o prefeito municipal de farroupilha

46
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES Praça Emancipação, s/n CEP 95170-444 Farroupilha RS Caixa Postal 241 Telefone/Fax: (54) 3261.6912 www.farroupilha.rs.gov.br 1 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2020 Município de Farroupilha Edital de Pregão Presencial nº 38/2020 Objeto: Contratação de empresa prestadora de serviços de medicina do trabalho, a fim de realizar o PPRA, PCMSO, LTCAT, realização de exames constantes no PCMSO, e realização de perícias médicas. Tipo de julgamento: menor preço por lote. O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que às 09:15 horas, do dia 25 de agosto do ano de 2020, na sala de licitações da Prefeitura Municipal de Farroupilha, localizada na Praça Emancipação, s/nº, reunir-se-ão pregoeiro e a equipe de apoio, designados pela Portaria nº 192/2020, com a finalidade de receber propostas e documentos de habilitação, visando a aquisição do objeto descrito no preâmbulo deste edital, processando-se essa licitação nos termos da Lei Federal n.º 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto Municipal nº 6.718, de 10 de fevereiro de 2020; do Decreto Municipal nº 5.580, de 24 de abril de 2014; da Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e alterações da Lei Complementar Federal nº 147, de 08 de agosto de 2014; da regulamentação da Lei Municipal nº 4.167 de 14 de outubro de 2017, com aplicação subsidiária da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, demais regulamentações pertinentes, e pelas condições previstas neste Edital e seus anexos. 1. DO OBJETO: 1.1. Contratação de empresa especializada para prestar serviços de Segurança e Medicina do Trabalho, envolvendo, conforme detalhamento do termo de referência: a) elaboração, implantação e execução do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); b) elaboração, coordenação, execução, orientação e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); c) elaboração, coordenação, execução, orientação e renovação anual do Laudo Técnico de Condições Ambientais (LTCAT); d) a realização dos exames médicos ocupacionais constantes do PCMSO, admissionais, periódicos e demissionais; e) a realização de perícias médicas. 2. DA APRESENTAÇÃO DOS ENVELOPES: 2.1. Para participação no certame, a licitante, além de atender ao disposto no item 7 deste edital, deverá apresentar a sua proposta de preço e documentos de habilitação em

Upload: others

Post on 14-Nov-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 1

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2020

Município de Farroupilha Edital de Pregão Presencial nº 38/2020 Objeto: Contratação de empresa prestadora de serviços de medicina do trabalho, a fim de realizar o PPRA, PCMSO, LTCAT, realização de exames constantes no PCMSO, e realização de perícias médicas. Tipo de julgamento: menor preço por lote.

O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que às 09:15 horas, do dia 25 de agosto do ano de 2020, na sala de licitações da Prefeitura Municipal de Farroupilha, localizada na Praça Emancipação, s/nº, reunir-se-ão pregoeiro e a equipe de apoio, designados pela Portaria nº 192/2020, com a finalidade de receber propostas e documentos de habilitação, visando a aquisição do objeto descrito no preâmbulo deste edital, processando-se essa licitação nos termos da Lei Federal n.º 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto Municipal nº 6.718, de 10 de fevereiro de 2020; do Decreto Municipal nº 5.580, de 24 de abril de 2014; da Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e alterações da Lei Complementar Federal nº 147, de 08 de agosto de 2014; da regulamentação da Lei Municipal nº 4.167 de 14 de outubro de 2017, com aplicação subsidiária da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, demais regulamentações pertinentes, e pelas condições previstas neste Edital e seus anexos.

1. DO OBJETO:

1.1. Contratação de empresa especializada para prestar serviços de Segurança e Medicina do Trabalho, envolvendo, conforme detalhamento do termo de referência:

a) elaboração, implantação e execução do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);

b) elaboração, coordenação, execução, orientação e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

c) elaboração, coordenação, execução, orientação e renovação anual do Laudo Técnico de Condições Ambientais (LTCAT);

d) a realização dos exames médicos ocupacionais constantes do PCMSO, admissionais, periódicos e demissionais;

e) a realização de perícias médicas.

2. DA APRESENTAÇÃO DOS ENVELOPES:

2.1. Para participação no certame, a licitante, além de atender ao disposto no item 7 deste edital, deverá apresentar a sua proposta de preço e documentos de habilitação em

Page 2: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 2

envelopes distintos, lacrados, não transparentes, identificados, respectivamente, como de n° 1 e n° 2, para o que se sugere a seguinte inscrição:

AO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2020 ENVELOPE Nº 01 – PROPOSTA PROPONENTE (RAZÃO SOCIAL COMPLETA E CNPJ)

AO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2020 ENVELOPE Nº 02 – DOCUMENTAÇÃO PROPONENTE (RAZÃO SOCIAL COMPLETA E CNPJ)

3. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO:

3.1. A licitante deverá apresentar-se para credenciamento junto ao pregoeiro, diretamente, por meio de seu representante legal, ou através de procurador regularmente constituído, que devidamente identificado e credenciado, será o único admitido a intervir no procedimento licitatório, no interesse da representada.

3.1.1. A identificação será realizada, exclusivamente, através da apresentação de documento de identidade.

3.2. A documentação referente ao credenciamento de que trata o item 3.1 deverá ser apresentada fora dos envelopes.

3.3. O credenciamento será efetuado da seguinte forma:

a) se representada diretamente, por meio de dirigente, proprietário, sócio ou assemelhado, deverá apresentar:

a.1) cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado e autenticado;

a.2) documento de eleição de seus administradores, em se tratando de sociedade comercial ou de sociedade por ações;

a.3) inscrição do ato constitutivo, acompanhado de prova de diretoria em exercício, no caso de sociedade civil;

a.4) decreto de autorização, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura e para prática de todos os demais atos inerentes ao certame, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País;

a.5) registro comercial, se empresa individual.

b) se representada por procurador, deverá apresentar:

b.1) instrumento público ou particular de procuração, em que conste os requisitos mínimos previstos no art. 654, § 1º, do Código Civil, em especial o nome da empresa outorgante e de todas as pessoas com poderes para a outorga de procuração, o nome do outorgado e a indicação de amplos poderes para dar lance(s) em licitação pública; ou

Page 3: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 3

b.2) carta de credenciamento outorgado pelos representantes legais da licitante, comprovando a existência dos necessários poderes para formulação de propostas e para prática de todos os demais atos inerentes ao certame (vide Anexo III).

Observação 1: Em ambos os casos (b.1 e b.2), o instrumento de mandato deverá estar acompanhado do ato de investidura do outorgante como representante legal da empresa.

Observação 2: Caso o contrato social ou o estatuto determinem que mais de uma pessoa deva assinar a carta de credenciamento para o representante da empresa, a falta de qualquer uma invalida o documento para os fins deste procedimento licitatório.

c) apresentar, ainda, declaração de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação (vide Anexo V).

3.4. Para exercer os direitos de ofertar lances e/ou manifestar intenção de recorrer, é obrigatório a licitante fazer-se representar em todas as sessões públicas referentes à licitação.

3.5. No caso de entrega dos envelopes por remessa postal ou outro meio que não seja o seu representante legal, o credenciamento da licitante se dará:

a) quando a proposta e demais documentos estiverem assinados pelo representante legal, a licitante deverá enviar cópia autenticada do Ato Constitutivo ou Estatuto ou Contrato Social;

b) quando assinado por pessoa que não seja o representante legal, a licitante deverá enviar cópia autenticada do Ato Constitutivo ou Estatuto ou Contrato Social acompanhado de instrumento público ou particular de procuração ou carta de credenciamento, nos termos da alínea “b” do item 3.3, para efeitos de comprovação dos poderes para assinar tais documentos.

3.5.1. Nessa hipótese, os referidos documentos deverão ser enviados fora dos envelopes, juntamente com a declaração de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação – Anexo V e com os envelopes nº 01 e nº 02.

3.6. A empresa que pretende utilizar os benefícios previstos na Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006 e suas alterações, disciplinados nos itens 6.15 a 6.18 e 7.3 deste edital, deverá apresentar, no momento do credenciamento, certidão expedida pela Junta Comercial ou declaração assinada pelo contador (conforme modelo do Anexo IV), do ano (2020), comprovando enquadramento como microempresa/empresa de pequeno porte, para fins de aplicação dos benefícios da Lei Complementar nº 123/2006 e suas alterações. No caso do licitante se enquadrar com Microempreendedor Individual (MEI), a comprovação do enquadramento será realizada através do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

Obs.: Se a empresa apresentar declaração assinada pelo contador, esta deverá estar acompanhada da Certidão de Regularidade Profissional do contador signatário em vigor, emitida pelo site http://sistema.crcrs.org.br/SPW/crpentrada_mod01.htm.

4. DO RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES:

Page 4: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 4

4.1. No dia, hora e local, mencionados no preâmbulo deste edital, na presença das licitantes e demais pessoas presentes à sessão pública do pregão, o pregoeiro, inicialmente, receberá os envelopes nº 01 - PROPOSTA e 02 - DOCUMENTAÇÃO.

4.2. Uma vez encerrado o prazo para a entrega dos envelopes acima referidos, não será aceita a participação de nenhuma licitante retardatária.

5. DA PROPOSTA DE PREÇO:

5.1. A proposta, cujo prazo de validade é fixado pela Administração em 60 dias de sua apresentação, deverá ser apresentada datada e assinada pelo representante legal da empresa (vide Anexo II), ser redigida em linguagem clara, sem rasuras, ressalvas ou entrelinhas, e deverá conter:

a) razão social da empresa;

b) descrição do serviço ofertado, conforme modelo do Anexo II;

c) preço unitário e total líquido, indicado em moeda nacional, onde deverão estar incluídas quaisquer vantagens, abatimentos, impostos, taxas, fretes, contribuições sociais, obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e comerciais, que eventualmente incidam sobre a operação ou, ainda, despesas com transporte ou terceiros, que correrão por conta da licitante vencedora;

d) valor total do lote, obtido pela soma dos valores totais de cada item do lote.

Observação: Serão considerados, para fins de julgamento, os valores constantes no preço até, no máximo, 02 (duas) casas decimais após a vírgula, sendo desprezadas as demais, se houver, também em eventual contratação.

6. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS:

6.1. Verificada a conformidade com os requisitos estabelecidos neste edital, a autora da oferta de valor mais baixo e as das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances, verbais e sucessivos, na forma dos itens subsequentes, até a proclamação da vencedora.

6.1.1. Os lances serão pelo VALOR TOTAL DO LOTE.

6.2. Não havendo, pelo menos, 03 (três) ofertas nas condições definidas no subitem anterior, poderão as autoras das melhores propostas, até o máximo de 03 (três), oferecer novos lances, verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos em suas propostas escritas.

6.3. No curso da sessão, as autoras das propostas que atenderem aos requisitos dos itens anteriores serão convidadas, individualmente, a apresentarem novos lances, verbais e sucessivos, em valores distintos e decrescentes, a partir da autora da proposta classificada em último lugar, até a proclamação da vencedora.

6.4. Caso duas ou mais propostas iniciais apresentem preços iguais, o sorteio será realizado pelo próprio sistema, para determinação da ordem de oferta dos lances.

6.5. A oferta dos lances deverá ser efetuada no momento em que for conferida a palavra à licitante, obedecida a ordem prevista nos itens 6.3 e 6.4.

Page 5: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 5

6.5.1. Dada a palavra a licitante, esta disporá de 30s (trinta segundos) para apresentar nova proposta.

6.6. É vedada a oferta de lance com vista ao empate.

6.7. Não poderá haver desistência dos lances já ofertados, sujeitando-se a proponente desistente às penalidades constantes no item 10 deste edital.

6.8. O desinteresse em apresentar lance verbal, quando convocada pelo pregoeiro, implicará na exclusão da licitante da etapa competitiva e, consequentemente, no impedimento de apresentar novos lances, sendo mantido o último preço apresentado pela mesma, que será considerado para efeito de ordenação das propostas.

6.9. Caso não seja ofertado nenhum lance verbal, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço do lote e o valor estimado para a contratação, podendo o pregoeiro negociar diretamente com a proponente para que seja obtido preço melhor.

6.10. O encerramento da etapa competitiva dar-se-á quando, convocadas pelo pregoeiro, as licitantes manifestarem seu desinteresse em apresentar novos lances.

6.11. Encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, de acordo com o menor preço apresentado, o pregoeiro verificará a aceitabilidade da proposta de valor mais baixo, comparando-a com os valores consignados em planilha de custos, decidindo motivadamente a respeito.

6.12. A classificação dar-se-á pela ordem crescente de preços propostos e aceitáveis. Será declarada vencedora a licitante que ofertar o menor preço do lote, desde que a proposta tenha sido apresentada de acordo com as especificações deste edital e seja compatível com o preço de mercado.

6.13. Serão desclassificadas as propostas que:

a) não atenderem às exigências contidas no objeto desta licitação;

b) forem omissas em pontos essenciais, de modo a ensejar dúvidas;

c) afrontem qualquer dispositivo legal vigente, bem como as que não atenderem aos requisitos do Anexo I;

d) contiverem opções de preços alternativos ou que apresentarem preços manifestamente inexequíveis.

Observação: Quaisquer inserções na proposta que visem modificar, extinguir ou criar direitos, sem previsão no edital, serão tidas como inexistentes, aproveitando-se a proposta no que não for conflitante com o instrumento convocatório.

6.14. Não serão consideradas, para julgamento das propostas, vantagens não previstas no edital.

6.15. Encerrada a sessão de lances do lote será verificada a ocorrência do empate ficto, previsto no art. 44, §2º, da Lei Complementar 123/06, sendo assegurada, como critério do desempate, preferência de contratação para as microempresas e as empresas de pequeno porte e que atenderem ao item 3.6 deste edital.

6.15.1. Entendem-se como empate ficto aquelas situações em que as propostas apresentadas pela microempresa e pela empresa de pequeno porte sejam superiores em até 5% (cinco por cento) à proposta de menor valor.

Page 6: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 6

6.16. Ocorrendo o empate, na forma do item anterior, proceder-se-á da seguinte forma:

a) A microempresa ou a empresa de pequeno porte detentora da proposta de menor valor será convocada para apresentar, no prazo de 5 (cinco) minutos, nova proposta, inferior àquela considerada, até então, de menor preço, situação em que será declarada vencedora do certame.

b) Se a microempresa ou a empresa de pequeno porte convocada na forma da alínea anterior, não apresentar nova proposta, inferior à de menor preço, será facultada, pela ordem de classificação, às demais microempresas ou empresas de pequeno porte remanescentes, que se enquadrarem na hipótese do item 6.15.1 deste edital, a apresentação de nova proposta, no prazo previsto na alínea a deste item.

6.17. Se nenhuma microempresa ou empresa de pequeno porte satisfizer as exigências do item 6.16 deste edital, será declarado vencedor do certame o licitante detentor da proposta originariamente de menor valor.

6.18. O disposto nos itens 6.15 a 6.17, deste edital, não se aplica às hipóteses em que a proposta de menor valor inicial tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

6.19. Da sessão pública do pregão será lavrada ata circunstanciada, contendo, sem prejuízo de outros, o registro das licitantes credenciadas, as propostas escritas e verbais apresentadas, na ordem de classificação, a análise da documentação exigida para habilitação e os recursos interpostos.

6.20. A sessão pública não será suspensa, salvo motivo excepcional, devendo todas e quaisquer informações acerca do objeto serem esclarecidas previamente junto ao setor de licitações deste Município, conforme subitem 11.1 deste edital.

6.21. Caso haja necessidade de adiamento da sessão pública, será marcada nova data para continuação dos trabalhos, devendo ficar intimadas, no mesmo ato, as licitantes presentes.

7. DA HABILITAÇÃO:

7.1. Para fins de habilitação neste pregão a licitante deverá apresentar, dentro do ENVELOPE Nº 02, os seguintes documentos:

7.1.1. HABILITAÇÃO JURÍDICA:

a) registro comercial, no caso de empresa individual;

b) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

c) prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ/MF);

d) decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir;

Page 7: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 7

e) declaração de idoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, nos termos do art. 87, IV, da Lei de Licitações (vide Anexo VI);

f) declaração que atende ao disposto no artigo 7°, inciso XXXIII, da Constituição Federal, conforme o modelo do Decreto Federal n° 4.358-02 (vide Anexo VII);

7.1.1.1. Será dispensada da apresentação, no envelope de habilitação, dos documentos referidos no item 7.1.1 (letras “a”, “b” e “d”), a empresa que já os houver apresentado no momento do credenciamento, previsto no item 3 deste edital.

7.1.2. REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA:

a) prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes do Estado (DIRE) ou do Município (Alvará), relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividades;

b) prova de regularidade com a Fazenda Federal (Certidão Negativa de Débito de Tributos e Contribuições Federais, expedida pela Secretaria da Receita Federal e Certidão Negativa de Débitos quanto à dívida ativa da União, expedida pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, inclusive as inscritas em Dívida Ativa do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS);

c) prova de regularidade com a Fazenda Estadual, relativa ao domicílio ou sede do licitante;

d) prova de regularidade com a Fazenda Municipal, relativa ao domicílio ou sede do licitante;

e) prova de regularidade (CRF) junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

f) prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, emitida pelo www.tst.jus.br/certidao

7.1.3 QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

a) certidão negativa de falência e concordata expedida pelo distribuidor do Foro da Sede da pessoa jurídica, com data de expedição não superior a 90 (noventa) dias.

7.1.4. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

a) Prova de registro ou inscrição do licitante e de seu(s) responsável(is) técnico(s) na entidade profissional competente (CREA).

I - A comprovação de que o(s) responsável(is) técnico(s) integra(m) o quadro permanente do licitante, para os fins do disposto na letra “a”, acima, dar-se-á através de citação do(s) responsável(is) técnico(s) no mesmo documento comprobatório do registro ou inscrição do licitante na entidade profissional competente.

b) Certificado de inscrição da pessoa jurídica no Conselho Regional de Medicina.

Page 8: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 8

c) Comprovação do licitante já ter executado ou estar executando serviços similares aos da presente licitação, através de atestado fornecido por pessoa de direito público ou privado, no qual constem as seguintes informações: objeto, instituição na qual o serviço foi prestado, período e local de execução. Deve constar o número de telefone e nome completo do responsável pelo atestado para confirmação das informações atestadas, em caso de diligência.

7.2. Para as empresas cadastradas no Município, a documentação poderá ser substituída pelo seu Certificado de Registro de Fornecedor, desde que seu objetivo social comporte o objeto licitado e o registro cadastral esteja no prazo de validade (com exceção para o item 7.1.4 e declarações exigidas).

Observação: Caso algum dos documentos fiscais ou trabalhistas obrigatórios, exigidos para cadastro esteja com o prazo de validade expirado, a licitante deverá regularizá-lo no órgão emitente do cadastro ou anexá-lo, como complemento ao certificado apresentado, sob pena de inabilitação.

7.3. A microempresa e a empresa de pequeno porte que possuir restrição em qualquer dos documentos de regularidade fiscal e trabalhista, previstos no item 7.1.2 deste edital, terá sua habilitação condicionada à apresentação de nova documentação, que comprove a sua regularidade, em até 5 (cinco) dias úteis à data da sessão em que foi declarada como vencedora do certame.

7.3.1. O prazo de que trata o item anterior poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração, desde que seja requerido pelo interessado, de forma motivada e durante o transcurso do respectivo prazo.

7.3.2. Ocorrendo a situação prevista no item 7.3, a sessão do pregão será encerrada para posterior julgamento da habilitação da empresa licitante.

7.3.3. O benefício de que trata o item 7.3 não eximirá a microempresa, a empresa de pequeno porte e a cooperativa de consumo da apresentação de todos os documentos, ainda que apresentem alguma restrição.

7.3.4. A não regularização da documentação, no prazo fixado no item 7.3, implicará na inabilitação do licitante e a adoção do procedimento previsto no item 8.2, sem prejuízo das penalidades previstas no item 10 deste edital.

7.4. O envelope de documentação que não for aberto ficará em poder do pregoeiro pelo prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da homologação da licitação, devendo a licitante retirá-lo, após aquele período, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, sob pena de inutilização do envelope.

7.5. Está contida neste edital (anexo IX), lista de documentos necessários para participação nesta licitação. Esta lista visa ajudar as empresas na organização de seus documentos e seu uso é opcional.

8. DA ADJUDICAÇÃO:

8.1. Constatado o atendimento das exigências fixadas no edital, a licitante que ofertar o menor preço total do lote será declarada vencedora, sendo-lhe adjudicado o objeto do certame.

Page 9: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 9

8.2. Em caso de desatendimento às exigências habilitatórias, o pregoeiro inabilitará a licitante e examinará as ofertas subsequentes e qualificação das licitantes, na ordem de classificação e, assim, sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo a respectiva licitante declarada vencedora, ocasião em que o pregoeiro poderá negociar diretamente com a proponente para que seja obtido valor melhor.

8.3. Encerrado o julgamento das propostas e da habilitação, o pregoeiro proclamará a vencedora e, a seguir, proporcionará às licitantes a oportunidade para manifestarem a intenção de interpor recurso, esclarecendo que a falta dessa manifestação expressa, imediata e motivada, importará na decadência do direito de recorrer por parte da licitante.

9. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS:

9.1. Tendo a licitante manifestado motivadamente, na sessão pública do pregão, a intenção de recorrer, esta terá o prazo de 03 (três) dias úteis para apresentação das razões de recurso.

9.2. Constará na ata da sessão a síntese das razões de recurso apresentadas, bem como o registro de que todas as demais licitantes ficaram intimadas para, querendo, manifestarem-se sobre as razões do recurso no prazo de 03 (três) dias úteis, após o término do prazo da recorrente, proporcionando-se, a todas, vista imediata do processo.

9.3. A manifestação expressa da intenção de interpor recurso e da motivação, na sessão pública do pregão, são pressupostos de admissibilidade dos recursos.

9.4. O recurso será dirigido à autoridade superior, por intermédio daquela que praticou o ato recorrido, a qual poderá, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, reconsiderar sua decisão ou fazê-lo subir, acompanhado de suas razões, devendo, neste caso, a decisão ser proferida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado da subida do recurso, sob pena de responsabilidade daquele que houver dado causa à demora.

10. DAS PENALIDADES:

10.1. Pela inadimplência das obrigações contratuais, a CONTRATADA, caso não seja aceita a sua justificativa, estará sujeita às penalidades previstas nos arts. 86 a 88 da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993 e art. 7.º da Lei Federal 10.520, de 17.07.2002.

10.2. No processo de aplicação de sanções, é assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa, ficando esclarecido que o prazo para apresentação de defesa prévia será de 5 (cinco) dias úteis, conforme Art. 87, § 2º da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993, contados da respectiva intimação.

10.3. O valor das multas aplicadas deverá ser recolhido no prazo máximo de 35 (trinta e cinco) dias corridos, a contar da data da emissão da notificação de lançamento do débito emitida pela Secretaria Municipal de Finanças. Se o valor da multa não for pago, será automaticamente descontado do pagamento a que a CONTRATADA fizer jus. Em caso de inexistência ou insuficiência de crédito da CONTRATADA, o valor devido será cobrado administrativamente e/ou judicialmente.

Page 10: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 10

10.4. Pelo inadimplemento das obrigações, seja na condição de participante do pregão ou fornecedora, as empresas, conforme conduta e infração, estarão sujeitas às seguintes penalidades:

a) deixar de apresentar a documentação exigida no certame, que deveria apresentar por força do ato convocatório.

Penalidade: impedimento do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 1 ano e multa de 5% sobre o valor total dos itens para os quais a licitante concorreu;

b) manter comportamento inadequado durante o pregão.

Penalidade: afastamento do certame e impedimento do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 2 anos;

c) deixar de manter a proposta com recusa injustificada para contratação.

Penalidade: impedimento do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 1 ano e multa de 5% sobre o valor total dos itens adjudicados para a licitante;

d) executar o contrato com irregularidades, desde que passíveis de correção durante sua execução e que não causem prejuízo ao resultado.

Penalidade: advertência.

e) executar o contrato com atraso injustificado, até o limite de 15 (quinze) dias corridos.

Penalidade: multa diária de 0,25% sobre o valor correspondente ao montante atrasado do contrato;

e.1) ultrapassado o prazo mencionado na alínea “e” será considerado como inexecução contratual.

f) inexecução parcial do contrato

Penalidade: impedimento do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 1 ano e multa de 4% sobre o valor correspondente ao não adimplido do contrato;

g) inexecução total do contrato

Penalidade: impedimento do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 2 anos e multa de 5% sobre o valor total atualizado do contrato.

h) causar prejuízo material com culpa ou dolo resultante diretamente do contrato ou do não contrato total ou parcial.

Penalidade: multa de 5% sobre o valor total atualizado do contrato e/ou declaração de inidoneidade e/ou o impedimento do direito de licitar e contratar com a Administração Pública pelo prazo de 3 anos, de acordo com a gravidade do dano.

i) no caso de acumular mais de uma advertência pelo mesmo motivo.

Penalidade: aplicação de multa de 2% sobre o valor total do contrato.

j) apresentar documentação falsa exigida para o certame.

Penalidade: declaração de inidoneidade cumulada com o impedimento do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 4 anos e multa de 5% sobre o valor total atualizado dos itens para os quais a licitante concorreu;

Page 11: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 11

10.5. As penalidades serão registradas no cadastro da contratada, quando for o caso.

10.6. Nenhum pagamento será efetuado pela Administração enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que for imposta ao fornecedor em virtude de penalidade ou inadimplência contratual.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

11.1. Quaisquer informações ou dúvidas de ordem técnica, bem como aquelas decorrentes de interpretação do edital, deverão ser solicitadas por escrito, ao Município de Farroupilha, no setor de Compras e Licitações, sito na Praça Emancipação, s/nº, ou pelo e-mail [email protected], com antecedência mínima de 03 (três) dias úteis da data marcada para recebimento dos envelopes.

11.2. Impugnações e recursos referentes a este edital deverão ser protocolados com antecedência mínima de 2 (dois) dias úteis da data marcada para recebimento dos envelopes, no caso das impugnações, no Setor de Expediente, localizado na Praça da Emancipação, s/nº. Não serão aceitos impugnações e recursos enviados por e-mail ou via postal (correios).

11.3. Os questionamentos recebidos e as respectivas respostas com relação ao presente pregão encontrar-se-ão à disposição de todos os interessados no Município, setor de Compras e Licitações ou no Diário Oficial do Município, sendo de total responsabilidade dos interessados o acompanhamento.

11.4. Ocorrendo decretação de feriado ou qualquer fato superveniente que impeça a realização de ato do certame na data marcada, a data constante deste edital será transferida, automaticamente, para o primeiro dia útil ou de expediente normal subsequente ao ora fixado.

11.5. Para agilização dos trabalhos, solicita-se que as licitantes façam constar na documentação o seu endereço, e-mail e o número de telefone.

11.6. As cópias extraídas da internet de documentos serão tidas como originais após terem a autenticidade de seus dados e certificação digital conferidos pela Administração.

11.7. A proponente que vier a ser contratada ficará obrigada a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários, por conveniência da Administração, dentro do limite permitido pelo artigo 65, § 1º, da Lei nº 8.666-93, sobre o valor inicial contratado.

11.8. Após a apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo pregoeiro.

11.9. O pregoeiro, no interesse público, poderá sanar, relevar omissões ou erros puramente formais observados na documentação e proposta, desde que não contrariem a legislação vigente e não comprometam a lisura da licitação, sendo possível a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo.

11.10. É dispensada a exigência de reconhecimento de firma nos documentos apresentados, devendo o pregoeiro, confrontando a assinatura com aquela constante do documento de identidade do signatário, ou estando este presente e assinando o documento diante do agente, lavrar sua autenticidade no próprio documento, conforme Lei

Page 12: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 12

Federal 13.708/2020.

11.11. Caso a licitante vencedora conceda desconto no valor total do lote durante a fase de lances ou a fase de negociação do certame, a Administração aplicará esse desconto proporcionalmente a todos os itens do respectivo lote.

11.12. A Administração poderá revogar a licitação por razões de interesse público, devendo anulá-la por ilegalidade, em despacho fundamentado, sem a obrigação de indenizar (art. 49 da Lei Federal nº 8.666/93).

11.13. Solicitações de reequilíbrio financeiro e quaisquer outras dúvidas referentes a este processo licitatório deverão ser feitas através de processo administrativo, protocolado no Setor de Expediente, localizado na Praça da Emancipação, s/nº, ou enviado por correspondência (não serão aceitos pedidos de reequilíbrio por e-mail), devidamente comprovado.

11.14. Fica eleito o Foro da Comarca de Farroupilha para dirimir quaisquer litígios oriundos da licitação e do contrato dela decorrente, com expressa renúncia a outro qualquer, por mais privilegiado que seja.

Farroupilha, 11 de agosto de 2020.

PEDRO EVORI PEDROZO Prefeito Municipal

Senhor Prefeito:

O presente edital do pregão presencial 38/2020, possui condições de publicação no que tange aos seus aspectos jurídicos.

Procuradoria-Geral do Município, 11/08/2020.

Vinícius Filipini Assessor Jurídico OAB/RS 90.083

Page 13: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 13

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

1. OBJETO:

1.1. As presentes especificações têm por objetivo definir o conjunto de elementos que orientarão o procedimento licitatório para contratação de empresa especializada para prestar serviços de Segurança e Medicina do Trabalho, envolvendo:

a) elaboração, implantação e execução do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);

b) elaboração, coordenação, execução, orientação e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

c) elaboração, coordenação, execução, orientação e renovação anual do Laudo Técnico de Condições Ambientais (LTCAT);

d) a realização dos exames médicos ocupacionais constantes do PCMSO, admissionais, periódicos e demissionais;

e) a realização de perícias médicas.

2. JUSTIFICATIVA

A elaboração dos programas apresentados no objeto deste documento e posterior aplicação, bem como a emissão dos laudos, em face da necessidade de estabelecer diretrizes atinentes à implementação de ações direcionadas à promoção de saúde ocupacional, à prevenção de riscos e doenças referentes ao trabalho, como também a ocorrência de acidentes em serviço, devidamente alinhado ao Plano de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho deste Município, dentro do tema “Gestão de Pessoas”, em consonância com o objetivo de “promover a saúde física e emocional das pessoas”. Com a identificação dos riscos pelos profissionais contratados, estes podem ser eliminados ou controlados a partir da aplicação de medidas de controle pertinentes e realização de outras ações, conforme orientação nas assessorias, e ainda, com o acompanhamento médico e da realização de exames, permitem a manutenção da saúde dos servidores, por meio da prevenção da ocorrência de acidentes em serviço e doenças ocupacionais, além de contribuir com a proteção do meio ambiente. Com a preservação da saúde e do meio ambiente, há melhoria da satisfação pessoal e dos serviços prestados, com reflexos positivos na qualidade de vida. E também para atendimento da Legislação Municipal, em especial as Leis nº 3.305/2007 (art. 81), nº 2.176/1994 e nº 4.174/2015.

Os serviços de perícia composta por médico e junta médica têm por objetivo a avaliação necessária à concessão de licença saúde, auxílios doença, readaptação funcional provisória ou permanente, reversão e aposentadoria por invalidez dos servidores municipais que tiverem que se afastar de suas atividades funcionais por motivo de doença, em consonância com os art. 177 a 181 da Lei Municipal nº 3.305/2007.

Já a escolha por lote único se justifica por se tratar de objeto único, a contratação também deverá ocorrer em lote único. Sabe-se que a existência de uma única empresa responsável pela realização dos laudos, exames e perícia favorece a padronização dos serviços ofertados, com ganho na qualidade do serviço oferecido, favorecendo a

Page 14: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 14

resolutividade de problemas que surgem ao longo da validade do contrato, por meio da centralização da demanda a um único preposto da empresa, simplifica a fiscalização do contrato, podendo ainda gerar economia de escala. Também há o receio que o objeto pretendido, quando executado por vários contratados, poderá não ser integralmente entregue, causando prejuízo funcional aos servidores municipais. Além do fato de ser possível que os mesmos profissionais realizem os exames e as perícias, gerando economia na contratação, pois a mesma empresa terá um número maior de pacientes para serem atendidos.

3. DOS SERVIÇOS:

3.1. PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

A elaboração, implantação e execução do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), é imprescindível para melhorar os ambientes de trabalho, preservar a saúde e integridade física dos funcionários, por meio de ações de prevenção e controle dos riscos ambientais, definidos pela NR 09. O PPRA deverá ser realizado levando em consideração as seguintes etapas:

a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;

b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;

c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

e) monitoramento da exposição aos riscos;

f) registro e divulgação dos dados;

g) cronograma de ações;

h) Este documento deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado com registro em entidade de classe – CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), e que seja empregado, ou sócio da empresa, ou contratado;

i) Deverá trazer todos os códigos para atendimento do E-Social;

j) assinatura de, no mínimo, dois profissionais, Engenheiro de Segurança ou Médico do Trabalho ou Técnico de Segurança do Trabalho;

m) data da realização da avaliação ambiental.

3.1.1. Não será aceito relatório de PPRA por grupo homogêneo, exceto o grupo homogêneo que seja composto por servidores de uma mesma unidade, isto é, apenas os expostos às fontes de um só local de trabalho, garantindo maior credibilidade aos resultados. Ou seja, servidores com atividades semelhantes pelo mesmo período de tempo, em turnos de trabalho similares, nos mesmos locais de trabalho e expostos ao mesmo agente de risco.

3.1.2. Os resultados das medições efetuadas em atendimento ao item anterior devem integrar o documento apresentado pela empresa, bem como o certificado de calibração dos aparelhos utilizados;

Page 15: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 15

3.1.3. Os profissionais que realizarem o levantamento dos riscos ambientais para elaboração do PPRA, deverão, obrigatoriamente, assinar o programa, em conjunto com o responsável pela elaboração.

3.1.4. Para a elaboração do PPRA, cada unidade da Prefeitura Municipal de Farroupilha deverá ser visitada, para a realização das inspeções e medições.

3.1.5. O PPRA é documento fundamental para elaboração do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, previsto na Norma Regulamentadora 07.

3.1.6. O PPRA deverá ser elaborado levando em consideração a legislação municipal, em especial as Leis nº 3.305/2007 (art. 81), 2.176/1994, 4.174/2015 e Leis de Criação de Cargos, conforme tabela constante no item 4.1.1 deste Termo de Referência.

3.2. PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Elaboração do PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR 7, articulado com as informações constantes no PPRA, compreendendo as seguintes etapas:

a) objetivos, responsabilidades e desenvolvimento;

b) programas de Atenção à Saúde;

c) procedimentos médicos;

d) registro e arquivo de informações;

e) planilha de exames ocupacionais;

f) cronograma de ações complementares;

g) relatório anual;

h) para a elaboração do PCMSO, o Médico do Trabalho Coordenador deverá se basear nas informações apresentadas pelo PPRA atualizado, sendo então elaborado apenas após a execução deste;

i) para a programação do quadro de exames ocupacionais do PCMSO, deverá ser obedecido o disposto na NR-7, quanto ao tipo de exame ocupacional indicado, a periodicidade destes e os exames complementares indicados;

3.2.1. O relatório a ser gerado do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), deverá considerar os cargos ocupados, a tarefa executada, a exposição aos agentes nocivos, a idade, entre outras variáveis, e deverá conter no mínimo:

a) indicação de exames admissionais por cargo e setor de trabalho;

b) indicação de exames periódicos considerando a atividade que realiza o agente de exposição, a idade entre outros;

c) indicação de exames demissionais complementares para os servidores celetistas;

d) montagem, estruturação e impressão de relatório com validade de 12 (doze) meses;

e) deverá ser assinado por médico do trabalho do serviço especializado em medicina do trabalho.

Page 16: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 16

3.2.2. A contratada deverá realizar o planejamento na elaboração e implantação do PCMSO, em observância às normas discriminadas na NR nº 7.

3.2.3. A contratada deverá, ainda, designar formalmente um profissional para coordenar o PCMSO. O referido profissional deverá ter formação e registro profissional, em conformidade com as exigências legais

3.3. LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

A elaboração do LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho, tem por objetivo identificar a exposição aos agentes físicos, químicos, biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física do trabalhador, concluindo-se estes podem gerar insalubridade/periculosidade para os servidores eventualmente expostos e para fins de concessão da aposentadoria especial.

3.3.1. O LTCAT deve conter informações sobre a existência de tecnologia de proteção coletiva ou individual que diminua a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância e recomendações sobre a sua adoção no respectivo estabelecimento, observado os seguintes aspectos:

a) descrição e análise detalhada de cada atividade exercida, do ambiente de trabalho e das máquinas e equipamentos utilizados pelo MUNICÍPIO, em consonância com o PPRA, a partir da identificação dos respectivos riscos ocupacionais e seus agentes nocivos;

b) análise da eficácia dos EPIs quando e se utilizados

c) qualificação da insalubridade e/ou periculosidade (se houver), com respectivo percentual de pagamento e enquadramento, com fundamento na Lei Municipal nº 2.176/1994 e com as Leis de Criação de Cargos conforme relação constante nas tabelas do item 1. do Anexo I – A deste Termo de Referência;

d) enquadramento com relação à aposentadoria especial para os cargos de natureza celetista;

e) identificação do setor e do cargo;

f) descrição das atribuições do cargo conforme Lei que o criou;

g) localização das possíveis fontes geradoras;

h) via e periodicidade de exposição ao agente nocivo;

i) metodologia e procedimentos de avaliação do agente nocivo;

j) descrição das medidas de controle existentes;

k) conclusão do LTCAT;

l) assinatura do médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho; e

m) data da realização da avaliação ambiental.

3.3.2. O LTCAT deverá ser executado juntamente com o PPRA.

Page 17: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 17

3.4. Exames do PCMSO

A empresa vencedora será responsável pela realização de exames clínicos admissionais, periódicos, demissionais e exames complementares previstos como laboratoriais, radiológicos, audiometria, espirometria, acuidade visual, eletrocardiograma entre outros, autorizados pelo Município desde que previstos no programa de controle médico de saúde ocupacional, PCMSO, e com a regularidade estabelecida pelo mesmo.

3.4.1. Exame Médico Admissional, compreendendo: exame físico e mental. A contratada deverá avaliar a existência de patologias ou condições predisponentes que venham a se agravar com o exercício da atividade pretendida.

3.4.2. Exames periódicos: avaliação clínica ocupacional com o objetivo de avaliar a saúde do empregado e, identificar precocemente patologias, devendo ocorrer na periodicidade dada pelo PCMSO.

3.4.3. Exames demissionais: avaliação clínica ocupacional realizada dentro dos 15 (quinze) dias que antecederem o desligamento definitivo do servidor.

3.4.6. Emissão de Atestado de Saúde Ocupacional – ASO: a cada avaliação médica, será emitido pelo médico encarregado do exame o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, conforme modelo a ser fornecido pelo Departamento de Recursos Humanos.

3.4.7. Os exames admissionais, periódicos e demissionais serão realizados conforme solicitação do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Farroupilha e deverão ser realizados pela contratada em até 72 horas após a solicitação.

3.4.8. Os exames poderão ser realizados na Prefeitura Municipal de Farroupilha, em local previamente agendado ou em outro local, indicado pela CONTRATADA, desde que no perímetro urbano do Município de Farroupilha;

3.4.9. Os demais exames complementares deverão ser realizados/coletados no local de trabalho do servidor (com equipe fornecida pela CONTRATADA), ou em outro local previamente agendado, desde que no perímetro urbano do Município de Farroupilha.

3.4.10. O local destinado à realização dos exames previstos deverá contar com acessibilidade, boas condições de higiene, iluminação, temperatura e conforto necessários ao bom atendimento dos servidores.

3.4.11. O valor a ser cobrado mensalmente pela contratada, para atendimento dos exames clínicos admissionais, periódicos, demissionais e exames complementares, deverá levar em consideração o número total de servidores do Município, conforme item 1. do Anexo I – A deste Termo de Referência. Tal pagamento somente terá início após a entrega do Programa Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

3.5. Perícias médicas

3.5.1. A prestação de serviços na área de perícias médicas, realizada por médicos devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina, para identificar as patologias apresentadas pelos servidores do Município de Farroupilha/RS e indicando tratamentos e encaminhamentos a serem adotados.

3.5.1.1. Para a licença médica apresentada pelo servidor municipal de 15 até 30

Page 18: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 18

(trinta) dias, a perícia deverá ser realizada por 01 (um) médico com especialidade em medicina do trabalho.

3.5.1.2. Para novas licenças médicas apresentadas por servidor que atingir, no mesmo exercício, o limite de 30 (trinta) dias de licença para tratamento da saúde, consecutivos ou não, será submetido à perícia por junta médica realizada por, no mínimo, 02 (dois) médicos, sendo um deles com especialidade em medicina do trabalho e um deles na especialidade na enfermidade destacada no atestado apresentado pelo servidor.

3.5.1.3. Poderá ser solicitada a composição de junta médica, composta por um médico do trabalho e por um especialista na moléstia específica, nos seguintes casos:

a) afastamentos superiores a 30 (trinta) dias consecutivos ou não;

b) restrição de atividades;

c) readaptações;

d) aposentadoria por invalidez.

3.5.1.4. Também poderá ser solicitada a composição de junta médica para avaliar a correlação de moléstia com as funções desempenhadas por servidor (doença ocupacional) ou comunicadas como acidente de trabalho.

3.5.2. O atendimento poderá ser realizado na Prefeitura Municipal de Farroupilha, em local previamente agendado ou em outro local, fornecido pela CONTRATADA, desde que na área urbana do Município de Farroupilha.

3.5.3. Sempre que necessário, a perícia médica será realizada na residência do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado, sem custo adicional ao município.

4. Quantidade e valores estimados:

Lote Único:

Item Descrição Quant. Unidade Valor unitário Estimado R$

Valor total Estimado R$

1 PPRA, considerando os prédios citados no capítulo 2 do anexo I-A.

01 unidade R$ 4.333,33 R$ 4.333,33

2 PCMSO 01 unidade R$ 4.000,00 R$ 4.000,00

3 LTCAT 01 unidade R$ 3.500,00 R$ 3.500,00

4 Realização dos exames do PCMSO (a contratada deverá levar em

consideração a quantidade estimada de 1.378 servidores para a realização dos serviços)

12 mês R$ 13.688,13

R$ 164.257,60

5 Perícia realizada por 01 médico. 100 unidade R$ 316,67 R$ 31.666,67

6 Perícia composta por junta médica, 02 médicos.

80 unidade R$ 750,00 R$ 60.000,00

Page 19: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 19

4.1. A quantidade de servidores estimada para a contratação do item 4 poderá sofrer alterações tanto para mais, quanto para menos, sem que por esses motivos a contratada tenha direito a qualquer reclamação ou indenização, limitado a 5% de variação. O pagamento mensal somente terá início após a entrega do Programa Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

4.2. A quantidade prevista na descrição dos itens 5 e 6 é estimada para contratação no período de 12 meses. Esta estimativa não configura obrigação contratual de execução, nem como valor mínimo contratual, haja vista que as quantidades exatas de contratação dos serviços serão conforme cotas e fluxos de autorização de recursos orçamentários definidos pela Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano, bem como número de servidores que apresentarem atestados médicos.

5. DO PRAZO E DAS CONDIÇÕES DE ENTREGA E DE RECEBIMENTO

5.1. Deverá a CONTRATADA entregar, no prazo de 10 (dez) dias úteis, cronograma de realização dos serviços, incluídas todas as tarefas significativas referentes ao PPRA, LTCAT e PCMSO e dos demais programas e laudos, com seus respectivos prazos, a partir da data de assinatura do contrato.

5.2. A CONTRATADA terá até 60 (sessenta) dias para entregar o PPRA e o LTCAT, a partir da data de assinatura do contrato.

5.3. A CONTRATADA terá até 90 (noventa) dias úteis para entregar o PCMSO, a partir da assinatura do contrato.

5.4. Os prazos constantes nos itens 5.2 e 5.3 poderão ser revistos pela CONTRATADA e pelo MUNICÍPIO em razão da pandemia de importância mundial do Covid-19, mediante protocolo justificado e aceito pelo município.

5.5. O Relatório Anual do PCMSO deverá ser entregue ao final da vigência do contrato.

5.6. Os serviços dos exames periódicos serão realizados conforme cronograma apresentado pela empresa vencedora, em conformidade com a necessidade do Município.

5.7. As perícias por médico e junta médica serão realizadas conforme demanda do Município. Após a convocação para a realização da perícia, a empresa contratada deverá realizar o serviço no prazo máximo de 05 (cinco) dias corridos após a sua convocação.

5.8. Para o recebimento dos produtos, objeto desta licitação, o Município designa as servidoras Ângela Rosanelli Lopes, matrícula 143740; Marlene Alcântara do Campo, matrícula 152310; Michelle Seimetz, matrícula 128080 e Nadieli Brollo, matrícula 138210, que poderão rejeitar totalmente ou em parte, qualquer serviço que não realizado devidamente, ou em desacordo com este Termo de Referência, devendo a CONTRATADA efetuar a correção dos serviços no prazo de até 10 (dez) dias consecutivos após a comunicação. O recebimento, nos termos do artigo 73, I, “a” e “b”, da Lei 8.666/93 e suas alterações, será realizado da seguinte forma:

a) provisoriamente, no ato da entrega dos produtos e serviços, para efeito de posterior verificação da conformidade com o solicitado na licitação;

Page 20: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 20

b) definitivamente, com a assinatura de atesto na nota fiscal, após a verificação da qualidade, características e quantidades dos produtos e serviços e consequente aceitação, no prazo máximo de 5 (cinco) dias consecutivos, contados após o recebimento provisório.

5.9. Documentação a ser entregue

a) PPRA – documento base (único).

b) PPRA – documento de avalição ambiental (por estabelecimento).

c) PCMSO – documento Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (único).

d) LTCAT – documento base por setor e por atividade e laudos de insalubridade e periculosidade por cargo e secretaria.

f) ART dos serviços prestados.

6. DO PAGAMENTO:

6.1. O pagamento será efetuado contra empenho, em até 30 dias após a entrega dos serviços, por intermédio da Secretaria de Finanças do Município e mediante apresentação da Nota Fiscal/Fatura, correndo as despesas nas seguintes dotações orçamentárias:

ÓRGÃO 03 – SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Despesa: 313.2 Recurso: 0001 Livre

6.2. A nota fiscal emitida pelo fornecedor deverá conter, em local de fácil visualização, do número da ordem de compra, banco, n.º da agência e o n.º da conta (a conta deverá estar em nome da pessoa jurídica, ou seja, da licitante vencedora) no qual será realizado o depósito correspondente, a fim de se acelerar o trâmite de recebimento do documento e posterior liberação para pagamento.

6.3. Para fins de pagamento, a fornecedora deverá comprovar sua regularidade com a fazenda federal, estadual, municipal e do FGTS.

7. OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO

São responsabilidades e obrigações do Município:

a) Proporcionar todas as facilidades para que a CONTRATADA possa cumprir suas obrigações;

b) Convocar a CONTRATADA para assinatura o Contrato;

c) Emitir a nota de empenho e, se for o caso, a ordem de fornecimento;

d) Receber o objeto adjudicado, nos termos, prazos, quantidade, qualidade e condições estabelecidas neste Termo de Referência;

e) Assegurar-se da boa execução do contrato, verificando sempre o bom desempenho deste;

Page 21: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 21

f) Prestar as informações e os esclarecimentos atinentes, que venham a ser solicitados pela CONTRATADA;

g) Efetuar o pagamento à CONTRATADA, nas condições estabelecidas neste Edital e Termo de Referência;

h) Notificar a CONTRATADA, por escrito, sobre imperfeição, falhas ou irregularidades constantes de cada um dos itens que compõem o objeto deste termo, para que sejam adotadas as medidas corretivas necessárias;

i) Fiscalizar e inspecionar o objeto entregue, podendo rejeitá-lo quando este não atender ao especificado;

j) Atestar a nota fiscal/fatura após o recebimento definitivo e enviar ao setor de empenho para efetuar o pagamento nas condições pactuadas;

k) Assegurar o acesso dos médicos, engenheiros e técnicos indicados pela CONTRATADA, devidamente identificados, nas Unidades de trabalho onde os serviços deverão ser executados, tomando todas as providências necessárias para a correta condução dos serviços.

8. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

a) prestar os serviços descritos neste termo de referência, de acordo com as especificações, datas, locais indicados pelo MUNICÍPIO e demais condições constantes no edital e neste Termo de Referência;

b) cumprir todas as orientações do MUNICÍPIO para o fiel desempenho das obrigações assumidas;

c) sujeitar-se a mais ampla e irrestrita fiscalização por parte do órgão municipal encarregado de acompanhar os serviços, prestando todos os esclarecimentos solicitados e atendendo as reclamações formuladas;

d) todas as despesas decorrentes do contrato, tais como, materiais, mão-de-obra, equipamentos, instrumentos, seguros de acidentes, impostos, contribuições previdenciárias, encargos trabalhistas e quaisquer outros que forem devidos relativamente ao serviço e aos empregados;

e) manter-se, durante toda a execução do presente contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

f) responder por danos e desaparecimentos de bens patrimoniais, bem como avarias que venham a ser causadas por seus empregados ou prepostos a terceiros ou ao MUNICÍPIO, desde que comprovada a culpa daqueles, em conformidade com o disposto nos arts. 69 e 70 da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993, e demais disposições legais pertinentes;

g) responsabilizar-se por quaisquer acidentes que venham a serem vítimas suas empregadas quando em serviço, por tudo quanto às leis trabalhistas e previdenciárias lhes assegurarem e demais exigências legais para o exercício da atividade objeto do presente contrato, ficando, ainda, isento o MUNICÍPIO de qualquer vínculo empregatício com os mesmos;

Page 22: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 22

h) responsabilizar-se integralmente pelo fiel cumprimento do objeto contratado;

i) prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo MUNICÍPIO, apresentando formalmente as ações corretivas cabíveis;

j) executar os serviços de acordo com as especificações, sendo que qualquer solicitação de modificação, assim como qualquer esclarecimento adicional, deverá ser formulada por escrito ao MUNICÍPIO, devidamente fundamentada, para análise por parte do fiscal do contrato;

k) substituir o profissional no caso de impossibilidade do seu comparecimento ao trabalho, independentemente da motivação, visando o cumprimento dos serviços de forma ininterrupta, comunicando imediatamente ao MUNICÍPIO o nome do substituto;

l) substituir o profissional cuja atuação, permanência ou comportamento sejam julgados prejudiciais, inconvenientes ou insatisfatórios pelo MUNICÍPIO;

m) indicar um representante com atribuições de coordenar, comandar, fiscalizar e orientar os profissionais quanto ao bom andamento dos serviços, mantendo sempre contato com o fiscalizador do contrato;

n) responsabilizar-se pela disponibilização dos recursos materiais necessários à realização da consulta médica tais como maca, aparelhos para aferir pressão arterial com calibração válida, peso, altura, estetoscópio e outros afins;

o) arcar com as despesas da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

p) arcar com todas as despesas, diretas ou indiretas, decorrentes do cumprimento das obrigações assumidas, inclusive aquelas com deslocamentos e alimentação de seus funcionários;

q) arcar como todo e qualquer dano que causar ao MUNICÍPIO, ou a terceiros, ainda que culposo praticado por seus prepostos empregados ou mandatários, não excluindo ou reduzindo dessa responsabilidade a fiscalização ou acompanhamento pelo MUNICÍPIO;

r) manter sigilo, sob pena de responsabilidade civil, penal e administrativa, sobre todo e qualquer assunto de interesse do Município, ou terceiros de que tomar conhecimento em razão da execução do objeto deste Termo de Referência, sobretudo no que se refere às condições médicas;

s) eximir o Município de qualquer solidariedade ou responsabilidade de toda e qualquer tipo de autuação ou ação que venha a sofrer em decorrência do fornecimento em questão, bem como pelos contratos de trabalho de seus empregados, mesmo nos casos que envolvam eventuais decisões judiciais;

t) a contratada deverá atender ao disposto na legislação trabalhista e previdenciária, no que tange à área de segurança e medicina do trabalho, em especial ao previsto nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como atender a Legislação Municipal, em especial as Leis nº 3.305/2007 (art. 81), nº 2.176/1994 e nº 4.174/2015;

u) fornecer toda a mão-de-obra, materiais, ferramentas, equipamentos, maquinários necessários à perfeita execução do que trata a presente contratação;

v) atribuir os serviços a profissionais legalmente habilitados e idôneos;

Page 23: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 23

w) toda e qualquer impugnação feita pelo Município obrigará a Contratada a corrigir ou reparar os serviços executados, sem qualquer ônus ao Município, em até 10 (dez) dias consecutivos. Não sendo possível, indenizará o valor correspondente, acrescido de perdas e danos;

x) não transferir a terceiros, por qualquer forma, nem mesmo parcialmente, obrigações assumidas, nem subcontratar qualquer das prestações de serviços a que está obrigada;

y) gerenciar os prazos de vencimento dos exames previstos no PCMSO e comunicar o CONTRATANTE da necessidade de renovação;

z) analisar previamente as condições de trabalho do Município e os riscos a que os funcionários estarão expostos, antes da elaboração dos programas;

aa) disponibilizar local próprio no Município de Farroupilha onde os servidores deverão realizar os exames necessários à execução do objeto desta licitação, em data e horário pré-agendados;

bb) o local destinado à realização dos exames previstos deverá contar com acessibilidade, boas condições de higiene, iluminação, temperatura e conforto necessários ao bom atendimento dos nossos usuários, sendo realizado no Município de Farroupilha;

cc) a contratada deverá, durante toda a vigência do contrato, prestar todo o suporte técnico necessário ao fiscal do contrato em segurança e medicina do trabalho nos casos de: auditorias externas e internas, processos judiciais, rotinas diárias e demandas de órgãos fiscalizadores sempre que for solicitado;

dd) indicar preposto responsável pelo acompanhamento da execução do contrato, para ser o principal canal de comunicação com a Prefeitura Municipal.

9. DO CONTRATO:

9.1. Após a aprovação de toda a documentação contida no subitem 9.2 deste anexo, a Administração convocará a vencedora para assinar o contrato, que deverá firmar a contratação no prazo instituído no subitem abaixo, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste edital.

9.1.1. A licitante vencedora terá o prazo de até 10 (dez) dias úteis para apresentação da documentação prevista no subitem 9.2 deste Termo de Referência ao Departamento de Compras e Licitações, contados após a homologação do certame, e de 5 (cinco) dias úteis para a assinatura do contrato, contados da data da convocação feita pelo Município.

9.1.1.1. Os referidos prazos poderão ser prorrogados pelo mesmo período original mediante solicitação feita ao Município, durante o prazo original e mediante justificativa aceita pelo Município.

9.2. A licitante vencedora deverá, obrigatoriamente, atender as seguintes condições

para a assinatura do contrato, apresentando:

9.2.1. Relação com nome e o número da carteira de identidade dos seguintes profissionais:

a) 01 (um) Engenheiro de Segurança do Trabalho;

Page 24: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 24

b) 01 (um) Técnico de Segurança do Trabalho;

c) 02 (dois) Médicos, sendo um deles com especialidade em Medicina do Trabalho.

9.2.1.1. Essa relação deverá vir acompanhada das cópias das carteiras de trabalho/contrato de prestação de serviços (no caso de prestador de serviços) ou contrato social (no caso de sócio) do(s) funcionário(s) indicado(s) na relação, bem como a comprovação de inscrição na entidade profissional competente (CREA/CRM).

Observação: Em caso de eventuais substituições dos profissionais, a licitante deverá comunicar com antecedência ao Município, por escrito, e apresentar as novas comprovações do item 9.2.1.1 deste Termo de Referência.

9.3. O contrato a ser firmado terá vigência de 12 (doze) meses e poderá ser renovado por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 (sessenta) meses, conforme art. 57, inc. II da Lei Federal nº 8.666/93.

9.4. O contrato originado na presente licitação poderá ser rescindido, pelo município, a qualquer tempo, mediante aviso prévio de 30 (trinta) dias.

Page 25: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 25

ANEXO I - A

CARGOS E PRÉDIOS PÚBLICOS

1. DOS CARGOS

Há atualmente 1.3781 cargos públicos na Prefeitura do Município de Farroupilha, conforme distribuição abaixo:

Cargo Efetivos Em Comissão Celetistas Contratos

Emergenciais

Quantidade 1.095 115 41 127

Divididos nas seguintes funções:

1.1. Cargos Efetivos

1 Atualizado em julho/2020

CARGO LEGISLAÇÃO

ADMINISTRADOR Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.152/2015

AGENTE ADMIN AUXILIAR Lei Municipal n° 1.716/1990, 1.884/1992, 2.615/2001, 3.064/2005 e 3.899/2013

AGENTE ADMINISTRATIVO Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.615/2001, 3.064/2005 e 3.899/2013

AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.349/2017

AGENTE DE HIGIENIZAÇÃO E COZINHA Lei Municipal n° 3.899/2013, 4.057/2014 e 4.349/2017

AGENTE DE SERVIÇO SOCIAL Lei Municipal n° 2.864/2004 e 3.630/2010

AGENTE DE SUPORTE I Lei Municipal n° 3.899/2013

AGENTE DE SUPORTE II Lei Municipal n° 3.899/2013

AGENTE DE SUPORTE III Lei Municipal n° 3.899/2013

AGENTE DE SUPORTE IV Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.349/2017

AGENTE OPERACIONAL Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.349/2017

AGENTE REDUTOR DE DANOS Lei Municipal n° 4.057/2014

ARQUITETO E URBANISTA Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.349/2017

AUDITOR FISCAL Lei Municipal n° 4.349/2017, Lei Municipal n° 4.493/2019 e Lei Municipal n° 4.510/2019

AUDITOR TRIBUTÁRIO Lei Municipal n° 2.864/2004 e 4.349/2017

AUXILIAR ADMINISTRATIVO Lei Municipal n° 4.057/2014 e 4.349/2017

AUXILIAR OPERACIONAL Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.349/2017

AUXILIAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL Lei Municipal n° 4.057/2014 e 4.442/2018

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL Lei Municipal n° 4.057/2014

AUXILIAR TECNICO Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.057/2014

BIBLIOTECARIO Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.615/2001, 3.630/2010 e 3.866/2013 (padrão da Lei Municipal n° 3.673/2010 e 4.349/2017)

CONTADOR Lei Municipal n° 3.899/2013, 4.017/2014 e 4.539/2019

DESENHISTA Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.615/2001 e 3.899/2013

EDUCADOR SOCIAL Lei Municipal n° 3.553/2009, 3.899/2013 e 4.057/2014

Page 26: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 26

1.2. Cargos em Comissão

CARGO LEGISLAÇÃO

ASSESSOR DE GESTÃO Lei Municipal n° 3.899/2013

ASSESSOR DE GOVERNO Lei Municipal n° 3.629/2010, 3.899/2013, 3.857/2013 e 4.272/2016

ASSESSOR DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO SOCIAL Lei Municipal n° 2.945/2005

ASSESSOR ESPECIAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO Lei Municipal n° 3.629/2010

ASSESSOR EXECUTIVO Lei Municipal n° 3.857/2013 e 3.899/2013

ASSESSOR JURÍDICO Lei Municipal n° 2.998/2005, 3.064/2005 e 3.629/2010

ENCARREGADO DE MUSEU Lei Municipal n° 1.716/1990 e 2.615/2001

ENFERMEIRO Lei Municipal n° 4.057/2014

ENGENHEIRO - 12 HORAS Lei Municipal n° 3.899/2013

ENGENHEIRO - 35 e 40 HORAS Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.349/2017

ENGENHEIRO CIVIL Lei Municipal n° 1.716/1990, 1.929/1992, 2.091/1993 e 3.899/2013

FISCAL Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.615/2001, 3.630/2010, 3.899/2013 e 4.057/2014

FISCAL AMBIENTAL Lei Municipal n° 2.864/2004 e 4.349/2017

FISCAL DE OBRAS Lei Municipal n° 2.864/2004 e 4.349/2017

GUARDA CIVIL MUNICIPAL Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.349/2017

HISTORIADOR Lei Municipal n° 3.899/2013

INSTRUTOR DE MÚSICA Lei Municipal n° 4.057/2014

MEDICO Lei Municipal n° 4.057/2014 (padrão da Lei Municipal n° 4.121/2015)

MEDICO VETERINÁRIO - 12 HORAS Lei Municipal n° 3.899/2013

MEDICO VETERINÁRIO - 35 HORAS Lei Municipal n° 3.899/2013 e 4.309/2017

MOTORISTA Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.615/2001, 3.064/2005 e 3.899/2013

NUTRICIONISTA Lei Municipal n° 3.553/2009 e 3.866/2013 (padrão da Lei Municipal n° 3.673/2010 e 4.349/2017)

ODONTOLOGO Lei Municipal n° 4.057/2014 e 4.349/2017

OPERADOR DE MAQUINAS E VEÍCULOS Lei Municipal n° 3.899/2013

OPERÁRIO Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.615/2001, 3.064/2005 e 3.899/2013

PEDREIRO Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.615/2001 e 3.899/2013

PROCURADOR DO MUNICIPIO Lei Municipal n° 1.884/1992, 3.857/2013 e 4.426/2018

PROFESSOR Lei Municipal n° 1.717/1990, 1.884/1992, 2.012/1993, 2.615/2001, 2.637/2001, 3.553/2009, 3.866/2013, 4.057/2014 e 4.453/2018

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL Lei Municipal n° 4.057/2014

PSICOLOGO Lei Municipal n° 2.864/2004, 3.400/2008, 3.630/2010, 3.866/2013 e 4.057/2014

SECRETÁRIO ESCOLAR Lei Municipal n° 1.716/1990, 1.884/1992, 2.615/2001, 3.899/2013, 4.349/2017, 4.510/2019 e 4.539/2019

SERVENTE Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.615/2001, 3.064/2005, 3.630/2010, 3.669/2010 e 3.899/2013

TÉCNICO EM ENFERMAGEM Lei Municipal n° 4.057/2014

TECNICO DESPORTIVO Lei Municipal n° 4.349/2017

TOPÓGRAFO Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.225/1995 e 3.899/2013

TURISMOLOGO Lei Municipal n° 3.899/2013

VIGILANTE Lei Municipal n° 1.716/1990, 2.615/2001, 3.064/2005, 3.899/2013 e 4.349/2017

ZELADOR Lei Municipal n° 3.064/2005, 3.899/2013 e 4.349/2017

Page 27: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 27

ASSESSOR SUPERIOR PARA ASSUNTOS ESTRATÉGICOS Lei Municipal n° 4.482/2018

ASSISTENTE SUPERIOR Lei Municipal n° 3.857/2013

ASSESSOR SOCIO-HABITACIONAL Lei Municipal n° 3.531/2009

CHEFE DA CONTABILIDADE Lei Municipal n° 2.945/2005 (padrão da Lei Municipal n° 3.518/2009)

CHEFE DE GABINETE Lei Municipal n° 2.945/2005 (padrão da Lei Municipal n° 3.857/2013)

CHEFE DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO SOCIAL Lei Municipal n° 3.857/2013

CHEFE DE SETOR Lei Municipal n° 3.857/2013

COORDENADOR DA MULHER Lei Municipal n° 3.857/2013

COORDENADOR DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E RELAÇÕES COM A COMUNIDADE

Lei Municipal n° 3.857/2013

COORDENADOR DE PROGRAMAS DE INTERESSE SOCIAL

Lei Municipal n° 4.349/2017

COORDENADOR DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR

Lei Municipal n° 4.099/2015

DIRETOR DE DEPARTAMENTO Lei Municipal n° 2.945/2005, 3.477/2009, 3.629/2010, 3.754/2011, 3.857/2013 e 4.272/2016

DIRETOR GERAL Lei Municipal n° 3.629/2010, 3.857/2013 e 4.272/2016

ENCARREGADO DE SEÇÃO Lei Municipal n° 3.327/2007

SUBCHEFE DE GABINETE Lei Municipal n° 2.945/2005

SECRETARIO MUNICIPAL Lei Municipal n° 2.945/2005, 3.629/2010, 3.857/2013 e 4.272/2016

1.3. Celetistas

CARGO LEGISLAÇÃO

AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE Lei Municipal n° 4.056/2014

AGENTE DE COMBATE A EDEMIAS Lei Municipal n° 4.056/2014

OPER.MAQUINAS Estável pela Constituição Federal de 1988

1.4. Contratos emergenciais

CARGO LEGISLAÇÃO

AGENTE DE SERVIÇO SOCIAL Lei Municipal n° 4.367/2017 e 4.476/2018

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE Lei Municipal n° 4.546/2019

AUDITOR MÉDICO Lei Municipal n° 4.546/2019

AUXIL DESENV INFANTIL Lei Municipal n° 4.511/2019

ENGENHEIRO ELETRICISTA Lei Municipal n° 4.603/2020

AGENTE OPERACIONAL Lei Municipal n° 4.603/2020

OPERADOR DE MÁQUINAS E VEÍCULOS Lei Municipal n° 4.603/2020

MÉDICO VETERINÁRIO Lei Municipal n° 4.414/2018, 4.458/2018, 4.550/2019 e 4.600/2020

PROFESSOR HORA AULA Lei Municipal n° 4.559/2019

TÉC. DE ENFERMAGEM Lei Municipal n° 4.546/2019

TÉC. DE SEGURANÇA DO TRABALHO Lei Municipal n° 4.546/2019

TEC. EM ELETROTÉCNICA Lei Municipal n° 4.527/2019

Page 28: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 28

2. PRÉDIOS PÚBLICOS E ESCOLAS

ESCOLAS MUNICIPAIS

Nome da Escola Endereço

EMEF Angelo Chiele Rua Independência, 1011A - São Luiz

EMEF Angelo Venzon Neto Rua Vacaria, 25 - Industrial

EMEF Antonio Minella Rua Colorado, 670 - Belvedere

EMEF Carlos Paese Linha Paese - 3º Distrito

EMEF Cinquentenário Rua Augusto Lino Breitenback, 76 - Cinquentenário

EMEF Eugênio Ziero Linha República - 2º Distrito Vila Jansen

EMEF Ilza Molina Martins Rua Arcângelo Milesi, 555 - Monte Pasqual

EMEF João Grendene Rua Delmo Kerber, 248 - 1º de Maio

EMEF José Chesini Linha Vila Rica - 3º Distrito

EMEF Maria Bez Chiele Rio Caçador - 3º Distrito

EMEF Nossa Senhora das Graças Linha Palmeiro - 1º Distrito

EMEF Nossa Senhora de Caravaggio Caravaggio - 1º Distrito

EMEF Nossa Senhora Medianeira Rua Ernesto Fetter, 629 - Santa Catarina

EMEF Nova Sardenha Nova Sardenha - 3º Distrito

EMEF Oscar Bertholdo Rua Fridolino Althaus, 50 - Imigrante

EMEF Pe.Vicente Bertoni São Roque - 4º Distrito

EMEF Presidente Dutra Avenida Veneza, 200 - Medianeira

EMEF Primeiro de Maio Rua Wilson Tartarotti, 356 - 1º de Maio

EMEF Santa Cruz Rua Roque Vitor Barbieri s/nº - Nova Milano

EMEF Senador Teotônio Vilela Rua Antônio Benvenutti, 19 - Industrial

EMEF Terezinha Travi Linha Ely - 3º Distrito

EMEF Zelinda Rodolfo Pessin Rua Carlos Buscaíno, 184 - Centenário

CONTRATURNOS ESCOLARES

Centro de Atendimento Integrado Odete Zanfeliz Rua Bassano, 441 Bairro São Roque

Centro de Atendimento Integrado Senador T.Vilela Rua Arthur Perottoni,246 Bairro Industrial

Centro de Atendimento Integrado Primeiro de Maio Rua Augusto Crippa,386 Bairro 1º de Maio

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Nome da Escola Endereço

EMEI Dos Anjos São Roque Rua Assis Brasil,104 A Bairro São Roque

EMEI Dos Anjos São José Rua Alexandre Bartelle,511 Bairro São José

EMEI Dos Anjos Centro Rua Tiradentes,38ª, Bairro Centro

Page 29: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 29

EMEI Dos Anjos Industrial Rua Antônio Benvenutti,121 Bairro Industrial

EMEI dos Anjos Pio X Rua Borges de Medeiros,285 Bairro Pio X

DEMAIS PRÉDIOS PÚBLICOS

Nome do prédio público Endereço

Prefeitura Municipal Praça Emancipação, s/nº, Centro

CEAC – Centro de Atendimento ao Cidadão Rua 14 de Julho, nº 710, Centro

Secretaria Municipal de Educação Praça Emancipação, s/nº, Centro

Biblioteca Pública Municipal Rua Treze de Maio, 10 – Centro

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura Rua Coronel Pena de Moraes, nº 566, Centro

Parque de Máquinas Rua Ângelo Bartelle, s/nº, Bairro Vicentina

Centro de Controle Operacional Rua Ângelo Bartelle, nº 201 , Bairro Vicentina

Horto Municipal Rua Bernardo Sipp, s/nº, Bairro Nova Vicenza

Banco de Materiais Rodovia dos Romeiros, s/n, Atrás do CTG Ronda Charrua

Centro de Convivência Idosos São José Rodovia dos Romeiros, s/nº - Fundos do CTG Ronda Charrua

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Rua Luiz Busetti, 273 A - Bairro São Luiz

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I Rua Antônio Benvenutti, 67 - Bairro Industrial

Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II Rua Da República, 540 - Centro

Albergue Municipal Rua 14 de Julho, 870 - Bairro Do Parque

UBS Cruzeiro Rua Ângelo Faé, nº 320, Bairro Cruzeiro

UPA Coronavírus Av. Armando Antonello, nº 384, Bairro São Luiz

Museu Casa de Pedra Rua Domênico Fin, s/nº, Bairro Nova Vicenza

Museu Casal Moschetti Rua Rui Barbosa, nº 49, Centro

Casa de Cultura Rua da República, nº 172, Centro

Quadra Medianeira Rua Treviso, s/nº, Bairro Medianeira

Complexo Esportivo Parque Cinquentenário Avenida Pref. Arno Domingos Busetti, s/nº, B. Cinquentenário

Britador Municipal Avenida Vêneto, s/nº

Page 30: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 30

ANEXO II

FORMULÁRIO PADRÃO PARA PREENCHIMENTO DA PROPOSTA REFERENTE AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 38/2020

RAZÃO SOCIAL: ___________________________________________________________

CNPJ:_____________________________TELEFONE:_____________________________

E-MAIL: __________________________________________________________________

Lote Único:

Item Descrição Quant. Unidade Valor unitário R$

Valor total R$

1 PPRA, considerando os prédios citados no capítulo 2 do anexo I-A.

01 unidade

2 PCMSO 01 unidade

3 LTCAT 01 unidade

4 Realização dos exames do PCMSO (a contratada

deverá levar em consideração a quantidade estimada de 1.378 servidores para a realização dos serviços)

12 mês

5 Perícia realizada por 01 médico.

100 unidade

6 Perícia composta por junta médica, 02 médicos.

80 unidade

VALOR TOTAL DO LOTE R$

Page 31: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 31

ANEXO III

CREDENCIAMENTO

Pelo presente, credenciamos o(a) Sr(a). ____________________________, portador(a) da Cédula de Identidade com RG n.º ___________________, para participar em procedimento licitatório, consistente no Pregão Presencial n.º 38/2020 podendo praticar todos os atos inerentes ao referido procedimento, no que diz respeito da representada, inclusive os poderes para formular lances, negociar preços, interpor e desistir de recursos em todas as fases licitatórias.

_______________________, em ____ de ______________________ de 2020.

__________________________________________________________

Nome completo e assinatura do representante legal da empresa

LEMBRETE: É dispensada a exigência de reconhecimento de firma nos documentos apresentados, desde

que o representante apresente o documento original ou em cópia autenticada do signatário do documento,

caso em que será confrontada a assinatura com aquela constante do documento de identidade do signatário.

Page 32: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 32

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO PARA ME e EPP

(Razão Social da Licitante) ....................................................., por meio de seu Responsável Legal e, Contador ou Técnico Contábil, declaram, sob as penas da lei, que:

a) enquadra-se na situação de:

( ) microempresa

( ) empresa de pequeno porte;

b) o valor da receita bruta anual, no último exercício, não excedeu o limite fixado nos incisos I e II, art. 3.º da Lei Complementar n.º 123/06 e suas alterações;

c) não se enquadra em qualquer das hipóteses de exclusão relacionadas no art. 3.º, § 4.º, incisos I a X, da mesma Lei.

Por ser expressão da verdade, firmamos a presente.

_______________________, em ____ de ______________________ de 2020.

__________________________________________________________

Nome completo e assinatura do representante legal da empresa

__________________________________________________________

Nome completo do contador, assinatura e número de inscrição no

Conselho Regional de Contabilidade

LEMBRETE: Essa declaração deverá ser entregue ao Pregoeiro fora dos envelopes de proposta e documentação, juntamente com o Credenciamento.

Se a empresa apresentar declaração assinada pelo contador, esta deverá estar acompanhada da Certidão de Regularidade Profissional do contador signatário em vigor, emitida pelo site http://sistema.crcrs.org.br/SPW/crpentrada_mod01.htm.

Page 33: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 33

ANEXO V

DECLARAÇÃO DE HABILITAÇÃO

(Razão Social da Licitante) ....................................................., por meio de seu Diretor ou Responsável Legal, declara, sob as penas da lei e em cumprimento ao disposto no art. 4º, inciso VII da Lei n.º 10.520, de 17 de julho de 2002, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação definidos no edital do Pregão Presencial n.º 38/2020.

Por ser expressão da verdade, firmamos a presente.

_______________________, em ____ de ______________________ de 2020.

__________________________________________________________

Nome completo e assinatura do representante legal da empresa

LEMBRETE: Essa declaração deverá ser entregue ao Pregoeiro fora dos envelopes de proposta e documentação, juntamente com o Credenciamento.

Page 34: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 34

ANEXO VI

DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE

(Razão Social da Licitante) ....................................................., por meio de seu Diretor ou Responsável Legal, declara, sob as penas da lei, que não foi considerada INIDÔNEA para licitar ou contratar com a Administração Pública, nos termos do art. 87, IV, da Lei de Licitações.

Por ser expressão da verdade, firmamos a presente.

_______________________, em ____ de ______________________ de 2020.

__________________________________________________________

Nome completo e assinatura do representante legal da empresa

Page 35: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 35

ANEXO VII

DECLARAÇÃO

(Razão Social da Licitante) ....................................................., por meio de seu Diretor ou Responsável Legal, declara, para os fins de direito, na qualidade de licitante do presente processo licitatório, que, em cumprimento ao inciso XXXIII, do artigo 7.º da Constituição Federal combinado ao inciso V do artigo 27 da Lei n.º 8.666/93 e suas alterações, não possuímos em nosso quadro funcional pessoas menores de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e, de menores de 16 (dezesseis) anos em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a contar dos 14 (quatorze) anos).

Por ser expressão da verdade, firmamos a presente.

_______________________, em ____ de ______________________ de 2020.

__________________________________________________________

Nome completo e assinatura do representante legal da empresa

Page 36: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 36

ANEXO VIII

MINUTA DE CONTRATO ADMINISTRATIVO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº XX/2020

O MUNICÍPIO DE FARROUPILHA, pessoa jurídica de direito público, com sede na Praça da Emancipação, s/nº, nesta cidade de Farroupilha, RS, inscrito no CNPJ sob nº 89.848.949/0001-50, neste ato representado por seu Prefeito Municipal, Sr. PEDRO EVORI PEDROZO, domiciliado e residente nesta cidade, doravante denominado abreviadamente MUNICÍPIO e XXXXXXXXXXXXXXXX., com sede na XXXXXXXXXXXXXX, inscrita no CNPJ sob o nº XXXXXXXXXXXX, neste ato representado por XXXXXXXXXXXXXXXXXXX, adiante denominada simplesmente CONTRATADA, nos termos do Pregão Presencial nº 38/2020, tipo menor preço por lote, resolvem celebrar o presente contrato, de conformidade com os dispositivos instituídos pela Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993, suas posteriores alterações e demais disposições legais pertinentes, aos quais se sujeitam, mediante as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO E DOS SERVIÇOS

O objeto do presente contrato é a contratação de empresa especializada para prestar serviços de Segurança e Medicina do Trabalho, envolvendo, conforme detalhamento do termo de referência:

a) elaboração, implantação e execução do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);

b) elaboração, coordenação, execução, orientação e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

c) elaboração, coordenação, execução, orientação e renovação anual do Laudo Técnico de Condições Ambientais (LTCAT);

d) a realização dos exames médicos ocupacionais constantes do PCMSO, admissionais, periódicos e demissionais;

e) a realização de perícias médicas.

Parágrafo único. Fazem parte integrante do presente contrato, independentemente de sua transcrição, a proposta da CONTRATADA, bem como os demais elementos constantes do Pregão Presencial nº 38/2020, aos quais as partes acham-se vinculadas.

CLÁUSULA SEGUNDA – DAS RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

São responsabilidades e obrigações da CONTRATADA:

a) prestar os serviços descritos na cláusula primeira deste contrato, de acordo com as especificações e locais indicados pelo MUNICÍPIO e demais condições constantes no edital de Pregão Presencial nº 38/2020 e neste contrato;

b) cumprir todas as orientações do MUNICÍPIO para o fiel desempenho das obrigações assumidas;

Page 37: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 37

c) sujeitar-se a mais ampla e irrestrita fiscalização por parte do órgão municipal encarregado de acompanhar os serviços, prestando todos os esclarecimentos solicitados e atendendo as reclamações formuladas;

d) todas as despesas decorrentes do contrato, tais como, materiais, mão-de-obra, equipamentos, instrumentos, seguros de acidentes, impostos, contribuições previdenciárias, encargos trabalhistas e quaisquer outros que forem devidos relativamente ao serviço e aos empregados;

e) manter-se, durante toda a execução do presente contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação;

f) responder por danos e desaparecimentos de bens patrimoniais, bem como avarias que venham a ser causadas por seus empregados ou prepostos a terceiros ou ao MUNICÍPIO, desde que comprovada a culpa daqueles, em conformidade com o disposto nos arts. 69 e 70 da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993, e demais disposições legais pertinentes;

g) responsabilizar-se por quaisquer acidentes que venham a serem vítimas suas empregadas quando em serviço, por tudo quanto às leis trabalhistas e previdenciárias lhes assegurarem e demais exigências legais para o exercício da atividade objeto do presente contrato, ficando, ainda, isento o MUNICÍPIO de qualquer vínculo empregatício com os mesmos;

h) responsabilizar-se integralmente pelo fiel cumprimento do objeto contratado;

i) prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo MUNICÍPIO, apresentando formalmente as ações corretivas cabíveis;

j) executar os serviços de acordo com as especificações, sendo que qualquer solicitação de modificação, assim como qualquer esclarecimento adicional, deverá ser formulada por escrito ao MUNICÍPIO, devidamente fundamentada, para análise por parte do fiscal do contrato;

k) substituir o profissional no caso de impossibilidade do seu comparecimento ao trabalho, independentemente da motivação, visando o cumprimento dos serviços de forma ininterrupta, comunicando imediatamente ao MUNICÍPIO o nome do substituto;

l) substituir o profissional cuja atuação, permanência ou comportamento sejam julgados prejudiciais, inconvenientes ou insatisfatórios pelo MUNICÍPIO;

m) indicar um representante com atribuições de coordenar, comandar, fiscalizar e orientar os profissionais quanto ao bom andamento dos serviços, mantendo sempre contato com o fiscalizador do contrato;

n) responsabilizar-se pela disponibilização dos recursos materiais necessários à realização da consulta médica tais como maca, aparelhos para aferir pressão arterial com calibração válida, peso, altura, estetoscópio e outros afins;

o) arcar com as despesas da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

p) arcar com todas as despesas, diretas ou indiretas, decorrentes do cumprimento das obrigações assumidas, inclusive aquelas com deslocamentos e alimentação de seus funcionários;

Page 38: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 38

q) arcar como todo e qualquer dano que causar ao MUNICÍPIO, ou a terceiros, ainda que culposo praticado por seus prepostos empregados ou mandatários, não excluindo ou reduzindo dessa responsabilidade a fiscalização ou acompanhamento pelo MUNICÍPIO;

r) manter sigilo, sob pena de responsabilidade civil, penal e administrativa, sobre todo e qualquer assunto de interesse do Município, ou terceiros de que tomar conhecimento em razão da execução do objeto deste Termo de Referência, sobretudo no que se refere às condições médicas;

s) eximir o Município de qualquer solidariedade ou responsabilidade de toda e qualquer tipo de autuação ou ação que venha a sofrer em decorrência do fornecimento em questão, bem como pelos contratos de trabalho de seus empregados, mesmo nos casos que envolvam eventuais decisões judiciais;

t) a contratada deverá atender ao disposto na legislação trabalhista e previdenciária, no que tange à área de segurança e medicina do trabalho, em especial ao previsto nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como atender a Legislação Municipal, em especial as Leis nº 3.305/2007 (art. 81), nº 2.176/1994 e nº 4.174/2015;

u) fornecer toda a mão-de-obra, materiais, ferramentas, equipamentos, maquinários necessários à perfeita execução do que trata a presente contratação;

v) atribuir os serviços a profissionais legalmente habilitados e idôneos;

w) toda e qualquer impugnação feita pelo Município obrigará a Contratada a corrigir ou reparar os serviços executados, sem qualquer ônus ao Município, em até 10 (dez) dias consecutivos. Não sendo possível, indenizará o valor correspondente, acrescido de perdas e danos;

x) não transferir a terceiros, por qualquer forma, nem mesmo parcialmente, obrigações assumidas, nem subcontratar qualquer das prestações de serviços a que está obrigada;

y) gerenciar os prazos de vencimento dos exames previstos no PCMSO e comunicar o CONTRATANTE da necessidade de renovação;

z) analisar previamente as condições de trabalho do Município e os riscos a que os funcionários estarão expostos, antes da elaboração dos programas;

aa) disponibilizar local próprio no Município de Farroupilha onde os servidores deverão realizar os exames necessários à execução do objeto desta licitação, em data e horário pré-agendados;

bb) o local destinado à realização dos exames previstos deverá contar com acessibilidade, boas condições de higiene, iluminação, temperatura e conforto necessários ao bom atendimento dos nossos usuários, sendo realizado no Município de Farroupilha;

cc) a contratada deverá, durante toda a vigência do contrato, prestar todo o suporte técnico necessário ao fiscal do contrato em segurança e medicina do trabalho nos casos de: auditorias externas e internas, processos judiciais, rotinas diárias e demandas de órgãos fiscalizadores sempre que for solicitado;

dd) indicar preposto responsável pelo acompanhamento da execução do contrato, para ser o principal canal de comunicação com a Prefeitura Municipal.

Page 39: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 39

CLÁUSULA TERCEIRA – DAS RESPONSABILIDADES E OBRIGAÇÕES DO MUNICÍPIO

São responsabilidades e obrigações do MUNICÍPIO:

a) Proporcionar todas as facilidades para que a CONTRATADA possa cumprir suas obrigações;

b) Convocar a CONTRATADA para assinatura o Contrato;

c) Emitir a Nota de empenho e, se for o caso, a ordem de fornecimento;

d) Receber o objeto adjudicado, nos termos, prazos, quantidade, qualidade e condições estabelecidas neste Termo de Referência;

e) Assegurar-se da boa execução do contrato, verificando sempre o bom desempenho deste;

f) Prestar as informações e os esclarecimentos atinentes, que venham a ser solicitados pela CONTRATADA;

g) Notificar a CONTRATADA de qualquer irregularidade encontrada no fornecimento dos produtos;

h) Efetuar o pagamento à CONTRATADA, nas condições estabelecidas neste Edital;

i) Notificar a CONTRATADA, por escrito, sobre imperfeição, falhas ou irregularidades constantes de cada um dos itens que compõem o objeto deste termo, para que sejam adotadas as medidas corretivas necessárias;

j) Prestar todas as informações e/ou esclarecimentos que venham a ser solicitados pelos técnicos da CONTRATADA.

k) Fiscalizar e inspecionar o objeto entregue, podendo rejeitá-lo quando este não atender ao especificado;

l) Atestar a nota fiscal/fatura após o recebimento definitivo e enviar ao setor de empenho para efetuar o pagamento nas condições pactuadas;

m) Assegurar o acesso dos profissionais indicados pela CONTRATADA, devidamente identificados, nas Unidades de trabalho onde os serviços deverão ser executados, tomando todas as providências necessárias para a correta condução dos serviços.

CLÁUSULA QUARTA – DO PREÇO

O MUNICÍPIO pagará à CONTRATADA, pela prestação dos serviços os valores a seguir indicados em moeda nacional, sendo esses valores completos e suficientes para a realização do objeto:

Item Descrição Quant. Unidade Valor unitário R$

1 PPRA, considerando os prédios citados no capítulo 2 do anexo I-A.

01 unidade

Page 40: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 40

2 PCMSO 01 unidade

3 LTCAT 01 unidade

4 Realização dos exames do PCMSO (a contratada deverá levar em consideração a quantidade estimada de 1.378 servidores para a realização dos serviços)

12 mês

5 Perícia realizada por 01 médico. 100 unidade

6 Perícia composta por junta médica, 02 médicos.

80 unidade

Parágrafo primeiro. No valor cobrado deverão estar incluídas quaisquer vantagens, abatimentos, fretes, impostos, taxas e contribuições sociais, obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e comerciais, que eventualmente incidam sobre a operação ou, ainda, despesas com transporte ou terceiros.

Parágrafo segundo. A quantidade de servidores estimada para a contratação do item 4 poderá sofrer alterações tanto para mais, quanto para menos, sem que por esses motivos a contratada tenha direito a qualquer reclamação ou indenização, limitado a 5% de variação. O pagamento mensal somente terá início após a entrega do Programa Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

Parágrafo terceiro. A quantidade prevista na descrição dos itens 5 e 6 é estimada para contratação no período de 12 meses. Esta estimativa não configura obrigação contratual de execução, nem como valor mínimo contratual, haja vista que as quantidades exatas de contratação dos serviços serão conforme cotas e fluxos de autorização de recursos orçamentários definidos pela Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano, bem como número de servidores que apresentarem atestados médicos.

CLÁUSULA QUINTA – DO PAGAMENTO E DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

O pagamento será efetuado contra empenho, em até 30 dias após a entrega dos serviços, por intermédio da Secretaria de Finanças do Município e mediante apresentação da Nota Fiscal/Fatura, correndo as despesas nas seguintes dotações orçamentárias:

ÓRGÃO 03 – SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Despesa: 313.2 – Recurso: 0001 Livre

Parágrafo primeiro. A nota fiscal emitida pelo fornecedor deverá conter, em local de fácil visualização, número do pregão e da ordem de compra, banco, n.º da agência e o n.º da conta (a conta deverá estar em nome da pessoa jurídica, ou seja, da licitante vencedora) no qual será realizado o depósito correspondente, a fim de se acelerar o trâmite de recebimento do documento e posterior liberação para pagamento.

Parágrafo segundo. Para fins de pagamento, a CONTRATADA deverá comprovar sua regularidade com a fazenda federal, estadual e municipal (da sede da licitante e do Município de Farroupilha) e com o FGTS.

Page 41: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 41

CLÁUSULA SEXTA – DO ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO

A execução deste contrato será acompanhada e fiscalizada pelas servidoras Ângela Rosanelli Lopes, matrícula 143740; Marlene Alcântara do Campo, matrícula 152310; Michelle Seimetz, matrícula 128080 e Nadieli Brollo, matrícula 138210, que poderão rejeitar totalmente ou em parte, qualquer serviço que não realizado devidamente, ou em desacordo com este Termo de Referência, devendo a CONTRATADA efetuar a correção dos serviços no prazo de até 10 (dez) dias após a comunicação.

Parágrafo único. O recebimento dos serviços, será realizado nos termos do artigo 73, I, “a” e “b”, da Lei 8.666/93 e suas alterações, da seguinte forma:

a) provisoriamente, no ato da entrega dos serviços, para efeito de posterior verificação da conformidade com o solicitado;

b) definitivamente, com a assinatura de recebimento na nota fiscal, após a verificação da qualidade, características e quantidades dos serviços e consequente aceitação, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis após o recebimento provisório.

CLÁUSULA SÉTIMA – DA VIGÊNCIA

O presente Contrato terá como início de sua vigência a data de sua assinatura e vigerá por 1 (um) ano, podendo ser prorrogado, mediante interesse do município, até o limite fixado no inciso II do art. 57 da lei nº 8.666, de 21.06.1993.

Parágrafo Primeiro. Os serviços deverão ser executados conforme este contrato e solicitação da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano.

Parágrafo Segundo. Na hipótese de prorrogação do contrato, de um exercício para o outro, o preço poderá ser reajustado nos mesmos índices inflacionários fixados pelo IGPM-FGV dos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores ao do reajuste.

CLÁUSULA OITAVA – DO RECEBIMENTO DOS SERVIÇOS

O recebimento deste serviço, objeto deste contrato, dar-se-á mediante a entrega da nota fiscal, condicionada à devida execução, que deverá ser acompanhada pelo representante do MUNICÍPIO responsável pelo seu acompanhamento e fiscalização.

Parágrafo primeiro. O MUNICÍPIO rejeitará, no todo ou em parte, a prestação em desacordo com o contrato.

Parágrafo segundo. O mero recebimento do serviço não caracteriza a aceitação do mesmo pelo Município, ficando a contratada sujeita à correção de serviços defeituosos.

Parágrafo terceiro. Os serviços deverão ser executados conforme solicitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, após a emissão da ordem de compra pelo Departamento de Compras e Licitações

Parágrafo quarto. Verificada a desconformidade de algum dos serviços, a licitante vencedora deverá promover as correções necessárias imediatamente, sujeitando-se às penalidades previstas neste edital.

Page 42: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 42

Parágrafo quinto. Se dentro do prazo o convocado não cumprir com a execução do serviço, a Administração convocará os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto a preços atualizados, ou então, revogará a licitação, sem prejuízo das sanções descritas na cláusula décima deste contrato.

Parágrafo sexto. Deverá a CONTRATADA entregar, no prazo de 10 (dez) dias úteis, cronograma de realização dos serviços, incluídas todas as tarefas significativas referentes ao PPRA, LTCAT e PCMSO e dos demais programas e laudos, com seus respectivos prazos, a partir da data de assinatura do contrato.

Parágrafo sétimo. A CONTRATADA terá até 60 (sessenta) dias para entregar o PPRA e o LTCAT, a partir da data de assinatura do contrato.

Parágrafo oitavo. A CONTRATADA terá até 90 (noventa) dias úteis para entregar o PCMSO, a partir da assinatura do contrato.

Parágrafo nono. Os prazos constantes nos itens 5.2 e 5.3 poderão ser revistos pela CONTRATADA e pelo MUNICÍPIO em razão da pandemia de importância mundial do Covid-19, mediante protocolo justificado e aceito pelo município.

Parágrafo décimo. O Relatório Anual do PCMSO deverá ser entregue ao final da vigência do contrato.

Parágrafo décimo primeiro. Os serviços dos exames periódicos serão realizados conforme cronograma apresentado pela empresa vencedora, em conformidade com a necessidade do Município.

Parágrafo décimo segundo. As perícias por médico e junta médica serão realizadas conforme demanda do Município. Após a convocação para a realização da perícia, a empresa contratada deverá realizar o serviço no prazo máximo de 05 (cinco) dias corridos após a sua convocação.

CLÁUSULA NONA – DA INEXECUÇÃO E RESCISÃO CONTRATUAL

A inexecução total ou parcial do contrato enseja a sua rescisão, com as consequências contratuais, legais e regulamentares.

Parágrafo primeiro. No caso de rescisão administrativa de que trata o art. 79 da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993, fica o MUNICÍPIO, desobrigado, desde já, com plena concordância da CONTRATADA, de qualquer ônus decorrente de tal, previsto ou não em lei, declarando esta reconhecer todos os direitos daquele, previstos na legislação pertinente.

Parágrafo segundo. Constituem motivos para a rescisão do contrato todos aqueles mencionados acima, bem como os descritos no art. 78 da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993.

Parágrafo terceiro. O contrato originado na presente licitação poderá ser rescindido, pelo município, a qualquer tempo, mediante aviso prévio de 30 (trinta) dias.

CLÁUSULA DÉCIMA – DAS PENALIDADES

Page 43: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 43

Pela inadimplência das obrigações contratuais, a CONTRATADA, caso não seja aceita a sua justificativa, estará sujeita às penalidades previstas nos arts. 86 a 88 da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993 e art. 7.º da Lei Federal 10.520, de 17.07.2002.

Parágrafo primeiro. No processo de aplicação de sanções, é assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa, ficando esclarecido que o prazo para apresentação de defesa prévia será de 5 (cinco) dias úteis, conforme Art. 87, § 2º da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993, contados da respectiva intimação.

Parágrafo segundo. O valor das multas aplicadas deverá ser recolhido no prazo máximo de 35 (trinta e cinco) dias corridos, a contar da data da emissão da notificação de lançamento do débito emitida pela Secretaria Municipal de Finanças. Se o valor da multa não for pago, será automaticamente descontado do pagamento a que a CONTRATADA fizer jus. Em caso de inexistência ou insuficiência de crédito da CONTRATADA, o valor devido será cobrado administrativamente e/ou judicialmente.

Parágrafo terceiro. Pelo inadimplemento das obrigações, seja na condição de participante do pregão ou de contratante, as licitantes, conforme conduta e infração, estarão sujeitas às seguintes penalidades:

a) deixar de apresentar a documentação exigida: suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 1 ano e multa de 5% sobre o valor total atualizado do contrato;

b) executar o Contrato com irregularidades, passíveis de correção durante a execução e sem prejuízo ao resultado: advertência;

c) executar o Contrato com atraso injustificado, até o limite de 15 (quinze) dias corridos, após os quais será considerado como inexecução contratual: multa diária de 0,25% sobre o valor correspondente ao montante atrasado;

d) inexecução parcial do Contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 1 ano e multa de 4% sobre o valor correspondente ao montante não adimplido do contrato;

e) inexecução total do Contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 2 anos e multa de 5% sobre o valor total atualizado do contrato;

f) causar prejuízo material resultante diretamente de execução contratual: declaração de inidoneidade cumulada com a suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração Pública pelo prazo de 3 anos e multa de 5% sobre o valor total atualizado do contrato;

g) apresentar documentação falsa exigida: declaração de idoneidade cumulada com a suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração pelo prazo de 4 anos e multa de 5% sobre o valor total atualizado do contrato.

h) no caso de acumular mais de uma advertência pelo mesmo motivo: aplicação de multa de 1% sobre o valor total atualizado do Contrato.

Parágrafo quarto. As penalidades serão registradas no cadastro da contratada, quando for o caso.

Page 44: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 44

Parágrafo quinto. Nenhum pagamento será efetuado pela Administração enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que for imposta ao fornecedor em virtude de penalidade ou inadimplência contratual.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

Da penalidade aplicada caberá recurso na forma e prazos previstos no art. 109 da Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – DAS ALTERAÇÕES

Este contrato pode ser alterado nos casos previstos no art. 65, da Lei nº 8.666/93, desde que haja interesse do MUNICÍPIO, sempre através de termo aditivo, numerado em ordem crescente, com a apresentação das devidas justificativas, adequadas aos termos deste contrato.

Parágrafo primeiro. No interesse do MUNICÍPIO, o valor inicial atualizado deste contrato poderá ser aumentado ou suprimido até o limite de 25%, conforme disposto no Art. 65, §§ 1º e 2º da Lei 8.666/93.

Parágrafo segundo. A contratada fica obrigada a aceitar, nas mesmas condições licitadas, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessárias.

Parágrafo terceiro. Nenhum acréscimo ou supressão poderá exceder o limite estabelecido nesta condição, salvo as supressões resultantes de acordo celebrado entre as partes.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – DO FORO

O foro da Comarca de Farroupilha, RS, é o competente para dirimir as questões resultantes do presente instrumento.

E assim, por estarem de acordo, ajustados e contratados, depois de lido e achado conforme, assinam o presente contrato em 03 (três) vias, de igual teor e forma, para que surtam os devidos e legais efeitos.

Farroupilha, xx de xxxxx de 2020.

PEDRO EVORI PEDROZO, CONTRATADA

Prefeito Municipal.

TESTEMUNHAS:

1) 2)

Page 45: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 45

Page 46: O PREFEITO MUNICIPAL DE FARROUPILHA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FARROUPILHA

DEPARTAMENTO DE COMPRAS E LICITAÇÕES

Praça Emancipação, s/n – CEP 95170-444 – Farroupilha – RS

Caixa Postal 241 – Telefone/Fax: (54) 3261.6912 – www.farroupilha.rs.gov.br 46

ANEXO IX

Check List de documentos:

Envelope Descrição do Documento Validade

Documentos para credenciamento – fora dos

envelopes

- cópia do Estatuto ou Contrato Social ou registro comercial, (se empresa individual) ou cadastro da condição de microempreendedor individual (CCMEI).

- documento de eleição de seus administradores (no caso de estatuto), se for o caso

- se representada por procurador, deverá apresentar: carta de procuração ou carta de credenciamento.

- declaração de cumprimento dos requisitos de habilitação.

- no caso de ME/EPP/MEI, declaração/certidão comprobatória de enquadramento como tal.

Envelope nº 01 - Proposta - proposta comercial, seguindo o modelo do anexo II e atendendo as disposições do item 5 do edital. 60 dias

Envelope nº 02 – Documentos de Habilitação

Habilitação Jurídica:

1) prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ/MF);

2) declaração de idoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública;

3) declaração que atende ao disposto no artigo 7°, inciso XXXIII, da Constituição Federal.

Regularidade Fiscal:

1) prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes do Estado (DIRE) ou do Município (Alvará);

2) prova de regularidade com a Fazenda Federal;

3) prova de regularidade com a Fazenda Estadual;

4) prova de regularidade com a Fazenda Municipal;

5) prova de regularidade (CRF) junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

6) prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho.

Qualificação Econômico-Financeira:

1) certidão negativa de falência e concordata. 90 dias

Qualificação Técnica:

1) Prova de registro ou inscrição do licitante e de seu(s) responsável(is) técnico(s) na entidade profissional competente (CREA). 1.1) A comprovação de que o(s) responsável(is) técnico(s) integra(m) o quadro permanente do licitante, para os fins do disposto na letra “a”, acima, dar-se-á através de citação do(s) responsável(is) técnico(s) no mesmo documento comprobatório do registro ou inscrição do licitante na entidade profissional competente. 2) Certificado de inscrição da pessoa jurídica no Conselho Regional de Medicina. 3) Comprovação do licitante já ter executado ou estar executando serviços similares aos da presente licitação, através de atestado fornecido por pessoa de direito público ou privado, no qual constem as seguintes informações: objeto, instituição na qual o serviço foi prestado, período e local de execução. Deve constar o número de telefone e nome completo do responsável pelo atestado para confirmação das informações atestadas, em caso de diligência.