especial - jornal js lisboa - xviii congresso nacional da js

8
www.jslisboa.org www.facebook.com/JuventudeSocialistaLisboa João Torres eleito Secretário-Geral da JS com a sua moção “Ninguém fica para trás!” Diogo Leão, Presidente da JS Lisboa, intervém na discussão da Moção Global de Estratégia

Upload: js-lisboa

Post on 10-Mar-2016

257 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da Juventude Socialista de Lisboa - Especial XVIII Congresso Nacional da JS - Novembro 2012

TRANSCRIPT

www.jslisboa.org

www.facebook.com/JuventudeSocialistaLisboa

João Torres eleito Secretário-Geral da JS com a sua moção “Ninguém fica para trás!”

Diogo Leão, Presidente da JS Lisboa, intervém na discussão da Moção Global de Estratégia

2

José BorgesSecretário Concelhio

Com uma delegação de cerca de 25 pessoas, Lisboa esteve r e p r e s e n t a d a n o X V I I Congresso da Juventude Socialista em Viseu com uma comitiva de delegados que m u i t o d i g n i fi c a r a m o s

trabalhos com o maior número de sempre de intervenções com grande conteúdo político, cívico e ético a dar-nos a certeza de estar a nossa concelhia muito bem apetrechada de jovens conscientes a fazer política à esquerda com consequência verdadeira no quotidiano das nossas vidas.

À parte os trabalhos que decorreram sempre de forma bastante laboriosa e atenta, tivemos os momentos de convívio com os nossos camaradas de todo o pais, uma parte sempre importante para compreender as realidade de outros pontos do

terr i tór io nacional bem como a troca de experiências sempre útil ao aperfeiçoamento individual.

À parte da Comissão Nacional, encabeçada pelo camarada João Torres, nosso novo Secretário- Geral, elegeu-se a Comissão Nacional de Jurisdição e a lista de Representantes da JS à Comissão Nacional do PS.

Sendo este um dos pontos altos da vida da Juventude Socialista que decorre apenas de dois em dois anos, ficamos nós, em Lisboa, orgulhosos da organização do anterior congresso que esteve a nosso cargo, por que como diz o ditado, 'bom de mim fará quem depois de mim vier'.

Esperamos que estes dois anos de trabalho sejam profícuos e desejamos a maior das sortes aos camaradas de todo o país que foram eleitos mas sobretudo aos nossos camaradas de Lisboa e ao nosso novo Secretário Geral, João Torres.

JS Lisboa presente no Congressocom vasta delegação

3

A JS Lisboa fez-se representar por cerca de 25 delegados efectivos e inerentes bem como por alguns camaradas que apresentaram moções no XVIII Congresso Nacional da JS, em Viseu.

O Congresso Nacional da Juventude Socialista elegeu a nova Comissão Nacional encabeçada pelo camarada e actual Secretário-Geral da JS, João Torres, a Comissão Nacional de Jurisdição da JS e os representantes da JS à Comissão Nacional do PS, destacando-se nesta última a eleição do Presidente da JS Lisboa, Diogo Leão.

Vários camaradas da JS Lisboa tiveram a oportunidade de apresentar moções que reflectem amplamente algum do trabalho da JS Lisboa desempenhado ao longo dos últimos anos bem como as grandes preocupações que os jovens socialistas lisboetas têm perante a sociedade e perante a grave crise vivida no nosso país.

E s t e c o n g r e s s o fi c o u m a r c a d o p e l a apresentação da moção global de estratégia do novo Secretário-Geral da JS, João Torres e pelo seu d i scu rso marcan te de ence r ramento do Congresso,  realizado entre 2 e 4 de novembro, em Viseu, em que defendeu que deve ser pedida a demissão do Governo se não forem adoptadas rapidamente estratégias que levem à criação de postos de trabalho e ao crescimento da economia portuguesa.

JS Lisboa com forte presençaapresentando diversas moções ao Congresso

Delegados ao Congresso NacionalJosé BorgesDuarte SapeiraInês MendesFrederico RochaBernardo NarcisoAndreia PitoDuarte CarreiraDavid MotaAna BorbaAndré Valentim (pediu substituição)João ZorrinhoAndreia HervetFilipe GuedesPedro SaraivaMargarida GalhardasRafael AntunesSaúl PereiraDaniel Soares

Inerentes:Diogo LeãoManuel Pinto CoelhoMaria BegonhaSusana GuimarãesDiogo AmaralDuarte SapeiraDavid ErlichPedro Silva

Moções apresentadas ao Congresso Nacional

Pelo Direito de Voto dos EmigrantesPrimeiro Subscritor: Atolai Raja;

Adoção para Casais do Mesmo SexoPrimeiro Subscritor: Diogo Amaral; (Moção em

parceria com a FAL/ONESES);

Reforma do Sistema EleitoralPrimeiro Subscritor: Catarina Jesus;

Portugal e os JovensPrimeiro Subscritor: Anaísa João;

A sustentabilidade do Estado SocialPrimeiro Subscritor: André Diegues;

4

Congresso Nacional | VozesIntervenções pelos delegados da JS Lisboa

“A JS deve continuar a ser a juventude transformadora da nossa sociedade, a JS é única juventude partidária que existe para transformar para melhor os direitos fundamentais dos cidadãos.”

Diogo Amaral

“Não podemos deixar de dizer, clara e inequivocamente que não embarcaremos em revisões da Constituição da República Portuguesa a não ser, um dia, para desfazer aquelas alterações que nos afastaram do caminho do socialismo.”

José Borges

“O desemprego é a Guerra Colonial da nossa geração! Saiba a esquerda encontrar a sua solução política a tempo.”

Diogo Leão

5

Congresso Nacional | VozesIntervenções pelos delegados da JS Lisboa

“Se somos a geração que vai pagar a crise, temos que ser também nós o rosto da luta, da mudança e da ruptura!”

Duarte Sapeira

“Se os problemas e soluções são conhecidos de todos, poder-se-á dizer que nada acrescenta falar sobre eles. Mas se queremos por um fim às investidas contra o estado social é a voz de todos unidos, dizendo o que já se sabe que pode mudar alguma coisa. A JS dá a voz àqueles que precisam, dá a voz aos jovens que hoje, mais que nunca, precisam que gritem por eles.”

Daniel Soares

“Na sua intervenção, o Camarada Saúl Pereira decidiu focar-se no tópico "qualificar a democracia", chamando a atenção para o combate legal e político, tanto externo como interno, que se avizinha no que toca à limitação de mandatos para os cargos autárquicos”

Saúl Pereira

“Após dois anos de Transformação à Esquerda, iniciamos um novo projecto político edificante dos valores da república, do socialismo democrático e das grandes causas da nossa geração. Um projecto de propostas e respostas políticas concretas às maiores causas de hoje e de amanhã como o direito ao emprego e a luta contra a precariedade... Um projecto que antecipa e prepara os grandes desafios futuros para qualificar a nossa democracia, sem deixar ninguém para trás.”

Maria Begonha

6

Congresso Nacional | VivênciasO meu 1º Congresso

O meu 4º Congresso

Margarida GalhardasMilitante JS Lisboa

N o p a s s a d o d i a 2 d e Novembro, rumei a Viseu para o meu primeiro Congresso, como delegada, da Juventude Socialista. Conheci uma JS de todo o país. O ambiente jovem, político, com ideias e coragem encheu uma sala.

Permitam-me uma breve consideração. Porque é de política que se trata, sem querer fazer do nome “política” algo inacessível, pois a política é para todos. É urgente que os jovens deixem de ter medo, de se sentirem incapazes, do “não te rales”, quando o assunto é política. É importante ver os jovens de hoje a dar forma aos seus ideais, a tornarem-se presentes quando de direitos, liberdade e igualdade se trata.

Política, penso, é para servir a Democracia, é para servir a República, é para servir o Socialismo em que acreditamos e é, por isso, urgente que os jovens sejam activos – formar a consciência política

partindo do primeiro núcleo de cada indivíduo, a família, alargar à comunidade, ao país a que se pertence, à Europa e ao mundo.

Neste Congresso onde se olhou, discutiu, decidiu um futuro forte e destemido de uma JS cujo legado nos faz orgulhar e aprender, de uma JS que sabe o caminho a percorrer. Temos a certeza de que é necessária uma forte mudança da situação que hoje se vive. Não nos esquecemos da manutenção dos direitos sociais, de igualdade de direitos, de uma maior aposta na educação, da importância dos serviços de saúde públicos. Posso ainda afirmar que foi presente durante o Congresso a preocupação e ambição que se tem, não só para os Jovens, mas para Portugal. Um fim-de-semana onde se escolhe a estrada a percorrer nos próximos anos. O espírito de camaradagem absorveu as horas de trabalho e as expectativas foram superadas.

É com orgulho e sentido de dever cumprido que estive pela primeira vez no Congresso Nacional da JS. Conheci um enorme desafio, um desafio que todos juntos partilhamos.

Manuel Pinto CoelhoSecretário Concelhio

Ao longo de quase uma década de militância vejo passar mais um congresso nacional, momento cíclico de restruturação e renovação da nossa organ ização, que sempre logrou dar um novo impulso a novas políticas,

sensível ao contínuo movimento da sociedade a que a JS está sempre atenta e da qual faz parte.

E s t e c o n g r e s s o n ã o f o i e x c e p ç ã o , particularmente para aquele que, pelo seu sentido de dever e responsabilidade, vive e trabalha para este sentido comum. Falo naturalmente do Militante. A militância sempre esteve ligada ao desejo e ambição de querermos contribuir com a

nossa experiência para aquilo que consideramos se r impor tan te : uma i n te rvenção c í v i ca comprometida com as instituições e com os organismos que, como a JS, podem e mudam a sociedade de acordo com valores que regem o nosso comportamento,como por exemplo, a solidariedade entre classes e gerações, a democracia nas instituições, a liberdade cívica de construir alternativas,como também, a igualdade de oportunidades.

Com a eleição do nosso Camarada João Torres, estou certo que os próximos anos serão de grande intervenção da JS, sobretudo em virtude dos tempos complexos e sensíveis em que vivemos, será necessário sermos uma força activa no PS e nas suas propostas, para continuarmos a ser, com o mesmo vigor e convicção de sempre, a juventude política mais responsável e útil à sociedade.

7

Congresso Nacional | Votaçõespara a Comissão Nacional da JS e Inerentes ao PS

Comissão Nacional da Juventude Socialista

João Torres - PortoRui Duarte - CoimbraPaulina Lira - BragaFilipe Barroso - FAULGonçalo Rebocho Costa - AveiroJoana Maciel - BragaTiago Preguiça - SantarémTiago Caldas - Vila RealCarina Câmara - AçoresRui Cabral - FAULDinis Santos - CoimbraPatrícia Machado - PortoJosé Pedro Gomes - ViseuFilipe Pacheco - SetúbalJoana Agostinho - FROAntónio Santos - LeiriaMário Legoinha - BragançaCatarina Dias - Castelo BrancoPedro Rebelo Pereira - GuardaDiogo Jesus - MadeiraGuida Jesus - AlgarveLuís Cruz - Viana do CasteloMarcelo Guerreiro - Baixo AlentejoDébora Lopes - SantarémCláudio Castanheira - PortalegreJosé Borges - FAULAna Sofia Pinho - AveiroGuido Teles - AçoresNelson Carvalho - BragaAna Caetano - LeiriaNelson Oliveira - PortoAlberto Mateus - Vila RealCatarina Homem - ViseuEduardo Melo - CoinbraHélder Silva - Braga

Ana Raquel Martins - PortoDavid Silva Rodrigues - SetúbalNuno Dias - BragaÉrica Teles - FAULJoão Romão - ÉvoraAlbano Baptista - AveiroRosália Rodrigues - Castelo BrancoHugo Rodrigues - BragaLuís Moreira - CoimbraInês Mendes - FAULHugo Carvalho - PortoRicardo Antunes - SantarémMarta Leite - Vila RealRui Ataíde - AçoresJoão Miguel Silva - BragaNatércia Coelho - LeiriaPedro Alpoim - CoimbraMarcos Grazina - SetúbalBárbara Santos - AveiroJoão Andrade - GuardaJoão Pavão - BragançaAna Costa - PortoCleber Santos - BragaMiguel Carneiro - PortoCarolina Freitas - MadeiraAndré Pereira - CoimbraSérgio Lopes - AveiroMara Lagriminha - SantarémJoão Paulo Ávila - AçoresDaniel Pando - FAULDaniela Carvalho - BragaLuís Soares - ViseuJosé Pedro Amaral - Viana do CasteloMargarida Veiga - CoimbraJosé Afonso Gonçalves - Vila RealSylvia Santos - Braga

A JS Lisboa orgulha-se dos seus militantes eleitos à Comissão Nacional da JS, sendo José Borges, Inês Mendes, Duarte Carreira (suplente) e Duarte Sapeira (suplente), bem como mais dois militantes inerentes à Comissão Nacional do PS, sendo Diogo Leão, Presidente da JS Lisboa, e Susana Guimarães (suplente).

8

www.jslisboa.org

www.facebook.com/JuventudeSocialistaLisboa