o que vamos ver nesse e-book?

20

Upload: others

Post on 27-Oct-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que vamos ver nesse e-book?
Page 2: O que vamos ver nesse e-book?

2

O que vamos ver nesse e-book?

A nova economia e a concorrência acirrada

Estratégia 01: Descobrindo quem são seus clientes

Estratégia 02: Definindo um diferencial competitivo

Estratégia 03: Seu maior tesouro são os clientes fiéis

Conclusão

Page 3: O que vamos ver nesse e-book?

3

A nova economia e a concorrência acirrada Há alguns anos atrás, os maiores chefs do mundo e as famílias que mantinham restaurantes há várias gerações, guardavam receitas de pratos, pizzas, pães de queijo, sanduíche, comida árabe e tantas outras receitas, como uma grande relíquia! E isso fazia com que muitas pessoas fossem fiéis a tantos restaurantes! É exatamente por isso, que tanta gente ainda acredita que, assim como antigamente, ter uma boa comida e um bom atendimento, são ingredientes únicos para termos negócios de sucesso!

“ TER UMA BOA COMIDA, UM BOM ATENDIMENTO, E ACHAR QUE

ISSO É SUFICIENTE PARA TER SUCESSO NO MERCADO DE ALIMENTAÇÃO, PODE SER A RECEITA IDEAL PARA O SEU

FRACASSO, E QUEBRAR PODE SER SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO! ”

Só que, depois que a internet se popularizou, começamos uma nova era! O mercado mudou totalmente, e a informação está a poucos cliques de cada um de nós! Se eu te perguntar por exemplo, qual é a receita dos melhores chefs do mundo, tenho absoluta certeza que, depois de uma consulta ao Google e ao Youtube, você consegue fazer qualquer uma dessas receitas, na cozinha da sua casa!

Incrível isso, não é mesmo? Quem diria que os maiores segredos do mundo da culinária seriam revelados gratuitamente, e seria tão simples de conseguir isso!

Page 4: O que vamos ver nesse e-book?

4

Pois bem, como resultado disso, tivemos um crescimento monstruoso no mercado de alimentação! De uma hora para outra, todo mundo acreditou que pudesse empreender, abrir um negócio dentro de casa, ou alugando um pequeno espaço e a concorrência aumentou violentamente! Então o consumidor ficou extremamente exigente! Ele quer a máxima qualidade e quer pagar o menor preço possível, porque percebeu que a concorrência anda se engalfinhando em busca de clientes! Qual seria a solução para nós empresários vendermos mais, e vencermos essa concorrência absurda? A única saída que vejo, é fazendo o que a maioria das pessoas não faz! E como fazer o que a maioria não faz, Marcelo?

D-I-F-E-R-E-N-C-I-A-Ç-Ã-O “

Pare de desperdiçar seu tempo fazendo mais do mesmo, e se dedique a criar algo que provoque emoções!

” Mas por que a diferenciação é tão importante, e talvez seja o único caminho para prosperar nesse mercado competitivo? Se você quer ter resultados extraordinários, precisa criar uma marca que é vista de forma diferente pelas pessoas e que vende produtos e serviços únicos, que ninguém no mercado tem igual. Quer um exemplo disso? A Bib’sfiha do Habib’s. Por mais que existam milhares de empresas que façam esfihas abertas, Bib’sfiha só existe uma empresa que faz! Assim como o Big Mac, da McDonald’s, o Whopper do Burger King e tantos outros serviços e produtos! A diferenciação nada mais é, do que a ação de criar produtos, serviços e uma imagem de marca para ocupar um lugar exclusivo na mente dos consumidores. E você não precisa ser grande para conseguir criar isso, basta ter criatividade! Se você vende marmitex, por exemplo, pode criar uma versão especial como: “Refeição Chique da dona Lucinha”, que vai em uma embalagem com um pequeno selo especial, dizendo que a comida é feita sem agrotóxicos e com muito amor. Pronto! Você já consegue se diferenciar de 99% dos outros concorrentes! Sua refeição já tem um nome único, um selo, e toda vez que alguém ver essa embalagem e o selo, vai

Page 5: O que vamos ver nesse e-book?

5

lembrar imediatamente da sua marca! Esse é o seu fator de diferenciação e é o ingrediente secreto das grandes marcas do mercado! Para você entender a importância dessa primeira lição, pense por um momento em quantas marcas de leite condensado você conhece? E de esponjas para lavar louças? E de sandálias de borracha? Provavelmente você pensou em muitas delas. E possivelmente só nas mais conhecidas do mercado. Mas já parou para se perguntar por que você lembra do Leite Moça, da esponja Bombril ou das Havaianas? Cada um desses exemplos que citei tem dezenas de concorrentes, e tem exatamente a mesma função desses concorrentes! Mas por que cargas d'água a maioria das pessoas lembraram exatamente dos mesmos produtos? Veja o exemplo da esponja: não sei você, mas logo que lembro de esponjas, penso em Bombril e lembro da frase: “mil e uma utilidades”. E o leite condensado? Podemos dizer que existem várias marcas de qualidade excelentes. Mas veja o caso do Leite Moça! Veja o quanto valoriza o nosso produto dizer que usamos o original para fazermos as nossas receitas! Essa é uma marca que gera valor para quem a usa. As outras marcas, apesar de terem qualidade também, são vistas somente pelo aspecto preço e promoção.

“ Pense no seu negócio... Ele é visto hoje por gerar valor para as pessoas ou é visto

apenas pelo aspecto preço e promoção? ”

Os empresários, grandes ou pequenos, que mais faturam no mercado são identificados pela diferenciação e pelo valor que sua marca gera! Não necessariamente o produto precisa ser caro. As Havaianas por exemplo, tem um valor muitas vezes abaixo de marcas como a Nike, Adidas, Melissa… e mesmo assim, está na mente dos consumidores.

Page 6: O que vamos ver nesse e-book?

6

O que importa de verdade é ser D-I-F-E-R-E-N-T-E. Nem melhor, nem pior. Mas que acabam por serem os melhores na mente dos seus consumidores. O que determina a diferenciação é o conjunto de características que fazem com que a oferta de uma empresa para outra não seja a mesma e que principalmente, os clientes enxerguem isso! Esse é o seu trabalho a partir de agora! Criar algo único para as pessoas que realmente precisam disso. Mas quem seriam as pessoas que precisam do que você tem para vender?

Estratégia 01: Descobrindo quem são seus clientes

As férias escolares são um período de grande movimentação para muitos restaurantes! E apesar de não parecer estressante, atender um grande número de clientes no balcão de uma pizzaria pode tirar o humor de qualquer um. Em um dia especialmente tumultuado, a Rosângela, uma de nossas atendentes, estava fazendo o atendimento de um rapaz de uns 23 anos, mais ou menos, no balcão. Quando de repente, um alarme de um carro começou a tocar na porta da pizzaria! Depois de uns 3 minutos tocando sem parar, e prejudicando a Rosângela de entender o que o rapaz dizia, ela soltou uma bronca: "Mas não é possível! Qual o problema desse motorista? Será que ele está surdo?"

Page 7: O que vamos ver nesse e-book?

7

O cliente olhou atravessado e falou: "o motorista é o meu pai, e realmente ele tem uma deficiência auditiva, e por isso, ele não escuta bem! Além disso, o carro é novo e provavelmente ele ainda não deve saber como desligar o alarme direito". A Rosângela ficou branca na hora, e era visível o constrangimento dela por ter feito esse comentário.

“ Com frequência esquecemos que os nossos clientes são pessoas, que tem sonhos, esperanças, expectativas e dificuldades. É exatamente quando nos falta empatia e

conhecimento profundo do nosso cliente, que deixamos tantas oportunidades de venda para trás.

” E o pior! Ainda pensamos que o problema está com o nosso ponto de venda, com a nossa comida, com a economia do país, quando na verdade o problema está com a gente mesmo, pois nem sabemos quem realmente é o nosso cliente, e qual o problema a nossa empresa resolve! Conhecer o nosso público alvo é essencial. Saber das necessidades desse público é um pré-requisito para o sucesso! Portanto, comece imediatamente a conversar com pessoas, comece a criar empatia, e entender qual problema você está solucionando. Faça essa revisão no seu negócio imediatamente, antes que seja tarde demais! Precisamos entender que a nossa percepção é absurdamente limitada. Geralmente existe um abismo enorme entre o que um dono de um restaurante quer vender, e o que o cliente precisa ou quer realmente comprar. Vou te contar sobre o meu negócio principal, por exemplo, as pizzarias. Ganhar muito dinheiro administrando uma pizzaria parece algo simples. É saber fazer uma boa massa, um bom molho, comprar ingredientes de qualidade, contratar uma equipe de qualidade e começar a vender, certo? ERRADO! Você precisa conhecer profundamente o seu público e as necessidades desse público. Precisa entender se a maioria desse público vai ser casais jovens ou famílias. Se for família, você precisa saber: essas famílias tem crianças ou não?

Page 8: O que vamos ver nesse e-book?

8

O seu cliente tem pressa, ele estaria disposto a pagar mais se o tempo de espera for menor? Está preocupado com o tempo? Com a padronização? O seu cliente é alguém antenado que gosta de inovações? Entenda de uma vez por todas que os clientes são diferentes e cada uma dessas perguntas aí, pode mudar bruscamente os seus resultados! Isso porque, quem tem criança pequena precisa de um fraldário, ou de um espaço kids, e ao mesmo tempo, não precisa de velocidade da elaboração das pizzas ou de música ao vivo por exemplo. Por outro lado, se o seu público é mais jovem, ele quer paquerar, quer azarar, quer um lugar cheio e divertido! Você tem que estar preparado! E isso vale para todos os segmentos de alimentação, desde uma lanchonete, uma comida a quilo, até pequenos ou grandes restaurantes.

É importantíssimo entender, que a sua comida, é só mais um fator que fecha o conjunto de atributos que o seu público busca. Portanto, o primeiro passo é definir qual o problema você quer resolver. Entenda e guarde isso que eu vou te contar agora. Theodore Levitt, em 1960 publicou um artigo chamado “Marketing Myopia”. A ideia era simples, mas depois que aprendi isso, mudei totalmente minha forma de pensar. “As pessoas não compram produtos ou serviços. O que elas querem é realização, é a transformação que aquilo traz para elas.” - Theodore Levitt

Page 9: O que vamos ver nesse e-book?

9

Por exemplo: As pessoas não compram aulas de inglês. Elas querem falar inglês fluentemente. Ninguém procura uma academia de ginástica porque a esteira é a mais moderna. Elas querem é um corpo saudável ou sarado para irem para praia. Então, você precisa focar a sua ideia em 2 coisas: na dor do cliente ou no prazer que o seu negócio, produto ou serviço vai oferecer. Nós chamamos de dores os riscos, obstáculos, sentimentos e atividades desagradáveis que o seu cliente passa para alcançar o objetivo dele. Trazendo para a gastronomia, vamos pensar nos exemplos:

• O seu cliente que tem um horário restrito de almoço. Quais as soluções possíveis para ele? Fast food, restaurante self service sem filas para pagar e um sistema delivery, por exemplo.

• Clientes saindo de shows, teatros ou cinema, com muita fome. O que eles procuram?

Um lugar para comer bem, que seja rápido e provavelmente não querem gastar muito dinheiro pra isso.

• Clientes que têm filhos e querem sair para jantar a noite. O que eles procuram?

Lugares com entretenimento para os filhos deles.

• Clientes que estão caminhando nas ruas do centro da cidade. Provavelmente procuram uma lanchonete para fazer um lanche rápido, prático e talvez, barato.

• Clientes que têm mobilidade física restrita, procuram locais com assistência e suporte

para esse tipo de necessidade especial.

• Clientes que não tem carro, não precisam de estacionamento fácil. Provavelmente eles vão de táxi, uber, ou talvez procuram por serviço de delivery eficiente.

• Clientes que não tem condições financeiras privilegiadas procuram por serviço ou

produto de baixo custo. É importantíssimo saber essas coisas antes de montar um negócio, ou se você já montou, você precisa identificar quais são as dores do seu cliente e criar soluções que atendam ou até mesmo superem as expectativas deles! O outro fator pelo qual o seu cliente compra, é pelo prazer. Que nada mais é do que a satisfação, o orgulho e a vaidade pelo qual ele compra de você.

Page 10: O que vamos ver nesse e-book?

10

Em gastronomia podemos pensar em restaurantes slow food, comidas mais sofisticadas, lugares badalados que passam a ideia de status. Vamos entender melhor o conceito da satisfação e do prazer?

Pense que hoje é aniversário do seu cliente, ele quer sair com a esposa para comemorar. Provavelmente, esse cliente não está buscando lugares de baixo preço, por mais que ele não tenha muito dinheiro disponível, o que ele quer é aproveitar esse momento especial de comemorações. Ele quer ter satisfação e muito prazer. Por isso, ele vai buscar um lugar onde possa ser bem atendido, com uma boa comida e um excelente atendimento para marcar positivamente aquela data.

• Assim como esse cliente, existem centenas de outras situações em que o seu cliente vai buscar o prazer na comida, como por exemplo:

• Quando o seu cliente tem um almoço ou jantar de negócios, ele busca um

estabelecimento que dê status e que possa realçar a posição dele;

• Quando seu cliente faz a festa de aniversário do seu filho. Ele busca um espaço que dê conforto e segurança. Ele pode, inclusive, buscar um serviço de buffet que você oferece para fazer essa festinha na própria residência dele.

• Quando seu cliente é considerado um experimentador e quer sempre estar dentro das

novas tendências, provavelmente as hamburguerias, lojas de açaí, os bares e

Page 11: O que vamos ver nesse e-book?

11

restaurantes que oferecem serviços inovadores saem na frente e tem atrativos que vão chamar a atenção desse público.

• Quando seu cliente quer sair em busca de companhia, ele vai buscar bares e

restaurantes que proporcionem paquera e azaração.

• Pessoas em dietas restritivas, ou que tenham algum tipo de intolerância ao glúten, a lactose ou qualquer outra, vão buscar restaurantes que ofereçam comidas leves, e livres dessas substâncias que causam alergias e desconforto.

• Casais de namorados buscam estabelecimentos com ambientes mais familiares e

aconchegantes e geralmente não se importam muito com o preço que vão pagar para desfrutar daquele lugar.

• O veganismo está em alta, e hoje em dia, pouquíssimos restaurantes investem nesse

público que tem um potencial gigantesco e pouquíssima concorrência! Todos esses, são exemplos de prazer, que é quando o cliente está disposto a pagar mais pela solução que ele busca. Nesses exemplos nós provamos que o preço, nem sempre vai ser fator decisivo para a escolha do cliente. E que, promoções e preço baixo, nem sempre vão fazer com que o seu negócio decole. O que você realmente precisa entender é o problema do seu cliente e usar a sua criatividade para buscar a melhor solução. Depois disso, basta atrair os clientes certos, para começar o ciclo de sucesso e prosperidade no seu negócio! Mas você vai precisar ter um diferencial competitivo muito claro e bem definido no seu negócio. Você já sabe como definir isso?

Estratégia 02: Definindo um diferencial competitivo Essa é a alma do seu negócio! Quando o empreendedor acerta a proposta de valor, os outros aspectos tornam-se infinitamente mais simples de serem desenvolvidos. "Proposta de valor pode ser entendida como o produto ou serviço que será entregue para um determinado grupo de clientes, de maneira que esse grupo se sinta com suas expectativas realizadas e até superadas."

Page 12: O que vamos ver nesse e-book?

12

A pergunta que deve ser feita nesse caso é simples, a resposta que você tem para dar as vezes que é o difícil. Por que os clientes comprarão de você e não dos seus concorrentes?

“ Basicamente, a proposta de valor deve buscar uma resposta para a pergunta: Por que

um possível cliente deveria fazer negócio com sua empresa e não com seus concorrentes?

Ou seja, o empreendedor deve explicar, em poucas palavras, o que distingue sua empresa do restante da concorrência. Você já tem essa resposta para o seu negócio? Se a resposta for positiva, escreva agora mesmo nas linhas abaixo: DIFERENCIAL COMPETITIVO DA MINHA EMPRESA: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Page 13: O que vamos ver nesse e-book?

13

Muitas empresas definem seus negócios como tendo “o melhor atendimento” ou “os menores preços”. Eu mesmo já cansei de assistir apresentações de trabalhos com algumas dessas propostas. Não há nada errado nisso, desde que você realmente seja a única empresa que ofereça esse valor, e como você não vai começar como um gigante do mercado, com alto poder de compra, é interessante pensar mais um pouco além de preço. Ainda nessa mesma onda, vejo alguns empreendedores dizendo que vão trabalhar com ingredientes sempre frescos, comida gostosa, cerveja mais gelada e pratos deliciosos. Alguns desses atributos são intangíveis e você realmente pode se diferenciar no mercado. Contudo, esses atributos são qualidades que não podem ser consideradas uma proposta de valor. Isso já é um pré-requisito de qualquer negócio desse setor. Vivemos em tempos de concorrência acirrada e o mercado não tolera amadores mais. Então, é hora de colocar a sua cabeça pra pensar. Respire, concentre-se e vamos buscar uma proposta única! Para ter uma proposta única no seu negócio, você precisa mexer com a emoção das pessoas. E para facilitar ainda mais, vou ilustrar aqui vários exemplos de diferenciais competitivos, para que você entenda verdadeiramente o que é ter um diferencial competitivo, e para que você reconheça quais são os seus. E se por acaso você ainda não tiver um diferencial competitivo, é obrigatório que você crie um a partir de agora. Do contrário, dificilmente você vai chegar ao sucesso que tanto sonha. Além de preço e qualidade, você precisa considerar outros aspectos como: NOVIDADE - A novidade satisfaz um conjunto totalmente novo de necessidades que os clientes anteriormente não percebiam porque não havia oferta similar. Exemplo: Quando o McDonald´s trouxe o modelo padronizado e rápido de servir o lanche, foi extremamente inovador. Assim como o Habib´s com as esfihas, o China in Box com a comida chinesa em caixinhas, o Subway com fast food de sanduíches “naturais” e assim por diante… CUSTOMIZAÇÃO - Pode ser entendido como a adaptação de produtos e serviços para necessidades específicas de clientes individuais ou de um segmento de clientes. Exemplo: No Spolleto, você pode montar a sua massa da maneira como desejar, entre os vários ingredientes e vários tipos de massas que eles dispõem. Uma outra opção é trabalhar com itens especiais para públicos veganos ou vegetarianos.

Page 14: O que vamos ver nesse e-book?

14

Ainda sobre customização, você pode adaptar os seus serviços para atender como um buffet ou chef em casa e atender o seu cliente na casa dele. PERFORMANCE - Melhoria de desempenho de um produto ou serviço. Exemplo: delivery que entrega entre 20 e 30 minutos no máximo (essa é uma excelente proposta de valor). A Domino's pizza ficou famosa no mundo inteiro, quando fez a promoção: a sua pizza na sua casa em 30 minutos, ou você não paga nada! STATUS - Quando você oferece uma comida e um ambiente mais sofisticado, o cliente encontra valor no simples ato de estar no seu estabelecimento, tirar fotos e postar em rede sociais, pelo status que isso gera. Exemplo: Gastronomia gourmet e de alto padrão, como o DOM, PARIS6, Figueira Rubaiyat ou delivery que oferece uma embalagem diferenciada, premium. ACESSIBILIDADE - Criar facilidade de acesso ao restaurante ou delivery. Exemplo: Estacionamento facilitado, proximidade com transporte público. Para delivery, o uso do whatsapp ou de outras ferramentas que facilitam a comunicação. EXCLUSIVIDADE - Você pode criar serviços ou produtos únicos que vão valorizar sua marca e deixa-la ainda mais desejada. Além disso, você pode ter aplicativos próprios e/ou sistema de fidelização próprio. Isso vai fazer com que você se torne único e exclusivo para o seu público. Ex: O Mc Donald's tem o BIG MAC, que você encontra somente nas redes mc donalds. Nós criamos um rodízio de pizzas, chamado Rodízio Premium, com pizzas especiais e exclusivas, como a pizza de doritos com pimenta biquinho, e a de ruffles com barbecue, além disso, os clientes ainda tem refrigerante e suco de laranja liberados a noite toda. A criação desse rodízio premium, fez com que o nosso movimento triplicasse e por isso, temos filas de espera todos os dias. Viu que existem inúmeras formas de você se diferenciar? Agora que você já começou a pensar fora da caixa, vamos entender de maneira prática, simples e muito clara, como grandes players de mercado se destacaram e quais eram as suas propostas de valor. Em primeiro lugar, como a McDonald’s se destacou? O que ela ofereceu que o mercado tanto precisava? O que fez ela ter esse sucesso meteórico e estrondoso? A empresa dos irmãos McDonalds ofereceu refeições rápidas e padronizadas, o

Page 15: O que vamos ver nesse e-book?

15

que não existia na época. Isso teve um impacto positivo em muitos clientes que estavam cansados de esperar um longo tempo por suas refeições.

E a maior empresa de delivery de pizza do mundo? A Domino´s Pizza lançou o slogan: “Sua pizza entregue em 30 minutos ou menos, ou é de graça!” e abocanhou o mercado mundial. Essa é uma proposta baseada em eficiência e performance, muito simples. Mas até então, ninguém fazia isso.

Viu que você não precisa ter idéias mirabolantes? Você conhece a Salad Creation? Talvez ainda não. Até porque ela ainda tem “apenas” 26 unidades no Brasil. Entretanto, a Salad Creation é a maior rede de saladas do mundo. A proposta de valor deles foi oferecer a possibilidade de customizar, ou em outras palavras, escolher os seus ingredientes favoritos, folhas verdes, molhos, proteínas e fazer mais de 17 mil combinações. Tudo isso em 5 minutos. Demais, não é mesmo? Jamie´s Italian é o restaurante italiano que tem unidades no mundo todo. Eu já estive em

algumas delas: São Paulo (Brasil), Londres (Inglaterra), Sidney (Austrália) e conheci pessoalmente o responsável pela rede de restaurantes, o renomado chef Jamie Oliver. O ambiente é bastante jovem e barulhento, como na Itália. A proposta de Jamie é oferecer um autêntico restaurante italiano, sem ingredientes sofisticados, baseado na simplicidade, excelência no atendimento e preços justos.

Fundada em 1979, na região sul do Brasil, a churrascaria Fogo de Chão é mais um exemplo de proposta de valor muito bem aceita no mercado. Sua proposta foi fazer e servir churrasco diferente: no espeto corrido. Com excelentes cortes de carne e um buffet de saladas, a Fogo de Chão se tornou uma empresa multinacional, agora com capital aberto.

“ TODAS AS INOVAÇÕES DEVEM SER SURPREENDENTEMENTE SIMPLES. NA

VERDADE, O MAIOR ELOGIO QUE UMA INOVAÇÃO PODE RECEBER É ALGUÉM DIZER: ISSO É ÓBVIO, POR QUE NÃO PENSEI NISSO ANTES?

Page 16: O que vamos ver nesse e-book?

16

Viu que não existe fórmula mágica? Mostrei 5 exemplos de negócios muito bem-sucedidos e completamente distintos. Poderia dar mais de mil exemplos. Isso mesmo, mais de mil. Isso acontece porque os consumidores e seus valores são diferentes, suas necessidades são distintas e isso faz com que o mercado ofereça cada vez mais espaço e possibilidades para novos negócios. E aí, conseguiu colocar essa cabeça pra pensar? Qual é a sua proposta de valor? Se ainda não sabe, continue pensando, observando e lendo bastante até que você encontre o que faz de melhor e o que o mercado precisa! Agora é hora de transformar esse conhecimento em ação! Pesquise, procure empresas e pessoas que fazem um trabalho na mesma área que você. Entenda as tendências de mercado, e crie algo novo e diferente! Mas de nada vai adiantar você ter um diferencial competitivo, se não conseguir entregar o que você prometeu com o máximo de qualidade e lucratividade. Para conseguir isso, é importantíssimo que você tenha uma operação enxuta e muito eficiente.

Estratégia 03: Seu maior tesouro são os clientes fiéis

“ Você pode afirmar com toda certeza que seus clientes são fieis a você? Você consegue

dizer quantos clientes voltam ao seu estabelecimento depois de terem visitado uma primeira vez? O que você faz para fidelizar os seus clientes?

Page 17: O que vamos ver nesse e-book?

17

Tenho certeza que você já deve ter pensado nisso, mas se não colocou em prática ou se é uma daquelas pessoas que nem pensou no assunto, está na hora de aplicar conhecimentos que sejam capazes de trazer o seu público de volta, uma, duas, três, infinitas vezes… Existem inúmeras maneiras de manter contato com o seu cliente. O e-mail já é utilizado há um tempo, e já pode ser considerado uma ferramenta em declínio. Como foi dito anteriormente, o mundo está muito dinâmico e tudo muda muito rápido, não seria diferente nas ferramentas sociais.

Hoje, nós temos inúmeros tipos de mídias sociais capazes de conectar as pessoas em questão de segundos. Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter dentre algumas outras. É muito importante que você como dono de um estabelecimento se mantenha atento quanto a utilização desses aplicativos. As pessoas estão cada vez menos conectadas umas com as outras pessoalmente, e buscam em nosso estabelecimento um tipo de conforto, um afago, um carinho que normalmente não recebem durante a sua jornada de trabalho ou até mesmo em casa. Sendo assim para fidelizá-las basta dar esse carinho que elas tanto precisam.

“ E como fazer isso? Pense por você... o que te faria voltar em um restaurante?

” Vou contar um caso para vocês do que aconteceu em minha pizzaria. Nós já trabalhamos com a ideia de que as pessoas são extremamente importantes para nós. E mais uma vez fizemos isso. Um rapaz ligou para gente e perguntou se poderíamos agendar uma entrega para ele para o dia seguinte. Pois era aniversário de casamento dele e de sua esposa e ele gostaria muito de fazer algo especial para ela, e como eles não estavam em um momento para viajar, tanto financeiramente quanto com disponibilidade de horário, ele preferiu assim. Além disso, pediu que se pudesse chegar às 20h pontualmente, já que sua esposa chegava em casa nesse horário de um longo dia de trabalho, ele ficaria muito grato.

Page 18: O que vamos ver nesse e-book?

18

Os meus colaboradores me informaram disso, e ao saber, eu resolvi fazer uma surpresa, além do meu entregador tocar o interfone dele exatamente no horário, eu enviei uma pizza doce com um bilhete meu, escrito a mão! Parabenizando os dois pelo casamento e desejando muitas felicidades. Ele me agradeceu muito, ficou extremamente satisfeito e se tornou um cliente extremamente fiel, além da satisfação pessoal que tive, também criei um cliente fidelizado e que faz uma baita propaganda da minha pizzaria. O que gera novos e recorrentes clientes. Essa foi uma maneira simples que achei de agradar esse meu cliente em específico. É claro que você não vai sair distribuindo comidas para seus clientes gostarem de você! Mas você consegue com pequenos gestos gerar essa fidelização. Por meio das redes sociais, você consegue manter o seu cliente engajado a você, sempre tenha uma área disponível para dúvidas. Disponibilize diariamente, semanalmente, conteúdos que realmente sejam relevantes para o seu público alvo. Crie um banco de dados com todas as informações disponíveis que possa conseguir. Porque fazer isso? Você como um engenheiro, gostaria de receber uma mensagem de um estabelecimento que já te proporcionou uma experiência de comida de qualidade e bom atendimento, fora a apresentação do diferencial competitivo que já te fez ver esse lugar com outros olhos, bem no dia do engenheiro? Ou seja, alguém que naquele momento não está te oferecendo nada, não está te vendendo nada, só te parabenizando por ter passado alguns bons anos da sua vida estudando para se formar. Você se sentiria feliz? Ou então, no dia dos pais. Aquele pai que frequentou o seu estabelecimento com seus dois filhos que tanto ama e representam tudo na vida dele, você acha que ele ficaria feliz em receber uma mensagem bem montada parabenizando-o por ser o pai que é? Outra informação que é muito importante de você manter sempre guardada são as datas de aniversário. Olha que bacana seria receber uma mensagem de parabéns pelo seu dia, e uma mensagem de carinho desejando tudo de melhor na sua vida. Essas são as pequenas coisas que por si só, já fazem as pessoas se sentirem mais próximas de você e do seu estabelecimento.

Page 19: O que vamos ver nesse e-book?

19

Existem algumas estratégias que também são necessárias, PRESENTES E BRINDES. Quem não é chegado em um brinde?

● Vouchers: Você pode disponibilizar alguns vouchers;

● Cartões de presente: Você também pode pensar em vender cartões de presente, com valores ou pratos já decididos. Muitas pessoas adoram receber a oportunidade de sair de casa e ter uma experiência gastronômica ótima, sem gastar nenhum centavo.

● Raspadinha: Você pode utilizar o método das raspadinhas para premiar o seu cliente, o deixando feliz, e ainda mais importante, o fazendo voltar em uma data próxima. Como assim? Você confecciona raspadinhas com premiações diferentes, ao final de um atendimento ao cliente você entrega a raspadinha para ele. Lembrando que é muito importante que você deixe um espaço para colocar a data de vencimento. As pessoas têm a tendência de esquecer das coisas, principalmente se não forem datadas. Então para chegar em casa e jogar essa raspadinha na gaveta é muito fácil, mas se você impuser uma data, a chance dela voltar é muito grande. Já que ninguém quer perder um prêmio.

● Sorteios: Faça sorteios online, utilize ferramentas como o Instagram para divulgar o

seu sorteio, e faça com que seja bom, para que as pessoas realmente se interessem em participar. Fazendo isso, você expõe a sua marca e aproveita para dar informações do seu estabelecimento.

● Cartões de fidelização: Os famosos cartões fidelidade, esses são muito utilizados, e

as pessoas já conhecem bastante. Basicamente, você entrega um cartão para o seu cliente e preenche com sua marca sempre que ele frequenta o seu estabelecimento, e depois de completo você oferece um baita prêmio para ele. Isso criará recorrência dos seus clientes mais rapidamente.

Conclusão Essas estratégias irão te ajudar, e muito, no desenvolvimento do seu negócio. Mas claro, se você colocar em prática tudo que foi apresentado aqui, pois não adianta aprender a teoria se não tiver ação. Sua atitude fará toda a diferença no caminho para o sucesso do seu restaurante. Vários alunos meus já obtiveram excelentes resultados com a aplicação dessas estratégias, mas eles saíram da zona de conforto e nós sabemos que sair da zona de conforto gera stress,

Page 20: O que vamos ver nesse e-book?

20

cansaço, frustração, etc. Porém quando você começar a colher os frutos tão sonhados no seu estabelecimento, todo o trabalho terá valido a pena, muito mais que isso, você se sentirá realizado. Outro ponto importante que devemos levar em consideração é que esse é um trabalho constante, nunca se acomode porque começou a ver algum resultado, continue firme na aplicação de suas estratégias, pois o meu objetivo é te ver no topo, onde você realmente merece estar.

Obrigado pelo seu empenho até aqui, isso me mostra que você está comprometido com os seus resultados e eu me identifico muito nesse aspecto, porque eu também sou muito comprometido. Vamos juntos nessa jornada. Um grande abraço!!!