o mossoroensep.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/edicao_120… · federal entende...

18
R$ 1,50 Mossoró - RN, 12 de julho de 2014 - Nº 16.698 SÁBADO O MOSSOROENSE www.omossoroense.com.br Página 3 TSE determina retorno do prefeito de Olho D’Água do Borges Lei que proíbe aplicação de multas das 22h às 5h é descumprida desde maio. Multas aplicadas a partir da publicação podem ser questionadas na Justiça. Equipes lideradas por Hobben e Thiago Silva partem para o confronto, sob o efeito dos traumas deixados pela desclassificação na semifinal. Equipes lideradas por Robben e Thiago Silva partem para o confronto, sob o efeito dos traumas deixados pela desclassificação na semifinal. Página 3 Ministério Público de Macau investigado por omissão Página 5 (Cotidiano) Adepol considera reajuste satisfatório para a Polícia Civil Página 5 (Cotidiano) Jovem morto com um tiro de escopeta em Felipe Guerra Página 5 (Cotidiano) Corpo de vice-prefeito de Tibau do Sul encontrado em matagal Página 3 Norma regulamenta poder de polícia de juízes eleitorais Mais de 14 mil cadastros atualizados no “Minha Casa, Minha Vida” Página 3 (Cotidiano) Página 3 (Cotiano) Página 6 Página 5 (Cotidiano) Eduardo Knapp/Folhapress Prefeitura descumpre lei que restringe horário de funcionamento dos radares Após vexame, Brasil disputa 3º lugar com a Holanda Após vexame, Brasil disputa 3º lugar com a Holanda Comércio terá horário normal no último jogo do Brasil Comércio terá horário normal no último jogo do Brasil

Upload: hoangkhuong

Post on 16-Feb-2018

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

R$ 1,50Mossoró - RN, 12 de julho de 2014 - Nº 16.698 SÁBADO

O MOSSOROENSEwww.omossoroense.com.br

Página 3

TSE determina retornodo prefeito de OlhoD’Água do Borges

Lei que proíbe aplicação de multas das 22h às 5h é descumprida desde maio. Multas aplicadas a partir da publicação podem ser questionadas na Justiça.

Equipes lideradas por Hobben e Thiago Silva partem para o confronto,

sob o efeito dos traumas deixados pela desclassificação na semifinal.

Equipes lideradas por Robben e Thiago Silva partem para o confronto,

sob o efeito dos traumas deixados pela desclassificação na semifinal.

Página 3

Ministério Público deMacau investigado

por omissão

Página 5 (Cotidiano)

Adepol considerareajuste satisfatóriopara a Polícia Civil

Página 5 (Cotidiano)

Jovem morto com um tiro de escopetaem Felipe Guerra

Página 5 (Cotidiano)

Corpo de vice-prefeitode Tibau do Sul

encontrado em matagal

Página 3

Norma regulamentapoder de polícia de

juízes eleitorais

Mais de 14 mil cadastros atualizados no “Minha Casa, Minha Vida”Página 3 (Cotidiano)

Página 3 (Cotiano)

Página 6

Página 5 (Cotidiano)

Eduardo Knapp/Folhapress

Prefeitura descumpre lei que restringe horário de funcionamento dos radares

Após vexame,Brasil disputa 3º lugar com a Holanda

Após vexame,Brasil disputa 3º lugar com a Holanda

Comércio terá horário normal no último jogo

do Brasil

Comércio terá horário normal no último jogo

do Brasil

Page 2: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Opinião2 www.omossoroense.com.brSábado, 12 de julho de 2014

prefeito de Natal, CarlosEduardo Alves, disputou o plei-to na condição sub judice, cons-

tando de relação do Tribunal de Con-tas do Estado dos gestores que nãotiveram suas contas administrati-vas aprovadas. Venceu o pleito, as-sumiu o mandato e, depois, com o pa-recer favorável, foi efetivado no car-go, sem prejuízo dos votos recebi-dos que o elegeram prefeito da ca-pital. A deputada Larissa Rosado foicandidata em situação semelhan-te, sub judice, mas a Justiça Eleito-ral do município fez questão de di-rigir intensa campanha contra suacondição de candida-ta, anunciando mes-mo que os votos querecebesse seriamanulados, gerandocliima de intranqui-lidade que mudouradicalmente a ten-dência eleitoral exis-tente em Mossoró.

Nas próximaseleições, novos can-didatos enfrentarãoas urnas com pendências judiciais.Entre eles está o deputado BetinhoRosado, com processo de cassaçãode mandato, por infidelidade parti-dária, além de outro por constar nalista do TCE, como enquadrado naLei da Ficha Limpa. O segundo ca-so ocorreu quando o deputado foisecretário de Educação no governoda cunhada, Rosalba Ciarlini. O pri-meiro questionamento diz respeitoà aceitação do pedido do registro,ou seja, se Betinho poderá ser can-didato à reeleição, sub judice, aguar-dando o resultado dos recursos queforam ou serão apresentados no mo-mento oportuno e se a Justiça Elei-toral fará a mesma campanha uti-lizada na escolha do prefeito de Mos-soró.

As assessorias jurídicas dos can-didatos que se encontram nessa si-tuação alegam em suas defesas queo prazo para não aceitar uma can-didatura teria sido 5 de julho. Nes-sa data se encerraram as inscriçõesdos candidatos e a partir de entãohaverá preclusão de qualquer recur-so em contrário. Esse argumento es-tá baseado em jurisprudência elei-toral que afirma que nenhum fatosuperveniente pode atingir umacandidatura.No caso da Lei da Fi-cha Limpa, entretanto, os prazos sãodiscutidos, pois o Supremo TribunalFederal entende que os que nele se

enquadram as con-denações posterio-res também valem.Depois, ao que pare-ce, houve manobrasjunto ao TribunalSuperior Eleitoralpara que o julga-mento fosse sucessi-vamente adiado.

Por último, existea corrente que de-fende que o registro

de uma candidatura não está con-cluído quando o candidato o pedeao Tribunal Regional Eleitoral, masquando o Tribunal defere o pedido.O pedido seria o primeiro passo, se-guido da publicação do edital com alista das candidaturas deferidas pe-la Justiça Eleitoral, abertura do pra-zo para pedidos de impugnação atéo encerramento do prazo no dia 5de agosto.O caso do deputado Beti-nho Rosado não será o único no RioGrande do Norte e muito menos emtodo o Brasil. Mesmo existindo ju-risprudência firmada será interes-sante acompanhar o desenrolar dosprocessos, dos Tribunais RegionaisEleitorais até o Tribunal SuperiorEleitoral. Poderá servir de lição pa-ra o futuro.

[email protected]

RELACIONAMENTOA decretação de uma parada de ad-

vertência do pessoal da área da saúde mu-nicipal em Mossoró poderá significar queo crédito dado pelos sindicalistas ao no-vo governo municipal está se esvaindo.Os trabalhadores estão perdendo a pa-ciência diante de algumas posições as-sumidas pelo governo de Francisco JoséJúnior.

PETISMOIsso sem contar que o petismo faz par-

te desse governo municipal de Mossoró,seja com o seu vice-prefeito Luiz Carlosde Mendonça Martins, seja com duas se-cretarias municipais de relevância. Já po-dem ser detectados sinais de nervosis-mo entre os petistas.

ELEIÇÕESContando-se a partir de hoje, estão fal-

tando exatamente 85 dias para a data daseleições de outubro. São dois meses e pou-co mais de 20 dias que passam rápido.Principalmente agora que vai terminara Copa do Mundo.

ALMEIDINHAAssinalo nesta data os 80 anos bem

vividos do meu cunhado e amigo José deAlmeida Filho, o "Almeidinha". Ele de-dicou toda a sua vida profissional ao Ban-co do Brasil, pelo qual se aposentou notopo da carreira funcional na condiçãode gerente do BB. Vai viver a sua dataao lado da esposa, Salete, e dos sete filhos.Parabéns.

AMOLÉlder Heronildes tem dois nomes em

vista para serem os próximos empossa-dos na Academia Mossoroense de Letras- Amol. São eles o padre João MedeirosFilho e Silvério Soares, o filho do ex-prefeito Raimundo Soares de Souza. Asdatas de posse e outros detalhes estão sen-do vistos com os dois já escolhidos.

ITAÚUma novidade no atendimento ban-

cário em Mossoró. A agência do BancoItaú localizada no Alto de São Manoelretirou de suas dependências todos osfuncionários que faziam o atendimen-to pessoal “tête-à-tête” como caixas. Nolocal só existem terminais eletrônicospara atender à conveniência dos clien-tes.

OBRAS DO BBAs obras da agência do Banco do Bra-

sil que está sendo construída no local on-de era o Ginásio de Esportes Valdeci Soa-res do Couto, na Ilha de Santa Luzia, es-tão paralisadas literalmente. Os ladrõesestão se aproveitando e surrupiando tu-do quanto é material, uma vez que nemvigilante o BB mantém no local. Quemdiria?

MÁRIO MIRANDAA missa de sétimo dia pelo faleci-

mento de Mário Miranda Neto foi ce-lebrada ontem, às 19h, na matriz do Al-to da Conceição. Que o nosso amigo Má-rio descanse em paz.

ALEX MOACIRApesar de escolhido como um dos

diretores do PMDB depois que foi for-mado o novo diretório sob o comandode Fafá Rosado, o vereador Alex Moa-cir já se posicionou ao lado de quem jávinha batalhando desde a última cam-panha eleitoral. E manifestou seu vo-to para Sandra Rosado e Larissa Ro-sado.

DESISTÊNCIACom mais essa do Joaquim Barbosa,

que protelou a sua aposentadoria do Su-premo Tribunal Federal, mais uma vez,não se surpreendam caso ele protagoni-ze mais uma: desistir de desistir. O dia-bo é quem duvida.

JESUSEu me arrepiei todo. No Google, eu vi

o rosto de Jesus Cristo recriado graças àtecnologia 3D. Uma perfeição que faz ar-repiar mesmo. Incrível.

REITOR/ESTUDANTESO reitor da Uern, Pedro Fernandes, recebeu, na sala de conselhos da instituição,

a diretoria do DCE. Os onze membros lhes foram apresentados e a partir daí os es-tudantes começaram a colocar as suas reivindicações. A primeira delas foi pronta-mente atendida pelo reitor: um computador, uma impressora, uma mesa e 15 cadeiras.Outros atendimentos virão posteriormente.

IMOLADOO candidato a deputado federal Adriano Gadelha, lançado pelo PT para, quem

sabe, ocupar a vaga de Fátima Bezerra na Câmara Federal, poderá ver esse projetofrustrado. Caso o PT aceite o apoio de Rosalba Ciarlini (como se insiste por aí afora),Adriano Gadelha seria o imolado. Mas, por enquanto, essas são apenas hipóteses.

VAZIOO governo Rosalba Ciarlini se notabilizou por deixar pastas estaduais vazias por

meses a fio. Assim já aconteceu com outras e agora com a Secretaria de Estado doTrabalho, de Habitação e de Ação Social, cuja titular Shirley Targino deixou o pos-to em 31 de maio último. Não foi indicado ninguém para substituí-la.

O

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda. Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207

[email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

ma conclusão a que chegam as au-toridades do Instituto de Pesos eMedidas: o consumidor aqui do

Rio Grande do Norte está mais atentoaos seus direitos e reclamando mais. Umexemplo claro disso é que no ano de 2011a Ouvidoria de Defesa do Consumidor

em todo o decorrer daquele ano registrou36 reclamações. Só neste ano e nesteprimeiro semestre já foram 43 recla-mações. Vai, então, o telefone do Ipempara denúncias: 0800-281-4054, sendoa ligação gratuita de qualquer regiãodo Estado. Reclamem mais.

UConsumidor atento aos direitos Candidatos Ficha Limpa

laí[email protected]

LaíreEmery Costa Rosado

Jornal

O caso do deputado Betinho Rosado não será

o único no Rio Grande do Norte e muito menos

em todo o Brasil.

Page 3: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Eleições

Candidato do PSB à Presidência da República cumpriu agenda em Natal

Eduardo Campos defende aliança formadapelo PSB e PMDB no Rio Grande do Norte

MARICELIO ALMEIDAEditor interino de Política

Candidato à Presidên-cia da República peloPSB, o ex-governador dePernambuco EduardoCampos cumpriu agendaem Natal ontem, 11, aolado de lideranças do par-tido, como a vice-prefei-ta e candidata ao Senado,Wilma de Faria, e a depu-tada federal Sandra Ro-sado, além de deputadosestaduais, como LarissaRosado, Márcia Maia eTomba Farias. As ativi-dades do presidenciávelno Rio Grande do Norteforam iniciadas às 7h30,quando concedeu entre-vista à Rádio Cidade deNatal, oportunidade emque defendeu a aliançaformada no Estado entreo PSB e o PMDB.

"Do ponto de vista ad-ministrativo e políticoque o Rio Grande do Nor-te chegou, precisou se cri-ar uma frente ampla pa-ra enfrentar o caos. Meupartido no RN convenceuo diretório nacional deque precisava participardeste momento de uniãopelo bem do Estado", de-clarou, acrescentandoque essa união "aconte-ce como nas nossas famí-lias, quando temos quenos ajudar. Eles (Henri-que e Wilma) entende-ram que é hora de todomundo se unir para me-lhorar o RN".

Dando sequência àagenda no RN, o candida-to do PSB concedeu en-trevista coletiva à im-prensa por volta das11h30. Na conversa comos jornalistas, Eduardo

Eduardo Campos foi recebido em Natal pela candidata ao Senado Wilma de Faria e deputadasLarissa e Sandra Rosado

Ato foi assinado pelo corregedor João Rebouças

Medida

Norma regulamenta poderde polícia dos magistradosdurante as Eleições 2014

Corregedor edita novanorma sobre poder depolícia dos magistradosàs eleições 2014.

Os juízes eleitorais queatuam no pleito de 2014passam a exercer poderde polícia. A norma regu-lamentando o ato foi assi-nada pelo desembarga-dor João Rebouças, queatua hoje como correge-dor regional eleitoral noRio Grande do Norte.

O provimento tem co-mo objetivo fazer com queos procedimentos relati-vos à fiscalização da pro-paganda eleitoral este-jam amparados em con-dutas padronizadas eacessíveis a todas às uni-dades da Justiça Eleito-ral.

A matéria, disciplina-da desde o dia 29 de maio,foi alterada pelo novo re-gulamento redigido apartir de propostas dis-

cutidas no 1º Workshopde Práticas Cartorárias,realizado no período de30 de junho a 1º de julho.Os servidores cartorá-rios encaminharam àCorregedoria propostade melhoria e evoluçãoem vários pontos da nor-ma anterior, especial-mente no sentido de cla-rear obscuridades proce-dimentais e tornar o flu-xograma dos atos maisdidático.

A Corregedoria estáencaminhando às zonaseleitorais quase 30 mode-los de documentos, den-tre os quais mandados,notificações, termos, des-pachos e decisões, o quefacilitará aos servidorestrabalhar com o procedi-mento administrativo re-ferente ao poder de polí-cia nas Eleições 2014,bem como auxiliar os juí-zes eleitorais.

Foto: Assessoria

Política 3www.omossoroense.com.br Sábado, 12 de julho de 2014

Liminar proferida pe-lo ministro presidente doTribunal Superior Elei-toral (TSE), Dias Toffo-li, reconduz ao cargo oprefeito de Olho D'águado Borges, Brenno Quei-roga (PMDB), que haviasido afastado da funçãoapós decisão do TribunalRegional Eleitoral do RioGrande do Norte (TRE-RN).

Ao proferir a liminar,o ministro também sus-pendeu a realização deeleição suplementar no

município, até o julga-mento do recurso espe-cial pelo TSE. "Tambémvislumbro a ocorrênciado periculum in mora, namedida em que os reque-rentes, eleitos com53,29% dos votos válidosna eleição majoritária de2012, tiveram os seusmandatos cassados, ten-do sido determinada arealização de nova elei-ção", alertou Dias Toffo-li.

O mandato de Bren-no Queiroga havia si-

do invalidado sob a acu-sação de captação ilíci-ta de sufrágio e abusode poder econômico du-rante as eleições muni-cipais de 2012. Em ses-são plenária ocorridano dia 15 de maio, oTRE-RN, em um placarde 3 a 2, votou a favorda cassação do prefeito.Com a decisão, assu-miu a chefia do PoderExecutivo de OlhoD'água do Borges a pre-sidente da Câmara, Cé-lia Queiroga.

Irregularidades

CNMP investiga denúncia contrao Ministério Público do RN

Decisão

TSE determina retorno do prefeitode Olho D'água do Borges ao cargo

Sob o argumento deinércia em sua atuação, oMinistério Público do RioGrande do Norte (MP/RN)está sendo investigado pe-lo Conselho Nacional doMP (CNMP). De acordocom o Processo nº0.00.000.001003/2014-74,que tem como relator Ale-xandre Bezosa Saliba, oparquet estadual estásendo acusado de não apu-rar denúncias de irregu-laridades e improbidadeadministrativa envolven-do o município de Macau.

A denúncia tem comorecorrente Rochelle Ka-line Farias Barros e foidistribuída para o con-selheiro Alexandre Sa-liba em virtude de o mes-mo já ser responsávelpela apuração de proce-dimento de investigaçãosemelhante, registradono dia 24 de junho.

De acordo com o art.319 do Código Penal, ocrime de prevaricaçãoocorre quando o sujeitoativo retarda ou deixa depraticar ato de ofício, in-

devidamente, ou quan-do o pratica de maneiradiversa da prevista nodispositivo legal, a fimde satisfazer interessepessoal.

A equipe de reporta-gem do jornal O Mosso-roense entrou em con-tato com a diretoria deimprensa do MP/RN,para obter um posicio-namento sobre a inves-tigação em andamento,mas até o fechamentodessa edição não obteveretorno.

Campos criticou o gover-no Dilma e afirmou que oBrasil vive o pior cresci-mento da história da Re-pública. "Dilma foi eleitapara preservar as coisasboas que Lula fez e corri-gir as coisas que estavamerradas, mas ela não fez.Jogou essa oportunidadepela janela", frisou.

Ainda na coletiva, o ex-governador criticou a for-ma como a região Nordes-te é tratada durante aseleições. "O Nordeste éonde nasci. Conheço nos-sa gente, nossos sonhos.

Muito me incomoda falardo Nordeste como curraleleitoral ou uma urna.Queremos ser olhados co-mo gente, vendo nossaspotencialidades, nos en-xergando com respeito",comentou.

Em conversa com oPortal Difusora, de Mos-soró, Eduardo Camposgarantiu ainda que umade suas prioridades noRio Grande do Norte, ca-so vença a eleição de ou-tubro, será a duplicaçãoda BR-304, que liga Na-tal ao município de Mos-

soró. O socialista reveloutambém que buscará so-luções para o problema daseca no Estado.

A agenda de EduardoCampos em solo poti-guar teve prosseguimen-to à tarde e à noite, quan-do foi recebido pelo ar-cebispo metropolitanode Natal, dom JaimeVieira Rocha, participoude caminhada no centroda cidade, na rua JoãoPessoa, e ainda concedeuentrevista ao programaRepórter 98, transmiti-do pela Rádio 98 FM.

www.tre-rn.jus.br

Page 4: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Política4 www.omossoroense.com.brSábado, 12 de julho de 2014

Edil acusou promotores de utilizarem cartão corporativo para despesas pessoais

Ação

Mobilização

Ampern ajuíza ação coletivacontra o vereador mossoroenseClaudionor dos Santos

A Associação do Minis-tério Público do Estado doRio Grande do Norte (Am-pern) ajuizou na últimaquinta-feira, 10, ação cole-tiva de indenização por da-nos morais contra o verea-dor Claudionor dos Santos(PMDB), que acusou, nodia 22 de novembro de2013, no plenário da Câ-mara Municipal de Mos-soró (CMM), promotoresde justiça da cidade de fa-zerem uso do cartão corpo-rativo para quitar despe-sas pessoais.

Na ocasião, o vereadorcitou "a existência de umsuposto desvio de dinhei-ro público por parte demembros do MinistérioPúblico com atuação na co-marca de Mossoró/RN, pormeio da utilização de car-tão corporativo para paga-mento de despesas priva-das, tais como ginástica emassagem". A acusação,além de proferida no ple-nário da Casa Legislativae, assim, naquele momen-to levada a público, reper-cutiu na imprensa local eregional.

Em vista do fato, a Am-pern processou civilmen-te o vereador e, além dis-so, está em tramitação nasPromotorias de JustiçaCriminais de Mossoró umProcedimento Investiga-tivo Criminal (PIC) paraapurar eventual crime de

calúnia ou difamação porparte do parlamentar, quejá havia sido intimado aprestar esclarecimentossobre o fato pela PGJ/RN.

Diante dos esclareci-mentos dados pelo verea-dor, restou comprovada ainexistência de qualquerprática ilícita por parte dospromotores de justiça daComarca de Mossoró, notocante ao uso de cartãocorporativo, tendo em vis-ta que os serviços de "gi-nástica" e "massagem" aque se referiu o vereador,diziam respeito aos con-tratos administrativos denº 174/2011 e 175/2011, ce-lebrados pela Procurado-ria-Geral de Justiça, pa-ra prestação de serviços decinesioterapia laboral(exercícios físicos realiza-dos no ambiente de traba-lho, com o objetivo de pro-porcionar qualidade de vi-da e prevenir doenças ocu-pacionais nos servidores).

"Ademais, comprovou-se a intenção exclusiva dovereador de depreciar eofender a imagem do Mi-nistério Público Esta-dual, especialmente dosseus membros com atua-ção na Comarca de Mos-soró/RN, ao proferir in-verdades, sem medir oefeito destas no que dizrespeito à honra e ima-gem daqueles, atribuin-do-lhes condutas gravís-

Câmara dos Deputados fará esforçoconcentrado a partir de segunda-feira

Iolando Lourenço Agência Brasil Edição: Davi Oliveira

A Câmara dos Deputa-dos fará um esforço con-centrado de votações napróxima semana, a partirde segunda-feira (14). Opresidente da Casa, depu-tado Henrique EduardoAlves (PMDB-RN), estáchamando os deputadospara estarem em Brasíliapara a sessão de votaçõesmarcada para as 18h da-quele dia.

Um dos primeiros itensa serem apreciados deve-rá ser o requerimento pa-ra votação em regime deurgência do projeto de de-creto legislativo que pre-tende sustar os efeitos do

decreto do governo que ins-titui a Política Nacional deParticipação Social -PNPS e o Sistema Nacio-nal de Participação Social– SNPS. Antes, os depu-tados pretendem votar aMedida Provisória 641,que altera a Lei 10.848,que trata de comercializa-ção de energia elétrica enormas sobre os leilões pa-ra o setor.

De acordo com o se-cretário-geral da Mesa Di-retora da Câmara, MozartVianna, o presidente daCasa já decidiu que, se nãohouver recesso parlamen-tar a partir do dia 17 pró-ximo, a Câmara fará ses-sões de votações nas duasúltimas semanas do mês dejulho. O recesso parlamen-

tar depende de aprovaçãoda Lei de Diretrizes Orça-mentárias (LDO). O pró-prio presidente da Comis-são Mista de Orçamento,onde tramita a proposta,deputado Devanir Ribei-ro (PT-SP), já admitiu quenão há possibilidade deaprovar a LDO neste mês.

Na pauta de votações dapróxima semana estãoprojetos como o que tratado direito de resposta ouretificação do ofendido pormatéria divulgada, publi-cada ou transmitida porveículo de comunicação so-cial, o que dispõe sobre aliberdade de imprensa, deopinião e de informação,disciplina a responsabili-dade dos meios de comuni-cação, e ainda o projeto de

decreto legislativo queaprova a indicação de Bru-no Dantas Nascimento pa-ra o cargo de ministro doTribunal de Contas daUnião (TCU).

Também constam dapauta de votações asemendas à Proposta deEmenda Constitucional(PEC) que institui o Orça-mento Impositivo para asemendas parlamentares ea PEC que garante proven-tos integrais ao servidorque se aposentar por in-validez.

O Congresso Nacionaltem sessão convocada pa-ra terça-feira (16), às 19h,para apreciação de mais de20 vetos presidenciais aprojetos de lei aprovadospelo Poder Legislativo.

[email protected]

Barreto

Querela A Associação do Ministério Público do Estado do Rio

Grande do Norte (Ampern) ajuizou Ação Coletiva deIndenização por Danos Morais contra o vereadormossoroense Claudionor Antônio dos Santos. A brigacomeçou por conta de uma declaração do vereador.

Querela 2De acordo com a Associação, em novembro de 2013

o vereador acusou, no Plenário da Câmara Municipalde Mossoró, promotores de justiça de fazerem uso docartão corporativo para quitar despesas pessoais. Aacusação gerou a revolta dos membros do parquet.

Não teve Copa7 a 1 histórico sofrido pelo Brasil continua arepercutir nos lares dos brasileiros. Por mais

que haja um discurso ufanista (chatíssimo) que in-siste em se perpetuar, a verdade é que o sentimen-to é de desolação, tristeza. Não foram as manifes-tações, nem as tensões sociais, mas a verdade é quea Copa terminou da mesma maneira que começou:estranha, constrangedora e com um público descon-fiado. As denúncias que nos assolavam antes doMundial voltaram a aparecer em uma velocidaderelâmpago. E uma verdade curiosa paira na cabe-ça do brasileiro. Teve Copa, mas não teria sido bemmelhor se não tivesse acontecido?

De voltaApós um mês de fé-

rias, o titular da colunaBruno Barreto assumeseu posto na próxima se-gunda-feira (14). Cheiode grandes lembrançasda Copa do Mundo de2014, o jornalista voltaoxigenado e com muitashistórias que deve narrarnos próximos dias.

Benefícios Os moradores víti-

mas de deslizamentosem Mãe Luíza, bairro deNatal, receberão porseis meses um auxílio-moradia no valor de R$724,00. Para ter direi-to ao benefício, a rendafamiliar não pode sersuperior a cinco saláriosmínimos.

Em BrasíliaBrasília é o local da pe-

núltima partida da Co-pa do Mundo de Futebolrealizada no Brasil. A dis-puta pelo terceiro lugarserá travada no estádioMané Garrincha e envol-verá as equipes doBrasile Holanda. Ambos cabis-baixos.

Irregulares Três candidaturas à

Presidência do Brasilapresentaram irregulari-dades no TSE. Os candida-tos Mauro Iasi (PCB), Ey-mael (PSDC) e Levi Fidé-lix (PRTB) não entrega-ram à Justiça Eleitoral cer-tidões criminais. Os trêsdevem participar das elei-ções, mas precisam correr.

O

Reeleição Dos 24 deputados que compõem a Assembleia

Legislativa do Rio Grande do Norte, 20 pretendemconcorrer à reeleição, o que representa um totalde 83%, número muito alto e que, se confirmado,deixará a AL muito parecida com o que já está.

WhatsApp - A presi-denta Dilma Rousseff en-trará de vez no mundodas redes sociais. A can-didata à reeleição já co-meça a divulgar seu nú-mero de WhatsApp, re-de social ligada ao tele-fone celular, para dialo-gar com apoiadores e fãs.Imagina se o número fos-se usado para reclama-ções e críticas ao Gover-no Federal...

simas, que, inclusive, po-deriam caracterizar aprática de ilícitos penais",afirmou a Ampern.

Em virtude das suces-sivas ofensas injusta-mente direcionadas aoMinistério Público Esta-dual e a seus associados,a Ampern requereu quefosse afastada a imunida-de parlamentar do verea-dor condenando-o, conse-quentemente, ao paga-mento de uma indeniza-

ção por dano moral cole-tivo, além de retrataçãopública, em sessão do ple-nário da Câmara Munici-pal de Mossoró.

A Ampern colecionoudecisões de tribunais emque foi afastada a imuni-dade parlamentar em ca-sos bastante semelhantes,e, consequentemente, par-lamentares foram conde-nados por ofensas a servi-dores públicos, de formacoletiva.

Ampern quer fim da imunidade parlamentar de Claudionor

Interino - Cláudio Palheta

Assessoria

Page 5: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sábado, 12 de julho de 2014

Notas da Redação

RESUMO DAS NOVELAS

[email protected]

TREINAMENTO - OCentro Judiciário deSolução de Conflitos eCidadania (Cejusc) daRegião Oeste vai pro-mover curso de forma-ção de mediadores. Otreinamento será rea-lizado entre os dias 21e 25 de julho.

ESQUENTANDO - Aospoucos, a campanhaeleitoral começa a en-grenar no Rio Grandedo Norte, motivadaprincipalmente pelotérmino da Copa doMundo, neste domingo.

VAZIO - Por falar emcampanha eleitoral, oscandidatos a governadorse apressam em divul-gar, diariamente, novosapoios eleitorais. Postu-ras propositivas, até ago-ra, nada.

CAMPANHA Neste ano, o uso das redes sociais e aplicativos será

o diferencial na campanha eleitoral. Alguns can-didatos estão adotando o uso do WhatsApp, aplica-tivo popular de troca de mensagens, imagens, vídeospor celular, para o contato direto com os eleitores.

MUDANÇAO sentimento de patriotismo no povo brasileiro

deu uma esfriada após a derrota para a Alemanha,na última terça-feira. Nem mesmo supermercadose shopping quiseram alterar o horário de funciona-mento como nos jogos anteriores.

PRESTIGIANDO As deputadas Sandra e Larissa Rosado, o depu-

tado Tomba Faria e a vice-prefeita de Natal, Wilmade Faria, acompanharam o candidato a presidenteEduardo Campos na visita ao arcebispo dom JaimeVieira, ontem, em Natal.

Sábado (12/7)

EMPREENDEDORAS - Con-forme dados do Se-brae/RN, o número demulheres donas do pró-prio negócio cresceu sig-nificativamente. Emuma década, a participa-ção das mulheres à fren-te dos negócios no Estadoaumentou 74,2%.

Ferdinando pede permissão a Pe-dro para namorar Gina. Pituca co-menta com Serelepe que Catarinacontinua com a ideia de adotá-lo.Serelepe diz a Pituca que precisarádeixar a Vila. Pedro avisa a Gina queViramundo está na casa de Giáco-mo e voltou a namorar Milita.

Meu Pedacinho de Chão

Ernesto fica im-pressionado com a his-tória de Barata. Alicechega à festa e Matiasdespreza Danusa. Ma-nuela avisa a Davi quefará uma surpresa pa-ra comemorar seu ani-versário de namoro.Manuela discute comIgor por causa de Ja-naína. Jonas e Briantestam um novo apli-cativo para o marrata-blet. Bóris afirma aLudmila que destrui-rá a parceria entre Da-vi e Jonas. Sem saber,Matias espalha um ví-rus na rede dos compu-tadores da Marra e Jo-nas o demite na fren-te de Davi.

Geração Brasil

Verônica elogia o empenho de Ivan ao piano. Selmaacha que Laerte pode estar desenvolvendo a mesmadoença que ela tem. Guiomar tenta fazer Juliana desis-tir de confrontar Nando e Jairo. Neidinha diz a Theoque está feliz por Alice ter conhecido Vitor. André diz aBárbara que não sabe se deve confiar em Heloísa. Luízapensa em seu casamento com Laerte e se lembra dosconselhos de Virgílio e Helena.

Em Família

ma empresa ligada àFifa (Match Services)comprava ingressos dis-

tribuídos como cortesia e os re-vendia a preços astronômicos.Onde há procura, sempre exis-te um grupo mafioso que pro-move a oferta (de serviços, deprodutos ilegais etc.). Um gru-po de parasitários desquali-ficados, envolvendo estran-geiros e brasileiros, ganhavadinheiro com esse "negóciofraudulento" (que envolve cri-me organizado, cambismo,corrupção ativa, lavagem dedinheiro e sonegação fiscal).Dentre eles acha-se RaymondWhelan, que foi preso e libe-rado em seguida. Diante dadecretação de nova prisão (on-tem), ele fugiu (em companhiado seu advogado). Daí a per-gunta: o suspeito ou acusadotem direito de fugir?

A resposta, no ordenamen-to jurídico brasileiro, é posi-tiva. Há duas espécies de fu-ga: (a) fuga de um estabeleci-mento prisional e (b) fuga pa-ra evitar a prisão (que se con-sidera ilegal ou injusta). Nãoconstitui nenhum crime fu-gir da cadeia onde o preso seencontra, salvo se se vale deviolência contra alguém ou secausa danos (Código Penal,art. 352). Sem violência ou da-nos patrimoniais, portanto,todo preso pode evadir-se daprisão onde se encontra, sempraticar crime. Isso, no entan-to, constitui falta grave quegera a perda de 1/3 do tempode pena que ele já conquistoupela remição (pelo trabalho oupelo estudo).

É possível também fugir pa-

ra evitar a prisão que se con-sidera ilegal ou injusta. Essaé a jurisprudência pacífica doSTF: "É direito natural do ho-mem fugir de um ato que en-tenda ilegal. Qualquer um denós entenderia dessa forma.É algo natural, inato ao ho-mem" (Ministro Marco Auré-lio, do STF). A fuga (para apreservação do direito à liber-dade) é um direito. Como nãoestá sancionada pelo direitopenal, passa a ser um ato le-gal. No campo punitivo, tudo

que não está legalmente proi-bido, é permitido. Não pode-mos confundir a ética com o di-reito.

Se do ponto de vista jurídi-co a fuga não é sancionada(não é um ilícito penal), resul-ta interessante analisar aquestão ética de quem foge pa-ra evitar a prisão preventiva(caso do inglês Whelan). An-tes da sentença final condena-tória, todos somos presumidosinocentes (CADH, art. 8º). Nospresídios brasileiros não vigo-

ra absolutamente nenhummandamento jurídico (nemleis, nem constituição, nemtratados). Tudo é inobserva-do. A inviolabilidade da vidagarantida constitucionalmen-te, dentro das prisões, fica (naprática) suspensa, porque aío preso se transforma em ho-mo sacer (humano que podeser morto quase sempre semconsequência nenhuma). Ten-do em vista as condições in-decentes das prisões brasilei-ras, considera-se a fuga paraevitar a prisão preventiva nãosó um direito como um ato desobrevivência.

Em todos os crimes come-tidos sem violência não de-veríamos (como princípio ge-ral) trabalhar com a lógica daprisão, sim, com penas alter-nativas e, sobretudo, com apena de multa (tendente aoempobrecimento). A quadri-lha (a máfia) dos ingressosnão praticou nenhum tipo deviolência. Logo, deveriamseus membros (que ganha-ram muito dinheiro com o ilí-cito) perder todos os benefí-cios conquistados e ainda per-der boa parte do seu patrimô-nio. No Brasil sempre prefe-rimos, no entanto, que o mal-feitor, incluindo os crimino-sos de colarinho branco, vápara a cadeia. Nosso fetichis-mo pela cadeia favorece a in-tangibilidade da riqueza dosque ganham fortunas com odelito. No fundo, nossa cultu-ra privilegia a riqueza (líci-ta ou ilícita). É um atraso cul-tural muito grande. A mu-dança de paradigma se faz ur-gente.

U

Máfia dos ingressos: o réu tem direito de fugir?

LUIZ FLÁVIO GOMESJurista

No Brasil sempre preferimos, no entanto,

que o malfeitor, incluindo os criminosos

de colarinho branco, vá para a cadeia.

Page 6: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Após vexame, Brasil disputa 3º lugar com a HolandaHoje

Técnico da Holanda diz que é ''melhor perder de 7 a 1 do que nos pênaltis''Análise

David Luiz agradece carta de criança que ganhou destaque em redes sociais

S Ã OP A U L O ,SP - Depoisda maior emais humi-lhante der-rota de sua

história, a seleção brasi-leira de futebol encerrade forma melancólica asua participação na Co-pa do Mundo neste sába-do (12), em Brasília, às17h, na disputa do tercei-ro lugar do torneio con-tra a Holanda.

Goleado por 7 a 1 nasemifinal pela Alema-nha, o Brasil volta a cam-po ainda sem compreen-der o vexame no Minei-rão. Após o jogo, realiza-do na terça-feira, e tam-bém no dia seguinte, otreinador Luiz FelipeScolari admitiu não en-tender o que aconteceucom o time, embora te-nha defendido o seu tra-balho à frente da comis-são técnica.

Ainda sem saber secontinuará à frente daseleção ao fim do Mun-dial, Felipão promoveumudanças no time titu-lar no treino dessa sexta-

feira. A principal delasfoi a entrada de Jô na va-ga do contestado Fred nocomando do ataque.

No meio-campo, Pau-linho e Ramires foramtestados nas vagas deFernandinho e Hulk.Substituto de Neymar nafatídica semifinal, Ber-nard também perdeu avaga -em seu lugar, joga-rá Willian. Após cumprirsuspensão, Thiago Silvavolta à zaga no lugar deDante.

Ainda ontem o técni-co deu entrevista à im-prensa em Brasília eanunciou o time que co-meça o jogo de hoje.

Campeão por cinco ve-zes e vice em duas opor-tunidades -a primeiradelas em 1950, no Mara-canã, no 2 a 1 para o U-ruguai-, o Brasil tentaterminar como terceirocolocado de uma Copa pe-la terceira vez.

Já ocupou o posto em1938, na França, e 1978,na Argentina. Em 1974,na Alemanha, foi quartoao perder para a Polônia.

A Holanda fracassouna tentativa de chegar à

sua quarta final em bus-ca de um inédito título.Vice-campeã em 2010, naÁfrica do Sul, a LaranjaMecânica ficou no 0 a 0com a Argentina, no Ita-querão, e acabou perden-do a vaga na disputa depênaltis.

O time holândês nun-ca terminou um Mundialcomo terceiro colocado.No entanto, a disputa dapartida no Mané Garrin-cha contra os anfitriões édesprezada pelo técnicoLouis Van Gaal.

"Acho que esse jogonunca deveria ser joga-do", afirmou o treinadorlogo após o duelo com osargentinos. Porém, nes-sa sexta-feira, atenuouum pouco o tom do dis-curso.

"Tudo é decepcionan-te, mas ainda há coisasa fazer aqui. Podemosainda escrever históriaaqui. Não perdemos ne-nhuma partida ainda.Quero sair da Copa semperder nenhum jogo",completou o treinador,que deixará o comandoda seleção depois dapartida.

Seleção brasileira encerra de forma melancólica a sua participação na Copa do Mundo neste sábado

Esporte6 www.omossoroense.com.brSábado, 12 de julho de 2014

Felipão promoveu mudanças no time titular no treino dessa sexta-feira

Técnico afirma que motivação decidirá escalação

FILIPE COUTINHO

BRASÍLIA, DF - De-safeto do técnico Luís Fe-lipe Scolari, o técnico daHolanda, Louis van Gaal,disse nessa sexta-feira(11) que preferia ter per-dido de 7 a 1, como ocorreutragicamente com o timebrasileiro, do que ser eli-minado nos pênaltis, co-mo foi no caso holandês.

"Perder dessa forma[nos pênaltis] é a pior ma-neira. É melhor perder de7 a 1, porque dessa formavocê realmente perdeu.Mas nós não perdemos.Perdemos por causa dadisputa de pênaltis. Isso émuito triste", afirmou.

Logo após a derrota pa-ra a Argentina, o discur-so era diferente. "Perder

nos pênaltis é como per-der por 7 a 1."

Nessa sexta-feira, VanGaal foi direto: "O sonhoacabou e não vai voltar".Agora, o técnico tenta mo-tivar seus jogadores e afir-ma que pode fazer histó-ria vencendo o Brasil, ape-sar do discurso de que adisputa do terceiro lugarnão deveria existir.

Vice-campeão em1974, 1978 e 2010, o timeholandês tenta fazer aprimeira campanha in-victa. Holanda e Brasilse enfrentam neste sába-do (12), em Brasília, às17h, na disputa do tercei-ro lugar.

"Não somos a melhorequipe em termos de qua-lidade, mas somos a equi-pe que era mais difícil de

se vencer. No momento,não perdemos nenhumapartida e estamos traba-lhando nisso. Espero quepossamos se preparar pa-ra ganhar do Brasil e ficarem terceiro lugar. Estaría-mos escrevendo na histó-ria da Holanda", afirmou.

O atacante Dirk Kuytfoi no mesmo tom. "O ter-ceiro lugar nos dá umasensação melhor que oquarto lugar", afirmou.

PREPARODepois de enfrentar

duas prorrogações e ago-ra com apenas dois diaspara se preparar para apartida contra o Brasil,o técnico holandês disseque se viu obrigado a mu-dar o planejamento pa-ra o jogo.

De acordo com VanGaal, o time da Holandacostuma já saber a escala-ção titular quando anali-sa o adversário. Mas con-tra o Brasil isso não foipossível.

"Hoje de manhã anali-sei o Brasil e pela primei-ra vez sem dar a escala-ção. Isso é contra meuprincípio, porque acho queos jogadores têm que foca-lizar em quem vai jogar.Mas temos que esperarpara ver quem está na me-lhor situação", disse.

De acordo com o técni-co, a motivação dos joga-dores será decisiva paraa escalação. "Quero come-çar com uma equipe men-talmente preparada. O es-pírito é mais importanteque o corpo, mas o corpo

SÃO PAULO, SP - Ozagueiro David Luiz, da se-leção brasileira, comparti-lhou em redes sociais umacarta que recebeu de umafã de apenas nove anos,que chama o jogador de"meu campeão" e pede pa-ra ele "não ficar triste" coma derrota para a Alema-nha, na terça-feira (8).

"Eu acho que você nãoprecisa ficar triste porquevocê jogou bem e fez o me-lhor que pôde. E você foi umótimo capitão", diz trechoda carta. "David Luiz, vo-cê é o meu campeão", com-pleta.

A remetente é a meni-na Ana Luz, que diz terassistido a todos os jogos

da seleção brasileira noMundial. A mãe, RenataPenna, começou a campa-nha para que a mensa-gem chegasse até o joga-dor do Brasil.

"Aí a sua filha, que seapaixonou definitivamen-te por futebol ao longo des-sa Copa, 'elegeu' desde oprimeiro jogo o David Luiz

como jogador favorito, eque não chorou na hora daderrota, mas ficou terrivel-mente sentida ao vê-lo cho-rando na entrevista pós-jo-go, escreve uma carta pa-ra ele", contou Ana em seuperfil de uma rede social.

A mensagem ganhourepercussão nas redes so-ciais e foi compartilhada

milhares de vezes.Na quarta-feira (10),

também pelas redes so-ciais, David Luiz agradeceua menina e disse que nãovai desistir de seus sonhos.

"Muito obrigado, prin-cesa Ana Luz, amei a suacartinha. E muito obriga-do a todos os brasileiros pe-lo apoio! Eu jamais vou de-

sistir dos meus sonhos evou sempre lutar para de-volver todo esse carinhoque recebo de vocês. Deusabençoe a todos!", escreveuo zagueiro.

O Brasil enfrenta a Ho-landa neste sábado (12), noMané Garrincha, em Bra-sília, em partida que valeo terceiro lugar da Copa.

Rafael Ribeiro / CBF

tem que permitir. Tive-mos um dia a menos depreparo, então é difícil o

aspecto físico e por isso te-mos que trabalhar o men-tal", explicou.

Ivo Gonçalves/ PMPA

Page 7: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

O jogador Neymar não gostou do comportamento do seuempresário Wagner Ribeiro, que criticou o treinador Fe-lipão, chamando-o de "velho babaca e arrogante". O ata-cante disse que em seu nome, além dele próprio, só quemfala é seu pai, e mais ninguém. E se for falar sobre o as-sunto é para xingar o empresário, pois desaprova sua con-duta em relação ao treinador Luiz Felipe Scolari.

Preparação

SÉRGIO OLIVEIRA

O que poderia ser motivo de festa, até mesmo com oterceiro lugar, é só frustração para o torcedor brasileiro.Poderíamos ocupar esse espaço para dizer que a tercei-ra posição também tinha sua importância, mas pela for-ma como a seleção brasileira chegou a essa condição dedisputa, não tem nada para celebrar. E não falo apenasda vergonha do 7 a 1 para a Alemanha na semifinal, a re-ferência aqui é por toda a campanha da Copa, na qual,em nenhum momento, o torcedor sentiu confiança no ti-me, embora apoiasse de forma quase incondicional. Eu di-go quase, pois a única condição que se queria era um ti-me competitivo em campo, lutando até o último minutopela vitória e se perdesse, que fosse pelos pequenos deta-lhes que não ofuscassem a sua exibição. Pelo contrário, oque se viu foi um time medroso, que não ia para cima dosseus adversários, até porque não tinha nenhuma postu-ra tática bem treinada para isso. Então, a disputa da ter-ceira posição hoje contra a Holanda vem com o medo demais um fim melancólico, já que o adversário é superior.

Na ressaca da Copa do Mundo, vai recomeçaro Campeonato Brasileiro, e a previsão para algunstorcedores é de continuar o sofrimento. Além dadecepção com a seleção brasileira, a tendência éde que algumas torcidas continuem se decepcio-nando, agora com seus clubes.

Posso citar aqui, por exemplo, o Botafogo doRio de Janeiro, que até amistoso cancelou porfalta de jogadores. Estes estavam em greve pro-testando contra salários atrasados. Tem também,entre os cariocas, o Flamengo, que não conseguiuse reforçar como pretendia. Os dois recomeçam acompetição, é bom lembrar, ameaçados pelo re-baixamento.

PRESOSClaro que o deputado Romário não deixaria esca-

par a oportunidade do fracasso da seleção para ata-car os dirigentes da CBF. Para ele, o atual presiden-te, José Maria Marin, e o futuro dirigente, Del Nero,deveriam estar presos. Romário defende mudançasno comando da entidade e diz que hoje a CBF é diri-gida por um bando de vagabundos. Mensagem pas-sada pelas redes sociais.

O torcedor do Baraúnas já vive a expectativa da estreiatricolor na Série D.

A preparação física acontece sob o comando do professor Alex,no Nogueirão e Toca do Leão.

ATÉ o início da semana que se aproxima, o Baraúnas devereceber mais reforços.

A estreia será domingo, dia 20, em Mossoró, contra o Central dePernambuco.

"ESTRANHA"Pode parecer redundância, mas no

Brasil você passou, é passado. O capitãodo penta, ex-jogador Cafu, foi expulsodo vestiário da seleção brasileira apósa derrota para a Alemanha. A ordempartiu do presidente da CBF, JoséMaria Marin, que não queria, segun-do ele, pessoas estranhas no local. Ca-fu disse que foi prestar seu apoio aosjogadores e até entendia a posição dopresidente, já que ele não fazia parte dogrupo. Rapaz educado esse Cafu.

"ESTRANHA" 2Pelo amor de Deus, considerar o ex-

jogador Cafu, até pelo seu comportamen-to, pessoa estranha, é uma dose paraderrubar elefante. Estranhas eram aque-las pessoas que desciam de helicópterona Granja Comary para tratar de assun-tos que não tinham nada a ver com o tra-balho. Estranho é o acesso que o chefeda máfia dos ingressos tem na seleção.Estranha é essa atitude descabida do pre-sidente da CBF. Estranhos são os milhõesque a entidade arrecada e gasta sem a me-nor fiscalização.

CONCORDOSinceramente, concordo com a comis-

são técnica da Holanda, que considera to-talmente desnecessária a disputa peloterceiro lugar. Se vale dinheiro para asconfederações, que se faça um levanta-mento do desempenho nas fases anteri-ores e definam o terceiro colocado. Masexpor as seleções e até suas torcidas a essetipo de disputa, não cabe mais. Hoje, asatenções são apenas para o jogo final.

REAÇÃO

Ao menos sete telões foram montados entre o portão de Brandemburgo e o Obelisco da Vitória

CAMPEONATO BRASILEIRO

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Sábado, 12 de julho de 2014

LEANDRO COLONENVIADO ESPECIAL

BERLIM - Tudopronto em Berlim paraum possível tetracam-peonato alemão no pró-ximo domingo (13). Sím-bolo da divisão do muroque separou por décadasalemães ocidentais eorientais, o Portão deBrandemburgo já foi es-colhido como palco dafesta dos jogadores emcaso de vitória sobre aArgentina na final daCopa.

A ideia é que o elencodesembarque terça-feira (15) em Berlim e se-ja recepcionado pelachanceler Angela Mer-kel. Por enquanto, a As-sociação de Futebol daAlemanha informou quea comemoração vai ocor-rer somente em caso deconquista da taça.

O Portão de Bran-demburgo já abriga aFan Fest para transmis-são dos jogos da Copa noBrasil. Pelo menos 20mil pessoas assistiramao massacre de 7 a 1 so-bre a seleção brasileirana última terça-feira (8).Espera-se mais que o do-bro de torcedores paraa final de domingo - no

horário de Berlim, a par-tida começa às 21h, 16hno Brasil.

Ao menos sete telõesforam montados entre oportão e o Obelisco da Vi-tória, um dos principaisroteiros turísticos da ci-dade.

Os alemães parecemainda cautelosos a umdia da final. Percebe-seum clima de ansiedadepelas principais ruas deBerlim, com bandeirasnos carros e edifícios,mas com uma euforiacontida, mesmo após ahumilhação imposta aotime brasileiro na se-mifinal. Para os ale-mães, a conquista noMaracanã seria um prê-mio para os que eles cha-mam de "geração de ou-ro" do futebol local.

A Copa do Mundo noBrasil já fez o país ba-ter um próprio recorde:32,6 milhões de pessoasassistiram à semifinalpela televisão, sendo oprograma (no caso, o jo-go) mais visto na histó-ria da TV local. O recor-de anterior também erado futebol, a semifinalda Copa de 2010, quan-do a Alemanha perdeuda Espanha, na Áfricado Sul. Portão de Brandemburgo já abriga a Fan Fest para transmissão dos jogos da Copa no Brasil

Cassius Puodzius

Se conquistar o título, seleção alemãfará festa em símbolo de Berlim

Brasileirão

Cinco clubesda Série Acontratamquase meiotime na Copa

SÃO PAULO, SP -Após 45 dias de pausa porcausa da Copa do Mundo,o Campeonato Brasileirovolta a ser disputado napróxima quarta-feira (16),quando os times entrarãoem campo pela décima ro-dada da competição.

Durante a parada doMundial, os clubes apro-veitaram para buscar no-vos reforços e negociar jo-gadores que não vinhamsendo aproveitados ou quereceberam boas propostas.

Das 20 equipes, cincocontrataram quase meiotime. Criciúma e Flumi-nense estão com seis joga-dores novos, enquanto queChapecoense, Figueiren-se e Vitória contrataramcinco.

Quarto colocado da ta-bela, com nove pontos, oSão Paulo apresentou omeia Kaká no último do-mingo (6), no Morumbi -ele foi emprestado juntoao Orlando City (EUA)até o final do ano. Contra-tado em maio, Alan Kar-dec poderá fazer sua es-treia com a camisa trico-lor nesse reinício. Embo-ra tenha vindo do Palmei-ras, o atacante pertenciaao Benfica-POR e preci-sou aguardar a janela detransferência internacio-nal para poder atuar. Ozagueiro Rafael Toloi,que estava na Roma(ITA), retorna de emprés-timo e estará à disposiçãode Muricy Ramalho.

O Cruzeiro, líder doBrasileiro com 19 pontos,trouxe três novos reforços:Manoel (zagueiro, Atléti-co-PR), Marquinhos (ata-cante, Vitória) e Neílton(atacante, Santos).

Após 14 anos no Corin-thians, o goleiro Júlio Cé-sar está de saída. Foi em-prestado ao Náutico até ofinal da temporada. Aequipe ainda contratou oatacante Romero, o za-gueiro Anderson Martinse o meia uruguaio Lodeiro.

O Palmeiras, que terá aestreia do técnico RicardoGareca, se reforçou com olateral Weldinho, o ata-cante argentino PabloMouche e o zagueiro ar-gentino Tobio.

Page 8: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Social8 www.omossoroense.com.brSábado, 12 de julho de 2014

[email protected]

Pinto

Cur

ta-M

etra

gem

NOVOS TALENTOSTácio Garcia, o “big boss”

da Gondim & Garcia, andaà procura de novos talentos.Está nos projetos do baca-na a renovação do "plantel"de artistas com quem tra-balha. Promete investir nosmais talentosos!

TALENTOSOCésar Ferrário estará na

novela O Rebu, da RedeGlobo, como Adão, a par-tir de 14 de julho, às 23h.Iremos conhecer seu per-sonagem: fiel escudeiro dochef Pierre, o único da equi-pe de Pierre autorizado abeber enquanto trabalha.Não é de muita conversanem leva desaforo para ca-sa. No passado, foi presopor um crime que envolvea família Mahler, que vi-timou o irmão mais novodele. Até hoje Adão culpao clã Mahler por suas des-graças. Vânia Leite, a mãedo talentoso César Ferrá-rio, divulga em sua pági-na no Facebook e nós repro-duzimos com um grandeprazer.

@ Mudam de idade hoje e re-cebem os cumprimentos da coluna:José de Almeida Filho,Nil Costa,ex-governador Geraldo Melo e KayoAlves. Parabéns!

@ Começou ontem e terminahoje o carnaval fora de época deAlexandria - o Alefolia, que tementre as atrações a banda Grafith,Forró da Pegação, Cavaleiros doForró, Felipe Maiko, Forró Pisadoe Bonde do Muleke.

@ Tudo pronto para a realiza-ção da 14ª edição do Festival deFondue do Hotel Serrano,que a-contecerá de 19 de julho e 31 deagosto. O prestigiado evento fazparte do roteiro turístico-gas-tronômico do RN. Iremos lá!

@ Luciene Caetano está noBrasil. A bacana, que há muitotempo mora na Espanha, veio vera Copa do Mundo e fica até finalde julho.

@ A colunista-professora Mari-lene Paiva está de volta a Mossoródepois de temporada em sua terranatal - Pernambuco. Ontem, já es-tava dando aulas na UniversidadePotiguar (UnP). Que pique, hein?

@ Na próxima quarta-feira, aUern decidirá no Consepe - Con-selho de Ensino, Pesquisa e Ex-tensão - sua adesão ao Enem. Apalavra final é do colegiado.

Telefone: 84 9194 5192

Ator César Ferrário -duas novelas na Globo

Cornélio Alves e Lucivan Fontes - já em ritmode Copa do Mundo 2018. Para frente, Brasil!

HORÁRIO DIFERENCIADODevido à disputa do terceiro lugar entre o Brasil x Holanda, que

acontecerá neste sábado (12/7), às 17h, informamos que o horário defuncionamento do Partage Shopping Mossoró será o seguinte: lojas, praçade alimentação e West Bowling das 14h às 22h; Multicine Cinemas,das 14h às 22h.

Page 9: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

MOSSORÓ-RN - SÁBADO, 12 DE JULHO DE 2014 DESCUMPRIMENTO

Lei que regula horáriode radares ainda nãoestá sendo aplicada

PÁGINA 3

Secretaria Estadual de Infraestrutura afirmaque serviços devem ser concluídos em agosto

Em obras desde setembrode 2012, o Terminal Rodo-viário Diran Ramos do Ama-ral tinha prazo de conclu-são para 12 meses. O que nãoocorreu. A última previsãodada pela Secretaria de Es-tado da Infraestrutura(SIN) era encerrar o servi-

ço até o final do primeiro se-mestre deste ano. Prazo quefoi novamente descumprido.

A assessoria de comuni-cação da SIN afirmou que asobras na rodoviária estão nareta final e que deverão serconcluídas até o final do mêsde agosto.

Conforme o projeto, o ter-minal rodoviário será equi-pado com Departamento deEstradas de Rodagem(DER) e Fiscalização, dire-toria, almoxarifado, guarda-volumes, escritórios paraempresas contratadas, gui-chês de atendimento e área

de embarque e desembar-que de passageiros.

O espaço contará aindacom o Centro Administrati-vo Integrado, que acolheráos serviços do Departamen-to Estadual de Trânsito (De-tran) e Central do Cidadão.

Na área comum do termi-

nal, a reforma prevê a cons-trução de lanchonete, res-taurante, banheiros, caixaseletrônicos, balcão de infor-mações, agências bancáriose dos Correios. Além disso,serão criadas 726 vagas deestacionamentos no termi-nal.

InsatisfaçãoTaxistas reclamam de prejuízo devido às obras da rodoviária

COTIDIANO

Taxistas que trabalhamno Terminal Rodoviário Di-ran Ramos do Amaral de-nunciam que têm sido pre-judicados pelas obras no lo-cal, pois a guarita destina-da a eles foi removida e nãohá previsão para a constru-ção de outra.

Outros pontos de recla-mação são a falta de segu-rança e de serviço de limpe-za nos banheiros da rodoviá-ria.

"Antes, nós tínhamosuma guarita com água, tele-fone e uma televisão ondepodíamos descansar e termais conforto. Além disso,o telefone era muito útil por-que as pessoas ligavam pa-ra pedir táxi, e agora, coma retirada do nosso ponto,perdemos de 10 a 15 clien-tes por dia", disse o taxistaIrivan Medeiros de Olivei-ra.

Os taxistas dizem aindaque a falta de equipe perma-nente de segurança, situa-ção agravada pelo isolamen-

to da rodoviária, tem resul-tado no aumento de assaltose furtos a passageiros. A in-segurança no terminal rodo-viário chamou a atenção dosmossoroenses há cinco me-ses, quando a humoristacearense Camilla Uckerspostou vídeo falando sobreo assunto. "Isso aqui estáabandonado", disse ela.

"Falei com a secretáriaKatia Pinto ontem sobre anossa guarita e ela me dis-se que para construir umanova iria demandar mais re-cursos e ainda que não se-ria necessário um telefonefixo para nós porque hoje emdia todo mundo tem telefo-ne", disse o taxista AlfredoVieira.

Procurada pela nossaequipe de reportagem atra-vés do telefone da Secreta-ria de Estado de Infraestru-tura (SIN), 3232-1656, a se-cretária Katia Pinto não foilocalizada, pois não estavano gabinete, estava viajan-do.

Profissionais queixam-se ainda da falta de segurança e de serviço de limpeza nos banheiros

Obras da rodoviária se arrastam desde 2012

Cacau

Page 10: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Gerais2 www.omossoroense.com.brSábado, 12 de julho de 2014

Orientação

Articulador aponta colegiados como canal de ingresso ao projeto RN SustentávelPrazo para integração ao programa foi estendido até o mês de agosto

ASSÚ – O articula-dor do projeto RN Sus-tentável para o Territó-rio Assú-Mossoró,Francismar Câmara,declarou que os Conse-lhos Municipais de De-senvolvimento RuralSustentável e Solidário(CMDRSS), existentesem cada cidade, são a“porta de entrada” pa-ra acesso aos investi-mentos proporcionadospela referida realizaçãodo Governo do Estado.

Ele informou que, naárea sob sua responsa-bilidade, todos os 14municípios que com-preendem o Territóriojá são dotados do orga-nismo colegiado. O últi-mo a instituir tal pro-vidência foi Alto do Ro-drigues. A orientaçãodada pelo articuladorfoi que todos os repre-sentantes de organiza-ções que anseiam par-ticipar do projeto bus-quem tais órgãos.

Francismar Câmaraendossou a informaçãode que o prazo para

apresentação da Mani-festação de Interesse aoRN Sustentável foi di-latado até 11 de agostopróximo.

“O prazo dos editais doRN Sustentável foramlançados no dia 2 de ju-nho e se prolongou até odia 4 de julho, mas a coor-denação prorrogou até o

dia 11 de agosto”, reiterouFrancismar Câmara.

INSCRIÇÃO“As associações,

cooperativas e conse-lhos com perfil que seenquadre ao projeto po-dem encaminhar suaManifestação de Inte-resse através do site do

projeto [www.rnsus-tentavel.rn.gov.br] pa-ra participar do proces-so de seleção”, declarouo articulador. Explicouque, depois do processoseletivo, as entidadesselecionadas apresen-tarão um projeto paraser financiado pelo RNSustentável.

CerâmicaAs principais discus-

sões, novidades e espe-cialistas dos setores daconstrução civil e cera-mista da América Lati-na serão o foco do 43ºEncontro Nacional daIndústria de Cerâmi-ca Vermelha, que serárealizado no fim do mêsem Belém (PA).

CaravanaO Sebrae, em parce-

ria com o Sindicato daIndústria da CerâmicaVermelha do Rio Gran-de do Norte (Sindcer),está organizando umacaravana para levarempresários do setor aoevento. Um dos pontosaltos é a visita técnicaa empresas modelos dosegmento que estãoinstaladas na região.

Inscrições A comitiva será for-

mada por represen-

tantes de 15 empresas,que terão as inscriçõessubsidiadas pelo Se-brae, pois cada umacusta R$ 700. Trans-porte e hospedagem fi-carão a cargo dos em-presários. Para inte-grar a caravana, os in-teressados devem sersindicalizados e se ins-crever. Informaçõespelo telefone 3616-7922.

ArtesA Escola de Artes de

Mossoró realiza, até apróxima terça-feira,15, as matrículas pa-ra cursos nas diversasmodalidades. Os inte-ressados poderão efe-tuar as inscrições nasede da escola, locali-zada na avenida Al-berto Maranhão, pelamanhã e à tarde, das8h às 12h e das 14h às17h.

InscriçõesNo ato da matrícula, deve ser apresentada uma foto

3x4, cópia de documento de identificação e caso o alunoseja menor de idade autorização dos pais ou responsá-veis. As aulas começam já na próxima semana. Os inte-ressados podem entrar em contato com a Escola de Ar-tes através do telefone 3315-4963.

VagasA Escola de Artes oferta cursos de ballet infantil (9 -

11 anos); violão (a partir dos 9 anos); canto coral e técni-ca vocal (a partir dos 15 anos); dança de rua (a partir dos13 anos /); teatro experimental (a partir dos 13 anos); prá-tica de música em conjunto (a partir dos 14 anos) e no-ções básicas de dança e teatro (a partir dos 15 anos).

Instituto Federal do Rio Grande do Nor-te (IFRN), em parceria com Instituto deDesenvolvimento Sustentável e Meio Am-

biente (Idema), divulgou ontem o resultado dabalneabilidade das praias do litoral de Natal eregião metropolitana. Segundo o resumo do Bo-letim nº 28/2014 do Programa Água Azul, a áreada Praia de Areia Preta, nas proximidades daPraça da Jangada, permanece como o único pon-to para este fim de semana, que está imprópriopara banho. O rio Pium (Ponte Nova), em Par-namirim, continua como ponto em controle. O es-tudo analisa 31 pontos distribuídos no litoraldo Estado, compreendendo os municípios de Ní-sia Floresta, Parnamirim, Natal e Extremoz.Além do Idema e IFRN, outras entidades fazemparte do programa Água Azul: Secretaria deRecursos Hídricos do Governo do Estado, Insti-tuto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Em-presa de Pesquisa Agropecuária do RN (Em-parn), Universidade Federal do Rio Grande doNorte (UFRN) e Universidade Federal Ruraldo Semi-Árido (Ufersa). A análise é válida porsete dias.

OBalneabilidade pelo RN

Márcio Costa

Giro peloEstado

[email protected]

Page 11: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sábado, 12 de julho de 2014

Lei que regulamentahorário de radares aindanão está sendo aplicada

Descumprimento

Multas aplicadas a partir de publicação oficial da lei podem ser questionadas na Justiça

A Lei 3152/14, conheci-da como "Lei Antirrada-res", de autoria do verea-dor Lairinho Rosado(PSB), foi promulgada emmaio, mas até o momentocontinua sem aplicação porparte da Prefeitura Muni-cipal de Mossoró. A lei tra-ta da proibição de radares,ou qualquer outro meio tec-nológico para comprovaçãode infração em semáforosou em vias de competên-cia do município entre oshorários das 22h às 5h.

A proposta teve a pro-mulgação publicada naedição do dia 16 de maio,no Jornal Oficial de Mos-soró (JOM), em que o ve-reador Alex Moacir (P-MDB), então presidenteda Câmara Municipal deMossoró (CMM), faz valera partir de tal data a vali-dação da lei.

Procurado pela repor-tem do jornal O Mosso-roense, o secretário adjun-to de Mobilidade Urbana,Galtiere Tavares, comen-tou que o projeto de lei en-viado à Prefeitura Muni-cipal de Mossoró (PMM) foivetado, por esse motivo alei não está sendo aplica-da. Ele comenta que a Se-cretaria emitiu um parecernegativo à iniciativa, uma

Após perder para a Ale-manha na última terça-feira, a seleção brasileirade futebol irá disputar ho-je com a Holanda, às 17h,na Arena Mané Garrincha,

em Brasília, o terceiro lu-gar na competição. Com ojogo sendo realizado em umsábado e os ânimos nãomuito exaltados com a se-leção, o horário do comér-

cio não sofrerá alterações. No Partage Shopping

Mossoró, as lojas, a praçade alimentação e o WestBowling funcionarão nor-malmente, das 10h às 22h.

O Multicine Cinemas con-tinuará aberto das 14h às22h.

Os supermercados te-rão horário normal de fun-cionamento.

Supermercados e shopping mantêm horário habitual de funcionamento durante jogo do Brasil

Atendimento

Mais de 14 mil pessoasatualizaram o cadastro doprograma "Minha Casa,Minha Vida". O balançoparcial foi divulgado ontempela Secretaria de Infraes-trutura e Habitação do Mu-nicípio. O recadastramen-to de inscritos no programa

e o cadastramento de no-vos beneficiários seguematé o dia 27 deste mês.

O cadastramento podeser feito através do site daPrefeitura Municipal deMossoró. Para se inscre-ver, é necessário que o in-teressado não possua fi-

nanciamento e imóveis emseu nome, não tenha utili-zado o FGTS para financia-mento de imóveis nos últi-mos cinco anos e não este-ja com restrições de crédi-to.

A Secretaria de Infraes-trutura e Habitação de

Mossoró disponibiliza tam-bém dois guichês na sededo órgão para as pessoasque não têm acesso à in-ternet. O prédio está loca-lizado na rua Nilo Peça-nha, por trás do Ginásiode Esporte Engenheiro Pe-dro Ciarlini Neto.

Cerca de 14 mil pessoas atualizam dadoscadastrais no “Minha Casa, Minha Vida”

Balanço

vez que entendeu ser in-constitucional, diante daincapacidade do municípiode alterar leis que regem otrânsito, que é gerenciadopelo Conselho Nacional deTrânsito (Contran) e o Mi-nistério das Cidades.

Na visão do secretário,a lei não foi sancionadapelo prefeito, portantonão tem validade. Ele co-mentou que a promulga-ção da lei pela Câmaranão dá legitimidade ao do-cumento que precisa ter aoutorga do Poder Execu-tivo. Ele ainda comple-mentou que parecer ne-gativo dado à lei pela Se-cretaria mostra a posição

do órgão sobre o projeto. Contrapondo o posicio-

namento do secretário, es-pecialistas em direito afir-mam que a partir do mo-mento em que foi promul-gada pela Câmara, a Leipassa a vigorar. Sendo as-sim, para tornar a lei in-constitucional, a PMM pre-cisaria entrar com umaAção Direta de Inconsti-tucionalidade (Adim), com-provando judicialmente asirregularidades no projeto.

Desse modo, segundoespecialistas, a referida leitem validade no municí-pio. Assim, qualquer con-dutor que tenha sido mul-tado a partir da publicação

da lei, nos horários espe-cificados, pode entrar naJustiça contra a Prefeitu-ra e exigir ressarcimentodo valor.

A Lei Orgânica do Mu-nicípio dá legitimidade àpromulgação do projeto,em seus artigos 52 e 60.Conforme Legislação,após a aprovação de lei naCâmara Municipal, o pro-jeto é enviado ao Executi-vo que poderá sancioná-loou vetá-lo, no prazo dequinze dias úteis, contadosda data do recebimento."Decorrido o prazo do pa-rágrafo anterior, o silênciodo prefeito importará san-ção", segundo prevê a lei.

Lei determina que radares sejam desligados das 22h às 5h

Cedida

Page 12: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Social4 www.omossoroense.com.brSábado, 12 de julho de 2014

LE PETIT CHEFLuciene Fontes realizou o

grande desejo de receber afamília e seletos convidadospara celebrar o 5º aniver-sário da herdeira LaísVitória. Um universo cor derosa desenvolvido pela ar-quiteta Lavínia Negreiros,em torno do tema Le PetitChef, preencheu os salões doRequinte Buffet, com ambi-entação através da criativi-dade de Liane Dantas e daequipe competente da Mas-ter Produções e Eventos, naúltima quinta-feira. Todo ocardápio foi elaborado porSocorro Paiva e a animaçãoficou por conta da banda Ra-diola Club, com a versão Ra-diola Kids, e um repertóriovoltado para as festas in-fantis. As fotos da coluna sãoassinadas por EduardoKennedy. Show.

FLÁVIO REZENDENa livraria Saraiva do

Natal Shopping, o jornalistaFlávio Rezende reúne ami-gos e convidados, das 19h às22h, para o lançamento doseu livro "Quero que estelivro vire um filme", a sua 24ªobra. A apresentação será nodia em que o anfitrião cele-bra seus 53 anos. Vale lem-brar que, após o lançamen-to, o livro estará exposto naslivrarias Saraiva do Midwaye do Natal Shopping.

Flash

es V

IPs

A bela Sâmara Carlos com o filho Ruan e o mano Stanley Carlos na badalada festa de 5 anos de Laís Vitória, pela Master Eventos

No Requinte Buffet, com assinatura da MasterEventos, Luciene Fontes realizou em grande

estilo a festa de 5 anos da sua filha Laís Vitória

Luciene Fontes divide a cena com Silvana Diniz e as filhas Denise e Stephanie Fontes na festa

de Laís Vitória, no Requinte Buffet

- Vivas para os aniversariantes des-te fim de semana:Nil Costa,Kaio Alves,Diego Nunes, Keliane Lima, Karla Pi-nheiro,Thalles Kenedy,Claudionor dosSantos, Naiara Pinheiro, Bruno Louren-ço,Andreia Carvalho,Alan Jordan,An-derson Silvestre, Ohana Sales, CarlosAdams e Lucyana Vale.

- Com assinatura da Quinze Comuni-cação e fotos de Mathws Aires, a cam-panha do Dia dos Pais da loja San Loren-zo será estrelada pelo modelo Jeff DalaPossa, da Tráfego Models. Aguarde.

- A Clínica Alexandre Diógenes es-tá com uma superpromoção no Insta-gram em alusão ao Dia do Amigo,comemorado no dia 20 de julho. Paraconcorrer a sessão cinema com o dire-ito de levar quatro amigos,basta seguiras regras exibidas no perfil @clialex-diogenes. Sorteio neste dia 18.

- A bela Thereza Raquel Montenegro,caçula de Izabel Montenegro e Nicode-mos, volta a residir em Mossoró após lon-gos anos de estudos em Fortaleza/CE.Ótimo revê-la no Espaço Revigore.

- Hoje, às 19h, o Première, de WillVicente, vai exibir na TCM a solenida-de de posse da diretoria do Rotary Clubde Mossoró, eleita para o mandato2014-2015.Ciro Azevedo preside o Ro-tary durante o período, com o apoiodo oftalmologista Ígor Allamo, o vice-presidente da fundação.

- No Requinte Buffet, hoje, a MasterProduções e Eventos realiza a formaturade Serviço Social da Uniderp. Menu eserviços de Socorro Paiva e shows de Ra-diola Club, Classe A e DJ Balinha.

- Andréa Rebouças coloca todos ositens da sua loja Hippie Chic Bijuteria doPartage Shopping Mossoró em liqui-dação. Descontos especiais para bol-sas, clutches, brincos, anéis e acessó-rios que complementam o look e tam-bém dão aquele "up" no visual. Já fi-zemos as nossas escolhas.

[email protected]

Lima

NOSSA MÚSICADireto da capital cearense, Ítalo e Renno criaram o projeto "Nossa Música", que reúne todas as músicas autorais da dupla

em vídeos de lançamento quinzenal gravados de forma acústica em diversos ambientes. Esta semana foi a vez de apresentaraos internautas o videoclipe da música Brigas. Para conhecer o novo trabalho, acesse www.italoerenno.com.br. Vale conferir.

CONVITE MISSA DE 30º DIA

Os familiares de Maria José Fernandes (Zeza), aindaconsternados com o seu falecimento, convidam paren-tes e amigos para a missa de 30º dia que mandarão ce-lebrar em sufrágio de sua alma hoje, 12 de julho, às 17h,na Igreja de São João Batista, no bairro Doze Anos.

Desde já agradecem a todos que se fizerem presentesa este ato de fé e solidariedade cristã.

Page 13: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Polícia 5www.omossoroense.com.br Sábado, 12 de julho de 2014

Adelmo Marinho foi achado sem vida dentro do mato, em uma região de trilha, no distrito de Manimbu

Vice-prefeito encontrado morto dentrodo mato no município de Tibau do Sul

Mistério

Pescaria termina com uma pessoaafogada no bairro Bom Jesus

Afogamento

Policiais militares, dodestacamento de resgate,encontraram ontem, den-tro de um matagal, o cor-po do vice-prefeito do mu-nicípio de Tibau do Sul.Adelmo Marinho, 56, doPTB, foi achado morto emuma região de trilhas noDistrito de Manimbu. Elehavia saído de casa natarde da última quarta-feira e não mais foi visto.

Segundo a PolíciaMilitar local, o lugaronde o corpo do vice-prefeito foi localizado éde difícil acesso e temuma mata muito densa.Superficialmente nãohavia sinais de violênciano corpo do político, en-tretanto somente o lau-do cadavérico, expedidopelo Instituto Técnico eCientífico de Polícia(Itep) de Natal, deverá

Laudjânio Neves morreu afogado ontem

Mauricélio Morais ...

... assassinado em Felipe Guerra

Adelmo Marinho, encontrado morto

Na madrugada de on-tem, durante uma pesca-ria no rio Mossoró, próxi-mo à Barragem de Gené-sio, bairro Bom Jesus, umhomem morreu afogado.Laudjânio Neves do Car-mo, 35, que residia nobairro Belo Horizonte,pescava com alguns ami-gos quando se afogou emum trecho profundo do rio.

De acordo com a Polí-cia Militar, Laudjânio ha-via saído de sua casa, nanoite anterior, acompa-nhado de amigos, parauma pescaria e depois deter ingerido bebida alcóo-lica tentou atravessar orio e foi tragado pela cor-renteza. Seu corpo foi en-contrado pelos compa-

Jovem executado com umtiro de escopeta na zonarural de Felipe Guerra

Violência

Adepol considera reajuste salarialsatisfatório para a Polícia Civil

Explicação

A Associação dos Dele-gados de Polícia Civil doRio Grande do Norte(Adepol) emitiu ontemnota à imprensa a respei-to do reajuste salarial

concedido pelo governoestadual e aprovado pelaAssembleia Legislativa.De acordo com a Adepol,o reajuste foi justo para astrês categorias que o plei-

teavam: escrivães, agen-tes e delegados.

A Adepol também de-fende que o aumento foidado de forma "isonômi-ca" às três categorias.

Apesar do reajuste apro-vado, o Sindicato dos Po-liciais Civis e Servidoresda Segurança Pública(Sinpol) não ficou satisfei-to com o resultado.

Na noite da quinta-feira (10), o jovemMauricélio Morais daSilva, 26, foi executa-do com um tiro de es-copeta calibre 12, nazona rural do municí-pio de Felipe Guerra.O crime aconteceu nacomunidade de Ver-tente, onde o rapaz foiatingido por um dis-paro no tórax, chegan-do ainda a ser socor-rido, mas morreu an-tes de chegar a umaunidade médica.

Segundo informa-ções repassadas pelaPolícia Militar de Fe-lipe Guerra, por voltadas 20h uma guarni-ção policial foi aciona-da para atender umaocorrência de disparode arma de fogo na lo-calidade de Vertente.No local, encontrou orapaz agonizando com

um tiro na região torá-cica. Mesmo sendo so-corrido pela PM, Mau-ricélio não resistiu.

Moradores próxi-mos não souberam in-formar aos policiais oque teria acontecidono momento do crime,apenas relataram te-rem ouvido disparosde arma de fogo e umveículo saindo rapida-mente do local.

Ainda conforme aPM, o assassinato deMauricélio Morais é oprimeiro que aconte-ce em oito anos, dataem que havia aconte-cido o último homicí-dio no município.

O crime será inves-tigado pelo delegadoRenato Oliveira, titu-lar da Delegacia dePolícia Civil de Apodi,que responde por Fe-lipe Guerra.

ocamera2

Reprodução

Reprodução

santacruzrnonline

apontar as causas damorte.

Inquérito será instau-rado pela Polícia Civil para

investigar as causas damorte de Adelmo Marinho.

nheiros já ao amanhecerdo dia, boiando nas águas,poucos metros após ondefoi visto com vida pela úl-

tima vez.Uma equipe do Corpo

de Bombeiros ainda com-pareceu ao local do afo-

gamento, mas a vítima jáhavia sido retirada daságuas pelos companhei-ros de pescaria.

Page 14: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Cidades6 www.omossoroense.com.brSábado, 12 de julho de 2014

Trabalho é desenvolvido em Lucrécia visandoa conquista de mais uma edição do Selo Unicef

Articulação

Comenda reconhece esforços em relação à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes

Campanha do 18 de maio é uma estratégia local de proteção às crianças

LUCRÉCIA- A cidadede Lucrécia já está na ba-talha para mais uma edi-ção do Selo Unicef – edição2013-2016, que tem comoslogan “Eu e meu muni-cípio crescendo juntos”.

O município já somatrês edições conquista-das, ficando entre os 10 doRio Grande do Norte queconseguiram por três ve-zes o selo de MunicípioAprovado pelo Unicef.Durante essa edição, se-rão avaliados três eixos:Impacto Social; Gestão dePolíticas Públicas e Par-ticipação Social.

O SELO UNICEFMunicípio Aprovado é

um reconhecimento in-ternacional que pode serconquistado pelo resulta-do dos esforços da admi-nistração municipal emrelação à melhoria daqualidade de vida decrianças e adolescentes.

Ações como a Semanado Bebê, Núcleo de Cida-dania dos Adolescentes(Nuca), entre outras quesão realizadas em nívellocal, contribuem paraque crianças e adolescen-tes do município recebamuma boa atenção e te-nham seus direitos asse-gurados na sociedade.

A articuladora munici-pal do Selo, Jerusa Olivei-ra, explica que os traba-lhos em andamento con-tam com o envolvimentode todos que compreen-dem o complexo adminis-trativo. “Durante todos osdias do ano, respiramosSelo Unicef, trabalhamospara manter nossos índi-ces e indicadores altos, as-sim garantimos um tra-balho de resultado”, res-salta a articuladora.

As capacitações do se-gundo ciclo já foram rea-lizadas, e a mobilizaçãodos adolescentes que irão

participar da Edição-2013-2016 já está em an-damento. O município

também conta com umaComissão Intersetorialpelos Direitos da Infância

e Adolescência, que temo papel de planejar, exe-cutar e acompanhar as

ações previstas na meto-dologia Selo Unicef Mu-nicípio Aprovado.

Page 15: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Cidades 7www.omossoroense.com.br Sábado, 12 de julho de 2014

Pleito foi apresentado durante a realização da última edição do Grito da Terra no RN

Equipe técnica do Incra promove levantamentode situação de projetos de assentamento

Mobilização

IPANGUAÇU – Afim de dispor de um diag-nóstico que reflita a si-tuação atual e tambémlevantar informaçõesque apontem as deman-das existentes, umaequipe técnica do Insti-tuto Nacional de Coloni-zação e Reforma Agráriado Estado (Incra/RN) es-tá realizando um comple-to levantamento nos pro-jetos de assentamentorural de Ipanguaçu, re-gião do Vale do Açu.

A notícia é transmiti-da pelo presidente doSindicato dos Trabalha-dores e TrabalhadorasRurais do município,João Batista Moura deOliveira, “João das Pe-ças”, frisando que estepleito foi um dos pontosda 18ª edição do Grito daTerra RN, ocorrido nomês de maio, em Natal,sob coordenação da Fe-deração dos Trabalhado-

res na Agricultura do Es-tado (Fetarn).

O líder sindical contaque havia uma queixa re-corrente dos represen-tantes de projetos de as-sentamento rural acercado distanciamento dosproblemas existentes porparte do órgão fundiário.A reclamação foi expostaà Fetarn, que a incluiu napauta do 18º Grito daTerra RN. “O Incra ouviua reivindicação e envioua equipe para fazer essetrabalho”, disse.

PROJETOS“João das Peças” fri-

sou que com a presençado Incra nos projetos deassentamento rural oscolonos têm a assistênciatécnica que tanto alme-javam.

“Logo depois desse le-vantamento que estásendo realizado pelostécnicos, o Incra disporá

“João das Peças” destaca trabalho realizado pelo Incra

dos dados para que pos-sa trabalhar a confecção

de projetos para benefi-ciar as áreas de assenta-

mento de reforma agrá-ria de todo o município”,

concluiu o dirigente sin-dical rural.

Page 16: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Cidades8 www.omossoroense.com.brSábado, 12 de julho de 2014

Seleção

Todos os candidatos realizarão prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais e redação

Marinha abre concurso para preencher 59vagas do quadro técnico do corpo auxiliar

Treinamento

Vigilância Sanitária realiza curso sobre manipulaçãode alimentos

A Diretoria de Ensinoda Marinha (DEnsM)lançou edital para opreenchimento de vagasde nível superior. São 59vagas destinadas a can-didatos de ambos os se-xos, para o Quadro Téc-nico do Corpo Auxiliar daMarinha (QT).

Os candidatos interes-sados poderão se inscre-ver através do sitewww.ingressonamari-nha.mar.mil.br ou em umdos Postos de Inscrição daMarinha, no período de 15de julho a 17 de agosto de2014. O valor da inscriçãoé de R$ 45,00.

Para concorrer a umavaga, além de outros re-quisitos previstos no edi-tal, é necessário ser bra-sileiro nato e ter menosde 36 anos de idade. Asáreas são: Arqueologia,Arquivologia e Gestão deDocumentos, Biblioteco-nomia, Ciências Contá-beis, Ciências Econômi-cas, Comunicação Social,Desenho Industrial, Di-reito, Educação Física,Estatística, Física, Infor-mática, Meteorologia,Museologia, Pedagogia,Psicologia, Serviço Sociale Segurança do TráfegoAquaviário.

Todos os candidatosrealizarão prova escritaobjetiva de conhecimen-tos profissionais (de cará-ter eliminatória e classi-ficatória) e redação (eli-

minatória) . Os formadosem Direito farão tambémuma prova discursiva deconhecimentos profissio-nais. Somente para a pro-fissão de Física, haverátambém prova de títulos.

Após aprovação no cur-so de formação, no final de2015, os militares serão

nomeados Oficiais da Ma-rinha do Brasil no posto dePrimeiro-Tenente e passa-rão a receber remuneraçãode cerca de R$ 8.800,00(soldo mais gratificações)além de diversos benefí-cios, tais como alimenta-ção, alojamento, auxílio-fardamento e assistência

médico-odontológica. No momento, a Mari-

nha do Brasil mantémaberto outros concursos:Corpo de Engenheiros eCapelães Navais (ambospara nível superior), Es-cola Naval (nível médio)e Colégio Naval (nívelfundamental).

A Subcoordenadoriade Vigilância Sanitária(Suvisa) da Secretaria deEstado da Saúde Públi-ca (Sesap) promove nosdias 15, 16 e 17 de julho oCurso de Boas Práticasna Manipulação de Ali-mentos.

Participam da capaci-tação os técnicos das Vi-gilâncias Sanitárias (Vi-sas) que trabalham nosmunicípios e regionaisde saúde que fazem par-te do Cinturão Turísti-co do Rio Grande do Nor-te. O curso acontecerá noHotel Praia Mar, emPonta Negra, das 8h às

12h e das 13h30 às17h30.

O objetivo é capacitaresses técnicos para queatuem na fiscalização eorientação das boas prá-ticas quando em conta-to com os alimentos, eassim possam garantiras condições higiênico-sanitárias do alimentopreparado.

As palestras serão daConsultora do Programade Alimentos Seguros(PAS), Luciana de Assis,que é também formada emCiências Biológicas e pós-graduada em Gestão daSegurança de Alimentos.

Inscrições podem ser feitas pela internet

Capacitação dará dicas de como manipular alimentos

F.G.K. EMPREENDIMENTOS LTDA, empresade direito privado, inscrita no CNPJ nº13.015.133/0001-83, Inscrição Estadual -20.243.674-8, com sede à Rua Amaro Duarte, nº 434,bairro Nova Betânia, Mossoró-RN, vem, na quali-dade de promitente vendedora do LOTEAMENTOCIDADE NOVAlocalizado na Cidade de Baraúna-RN, vemNOTIFICAR os clientes listados abaixopa-ra que, no prazo máximo de 72 (setenta e duas) ho-ras, quitarem ospagamentos das parcelas contra-tuais em atraso. Sob pena de RESCISÃO CONTRA-TUAL, bem como imediata disponibilidade da uni-dade acima identificada para o cadastro de "LoteDisponível",sem prejuízo das retenções devidasrelativas a comissão de corretagem e multa admi-nistrativa previstas no instrumento contratual.

Nome: JOSÉ GARCIA LIMA DE MORAISQuadra: 48Lote(s): 5

Nome: FRANCISCA SELMA MEDEIROSQuadra: 54

Lote(s): 11 e 12

Nome: FRANCISCA SELMA MEDEIROSQuadra: 46

Lote(s): 3 e 4

Nome: MARIA LÚCIA DA SILVA Quadra: 41

Lote(s): 5 e 6

Page 17: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Cidades 9www.omossoroense.com.br Sábado, 12 de julho de 2014

Encontro foi realizado no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública de Pau dos Ferros

Servidores do Alto Oeste realizam capacitaçãosobre Gerenciamento do Ambiente Laboratorial

Aprimoramento

O Gerenciamento doAmbiente Laboratorial(GAL) foi tema de umareunião que aconteceunessa quinta-feira, 10, noauditório da VI UnidadeRegional de Saúde Públi-ca, sediada em Pau dosFerros.

O encontro, coordena-do pelas técnicas do La-cen, Fátima Tinoco e Ra-quel Fernandes, com oapoio do diretor do Labo-ratório Regional de Paudos Ferros, RaimundoBernardino, foi destina-do aos bioquímicos, digi-tadores e profissionaisresponsáveis pelo siste-ma Siságua dos 37 mu-nicípios do Alto Oeste po-tiguar, e teve como obje-tivo discutir os serviçosoferecidos pelo Larepf.

Recentemente, o Labo-ratório Regional de Paudos Ferros, parte inte-grante do Lacen, unidadede saúde da Sesap, foi

contemplado com maisquatro bioquímicos, quese somaram aos dois jáexistentes, para dar res-postas mais rápidas àsdemandas da 6ª Região deSaúde.

Com a chegada dos bio-químicos, o laboratório,desde 1º de abril, passoua trabalhar no regime de“portas abertas”, de se-gunda a segunda, das 7hàs 18h.

O material coletadoque, antes, era enviadoa Natal para análise, es-tá sendo todo examina-do em Pau dos Ferros. Es-tão sendo ofertados aospacientes da região, exa-mes de HIV, Hepatites,Dengue, Chagas, Cito-plasmose, Toxoplasmo-se, Hanseníase, Tubercu-lose, Controle da Quali-dade da Água, dentre ou-tros procedimentos. Apartir de setembro vin-douro, também será dis-

Laboratório realiza exames de pacientes da região

ponibilizado exame demicrobiologia.

Inaugurado em 10 de

março de 1990, portanto,há 24 anos, o Laborató-rio Regional de Pau dos

Ferros, unidade subordi-nada à VI Ursap, contacom seis bioquímicos, cin-

co assistentes técnicos emsaúde e seis auxiliares emsaúde.

Page 18: O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_120… · Federal entende que os que nele se enquadram as con-denações posterio-res também valem. Depois,

Cidades10 www.omossoroense.com.brSábado, 12 de julho de 2014

Casas foram construídas numa parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal

AREIA BRANCA -Ainda neste segundo se-mestre, a Prefeitura deAreia Branca, por meio daSecretaria Municipal deAssistência Social, via Ge-rência de Habitação, es-tará tornando realidade osonho da casa própria pa-ra 50 famílias do bairroPedrinhas, zona urbanada cidade.

As casas que com-preendem o conjunto ha-bitacional José Luiz Pe-reira, em Pedrinhas, re-sultam da parceria daPrefeitura de Areia Bran-ca com o Governo Federal,por meio do programa Mi-nha Casa, Minha Vida II.

De acordo com a geren-te de Habitação do muni-

cípio, Mariana Araújo, es-sas novas residências sãodestinadas às famílias ca-dastradas no programa,em nível local, que aindanão possuem moradiaprópria.

A gerente de Habita-ção disse que a constru-ção do conjunto habita-cional José Luiz Pereira,em Pedrinhas, é parte doprograma instituído pe-la gestão da prefeita Lua-na Bruno (PMDB) que vi-sa atender famílias debaixa renda que aindanão tornaram realidadeo sonho de ter sua pró-pria moradia.

Ainda conforme Ma-riana Araújo, os investi-mentos feitos pela atual

Moradia

Entrega de conjunto habitacional no bairro Pedrinhas viabilizarácasa própria para 50 famílias

Psicólogaministrapalestrasobre a Lei Mariada Penha

Com o objetivo de levarinformações sobre a LeiMaria da Penha e os im-pactos positivos na defe-sa das mulheres vítimasde violência doméstica,visando à prevenção e ocombate a esse tipo deviolência, a SecretariaMunicipal de AssistênciaSocial e a Gerência de Ha-bitação promoveramuma importante palestrano último dia 2.

A palestra teve comopúblico-alvo as famíliasbeneficiadas pelo progra-ma Minha Casa, MinhaVida II, com os contem-plados com as 50 casasconstruídas no bairro Pe-drinhas.

Realizada nas depen-dências da Gerência deHabitação, a palestra foiministrada pela psicólo-ga Aline Moura, do Cen-tro de Referência Espe-cializado de AssistênciaSocial (Creas). A iniciati-va busca fortalecer as re-lações familiares e escla-recer dúvidas relaciona-das à aplicação da lei jun-to às células das famíliasareia-branquenses.

Mariana Araújo diz que beneficiários estão prestes a receber casas

OPORTUNIDADE

Vende-se casa no conjunto Santa Delmi-ra. Residencial Maria Helena. Casa 3, com2 quartos, banheiro social com box de vidro,sala, cozinha, área de serviço. Condomíniocom piscina, churrasqueira, 2 vagas nagaragem (sendo 1 coberta). Valor R$120.000,00.

Interessados ligar para8811-1275 / 3316-1275

administração na cons-trução do novo conjuntohabitacional da zona ur-bana, garantem ainda in-

fraestrutura no bairro, co-mo ruas pavimentadas,eletrificação, água enca-nada, esgotos e telefone.