observador edição especial congresso 2010

4
O bservador dezembro 2010 | www.jsd-distritalporto.net XXIº Congresso da JSD Duarte Marques foi eleito no XXI Congresso, em Coimbra, Presidente da Juventude Social Democrata. Na corrida à liderança da JSD, Duarte Marques, Vice- Presidente da CPN anterior, é o rosto da moção “resgatar o futuro de uma geração”, disputou o lugar à liderança, com Carlos Reis, Presidente da JSD/Braga, que protagonizou a alternava na moção “Acreditar”. Na abertura do Congresso, discursaram para além do Presidente da JSD - Pedro Rodrigues, o Secretário-Geral do PSD - Miguel Relvas e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra - Carlos Encarnação. A organização do congresso foi da responsabilidade da Distrital e Concelhia da JSD Coimbra, que fizeram um excelente trabalho, desde a escolha do espaço, o pavilhão U. Coimbra, a todas as condições que proporcionaram aos delegados. À imagem do que sucedeu no ulmo Congresso, realizou-se iniciavas de cariz solidário. Os delegados presentes podiam dirigir- se a uma sala no interior do pavilhão para se tornarem dadores de medula óssea. No exterior do recinto, esteve instalado um autocarro do Instuto Português de Sangue para que os militantes e restantes cidadãos pudessem dar sangue. Duarte Marques O Congresso para além de ser elecvo, também, ficou marcado pela revisão Estatutaria, as moções foram aprovadas por maioria, sendo de salientar que a Distrital do Porto também apresentou uma proposta de alteração e que a mesma foi aprovada. A Distrital da JSD Porto, esteve sempre presente nas discussões tematicas: (Estado Social; Educação; Emprego e Empreendedorismo; Vida Saudável e Comportamentos de Risco; e, Desenvolvimento Sustentável), aplicou os vários estudos e documentos realizados pelo Jorge Ferreira no âmbito do Gabinetes de Estudo que coordena. O nosso companheiro Luís Pinto, não só colaborou para o sucesso das conclusões e solucões do tema “Vida Saudável e Comportamentos de Risco” como foi o relator. A JSD conseguiu reunir em Congresso 638 delegados, oriundos de todo o País e ilhas. Na contagem dos votos verificou-se que Duarte Marques obteve 62% (370) votos para a Comissão Politica Nacional da JSD, tendo Carlos Reis obtido 38% (220) votos. Para a Mesa do Congresso foi eleito Hugo Soares como Presidente. A lista “A” vence em ambos os órgãos. 1

Upload: jsddistritalporto

Post on 21-Jun-2015

326 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Observador edição especial congresso 2010

Observadordezembro 2010 | www.jsd-distritalporto.net

XXIº Congresso da JSDDuarte Marques foi eleito no XXI Congresso, em Coimbra,

Presidente da Juventude Social Democrata. Na corrida à liderança da JSD, Duarte Marques, Vice- Presidente da CPN anterior, é o rosto da moção “resgatar o futuro de uma geração”, disputou o lugar à liderança, com Carlos Reis, Presidente da JSD/Braga, que protagonizou a alternativa na moção “Acreditar”.

Na abertura do Congresso, discursaram para além do Presidente da JSD - Pedro Rodrigues, o Secretário-Geral do PSD - Miguel Relvas e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra - Carlos Encarnação.

A organização do congresso foi da responsabilidade da Distrital e Concelhia da JSD Coimbra, que fizeram um excelente trabalho, desde a escolha do espaço, o pavilhão U. Coimbra, a todas as condições que proporcionaram aos delegados.

À imagem do que sucedeu no ultimo Congresso, realizou-se iniciativas de cariz solidário. Os delegados presentes podiam dirigir-se a uma sala no interior do pavilhão para se tornarem dadores de medula óssea. No exterior do recinto, esteve instalado um autocarro do Instituto Português de Sangue para que os militantes e restantes cidadãos pudessem dar sangue.

Duarte Marques

O Congresso para além de ser electivo, também, ficou marcado pela revisão Estatutaria, as moções foram aprovadas por maioria, sendo de salientar que a Distrital do Porto também apresentou uma proposta de alteração e que a mesma foi aprovada.

A Distrital da JSD Porto, esteve sempre presente nas discussões tematicas: (Estado Social; Educação; Emprego e Empreendedorismo; Vida Saudável e Comportamentos de Risco; e, Desenvolvimento Sustentável), aplicou os vários estudos e documentos realizados pelo Jorge Ferreira no âmbito do Gabinetes de Estudo que coordena. O nosso companheiro Luís Pinto, não só colaborou para o sucesso das conclusões e solucões do tema “Vida Saudável e Comportamentos de Risco” como foi o relator.

A JSD conseguiu reunir em Congresso 638 delegados, oriundos de todo o País e ilhas.

Na contagem dos votos verificou-se que Duarte Marques obteve 62% (370) votos para a Comissão Politica Nacional da JSD, tendo Carlos Reis obtido 38% (220) votos. Para a Mesa do Congresso foi eleito Hugo Soares como Presidente. A lista “A” vence em ambos os órgãos.

1

Page 2: Observador edição especial congresso 2010

Rua de Guerra Junqueiro, 64 - 4150-386 Porto | [email protected] | www.jsd-distritalporto.net 2

A eleição da Jurisdição e Conselho Nacional é realizada por metodo de “hont”. O eleito a Presidente da Jurisdição foi Ricardo Sousa, da Lista A, com 385 votos – 5 mandatos e a Lista B obteve, 217 votos - 2 mandatos. No Conselho Nacional a Lista A encabeçada por Joana Barata Lopes obteve, 35 mandatos e a Lista B encabeçada por Rómulo Coelho, obteve 20 mandatos.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, congratulou-nos com a sua presença, na intervenção avisa a JSD que: “Corrigir os últimos 15 anos de irresponsabilidade vai demorar vários anos de dificuldades e até de penúria - nunca menos de duas legislaturas”.

Neste congresso foram também propostos pela Distrital do Porto como membros honorários da JSD e aprovados em Congresso os companheiros Luís Vales, Ricardo Bessa, Andreia Lopes, Carlos Pacheco, Paulo Resende e Daniel Fangueiro.

E desta forma se realizou mais um Congresso da Nossa Estrutura de Juventude Partidária, a JSD. A Comissão Politica Distrital do Porto agradece a todos os delegados, participantes e observadores pelo empenho e respeito demonstrado neste congresso e deseja que esta nova CPN consiga alcançar os objectivos a que se propôs.

Muito Obrigado,CPD Porto

Simão Ribeiro Daniel Fangueiro

Page 3: Observador edição especial congresso 2010

Rua de Guerra Junqueiro, 64 - 4150-386 Porto | [email protected] | www.jsd-distritalporto.net 3

Luís Pinto Vilma Rocha João P. Meireles

JSD Baião JSD Penafiel JSD Paços de Ferreira

JSD Trofa JSD Gondomar JSD Porto

Page 4: Observador edição especial congresso 2010

A todos aqueles que se deslocaram a Coimbra… a todos aqueles que, apesar de não poderem ir, não deixaram de se preocupar com o futuro da JSD e com a Juventude -Portuguesa, o meu muito obrigado!

Muito obrigado a todos pela entrega e empenho, muito obrigado a todos por fazerem da Distrital do Porto a maior e a melhor JSD de Portugal…!

A todos os militantes da JSD do Distrito do Porto, obrigado por tudo!

Cumprimentos, Do amigo,

Simão RibeiroPresidente da JSD Distrital do Porto

Rua de Guerra Junqueiro, 64 - 4150-386 Porto | [email protected] | www.jsd-distritalporto.net 4

Ana

clet

o La

ranj

eira

Sand

ra G

omes

Dir

ecçã

oM

aria

na F

. Mac

edo

Cola

bora

ção

Jorg

e A

zeve

do

mensagem

Des

ign

A equipa do “observador”, deseja a todos os militantes um Santo e Feliz Natal!

Agradeçemos a colaboração de TODOS para o sucesso deste jornal durante o presente ano.

Um Própero Ano Novo e encontramo--nos novamente em 2011 com uma nova edição.