oadorador junho2014

16

Upload: aldemir-batista

Post on 09-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O Adorador - Junho 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Oadorador junho2014
Page 2: Oadorador junho2014

junho.2014 | o adorador| o adorador| o adorador| o adorador| o adorador2

EditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpedienteExpediente

Fundado em 25/03/2000 em Curitiba/PR Órgão formativo e informativo da

Igreja da Ordem e do CenáculoRua Mateus Leme, 01 - C. Postal 575

CEP 80011-970 - F.: (41) 3223-7545 e 3323-4190

Jornalista Responsável:Mons. Luiz G. G. (Registrado no Sind. dos Jornalistas)

Prof. do Estado de São Paulo nº 3737Reg. Profissional 8.895 - 26-8-SP

Coordenação de Pesquisa e Produção:Adriana Costa Blum

Fotos:Luiz Blum e Adriana Costa Blum

Revisora de Língua Portuguesa:Mirian Nazareth Fonseca

Projeto Gráfico, Diagramação e ArteAldemir D. Batista (3657-2864) - [email protected]

Produção e Impressão:Editora Exceuni Ltda - 3047-4511 / 3657-4542

[email protected]: 2 mil exemplares

Secretaria do Cenáculo:(41) 3223-4190

email:[email protected]

RESPONSÁVEIS PELA IGREJA DA ORDEM:Dom Moacyr J. Vitti - Arcebispo

Mons. Luiz de G. Gonçalves - Reitor

Célia AzevedoCoord. Adoração Noturna no Lar

Neuza Pedro Alves da SilvaPres. Assoc. SS. Sacramento

Geraldo YamadaCoord. Ministros da Eucaristia

Tesoureiro

HORÁRIO DE MISSASSegunda-feira: 7h30 e às 18h30

Terça-feira: 7h30 e às 18h30Quarta-feira: 7h30 e 18h30

Novena e Missa em honra a São José

Quinta-feira:7h30 e 18h30 - Missa do Santíssimo Sacramento

Sexta-feira:7h30 - Missa;

16h00 - Missa e Benção dos doentes

Sábado:7h30 - Missa

18h30 - Missa e novena em honrade N. Sra. do Santíssimo Sacramento.

Domingo:10h00 - Missa Tridentina. 12h00

Missa - 18h00 - Missa transmitidapela rádio Canção Nova

ConfissõesManhã: 10h00 às 11h00 - Tarde: 16h00 às 17h00

TerçoTerço e Benção do Santíssimo

2ª,3ª,4ª,5ª e sábado : 18h; Sexta feira: 15h

SecretariaSegunda feira: 14h às 18h

Terça a Sábado: das 8h00 às 12h00e das 14h00 às 18h00

Semana EucarísticaA Igreja da Ordem de Curitiba, assim como

a maioria dos Santuários destinados a Ado-ração Eucarística Perpétua, realiza anual-mente a SEMANA EUCARÍSTICA como for-ma de preparação espiritual para a celebra-ção de Corpus Christi, celebração esta que nosconvida a renovar a nossa fé pública em JesusSacramentado.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, na Santíssi-ma Eucaristia doa-Se a Si mesmo. Sob asespécies do pão e do vinho, dá o Corpo e oSangue, recebidos de Maria, Mãe virginal. Dáa Sua divindade e a Sua humanidade paranos enriquecer de modo inexprimível.

A Presença Real de Jesus no SacramentoEucarístico é um Mistério de Fé, um Misté-rio de Amor. É o maior ato de amor que Je-sus oferece continuamente à sua Igreja, quesomos todos nós. Por isso a Adoração aoSantíssimo Sacramento é, sobretudo,amor aos nossos irmãos. Aprendemoscom Jesus Eucaristia a humildade, amansidão, o amor, a partilha... A nossaunião com o Santíssimo Corpo e Sanguede Jesus nos leva a um verdadeiro encontrocom o próximo.

O Documento de Aparecida nos pede paraassumir a missão de discípulos e missioná-rios de Jesus Cristo. A missão de anunciar oEvangelho passa, em primeiro lugar, pelaoração. A oração mais perfeita é a SantaMissa e a adoração ao Santíssimo Sacra-mento é a prolongação da Santa Missa.A Eucaristia contém todo o bem espiri-tual da Igreja e por isso dedicamos umasemana de intensa preparação para aFesta em Honra ao Corpo de Deus.

Venha participar da SEMANA EUCARÍS-TICA ARQUIDIOCESANA, de 12 a 19 de Ju-nho. Verifique a tabela na última página dojornal e se você não pertence a nenhum gru-po ou caso seu grupo não esteja na escala,escolha um horário e participe.

Que Nossa Senhora do Santíssimo Sacra-mento, Mãe e Modelo dos Adoradores, in-terceda por nós para que possamos ser ver-dadeiros Apóstolos da Eucaristia, autênti-cos discípulos do Sacramento do Amor e quenossa participação na Semana Eucarísticaseja cumulada de bênçãos e graças para asnossas famílias e nossas comunidades.

Monsenhor Luiz de G. Gonçalves

Carta do LeitorCarta do LeitorCarta do LeitorCarta do LeitorCarta do LeitorCarta do LeitorCarta do LeitorCarta do LeitorCarta do LeitorCarta do LeitorComo posso recompensar o Cenáculo, a Igreja

da Ordem, monsenhor Luiz e todos que trabalhampara proporcionar a Adoração Eucarística Perpé-tua? Nosso grupo passou uma noite em Adora-ção diante de Jesus exposto solenemente e comogesto concreto de gratidão, além das minhas ora-ções, quero testemunhar a bênção Divina que foipoder estar a noite toda aos pés do SantíssimoSacramento. Do meu coração brotavam jaculató-rias que inundavam minha alma: “A Vós eu per-tenço, a Vós continuo a pertencer, meu JesusAmado”... Foram inúmeras bênçãos e graças queminha família recebeu. Aprendi a reconhecer e aevitar todos os perigos que podem me afastar daEucaristia. Não esqueço mais, nem por um segun-do a Santa Presença Real de Jesus na Eucaristiaporque através da adoração tive antecipado emminha vida a alegria celeste.

Eu só posso dizer muito obrigado monsenhor

Luiz de Gonzaga Gonçalves pela sua vida dedica-da à Eucaristia. Seus 65 anos de sacerdócio e 90anos de idade inspiram a todos nós para sermosadoradores da Eucaristia e a nos doarmos aos ir-mãos assim como Cristo se doa a nós. Denise Gur-gel Silva – Jaguariaíva/Pr.

Envie-nos seu depoimento ou sugestão peloe-mail [email protected]

Grupo de Adoração “Rainha da Paz” da cidade de Jaguariaíva/PR

Foto: Luiz Blum

Page 3: Oadorador junho2014

o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | junho.2014 3

Semana Eucarística ArquidiocesanaEntrevista com Monsenhor Luiz de Gonzaga Gonçalves, reitor da Igreja da Ordem

– Templo Votivo do Santíssimo Sacramento e do Cenáculo Arquidiocesano dos Adoradores.

A família leva até o altar, como gesto de gratidão,as fotografias do pai e da mãe de Mons. Luiz

Adriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana Blum - Quem o inspi-rou para ter esse zelo, esse amorsem limites para com a Eucaristia?

Mons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. Luiz - Primeiramenteminha família. Mamãe e papai fa-leceram muito cedo mas deixarampara nós um grande exemplo defé. Imagine que mamãe adoenta-da disse que ia em paz e que nosesperaria no céu.

Caríssimos imaginem a fé des-sa santa mulher que apesar de teros filhos pequenos ainda conse-gue dar um testemunho de fé naressurreição. Depois fui morar comminha vovozinha e minhas tias ecom elas foi como se estivesse matri-culado na Escola do Santíssimo Sa-cramento. As melhores flores, as me-lhores toalhas, tudo de melhor era para oaltar, o sacrário, era para a Eucaristia.

Adriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana Blum - Em suas homi-lias o senhor gosta muito de citara vida dos santos. Qual deles seriauma motivação para a nossa par-ticipação na Semana Eucaristia?

Mons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. Luiz - Todos eles, todossem exceção pois essa imensa ga-leria de santos e santas que temosna Igreja são para lembrar-nos queeles buscaram toda força, todaenergia para sua vida na Eucaris-tia. A Eucaristia era o centro desuas vidas. Amaram a Eucaristiae dela partiram para suas ações deamor ao próximo. Eles nos ensina-ram que na medida em que a Eu-caristia cresce em nossa vida, so-mos mais felizes e tudo melhoraao nosso redor.

Adriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana Blum -Todos os ado-radores que participam da Igrejada Ordem e do Cenáculo aprendem

a rezar “Nossa Senhora do Santís-simo Sacramento, Mãe e Modelodos adoradores, rogai por nós querecorremos a vós.” De onde vemessa jaculatória?

Mons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. Luiz - Aprendemos a re-zar assim com o grande Apóstoloda Eucaristia, São Pedro Julião Ey-mard. Ele era um sacerdote daFrança e tinha extraordinário amorà Eucaristia. Sabendo da força daEucaristia começou a espalhar portoda a parte o movimento da Ado-ração Perpétua. O Santo Eymarddescobriu, ainda criança, que na

Eucaristia Jesus está vivo e real-mente presente. Certa vez suamãe o procurava desesperada-mente e quando entrou na igrejalá estava aquele menininho, per-tinho do sacrário. Ela perguntou oque ele estava fazendo e ele dis-se: “Estou conversando com Jesus.”

Adriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana Blum - Nosso país estáem clima de copa do mundo e agrande maioria do povo brasileirogosta muito de futebol. O que po-deria dizer ao povo brasileiro so-bre isso?

Mons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. Luiz - Caríssimos podemassistir os jogos, torcer por este ouaquele time, mas o que eu querodizer para vocês é que, todos semexceção, estão escalados para otime principal da Semana Eu-carística Arquidiocesana. ParaJesus não há banco de reservas,todos são titulares e vencedoresquando unidos a Ele.

Adriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana Blum - O que mais osenhor gostaria de dizer aos leito-res sobre a Semana Eucarística Ar-quidiocesana?

Mons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. Luiz - Caríssimos, convi-demos as famílias, os amigos paraparticipar da adoração ao Santís-simo Sacramento e a trabalharpelo êxito da Semana EucarísticaArquidiocesana. Pedimos quecada adorador, a exemplo de SãoPedro Julião Eymard, seja umapóstolo ardoroso da Eucaristia.

Adriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana BlumAdriana Blum - No dia 26 deabril houve uma Missa em Ação deGraças pelos seus 90 anos de ida-de e 65 anos de sacerdócio. Gos-taria de dizer uma palavra sobreessa data tão importante para osenhor e para todos os seus ami-gos?

Mons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. LuizMons. Luiz - Quero deixar umagradecimento fraterno e ami-go a todos que rezaram e cum-primentaram pelo meu aniver-sário natalício e sacerdotal. QueDeus os recompense com muitasgraças e bênçãos, extensivas àssuas respectivas famílias. Deuslhes pague.

“Fico feliz pela Fes-ta do Santíssimo Cor-po e Sangue de Cristo,pois dá a ocasião defalar-vos de Jesus Eu-carístico. Jamais se fa-lará bastante do quan-to devemos amá-Loinfinitamente. Venhodizer-vos: alimentaibem vossa fé em Jesusno Santíssimo Sacra-mento, e por quê? Paranão perdê-la. Estou falando desta fé viva, prática, a única que é salutar.Perde-se esta fé de vida, não a alimentando.” São Pedro Julião Eymard

Capela de Adoração Eucarística Perpétua – Igrejade Santo Inácio em Buenos Aires /Argentina

Page 4: Oadorador junho2014

junho.2014 | o adorador| o adorador| o adorador| o adorador| o adorador4

“A Eucaristia é a fonte e o ápice de toda a vida cristã”Catecismo da Igreja Católica

Poderíamos nós receber mai-Poderíamos nós receber mai-Poderíamos nós receber mai-Poderíamos nós receber mai-Poderíamos nós receber mai-or presente de Amor do que aor presente de Amor do que aor presente de Amor do que aor presente de Amor do que aor presente de Amor do que aEucaristia?Eucaristia?Eucaristia?Eucaristia?Eucaristia? Com certeza a Euca-ristia é o maior presente que re-cebemos de Jesus, pois a Euca-ristia é o próprio Jesus em Corpoe Sangue, Alma e Divindade.

Por isso chamamos a Eucaris-tia de “O Sacramento de Amor”porque por amor Jesus quis ficarconosco todos os dias: “Eis queestarei convosco até o fim dostempos”. Ele se dá a nós comoalimento para fortalecer a nossaalma. Na Eucaristia Jesus cumprea promessa feita aos apóstolos:“Não vos deixarei órfãos”.

Há pouco tempo vivemos oTríduo Pascal e temos na memó-ria e no coração a celebração daQuinta-Feira Santa onde Jesusinstituiu a Eucaristia e o Sacer-dócio para estar sempre presen-te entre nós.

Acreditamos na Palavra de Je-sus e por isso acreditamos naSua Presença Real e Verdadeirana Eucaristia: “Isto é o meu Cor-po que será entregue por vós...Este cálice é a aliança no meuSangue que será derramado porvós. Fazei isto em memória demim”. É o sacrifício Redentor re-alizado na Cruz: O Seu preciosoCorpo entregue por nós, o SeuPreciosíssimo Sangue derrama-do por toda a humanidade.

A palavra memória na línguade Jesus não significa uma lem-brança, uma recordação, massignifica uma atualização concre-ta do que aconteceu, isto é, emcada Eucaristia nós participamoscom Jesus de sua Oferta Cruentana Cruz, é Jesus em cada HóstiaConsagrada que está ali como ví-tima se oferecendo ao Pai pelahumanidade.

receber dignamente a Eucaristia;o Matrimônio gera a vida queparticipará da Eucaristia; a Unçãodos Enfermos fortalece os doen-tes com a Eucaristia e aquelesque estão de partida sabem queestão junto com Jesus na Euca-ristia ao encontro do Pai.

E o Sacramento da Ordem?Esse mistério profundo pode serresumido com a frase: “Não exis-te sacerdócio sem a Eucaristia enão existe a Eucaristia sem o Sa-cerdócio”.

Mas a Eucaristia também exi-ge nosso compromisso de frater-nidade. A Eucaristia é comunhãona vida da Igreja e na vida dos ir-mãos. O cristão que participa daEucaristia aprende dela a fazer-se promotor de comunhão, de

paz, de solidarieda-de. Aprende a parti-lhar até mesmo opouco que tem.

Quando recebe-mos o Corpo e San-gue de Cristo e vive-mos o Mandamentodo Amor “Amai-vosuns aos outros comoEu vos amei”, pode-mos dizer como SãoPaulo Apóstolo: “Jánão sou eu que vivo,é Cristo que vive emmim”.

Todo esse Amor de Jesus en-contra-se nos Sacrários de nos-sas igrejas e quando recebemosa Comunhão acontece o mais ín-timo encontro com o Santo dosSantos, o Senhor dos senhores,o nosso Deus que nos amou enos ama infinitamente: “Quemcome a minha Carne e bebe meuSangue vive em mim e eu nele”.

Em cada fragmentoEm cada fragmentoEm cada fragmentoEm cada fragmentoEm cada fragmento da Hós-tia Consagrada está a PresençaReal de Jesus Cristo; é o milagreda transubstanciação, é o Mila-gre do Amor do Deus que é Amor.

Por que a Igreja nos ensinaPor que a Igreja nos ensinaPor que a Igreja nos ensinaPor que a Igreja nos ensinaPor que a Igreja nos ensinaque a Eucaristia é a fonte e ápi-que a Eucaristia é a fonte e ápi-que a Eucaristia é a fonte e ápi-que a Eucaristia é a fonte e ápi-que a Eucaristia é a fonte e ápi-ce da vida cristã?ce da vida cristã?ce da vida cristã?ce da vida cristã?ce da vida cristã? Porque a Euca-ristia enquanto fonte faz a Igre-ja: “Todos que comemos do mes-mo Pão formamos um só Corpo...

Somos muitos mas formamosum só Corpo”, diz São Paulo.

Como ápice porque temos aIgreja que faz a Eucaristia nocumprimento do mandamentodo Senhor: “Fazei isto em memó-ria de mim”, disse Jesus. É o pon-to alto da vida cristã: celebramosa Eucaristia e esta celebração nosfaz participantes da vida de Cris-to, especialmente na entrega desua vida na cruz pela salvação dahumanidade.

A Igreja existe por causa daEucaristia e é para a Eucaristiaque se encaminham todos osoutros sacramentos: o Batismonos insere na comunidade quecelebra a Eucaristia; somos Cris-mados para testemunhar a Eu-caristia; confessamos para poder

“Entretodos ossacramentosé aSantíssimaEucaristiaque leva àplenitude ainiciação doCristão”.(São João PauloII, DominicaeCenae)

Page 5: Oadorador junho2014

o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | junho.2014 5

“Cada hóstiaconsagrada éfeita para seconsumir deamor em umcoraçãohumano”.(São João Maria Vianney)

“Ninguém comaesta Carne semantes adorá-la.Pecaríamos senão aadorássemos”.(Santo Agostinho)

“A devoção ao SantíssimoSacramento e a devoção àSantíssima Virgem são,não o melhor, mas o únicomeio para se conservar apureza. Somente acomunhão é capaz deconservar um coração puroaos 20 anos. Não podehaver castidade sem aEucaristia”.(São Felipe Neri)

Missão Sede Santos Taubaté/SP

Eucaristia: nosso maior tesouro!

Venha participar da SEMANA EUCARÍSSEMANA EUCARÍSSEMANA EUCARÍSSEMANA EUCARÍSSEMANA EUCARÍSTICATICATICATICATICAARQUIDIOCESANAARQUIDIOCESANAARQUIDIOCESANAARQUIDIOCESANAARQUIDIOCESANA, de 12 a 1, de 12 a 1, de 12 a 1, de 12 a 1, de 12 a 19 de Junho9 de Junho9 de Junho9 de Junho9 de Junho. Verifiquea tabela na última página do jornal e se você nãopertence a nenhum grupo ou caso seu grupo nãoesteja na escala, escolha um horário e participe.

Page 6: Oadorador junho2014

junho.2014 | o adorador| o adorador| o adorador| o adorador| o adorador6

JOÃO XXIII É O PAPA DA BONDADEE DA RENOVAÇÃO DA IGREJA

João XXIII caracterizou-se como o Papa Bom. Paraele, todos eram bons. Abondade vem de Deus queé Pai cheio de misericórdiapara todos, enviando seuFilho, encarnando-se.

O Papa João XXIII foi definido como bondoso, opapa de todos, bom para com todos. Entendeu serbom, sobretudo quando foi representar a IgrejaCatólica na Bulgária, na Turquia e outros países doLeste Europeu com o povo ortodoxo e mulçumano,pois foi Núncio Apostólico.

Quando foi eleito papa, o mundo admirou-se. Foi es-colhido um papa ancião, sem a cultura de um Pio XII.

Imediatamente todos perceberam que naquelemomento da Igreja a Igreja necessitava de um papabondoso, mas ao mesmo tempo corajoso.

Trazia ele a experiência de ter vivido em países,como representante do Papa, nos quais o maior ar-gumento era a bondade, a compreensão.

Como Papa, o Espírito Santo o inspirou para re-alizar o Concílio. Confiou plenamente no EspíritoSanto, tendo coragem de convocar o Concílio.

Devia ser um Concílio Pastoral, um Concílio paraos novos tempos da Igreja. Devia ser o Concílio dabondade para com todos os homens afastados deDeus; que estudasse o ecumenismo. Ele viveu arealidade dos países ortodoxos e mulçumanos. De-via ser um Concílio que renovasse a pastoral na Igre-ja. Um Concílio em que todos entendessem em suaslínguas vernáculas a liturgia da Eucaristia e dos sa-cramentos. A língua latina, de tanto valor na cultu-

AconteceuAconteceuAconteceuAconteceuAconteceuAconteceuAconteceuAconteceuAconteceuAconteceu Dom Pedro Antônio Marchetti FedaltoArcebispo Emérito de Curitiba

Canonização dos papas da bondade,da juventude e da família

ra e na liturgia da Igreja não correspondia mais aosanseios dos católicos. Estes mais nada entendiamdas “Orações oficiais”.

Assim aconteceu o Concilio Vaticano II. Trouxerealmente uma riqueza para a Igreja Católica. É dese lamentar que toda a renovação Eclesial não te-nha sido aplicada totalmente até hoje.

Ninguém de sã consciência pode negar todos osbenefícios do Concílio Vaticano II.

Por isso, todos devem se alegrar com a canoni-zação do Papa João XXIII.

JOÃO PAULO II É O PAPAMAIS UNIVERSAL QUE HOUVE

Basta ver as encíclicas que escreveu sobre ostemas mais importantes e as Exortações Apostóli-cas que aprovou após os sínodos trienais dos Bis-pos. Foram dirigidas aos próprios Bispos, Presbíte-ros, Leigos e Evangelização.

É o Papa universal porque convocou os sínodosdos cinco continentes.

É o Papa universal, porque visitou mais de 130países dos cinco continentes e repetidos em algu-mas nações, como o Brasil. Esteve aqui três vezes:1980, 1981 e 1997.

Nas visitas a cada país, transmitia ao povo suamensagem de fé bem aplicada às circunstâncias decada cultura.

Além das visitas a tantos países, recebeu mi-lhões de fiéis em Roma, em suas catequeses sema-nais e ainda no “Angelus Domini”, aos domingos.

Organizou as Visitas “ad Limina” dos Bispos acada cinco anos, convocando todos com um progra-ma bem preciso. Antes dele, os Bispos iam por contaem cada quinquênio ou podiam justificar-se, envi-ando apenas um relatório sumário da situação desuas dioceses.

JOÃO PAULO II FOI O PAPA DA JUVENTUDETinha um dom especial de atrair os jovens que

lhe queriam muito bem.Basta ver a multidão na Praça de São Pedro reu-

nida de dia e de noite, antes de sua morte iminen-te em abril de 2005.

A sua mensagem aos jovens era sempre de es-perança, de encorajamento, de bondade... dizia queos jovens são bons.

Vocês jovens são a esperança da sociedade e daIgreja.

JOÃO PAULO II ERA O PAPA DA FAMÍLIACaracterizou-se como o Papa da Família, parti-

cipando das Jornadas Mundiais da Família,como a do Brasil em 1997. Permaneceu dois diasno Rio de Janeiro, com mais de dois milhões depessoas.

Afirmava que a família é a primeira sociedadecriada por Deus no amor indissolúvel, na fidelidadeà toda prova e na fecundidade abençoada. JesusCristo realizou o primeiro milagre nas Bodas de Canánum casamento.

O filho é o maior dom do casal, a maior bênçãode Deus. Traz alegria e felicidade ao lar.

Lamenta profundamente o divórcio, os abortos,os meios anticoncepcionais e todas as aberraçõescontra o casamento e a família.

Alegremo-nos todos com a canonização destesPapas da bondade, da juventude e família.

Agradecemos ao Papa Francisco sua canoniza-ção na festa da Divina Misericórdia.

No dia 27 de abril, em Roma, o Papa Francisco canonizou os Papas João XXIII e João Paulo II

Tudo preparadocom muito carinho

Muitos não conseguiramchegar a Praça São Pedro e

acompanharam acanonização pelos telões

disponibilizados nas ruas.

Page 7: Oadorador junho2014

o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | junho.2014 7

Esse ano estive em Turin,Itália, visitando especialmenteo local onde Dom Bosco inicioua acolhida às crianças, adoles-centes, adultos que eram ex-cluídos da sociedade na época.Nessa visita o que mais mechamou a atenção foi a histó-ria de Domingos Sávio. Essemenino tão puro que nasceu nodia 2/4/1842, em Riva, na Itá-lia. Seus pais eram muito po-bres, mas tinham um tesouroprecioso para o filho: eram cris-tãos verdadeiros.

Quando Domingos Sávio fez aPrimeira Comunhão ele tinha ape-nas sete anos e fez um propósito:“ANTES MORRER DO QUE PECAR”.Esse propósito tornou-se um jura-mento que ele cumpriu até sua morte.

Com dez anos Domingos Sávio as-sumiu a culpa de uma falta que nãohavia cometido para inocentar ou-tro menino da escola. Sávio fez issoporque sabia que o menino tinhamaus antecedentes e poderia serexpulso do colégio.

Domingos Sávio recebia a Euca-ristia e vivia o Sacramento. Era umpromotor da paz. Certa vez colocou-se entre dois alunos que brigavam.Ambos tinham pedras nas mãos,mas Domingos Savio não se intimi-dou e disse: “Atirem a primeira pe-dra em mim”, e segurando um cru-segurando um cru-segurando um cru-segurando um cru-segurando um cru-cifixo entre eles falou: “Antes decifixo entre eles falou: “Antes decifixo entre eles falou: “Antes decifixo entre eles falou: “Antes decifixo entre eles falou: “Antes de

“Deixai vir a mim as criancinhas...”Domingos Sávio – o Santo mais jovem da Igreja

Pintura que retrata o momento em que o PadreJoão Bosco encontra o menino Domingos Sávioem estado de contemplação a Jesus Eucarístico

Padre João Bosco e alguns de seusmuitos filhos espirituais

lutarem olhem para isto” e em se-lutarem olhem para isto” e em se-lutarem olhem para isto” e em se-lutarem olhem para isto” e em se-lutarem olhem para isto” e em se-guida disse: “Jesus não tinha ne-guida disse: “Jesus não tinha ne-guida disse: “Jesus não tinha ne-guida disse: “Jesus não tinha ne-guida disse: “Jesus não tinha ne-nhum pecado e Ele morreu perdo-nhum pecado e Ele morreu perdo-nhum pecado e Ele morreu perdo-nhum pecado e Ele morreu perdo-nhum pecado e Ele morreu perdo-ando os seus executores, nós va-ando os seus executores, nós va-ando os seus executores, nós va-ando os seus executores, nós va-ando os seus executores, nós va-mos ultrajá-Lo sendo deliberada-mos ultrajá-Lo sendo deliberada-mos ultrajá-Lo sendo deliberada-mos ultrajá-Lo sendo deliberada-mos ultrajá-Lo sendo deliberada-mente vingativos?” mente vingativos?” mente vingativos?” mente vingativos?” mente vingativos?” Assim a brigaacabou.

Mas o fato mais marcante e quemais me impressionou foi a devo-ção desse menino a Eucaristia.Numa determinada manhã apósparticipar da Missa e comungar,Domingos Sávio, sem que ninguémpercebesse, deu a volta sobre o al-tar e com uma mão no coração e aoutra em direção ao Sacrário entrouem êxtase e ali ficou das 8h até às14h. Todos o procuravam pela esco-la quando o Padre João Bosco resol-veu dar a volta atrás do altar e láestava imóvel nosso pequeno Do-mingos Sávio... adorando, glorifi-cando Jesus Eucarístico em total êx-tase.

Em 1856, ele fundou entre osEm 1856, ele fundou entre osEm 1856, ele fundou entre osEm 1856, ele fundou entre osEm 1856, ele fundou entre osamigos a “Companhia da Imacula-amigos a “Companhia da Imacula-amigos a “Companhia da Imacula-amigos a “Companhia da Imacula-amigos a “Companhia da Imacula-da”, para uma ação apostólica deda”, para uma ação apostólica deda”, para uma ação apostólica deda”, para uma ação apostólica deda”, para uma ação apostólica de

grupo, onde rezavam cantando agrupo, onde rezavam cantando agrupo, onde rezavam cantando agrupo, onde rezavam cantando agrupo, onde rezavam cantando aNossa Senhora. O sonho de Domin-Nossa Senhora. O sonho de Domin-Nossa Senhora. O sonho de Domin-Nossa Senhora. O sonho de Domin-Nossa Senhora. O sonho de Domin-gos Sávio era torna-se padre e san-gos Sávio era torna-se padre e san-gos Sávio era torna-se padre e san-gos Sávio era torna-se padre e san-gos Sávio era torna-se padre e san-to. Não conseguiu tornar-se padreto. Não conseguiu tornar-se padreto. Não conseguiu tornar-se padreto. Não conseguiu tornar-se padreto. Não conseguiu tornar-se padrepois ficou doente e já sabendo quepois ficou doente e já sabendo quepois ficou doente e já sabendo quepois ficou doente e já sabendo quepois ficou doente e já sabendo quenão iria se recuperar despediu-senão iria se recuperar despediu-senão iria se recuperar despediu-senão iria se recuperar despediu-senão iria se recuperar despediu-sedefinitivamente de seus colegas,definitivamente de seus colegas,definitivamente de seus colegas,definitivamente de seus colegas,definitivamente de seus colegas,prometendo encontrá-los quandoprometendo encontrá-los quandoprometendo encontrá-los quandoprometendo encontrá-los quandoprometendo encontrá-los quandoestivessem todos na eternidade, aoestivessem todos na eternidade, aoestivessem todos na eternidade, aoestivessem todos na eternidade, aoestivessem todos na eternidade, aolado de Deus.lado de Deus.lado de Deus.lado de Deus.lado de Deus.

Após um período doente, rece-beu os últimos sacramentos e pe-diu ao padre para rezar com ele.Após a oração disse: “Adeus meucaro padre”. Sorriu e exclamou:” Es-tou vendo coisas maravilhosas” elogo depois morreu sorrindo tão cal-

mo e feliz, que ninguém duvidou desua visão do paraíso.

Domingos Sávio não alcançou osonho de ser padre, mas alcançou osonho da santidade. Ele foi canoni-zado em 1954.

O Papa Pio XII o definiu como“pequeno, porém um grande gigan-te de alma” e o declarou padroeirodos cantores infantis. Visitei suasrelíquias que se encontram na Ba-sílica Nossa Senhora Auxiliadora.Extremamente emocionada dianteda história de vida desse pequeno egrande Santo.

Zulmira Armiliato -Peregrina doGrupo “Rainha da Paz”.

Local onde Domingos Sávio foi encontrado em êxtase

Domingos SávioIgreja onde se encontra o corpo de São João Bosco Pintura na parede da entrada da primeira Capela onde São João

Bosco acolheu seus primeiros filhos espirituais

Mateus, 19, 13-15

Page 8: Oadorador junho2014

junho.2014 | o adorador| o adorador| o adorador| o adorador| o adorador8

Milagre Eucarístico deBolsena – Itália 1264

Recentes pesquisas estão de acordo comos testemunhos históricos que dizem que oMilagre de Bolsena ocorreu em 1264. Um sa-cerdote boemo, Pedro de Praga, esteve naItália para ter uma audiência com o Papa Ur-bano IV, que naquele verão estava em Orvie-to acompanhado de São Tomás de Aquino evários outros teólogos e cardeais.

Depois que o Papa recebeu o sacerdote, eleregressou à Boêmia, mas no meio do cami-nho se deteve em Bolsena e celebrou umaMissa na igreja dedicada a Santa Cristina. Nomomento da consagração, quando ele pro-nunciou as palavras que permitem a tran-substanciação, ocorreu o Milagre cuja descri-ção está gravada numa lápide: “De repente,naquela Hóstia apareceu claramente umaCarne verdadeira banhada de Sangue, ex-ceto a partezinha que estava entre os de-dos do sacerdote: o que não ocorreu semMistério, mas para que fosse mais eviden-te a todos que a Carne era realmente aque-la Hóstia elevada acima do cálice pelas mãosdo celebrante”.

Com esse Milagre, o Senhor reforçou a féde Pedro de Praga, um sacerdote de grandís-sima piedade e retidão moral, mas que infe-lizmente duvidava da presença de Cristo sobas espécies do pão e do vinho, isto é, sob asaparências sensíveis do pão e do vinho. Anotícia difundiu-se rapidamente e o Papa eSão Tomás de Aquino puderam ver imedia-tamente o Milagre. Depois de um exame mi-nucioso, Urbano IV aprovou a sua autentici-dade e decidiu que o Santíssimo Corpo doSenhor deveria ser adorado através de umafesta particular e exclusiva. Foi assim queestabeleceu que a festa de Corpus Christi,uma festa da diocese de Liège, fosse esten-dida a toda a Igreja Universal. O Papa tam-

“Um sacerdote de Praga que viajava pela Itália, um dia estava celebrando a Missa na Basílica de Bolsena, quando nomomento da consagração ocorreu um prodígio: a Hóstia transformou-se em Carne. Este Milagre robusteceu a fé do

sacerdote que duvidava da presença real de Cristo na Eucaristia. O Papa Urbano IV e Santo Tomás de Aquinoexaminaram as Sacras Espécies e o Pontífice decidiu estender a festa de Corpus Christi a toda a Igreja “para que este

excelso e venerável Sacramento seja para todos peculiar e insigne memorial do extraordinário amor de Deus por nós”.

fiéis descobrirem o mistério, a beleza e a ri-queza da Eucaristia. “A NOSSA FÉ não é fun-damentada nos milagres eucarísticos, massim no anúncio de Cristo acolhido pela fé, gra-ças à ação do Espírito Santo”.

Ao abordarmos o assunto Milagres Euca-rísticos queremos mostrar a importância daIgreja da Ordem e do Cenáculo Arquidiocesa-no do Santíssimo Sacramento que estão in-timamente ligados à Eucaristia. O Cenáculoexiste por causa da Eucaristia. É o local ondeacontecem todas as noites a adoração notur-na de Jesus Eucarístico. A Igreja da Ordemexiste por causa da Eucaristia, é o lugar ondetodos os dias Jesus Eucarístico é solenemen-te exposto para adoração. Nosso desejo comesse artigo é atrair para o Coração Eucarísti-co de Jesus o maior número de adoradores eassim tornar Jesus Cristo mais conhecido,amado, adorado e glorificado.Interior da Catedral de Orvieto. Altar onde o

Corporal com as manchas de Sanguedo Milagre Eucarístico é venerado

Catedral de Orvieto na Italia. Dentro dela está oCorporal com o Sangue do Milagre Eucarístico que deu origem a Procissão de Corpus Christi

bém pediu a São Tomás que escrevesse a li-turgia que acompanharia a Bula “Transiturusde hoc mundo ad Patrem” que expõe as ra-zões pelas quais a Eucaristia, quer dizer, aPresença Real de Cristo é tão importante.

Fonte: Instituto São Clemente – Milão – Itália

Os MILAGRES EUCARÍSTICOS são inter-venções prodigiosas de Deus para confirmara fé na presença real do Corpo e Sangue doSenhor na Eucaristia. Ao dedicarmos umapágina do jornal para contar um dos muitosMilagres Eucarísticos reconhecidos pela Igre-ja, queremos chamar atenção para o milagreeucarístico “que acontece todos os dias emcada Santa Missa, através da Eucaristia, queé o verdadeiro, grande e inesgotável milagre”.

Os milagres são um grande auxílio para os

Page 9: Oadorador junho2014

o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | junho.2014 9

CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS“Dirigirão o olhar Àquele que transpassaram”

São João fazia uma profecia que valepara todos os tempos, hoje vale emmodo particular. O olhar ao Coraçãotranspassado é necessário para conver-ter-nos, para reconciliar-nos, para repa-rar o mal pessoal e aquele do mundo.

No documento: “Reconciliação e Pe-nitência” (1985) São João Paulo II, comgrandiosa força de motivos, exorta àconversão sincera, coerente, constante:o homem de hoje perdeu o sentido deDeus, o sentido do pecado, portanto nãoconsegue encontrar o caminho de voltaao Pai.

A contemplação do Coração aberto,esquartejado por amor, tocará o coraçãohumano árido, indiferente e o libertaráde todo mal que o intoxica, curando-o eremovendo-o profundamente.

Mudando o coração muda-se a vida.São João Paulo II em 13 de abril, na

Congregação Mundial do Apostolado da

Oração, dizia: “continuai com maiorempenho a recomendar e difundir apiedosa prática da Primeira SextaFeira”. Reconciliado com Deus, coma Igreja e com os irmãos, mediante oSacramento da Penitência, o fiel seune, alimentando-se da Eucaristia,ao Coração de Jesus, e participa damesma maneira de Jesus, oferta dereparação.

Na linha constante do Magistériode seus predecessores, São João Pau-lo II não cansa de repetir: “Caros ir-mãos, vivei esta mensagem que oEvangelho de São João, em Paray LeMonial, nos chama, para entrar no mis-tério do Seu Coração”. (1/6/1985)

Compreende-se porque Madre Te-reza de Calcutá, enamorada do Cora-ção de Jesus repetia: “Nós, cristãosdevemos demonstrar aos outros, nãocomo nós os amamos, mas como osama o Coração de Jesus em nós”.

Uma pessoa é cristã na medidaem que se coloca em união com o Co-ração de Cristo.

A SANTÍSSIMA EUCARISTIA

Clélia Merloni

Neste mês dedicado ao Sagrado Coração deJesus queremos deixar aqui um tesouro escri-to por Clélia Merlone, fundadora do Institutodas Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.

“Perguntemos, também nós, a Jesus:-Mestre, onde moras? E Ele nos responderá

benignamente, como aos discípulos: “Vinde evede”. Jesus os conduz consigo e os entretémcom sua dulcíssima conversação.

Quão rápidas devem ter passado aquelashoras em tão querida e santa companhia!

Mas não precisamos invejar sua sorte, pois podemos, quando qui-sermos, entrar na casa de Jesus, entreter-nos familiarmente com Ele.

Se tivéssemos mais fé e desejo sincero de nos unir a Jesus e se-gui-lo, a Igreja, onde Ele habita, seria o lugar de nossas mais carasdelícias, e aos Pés do Santo Tabernáculo passaríamos as horas maisbelas de nossa vida.”

“Jesus, manso e humilde de Coração, fazeio nosso coração semelhante ao Vosso”.

Sacrário que se encontrana Capela situada dentroda Igreja onde morava ospais de São Francisco de

Assis. Assis/Itália.

Page 10: Oadorador junho2014

junho.2014 | o adorador| o adorador| o adorador| o adorador| o adorador10

TERÇO DOS HOMENS

“O Coração Adorador é um Coração Mariano”

O Terço dos Homens “Nossa Senhora do San-tíssimo Sacramento” na Igreja da Ordem é umainiciativa do Monsenhor Luiz de Gonzaga Gon-çalves, para que os homens rezem o terço con-templando a vida de Cristo com o olhar deMaria Santíssima. Maria é Aquela que nosacompanha na escuridão da noite até o clareardo novo dia.

Eis o convite que o Mons. Luiz deixa a todosos homens: “É através da oração que o ser hu-mano adquire a capacidade de se aproximar eadentrar a intimidade de Deus. Rezando o ter-ço em grupo os homens descobrem que a uniãopara a oração do terço traz fortalecimento es-piritual, auxiliando na descoberta pessoal da

verdade de Cristo. Por isso convido a todos oshomens para rezar o terço na Igreja da Ordemtodos os sábados às 18h.

Queremos formar um grupo de homens quese empenhem em rezar o Terço com muita de-voção diante do Santíssimo Sacramento, ten-do assim um encontro pessoal de fé com Jesuspor meio de Maria. Após a oração do Terço,Bênção Solene de Jesus Eucarístico e a SantaMissa”.

OS PAPAS RECOMENDAM O ROSÁRIOOS PAPAS RECOMENDAM O ROSÁRIOOS PAPAS RECOMENDAM O ROSÁRIOOS PAPAS RECOMENDAM O ROSÁRIOOS PAPAS RECOMENDAM O ROSÁRIO

Todo Sábado às 18h na Igreja da Ordem diante do Santíssimo Sacramento exposto solenemente

“Todos, com um só coração,permaneciam assíduos à oração,

com Maria, Mãe de Jesus”. (At 1,14)

Papa Francisco: “O Terço, como é bemconhecido, é uma oração que medita osmomentos mais importantes da vida

do Senhor e da vida de NossaSenhora. Portanto, tenhamosMaria como Mestra que nos

acompanha no caminho paraseguir o Senhor mais de

perto”. (2 de maiode 2014)

Santo João Paulo II: “O Rosário,lentamente recitado e meditado —

em família, em comunidade,pessoalmente — vos fará penetrarpouco a pouco nos sentimentos de

Jesus Cristo e de sua Mãe,evocando todos os acontecimentosque são a chave de nossa salvação”.

(6 de maio de 1980)

São João XXIII: “Como exercício de devoção cristã,entre os fiéis de rito latino,... o Rosário ocupa o

primeiro lugar depois da Santa Missa e doBreviário, para os eclesiásticos, e da participação

nos Sacramentos, para os leigos”.(19 de setembro de 1961)

Pio XI: “Uma arma poderosíssima para pôr em fuga os demônios...Ademais, o Rosário de Maria é de grande valor não só para derrotar osque odeiam a Deus e os inimigos da Religião, como também estimula,

alimenta e atrai para as nossas almas as virtudes evangélicas”. (29 de setembro de 1937)

Bento XV: “A Igreja, sobretudo pormeio do Rosário, sempre encontrou

nEla a Mãe da graça e a Mãe damisericórdia, precisamente conformetem o costume de saudá-La. Por isso,

os Romanos Pontífices jamais deixarampassar ocasião alguma, até o presente,de exaltar com os maiores louvores oRosário Mariano, e de enriquecê-lo

com indulgências apostólicas”.

Page 11: Oadorador junho2014

o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | junho.2014 11

São Pio X: “O Rosário é a mais bela ea mais preciosa de todas asorações à Medianeira de

todas as graças: é a preceque mais toca o coração da

Mãe de Deus. Rezai-otodos os dias”.

Bento XVI: “Somosconvidados a valorizar estaoração tão querida para a

tradição do povo cristão”.(6 de outubro de 2010)

Pio XII: “Será vão o esforço de remediar a situaçãodecadente da sociedade civil, se a família,

princípio e base de toda a sociedade humana,não se ajustar diligentemente à lei do

Evangelho. E nós afirmamos que, paradesempenho cabal deste árduo dever,é sobretudo conveniente o costume

do Rosário em família”.(15 de setembro de 1951)

Paulo VI: “Não deixeis de inculcar com toda a diligência einsistência o Rosário Mariano, forma de oração tão grata àVirgem Mãe de Deus e tão frequentemente recomendada

pelos Romanos Pontífices, pela qual se proporciona aos fiéiso mais excelente meio de cumprir de modo suave e eficaz o

preceito do Divino Mestre: ‘Pedi e recebereis, buscai eachareis, batei e abrir-se-vos-á’ (Mt. 7,7).”

(19 de abril de 1965)

Pio IX: “Assim como São Domingosse valeu do Rosário como de uma

espada para destruir a nefandaheresia dos albigenses, assim

também hoje os fiéis exercitandoo uso desta arma — que é a reza

cotidiana do Rosário — facilmenteconseguirão destruir os

monstruosos erros eimpiedades que por todas

as partes se levantam”.(3 de dezembro de 1856)

Leão XIII: “Queira Deus — é este um ardente desejo nosso —que esta prática de piedade retome em toda parte o seu antigo

lugar de honra! Nas cidades e aldeias, nas famílias e nos locais de trabalho, entre as elites e os humildes, seja o Rosárioamado e venerado como insigne distintivo da profissão cristãe o auxílio mais eficaz para nos propiciar a divina clemência”.

(8 de setembro de 1894)

Cada um dos 365 textos foi escrito com a sin-geleza e a piedade de quem dedicou a vida a ado-rar a Jesus e a torná-lo adorado: o sacerdote fran-cês São Pedro Julião Eymard, que foi chamadode "o Apóstolo da Eucaristia" pelo Papa São JoãoXXIII. Em casa ou diante de Santíssimo Sacra-mento, este é um dos mais ricos livros para vocêque busca maior profundidade espiritual e euca-rística.

“O cristão, chamado a viver do amor de Deus,precisa sentir o atrativo do amor, e é na SantaEucaristia que Jesus nos dá o suave testemunhode que nos ama pessoalmente como seus ami-gos. É aí que nos permite repousar o coração so-bre o seu, a exemplo do Discípulo predileto; que

FLORES DA EUCARISTIAnos faz gozar, ao menos de quando em vez, adoçura do maná celeste; que nos infunde nocoração a alegria de possuir a Deus como Za-queu; ao Salvador como Madalena; à felicidadesuprema, a seu tudo como a Esposa dos Canta-res” São Pedro Julião Eymard.

Essa é a nossa dica de leitura para o mês doSagrado Coração de Jesus

Editora Missão Sede SantosMissão Sede Santos

Rua do Café, 58 – Centro (Chafariz)Taubaté - São Paulo - Brasil - CEP 12010-330

Fones: (12) 3624-6433 / 3624-6883Fax: (12) 3624-5731

Page 12: Oadorador junho2014

junho.2014 | o adorador| o adorador| o adorador| o adorador| o adorador12

Seja um sócio! Ligue: 3091-1371

SINTONIZE AM 1370KZ

Nossa Senhora da LuzRÁDIO CANÇÃO NOVA

HORA DO CENÁCULO NA RÁDIO CANÇÃO NOVAToda quinta-feira das 17 às 18h, Monsenhor Luiz de Gonzaga Gonçalves e equipe

apresentam o programa "Eucaristia - Nosso Maior Tesouro", com informaçõese notícias da Igreja da Ordem e Cenáculo de Curitiba. Ouça e participe.

Venha partilharos seus dons

A Igreja da Ordem, Templo Votivo do Santíssimo Sa-cramento, celebra todos os domingos a Santa Missa às 10h,12h e 18h. Em todas elas estamos rezando por você que édizimista, colaborador e adorador do Santíssimo Sacramento.Nossa oração estende-se também por todos aqueles que fize-ram parte da Pastoral Eucarística e hoje não estão mais entrenós. Venha participar conosco.

Seu ministério de música tem desejo de cantar a missa naIgreja da Ordem? Então venha conversar com a Jane na se-cretaria da igreja. Precisamos muito de você!

Se você deseja formar um grupo de adoração diurnaprocure informações na secretaria da Igreja da Ordeme se for um grupo de adoração noturna procure asecretaria da Adoração no Cenáculo.

Dízimo: É partilha, União, Doação, Solidariedade, Fé, Graça, Compromisso, Vida, Conhecer, Exemplo...“A árvore que tem sol oferece a sombra, o cristão que tem amor oferece o dízimo”.Com a sua colaboração a Igreja da Ordem recebeu, nesse primeiro semestre, uma nova pintura.

Mas ainda há muito para restaurar. Seja dizimista você também!

JÁ PENSOU EM SER DIZIMISTA NA IGREJA DA ORDEM?

Page 13: Oadorador junho2014

o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | junho.2014 13

RecordandoRecordandoRecordandoRecordandoRecordandoRecordandoRecordandoRecordandoRecordandoRecordando

Retiro de carnavalJá estamos com muitas saudades do Retiro Eucarístico que aconteceu no auditóriodo Cenáculo Arquidiocesano durante os dias de carnaval. O Padre Vanio, inspirado

pelo Espírito Santo, nos enriqueceu com sua sabedoria e amor a Eucaristia.

Em sua pregação ressaltou que o Retiro nãoé para saber, mas para saborear e convidou atodos os presentes para saborear o Evangelhoe com isso ficarmos “especialistas” em JesusCristo, pois ignorar o Evangelho é ignorar o pró-prio Jesus Cristo.

Assim como os amigos levaram o paralíticona maca para ver Jesus, assim os EvangelistasJoão, Mateus, Marcos e Lucas são os nossosamigos que nos levam na “maca” do Evange-lho para conhecer Jesus.

Marcos nos apresenta Jesus Humano e paraesse Evangelista mais importante é o que Je-sus faz e não o que Jesus diz. Jesus ficavatriste, tinha compaixão, abraçava as crian-

ças, amava os jovens, sentiu pavor e angús-tia no Getsêmani, cantava os salmos, dor-mia, caminhava, se alegrava... Podemosresumir o Evangelho de Marcos na frase dosprimeiros padres da igreja: “Tão humano“Tão humano“Tão humano“Tão humano“Tão humanoassiassiassiassiassim, só Deus pode ser”.m, só Deus pode ser”.m, só Deus pode ser”.m, só Deus pode ser”.m, só Deus pode ser”.

Nosso amigo Evangelista Mateus nos apre-senta Jesus calmo, que ensinava, falava e porisso é o Evangelho mais usado na catequese.Para confirmar o Salmo que diz “Seus lábiosespalham as graças e o encanto.” Jesus é apre-

sentado como aquele dos “três P”“três P”“três P”“três P”“três P”. Jesus dosPPPPPecadores, dos PPPPPobres e dos PPPPPequenos. O falarde Jesus dá sentido a tudo. “Quer deixar umapessoa infantil dê respostas, quer deixar umapessoa madura faça perguntas”.

Lucas nos apresenta Jesus Missionário. Je-sus pobre que anuncia aos pobres. Em Lucas,Jesus está sempre subindo para Jerusalém esempre parando um pouco. Jesus aparece 19vezes em oração, aliás, em Lucas tudo é umagrande oração.

Page 14: Oadorador junho2014

junho.2014 | o adorador| o adorador| o adorador| o adorador| o adorador14

A misericórdia de Jesusaparece mais em Lucasdo que nos outros Evan-gelhos. Lucas é o Evange-lho da Misericórdia, da se-gunda chance. Lucas éum Evangelista “afina-do”, apresenta o cantoMagnificat, Benedictus,Canto de Simeão. Quemgosta de cantar gosta doEvangelho de Lucas. Lu-cas é o Evangelho da Li-turgia: inicia com a litur-gia de Zacarias e terminacom a liturgia da Bênção.Liturgia, o que é a Litur-gia? Acho que a melhordefinição de Liturgia é “oCéu na Terra”. É tambémo Evangelho da Alegria.“Alegrai-vos sempre noSenhor!”. O sorriso é ge-neroso por natureza. Tempessoas que escolheramviver uma Quaresma semPáscoa.

Santa Bernadete falasobre a aparição de Nos-sa Senhora: “Ela sorriupara mim e eu jamais es-quecerei aquele sorriso”.

Chegamos ao nossoamigo João. O Evangelis-ta João, mais do que falarde Jesus – PALAVRA DOPAI – deixa Jesus falar desi mesmo. Jesus fala mui-to EU SOU. Também estásempre faltando alguma

Altar do Milagre Eucarístico de Santarém-Portugal

coisa (falta vinho nas bo-das de Caná, falta águapara a samaritana, faltapão, falta luz para o cego,falta vida para Lázaro).Para todas as necessida-des o Evangelho dá a so-lução: JESUS!

“Uma pessoa pode tertudo e ser um miserá-vel!”. (Dom Helder Câmara)

João é o Evangelista do

exagero (sobram 6 talhasde vinho, 12 cestos depão, jorra água) paramostrar o exagero doAmor de Deus por nós.

“A medida do amor éamar sem medida”. (SãoFrancisco de Sales)

Tudo o que falta noEvangelho de João encon-tramos no altar da Missa.“Padre celebra a tua Mis-

sa como se fosse a pri-meira, a última, a única”.(Madre Tereza de Calcutá)Resumindo:

Marcos é o Evangelhodo Catequizando;

Mateus do Catequista;Lucas do Missionário;João do Teólogo.A segunda parte do re-

tiro iremos publicar napróxima edição.

Quando olharesum crucifixo

pensa em quantoJesus te amou

para morrer porti; mas, quando

olhares a Jesus naEucaristia, pensa

em quanto te amaagora mesmo,que segue te

esperando a cadadia neste

Sacramento. Oqual nos devefazer sentir a

necessidade defalar dele paratodo mundo e

lhes transmitir amaior notícia:

Cristo está vivo naEucaristia. Serás

capaz de serApóstolo de Jesus

Eucarístico?

Madre Teresa de Calcutá

A AdoraçãoEucarística

é um para-raiode bênçãos e

graças.

A oração é orespiro da vida,quem não rezavive sufocado.

”(Santa Tereza de Lisieux)

Page 15: Oadorador junho2014

o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | o adorador | junho.2014 15

Podemos sentir a paz no sorriso do Monsenhor Luiz que reflete um coração Eucarístico. Monsenhor Luiz nos seus 90 anosde idade e 65 de sacerdócio trabalha incansavelmente para que Jesus Eucarístico seja mais conhecido, amado, adorado eglorificado. De onde vem tanta alegria e disposição para exercer com tanto amor o seu sacerdócio? A resposta é simples:ele conta sempre com a valiosa intercessão de Nossa Senhora e São José. A comemoração do seu aniversário natalício e

sacerdotal foi no último dia 26 de abril. Atendendo pedidos de nossos leitores, eis algumas fotos para recordação.Parabéns Monsenhor!

“Quem vive da Eucaristia semeia a paz”

Fotos desta página: FACEBOOK CENACULO.ARQUIDIOCESANO

Page 16: Oadorador junho2014

junho.2014 | o adorador| o adorador| o adorador| o adorador| o adorador16