized Sales Tax. Quais as vantagens e desvantagens que o HST traz para a vida do consumidor canadense e conheça alguns produtos que não serão afetados pelo imposto. Pág.: 06 Debaixo do Arco-íris A Gay Pride Parade reuniu um público de cerca de um milhão de pessoas. Mesmo com a discutida participação de grupo judeu que aproveitou a festa para lançar protesto, o desfile não perdeu o brilho. Pág.: 16 ATENÇÃO! Os Ingressos para o camarote do Brazilian Day Canada, com vista privilegiada e direito a abadás para o show de Ivete Sangalo, já estão à venda. Maiores informações no site: www.braziliandaycanada.ca

Upload: portal-brasil-news

Post on 17-Mar-2016

269 views

Category:

Documents


32 download

DESCRIPTION

brnews_1edjuly_10_web.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: Brasil News 1a edição Julho 2010

THE BRAZILIAN COMMUNITY NEWSPAPER TORONTO - 1ª edição de julho - 2010 - ano 14 - número 253 - www.brasilnews.ca

O JORNAL DA COMUNIDADE BRASILEIRAMembro do Grupo Nacional de Imprensa Étnica do Canadá

FREE

Vitória brasileira no jóquei

FOTO

: ja

Nd

y sa

les

Comemoração espanhola

O gol marcado pelo camisa 6 da Espanha, Andres Iniesta, foi o início de uma grande festa que contagiou o mundo espanhol, inclusive o de Toronto. Fãs invadiram as ruas em carreatas e gritaram alto em cima de streetcar entre as ruas College e Bathurst: "Viva Espanha". Confira a emoção dos espanhóis na página 19.

Novo cônsulEntrevista com o

embaixador Afonso Cardoso. O novo

cônsul-geral do Brasil em TO fala sobre

carreira; Angola, e revela as primeiras impressões sobre o

Canadá. Pág.: 10

G20 Veja as fotos do sábado

negro para a história da cidade e a opinião

do premiê Dalton McGuinty sobre a

possibilidade de um novo encontro na

província de Ontário. pág.: 05

ImigraçãoMudanças nas regras

de imigração pelo processo de skilled

work. A lista de profissões para quem

quer imigrar para o Canadá foi reduzida e novas áreas foram incluídas. Pág.: 07

FOTO

s: ja

sON

Ra

NsO

M

O brasileiro Eurico da Silva conquistou o Queen's Plate e recebeu o troféu das mãos da Rainha Elizabeth II. Um milhão de dóláres em prêmio dividido entre os cinco primeiros colocados e a grande emoção do jóquei. "Estou impressionada pelo seu cavalo correr o tempo todo na frente", disse a rainha ao campeão Eurico. Páginas 14 e 15.

Brazilian DayO advogado Horácio Silva será

outro homenageado do Brazilian Day Canada. Ele conta por que escolheu o Canadá ao revelar a

paixão pelo país ao lado da família ao longo das três décadas desde

que deixou o Brasil. Pág.: 12

O novo impostoSaiba mais sobre o Harmonized

Sales Tax. Quais as vantagens e desvantagens que o HST traz

para a vida do consumidor canadense e conheça alguns

produtos que não serão afetados pelo imposto. Pág.: 06

Debaixo do Arco-írisA Gay Pride Parade reuniu um

público de cerca de um milhão de pessoas. Mesmo com a

discutida participação de grupo judeu que aproveitou a festa para

lançar protesto, o desfile não perdeu o brilho. Pág.: 16

ATENÇÃO!Os Ingressos para o camarote do Brazilian Day Canada, com vista privilegiada e direito a abadás para o show de Ivete Sangalo, já estão à venda. Maiores informações no site: www.braziliandaycanada.ca

Page 2: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 2

Jane Desmond Márcia Casado

Os nossos parabéns para todo o povo espanhol. a Copa do Mundo da África do sul foi

um dos mais belos eventos esportivos desta primeira década do século 21. O Brasil mais uma vez não conseguiu subir ao pódio e erguer a taça e soltar o grito de campeão. Como em toda competição e, principalmente o futebol, que vença o melhor! e a espa-nha foi a melhor em campo. Os suados 116 minutos da par-tida final da Copa provaram a garra dos jogadores espanhóis. andres Iniesta foi consagrado o herói nacional do país . Viva espanha! Nós não levamos o tro-féu de campeão para o Brasil, mas tam-bém temos o nosso campeão, não dos gramados, mas das pistas de corrida de cavalo. O jóquei brasileiro, eurico da silva, conquistou o Queen's Plate, o maior prêmio canadense desse tipo de esporte. além do prêmio, ele teve a feli-cidade de receber os parabéns da Rainha elizabeth II. Não é bacana? agora o nosso

herói das pistas de cavalo se prepara para outras duas grandes disputas e a gente cruza os dedos para que outras vitórias na carreira dele. em outras páginas do Brasil News, o grande sábado negro, que foi o dia de protestos mais violento da história de Toronto. O encontro do G20 reuniu lideranças do mundo inteiro para

cidade onde discutiram problemas sociais, eco-nômicos e ambientais. Mas a reunião pro-vocou a ira de muita gente e resultou em quebradeira no centro de TO e muitas pri-sões. algo nunca visto na história do país. Também nesta edição conheça o novo côn-sul-geral do Brasil em Toronto, o embaixador afonso Cardoso. Uma entrevista exclusiva e o registro do coquetel de recepção oferecido

a ele. Por fim, não poderia deixar de falar da grande festa, o Brazilian day Canada. abrimos as páginas da histó-ria de vida de mais dois homenageados do BdC, o advogado Horácio silva, e a corretora de imóveis, Cíntia de souza. Uma boa leitura.

A emoção da vitória Atestados de Antecedentesexistem muitas dúvi-

das entre as pessoas que estão dando

início a um processo de imigração, dentro ou fora do Canadá, com relação aos quais atestados da polícia devem ser incluídos.

a fim de prestar infor-mações acuradas, vamos concentrar este artigo espe-cificamente em aplicantes brasileiros.

Para que as informações sejam consideradas corre-tas e completas, você deve encaminhar ao departamen-to de imigração três tipos de certidões: a emitida pela polícia civil, a emitida pela polícia federal e finalmente, a certidão de distribuição.

É importante lembrar que o atestado da polícia civil deve ser obtido nos estados brasileiros onde o aplicante e seus dependentes tenham morado por mais de seis meses desde que completa-ram 18 anos de idade.

então, se você nasceu em são Paulo, por exemplo, e viveu lá até seus 14 anos

e depois se mudou para a Bahia onde viveu até seus 23 anos e por último, se mudou para o amazonas e viveu lá por mais nove meses, você terá que obter, também, as certidões dos estados da Bahia e do amazonas.

Tratando–se de aplicantes que tenham morado fora do Brasil por mais de seis me-ses, estes também terão que obter certidões de antece-dentes criminais de todos os países pelos quais te-nham passado. Portanto, se você morou, por exemplo, nos estados Unidos por seis meses, ou mais, você deve-rá obter as certidões que são emitidas pelo FBI.

estas instruções ainda são válidas para todos os aplicantes e seus dependen-tes que tenham 18 anos ou mais.

lembramos ainda que, as certidões enviadas aos con-sulados e departamentos de imigração canadenses de-vem ser originais e recentes.

Nossa melhor recomen-dação a todos os aplicantes

é que eles não omitam ne-nhum local onde tenham residido, porque qual-quer tipo de informação incorreta ou incompleta poderá causar perda de cre-dibilidade de seu processo e, possivelmente, levá-lo a ser recusado.

Finalmente, gostaríamos de salientar que os docu-mentos que deverão ser enviados para o consulado do Canadá no Brasil não precisam ser traduzidos, desde que estejam em in-glês, francês ou português.

se você tiver alguma dú-vida sobre este ou qualquer outro artigo, por favor, en-tre em contato conosco para maiores esclarecimentos.

desejamos a todos boa sorte e sucesso!

editorialPOR tania nuttall [email protected]

imigração | immigrationPOR marcia casado e jane desmond informe publicitário

Page 3: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 3 |

canadÁ | canadaPOR jandy sales [email protected]

O Canadá lança o tapete vermelho para a majestadeEm uma maratona de nove dias, a rainha Elizabeth visitou quatro cidades canadenses

a Rainha elizabeth II realizou 22a visita ao Canadá

com a expectativa de um retonro daqui a dois anos. Casada há 62 anos com o Príncipe Philip, duque de edinburg, ela visi-tou ao lado do marido as cidades de Ottawa, Win-nipeg, Toronto e Waterloo. Foram nove dias de visita e a expectativa que a Rai-nha elizabeth II regresse ao Canadá em 2012 para a celebração do diamond jubilee pelos 60 anos no trono.

durante a viagem, a Rainha elizabeth II se despediu da tripulação de navio em Halifax, lan-çou pedra inaugural do

Canadian Museum for Human Rights e lançou a a semente de uma nova via-gem prevista para daqui a dois anos. ela lançou a 'ja-nela' do diamond jubilee, um marco das seis décadas no papel de rainha do im-pério britânico.

a Rainha elizabeth II retorna ao império britâ-nico com os custos para manter a realeza de pé pu-blicados pelo Palácio de Buckingham. Pelos nú-meros divulgados, o custo público para manter a monarquia foi de $57 mi-lhões no ano fiscal que se encerrou em março o que representa 0,94 centos de dólar pagos por cada britânico.

O Primeiro-Ministro, Stephen Harper, a Rainha Elizabeth II e o Príncipe Philip lançam pedra fundamental do Canadian Museum for Human Rights

A Rainha Elizabeth II ao lado do Primeiro-Ministro, Stephen Harper, no Parliament Hill

A Rainha Elizabeth II lançou a Diamond Jubilee Window que marcará os 60 anos no trono em 2012

FOTO

s: ja

sON

Ra

NsO

M

Page 4: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 4

canadÁ | canada

ExPEDiEnTE | masthEad

UMa PUBlICaÇÃO dO BRasIl NeWs PUBlIsHeR INC.

Todos os direitos Reservados® www.brasilnews.ca 1554 dundas st. W

suite 201, Toronto - ON M6K 1T8Tel. 416 538-4298 Fax 416 538-9171

Publisher: Tania [email protected]

editor Chefe: Jandy [email protected]

administrativo: Fernando [email protected]

Vendas: Fernando [email protected]

diagramação: Marcus Sampaio [email protected]

Colaboradores:andrea Kezen, Brian Bowen, Carlos

Valente, Cristiano de Oliveira, everalda sidaravicius, Fernanda Beziaco,

Fernando Goscinscki, Fred Itioka,Olavo Queiroz, Rodolfo Torres

e steve Philipp

Próxima edição: 27/07/2010

Colunas e artigos assinados podem não expressar a opinião do jornal.

É proibida a cópia ou reprodução de qualquer artwork sem autorização prévia

do BrasilNews

POR jandy sales [email protected]

O Canadá tem novo governador geraldavid Johnston foi recebido pela rainha Elizabeth ii antes do anúncio oficial

O acadêmico david johnston esteve frente a frente

com a Rainha eliza-beth II três dias antes do anúncio oficial dado pelo Primeiro-ministro, stephen Harper, recebendo a ben-ção da majestade. johnston nasceu em sudbury e é pre-sidente da Universidade de Waterloo. ele foi vice-chan-celer da McGill University e professor da University of Toronto e University of Western Ontario.

antes da indicação de johnston, vários nomes fo-ram sondados, inclusive o do ator canadense William shatner, 79. Uma página no Facebook lançou campanha para a escolha do capitão Kirk de star Trek. shatner dis-se: "Thanks, but no thanks". david johnston substituirá Michäelle jean e assumirá o posto dia 1º de outubro.

David Johnston, designado Governor-General do Canadá

pelo Primeiro-Ministro Stephen Harper, recebe os cumprimentos da Rainha

Elizabeth II.

FOTO

: ja

sON

Ra

NsO

M

Page 5: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 5 |

canadÁ | canadaPOR jandy sales [email protected]

Outro G20? Não, obrigado.a afirmação é do premier de ontário, dalton mcguinty, sobre o encontro

Um dos verões mais quentes da his-tória do Canadá

com termômetros regis-trando médias de 35 graus lançou forte luz na história do país com o encontro do G20. Quando foi pergun-tado qual o motivo dos

protestos, um jovem res-pondeu: "estou aqui para protestar contra tudo". essa foi a declaração de um dos manifestantes que lotaram as ruas do centro de Toronto no sábado, 27. Resultado: arrombamento de lojas, três viaturas da polícia incineradas. enquanto isso, líderes das nações mais ricas do mundo reunidos no Metro Toront o C onve nt i on Centre.

Gastos em torno de $ 1.1 bilhão, cerca de 19 mil policiais nas ruas e quase

mil pessoas presas duran-te o G20. Os donos de lojas danificadas pelos mani-festantes esperam que o governo federal responda pelos estragos.

O pre m i e r d a l ton McGuinty declarou que espera que Toronto não

seja palco de outro encon-tro do G20. "Bom, vamos ver dessa maneira: se o Primeiro-ministro sentasse e falasse, 'podemos receber outro G20 em Toronto?' eu diria, eu acho, nós fomos lá, fizemos isso, e muito obrigado."

Após tumulto, é discutida a 'lei' dos cinco metros de distância do muro da área de proteção do G20 foi quebrada e policiais

agiram com excessoFO

TOs:

saU

l PO

RTO

e ja

Nd

y sa

les

Três viaturas foram incendiadas

durante os protestos contra o

G20

Donos de lojas atingidas pelos manifestantes querem que o

Governo federal arque com os

prejuízos

Page 6: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 6

canadÁ | canada

a n u n c i e a q u i : b r a s i l n e w s @b r a s i l n e w s . c a

muitos produtos ficaram de fora da aplicação do imposto

Pesquisa considerada pioneira quer abordar sexo, práticas e comportamentos sexuais

O HST Sexo entre homens é objeto de estudo em TO

Implantado no dia pri-meiro de julho, muita gente ainda não sabe,

mas o Harmonized sales Tax, não se aplica a mui-tos produtos. No total, segundo o Governo fede-ral, 83% dos produtos e serviços comprados pelos consumidores não terão o imposto aplicado no preço.

alguns dos serviços mais comuns do dia-a-dia como corte de cabelo, gastos ligados à energia, in-cluindo combustível para

aquecimento e eletricida-de estão fora do cálculo do HsT - que reuniu os 8% do PsT (Provincial sales Tax) e os 5% do GsT (Governamental sales Tax).

Outros itens aos quais o HsT não será aplicado são jornais, livros (incluindo audio books), fraldas, rou-pas para crianças, produtos femininos de higiene, e comidas pré-cozidas e be-bidas cujo valores sejam inferior a quatro dólares.

em meio ao universo multicultural cana-dense um grupo

de pesquisadores busca dialogar em duas lín-guas latinas para conhcer o perfil de homens que têm relações sexuais com outros homens. !Cuéntame Conta-me! é um estudo voltada para o público masculino de origem his-pânica e portuguesa. a pesquisa está sendo apli-cada para quem mora na Grande Toronto e a parti-cipação é feita de maneira confidencial pela internet.

segundo o pesquisador Marcelo Paolinelli, “a pes-quisa quer informar aos

gays, bissexuais e outros homens que têm sexo com homens nas comunidades de expressão hispânica e portuguesa sobre eles pró-prios, suas experiências, preocupações e questões em comum”.

d e a c o r d o c o m Paolinelli, as respostas à pesquisa são anônimas e qualquer informação obti-da através do estudo e que possa ser identificada com indivíduos em particular será mantida confidencial.

Pelas regras da pesquisa, o participante poderá ter acesso a um resumo do que se foi concluído da pes-quisa, caso ele manifeste

o interesse em receber tais informações. “O estudo ajudará organizações co-munitárias e públicas a desenvolver melhores po-líticas e serviços, além de servir de base para futu-ras pesquisas”, afirmou Paolinelli por email.

O interessado em par-ticipar do !Cuéntame Contame! deve acessar

o site www.contame.ca ou www.cuentame.ca, na versão em espanhol. Ou então, entrar em contato com o pesquisador Marcelo Paolinelli pelo [email protected] ou pelo fone 416 642 6486, ramal 2205. Os participantes da pesquisa concorrerão ao sorteio de um iPod Nano.

Page 7: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 7 |

Imigração reduz lista de Skilled Workers

O ministro da Cida-dania, Imigração e Multiculturalismo,

jason Kenney, afirmou no mês passado que prevê para este ano a entrada no país de cerca de 240 mil novos imigrantes. Para que essa meta seja cumprida, o ministro fez alteração no plano de imigração para suprir a falta de mão de obra qualificada em certas áreas com a seleção de candida-tos qualificados. O número de processos de imigração é bastante grande e o o departamento de Cidada-nia e Imigração do Canadá (CIC) irá limitar o número de pedidos aceitos por ano.

"Queremos ser jus-tos com aqueles que estão há mais tempo na fila de

espera", disse o minis-tro jason Kenney. desde que o Governo Federal re-organizou o processo e o critério para a apresentação de pedidos de imigração em novembro de 2008, o número de processos que aguardavam resposta caiu de 640 mil para 380 mil e a maior parte dos casos ti-veram uma decisão do Governo no período de seis a um ano.

de acordo com as con-sultoras de imigração, jane desmond e Márcia Casado, algumas profissões fo-ram eliminadas e outras foram acrescentadas, to-talizando 29 profissões. “a lista de 2008 (que era de 38 profissões) supria as neces-sidades daquela época. Mas

a economia e o mercado de trabalho se modificaram e a lista de profissões também foi modificada para refletir as necessidades e exigências do mercado”, afirmaram elas. segundo as especialis-tas, o processo de imigração pelo skilled work mantém as mesmas exigências, ainda é preciso atingir a pontua-ção mínima de 67 pontos. segundo jane e Márcia, para ter o processo aprovado,é preciso que o candidato te-nha curso superior (4 anos de universidade), mínimo de quatro anos de experiên-cia profissional, até 49 anos de idade e ser proficiente na língua inglesa ou francesa.

“O icing on the cake é ob-ter a proposta de emprego”, afirmaram.

nove profissões foram retiradas da lista do processo de qualificação profissional

POR jandy sales [email protected]

comunidade | community

• Restaurant and Food Service Managers

• Primary Production Managers (Except Agriculture)

• Professional Occupations in Business Services to Management

• Insurance Adjusters and Claims Examiners

• Biologists and Related Scientists

• Architects• Specialist Physicians• General Practitioners and

Family Physicians• Dentists• Pharmacists• Physiotherapists• Registered Nurses• Medical Radiation

Technologists• Dental Hygienists & Dental

Therapists

• Licensed Practical Nurses• Psychologists• Social Workers• Chefs• Cooks• Contractors and Supervisors,

Carpentry Trades• Contractors and Supervisors,

Mechanic Trades• Electricians (Except Industrial

& Power System)• Industrial Electricians• Plumbers• Welders & Related Machine

Operators• Heavy-Duty Equipment

Mechanics• Crane Operators• Drillers & Blasters - Surface

Mining, Quarrying & Construction

• Supervisors, Oil and Gas Drilling and Service

EssAs sãO As 29 prOfIssõEs válIDAs pArA O prOcEssO DE ImIGrAçãO pElO skIllED WOrk, sEGuNDO O

mINIstérIO DE ImIGrAçãO:

Page 8: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 8

Faça sua avaliação gratuitamente, e na compra de um pacote de tratamento, ganhe uma gomagem.

Esteticista formada no Brasil com mais de 20 anos de experiência.

Elza (647) 968.4702Atendimento com hora marcada e exclusivo para o público feminino

E-mail: [email protected] Orkut: Estetica Facial e Corporal

•Tratamento Facial e Corporal

•Tratamento Alternativo

• Drenagem Linfática

• Eletroterapia

PREPARE SEUCORPO PARA

O VERÃOligue e marque uma

avaliação grátis!

falamosPortuguês

Pela primeira vez, dilma rousseff sai do empate e supera o tucano, José serra, nas intenções de voto

CNI/Ibope: Dilma lidera com 40%; Serra tem 35%

direto de brasíliaPOR rodolfo torres [email protected]

Pe s q u i s a C N I /Ibope divulgada na segunda quinzena

de junho revela que a can-didata do PT à Presidência da República, dilma Rous-seff, tem 40% das intenções de voto. esta é a primeira vez que a petista aparece na frente do candidato do PsdB ao Planalto, josé serra. No levantamento, o tucano conta com 35%. Por sua vez, a candidata do PV, senadora Marina silva (aC), registra 9% num cenário com três candidatos.

Num eventual segunda turno entre dilma e serra, ela teria 45% dos votos vá-lidos contra 38% de serra.

“Uma situação inversa ob-servada há três meses”, afirma o levantamento.

em outro cenário, des-sa vez com 11 candidatos, dilma mantém a liderança com 38,2%. ela é segui-da por serra, que detém 32,3%. já Marina conta com 7%.

Na pesquisa Ibope ante-rior, divulgada em março, dilma estava empatada tecnicamente com serra. a petista registrava 33% con-tra 35 do tucano. Marina detinha 8 %.

a pesquisa, cuja margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, foi realizada entre os dias 19 e 21 deste

mês com 2.002 pessoas em 140 municípios.

Os petistas comemora-ram. O presidente do PT, josé eduardo dutra, disse que o resultado da pesqui-sa mostra que a campanha está no caminho certo. "Por isso, vamos manter a mesma linha", disse ao jor-nal O estado de s. Paulo.

do outro lado, a opo-s iç ão quest ionou os números. “eu respeito a pesquisa feita pelo Ibope, mas temos recebidos nú-meros que apontam uma diferença em torno de quatro pontos percentuais a favor de serra. Inclusive, o levantamento que esta-mos usando para consumo

interno do partido foi con-cluído no sábado. Ou seja, mostra um quadro atu-al”, afirmou o presidente nacional do deM, depu-tado Rodrigo Maia (Rj), ao estadão.

outro recordea pesquisa também

aponta um recorde: 85% dos brasileiros aprovam a forma de o presidente lula governar o país. O índice é dois pontos percentuais acima da rodada de março. a confiança no presidente também é recorde: 81% confiam em lula, o que representa quatro pontos acima da rodada anterior.

em relação ao governo, a avaliação positiva per-maneceu estável: 75%

consideram o governo “ótimo” ou “bom”.

Portal Brasil News: feito especialmente para você Agora, além do jornal, o Brasil news começa a investir em mais uma ferramenta de comunicação, o site Portal brasil news. Tudo sobre eventos, saúde, esporte, informações úteis e outros assuntos estarão esperando por você, além de vídeos especiais sobre o melhor do que acontece em Toronto.

Se você tem interesse em colaborar com idéias para o site, ou até mesmo escrever matérias ou fotografar, mande um e-mail para [email protected]

bárbara d’oro | EDiTOrA E rEPórTEr POrTAl BrASil nEwS

Marina Silva (PV): crescimento na pesquisa de intenção de voto do CNI/Ibope

Dilma Rousseff (PT): saiu do empate na pesquisa de intenção de voto do CNI/Ibope

José Serra (PSDB): posição estável nos números da pesquisa

Page 9: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 9 |

em 2006, Conrado adolpho, desco-briu que não havia

nenhum livro brasileiro sobre marketing digital e decidiu que estava na hora de o país ter um. arrega-çou as mangas e iniciou uma profunda pesquisa para conceber o livro Google M a r k e t i n g , que hoje em sua terceira edição e é um dos livros de marketing mais vendidos do país.

O l i v r o apresenta ao lei-t o r a s p e c t o s fundamentais para melhorar as ações de marketing digital.  "Mostra uma me-todologia clara para que um empresário implemente ações de marketing digital de for-ma concisa, organizada e eficiente. Mostra o mode-lo dos 8 P’s do marketing digital. O livro também mostra como o empresá-

rio pode utilizar o Google e as redes sociais para gerar

maior receita e lucrativida-de por meio de ferramentas que muitas vezes são gratui-tas", explica Conrado.

s e g u n d o C o n r a d o adolpho, o sucesso do li-vro se deve ao fato de ser como um tradutor do

mundo offline e online e explica como é importante que os gestores com mais de 30 anos come-cem a pensar digitalmente, pois senão ficaram perdidos no tempo. "além da lingua-gem simples para explicar

coisas que parecem com-plexas, o Google Marketing foi o primeiro a mostrar esse mundo digital para o mercado em geral. ele é o pioneiro e naturalmente, o líder de

vendas por conta disso", analisa o

executivo.além disso, Conrado co-

menta que outro mérito do livro é a maneira organiza-da com que ele mostra os pontos a serem explorados. Os leitores poderão enten-der a metodologia dos 8

P’s e or-ganizar as ações

e pensamentos da empresa.

Com o mundo vivendo a grande interação da web 2.0, Conrado comparti-lhou conosco sua opinião a respeito da potencia do Google e contou que para ele a verdadeira revolução digital é feita pelos próprios usuários.

"O Google teve um gran-de mérito de gerar dinheiro com o conceito de inter-net, de que é um ambiente democrático e que possibi-lita as pequenas empresas a entrarem em pé de igual-dade com as grandes. Com os links patrocinados, o Google conseguiu pou-par uma enorme quantia de receita para financiar inovação. Mas não com-partilho da opinião de que

ele é o precursor da revo-lução na web, a verdadeira revolução acontece nas re-sidências e escritórios de todo o país. O verdadei-ro revolucionário digital é o próprio consumidor. O próprio usuário de inter-net é quem está mudando a cara da sociedade com ini-ciativas geniais" conclui.

Conrado já planeja es-crever um novo livro no mesmo segmento e tam-bém mantém uma agenda cheia, realizando palestras, cursos e treinamentos pelo país. Para saber mais, visite: www.conrado.com.br.

O segredo do marketing digital

tecnologia | tEchnologyPOR fernanda Beziaco [email protected]

livro google marketing aborda a utilização da web 2.0 para gerar lucratividade

a n u n c i e a q u i : b r a s i l n e w s @ b r a s i l n e w s . c a

com o mundo vivendo a grande

interação da web 2.0, conrado compartilhou conosco sua opinião a

respeito da potencia do Google e contou que para ele a verdadeira revolução digital é feita pelos próprios usuários

Conrado Adolpho é autor do livro Google Marketing

O livro Google Marketing apresenta ao leitor aspectos fundamentais para melhorar as ações de

marketing digital

Page 10: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 10

Direito Criminal• Violênciadomésticae

abusossexuais• Roubos,assaltosefraudes• Delitosdedroga• Conduzirembriagado• Tribunaldemenores

Direito de Família• Divórcioseacordos

deseparação• Pensõesfamiliares• Custódiaeacesso• Proteçãoinfantil• Divisãodebens

 ToronTo office 

1170DundasSt.W.Suite210Toronto,ON.,M6J1X4

Tel: 416 850.1383Fax:416850-7543

 Mississauga / braMpTon 

7150EdwardsBoulevardSuite210,Mississauga,ON.,L5S1Z1

Tel: (905) 698 0398Fax:(905)6980399

MárioPaiva,B.A.,LL.B.

AdvogAdo Português

15 Anos de Experiência

Atendemos Chamadas 24 horas por diaE-mail: [email protected]

comunidade | communityPOR jandy sales [email protected]

FOTO

s: j

aN

dy

sale

s

após duas semanas no cargo, uma conversa com o embaixador afonso cardoso sobre o trabalho na embaixada de angola e sobre Brasil e canadá

Consulado-Geral do Brasil em TO sob novo comando

O início da con-versa com o novo cônsul-geral do

Brasil em Toronto, o embai-xador afonso Cardoso, não foi pontuada pela rela-ção política ou econômica entre o Brasil e angola, mas pela música. O embaixador traduziu a relação com o nosso país irmão na África ao lembrar O dia da ami-zade, que é promovido pela TV Globo Internacional sendo considerada a maior festa brasileira em angola. a Banda Calypso e a cantora e apresentadora Xuxa foram algumas das atrações do evento que levaram a alegria brasileira para o palco do estádio do Coqueiro onde 30 mil pessoas cantaram e dançaram. lá, também, o embaixador conheceu a cantora Ivete sangalo. "Uma artista simples e minha esposa a acompa-

nhou durante uma visita ao hospital de luanda que trata de pessoas com aids", disse.

em angola vivem cerca de 40 mil brasileiros e, segun-do o embaixador afonso Cardoso, o perfil da comu-nidade brasileira no país é de um comunidade mais presa a contratos de traba-lho. "as empresas brasileiras e as demais que operam no país africano têm uma clara preferência por profissio-nais brasileiros devido ao excelente nível profissio-nal", disse.

de acordo com o embai-xador afonso Cardoso, os

setores de maiores deman-da são engenhara, medicina e consultoria. "as campa-nhas políticas em angola são quase todas realizadas por profissionais da área de marketing do Brasil. as principais construto-ras brasileiras estão todas lá: Odebrecht, Guttierrez e C amargo C orre ia .

Barragens, usinas, aeropor-tos e rodovias estão sendo construídas no país através de empresas brasileiras. de acordo com o embaixador,

são 30 mil angolanos que trabalham para a constru-tora Odebrecht e a empresa é a do setor privado com o maior número de emprega-dos no país e emprega cerca de três mil brasileiros.

angola enfrenta mui-tos obstáculos em diversos setores que impedem o de-senvolvimento do país. Um termômetro para ana-lisar esse entrave é o censo populacional do país. O em-baixador afonso Cardoso explica que o último cen-so realizado no país data de 1971. "somente ago-ra um novo levantamento

populacional está sendo feito com a participação de consultores brasileiros contratados pelo Governo angolano e será o primeiro censo do país".

Há cerca de 15 dias no co-mando do Consulado-Geral do Brasil em Toronto, o em-baixador afonso Cardoso, lança as primeira impres-sões em torno das diferenças entre comunidade brasilei-ra em angola e no Canadá. "aqui você vê mais o fator individual que é o brasileiro em busca de uma realização pessoal, profissional e que passaram pelo processo imi-gratório, uma realidade que não existe em angola", dis-se ele.O sistema de contrato de trabalho estreita os laços do brasileiro com o Brasil, segundo o embaixador. "Os brasileiros trabalham de 40 a 60 dias seguidos e tem o di-reito de passarem de 10 a 15

dias no Brasil".O país que passou 41 anos

em guerra e se tornou in-dependente de Portugal somente em 1975 possui uma infra-estrutura pre-cária com problemas de saúde pública preocupan-tes, conta o embaixador afonso Cardoso que dis-se ter sido acometido pela malária apesar de manter sempre o cuidado redobra-do com a saúde. "angola é um país que está se recons-truindo, um país fascinante e que tem história e culturas muito comuns com o Brasil. Nós temos os vizinhos de

porta: argentina, Paraguai e Uruguai, e temos os nos-sos 'vizinhos de janela' como angola".

O embaixador afonso Cardoso é carioca e traba-lha para o Itamaraty há mais de 40 anos. ele já trabalhou para as embaixadas brasi-leiras na Hungria; nos eUa; no Uruguai; no Chile e, mais recentemente, em angola. ele desempenhou trabalhos junto à assembléia Geral e ao Conselho de segurança da ONU e agora estará pela primeira vez à frente de um Consulado-Geral do Brasil.

"anos atrás no Itamaraty, lutávamos para mudar o conceito de Consulado para que não seja visto apenas como repartição pública, mas como prestador de ser-viços, deixar de ser uma repartição fechada para ser um centro mais aberto e ca-paz de responder com mais rapidez às demandas dos brasileiros e seguir a maior das metas: organizar as co-munidades brasileiras no exterior e ter uma represen-tação política no exterior". Outro aspecto importante destacado pelo embaixador

afonso Cardoso é a promo-ção comercial. "Toronto é a maior cidade do Canadá e por isso concentra a maior atividade econômica do país, atraindo a atenção dos investimentos brasileiros para a cidade".

O embaixador afonso Carodoso é casado com a artista plástica gaúcha, solange escosteguy e o ca-sal tem três filhos: Pedro (Conselheiro do Brasil em Moçambique); Marcelo (di-retor de arte de empresa americana), e Mariana (in-térprete em Brasília).

Há menos de um mês no Consulado e a primeira leitura do Brasil News pelo embaixador Afonso Cardoso.

O cônsul Afonso Cardoso saiu da embaixada do Brasil em Angola para assumir o Consulado-Geral do Brasil em TO

Anos atrás no Itamaraty

lutávamos para mudar o conceito de

consulado para que não seja visto apenas como

repartição pública

Page 11: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 11 |

Novo cônsul recebe as boas-vindas

POR jandy sales [email protected]

comunidade | community

"eu sou um homem de sorte por estar aqui". essas foram

algumas das palavras do discurso do cônsul-geral do Brasil em Toronto, afonso Cardoso, no coquetel de boas-vindas realizado pelo Consulado-Geral do Bra-sil em Toronto e pelo Brazil-Canada Chamber of Commerce. segundo ele,

"será estimulante trabalhar com amigos da comunidade e parceiros canadenses". O embaixador afonso Car-doso esteve à frente da embaixada brasileira em angola (reportagem com-pleta sobre o novo cônsul na página 10) e agora subs-titui o embaixador américo Fontenelle, que assumiu o Consulado-Geral do Brasil em sidney, na austrália.

enquanto o embaixador do Brasil no Canadá, Paulo Cordeiro de andrade Pinto, aproveitou a ocasião para desejar votos de boas-vin-das ao novo cônsul e se despedir da comunidade.

"eu deixo Ottawa com boas memórias do trabalho do Brazil-Canada Chamber of Commerce e testemunhei a quantidade e a qualidade nas relações entre os dois países", disse ele. "estou muito orgulhoso de dizer essas palavras antes de re-gressar para o meu país".

O presidente do con-selho de diretores do Brazil-Canada Chamber of Commerce, eduardo Klurfan, que é também vice-presidente Global Transaction Banking do banco Nova scotia, em Toronto, congratulou o em-baixador afonso Cardoso e aproveitou a solenida-de para homenagear Mary anderson, que deixa a presidência da câmara de comércio para se dedicar a novos projetos. "eu agra-deço tudo que ela tem feito pela câmara de comércio até agora".

O B r a z i l - C a n a d a Chamber of Commerce existe desde 1973 e realiza

seminários, conferências e outras atividades a fim de divulgar o potencial econô-mico e criar oportunidades de negócios entre o Brasil e o Canadá. O embaixa-dor afonso Cardoso esteve à frente da embaixada

brasileira em angola (re-portagem completa sobre o novo cônsul na página 10) e agora substitui o embai-xador américo Fontenelle, que assumiu o Consulado-Geral do Brasil em sidney, na austrália.

FOTO

s: ja

Nd

y sa

les

O novo cônsul-geral do Brasil em TO, embaixador Afonso Cardoso, ao lado da esposa Solange

Escosteguy.

O pres. do Grupo Brasil, Josivaldo Rodrigues; a advogada Victoria Bull; a corretora de imóveis,

Cíntia de Souza; a embaixatriz Solange Escosteguy; Rosemary Baptista, e o embaixador Afonso Cardoso.

O empresário Arnon Melo; José Eduardo, funcionário do Consulado-Geral do Brasil em TO, e

o empresário Peter Hawkins

O embaixador do Brasil no Canadá, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto; Gilberto Jungblut, do Consulado-

Geral do Brasil em TO, ao lado da esposa, Diana

O pres. do Cons. de Diretores do Brazil-Canada Chamber of Commerce, Eduardo Klurfan, ao lado

de Mary Anderson, que deixa a presidência da instituição

Page 12: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 12

www.lawrenceparkdental.com

Especial de Verão – 10% OFF

Marque seu exame completo (exame + radiografias) com Dr. Olavo durante os meses de Julho e Agosto e ganhe

10% de desconto na limpeza!

Recorte e traga este cupomno dia da sua visita

FOTO

s: a

RQU

IVO

Pes

sOa

l

POR jandy sales [email protected]

brazilian day canada

"Ch e g a m o s a To r o n t o n o dia 16 de abril

de 1976. Nossa mudança para o Canadá deu-se pelo fato de ter recebido con-vite do Pe. alvírio Mores, (sacerdote católico) para trabalharmos junto à comunidade de língua por-tuguesa em Toronto.

Na arquidiocese de são Paulo, como voluntários, minha esposa antonieta e eu fazíamos parte de gru-pos de casais cristãos. a nossa experiência nesse se-tor e como Conselheiros Familiares, motivou aque-le sacerdote a nos convidar para trabalhar em Toronto.

sou advogado, continuo inscrito na OaB/sP, faço consultoria para o Brasil. Trabalhei muitos anos com

Comercio exterior, re-presentei várias empresas, importando produtos bra-sileiros para o Canadá. No momento dedico-me às Companhias: Portuguese language services e Brazil-Canada Guide, e ambas, dão-me o prazer de atender à comunidade brasileira.

Temos três filhos: Horácio, ana Paula e Marcelo os quais cresceram e educa-ram-se no Canadá, todos estão casados e já nos de-ram a alegria de sermos avós.

apesar das diferen-ças cu lturais e dos problemas iniciais que to-dos os imigrantes passam, nunca tivemos qualquer intenção de retornar para o Brasil. somos bem acolhi-dos, principalmente pelas

comu-nidades portu-guesas e brasileiras. a nossa co-munidade e r a m u i -to pequena quando che-gamos aqui chegamos, de modo que, fo-mos assistindo a chegada e o crescimento da nossa comunida-de, fazendo novas amizades, sempre procu-ramos ajudar no que era possível àqueles que nos procuravam, sentíamos que era uma obrigação dos mais antigos darem às mãos aos recém-chegados,

e foi de certo modo, o que deu origem ao Brasil-Canada Guide. as páginas verdes do Guia dão as orientações indis-pensáveis a todos os que necessitam de informa-ções, principalmente new commers.

No Canadá, ficamos interligados ao

Brasil de um modo muito gratificante. Minha esposa antonieta silva fundou há 27 anos uma organização de caridade que se chama Generous Hearts, organi-zação sem fins lucrativos, a qual toda família e amigos uniram-se aos objetivos da

organização e ao longo dos anos, estamos ajudando e mantendo alguns projetos no Nordeste do Brasil, o site é: generoushearts.org

a TV Globo Internacional e o Brasil News promovem o Brazilian day Canada que é uma iniciativa bri-lhante, comprovada pelo entusiasmo dos brasileiros o ano passado por ocasião do primeiro festival que foi um sucesso!

Nossos votos de que, no dia 6 de setembro, possa-mos participar desse dia com o mesmo entusiasmo e alegria dessa vibrante co-munidade que é a nossa brasileira".

Um Brazilian Canadian e o trabalho social da família no Canadá e no Brasilautor do Brazil-Canada Guide, o advogado horácio silva será outro homenageado no Brazilian day canada

Os avós Horácio e Antonieta com os netos Jessica, Sophia e Thomas

Horácio Silva ao lado da familia Lira Silva

reunida

Page 13: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 13 |

a corretora de imó-veis Cintia de souza segue uma rotina

de compromissos com horá-rio e datas bem agendados e tem uma jornada de traba-lho sem hora para acabar. Profissinal bem sucedida no mercado imobiliário de Toronto, o Canadá entrou na vida da corretora não por acaso. "Foi um encontro da família com uma tia que já morava no país. Tínha-mos o sonho de morar no estados Unidos, porém depois de gostarmos muito daqui resolvemos ficar". O que mais toca o coração da carioca Cintia de souza quando o Brasil vem à mente são, segundo ela, os próprios brasileiros, o calor humano do povo, os amigos, a culi-nária, as frutas naturais, as praias e a natureza.

e se o cenário dos negó-cios fosse o país gigante da

américa do sul em vez do Canadá, seria possível o su-cesso no setor de imóveis também no Brasil? "É mui-to difícil de dizer por que eu não sei como é o Brasil em termos de mercado de tra-balho. Vim para o Canadá com sete anos de idade, não cheguei a trabalhar no Brasil, apenas estudava. algumas pessoas falam que com cer-teza eu seria bem sucedida lá devido à minha persistência, enquanto alguns falam que hoje está bem difícil conse-guir algo no Brasil".

No mercado mobiliario desde fevereiro de 1997, Cíntia de souza conquistou recentemente dois prêmios: o Chairman Club award, concedido pela Re/Max Ontario atlantic e o Hall of Fame award. ambos os prê-mios consagraram o talento da corretora de imóveis, que é casada com Rodrigo de

souza, outro profissional do setor que conseguiu em abril do ano passado a licen-ça de venda de imóveis.

as portas do mercado imobiliário foram abertas para Cíntia de souza depois que ela participou do pro-grama Co-op education. O contrato de trabalho foi de secretária da empresa Re/Max. "Comecei a aprender tudo do mercado imobiliário com os melhores corretores da Re/Max", disse ela.

a licença para vender imó-veis foi conquistada em 2005 e depois veio a licença de

Broker que possi-bilitou Cíntia de souza a abrir o próprio escritório. "eu não considero somen-te uma profissão, mas uma paixão/hoby. eu amo o que faço, pois posso ajudar várias pessoas a realizar o sonho de ter uma casa própria ou uma casa melhor. Não há dinheiro que pague esse sen-timento de poder ajudar ver as pessoas felizes".

Cíntia de souza expres-sou bastante felicidade quando foi comunicada da

homenagem que receberá no Brazilian

day Canada, uma festa que ela participou ano passado. "O evento foi um successo, foi tudo que eu imaginei e muito mais. a produtora-executiva, Tania Nuttall, fez um excelente trabalho na produção do evento e para-béns a todos que ajudaram e apoiaram a festa", afirmou.

sobre o Brazilian day Canada deste ano, que terá como grande atração, a can-tora baiana Ivete sangalo, a corretora de imóveis Cíntia de souza, acredita que o

evento terá um público bem maior. "este ano acredito que o número de pessoas vai duplicar comparando com o ano passado. a nossa comunidade esta crescen-do rapidamente e creio que esse ano será dez vezes me-lhor que 2009. estaremos lá mais uma vez apoiando e convido todos a estarem lá tembém para apoiar a nossa cultura", disse

"O Brasil é reconhecido por todas as nações e todas elas gostam do nosso país.Todos têm o seu momen-to de também quererem ser brasileiros. então va-mos proporcionar a eles esse dia e que todos possam vestir uma camiseta verde e amarela e celebrar a nos-sa cultura juntos", afirmou Cíntia de souza.

Uma homenageada de talentocíntia de souza traz para o mundo imobiliário talento e charme. Ela também será homenageada no Brazilian day canada.

POR jandy sales [email protected]

brazilian day canada

FOTO

: a

RQU

IVO

Pes

sOa

l

vamos proporcionar a

eles esse dia e que todos possam vestir uma camiseta verde e amarela e celebrar a nossa cultura

juntos

Hall of Fame foi um dos prêmios conquistados por Cintia pelo

trabalho de corretora de imóveis

Page 14: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 14

esPecial | sPEcial

O jóquei eurico da silva não apenas conquistou um

dos maiores prêmios do jóquei mundial, o Queen's Plate. No dia quatro de julho, ele foi agraciado com o aperto de mão da majes-tade, a Rainha elizabeth II.

eurico recebeu os cum-primentos da rainha e levou para casa não somen-te o prestígio conquistado, mas um bom prêmio. ele levantou o troféu e somou à conta bancária uma boa grana. de acordo com o nosso campeão, os cinco primeiros lugares da com-petição dividiram o prêmio de um milhão de dólares.

Uma curiosidade que flerta com a nossa imagina-ção é saber o que o jóquei

eurico da silva conversou com a Rainha elizabeth II durante o rápido, mas pre-cioso momento de sua vida.segundo ele, a rainha falou que ficou "impressionada com o seu cavalo correr o tempo todo na frente". e ele respondeu: "também estou impressionado com o meu cavalo". O compa-nheiro de quatro patas e que orgulha o nosso jó-quei é o cavalo Big Red Mike.

O Queen's Plate é considerado a mais tradicional corrida de cavalos do Canadá. a primeira prova foi em 1860. são 2.400 metros e é dividia em três provas - que formam a Tríplice Coroa. eurico da silva

conquistou a primeira cor-rida e até o fim deste mês

terá mais uma compe-

tição pela frente, que é o Fortari, e, em seguida, o úl-timo desafio denominado

de Breeders.Natural da cidade de Buri,

interior de são Paulo, e mo-rando há cinco anos no

Canadá, eurico da silva, 36 anos, começou no jó-quei ainda no

Brasil quando se tornou profissio-na nesse tipo de

esporte em 1991. e como ele mesmo conta, o número de vitórias somam mais

de mil. ele já teve o

O jóquei Eurico da Silva venceu a

primeira prova do Queen's Plate e ainda terá outras duas pela

frente para conquistar a Tríplice Coroa

Queen's Plate é a mais tradicional corrida de

cavalos do Canadá e existe desde o século 19

Um dia de reio jóquei brasileiro Eurico da silva recebeu troféu das mãos da rainha Elizabeth ii ao conquistar o Queen's Plate

FOTO

s: d

IVU

lGa

ÇÃ

O

Page 15: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 15 |

TUDO NOVINHO!!Casa com 3 apartamentos.Por apenas $489,900.00Grande oportunidade para morar num apartamento e alugar os outros dois. Estacionamento para 4 carros

NAO PERCA!! $159,900.00 Apartamento 2 quartos, 2 banheiros, lavanderia, piscina interna, salão de festas, sauna, academia e muito mais

Lindo Lindo!! Apartamento com 2 quartos completamente reformado, balcão de granito, banheiro c/ box de vidro. Uma

vista panorâmica do rio Humber e da cidade de Toronto

Um corretor brasileiro, honesto e competente.22 anos de experiência e integridade.

Garden City Realty Inc., Brokerage905-641-1110

647 221-2755

Pensando em vender seu imóvel?Ligue para o corretor que entende.Ofereço avaliação grátis de seu imóvel,e aconselhamento profissional para venda rápida e melhor preço.

Pensando em comprar?Confie no corretor com 20 anos de experiência. Ligue para saber suas opções, mesmo não tendo o dinheiro da entrada.

OPORTUNIDADE

passaporte carimbado para corridas nos estados Unidos, singapura e Macau.

ao lado da esposa, Cláudia, o nosso campeão das pistas de corrida de ca-valos mora em etobicoke e treina diariamente na pista de Woodbine. de acordo com eurico da silva, o bom desempenho no cavalo é

graças ao treino diário que dura quatro horas todas as manhãs. Com somente a terça-feira livre na agenda, durante a nossa entrevista por telefone a poucos dias das conquista do Queen's Plate, o cavaleiro revelou outra faceta para manter-se firme no páreo: "depois do treino de pista, treino ainda

com cavalo mecânico", re-velou ele.

Protagonista de um im-portante título que lhe possibilitou levar o nome do Brasil aos olhos da re-aleza, eurico da silva fez uma confissão ao 'amigo' de competição, o cavalo Big Red Mike a poucos minutos da prova. O que ele ouviu

da rainha elizabeth II, o jó-quei já revelou, mas antes da grande emoção na pis-ta existiu alguma confissão entre os dois amigos? sim! e eurico nos compartilha. "eu falei para o meu cavalo: 'Meu amiguinho, vamos fa-zer o melhor possível. É só para você saber que a rai-nha tá vendo a gente". sob os olhares da vossa majes-tade, eurico da silva, fez bonito e recebeu a benção da Rainha elizabeth II.

"Estou impressionada com o seu cavalo correr o tempo todo na frente", foi o que o jóquei Eurico da Silva ouviu da Rainha Elizabeth II

Eurico da Silva ao lado da esposa Cláudia em recente evento social

FOTO

: ja

Nd

y sa

les

"Eu falei para o meu cavalo: 'Meu amiguinho, vamos fazer o melhor possível. É só para você saber que a

rainha tá vendo a gente", confessou Eurico ao cavalo Big Red Mike

Page 16: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 16

Os juros do seu cartão de crédito estão muito altos?

Oferecemos flexíveis formas de pagamento

Resolvemos seu problema financeiro sem declarar bancarrota (falência)

RUMANEK & COMPANY LTD Administradores de Propostas, Consolidação de Dívidas e Trustee de BancarrotaEscritório Central: 1280 Finch Ave. West, S. 714 Filiais: Scarborough, Mississauga, Etobicoke & Downtown Toronto

MONICA G. STANLEYEstate Coordinator BIA

Registered Insolvency Counsellor

[email protected]

Direct Line: 416-452-3751416-665-8326 ext-307Fala-se Português e Inglês

Crise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃOCrise nas Dívidas? NÓS TEMOS A SOLUÇÃO

Venha saborear comidaautêntica brasileira!!!!

(647) 340-4036 1702 st. clair aVe. W. toronto on

inaugurado9 de junho

gay Pride Paradepor jandy sales [email protected]

Foi um domingo de sol inacreditável: os termômetros

chegaram a superar a marca dos 35 graus. Ufa! Muito calor, mas também muito molha-molha. até o o Corpo de Bombeiros apareceu no desfile para refrescar a festa. O per-sonagem Charada, o calo no pé do Batman, deu o ar da graça ao lado de outras dezenas de vilões. Pre-

sença também, claro, das tradicionais drag queens e os corpulentos rapazes.

Nem dava para acredi-tar que as mesas ruas que foram palco de protes-tos contra o encontro dos líderes de países mais in-dustrializados dos mundo, o G20, brilhava o colorido do arco-íris. "É uma gran-de demonstração para o mundo que o Canadá é um lugar de pessoas de

cabeças completamen-te abertas", disse Cheryl MacNeill, morada da cida-de canadense de Oshawa.

Os judeus tiveram a de-legação lGBT (lesbian, gay, bisexual, transgender) Kulanu nas ruas. Outro grupo judeu presente na

30 Gay Pride Parade foi o QuaIa - Queers against Israeli apartheid. a pa-lavra 'queer' da sigla é outro nome no idioma inglês para chamar os ho-mossexuais - um similar no Brasil seria 'bicha' ou 'viado'. a participação do

QuaIa foi discutida para não usar o evento com intenção política. Tem dúvida se na terra onde Cristo nasceu há Gay Parade? Casais judeus trocaram beijos e cartazes afirmavam que Tela Viv, Israel, tem a maior Parada

Gay do Oriente Médio. a Gay Pride Parade de

Toronto começou às 14h e terminou no começo da noite, mas a cidade de Toronto viveu a semana do Orgulho Gay. as come-morações encerram com o desfile de domingo.

a gay Pride Parade reuniu mais de um milhão de pessoas nas ruas do centro de to

O colorido do arco-íris sob a benção do sol

O prefeito de TO, David Miller, no meio da folia da

Gay Parade

As cores vivas do orgulho gay

Bárbara, a garota-

Brazilian Day Canada

O empresário brasileiro, Edward

Saunders, apreciando a Gay Parade

Fúria cor-de-rosa

Just Married

Frutas cítricas e a saúde gay de bem com a

vida

Page 17: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 17 |

caixa 27” $250,00 caixa 48” $350,00

para outras localidades, favor consultar

Envie sua caixa até o final da copa para São Paulo (capital), Rio de Janeiro,

Espírito Santo e Minas Gerais

Últimos dias para você aproveitar o

container que sai dia 25 de julho

Promoçãode lançamento

mudanças e envio

de caix

as Para o brasil

fonE: 647 654 1236 WaRlEy EMail: [email protected]

Tudo que você precisa em um só lugar!

PISOSHARDWOOD

com preçosespeciais

CORTINAScom descontos de25%

TINTAS

BENJAMINMOORE*

TAPETEScom descontos de35 a 40%

Agora aberto

aos domingos

das 11 às 4pm

*Na Compra

de 4 galões

free 1 C.I.L.

Tel: 461 537-3467/535-0007 | Fax: 416 537-8010 1554 Dundas Street West Toronto ON M6K 1T8

Decore sua casa com Marina’s Interior Design

Faça-nos um consulta, visite nossa loja e confi ra nossas promoções.

Tintas Benjamin Moore e C.I.L.

Cortinados feitos sob medida, persianas verticais e horizontais HUNTER DOUGLAS. Pisos laminados hardwood em bamboo e engineering wood, V.C. tiles e Marmoleum.

Excelente seleção de Tapetes com diferentes estilos, padronagens e cores.

Acessórios, móveis e objetos de decoraçãodo clássico ao moderno.

www.decorterminal.ca

moda | fashionpor jandy sales [email protected]

ela foi convidada ano passado para mostrar o mundo

colorido e sexy da moda na semana da Gay Pride, mas foi impedida devido a um acidente. Mas a pas-sarela este ano recebeu as coleções da estilista. O palco foi o do Budies in Bad Times Theatre.

de acordo com Baby, apenas o reciclado estava nos planos, mas mudou de ideia. "Comecei a tra-balhar com outros tipos de tecidos. a minha ideia foi explorar a Gay Pride, trazer um pouco a expres-são de cada um, sem um tipo de corpo específi-co. Uso muitas cores por que é isso o que a gente vê com o desfile da Gay Pride", afirmou.

Baby steinberg usou plumas, couros, plásti-cos, lamme e materiais bem brilhantes. Tudo que chama a atenção e que é sexy e visual na moda gay. "Quem quiser pode usar somente o amarelo, ou somente o azul. Cada um tem a sua maneira de se expressar e muitaas vezes não tem nada a ver com a opção sexual", disse ela.

recicladoO reciclado entra na

moda da estilista Baby steinberg pela porta dos supermercados. "Guardo as sacolas e quando tenho bastante, eu faço o vesti-do", disse ela. detalhe: aparelhos de telefone ce-lular também estão na lista de materiais usados

pela estilista. essa face-ta na moda foi mostrado por steinberg em abril quando ela participou do Toronto alternative Fashion Week.

a e s t i l i s t a B a b y ste inberg nasceu em Porto alegre e mora no Canadá há 13 anos. Chamada de Guga pe-los amigos mais íntimos, a produção de bijoute-rias é outra atividade da estilista. Foi no curso de enfermagem na capital gaúcha que ela se dedi-cou a ensinar a técnica de fazer bijouterias a crian-ças pobres de um centro comunitário. Quem qui-ser conhecer mais a moda da estilista, basta acessar o site: www.meetmyart.com.

a estilista Baby steinberg colocou na passarela o colorido da gay Pride

Expressão visual da moda inspirada nas cores

FOTO

s: ja

Nd

y sa

les

Page 18: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 18

Solutions Immigration Consulting Inc.Imigração em Geral - Assistência de Profissionais no assunto

PODEMOS ASSISTI-LO NO CANADA, USA E OUTROS PAÍSES

1183 Finch Ave. West, Suite 508Toronto, ON - Canada

www.immsol.com

NO CANADAClasse Familiar, Permanente

Residente, Refúgio, Humanitário e Compaixão, Extensão de Vistos, Troca de Visto, Apelos e Cortes, Programa de

Live-in Caregiver, Cidadania

FORA DO CANADAPermanente Residente,

Trabalhador Capacitado, Negócios, Classe Familiar,

Contrato de Trabalho, Visto de Estudante, Refúgio

Sol Gombinsky - PresidenteEspecialista em Imigração desde 1967

Membro Licenciado da CSICEx-gerente da Imigração do Canada

(416) 661-6376

Ivania MenezesFormada em Lei CanadenseGerente - Língua Portuguesa

E-mail: [email protected]

(416) 828-7666

Abertura de Companhias, Traduções,Small Claim, Landlord & Tenant

PROCESSOS

DE IMIGRAçÃO EM

GRUPO/EMPRESA

Até 25/07Summerlicious

O sabor da culinária do mundo multicultural canadense estará à mesa dos apreciadores de um bom prato. Encontre o melhor restau-rante e faça sua reserva pelo site: toronto.ca/

sumerlicious.

Às quintas-feirasManá Bar & Lounge

Diversão à base de muita música e uma boa feijoada. É o cardápio que o Maná Bar & lounge oferece aos convidados de todas as quintas-feiras. O endereço é o 722 College St.

21 a 25/07Festival burlesco

O teatro cheio de sátira com muita dança no palco de bailarinas sensuais. É o Toronto Burlesque Festival 2010. Apresentações no Gladstone Hotel e atrações em outros palcos. Detalhes no www.torontoburlesquefestival.com.

16 a 25/07Jazz

O 22º Beaches international Jazz Festival promete esquentar ainda mais o verão com o requinte da música de bom gosto. Dias 16 e 18 de julho, no woodbine Park (lakeshore Blvd. East e Coxwell Avenue). Dias 14 e 15, apresentações no Kew Gardens (quatro quarteirões a leste de woodbine na Queen St East na lee Avenue),   e dias 23 e 25 no latin Square  (na leuty lifeguard Station). Evento grátis. Mais informa-ções: www.beachesjazz.com.

25/07Festa brasileira

Uma festa que já faz parte do calendário da comunidade brasileira há sete anos. É o Brazil Fest. Atrações: Marcelo neves, Brazil Dance world, Carla Dias, Brazilian Zoulk Dancers e DJ V. Mais informações: www.brazilfest.ca

05 a 08/08Festival da cerveja

"Foi um esperto homem quem inventou a cerveja", assim disse Plato. Seguindo essa afirmação, foi criado o Toronto Festival of Beer. O evento será no Bandshell Park que fica no Exhibition Place. ingressos no www.beerfestival.ca.

16 a 18/07Harbourfront

O Expressions of Brazil promoverá três dias de festa com o melhor da arte e cultura brasileiras no Harboufront Centre. Mais infor-mações no www.expressionsofbrazil.com

21/07 Música & Arte

O artista plástico e músico Sandro liberato reuniu cantores da comunidade nas telas e agora mostrará os trabalhos na exposição: The Colours of the Music. Abertura às 20h para o público. Em seguida a música embalará a noite no lula lounge 1585 Dundas St. west. 

fique ligado | uPcoming EvEnts

Page 19: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 19 |

Assistência Técnicade computador

Manutençãopreventiva e recuperação de arquivos

apagados ou perdidos

Remoçãode vírus, detecção de problemas

e otimização de Sistema

Instalação e Configuraçãode programas e Sistemas Operacionais

Criação de Redes e Formataçãode Hard Drive (HD)

Juliano Maia 647 991-5192 [email protected]

esPorte | sPortspor fernando goscinscki [email protected]

O herói espanhol do domingo do dia 11 de julho

de 2010 na final da Copa do Mundo da África do sul tem nome e número: o camisa 6 da seleção da espanha, andres Iniesta. O grito de vitória veio no segundo tempo da prorro-gação. Hola! Os campeões da eurocopa de 2008 con-quistavam, assim, o título

de melhores do mundo. Os torcedores espanhóis inva-diram as ruas de Toronto e a grande festa foi entre as ruas College e Bathurst. Muitos festejaram a vitó-ria em cima de um dos streetcars ao som de batu-cada e muito barulho de vuvuzelas.

a Holanda chegou pela terceira vez a uma final sem levantar a taça. em 1974

perdeu para a alemanha (2-1). O segundo embate foi na Copa da argentina. Os 'laranjas' perderam para os donos da casa (3-1). agora, os "Nederlands" foram ven-cidos pela "Viva espanha" na Copa da África do sul depois de 116 minutos de futebol. a partida teve 14 cartões amarelos e um vermelho.

O pOlvO AcErtOu DE NOvO!Ele é um profeta animal!! Os torcedores começaram a levar a sério as 'previsões' do polvo Paul num aquário alemão. O bicho acertou oito resultados das partidas pelas quais foi consultado durante a Copa. A previsão da vitória espanhola foi transmitida pela televisão alemã e causou um "drama" e ao mesmo tempo humor e 'tragédia nacional'. As 'previsões' eram simples: duas caixas com comida, uma com a bandeira de cada país do jogo em questão, eram exibidas para Paul. A que ele resolvesse abrir para comer indicaria o vencedor da partida. O molusco recebeu um réplica da taça da Fifa. Goleiro - Iker Casillas (Espanha)

E AGOrA, JOsé?O Brasil não superou a fortaleza dos laranjas holandeses. Agora, bola prá frente. Depois da Copa, especulações rolam nos bastidores. Luiz Felipe Scolari é o nome mais cotado para ser o técnico da Seleção Brasileira para 2014. Fechando contrato com o Palmeiras para até 2012, Felipão disse sentir-se agradecido pelo reconhecimento e não descartou a possibilidade de assumir o comando da seleção.

FOTO

s: ja

Nd

y sa

les

um gol suado na prorrogação garantiu a festa espanhola

Bola de Ouro (Eleito pela imprensa com cinco gols marcados) - Diego forlán (uruguai)

revelação - thomas müller (Alemanha)

chuteira de Ouro (conquistado pelo critério de desempate com forlán ao fazer três assistências que garantiram gols) - thomas müller (Alemanha)

Goleiro - Iker casillas (Espanha)

Os mElhOrEs DA cOpA

A Espanha entrou para o clube dos campeões do mundo

Page 20: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 20

Pensou em remessa de dinheiro?Pensou Star Remittance!

Remessas de dinheiro para o Brasil e do Brasil para o Canada.

Cartões telefônicos e serviços de Fax

Melhores cotações na compra e venda de Dólares e Euros

NA STAR REMITTANCE SUA PRIMEIRA REMESSA É SEMPRE GRÁTIS!A CADA 3 REMESSAS UMA É GRÁTIS!

SEMPRE TEMOS PRATOS ESPECIAIS DURANTE A SEMANA! O Brazilian Star está fechado às terças

1240 DUNDAS ST. W. | 416 537-1305 FAX: 416 537-2391

1242 DUNDAS ST. W. 416 588-2967

Venha saborear o melhor da comida brasileira no Canada!

• Picanha na Chapa ou no espeto• Peito ao Catupiry • Virado à Paulista • Frango com Quiabo • Peito à Parmegiana • Bife à moda da Casa

Psicologia | PsychologyPOR everalda sidaravicius [email protected]

semana passada saiu nos jornais do Brasil a triste e revoltante

notícia do lavrador no Maranhão que subjugou sexualmente a própria filha e com ela teve sete filhos-netos, já havia ocorrido outro caso similar, daquela vez na Áustria.

Casos de abuso sexual estão se tornando comuns em todo o mundo, pais abusando de filhas ou fi-lhos, irmãos abusando de irmãs, vizinhos abusando dos filhos e filhas dos ou-tros, médicos abusando de seus pacientes, religiosos abusando de seus peque-nos fiéis, e outros tantos abusos que não tomamos conhecimento, esses crimes deixam um rastro de seque-las gravíssimas no campo psicológico e afetivo.

Toda criança ou adoles-cente que foram abusados acabarão reproduzindo de alguma forma, a violência de que foram vítimas quan-do se tornarem adultas. Não

necessariamente será repro-duzida o abuso sexual, mas ela irá desenvolver outros comportamentos destru-tivos. Insegurança, culpa, depressão e agressividade levarão ao uso e abuso de álcool e drogas.

O mundo parece estar se tornando verdadeiras sodoma e Gomorra, relem-brando, são duas cidades biblicas que foram destrui-das por deus com fogo e enxofre em brasas descidos do céu, que segundo o re-lato biblico, as cidades e os seus habitantes foram des-truidos por deus devido a prática de atos e atitudes imorais.

Há quem diga que falo muito sobre deus, e eu continuarei sempre falan-do dele. Para não sermos engolidos pelo mundo é preciso acreditar no Poder dele, caso contrario sere-mos fracos, pensando que somos fortes; pessimistas, pensando que somos positi-vos; animais pensando que somos seres humanos. e assim vamos nos balançan-do entre deus e o diabo, sem nunca encontrar a paz verdadeira.

Na nossa inconsciência não conseguimos sair da escuridão e assim não con-seguimos ver a luz divina que está dentro de todos nós por toda a eternidade. Para que essa luz exer-ça seu papel na evolução e crescimento é essencial que cada um de nós tenhamos uma moralidade superior, é aí justamente aí que re-side o ponto da dignidade de deUs. Infelizmente, no mundo de hoje, esse ponto de dignidade é algo muito

dificil de ser encontrado. Beethoven escreveu para

um amigo e disse: “Não há maior felicidade que apro-ximar-se de deus e trazê-lo para os homens”, isto é uma grande verdade, mas qual é o homem que hoje quer saber de deus? a gran-de maioria, atualmente,

só pensa em possuir três coisas: dinheiro, bens ma-teriais e satisfação sexual, onde entra deus nessas aquisições?

apesar de tudo isso não posso desistir de falar de deus, pois ele é a unica es-perança para um mundo tão conturbado e tão cheio

de iniquidades, como essas notícias de abuso que nos deixam estarrecidos , per-plexos e impotentes.

Um forte abraço com muita luz e paz profunda.

everalda sidaravicius – Psicoterapeuta Humanista – 489 College st – fone: 416-929-1816 x329

Dignidade Humana

Beethoven escreveu para um

amigo e disse: “Não há maior felicidade que aproximar-se de Deus e

trazê-lo para os homens

Page 21: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 21 |

Aparelhos auditivos: tempo, treino e paciência

as pessoas com dificuldades audi-tivas, assim como

os seus familiares e amigos, mostram-se geralmente muito aliviadas quando as suas perdas de audição são finalmente diagnosti-cadas. Bastará apenas uma consulta e um exame audio-lógico com um especialista em audição para recomen-dar o melhor aparelho auditivo.

Os aparelhos auditi-vos, por vezes minúsculos, conseguem fazer maravi-lhas no nosso dia–a-dia. ajudam milhares de ca-nadenses com deficiências

auditivas manter o conta-to com o mundo dos sons. essas potentes miniaturas permitem pessoas, que não ouvem bem, participar em uma das alegrias mais bási-cas da vida: a comunicação. Os aparelhos auditivos não restauram a audição aos níveis normais, mas amplificam os sons, tornan-do-os mais fáceis de ouvir. No entanto, isto poderá criar alguns problemas aos novos portadores de apare-lhos auditivos. Os aparelhos trazem de volta os sons an-teriormente abafados, os sons dificilmente ouvidos e os ruídos de fundo, por vezes já esquecidos. ao mes-mo tempo que tentam ouvir alguém falar, os utilizado-res de aparelhos auditivos poderão ouvir alguns sons incômodos. esses sons con-tinuarão a ser maçadores e a dificultar as conversas até a pessoa aprender a igno-rar o barulho de fundo e a concentrar-se no que está a ser dito pelos outros. Tal como com todas as coisas

que mudam ou alteram drásticamente a vida diá-ria, aprender a viver com um aparelho auditivo exige tempo, prática e sobretudo paciência. Por esta razão, deverá experimentar o apa-relho auditivo durante trinta dias, de modo a adaptar-se à sua utilização, aprender a usá-lo e a conservá-lo no seu melhor estado de fun-cionamento. É provável que você já tenha tido oportu-nidade de examinar o seu aparelho auditivo novo. Os aparelhos que se colocam na orelha e no canal auditi-vo adaptam-se diretamente dentro da orelha, prolon-gando-se em parte para o interior do canal auditivo.

seja qual for o tipo de aparelho auditivo, fami-liarize-se com ele altravés do seu uso diário. Comece usá-lo em casa várias vezes ao dia, durante 30 minutos a uma hora. Quando colo-car o seu aparelho auditivo fale alto para ver se ele está a funcionar devidamente, regulando a altura do som

ao nível que considere mais cômodo. Tente usar o seu aparelho quando estiver só. Pode sentir a necessidade de reajustar a altura do som aquando na presença de ou-tra pessoa, conforme a voz da pessoa com quem esteja a falar e o barulho de fun-do, ou para ver televisão e ouvir rádio.

Cada situação apresentará as suas dificuldades, e embo-ra ao princípio a habituação poderá parecer difícil, te-nha paciência e continue com as suas experiências

até encontrar soluções para esse novo desafio. Com o tempo, aprenderá a não li-gar aos ruídos de fundo e a concentrar-se nos sons que quer ouvir. Uma rajada de vento na rua, andar de bi-cicleta ou em veículos com as janelas abertas, pode soar como um ciclone. O som pode ser abafado se res-guardar o microfone do seu aparelho ou usar algo para protegê-lo do vento. Certos ambientes extremamente ruidosos, como no trânsito intenso, comboios ou clubes

noturnos, também podem ser muito desconfortáveis para as pessoas que usam aparelhos auditivos. Nestas situações, é muito provável que não possa usar o seu aparelho auditivo.

lembre-se de que o seu aparelho deve ser coloca-do e usado sempre que for preciso e durante o tempo que achar confortável. em breve, será como um velho amigo muito estimado.

Carlos M. Valente, HIs especialista em aparelhos auditivos

os benefícios e os conselhos para o bom uso do aparelho auditivo

saúde | hEalthPOR dr. carlos valente [email protected]

seja qual for o tipo de

aparelho auditivo, familiarize-se com ele

altravés do seu uso diário. comece a usá-lo em

casa várias vezes ao dia, durante 30 minutos a

uma hora

Page 22: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 22

Uma oficina brasileira para você chamar de sua, com mecânico capacitado e de confiançaRIO AUTOR E P A I R S 416 535-7375 1405 Bloor St. West, Unit 1 Toronto (Bloor & Symington)

LIZANDRO O SEU MECÂNICO BRASILEIRO » Revisão de Freios » Suspensão » Amortecedores

» Limpeza de bicos » transmissões e embreagens » Injeção eletrônica

» Baterias , Tune-up » A� nação de Motores » Troca de óleo

Uma oficina brasileira para você chamar de sua, com mecânico capacitado e de confiança

a n u n c i e a q u i :

b ra s i l n ews @ b ra s i l n ews. c a

uniVerso fredianopor fred itioka [email protected]

O dia está lindo. O céu limpo, azul de um infinito car-

tão postal, o sol esquenta a pele e o cheiro da grama recém molhada me remete ao que poderia chamar de Paraíso. É sábado, aquela parte da semana aguardada com ansiedade em conta-gem regressiva.

Nos demais dias, a tro-ca de emails e telefonemas parece adiantar como será o cronograma do sába-do livre. eu, organizado que sou, marco na agenda todas as tarefas que sobra-ram, impossíveis de serem realizadas tamanha a corre-ria que o ritmo da cidade grande e da vida moderna nos impõem.

aula de corrida na quin-ta. Talvez natação de noite, se conseguir sair cedo do trabalho. Reunião na quarta. Remarcada para segunda. O trânsito atrasou tudo! Médico na terça. ele sempre atrasa, então man-do mensagens para amigos pelo celular. Textinhos curtos pra matar as sauda-des. ligar para a família! anotado. e terminar o livro que me dá tanto pra-zer. já sei: pra não esquecer de ler, deixarei ao lado da cama. e se eu esquecer aquele compromisso que não pode ser esquecido? agenda ao lado da cama. anoto tudo e deixo-a aber-ta para uma checada final antes de dormir. lembro de

mais coisas, ano-to. Quando vejo, a página está lota-da! ao despertar, a primeira coisa: rever a agenda. Confesso que sinto prazer ao riscar os compromissos e lembretes, sinal de que a vida caminhou.

Marquei que posso dormir mais meia hori-nha. Mas e o mercado? a lista está pendurada na frente do computador, que já está ligado para o anti-vírus. Melhor aproveitar a meia hora para enfren-tar as prateleiras, não há como escapar. À noite es-tará mais cheio e a fila lenta me irrita. Quem sabe con-sigo encaixar aquele café há tanto prometido ao amigo que mora na quadra abaixo e com quem troco mensagens semanais via Facebook? Mas tem que ser rápido. Tenho trabalho pra fazer em casa. Pra adiantar. Melhor deixar para ou-tro dia. semana que vem, quem sabe? Conto as notí-cias da semana via email. O café pra depois.

Mas o sábado está ai, apenas começando! Mensagens e recados fa-zem o celular apitar a cada minuto. Olho a agenda e percebo que tem uma dú-zia de coisas marcadas: cortar cabelo pela manhã. Necessário. escrever texto, mandar email, aniversário dos gêmeos, pagar veteri-nário, comprar frutas, ler jornal, responder emails, pesquisar... e mais uma dezena de tarefas que fo-ram impossíveis durante a semana, claro, resultado desta loucura que a cida-de grande impõe e provoca!

Mas a culpa é da cidade

gran-de?

abri a jane-la e por instan-tes fingi estar em u m a c i -dadezinha do interior. e comecei a olhar a tal da metrópo-le como uma parceira, não mais como a vilã. Passarinhos brincavam nos fios do poste, di-v i d i a m e s p a ç o com uma borboleta branca que bailava por entre pétalas das flores amarelas das árvores. Casais anda-vam de bicicleta com os filhos acomodados em ca-deirinhas com seus mini

capacetes e o olhar de descoberta. alguns motoristas mais estressa-dos buzinavam. Mas pra que? a pressa vai nos fazer

chegar em primei-ro lugar? aliás, ela nos leva a algum lugar?

Fechei a agenda e tomei um banho libertador, de-sejando que a sujeira da ansiedade e de todos os

males da modernidade fossem embora pelo ralo. Não li o jornal. Tampouco respondi os emails de tra-balho. Oras, o sábado é precioso! Também des-liguei o celular e dei um tempo do mundo. Não me importei com as cobran-ças dos amigos, da falta no aniversário dos gê-meos, do pagamento do veterinário.

O dia de sol foi de-dicado ao tempo. eu e os cachorros ficamos horas esparramados na grama, brincan-do como crianças que nem sabem o que é relógio. Rolamos e nos sujamos sem nos impor-tarmos com o sabão em pó que esta-va na lista do super-mercado. O sábado não teve agenda.

Mereceu des-canso, mereceu prazer. O livro mais tarde, pode ser....

antes, uma justa sonequi-nha da tarde pra recomeçar a semana. e a lembrança daquele cheiro de grama molhada que me acompa-nhará na segunda.

Na agenda

confesso que sinto prazer ao riscar

os compromissos e lembretes, sinal de que a vida caminhou

Page 23: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 23 |

EMPREGOS & SERVIÇOS

Precisa-se de "Carpinteiros Finish" com mínimo de 2 anos de experiência em "custom homes" favor ligar para Charles no 416 825-9335

Procura-se moça ou senhora que possa morar no emprego para tomar conta de senhora com Alzeimer's e também ajudar nos serviços domésticos. A candidata deve ser paciente, ter iniciativa e ser responsável. Minha casa fica em Thornhill (50 min do centro). Contatos com ruth a partir de 12 pm para marcar entrevistas pelo tel.: 905 707-5369

Precisa-se de Finish Trim Carpenters wanted for residential subdivisions.  Must be experienced. Please call (905) 851-5030.

manicure brasileira - Contactar Marlene no telefone 416 268-6878

Precisa-se de mulher para entregar panfletos pela manhã, trabalho temporário. Tratar c/Eva 647-237-1362

aulas de inglês - para os brasileiros, portugueses e todos que falam português a CTEM inGlES GrATiS está abrindo novas turmas de inglês, não é cobrado nenhuma taxa, você somente precisa comparecer matricular-se e comecar a estudar no mesmo dia, existem 4 níveis: iniciante, ingles básico, intermediário e Avançado. Para maiores informações acesse o site www.ctem.ca

Procura-se trabalho como secretária, sou gaúcha, fiz faculdade de história, trabalho em museus, falo português, espanhol e inglês. referências podem ser facilmente checadas. Email: [email protected] / fone telefone 416 464 73 06

Precisa-se de pedreiros com experiência, capaz de preparar e assentar tijolos. Salário $34.00/hr. Enviar resume p/ [email protected]. (empresa de Toronto)

Precisa-se de Tapers com experiência. Favor contactar Maria Coelho pelo telefone 416 410 4272.

aluga-se cadeira para cabeleireira e quarto para esteticista em área portuguesa. Contactar 416 654-6493, Mario.

fotografia - Ofereço serviço de fotografia e locação de estúdio para fotógrafos ou estudantes de fotografia. Disponibilidade das 9h às 18h de segunda à sexta. Contato pelo 647 348 3432 ou pelo [email protected].

tour guide- Canadian Tours international is seeking a Brazilian Portuguese speaking receptionist who has experience in the travel & tourism. Please send your resume to Michelle Kenny at [email protected]

Precisa-se de mulher com alguns conhecimentos de informática para trabalhar como assistente administrativa, vendas, e trabalhos técnicos para empresa de informática. Part-time com possibilidades de full-time. necessário ser fluente em inglês, oral e escrito. Enviar resume para [email protected], ou telefonar para: 416 566 4350

esthetian room - and hairdresser, chair for rent in Unisex Salon. Call Mario 416 654-6493 / 416 723-8291

gratuito - estudante de higiene oral precisa de pacientes para limpeza e polimento dos dentes, aplicação de flúor e outros tratamentos. não é necessário apresentação de nenhum documento. Aceito adultos e crianças. COnTATO: 647-894-8840.

automobile detailer - Experienced in triple stage polishing with variable speed electric polisher, wet sanding, interior shampoo etc. Must be able to work on very high end vehicles, north York. Call 647-430-5585

conserta-se casacos de couro e camurça. ligar 416 532-0335 Maria Elia.

ALUGUEL dE IMóVEIS

a l u g a - s e b a s e m e n t p r i v a d o , reformado,  mobilado, 1 quarto, cozinha, banheiro, quintal, para uma pessoa, na area St. Clair west. $ 550 por mês (tudo incluso). Contactar Júlio 416- 8751306

aluga-se apartamento privado.  Bloor & lansdowne primeiro andar.  3 quartos, cozinha, casa banho, fogão, frigorífico, lavandaria, cable tv, para não fumantes e sem animais.  Despesas incluídas.  Primeiro e último mês.  4168206265

aluga-se Basement cozinha completa incluindo lavanderia, quintal grande para churrascos de verão. Vaga de garagem, área da lawrence e Scarlet. $500.00 por mês. Charles 416.825.9335

aluga-se Quartos St Clair/Dufferin $350.00 , $ 400,00 e $ 450,00 Utilidades incluidas Glaucia 416 546 8576

aluga-se apartamento de 1 quarto no basement. St. Clair e Caledonia. Entrada separada $650,00 tudo incluido - cable e Globo. Contato: Armando - 416-828-4110

aluga-se Apartamento  renovado c/ entrada privada, Dufferin/ Dupont. Sala/ cozinha, 2 quartos, closets, cable TV, Ar Cond.  Semi mobiliado. Contato: 416 9193281 /416 5835077

aluga-se quartos para mocas, em basement muito claro, limpo e confortavel, com banheiro/shower. Sem cozinha, apenas microondas e fridge. St. Clair & Keele, fácil acesso e boa localidade. não fumante. Fone: 416 220-2960.

aluga-se quarto mobiliado para mulheres nao fumantes. TV a cabo, internet, maquina de lavar e secar. lansdowne and St. Clair. TTC 24 horas 416 826-4101

aluga-se Apartamento no basement rogers e Blacktron, com 1 quarto, sala, cozinha e banheiro, valor de $650,00. Disponível

imediatamente. Maiores informações Kelly 647 868 7509

aluga-se quarto para mulher na Davenport com lansdowne por $500. Contato (416) 532 7533 falar com Solange ou Cris. aluga-se Apto  St Clair/Dufferin 2 quartos cozinha e banheiro 760,00 utilidades incluídas disponível de imediato. Djalma 416 546 8576

aluga-se Apto St Clair/Dufferin 3 quartos cozinha e banheiro 1100,00 utilidades incluídas disponível de imediato. Djalma 416 546 8576

VENdA

Vende-se Honda Civic 4 portas ano 98 preto, ótimo estado, revisado 100% $2.000,00 dólares. Tratar com Marcio 416 551-9750 / 647 244-5502

Vende-se apto 3 quartos(1suite), sala 2 ambientes, banheiro social, cozinha, área serviço e dep. completas de empregada e 1 vaga p/carro. Prédio com 12 andares, somente 4 por andar, 2 sacadas. Preço r$300.000 reais contato pelo e-mail [email protected]

Vende-se Duplex separado de dois lados com lavanderia de moedas na Dupont&Duffrin , come rendas anuals $39,350$ O de entrada. Seta ser proprio patrao hote mesmo Contactar: 416 827 6133.

COMUNICAdO

Procura-se familiar da igreja Adventista (Brasil) da Promessa aqui no Canada. Queira contactar ao irmão pastor. nilton da Silva (Portugal) Telefone 351 265 401 203 (horário 5-7 pm - Canada)

Procura-se oportunidade de emprego no Canadá. no Brasil sou profeessor de química e física e também sou Químico industrial, porém posso trabalhar em qualquer coisa, tenho muita vontade de aprender novas profissões. Brasileiros e canadenses me ajudem. Contactar João Gomes no e-mail: [email protected]

classificadosenvie seu classificado* para o Brasil News pelo e-mail [email protected] ou fax (416) 538-9171. funciona!

*O BrasilNews se reserva o direito de editar e publicar os anúncios segundo as normas da redação. Todos os anúncios estão sujeitos a aprovação. se quiser retirar seu anúncio, favor identificá-lo fazendo a solicitação pelo e-mail [email protected]

LEIA e ASSINE um ano (24 edições) por apenas CAN$50

NomeendereçoCidadeProvínciaCod. Postal Telefonee-mail

Preencha os dados acima e remeta juntamente com cheque nominal ao BrasilNews para 1554 dundas street West, Toronto, ON M6K 1T8- Canada

Page 24: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 24

saudações , leg ião es t range i ra . Pra c o m e ç a r , u m a

mudança. se alguém qui-ser me escrever, use esse email novo aqui: [email protected]. É o mesmo bonitão que mata todo mundo de raiva, mas troca o Myway por Gmail. ah, e se for pra me esculhambar: pela caridade, não escreva não. eu sofro demais com esculhambação.

Bom, é o fim da Copa do Mundo. Foi terrível, mas pra mim ao menos foi instrutiva. além de, mais uma vez, ter acompanha-do os jogos do Brasil ao lado dos brasileiros e os da alemanha ao lado dos alemães, dessa vez, com a cobertura da CBC incluin-do website, Facebook e tudo mais, deu para acompanhar a opinião do povo. Ouvi muita coisa interessante e muita bobagem sem cabi-mento. juntando tudo, fui tirando minhas conclusões.

apesar da nossa tradi-ção e conquistas, a mídia mundial hoje em dia dá 100 vezes mais atenção ao

futebol europeu. aos pou-cos, e especialmente para os mais jovens, vai ficando mais fácil ver o que a TV quer do que ver cinco es-trelas no nosso peito. Quer um exemplo? Frases retira-das do Facebook da CBC:

"Não consigo entender. até o Brasil está nessa Copa, como é que o Canadá não conseguiu entrar?" "legal. Mais um time idiota fora do torneio" (quando fomos eliminados). Na cabeça das novas gerações, nós esta-mos ficando pra trás, e pode crer que as novas gerações brasileiras devagarinho vão na mesma onda. No Brasil, hoje em dia, às vezes você pergunta a uma criança pra

que time ela torce e a res-posta é Barcelona, arsenal... a mídia é tão forte que nós mesmos estamos, lenta-mente, acreditando mais no futebol dos outros do que no nosso.

O futebol europeu vende

bem, apesar de, na minha opinião, ser burocrático. e o time do Brasil, apesar de bem organizado, jo-gou um futebol "europeu piorado" esse ano. sou so-lidário ao dunga, que teve coragem de se ater àqui-lo em que acreditava e de peitar a Rede Globo; que seguiu os planos que tra-çou, e o mais interessante: que tentou acabar com a nossa fama de time teatral.

Cê viu alguém na seleção se jogando, cavando cartão pro adversário, batendo nos outros às escondidas? Não. Foi um planejamento in-teressante, sério, sem os supostos pagodes que vira-vam madrugada em 2006,

mas que podia ter sido um pouco menos burocrático e morreu acidentalmente em 45 minutos.

Pra mim, o sucesso da se-leção brasileira passa pelo sucesso dos nossos clu-bes e campeonatos. Tem aquela coisa que eu sem-pre digo: se o presidente do seu time anda falando que o time é "mundialmente famoso", pode chiar por-que o cara tá te enrolando.

NeNHUM time do Brasil é mundialmente famoso. Nenhum. Pode ganhar o Mundial 50 vezes, que ain-da assim ninguém conhece fora do Brasil. já provei isso centenas de vezes europa afora, e nessa Copa pro-

vei de novo, quando passei um jogo inteiro ao lado de um cara nascido e criado em dortmund, torcedor do Borussia, e o cara NÃO saBIa que o time dele ti-nha sido campeão mundial em cima do Cruzeiro, do qual ele nunca tinha nem ouvido falar. O Mundial de Clubes. Tóquio. agora abu dhabi. O título mais so-nhado na américa do sul é um amistoso desconhecido

para os europeus. Por isso eu acho que a FIFa podia aproveitar a Copa e divul-gar o Mundial de Clubes com força. Vender o Mundial de Clubes como um pedacinho da Copa do Mundo que você pode as-

sistir todo ano. se dá certo, com o tempo a libertadores ganha foco também, e em seguida o Campeonato Brasileiro. Isso atrai investi-mentos, renova a confiança e o orgulho do torcedor mais jovem, fortalece os clubes e consequentemente o futebol do país.

Falei e saí correndo, um abraço pra quem tá len-do. adeus, cinco letras que choram.

O marketeiro Oliveira analisa o que sobrou da Copa

zé brasil e tião mineiro

por daniel nocera [email protected]

caderno 2 | EntErtainmEntpor cristiano de oliveira [email protected]

No Brasil, hoje em dia, às vezes

você pergunta a uma criança pra que time

ela torce e a resposta é Barcelona, Arsenal... A mídia é tão forte que nós mesmos estamos,

lentamente, acreditando mais no futebol dos outros do que no nosso.

Page 25: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 25 |

Escova progressiva a partir de $120.00Hidratação profunda a Laser a partir de $50.00Hidratação a Laser a partir de $40.00High lights + Hidratação a partir de $50.00Coloração + Hidratação a partir de $50.00

Weston e Lawrence 416 783-0082

ROSA Cabeleireira Brasileira

falamos

Português

a n u n c i e a q u i :

b ra s i l n ews @ b ra s i l n ews. c a

The slogan, “yes, we can” was fre-quently repeated in

Us President Obama’s elec-tion speeches. It became well known not only with american citizens, but with people all over the world. Why was this simple

phrase, made up of only eight letters, so powerful? Certainly, “yes” expresses agreement or affirmation, and “we” represents a uni-fied force. However, it was the modal “can” that really inspired people.

Modals are a type of help-er verb that show how the speaker feels about the verb. The modal can communi-cates many feelings: ability, opportunity, possibility, prediction, suggestion, permission, offering and promise. In a question, it’s also used to make requests.

as with all modals, can is usually used with a subject and the base form of the main verb.

For example: He can drive.

subject + modal + verb.There is no agreement

between the subject and the modal. Modals have two forms, non-past and past, but in many cases we use the past to talk about the present or future. (The past form of can is could.) Most importantly, modals have no meaning without a main verb, although the verb is sometimes only im-plied. Therefore, Obama’s “yes, we can,” with out any main verb, possibly meant many things about a variety of topics: social, political, or economic.

Here are just some ways to use can:

• Present abilility: you can play soccer well.

• Opportunity: you can be prime minister someday.

• Possibility: It can turn out very badly for you.

• Prediction: This situa-tion can’t last forever.

• Suggestion: you can try the other one.

• Permission: you can leave early today.

• Offering: I can help you to move.

• Promise: you can use it tomorrow.

Can is used to make ques-tions for all of the above situations as well as for making requests: Can you repeat that, please?

One problem with can

is that it’s sometimes very difficult to hear the differ-ence between the positive can and the negative can’t (can not), especially when the main verb begins with a /t/ or /d/ sound. Try saying, “you can take a day off ” and “you can’t take a day off.” even for a native english speaker the difference is dif-ficult to hear--we stress the verb in the positive state-ment, You can TAKE a day off, but we stress the modal in the negative statement, You CAN’T take a day off. Because the difference is so hard to hear, don’t be afraid to ask: did you say can or can not? even native english speakers often ask this.

Perhaps Obama is asking BP this question right now.

Bor n and rai s ed in Toronto, Brian Bowen has a BFA in Creative Writing from York University. He has been teaching English for almost 25 years as a high school English teacher, and as an ESL instructor at Seneca College and with the Japan YMCA. He currently owns and runs the Canadian Academic Success School, 5308A Yonge St. (near North York station). You can contact Brian at (416) 768-8456 or visit his website at CanadianAcademicSuccess.com

english corner

Yes, We Can

POR Brian Bowen [email protected]

YEs expresses agreement or

affirmation, and WE represents a unified force. however, it was the modal

cAN that really inspired people.

saiba a força gramatical que as três palavras tiveram no slogan de campanha do presidente americano Barack obama

Page 26: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 26

Woow! Os ter-m ô m e t r o s c h e g a m a

atingirem picos de 35 graus . a chuva pode ameaçar, mas o calor do sol dá um banho

de verão. e aproveite. Um dos endereços mais badalados de Toronto é o Harbourfront Centre. É fácil de chegar lá. Na cidade multicultural que é TO, o local é repleto de

atrações culturais. Uma opção a mais para a famí-lia nos dias dourados de sol. Confira um registro do lugar pelas lentes do fotógrafo steve Philipp e programe-se!

O Harbourfront Centre espera você no verão

connection citypor steve philipp [email protected]

Embarcações disponíveis para o turista alugar e apreciar

o passeio pelo lago

O Harbourfront Centre é bonito também sob a luz da noite

Page 27: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010 27 |

Page 28: Brasil News 1a edição Julho 2010

BRASIL NEWS | 1ª edição de julho | 13.07.2010| 28

Local Media Sponsor

Festival Partner Gold Silver Bronze Canadian Media Sponsor Festival CharityOfficial Logistics Sponsor

Official Beer Sponsor

Official Hotel Sponsor

Official Jewellery Sponsor

RE/MAX Central Corp., Brokerage

CIN IA

DE SOUZA BROKER

CORRETORA DE IMOVEIS

CORRETORA DE IMOVEIS

Supported by

Presented by

Produced by

BRAZILIAN DAY CANADA 2010

Ivete SangaloFoto - TV Globo

Ivete Sangalo

Foto - TV Globo

Serginho GroismanSerginho Groisman

Garanta já o seu ingresso pelo site: www.braziliandaycanada.ca

Camarote - Única área para consumo de bebida alcólica, restaurante, banheiros privados,

vista privilegiada e Abadá exclusivo com foto de Ivete Sangalo.

Domingo dia 5 de Setembro de 1 pm – 6 pm

6 de Setembro de 2 pm – 8 pm Camarotes à vendaHard Rock Cafe de 8 pm – 1 am

Feijoada Brazilian Day CanadaBrazilian Day Canada

After Party

FRee COnCeRt

Yonge-Dundas Square