página 3 (cotidiano) página 3 o...

24
Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com alto risco de incidência da dengue Mapa de vulnerabilidade da doença identifica 88 cidades em situação de alerta para este ano. SÁBADO R$ 1,50 Mossoró - RN, 16 de fevereiro de 2013 - Nº 16.269 O MOSSOROENSE www.omossoroense.com.br Capa (Cotidiano) Trabalhadores de pedreira interditam RN 015 em protesto contra isolamento Antônio Ronaldo Bezerra, 17, foi morto em barraco por oito homens armados com escopetas. Página 8 (Cotidiano) Violência Adolescente executado por quadrilha na Favela do Tranquilim Comando da Dired busca solução para suprir necessidades das escolas da região. Página 7 (Regional) Vale do Açu Professores convocados negam-se a assumir funções Crime ocorreu durante bebedeira na cidade de Alto do Rodrigues. Página 8 (Cotidiano) Agricultor assassinado pelo sobrinho com tiro de espingarda Hospital Regional Tarcísio Maia atendeu mais de 400 motociclistas em janeiro. Página 5 (Cotidiano) Cresce número de acidentes com motocicletas em cidades da região Página 2 (Cotidiano) Tribunal de Justiça escolhe lista tríplice após quatro votações Página 3 (Cotidiano) Chuva derruba árvore no centro da cidade Página 8 (Cotidiano) Ministério Público pede prisão preventiva de PM acusado de matar a namorada Página 3 Governadora afirma que Estado terá condições de fazer investimentos em 2013 Página 3 (Cotidiano) Marcus Lucenna e Genildo Costa encabeçam show multicultural Página 3 Francisco José Jr. diz ter apoio da Câmara de Natal para eleição da Fecam Marcos Lima Luciano Lellys

Upload: truongdieu

Post on 07-Nov-2018

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Página 3 (Regional)

RN tem mais da metade dos municípioscom alto risco de incidência da dengue

Mapa de vulnerabilidade da doença identifica 88 cidades em situação de alerta para este ano.

SÁBADO R$ 1,50Mossoró - RN, 16 de fevereiro de 2013 - Nº 16.269

O MOSSOROENSE

www.omossoroense.com.br

Capa (Cotidiano)

Trabalhadores de pedreira interditam RN 015 em protesto contra isolamento

Antônio Ronaldo Bezerra,17, foi morto em barracopor oito homens armados

com escopetas.

Página 8 (Cotidiano)

Violência

Adolescente executado por

quadrilha na Favelado Tranquilim

Comando da Dired busca solução para suprir necessidades

das escolas da região.

Página 7 (Regional)

Vale do Açu

Professores convocados negam-se a

assumir funções

Crime ocorreu durantebebedeira na cidade

de Alto do Rodrigues.

Página 8 (Cotidiano)

Agricultor assassinado pelo sobrinho com tiro

de espingarda

Hospital Regional TarcísioMaia atendeu mais de 400motociclistas em janeiro.

Página 5 (Cotidiano)

Cresce número de acidentes com motocicletas em

cidades da região

Página 2 (Cotidiano)

Tribunal de Justiçaescolhe lista tríplice

após quatro votações

Página 3 (Cotidiano)

Chuva derrubaárvore no centro

da cidade

Página 8 (Cotidiano)

Ministério Público pede prisão preventiva de PM acusado de matar a namorada

Página 3

Governadora afirma que Estado terá condições de fazer investimentos em 2013

Página 3 (Cotidiano)

Marcus Lucenna e Genildo Costa encabeçam show multicultural

Página 3

Francisco José Jr. diz ter apoio da Câmara de Natal para eleição da Fecam

Marcos Lima

Luciano Lellys

Page 2: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Opinião2 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

[email protected]

TEMPOEu, que não sou nada especialista em pre-

visão climática e também não tolero chuvas,estou observando que o tempo como tal estámudado, sinalizando um favorecimento pa-ra as chuvas nas próximas horas. Essa opi-nião é compartilhada, aí sim, por quem en-tende do riscado, o meteorologista Gilmar Bis-trot. O calor vem se mostrando infernal nes-sas últimas horas.

SARAIVAEstá nas mãos do dr. Francisco Saraiva

Dantas Sobrinho a decisão quanto ao ime-diato desembolso dos recursos que já estãobloqueados para quitar pendências salariaisjunto a funcionários efetivos, aposentadose pensionistas da Fundação José Augusto.

PEDRONão vivo o dia a dia da Uern, mas ouço al-

guns que por ali transitam e frequentam. Asnotícias que captei na tarde da quinta-feiraúltima dizem que o candidato a reitor PedroFernandes está muito bem posicionado jun-to a professores e funcionários administra-tivos da instituição. Seria por assim dizer umasituação irreversível.

PESQUISAO termômetro dessa situação eleitoral na

Uern foi captado por ocasião de uma pes-quisa interna que ali foi desenvolvida, se-gundo me disse a fonte. E me forneceu aténúmeros, mas, como estes não são oficiais,em me furto a divulgá-los. Revelo apenas aposição do professor Pedro.

LEONARDOO crescimento da bancada do DEM na As-

sembleia Legislativa do RN, que sofreu au-mento de dois para três parlamentares, lhedeu acesso ao colégio de líderes daquele par-lamento. O DEM assim ficou com Leonar-do Nogueira, Getúlio Rego e José Adécio. Olíder desse partido ficou sendo o mossoroen-se Leonardo Nogueira.

ENGANADescoberto um medicamento que, segun-

do dizem, utilizado, engana o bafômetro usa-do pelos policiais rodoviários nas estradas.Este se chama Metadoxil, um remédio de

tarja vermelha, ou seja, somente vendidomediante receita médica.

ANNA RUTHCompetiu à jornalista Anna Ruth Dan-

tas, da Tribuna do Norte, mais uma revela-ção que está dando o que pensar e falar no meiode nós, potiguares. No ano recém-findo de 2012a Assembleia Legislativa do nosso Estado con-templou os seus deputados apenas com ver-ba de gabinete num montante de mais de 5milhões e 800 mil reais. Dinheiro que gentebesta não conta.

GASOLINAO advogado Ramirez Fernandes (filho do

meu amigo José de Anchieta Fernandes)segue fazendo as suas pesquisas que aten-dem ao interesse do consumidor. Ele agoradivulgou que no posto de combustíveis de-fronte à Halliburton, saída para Natal, o li-tro da gasolina custa apenas 2 reais e 84 cen-tavos. No dinheiro.

LEI SECANão vou me referir a números. Vou me

ater apenas à constatação. Revelações do in-spetor-chefe da Polícia Rodoviária Fede-ral, Aliatá Gibson, dizem que os efeitos daLei Seca no recente período de Carnaval fo-ram altamente positivos. A nova legislaçãosurtiu os efeitos esperados e desejados. Gra-ças a Deus e que seja sempre assim.

SEVERINOO professor Antônio Gomes me traz notí-

cias recentes de dois amigos. O primeiro éSeverino Lucas Bezerra (o Severino da Car-ne Assada de outrora). Segundo consta, es-taria vivendo a maior parte do seu tempo re-cluso em sua casa na companhia de donaLuzia, no que faz muito bem. Toca para fren-te, Severino.

XAVIEROutra notícia trazida pelo professor An-

tônio Gomes diz respeito ao outro amigo, ogoleirão do Baraúna de outrora, José Xavierde Oliveira, o nosso conhecido Xavier de JoãoManoel. Ele segue em tratamento médico emFortaleza com constantes internações no Hos-pital da Unimed. Saúde, Xavier.

SERRA DO MELEm Serra do Mel, foi ressuscitada a fórmula desgastada que já vem sendo utilizada

desde há muito. O marido, impedido de ser candidato por força da legislação, lança a e-sposa como candidata. Foi o que se deu com a ascenção de Francisca Cândido, a mulherde Manoel Cândido. Mas o PT está animadíssimo com sua campanha.

CONVENÇÃOA convenção que homologou Francisca Cândido foi uma festa só. Lideranças do Par-

tido dos Trabalhadores de todas as regiões estavam presentes, à frente a deputada fed-eral Fátima Bezerra e o deputado estadual Fernando Mineiro.

FINESSEO empresário mossoroense Dias Filho, controlador da rede de óticas com a marca Fi-

nesse, vai inaugurar a sua quinta unidade, desta feita na capital do Ceará, Fortaleza.E quem vai dirigir o empreendimento é a sua filha, Dianne Dias. A Ótica Finesse deFortaleza abrirá suas portas em abril e ficará localizada na Santos Dumont, no coraçãoda Aldeota.

Graco

O MOSSOROENSE

Editora de Jornais Ltda.

Travessa O Mossoroense, 42, Centro - Mossoró – CEP 59.600-730PABX: (0xx84) 3315-3200 – Fax: 3315-3208 Comercial: 3315-3203 – Redação: 3315-3207

[email protected] – www.omossoroense.com.br

Alvanilson CarlosDiretor

administrativo

Cid AugustoDiretor

de redação

Márcio CostaEditor geral

ntem eu ouvi uma informação queme deixou intrigado. Ela dizia queestava faltando o dedo de Carlos Au-

gusto de Souza Rosado nos entendimen-tos que deveriam haver do governo com aAssembleia Legislativa. E isso está resul-tando num autêntico impasse que está severificando no parlamento. Em resumo:Carlos não estaria cumprindo o seu papelde chefe do Gabinete Civil a contento. Emais: se os tempos fossem outros e o go-

vernante de plantão não fosse a sua esposa,Rosalba, ele já estaria com um pé fora dogoverno. E mais: há quem diga que isso sedando em outros tempos, ele já estariasumariamente demitido de suas funções.É verdade. Nós que acompanhamos a tra-jetória dos governos e dos políticos achamosque Carlos Augusto Rosado até agora temsido uma decepção como chefe do GabineteCivil. Pode ser até que daqui para frentea coisa se modifique. Mas até agora...

OO dedo de Carlos Augusto

Emery Costa

Jornal

s redes sociais definitivamentepassaram a ocupar espaço na vi-da do cidadão. Em qualquer parte

do mundo, são utilizadas para informa-ções em tempo real, interação, no lazere no trabalho, protesto político, irregu-laridades no trânsito, localização de pes-soas desaparecidas, como forma de co-nhecimento compartilhado, enfim, paratudo que faça parte da vida das pessoas.Infelizmente, os que estão de mal com avida usam esse meio de comunicação pa-ra extravasar mágoas e ressentimentos,o que não ocorre com a grande maioria.Um exemplo da má utilização pode sermostrado no Blog do Paulo Doido, ondepessoas, já identificadas, escondiam-senesse falso personagempara a agressão de mos-soroenses de todas asidades, desde recém-nascidos a idosos.

Com o surgimentodos blogs, inúmeraspessoas com vocaçãojornalística passaram aeditar seus próprios co-mentários, fugindo doseditores de jornais quepressionam por linhaseditoriais que lhes inte-ressam. Passaram tam-bém a ser meio de vida, pois são ven-didos espaços publicitários nessas pu-blicações. Quanto mais lido o bloguei-ro, mais valorizado esse espaço. Hoje,os blogueiros enfrentam a concorrên-cia do Twitter, que com apenas 140 ca-racteres levam a informação de formamais rápida, sendo adequado para osque estão sempre com pressa. A solu-ção foi o blogueiro construir seu Twit-ter ou, melhor ainda, seu Facebook, quepossui número maior de seguidores. Anotícia é postada, e o autor a direcio-na para outras redes que mantém. Umamão ajuda outra.

Há muito que a exposição exagera-da tem produzido vítimas na socieda-de. O primeiro congressista cassado foio deputado Edmundo Barreto Pinto,em 1946, que procurou os repórteresDavid Nasse e Jean Manzon, da revis-ta O Cruzeiro, para uma sessão de fo-tos. O dia estava quente, no Rio de Ja-neiro e foi sugerido ao deputado pou-sar de cueca. A foto foi publicada, e odeputado perdeu o mandato. Na im-prensa atual, uma professora primá-ria da Nova Zelândia foi demitida porhaver posado nua para a revista Pen-thouse. Atualmente, internautas fo-ram demitidos por comentários nega-tivos sobre o trabalho ou a empresa a

que prestam serviços.Duas funcionários daRecord foram demiti-das por participaremde clipe do funkeiroGui Oest "Hoje Tem".

Mesmo correndorisco, duas estagiáriasdecidiram afrontar onovo presidente do Se-nado, Renan Calhei-ros. Um rato irrompeuna sala onde trabalha-vam, causando umcorre-corre generali-

zado. Alguém do setor matou o roedor,e as estagiárias decidiram tirar foto-grafias. A foto do cadáver foi colocadano Facebook com a seguinte frase: "E agente que achou que o único problemaaqui fosse o Renan Calheiros". Uma dasestagiárias é sobrinha do ministro doSTF, Joaquim Barbosa, que apagou amensagem do Facebook e não fala so-bre o caso. A outra contou a história,sob a condição do anonimato. A chefia daSecretaria de Recursos Humanos, é ló-gico, achou melhor demitir as moças que,surpresas, acharam que a brincadeiranão teria consequências.

AEfeitos das redes sociais

laí[email protected]

Laíre Rosado

Com o surgimento dos blogs,inúmeras pessoas com vocaçãojornalística passaram a editar

seus próprios comentários,fugindo dos editores de jornaisque pressionam por linhas

editoriais que lhes interessam.

Page 3: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Mensagem

Governadora afirma que as dificuldades estão sendo superadas e que as contas estão se equilibrando

Rosalba Ciarlini afirma que pela primeiravez terá condições de fazer investimentos

“Estamos longede uma situaçãoconfortável”, dizgovernadora

Mandato

Motta toma posse para mais um biênio à frente da Assembleia

Durante a leitura damensagem anual na As-sembleia Legislativa, a go-vernadora Rosalba Ciar-lini (DEM) afirmou quepela primeira vez desdeque assumiu terá condi-ções de fazer investimen-tos. "Começamos o tercei-ro ano da nossa gestão sobo signo do otimismo", fri-sou.

Ela explicou que parachegar a esse ponto foi pre-ciso encarar uma série deproblemas e ter coragempara encarar o desgaste demedidas impopulares."Somente a partir de janei-ro de 2012, após um longoesforço, conseguimos pas-sar a captar recursos ebuscar formas de financia-mentos", destacou.

A chefe do Executivo es-tadual destacou que redu-ziu os custos com diárias.Assunto que vem sendo al-vo de muitas críticas namídia natalense. "Nossoesforço desde o princípioé o da austeridade. Nasdespesas com diárias deservidores, comparando2010 com o 2012, chega-mos a uma redução de R$9 milhões", destacou.

Sobre os recordes de ar-recadação com o Impostosobre Circulação de Mer-cadorias e Serviços(ICMS), Rosalba disse serfruto de investimentos nosetor tributário. "Nos de-paramos com um cenárionacional e internacionalde desaleceração, masmesmo assim a arrecada-ção de ICMS aumentou. Oaumento foi superior aoda atividade econômica.Isso é fruto do esforço pe-la melhoria da arrecada-ção estadual. Também di-minuímos os custos, fe-chando postos de arreca-dação que se tornaram ob-soletos", lembrou.

Apesar do tom de supe-ração de dificuldades, agovernadora disse que asituação do Rio Grande doNorte ainda é difícil. "Es-tamos longe de uma situa-ção confortável, mas esta-mos no caminho certo.Ainda estamos em fase deajustes, mas já temosbons resultados a apre-sentar", destacou.

Em tom de virada, Ro-salba disse que a partir de2013 o Rio Grande do Nor-te estará restabelecendoparcerias com o GovernoFederal. "Estamos melho-rando a governança públi-ca e modernizando o Es-tado. Estamos enfrentan-do problemas antigos e su-perando as novas adver-sidades. Estamos inves-tindo em bons projetos eassim conseguimos resta-belecer parcerias com oGoverno Federal, inves-tindo em projetos estrutu-rantes, preparando o Es-tado para o futuro", frisou.

O governo anterior nãofoi esquecido por Rosalba.Ela disse que se dedicaráà conclusão de obras pa-ralisadas. "Nos debruça-mos em cada um dos pro-jetos paralisados. Vamosacabar com essa culturade que não se acaba pro-jetos de uma gestão an-terior. Tivemos que refa-

zer projetos e cancelar li-citações", acrescentou.

Ao falar de infraestru-tura, Rosalba declarouque faz muito tempo quenão se realiza uma gran-de obra de infraestrutu-ra no Estado."Desafiamosqualquer um a dizer qualfoi a última grande obrade infraestrutura. Masconseguimos tocar os pro-jetos estruturantes desti-nados a preparar o RioGrande do Norte para oseu futuro. Assegurar aexecução de projeto quecorre há mais de uma dé-cada nas gavetas é umaobsessão deste Estado. Eisso só consegue quandose trabalha com serieda-de incontestável, além devontade política. Ao lon-go dos últimos anos nãonos faltaram seriedade,planejamento e diagnós-tico", relatou.

Sobre esse aspecto eladisse que a grande obra deinfraestrutura que estápor vir é o Aeroporto deSão Gonçalo do Amaran-te, que está sendo acele-rada. "Mesmo não fazen-do parte do governo dapresidenta Dilma conse-guimos o Aeroporto deSão Gonçalo do Amaran-te. Quero aqui agradecerà bancada federal por es-sa ajuda", afirmou.

Foi empossada a me-sa diretora para o biê-nio 2013-2014 em ses-são preparatória parainício dos trabalhos le-gislativos. O deputadoGetúlio Rego (DEM), oparlamentar mais anti-go da Casa, foi quempresidiu a sessão, e o de-

putado Gustavo Fer-nandes (PMDB) fez aleitura do termo de pos-se.

A diretoria que to-mou posse para o se-gundo mandato tem co-mo presidente o depu-tado Ricardo Motta(PMN); primeiro vice-

presidente, deputadoGustavo Carvalho(PSB); o segundo vice-presidente, deputadoLeonardo Nogueira(DEM); o segundo se-cretário, deputado Rai-mundo Fernandes(PMN); e o terceiro se-cretário, deputado Vi-

valdo Costa (PR).Os cargos de primei-

ro e de quarto secretá-rios, vagos com a saídados ex-deputados PotiJúnior (PMDB) e Dib-son Nasser (PSDB), se-rão preenchidos comeleição a ser definidaem reunião da mesa di-

retora na próxima se-mana.

"Gostaria de parabe-nizar os colegas e dese-jar um excelente traba-lho a todos, no sentidode fazer nossa Casaavançar e atender ca-da vez mais aos anseiosda nossa população. A

Assembleia está firmeno seu propósito de es-tar cada vez mais pró-xima e aberta para a so-ciedade, seja interme-diando os principais de-bates ou realizandoprojetos de cidadania einserção social", afir-mou o presidente.

Rosalba faz discurso otimista

Política 3www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de fevereiro de 2013

No entanto, ela disseque ainda há problemas naarrecadação por perdas noFundo de Participação dosEstados e na Contribui-ções de Intervenção no Do-mínio Econômico (Cide)."O crescimento da arreca-dação de ICMS não foi su-ficiente com as perdas emoutras receitas. Os restosa pagar de 2012 foram demais de R$ 300 milhõesporque tivemos uma frus-tração de receitas de R$384 milhões sobre o Fun-do de Participação dos Es-tados e a Cide. Ainda so-fremos o efeito da estia-gem", acrescentou.

Ela disse que a folha depagamento tem crescidoacima da arrecadação."Houve um crescimentovegetativo da folha em14,65%. Também contra-tamos médicos, policiais,professores, agentes admi-nistrativos. O crescimentonominal das receitas foi de9% e inferior às despesascom folha de pessoal e ou-tras despesas", frisou.

Outra lamentação foi ade que ela tem encaradodecisões judiciais paracumprir planos de carrei-ras dos servidores. "As de-cisões judiciais estão obri-gando a pagar dívidas pas-

sadas e a aplicar reajus-tes de planos de carreirassem previsão de receitas",destacou.

A governadora come-morou o fato de o RioGrande do Norte ter evo-luído no ranking datransparência. "O com-promisso do Governo doRio Grande do Norte foiaprovado pela OnGTransparência Brasil emque o Governo do RioGrande do Norte subiu 14posições. Agora estamosem 11ª. Isso orgulha a to-dos nós por ser um ran-king da democracia", con-cluiu.

Page 4: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Política4 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

Fecam

Postura

Silveira tem apoio dopresidente da CMN

Ministra descarta reforma no governo

LUANA LOURENÇOAgência Brasil

BRASÍLIA - A minis-tra da Secretaria de Comu-nicação Social, HelenaChagas, negou ontem (15)que a presidenta DilmaRousseff esteja articulan-do uma reforma ministe-rial. "Quero esclarecer queneste momento a presi-denta Dilma, o governo,não está fazendo nenhu-ma reforma ministerial",disse a ministra a jornalis-tas no Palácio do Planal-to.

A negativa é uma res-posta do governo a espe-culações de que a presi-denta estaria planejan-do a troca de comando emalguns ministérios paraampliar o espaço de al-guns partidos no gover-no.

Em nota publicada no

Blog do Planalto após a de-claração a jornalistas, aministra acrescenta que "aagenda da presidenta napróxima semana está ocu-pada com uma série deeventos".

Na terça-feira (19), apresidenta comanda oanúncio de medidas doBrasil sem Miséria, no Pa-lácio do Planalto. Na quar-ta-feira (20), recebe oprimeiro-ministro da Rús-sia, Dimitri Medvedev, ena quinta-feira (21), em-barca para a África, ondeparticipará da CúpulaÁfrica-América do Sul, naGuiné Equatorial, e visita-rá a Nigéria.

A última mudança deministro do governo Dilmafoi a troca da ex-ministrada Cultura Ana de Hollan-da pela atual titular dapasta, Marta Suplicy, emsetembro de 2012.

NOTALeia a íntegra da nota:"A presidenta Dilma

Rousseff não está prepa-rando uma reforma minis-terial, esclareceu na tardedesta sexta-feira (15) aministra-chefe da Secre-taria de Comunicação So-cial, Helena Chagas, emconversa com jornalistas noPalácio do Planalto. O es-clarecimento foi dado emdecorrência das insistentesdemandas jornalísticas so-bre eventual mudança noscomandos de ministérios.A ministra informou aindaque a agenda da presiden-ta na próxima semana es-tá ocupada com uma sériede eventos, como o anún-cio de medidas do BrasilSem Miséria, a audiênciacom o primeiro-ministro daFederação da Rússia, Di-mitri Medvedev, e a viagempara a África.".

Albert Dickson será companheiro de chapa do mossoroense

BRUNO BARRETOEditor de Política

O presidente da Câma-ra Municipal de Mossoró,Francisco José Júnior(PSD), fez um acordo como presidente da CâmaraMunicipal de Natal, Al-bert Dickson (PP), paraser o presidente da Fede-ração das Câmaras Muni-cipais do Rio Grande doNorte (Fecam/RN).

O pessedista mosso-roense disse que conver-sou com o colega de Natal,que aceitou inverter a po-sição histórica da chapa,que sempre colocou o pre-sidente da Câmara de Na-tal como presidente e o de

Mossoró como vice. "Ele(Albert Dickson) aceitouser vice porque entendeuque há um sentimento deinteriorização da Fecam",relatou o presidente doLegislativo mossoroense.

Nas próprias contasFrancisco José Júnior dizter 30 dos 56 votos possí-veis (só votam os repre-sentantes das Câmarasadimplentes).

O presidente da Câma-ra de Mossoró declarouque o trabalho dele à fren-te da Casa despertou osentimento de interiori-zação do órgão. "O nossotrabalho ecoou e está sen-do reconhecido. Agoraqueremos levá-lo para a

Fecam", destacou.Sobre a possibilidade de

usar o cargo para ser elei-to deputado estadual em2014, ele disse que o car-go não serve para isso. "Es-sa questão da Fecam nãoé para ser deputado. Que-ro deixar a nossa marcatambém na entidade. Irmais além dos Telecen-tros, melhorando a asses-soria técnica e as relaçõesinstitucionais com gover-nos e prefeituras. Umacandidatura depende deoutros fatores: se daqui adois anos minha cidadequiser e eu tiver apoios,posso ser candidato, masnão será uma aventura",destacou.

Francisco José Júnior luta para presidir a Fecam

[email protected]

Barreto

Henrique não presidiuHenrique Alves foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, mas ainda não

exerceu o papel que o cargo lhe confere. Até aqui quem está na função é o primeirovice-presidente André Vargas (PT/PR). Para uns, Henrique está fazendo o que co-bra de Rosalba Ciarlini: uma gestão descentralizada e democrática. Para outros,ele está apenas dando pano para a manga da fama de playboy que está nos EUAprolongando o Carnaval, quando a maioria dos brasileiros já voltou ao batente. Ca-da um com suas interpretações.

LíderA exemplo do DEM, o PR também passou a contar com três deputados estadu-

ais e com isso tem direito a vez, voz e veto no colegiado de líderes. Com a chegadade Kelps Lima, que assumiu o mandato graças a ida de Poti Júnior para o TCE, alegenda também passou a ter espaço no colegiado. O líder escolhido foi o deputadoestadual Vivaldo Costa.

ComissõesNa primeira semana pós-recesso a Assembleia Legislativa e a Câmara Munici-

pal de Mossoró farão as discussões acerca das comissões temáticas. A maioria nãoserve para nada. O que importa mesmo é a CCJ e a de Orçamento. As demais nãofuncionam. Na Assembleia CCJ e Orçamento se reúnem. Já na Câmara tudo é nabase do amadorístico parecer oral. Isso precisa mudar.

Tapa na carajornalista Ana Ruth Dantas divulgou no blog dela uma notícia que temares de tapa na cara do servidor público estadual comum: há na ad-

ministração estadual uma casta de privilegiados que recebem diárias a tortoe a direito, enquanto a maioria absoluta dos trabalhadores (aqueles que ar-riscam as próprias vidas em estradas perigosas) penam para receber as diárias,quando recebem. Nada justifica que o secretário Benito Gama tenha rece-bido R$ 50 mil em diárias num espaço de dois anos. Há também um servidorde nome Dinarte Lucas da Silva, do Idema, que recebeu incríveis 425 diáriasem dois anos. Isso mesmo: o servidor num espaço de dois anos esteve 425 diasem viagem. Ainda temos a viagem imoral de secretários que de tão “trabalha-dores” viajaram a “serviço” no Carnaval. Tudo em governo que se diz austero,que não tem dinheiro para atender as demandas dos servidores e ainda porcima deixa as principais áreas à míngua. A governadora Rosalba Ciarlini(DEM) deve explicações aos potiguares.

ArticuladorO presidente da Assembleia Le-

gislativa, Ricardo Motta (PMN), temfeito o papel que todos sempre es-peraram que fosse feito pelo chefe doGabinete Civil, Carlos Augusto Ro-sado: o de articulador político. O de-sastre na votação da convocação ex-traordinária só foi evitado graças aoestilo ponderado do presidente. Ob-servando à distância a impressãoque fica é a de que a rebelião só nãoé maior por causa dele.

UernA partir desta segunda-feira o bi-

cho pega na Uern. Começam as elei-ções. Ao contrário dos outros anosem que tivemos duas chapas, conta-remos com três candidaturas: PedroFernandes/Aldo Gondim, GiltonSampaio/Lúcio Nei e Ana Dan-tas/Gláucia Russo.

DebatesEspera-se que por se tratar de uma

instituição cheia de especialistas, mes-tres e doutores os debates transcorramem alto nível. Nesse aspecto uma elei-ção de reitor tem que dar o exemplo.

OmeprazolEstá faltando Omeprazol nos pos-

tos de saúde do Santa Delmira e Abo-lição IV, uma vergonha para a cida-de. A promessa para quem procura oatendimento é de que o medicamen-to chega na segunda-feira.

LicitaçãoO presidente da Câmara Municipal,

Francisco José Júnior (PSD), fez con-tato com a coluna para dizer que houvelicitação para a reforma do PalácioRodolfo Fernandes. Ele também disseque o mesmo procedimento fora reali-zado para a aquisição de novos equipa-mentos para o Legislativo.

Licitação 2Sobre a licitação da reforma perguntei

o nome da empresa. O presidente disse queera de Fortaleza, mas não lembrava o nome.Ele justificou que deixa o setor contábil daCasa muito à vontade para trabalhar.

RetornoO presidente ficou de dar retorno a-

través de um de seus assessores paradizer o nome da empresa e o valor da o-bra. Isso não aconteceu até o fechamen-to da coluna, mas o espaço está abertopara o registro.

A

Lista trípliceO Tribunal de Justiça numa pouco transparente votação secreta definiu a

lista tríplice do Quinto Constitucional da OAB que indicará o novo desem-bargador da corte. Foram indicados pela ordem: Artêmio Azevedo, GlauberRego e Magna Letícia. Esta última foi a campeã de votos entre os advogados.Cabe à governadora Rosalba Ciarlini pinçar um desses nomes para nomear.Que não faça como no TCE, que está desfalcado desde 22 de setembro de 2011.

Page 5: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Opinião 5www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de Cinzasmarca o início da Quaresma.Não só a Igreja Católica cele-bra o tempo quaresmal. Tam-

bém a Igreja Luterana, a Igreja Pres-biteriana, a Igreja Anglicana e mui-tas outras igrejas cristãs debruçam-se, com reverência, nesta quadra docalendário, à face do mistério do Cris-to que foi crucificado e ressuscitou.Algumas igrejas cristãs, que guardama Quaresma, não adotam o ritual daimposição das Cinzas, uma tradiçãocatólica que leva milhões de pessoasaos templos, pelo mundo afora, paraouvir a advertência solene: “Memen-to homo, quia pulvis es, et in pulve-rem reverteris.” (Lembra-te, homem,de que és pó e em pó te hás de tor-nar).

A Eucaristia, um dos sete sacra-mentos, foi durante séculos e conti-nua sendo até hoje matéria de diver-gência doutrinária entre as igrejascristãs.

O ponto que gera a discussão re-sulta do entendimento de que somen-te o sacerdote católico poderia presi-

dir a celebração da despedida de Je-sus cumprindo seu testamento: “Fa-zei isto em memória de mim até a con-sumação dos séculos.”

Não me parece que o tema possater interpretação estreita.

Creio que a promessa de JesusCristo, na Última Ceia, não pode, deforma alguma, encerrar-se nos ar-raiais da fé católica.

Onde se celebre a Ceia cristã, emmemória do Ressuscitado, na Espe-rança do advento do Reino definitivoe na luta pelo Reino provisório, quedeve ser um Reino de Justiça, ali serepete a Ceia do Senhor.

Nestes tempos de Ecumenismo,quando todos os cristãos devem daras mãos para construir um mundomais humano, a Eucaristia não podedividir. O Cristo pediu a unidade, oCristo quer a unidade, o Cristo é a uni-dade.

Para além do domínio cristão, creioque celebram a memória do Crucifi-cado, mesmo sem pronunciar SeuSanto Nome, todos aqueles que lutampela Verdade, abominam as exclusões

e as discriminações, procuram cons-truir a Fraternidade.

Eucaristia e Justiça são insepa-ráveis. Comunga o Senhor Jesusquem comunga o Irmão, quem socor-re o fraco, quem enfrenta a onipotên-cia do opressor, quem se solidarizacom o oprimido.

Jesus Cristo pode estar em todaparte. Mas o Cristo está sobretudo nomeio dos operários, nas favelas, noshospitais, nas prisões. Ali onde es-tão os pequeninos, ali está o Cristo Li-bertador, como anúncio de Esperan-ça, consolo dos aflitos, auxílio dos quesofrem.

O livro do Deuteronômio contémeste preceito:

"Buscarás a Justiça, unicamentea Justiça, para que possas viver".

Buscarás a Justiça e não apenasaprovarás ou aplaudirás a Justiça— este é o conselho do Profeta.

Na segunda parte do texto vem aconclusão: para que possas viver.

A Justiça é condição de sobrevivên-cia. Só uma sociedade justa pode so-breviver.

A

Tempo quaresmalJOÃO BAPTISTA HERKENHOFF

Magistrado aposentado

faixa de 700mhz tem sido ob-jeto de grande controvérsia noâmbito da Anatel e Ministériodas Comunicações. Embora o go-

verno já tenha decidido que a faixa se-rá destinada à TV digital, ainda nãohá uma estratégia definida e alinhadacom as emissoras para a migração aesta nova tecnologia. Vale salientar quea migração implica para as emissorasem um alto investimento na substitui-ção de todos seus equipamentos, trans-missores, antenas etc...

Por parte do consumidor, implica nacompra de televisores digitais, que o go-verno federal estuda subsidiar o preçopara a população de baixa renda. Omaior desafio é a acomodação de todosinteressados - sendo que esse processode substituição de equipamentos, de-nominado como “Limpeza do Espectro“,ainda é uma incógnita para todos.Quando começa? Qual o prazo para de-sativação do sinal analógico? Nada dis-so foi anunciado por enquanto.

O primeiro desafio do governo é ali-nhar com as emissoras um cronograma

para ativação do sinal digital, haven-do aqui uma dicotomia entre os gran-des centros, que operam em VHF e aslocalidades rurais e pequenos municí-pios, que operam em UHF - realidadestécnicas e socioeconômicas bem dife-rentes. Para que a transição ocorra semdeixar a população sem o serviço, a ati-vação do serviço por parte das emisso-ras, bem como a substituição dos apa-relhos por parte dos telespectadores de-ve ocorrer concomitantemente.

Além da TV digital, a faixa de700mhz é a melhor, em termos técni-cos, para outra aplicação importante,o 4G das operadoras de telefonia mó-vel, cuja demanda é altíssima e sinali-za que vai crescer exponencialmentenos próximos anos, não só no Brasil,mas mundialmente. A nova tecnolo-gia implantada em 700mhz permitiráas torres proporcionarem melhor qua-lidade em áreas maiores de território,otimizando a quantidade de infraestru-tura.

Ademais, outros serviços de nature-za pública também necessitam da fai-

xa para aprimoramento da qualidadedos atuais serviços. Refiro-me aqui aaplicações utilizadas pela segurançapública, como transmissão de dados emtempo real em alta resolução, soluçõesde gerenciamento de imagens e proces-samento de dados para empresas fer-roviárias, companhias de engenhariade tráfego de grandes cidades, entre ou-tros.

Nos Estados Unidos, por exemplo,a faixa de 700mhz, possui em âmbitonacional um substancial número de ca-nais reservados para a segurança pú-blica, que constituem uma importan-te ferramenta estratégica no combatee prevenção ao crime.

Já a sociedade brasileira esperaque o governo federal tenha sensibi-lidade, em conjunto com outras pas-tas, como o Ministério da Justiça e oMinistério das Cidades de reservaruma quantidade razoável do espec-tro destinada às atividades responsá-veis pelos relevantes serviços pres-tados pelo estado brasileiro. É a tec-nologia a serviço do cidadão.

A

TV digital: a importância da faixa dos 700mhz

DANE AVANZIAdvogado

RESUMO DAS NOVELAS Sábado (16/2)

Albertinho ameaça pedir a guarda do filho. Alzira nãogosta de assistir a Diva fazendo comédia. Isabel avisa aEdgar que precisa se livrar do inquérito, antes que Eliasdescubra que Constância é sua avó. Mario diz a Alzira que,assim como ela, Diva coloca o teatro na frente da vida pes-soal. Albertinho revela à mãe que não quer mais ver Elias.Catarina não concorda com Edgar, que insiste na ideia dematricular Melissa na escola de Laura. Zé Maria tira Eliasda escola, ao ver Constância subir o morro. Isabel dá umultimato em Laura para expulsar a mãe da escola.

Lado a LadoHelô lê a reportagem com Lucimar e

pede para conversar com ela. Lurdinhavê a foto de Santiago no jornal e afirmaa Lucimar que o conheceu por intermé-dio de Wanda. Théo assiste à coletiva deLívia e fica indignado. Théo avisa a Lu-cimar que vai ajudá-la a desmentir Líviana mídia. Lurdinha coloca na internet afoto da pulseira que ganhou quandonasceu. Aisha acredita ter encontradosua família biológica. Théo confirma paraum repórter que Lívia queria levar More-na para a Turquia.

Salve Jorge

Kiko tem uma crise por causa do casamento e Robertao repreende. Juliana decide ir à casa de Nando. Nenê ten-ta abrir o armário de Vitório no aeroporto. Nenê e Verus-ka ficam frustrados por não conseguirem a cópia da chavedo armário do aeroporto. Roberta e Nando têm as malasroubadas quando aterrissam no Rio de Janeiro e, aochegarem no hotel, descobrem que a reserva não foi feita.Carolina e Felipe jantam em um restaurante elegante. Umasenhora se aproxima de Roberta e Nando desconfia. A se-nhora leva Nando e Roberta para um beco e o casal é as-saltado.

Guerra dos Sexos

Notas da Redaçã[email protected]

ESCOLHA - Ontem, oTJ/RN escolheu os trêsnomes da lista sêxtuplaencaminhada pela OABque seguirá na disputapela vaga deixada pelo de-sembargador Caio Alen-car. A lista tríplice seráencaminhada para a go-vernadora, que escolheráo novo desembargador.

DEBATE - A Aduern pro-moverá um debate entreos candidatos ao cargo dereitor da Uern. Ontem,a diretoria se reuniu comas assessorias dos can-didatos para explicar asregras do debate. O en-contro será realizado nodia 28 de fevereiro, às19h, na sede da entidade.

INSCRIÇÕES -Nos dias 21e 22 deste mês, a Coorde-nação do Programa dePós-Graduação em Edu-cação da Uern estará cominscrições abertas para oprocesso seletivo de alu-nos especiais para o Mes-trado em Educação. O re-sultado será divulgadodia 26 deste mês.

ENCONTROO poeta Antônio Francisco está representando

Mossoró no 2º Encontro Nordestino de Cordel, no Cen-tro Cultural da Caixa. Um dos objetivos do encontroé criar um sindicato para os poetas populares.

DENGUE De acordo com dados da Sesap, 53,7% dos mu-

nicípios potiguares têm risco alto ou muito alto deuma epidemia. Os números foram apresentados on-tem, através do mapa da vulnerabilidade para a i-dentificação das áreas com maior risco.

RETROVISORDurante a leitura da mensagem anual na Assem-

bleia Legislativa, a governadora Rosalba Ciarlinimanteve o discurso do estado quebrado. O governo,que entra no terceiro ano, parece ainda estar olhan-do para o retrovisor.

ESCOLHA 2 -Só resta es-perar que a escolha donovo desembargador doTJ/RN não demore tan-to quanto a nomeação donovo conselheiro para oTribunal de Contas doEstado (TCE), que hámais de um ano e trêsmeses aguarda a indica-ção da governadora.

Page 6: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Economia6 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

Inadimplência inicia o ano com alta de 11,8%Alta

MARIANA BRANCORepórter da Agência Brasil

BRASÍLIA - A ina-dimplência do consu-midor cresceu 11,8% noprimeiro mês de 2013,na comparação com ja-neiro do ano passado,informou a Confedera-ção Nacional dos Diri-gentes Lojistas (C-NDL).

As vendas tiveramalta de 3,88% na com-paração com o mesmoperíodo. A confedera-ção atribui o maior en-dividamento ao cenáriofavorável ao consumoem 2012.

A recuperação decrédito cresceu 5,92%em janeiro de 2013 an-

te o mesmo mês de2012. O percentual écalculado em função daquantidade de CPFsque deixaram o cadas-tro do Serviço de Prote-ção ao Crédito, admi-nistrado pela CNDL.

Na avaliação do pre-sidente da entidade,Roque Pellizaro Jú-nior, a alta da inadim-plência preocupa. Paraele, caso o indicadorpermaneça elevado ehaja pressão inflacio-nária, há risco de o go-verno aumentar a ta-xa básica de juros, a Se-lic, para inibir o consu-mo.

A CNDL acreditaque, embora houvesseliquidações pós-natali-nas em janeiro, os con-sumidores compraram

A recuperação de crédito cresceu 5,92% em janeiro de 2013 ante o mesmo mês de 2012

Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizaro Júnior, a alta da inadimplência preocupa

menos em função dedespesas com material

escolar e tributos, comoo Imposto Predial e

Territorial Urbano e oImposto sobre a Pro-

priedade de VeículosAutomotores.

Page 7: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

''Monsenhor George Clooney'' será elo entre Bento 16 e sucessor

Após renúncia

GIRO PELO MUNDO

Ele é secretário pessoal de Ratzinger há nove anos, ou seja, desde antes de que o cardeal alemão se tornasse papa

Bento 16 não ficará tão"escondido do mundo" co-mo anunciou anteontem,na audiência com o clerode Roma.

Uma verdadeira som-bra sua permanecerá aserviço do novo papa, co-mo assessor do pontífice,acumulando o papel desecretário privado de Jo-seph Ratzinger mesmodepois que este se reti-rar primeiro para CastelGandolfo (onde fica a re-sidência de verão dos pa-pas) e, depois, para o con-vento Mater Ecclesiae, nointerior do Vaticano.

Esse duplo papel per-tencerá ao monsenhoralemão Georg Gänswein,57 anos, que chegou a serchamado de "MonsenhorGeorge Clooney" pela re-vista "Vanity Fair", quenão é exatamente umapublicação muito dedica-da ao espírito.

Pablo Ordaz, corres-pondente de "El País" naItália, descreve-o assim:"1,80m de estatura, cor-po de atleta, cabelo loiro,olhos claros". É secretá-rio pessoal de Ratzingerhá nove anos, ou seja,desde antes de que o car-deal alemão se tornassepapa --uma indicaçãoclara do grau de confian-ça e proximidade entre e-les.

O duplo papel deGänswein, anunciadoanteontem pelo porta-voz do Vaticano, padreFederico Lombardi, pro-vocou óbvia e imediatasuspeição na sala de im-prensa da Santa Sé, pa-ra a qual aflui inexora-velmente toda a sorte deespeculações, boatos,apostas e diz que diz deuma Igreja Católica queseu próprio chefe admi-tiu anteontem estar di-vidida.

Uma jornalista suge-riu, na sua pergunta aLombardi, que era dis-cutível, com Gänswein aolado dos dois papas, queBento 16 não fosse ter in-terferência alguma nonovo papado.

Lombardi explicouque o prefeito (título queGänswein terá) não temparticipação nem na go-vernança do Vaticanonem na doutrina que de-le emana.

Limita-se, continuou,a cuidar de aspectos pra-ticamente burocráticos,como, principalmente,acertar as audiências dopapa.

A suspeição se deve aopapel que Gänswein de-

Brasil/Mundo 7www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de fevereiro de 2013

Meteorito atinge a Rússia edeixa mais de 500 feridos

Mais de 500 pessoas fi-caram feridas em conse-quência de um meteori-to que atravessou o céue explodiu sobre a regiãocentral da Rússia nessasexta-feira, lançando bo-las de fogo na direção daTerra, quebrando jane-las e danificando prédios.

Moradores que esta-vam a caminho do traba-lho em Chelyabinsk ou-viram um barulho queparecia ser de uma explo-são, viram uma luz fortee sentiram uma onda detremor, de acordo comum correspondente daReuters na cidade indus-trial, que fica a 1.500 qui-lômetros de Moscou.

O meteorito atraves-sou o horizonte, deixan-do um longo rastro bran-co em seu caminho quepodia ser visto a até 200quilômetros de distância,

em Yekaterinburgo.Alarmes de carros soa-ram, janelas quebrarame telefones celulares tive-ram o funcionamentoafetado pelo incidente.

"Eu estava dirigindopara o trabalho, estavabem escuro, mas de re-pente veio um clarão co-mo se fosse dia", disseViktor Prokofiev, de 36anos, morador de Yeka-terinburgo, nos MontesUrais. "Me senti como seestivesse ficado cego pe-la luz", acrescentou.

Não foram relatadasmortes em consequênciado meteorito, mas o pre-sidente Vladimir Putin,que nessa sexta-feira re-cebe ministros da Fazen-da dos países do G20, e oprimeiro-ministro Dmit-ry Medvedev foram no-tificados sobre os aconte-cimentos.

sempenhou em outra fun-ção teoricamente buro-crática, a de secretário deBento 16.

Foi ao fax que "Monse-nhor Clooney" vigia quechegou uma carta dirigi-

da ao papa com denúnciasgraves.

O papa a leu e Gäns-wein guardou-a depois emuma gaveta no próprioapartamento papal. Masa carta, bem como muitos

outros documentos secre-tos, acabou vazando e apa-receu no livro "Sua San-tidade -- As Cartas Secre-tas de Bento 16", cujo au-tor, Gianluigi Nuzzi, foientrevistado pela Folha.

EUA aprova comercialização deprimeiro olho biônico no mundo

A Agência de Alimen-tos e Medicamentos dosEstados Unidos (FDA)aprovou o primeiro olhobiônico lançado no mer-cado, denominado Ar-gus 2, já avalizado pelasautoridades europeiase transplantado em uns60 deficientes visuaisem todo o mundo.

Este dispositivo, de-senvolvido pela empre-sa californiana SecondSight Medical Products,é composto de eletrodosimplantados na retina elentes equipadas comuma câmera em minia-tura.

O olho biônico permi-te às pessoas que sofremde retinose pigmentar,uma rara doença gené-tica que provoca a de-generação dos fotore-ceptores da retina, re-cuperar parcialmente avisão, graças a uma pró-

tese de retina que per-mite estimular o nervoóptico através de sinaisde vídeo e de uma car-ga elétrica.

"Este dispositivo po-de ajudar adultos comretinose que perderama capacidade de distin-guir formas e movimen-tos a ter mais mobilida-de e poder assegurar (arealização de) ativida-des cotidianas", disseJeffrey Shuren, daFDA.

O sistema pode serimplantado em indiví-duos de pelo menos 25anos de idade.

Para dar luz verde aoolho biônico, a FDA sebaseou em um teste clí-nico efetuado com 30pessoas de 28 a 77 anos,com uma acuidade vi-sual abaixo de 1/10, en-quanto a visão normaltem 10/10.

Page 8: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

@ Hoje é dia de enviar parabéns paraIlnarah Gurgel Andrade, Jaci Gurgel Fernan-des, Jozeildo Rodrigues e para Eudson Lacer-da. Viva!

@ O prefeito Flaviano Monteiro fezo que prometeu fazer - ajustou a for-ma e manteve a essência do Carnavalem Apodi. Mudou o percurso do "ar-rastão", levando o folião para as mar-gens da lagoa, a área mais bonita e a-gradável da cidade. Agradou a nativose visitantes.

@ Um grande beijo e um abração paraa amiga Oda Glécia Araújo, que aniversari-ou ontem. Vivas!

@ Berguinho Moura passou o Car-naval em Miami. O bacana reuniu ami-gos e família e foi brincar na terra doTio Sam.

@ Juliano Escóssia esteve em Tibau du-rante o Carnaval registrando tudo com suacâmera fotográfica. Promete nos brindar comos melhores "clicks" para ilustrar as próxi-mas colunas.

@ O Facebook é o espaço onde seencontram bizarrices jamais imagi-nadas. Durante o Carnaval, a turmase superou.

Carlos Careca,Lenilton Júniore Lucinha noCarnaval emMossoró

Lorena AzevedoMachado com amãe Saudade e

a avó Vânia

[email protected]

Pinto

Cur

ta-M

etra

gem

BYE, BYE BRASILPassados as festas de fim de ano e

o Carnaval, a cidade começa a sentiros efeitos negativos do desaquecimen-to das atividades da Petrobras. O pri-meiro sinal foi o número de aparta-mentos e casas para alugar. Existeimóvel anunciado há quase um ano.Agora é o comércio que começa a pe-dir socorro.

DUAS CARASQue a rodovia que liga Mossoró a

Tibau ficará "a cara da riqueza", nãose pode negar. Como é fato que a en-trada da cidade é um terror paraquem está veraneando ou para os quechegam ou saem de Tibau. Repete-se a velha piada da miss que ganhao título e na hora de recebê-lo suja omaiô.

TROÇA DOS AMIGOSBateu saudade na turma que fez

bonito no bloco sensação dos car-navais anos 90, em Mossoró - Os Play.Os meninos, hoje nem tão meninosassim, se juntaram para fazer o Car-naval à moda d'Os Play. Só gente ba-cana no encontro: Talles Pinheiro,Nicholas Cavalcanti, Ary Pinheiro,Everaldo Júnior , Milton Mendes, Éri-co Fernandes, Pedro Fernandes, Fer-nando Rosado Jr., Nogushi Filho...

Social8 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

Page 9: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

MOSSORÓ-RN - SÁBADO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013 VIOLÊNCIA

Quadrilha executaadolescente na

favela do Tranquilim.PÁGINA 8COTIDIANO

Trabalhadores de pedreira interditam RN-015 em forma de protesto

Mobilização

Manifestantes solicitam das autoridades competentes a liberação para exploração de pedreira fechada há seis meses

Trabalhadores de uma pedreira lo-calizada na RN-015, que dá acesso acidade de Baraúna, interditaram a ro-dovia ontem, 15, pela manhã, em pro-testo pelo fechamento da área explo-rada. A via ficou bloqueada por cerca dequatro horas e prejudicou o tráfego nasproximidades.

Segundo os manifestantes, mais de200 famílias foram atingidas direta-mente pelo isolamento do espaço explo-rado, pois as pessoas foram impedidasde trabalhar e as autoridades compe-tentes não deram alternativa para oscidadãos se manterem.

Um dos representantes dos trabalha-dores José Edson disse que há seis me-ses a pedreira foi fechada, e a medidaestá prejudicando os moradores que têmno espaço sua única fonte de renda.

"Desde então tentamos entrar emcontato com as autoridades para bus-carmos uma solução para o problemae não conseguimos. Interditar a RN-015e fazer um protesto foram as formas queencontramos para sermos ouvidos. Apedreira simplesmente foi fechada, di-retamente foram atingidas 200 famí-lias, além das outras que foram afeta-das indiretamente. Colegas estão comdepressão porque não sabem o que fa-zer, não vem outra alternativa para semanterem".

Ele ainda ressalta que a grande maio-ria dos trabalhadores mora no local etem a posse das terras, mas ainda as-sim não pode explorá-la. "Só pedimosàs autoridades que liberem a área pa-ra que possamos trabalhar. A empre-sa cearense que se instalou no territó-rio não explora nem cede para nós".

A assessoria do Instituto de Desen-volvimento Sustentável e Meio Ambientedo Rio Grande do Norte (Idema/RN)informou que a licença de regularização

de algumas propriedades está vencidadesde julho de 2012.

Conforme o órgão, não há registrono sistema de pedidos de renovação

de licença ambiental para as pe-dreiras, por esse motivo a área estáisolada.

No entanto, o órgão informa que a

equipe de fiscalização não embargoua pedreira, o que pode ter acontecidoé que outra autoridade competente otenha feito.

Protesto causou transtornos no tráfego

Manifestantes impediram a passagem de veículos

Fotos: Marcos Lima

Idema informa que licença está vencida desde julho de 2012e não há registro no sistema de pedidos de renovação

Page 10: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Gerais2 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

População do conjunto Integração informa que falhas no abastecimento já duram cerca de um ano e três meses

Moradores fizeram abaixo-assinado para cobrar providências

Artêmio Azevedo... ...Glauber Rêgo... ... e Magna Letícia

Problema

Os moradores da ruaEduardo Saboia, no con-junto Integração, estãosem água há um ano e trêsmeses. Segundo o policialmilitar José Valdo, can-sados de esperar um re-paro por parte da Compa-nhia de Águas e Esgotosdo Estado do Rio Grandedo Norte (Caern), os mo-radores resolveram for-malizar uma denúncia,juntamente com um abai-xo-assinado.

"A denúncia foi forma-lizada no dia 30 de no-vembro de 2012 e entre-gamos um abaixo-assi-nado com 49 assinaturasde moradores. Solicita-mos as providências porparte da Caern, mas atéagora nada foi feito pararesolver nosso problema.Da mesma forma, não re-cebemos nenhum retor-no da companhia", expli-ca o policial. Ele disse queos moradores estão im-provisando para encheras caixas.

"Nas ruas próximas

tem água um dia sim, ou-tro não. No caso, algunsmoradores comprarammangueira e fios para li-gar motobombas e puxarágua das outras ruas e en-cher as caixas. Eu com-prei 100 metros de man-gueira. Outros morado-res precisam de mais e ou-tros de menos. Há mora-dores que não têm condi-ções e contam com a aju-da de outras pessoas",destaca.

Apesar de não terágua, os moradores con-tinuam recebendo e pa-gando as contas que che-gam pela Caern. "Eu ve-nho pagando normal-mente pelas contas deágua. O pior é que até aconta de energia foi com-prometida porque anteseu pagava até R$ 90.Com o consumo damotobomba, eu estoupagando R$ 150 pelaconta de energia", escla-rece José Valdo.

Os moradores tambémcitam outros transtornos

com a falta de água. "Aágua só chega nas outrasruas por volta da meia-noite. Então, nós precisa-mos passar a madruga-da inteira esperando pa-ra ligar a motobomba.Onde está a dignidade doser humano nestas ho-ras? Cansei de ir à Caernpara obter respostas e de-cidi denunciar à impren-sa", diz o policial militar.

Segundo a assessoriada Caern, a rua está lo-calizada em um pontoelevado onde a água che-ga mais fraca. "A Caernfez intervenções, masnão obteve resultado po-sitivo. Por isto, vai pro-ceder uma melhoria narede de água para aten-der a estes moradores. Aprevisão é de que emtrês meses o processopara início dos traba-lhos seja concluído. Pa-ra melhorar o abasteci-mento, também estãosendo instalados hidrô-metros nas residênciasadjacentes. Os medido-

Tribunal de Justiça escolhe lista tríplicepara o cargo de desembargador do TJ/RN

O Tribunal de Justiçado Rio Grande do Norte(TJ/RN) escolheu ontem,15, em sessão extraordi-nária, os três nomes dalista sêxtupla indicadapela Ordem dos Advoga-dos do Brasil (OAB) noEstado para ocupar o car-go de desembargador . Osescolhidos para figura-rem na lista tríplice, porordem de votação, foramos advogados ArtêmioAzevedo, Glauber Rêgo eMagna Letícia.

A sessão começou porvolta das 10h e votaramapenas 12 dos 15 desem-bargadores titulares doTJ. Os juízes convoca-dos, que substituem osdesembargadores apo-sentados Rafael Godeiroe Caio Alencar, além dodesembargador afasta-do Osvaldo Cruz, não po-dem votar, segundo o Re-gimento Interno do Tri-bunal.

O advogado ArtêmioAzevedo foi o primeiro aser escolhido e teve dez

votos. Glauber Rêgo rece-beu sete votos e ficou em2º lugar. Na escolha pa-ra o terceiro nome houveempate entre VerlanoQueiroz e Magna Letícia,quando cada um deles re-cebeu cinco votos.

Uma nova votação foirealizada, porém nãohouve maioria absolutapara nenhum dos nomes,50% mais um. Magna Le-tícia teve seis votos, Ver-lano Queiroz cinco e Ma-risa Rodrigues teve umvoto. Por isso houve umaterceira votação para oúltimo nome da lista eapesar de não ter empa-tado, também não houvemaioria absoluta (setevotos) a nenhum dos can-didatos.

Os desembargadoresfizeram um intervalo de30 minutos antes do iní-cio da quarta votação. Fi-nalmente, o terceiro no-me escolhido para figurarna lista tríplice foi o deMagna Letícia, que ven-ceu por maioria de sete

votos contra cinco de Ver-lano Queiroz.

Agora, o presidente doTJRN, desembargadorAderson Silvino, vai en-tregar a lista tríplice à go-vernadora Rosalba Ciar-lini, a quem caberá deci-dir quem ocupará a vagadeixada pelo ex-desem-bargador Caio Alencar."Vamos marcar uma au-diência com a governado-ra para entregar, o maisbreve possível, a lista trí-plice escolhida pelo Tri-bunal de Justiça", expli-cou o desembargadorAderson Silvino.

O Quinto é previsto noArtigo 94 da ConstituiçãoFederal, sendo um dispo-sitivo que prevê que 1/5(ou 20%) dos membros dedeterminados tribunaisbrasileiros - quais sejam,Tribunais de Justiça es-taduais, do Distrito Fe-deral, dos Territórios,TRF, TST e TRT - sejamcompostos por advogadose membros do MinistérioPúblico.

Votação

res são importantes pa-ra evitar o desperdício

de água e garantir me-lhor fornecimento a

quem está nas partesmais altas", explica.

Moradores reclamam de falta de água

Marcos Lima

Perfil dos candidatos:O primeiro colocado da lista, Artêmio Azevedo, tem 52 anos de idade e atua há 20

anos como advogado, principalmente nas áreas civil e penal.

O advogado Glauber Rêgo, segundo colocado na lista, tem 42 anos de idade e acredi-ta que a governadora deve avaliar, entre outros pontos, a conduta ética e profissionaldos candidatos.

Terceira na lista, Magna Letícia tem 47 anos e há 26 anos atua na advocacia. Paraela, além de conhecimento jurídico, o cargo de desembargador requer maturidade, pos-tura de equilíbrio e experiência no exercício do Direito.

Page 11: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Mesmo sendo de pequena proporção, a precipitação pluviométrica na última quinta-feira causou transtornos

Árvore caiu sobre veículo estacionado no local, porém não houve feridos

Tempo nublado anima mossoroenses

Marcus Lucenna lança novo trabalho em Mossoró

Chuva derruba árvore na avenida Dix-sept RosadoProblemas

Na última quinta-feira,14, o céu de Mossorópreparou-se para uma dasprimeiras chuvas do ano.A precipitação pluviomé-trica teve início por voltadas 19h e mesmo sendo depequenas proporçõestrouxe alguns constrangi-mentos para os mosso-roenses. Foi o caso de umaárvore na avenida Dix-sept Rosado, que tombouem cima de um veículo queestava parado no local.

Segundo o moradorRogério Dias, as autori-dades foram informadas

sobre a situação, porémnenhuma medida foi to-mada a respeito.

"Não tinha ninguémno veículo, portanto nãohouve vítimas. Outra ár-vore, uma castanholeira,se encontra na mesma si-tuação, entramos em con-tato com a Subsecretariade Gestão Ambiental, po-rém nenhum fiscal foi en-viado ao local".

A diretora técnica dosetor de Parques e Jar-dins da Subsecretaria deGestão Ambiental, NoraAires, relatou que não foi

registrado qualquer quei-xa a respeito das árvoreslocalizadas na avenidaDix-sept Rosado.

"Vamos enviar umaequipe ao local e, caso se-ja verificado que a situa-ção de fato existe, iremostomar as devidas provi-dências. Sempre que al-guém registrar uma des-sas situações pode ligarpara a gerência e infor-mar o endereço. Depen-dendo da situação, der-ruba-se a planta ou prov-idencia-se uma estruturapara mantê-la".

Cedida

Luciano Lellys

Marcos Lima

Meteorologistas alertam que previsão de chuvas abaixo da média pode mudarDesde o Carnaval o cli-

ma do Oeste e Alto Oestemudou um pouco, as chu-vas estão animando os ha-bitantes da região. Os me-teorologistas explicamque mudanças no oceanoAtlântico podem trazervariações no clima da re-gião. Segundo previsõesanteriores, a expectativaé que 45% de chances deocorrerem chuvas abai-xo da média, 35% de asprecipitações ficarem namédia e apenas 20% de

que iriam ocorrer muitaschuvas.

Segundo o meteorolo-gista José Espínola, háchances de haver mudan-ça climática na região.

"Os meteorologistasirão se reunir novamen-te para rever as previsões.Mas a chuva que aconte-ceu no dia 14 ainda nãosimboliza inverno, este sódeve começar na regiãoem meados de março etermina em maio".

Ele ainda explica que

a temperatura durante osdois primeiros meses doano tem se mantido nonormal, a sensação térmi-ca é que está um poucoelevada.

"No período da tarderegistramos temperatu-ras em torno de 35º a 36ºC,o que é considerado nor-mal, porém a umidade doar está mais alta, o que ge-ra uma sensação de maiorcalor e desconforto naspessoas".

É o que confirma a es-

tudante Cláudia Morais.De acordo com ela, porvolta das 13h a tempera-tura parece estar maiordo que o usual.

"Se o carro estiver es-tacionado em algum localnesse horário, é quase im-possível entrar no veícu-lo, transitar pelas ruas ouficar longe de um venti-lador, é a mesma coisa. Àtarde, a situação não mu-da muito. Às vezes nem oventilador em casa dáconta".

Marcus Lucenna e Genildo Costa fazem show multicultural O cantor e compositor

mossoroense Marcus Lu-cenna, radicado no Rio deJaneiro, promove hoje,16, a partir das 21h, noOba Restaurante, um en-contro multicultural,evento que marca tam-bém o lançamento de seunovo trabalho musical.

"Foi uma ideia rápida,que tive quando cantavano município de Canindé,e percebi que teria a se-mana do Carnaval livre.Será uma grande confra-ternização, um encontrode amigos, em que tere-mos música, poesia e aparticipação de outros ar-tistas da cidade", contaMarcus Lucenna.

Ainda segundo o can-tor, devido à repercussãoe aceitação que o show es-tá tendo, a intenção ago-ra é realizá-lo todos osanos. "Eu sempre venho aMossoró no período juni-

no, mas faltava essa coisaintimista, faltava esseshow, essa coisa mais in-terativa, e a intenção é depromover esse evento to-dos os anos, nessa mesmaépoca, para tirar a ressa-ca do Carnaval", diz.

Sobre seu novo traba-lho, gravado ao vivo naFeira de São Cristóvão,reduto nordestino do Riode Janeiro e da qual é ges-tor, Marcus Lucenna re-vela que o disco mesclacomposições novas e an-tigas, as quais serão apre-sentadas no evento de ho-je, cujos acessos podemser adquiridos na hora doshow, ao valor de R$ 20.

O cantor acrescentaque o evento será umaoportunidade para reen-contro de artistas contem-porâneos dos tempos deMossoró. "Além de matarsaudade dos velhos ami-gos e parceiros da arte, va-

Evento

Gerais 3www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de fevereiro de 2013

mos apresentar nosso no-vo trabalho", enfatiza ocantor, que está em tur-nê pelo Nordeste, apre-sentando o disco ao vivo,e se diz satisfeito com a re-ceptividade do trabalhoe do retorno à cidade na-tal. "Estou muito feliz devoltar à minha terra".

Para Genildo Costa, apluralidade do show é um

diferencial que tem des-pertado o interesse daspessoas em acompanhar aapresentação de hoje à noi-te. "A recepção está sendomuito boa, já contamoscom o sucesso do evento.Essa interação que vaiacontecer será bacana, eestão todos convidados pa-ra esse encontro", comen-ta o artista.

Empresa de grande porte con-trata, na regiªo de Mossor , En-genheiro de Seguran a do TrabalhorecØm-formado.

Os interessados deverªo enviarcurriculum para o e-mail [email protected].

OPORTUNIDADE

Page 12: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Social4 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

A comissão de formatura do curso de Administração.Entre eles, Janaína PatríciaTargino. A festaacontece hoje noRequinte Buffet

FINAL DE SEMANAA coluna traz hoje os principais registros do Carnaval de Tibau. Já Mossoró, a

rotina neste fim de semana volta ao normal, com a realização de grandes even-tos. O Requinte Buffet vai sediar, às 22h, mais um baile de formatura pilotado

pela Master Produções e Eventos. Trata-se da conclusão do curso deAdministração da UnP, com shows de Radiola Clube, Forró dos 3 e DJ Balinha.A turma intitulada Liane Dantas de Oliveira tem como paraninfo Fábio ChavesNobre, patrono Eduardo Kenedy, como patronesse a prefeita Cláudia Regina.

As médicas Ana Carolina Trigueiro e Brenda Jácome, cobiçadas, durante

a folia do Carnaval da Arena

Luana Mendonça e o namorado Cineto Potiguar, direto de Natal para os

embalos do Carnaval da Arena

No show de Aviões do Forró, na Arena, a toda bela Lígia Dantas

acompanhada do esposo Abrantes Neto

A sempre fashion Mariana Azevedo veiocurtir o Carnaval da Arena com o noivo,

o delegado Francisco Rego

Rafaella Dutra divide a cena com as queridas Christianne e Leilane Medeiros,

no Carnaval 2013 em Tibau

Exibiram boa forma no camarote doCarnaval da Arena as amigas Natália Jales

Maia e Lílian Fagundes

Em Tibau, nos agitos do Carnaval da Arena, a cearense Rafaella Silveira recebida pela amiga Ana Luíza Maia

Na prévia do Carnaval da Arena, os amigos Leopoldo Mota e Segundo

Lacerda na Barraca de Zé Maria

[email protected]

Lima

Page 13: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Denúncia

Selecionados no Prouni devemse matricular até terça-feira

Prazo

Os mossoroenses queforam convocados na se-gunda chamada do Pro-grama Universidade paraTodos (Prouni) têm atéterça-feira, 19, para rea-lizar matrículas nas insti-tuições de ensino superiordo município. Para garan-tir as bolsas integrais eparciais é preciso que osestudantes comprovem asinformações fornecidas naficha de inscrição.

Os coordenadores doprograma alertam quedependendo da situaçãodo candidato a documen-tação a ser fornecida de-ve variar. De modo geralé solicitado documento deidentificação, como car-teira de habilitação ou de

identidade, comprovan-tes de renda, residênciae de ensino médio. Em al-gumas situações é pedidocomprovante de separa-ção, divórcio, óbito dospais ou de deficiência.

Para saber qual a do-cumentação a ser apre-sentada no ato na inscri-ção, os estudantes devemacessar o site do Prouni,w w w . p r o u n i p o r -tal.mec.gov.br, ou entrarem contato com a institui-ção de ensino ao qual con-corre à vaga.

É importante destacarque para ter acesso à bol-sa integral o candidatodeve ter renda familiarper capita de até um sa-lário mínimo e meio, o que

equivale a R$ 1.017. Pa-ra as bolsas parciais, istoé, 50% da mensalidade,a renda familiar deve seraté três salários mínimospor pessoa.

Os candidatos não sele-cionados na segunda cha-mada podem pedir, nospróximos dias 24 e 25, a in-clusão do nome na lista deespera do programa. A pri-meira convocação da lis-ta de espera será divulga-da no dia 28 de fevereiro.

Em 2012, foram ofer-tadas para as instituiçõesde ensino de Mossoró, noprimeiro semestre, 201bolsas, 168 integrais e 33parciais. Já no segundosemestre foram ofertadas90 integrais.

Acidentes envolvendo motos crescem 2,73% em janeiro

Moradores do Abolição I reivindicam segurança eiluminação para a praça Otacílio Negreiros Pimenta

Trânsito

Dados do Hospital Re-gional Tarcísio Maia(HRTM) demonstramque o número de aciden-tes de moto e carro tevevariações significativasem relação ao mesmo pe-ríodo em 2012. A quanti-dade de incidentes envol-vendo motocicletas au-mentou 2,73%, isto é, em2013 foram 427 contra392 que aconteceram anopassado. Já os imprevis-tos que aconteceram comautomóveis reduziram1,91%, indo de 64 paraapenas 56.

De acordo com o inspe-tor da Polícia RodoviáriaFederal (PRF) AliatharGibson, o número de aci-dentes de motos cresceuem decorrência do au-mento da frota.

"Com mais motos cir-culando as chances deacidentes aumentam. Jáem relação à diminuiçãode acidentes de carro,uma das justificativas po-de ser a intensa fiscaliza-ção realizada durante osmeses de dezembro, ja-neiro e início de feverei-ro", explicou o inspetor.

Ele complementa di-zendo que o fator quemais ocasiona acidentesno trânsito é a falta deatenção dos motoristas,nas estatísticas ele re-presenta mais de 505dos casos.

Gerais 5www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de fevereiro de 2013

Todas as luminárias do espaço estão com problemas, gerando sensação de medo entre a população

Moradores do conjun-to Abolição I estãoapreensivos e preocupa-dos com a sensação de in-segurança que predomi-na nos arredores da pra-ça Otacílio Negreiros Pi-menta, também conheci-da como praça da Caixad’Água. O espaço, que de-veria ser utilizado comoequipamento de lazer ediversão, enfrenta pro-blemas estruturais, sen-do que todas as suas lu-minárias apresentamproblemas.

De acordo com a ven-dedora Marlene Jales, apopulação tem evitadocircular pela praça du-rante a noite, devido à fal-ta de iluminação no equi-pamento público. "Faz

muito medo, a gente sesente desprotegido, semsegurança", conta.

Marlene Jales, quevende batata frita na pra-ça, revela que nos últimosdias deixou de montar suabarraca no local, o quetem gerado prejuízo. "Es-tá tudo escuro, como pos-so vender alguma coisalá? Não tem como. Espe-ramos que a situação se-ja resolvida o quanto an-tes", destaca.

A moradora Sílvia He-lena, que também possuium pequeno comércio napraça, diz que não é a pri-meira vez que as luminá-rias apresentam proble-mas. "Não é a primeiravez, mas agora todas aslâmpadas estão apaga-

das, é um absurdo, poisessa situação acarretauma série de transtornospara a gente. Eu mesmadeixei de vender espeti-nhos lá, as pessoas estãocom medo até de sair decasa", afirma.

Em ofício encaminha-do ao vereador Luiz Car-los, a Prefeitura Munici-pal de Mossoró (PMM) in-formou que a praça seriaprotegida pela Ronda Os-tensiva Municipal (Ro-mu) e pelo Grupo de AçõesTáticas (GAT). No entan-to, os moradores afirmamque tais ações ainda fo-ram constatadas no local."Até agora não vi nenhumguarda por aqui", contaMarlene Jales.

De acordo com o co-

Praça tem sido alvo de vândalos constantemente

Resultado da seleção está disponível no sítio do MEC

Em janeiro, foram registrados 427 acidentes com motocicletas

"Outros fatores tam-bém contribuem para ogrande número de inci-dentes envolvendo car-ros e motocicletas, como,por exemplo, dirigir al-coolizado, realizar ultra-passagens de forma in-devida e o excesso de ve-locidade".

Outro dado destacadopelo HRTM é o aumentodo número de homens en-tre 18 e 40 anos envolvi-

dos em acidentes. Em2012, foram registrados333 casos, enquanto queem 2013 foram 373 noti-ficações. A PRF esclare-ce que sempre nas esta-tísticas acerca de inciden-tes de trânsito os homenssaem nas frentes das mu-lheres, tendo em vista quenessa faixa etária eles sãomais produtivos e pos-suem mais acesso aos veí-culos.

Marcos Lima

Marcos Lima

Marcos Lima

mandante da Guarda Ci-vil, Edward Smith, a Ron-da já está acontecendo,sendo realizada princi-palmente no período danoite. "Como esse é o ho-rário mais crítico, há umreforço, mas a Rondaacontece 24h, sendo que

a população pode denun-ciar qualquer tipo de de-preciação do patrimôniopúblico através do 190,entrando em contato como Ciosp, ao qual nós esta-mos integrados", pontua.

Quanto à reposição daslâmpadas danificadas, o

titular da Secretaria deDesenvolvimento Urba-no, Alexandre Lopes, in-formou que não havia si-do comunicado sobre o as-sunto, mas que enviariauma equipe até o local pa-ra verificar a situação esolucionar o problema.

Page 14: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

O Barcelona segue deolho em Neymar e deve-rá fazer uma nova propos-ta pelo atacante santistano meio do ano. E mais,segundo o jornal espanholMundo Deportivo, o téc-nico Tito Vilanova já temum lugar reservado parao jogador no time titularda equipe.

De acordo com a publi-cação espanhola, a dire-ção do Barcelona sabe dasdificuldades que terá pa-ra tirar Neymar do San-tos ainda em 2013, mastentará mover “céu e ter-ra” para concretizar o ne-gócio.

O Barcelona entendeque só com muita conver-sa e muito dinheiro paraconvencer o presidentesantista Luís Álvaro deOliveira Ribeiro a vendero atacante, que tem con-

Esporte6 w w w.omossoroense.com.br

Mercado da bola

Barcelona quer Neymar ainda em 2013 eatacante já tem lugar reservado no time

Indiciado

Pistorius chora diante de juiz, promotoria falaem crime premeditado e depoimento é adiado

O Barcelona entende que só com muita conversa e muito dinheiro para convencero presidente santista Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro a vender o atacante

Sábado, 16 de fevereiro de 2013

Atacante santista Neymar é mais uma vez destaque na imprensa espanhola

Reeva Steenkamp e Oscar Pistorius em Joanesburgo, em janeiro de 2013

trato até o fim da Copa doMundo de 2014. Tanto odirigente como o jogadorafirmam que o desejo é se-guir no clube.

Recentemente, a im-prensa europeia tambémrevelou o interesse doManchester City no ata-cante brasileiro, o que foi

minimizado pela direçãoalvinegra, como todas asoutras propostas e espe-culações sobre o futuro dojogador.

Acusado de assassinara namorada na madruga-da da última quinta-feira,o atleta paraolímpico Os-car Pistorius esteve nes-sa sexta-feira, em Pretó-ria, na África do Sul, dian-te do Tribunal para serformalmente indiciadopelo crime. Ele chorou e,diante da acusação, a de-fesa pediu o adiamento daaudiência para terça-feira. Pistorius ficará de-tido até lá.

Os promotores alegamque o crime foi premedi-tado. Segundo o siteNews24, da África do Sul,durante a audiência, ojuiz Desmond Nair per-guntou se o crime haviasido premeditado. GerrieNel, um dos promotoresresponsáveis pela acusa-ção, respondeu ''sim''.Neste momento, segundoo relato, Pistorius come-çou a chorar bastante.

Se a denúncia de pre-meditação for aceita, oatleta pode até mesmo sercondenado a uma prisãoperpétua na África do Sul.Até terça-feira, ele ficarádetido em uma cela deuma delegacia em Pretó-ria, e não em uma cadeia,atendendo a pedidos dosadvogados.

O sul-africano - dono deseis medalhas de ouro emJogos Paraolímpicos - fi-cou com a cabeça apoia-da entre as mãos e nãoconseguiu mais seguraras lágrimas, sendo conso-lado pelo pai durante to-da a audiência, em que foiformalizada a acusação deassassinato da modeloReeva Steenkamp.

O atleta chegou ao Tri-bunal com o rosto cobertopor um paletó e contoucom a ajuda dos policiais

para não mostrar o rosto.Ele chegou sentado nobanco de trás de uma via-tura policial, após passara noite preso.

Steenkamp, 29, umafamosa modelo sul-africana, foi morta comum tiro no braço e um nacabeça na casa de Pisto-rius. Atendida por para-médicos, ela morreu nolocal antes de a políciachegar. Segundo o jornalbritânico The Sun, umavizinha do atleta parao-

límpico afirmou que ou-viu primeiramente trêstiros e, após um interva-lo de cerca de dez minu-tos, mais três tiros. A po-lícia trabalha com a pos-sibilidade de a modelo tersido morta com quatrodisparos.

Pistorius nasceu semos ossos das pernas e ficoufamoso no mundo inteiropor disputar, em 2012, osJogos Olímpicos de Lon-dres com suas prótesesnos 400m.

Page 15: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Jogando em Fortaleza, no estádio Presidente Vargas, o time do Ceará teve suasituação complicada na Copa do Nordeste. Perdeu para o Vitória da Bahia por 2 a0 e agora fica na obrigação de vencer fora de casa, tirando essa diferença. Vai serdifícil passar das quartas de final.

Estadual apresenta melhores e piores após dez rodadas

Números

Novidades

SÉRGIO OLIVEIRA

Olhando os números das dez primeiras rodadas do Campeonato Estadualconfesso sentir uma ponta de frustração. Sem as presenças de ABC e Améri-ca esperava poder conferir esse tipo de levantamento com os dois times de

Mossoró abrindo uma boa diferença dos demais ocupando as primeirascolocações. Hoje, depois de muito sufoco e erros, o Potiguar aparece na ter-

ceira posição e, em momento delicado de declínio, o Baraúnas que já foiprimeiro, ocupando a segunda colocação. O cavalo vai passando selado, co-mo diz o ditado, e logo mais estarão no campeonato os dois grandes de Natal

quando a vida se tornará bem mais complicada.

Também se aprende com os erros.Parece que tem olhado a situação poresse ângulo a diretoria do Baraúnasque até ontem estava firme na decisãode manter, para a rodada de amanhã,o time sob o comando do treinador degoleiros, Paulo Renato.

Como não vingou a primeira indica-ção, fracassou Filinto Holanda, a dire-ção resolveu analisar melhor e definirquem será o treinador. Sugestões podematé existir, porém não se pode pegarqualquer nome, antes da analisar a ex-periência do profissional. Aliás, essadica foi dada na época da primeira es-colha, porém não foi seguida.

DEDÉ deve continuar no Vasco. A ideia dos investidores de colocar o zagueiro no Corinthiansnão vingou. NO Flamengo, jogador Rafinha tem aumento salarial de 566%. Pulou de R$3 mil, que recebia na categoria de base, para quase R$ 20 mil. NO Palmeiras, só crise.Conselheiros tentam derrubar parte da diretoria executiva. O foco, José Carlos Brunoro.

CIRCUITOA prefeitura de Mossoró começa a or-

ganizar a edição 2013 do Circuuito Mos-soroense de Futebol Amador, sob a coor-denação do professor Brígido Alves. Se-rão 96 vagas para o circuito aberto, zo-nas urbana e rural e 24 para as equipesque irão disputar o campeonato fechado,categoria Sub-20. A primeira reunião foirealizada ontem.

NORDESTEHoje no Frasqueirão, às 18h30, o ABC

recebe o ASA de Arapiraca(AL) pela Co-pa do Nordeste. No primeiro confrontodisputado na quarta-feira de cinzas nin-guém mexeu no placar, 0 a 0, e hoje temque sair um time classificado. Se não forno tempo regulamentar será nos tiros li-vres da marca do pênalti, já que ninguémtem gols marcados, ou seja, saldo ou golspró no campo do adversário.

AGUARDANDOEstamos no aguardo de novas infor-

mações da assessoria jurídica do Baraú-nas sobre o caso da vaga na Copa do Bra-sil. Não adianta aguardar apenas que secumpra sua interpretação do regulamen-to, é preciso agir rápido junto à própriaCBF e, se preciso, no Superior Tribunalde Justiça Desportiva, do contrário, vaicontinuar tudo como está, ou seja, a va-ga sendo disputada no Estadual.

COMPLICOU

Em mais um trabalhofeito pelo radialista e blo-gueiro de Natal, MarcosTrindade, enviado à re-dação do O Mossoroen-se em forma de colabora-ção, ele apurou os núme-ros das dez primeiras ro-dadas do CampeonatoEstadual. No material,coloca as equipes de me-lhor e pior aproveita-mento na competição emseu 1º turno.

Ao todo foram disputa-dos 40 jogos, marcados 74gols, somando a média de1,85 por partida. Na dis-tribuição, aparecem co-mo principais artilheiroscom 4 gols cada um, os jo-gadores Felipe Alves(Santa Cruz), Djalma(Baraúnas) e MarceloParaíba (Assu). Com 3gols aparecem Wilson(Potyguar-CN), Rivaldo(Coríntians), Damião(Palmeira) e Daivison(Coríntians).

AVALIAÇÃO GERAL Clube com mais pontos

ganhos: Santa Cruz, 21pontos. Clube que con-

Santa Cruz lidera na pontuação e Potiguar em gols marcados

Baraúnas mantém Paulo Renato e Potiguar ganha dois reforços

A presença de pú-blico tem sido um dospontos negativos docampeonato. Até ago-ra, a média é muitobaixa. Os 40 jogos rea-lizados até aqui ren-deram R$ 310.052,00.Média de R$ 7.751,00de renda bruta por jo-go. O total de renda lí-quida foi de R$150.263,28. Média deR$ 3.756,58 de rendalíquida por jogo.

Sete jogos deramprejuízo no atual cam-peonato. 4 jogos doAlecrim, dois do Pal-meira e um do Poty-guar(CN). O total depúblico pagante atéagora é de 27.129 tor-cedores. Média de 678torcedores/pagantespor jogo. A melhor ar-recadação até agorafoi no clássico Poti-guar 2x0 Baraúnas,com renda de R$53.260,00 e um públi-co de 3.873 pagantes.

Já a pior renda foi R$280,00 registrada nojogo Alecrim 2x0 Poti-guar, com um públicode 34 pagantes, o me-nor da competição.

Por clubes, a me-lhor média de públi-co tem sido do Poti-guar que já acumulaem seus jogos 8.835números estes que di-vididos por seus jo-gos, chega-se à médiade 1.472 por partida.Em segundo vem oSanta Cruz com umtotal de 4.627, o quegarante a média porjogo de 925 pessoas.E em terceiro apare-ce o Baraúnas, públi-co total de 3.613, mé-dia/jogo de 903. Assuaparece em quinto lu-gar com 2.440 no to-tal e média de 610 porpartida. Alecrim temo menor público de to-dos com o total de 632e média/jogo de 126pagantes.

Participação dopúblico tem sidonegativa, clássicolocal foi o melhor

Baraúnas e Potiguarestão com novidades paraseus jogos de amanhã pe-lo Campeonato Estadual.O tricolor, que joga em ca-sa e recebe a visita do

Potyguar de Currais No-vos, resolveu manter co-mo treinador interinoPaulo Renato, deixandoo assunto para maisadiante. O presidente Eu-

des Fernandes disse quequer evitar um novo erroe definir um treinador quepossa permanecer no Es-tadual e ficar para o Cam-peonato Brasileiro da Sé-

rie C.O Potiguar ganhou

mais dois reforços, sendoum deles fundamental nes-se momento. Como perdeuo lateral direito Fernando,

expulso quarta-feira, co-memorou a regularizaçãode Marcos Vinícius que de-ve fazer sua estreia. Alémdo lateral, também tevesua situação regularizada

o goleiro Delmir, se tornan-do em duas novas opçõespara o treinador SamuelCândido, que gostou da no-tícia e conhece o potencialdos dois atletas.

Clássico Potiguar e Baraúnas tem melhor público e renda.

Luciano Lellys

REGULARIZADOSO momento do Potiguar, além de cresci-

mento em campo, é de sorte do lado de fo-ra. Na última quarta-feira, o lateral Fer-nando foi expulso e no dia seguinte veio anotícia da regularização de Marcos Viní-cius, contratado como opção para o ladodireito da defesa, tirando a preocupaçãode Samuel Cândido. O goleiro Delmir,também em condições legais de jogo, vaiter que ralar muito, pois Roberto entroumuito bem no time.

DECISÃO SOBRE O TREINADOR

[email protected]

Esportivo

Esporte 7www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de fevereiro de 2013

quistou menos pontos:Potyguar, 8 pontos. Clu-be que mais venceu: o San-ta Cruz, 6 vezes. Clubesque mais empataram:Santa Cruz e Baraúnas,três vezes cada um. Clu-bes que menos empata-

ram: Potiguar e Palmei-ra, um empate cada um.Clube que não empatou:Assu. Clube que menosperdeu: o Santa Cruz,uma vez. Clubes que maisperderam: Palmeira ePotyguar, 6 vezes cada

um. Clubes com os melho-res ataques: Potiguar com14 gols marcados e Assucom 12 gols assinalados.Clubes com os piores ata-ques: Palmeira com 4 golse Alecrim com 7 gols mar-cados.

Page 16: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Polícia8 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

Antônio Ronaldo dormia, na companhia da esposa, quando oito elementos o executaram no seu casebre

... Antônio Ronaldo foi assassinado.

Casebre onde ...

Gleyson Alex, acusado de matar namorada.

Carlos Emanuel, assassinado pelo sobrinho.

Principais líderes do PGC.

Quadrilha executa adolescente na Favela do Tranquilim Homicídio

MP pede prisão preventivade policial acusado dematar advogada em motel

Desdobramento

Agricultor assassinado em bebedeira pelo sobrinhoAlto do Rodrigues

Na última quinta-feira (14), por volta das22h, na Favela do Tran-quilim, um adolescentede 17 anos foi executa-do a tiros de escopeta ca-libre 12, quando dormiaem sua casa. AntônioRonaldo Bezerra da Sil-va foi surpreendido poroito elementos encapu-zados, que chegaram naresidência e atiraram àqueima-roupa.

Segundo informaçõesrepassadas pela PolíciaMilitar, o jovem estavadormindo com a esposaquando os agressores in-vadiram a casa quebran-do a janela da frente. E-les ordenaram que a mu-lher corresse, enquantoo companheiro era exe-cutado.

Depois do crime, oselementos fugiram a pé.

A polícia investiga a pos-sibilidade de vingança,uma vez que o jovem eraacusado de assaltos e ho-micídio.

Um dos crimes querecai sobre Antônio Ro-naldo, ocorreu no dianão 3 de julho de 2012,quando a doméstica Lá-zara Roberta de Olivei-ra Ferreira, 26, foi exe-cutada enquanto dor-mia, na companhia dopai. O crime é atribuí-do a Ronaldo e a outroadolescente.

O corpo de Ronaldo foipericiado por peritos doInstituto Técnico e Cien-tífico de Polícia (Itep).

O crime será inves-tigado pelo delegadoRoberto Moura, titularda Delegacia Especiali-zada em Homicídios(Dehom).

Ontem, o MinistérioPúblico Estadual, porintermédio do promotorda Comarca de SantoAntônio, Mariano Pa-ganini Lauria, reque-reu perante à Justiça aconversão da prisão emflagrante em prisão pre-ventiva do policial mi-litar Gleyson Alex deAraújo, autuado pelaprática do crime de ho-micídio da advogadaVanessa Ricarda deMedeiros na madruga-da da última quinta-feira, em um motel domunicípio.

De acordo com a as-sessoria do MP, o pro-motor defende no re-

querimento encami-nhado à Justiça ser im-periosa a decretação daprisão preventiva doPM como forma de ga-rantir a ordem públicaalém da conveniênciada instrução criminal.

Para o promotor dejustiça de Santo Antô-nio, a decretação da cus-tódia cautelar se reco-menda também pelagravidade concreta dodelito, pela violência doagente e pelo fato de queo agressor tentou se va-ler de sua condição depolicial militar para in-timidar e ameaçar os"colegas de farda" queatuaram na sua prisão.

Assassinato ocorridona noite da quinta-feira, no bairro Alto Ale-gre, em Alto do Rodri-gues, chocou os morado-res porque envolveu d-uas pessoas da mesmafamília. O agricultorCarlos Emanuel Fer-nandes, 38, foi assassi-nado com um tiro de es-pingarda disparado pe-lo seu sobrinho, Fran-cisco Canindé Fernan-des Pereira, 26.

Segundo informaçõesda Polícia Militar local,por volta das 18h tio esobrinho se envolveramem uma discussão du-

rante bebedeira, que re-sultou no homicídio.

Na ocasião, os dois jámuito embriagados ti-veram os ânimos exal-tados, momento em queo agressor pegou umaespingarda bate-buchae atirou na cabeça dotio, que morreu antes dosocorro médico.

Peritos do InstitutoTécnico e Científico dePolícia (Itep) acreditamque o carregamento daespingarda teria sidocomposto por pregos eesferas.

Diligências foramfeitas pela PM, no sen-

Força Nacional chega a Florianópolis para transferir criminosos para presídios federaisTransferência

Apesar do Ministérioda Justiça ainda não con-firmar o dia e a hora emque os presos pertencen-tes à facção criminosa Pri-meiro Grupo Catarinense(PGC) serão transferidos,a expectativa nos presí-dios federais de CampoGrande (MS), Catandu-vas (PR), Porto Velho (RO)e Mossoró (RN) é que naspróximas horas o comboiotrazendo os criminososchegue ao destino.

Ontem à tarde, por vol-ta das 14h40, os soldadosda Força Nacional chega-ram a Florianópolis (SC),

na Base Aérea. À tarde,dois ônibus lotados saíramdo local em direção à Aca-demia de Polícia, onde es-tá sendo aguardado maisreforços. A operação estásendo tratada com o máxi-mo de sigilo.

Os presos que serãotransferidos, estão sendoacusados de aterrorizaremas ruas da capital, onde jáforam registrados mais de100 ataques. As ordens pa-ra os ataques teriam sidodadas de dentro dos pre-sídios, que ficam localiza-dos na região metropoli-tana de Florianópolis.

POLÊMICAA transferência para

penitenciárias federaisdivide opiniões. A Or-dem dos Advogados doBrasil de Santa Catari-na (OAB) defende a me-dida. Setores da PolíciaMilitar e do Departa-mento de AdministraçãoPrisional são contráriospor entenderem que osdetentos terão contatocom facções de outros es-tados.

Especialistas concor-dam que SC não pode fi-car parada enquanto osdetentos estão afastados.

Defendem a construçãode uma unidade prisio-nal para isolar estes cri-minosos depois do retor-no ao Estado.

O governo catarinen-se espera transferir nomínimo 20 detentos, emespecial os principais lí-deres, identificados co-mo: Evandro Sérgio daSilva, Rudinei RibeiroPrado, Sebastião C.Walter, Adílio Ferreira,Rodrigo de Oliveira e Gi-an Carlos Kazmirzki. E-les são apontados comoos principais mentoresdo PGC.

ReproduçãoFocoelho

Passando na hora

Divulgação

tido de prender os acu-sados, mas até o mo-

mento ninguém foi cap-turado.

Page 17: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

NATAL– A Compa-nhia Docas do RioGrande do Norte (Co-dern) terá um estandena Feira Internacionalde Logística, Trans-portes de Cargas e Co-mércio Exterior, a In-termodal South Ame-rica, que será realiza-da de 2 a 4 de abril emSão Paulo. No eventoserá mostrado o Ter-minal Turístico dePassageiros de Natal.

O projeto da feira foiapresentado pelo pre-sidente da Codern, Pe-dro Terceiro de Melo,na reunião na Federa-ção das Indústrias doEstado do Rio Grandedo Norte (Fiern), emNatal, onde estevepresente o secretáriomunicipal de Turismoe DesenvolvimentoEconômico, FernandoBezerril.

Para o secretário

Fernando Bezerril,pela primeira vez nahistória do Rio Gran-de do Norte será le-vantada, num eventodeste porte a bandei-ra do turismo náuticoe que contará com apresença de entidadesempresariais do Esta-do e do trade turístico.“É importante a nossaparticipação porqueesta feira é uma vitri-ne que reúne os maio-

res armadores domundo”, ressaltou osecretário.

O estande da Co-dern terá apoio da Se-cretaria de Turismode Natal que enviaráseus técnicos juntocom representantesda Codern, Fiern, Fe-comércio e SecretariaEstadual de Desen-volvimento Econômi-co, que irão identificaroportunidades de ne-

gócios para implanta-ção de linha de cabo-tagem no Porto de Na-tal, realizar reuniõescom armadores decruzeiros marítimosdivulgando o Termi-nal Turístico de Pas-sageiros de Natal. Aexpectativa dos reali-zadores do evento éque 50 mil pessoas vi-sitem a feira.

Participaram dareunião o presidente

da Fiern, Amaro Sa-les; Federação do Co-mércio do RN (Feco-mércio), MarceloQueiroz; secretário deTurismo de Natal,Fernando Bezerril; eos assessores da Co-dern, Otto MilitãoChaves e Reneide Pe-reira, além do secretá-rio adjunto da Secre-taria Estadual do De-senvolvimento Econô-mico, Silvio Torquato.

REGIONALMOSSORÓ-RN - SÁBADO, 16 DE FEVEREIRO DE 2013 MAPEAMENTO

Relatório da Sesapmostra risco de ocorrência daDengue no Estado

PÁGINA 3

Terminal Turístico de Passageiros de Natal será mostrado no estande da Codern em feiraEvento será realizado em São Paulo no período de 2 a 4 de abril

IntermodalPorto de Natal receberá investimentos Terceiro Melo anuncia participação da Codern em feira que acontecerá em abril, em SP

Page 18: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Cidades2 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

Na educaçãoE como o assunto se volta para a gov-

ernadora Rosalba Ciarlini, na próxima se-gunda-feira (18), a chefe do executivo es-tadual juntamente com a secretária de Es-tado da Educação, Betania Ramalho,abrirá oficialmente o ano letivo da rede es-tadual de ensino.

MarcoA solenidade será realizada às 8h, no

Instituto de Educação Superior Presi-dente Kennedy, situado à rua Jaguarari,em Lagoa Nova. Na ocasião também serárealizada uma coletiva de imprensa coma secretária para apresentar o planeja-mento da Educação para o ano de 2013.

AjustesA secretaria de educação tem corrido

contra o tempo para ajustar a estruturaque atenderá o sistema educacional do Es-tado em 2013. Para se ter uma ideia, a11ª. Dired tem sofrido para integrar osnovos professores da rede estadual de en-sino.

ImpasseOs professores aprovados em concur-

so e convocados pela secretaria estãoabrindo mão das vagas em função da in-compatibilidade com as atividades já de-sempenhadas. O problema se configuracomo um desafio a mais para o ajuste daestrutura.

CampanhaComeça nesta segunda-feira (18) o

período oficial de campanha para a reito-ria da UERN-Universidade do Estado doRio Grande do Norte. As candidatas AnaDantas (reitora) e Gláucia Russo (vice-reitora) optaram por fazer o lançamentodo material de campanha na Internet.

LinhaAs candidatas levaram em consider-

ação que a Universidade, além de Mossoróonde fica o Campus Central, ainda estápresente em 16 cidades espalhadas peloRN. Desde a definição dos seus nomes paraa disputa, Ana e Gláucia têm usado a tec-nologia para diminuir distâncias entreos cinco campi avançados, os onze nú-cleos e a sede.

PiorPara quem achava impressionante o

problema de abastecimento que deixou omunicípio de Luis Gomes mais de um anosem água nas torneiras, eis que surge umcaso ainda mais gritante. No conjuntoIndependência, Zona Oeste de Mossoró,tem áreas que não recebem água en-canada há mais de 15 meses.

RezarEm plena zona urbana de Mossoró a

crise gerada pela falta dágua é flagrantee gritante. Aos pobres mortais resta do-brar os joelhos e rezar para a providenciadivina, assim como fez o prefeito de LuisGomes em entrevista a InterTV Cabugi.Diante da incompetência das autoridades,resta apenas rezar.

MudançaE por fala em Deus e chuva, os últi-

mos dias tem demonstrado uma modifi-cação climática significativa em municí-pios da região. As nuvens voltaram a fig-urar no céu e as precipitações, mesmoque de forma tímida começaram a dar oar da graça. Segundo os meteorologistasnem tudo está perdido.

ReviravoltaSegundo avaliações preliminares, ain-

da há esperança de que tenhamos um bominverno no decorrer do ano de 2013. Daquifica a torcida para que a ordem seja reesta-belecida e as chuvas possam cair em boaquantidade nos municípios atingidos pelaestiagem.

Seleção O processo seletivo para a escolha de novos monitores da Faculdade de Enfer-

magem Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN) será realizado no período de18 a 27 deste mês, na própria instituição.

ProcedimentoAs datas e horários das provas variam de acordo com a disponibilidade dos do-

centes que selecionarão acadêmicos para auxiliarem em suas disciplinas. Essasinformações foram disponibilizadas em edital. Os resultados serão divulgados lo-go após a conclusão da seleção e o contrato com o monitor.

DestaqueO VillaOeste recebeu o primeiro lugar do RN na categoria Serviços de Turismo

do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas e agora está en-tre os finalistas que concorrem a premiação nacional. O hotel estará recebendonas próximas semanas a visita de auditores do Sebrae com o objetivo de verificaras práticas de gestão da empresa. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreráem Brasília no mês de abril.

leitura da mensagem anual da governadora Rosalba Ciarlini foi marcadapor um excelente conteúdo. Pena que o conteúdo chegue com dois anos de a-traso. Um Estado com 167 municípios não pode parar dois anos. Não há

mais espaço para este tipo de estratégia ou método de gerência. É elementar que asdificuldades existam. Os recursos são limitados, numa contraposição com as demandasque são ilimitadas. A crise que atinge o Estado não é boa pra ninguém. Buscar cul-pados para o caos é algo que pouco importa. Precisamos que o Estado volte a fun-cionar. A posição adotada pela governadora Rosalba Ciarlini ontem na AssembleiaLegislativa foi cercada pelo otimismo, mas com a manutenção de posições que devemdificultar a recomposição administrativa do Estado. Otimista, Rosalba reconheceuas dificuldades e destacou que não se incomoda com a posição adotada pelos oposi-tores. O problema maior se volta para o fato de que as críticas no atual momento nãose limitam a opositores. A artilharia maior está na mão do povo. O governo está sem,defesa. Ninguém se atreve a defender um governo que não agrada a maioria. Emmeio a lista de realizações e de projetos que encontram-se em andamento Rosalbadeu a tônica do que deverá ser o ano de 2013. "Estamos superando dificuldades eabrindo oportunidades". Pela frase, teremos que esperar mais um ano para ver o RNde volta ao seu rumo apenas em 2014.

AFeliz ano novo

Márcio Costa

Giro pelo [email protected]

Praias

Banhistas devem evitar contato apenas com o reservatório de Pium

Boletim mostraboas condições de balneabilidade

O carnaval passou, masas boas condições de bal-neabilidade das praias po-tiguares permaneceram.É o que revela o resumodo boletim de Balneabili-dade Nº07/2013 do Pro-grama Água Azul, real-izado pelo Instituto Fed-eral de Educação, Ciên-cia e Tecnologia do RioGrande do Norte (IFRN)em parceria com o Insti-tuto de DesenvolvimentoSustentável e Meio Am-biente (Idema).

Dos 48 pontos verifica-dos, apenas no Balneário

do Pio Pium, em Par-namirim, é que os ban-histas devem evitar o con-tato com a água devido osaltos índices de coliformesfecais.

Os trechos analisadosestão distribuídos entre os410 km de praias do RioGrande do Norte, entreBaía Formosa, na divisacom a Paraíba, e Tibau, di-visa com o Ceará.

Além do Idema e IFRN,outras entidades fazemparte do programa ÁguaAzul: Secretaria de Re-cursos Hídricos do Gover-

no do Estado, Instituto deGestão das Águas do Es-tado (Igarn), Empresa dePesquisa Agropecuária doRN (Emparn), Universi-dade Federal do RioGrande do Norte (UFRN)e Universidade FederalRural do Semi-Árido(Ufersa).

A análise é válida porsete dias. Em anexo, segueo resumo do boletim des-ta semana. Qualquerdúvida, entrar em conta-to com CCS/Campus Na-t a l - C e n t r a l([email protected]).

Praias potiguares estão aptas ao lazer

Page 19: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Avaliação

Decisão

Justiça Federal determina licença-maternidadede 180 dias para professora que adotou criança

Uma professora daUniversidade Federal doRio Grande do Norte ga-nhou na Justiça o direi-to de ter licença-mater-nidade de 180 dias porter adotado uma criança.

A decisão foi do juiz fe-deral Marco Bruno Mi-randa Clementino, titu-lar da 3ª Vara Federal.A UFRN entendia que alicença deveria ser de 45dias, no entanto, a pro-fessora recorreu ao Judi-ciário, que garantiu aisonomia do período da-do a gestantes.

"As licenças à gestan-te e à adotante são direi-

tos mutuamente titula-rizados por mãe e filhos",destacou o juiz federal nadecisão. Ele ressaltou:"qualquer discriminaçãonas relações familiares éodiosa, não podendo aorigem da relação de fi-liação servir de justifica-ção para discriminaçãonos direitos de mães e fi-lhos".

Na análise do juiz fe-deral Marco Bruno Mi-randa, a limitação no pe-ríodo de licença à ado-tante conduz a uma si-tuação absurda, já que opróprio sistema jurídicoimpõe igualdade com as

gestantes em relação aocumprimento dos deve-res previstos no artigo277 da Constituição Fe-deral.

"Nesse sentido, hojea família é uma catego-ria jurídica que visa a tu-telar o direito de amar.E, por essa razão, qual-quer discriminação noseio da família é odiosa.Não se pode impedir o ci-dadão de praticar o afe-to e buscar a felicidade,exercitando sua sexuali-dade e educando seus fi-lhos. As formalidades ci-vis, nesse contexto, assu-miram mero caráter aci-

dental, como instrumen-to de regulação de algu-mas relações patrimo-niais, mas apenas isso",escreveu na decisão ojuiz federal.

O magistrado obser-vou ainda que tanto amãe quanto o filho te-riam legitimidade ativapara fazer o pedido da li-cença. "É que, para am-bos, é indisponível o di-reito de exercer o afetonas fases iniciais de con-vivência entre mãe e fi-lho, sendo essa uma re-lação de mutualidade",destacou o magistradoMarco Bruno Miranda.

Posicionamento Presidente do parlamento de Paraú confirma atendimento à recomendaçãocontra prática do nepotismo

PARAÚ -Presiden-te do Poder Legislativomunicipal de Paraú,região do Médio Oestepotiguar, o vereadorRaimundo Nonato Cu-nha (PSB) buscou con-tato com a reportagemdo O Mossoroense afim de transmitir quejá houve pronto acata-mento ao conteúdo daRecomendação nº002/2013, de 23 de ja-neiro, emitido pela re-presentação do Minis-tério Público Estadual(MPE) da comarca,com sede em CampoGrande.

A instrução emana-da do MPE foi no sen-tido de que ocupantesde postos comissiona-dos ou funções de con-fiança que mante-nham parentesco emqualquer nível com au-toridade nomeante oservidor da mesmapessoa jurídica inves-tido em cargo de dire-ção, chefia ou assesso-ramento, para o exer-cício de atribuição emcomissão ou de con-fiança ou, ainda, defunção gratificada nagestão direta ou indi-reta de Paraú deverãoser exonerados.

Este foi o ponto prin-cipal da recomenda-ção, publicada noexemplar do dia 25 dejaneiro do Diário Ofi-cial do Estado (DOE).Expedida pela promo-tora de Justiça BeatrizAzevedo de Oliveira, amedida se dirigiu aoprefeito e ao presiden-

te da Câmara. No atoa promotora de Justi-ça fixou prazo de 30dias para que ambos osgestores comuniquemà Promotoria Públicaquais as providênciastomadas, sob pena deadoção de medidas ju-diciais cabíveis.

Tanto o chefe doExecutivo quanto opresidente da Câmarajá foram cientificadosdo teor da medida. "Denossa parte [Câmara]quero confirmar que jáprovidenciamos, ematendimento ao teor damedida da Promotoria,a exoneração de servi-dores que haviam sidonomeados por algunscolegas vereadores",informou RaimundoNonato. "Quero apro-veitar para dizer quenenhuma das exonera-ções se observou na es-fera desta presidên-cia", completou.

INTERVENÇÃO -A promotora interveiona questão após ter re-cebido informaçõesdando conta da exis-tência de ocupantes depostos comissionadostanto na esfera do Po-der Legislativo quantona prefeitura parauen-ses. No âmbito do par-lamento, conforme ga-rantia dada pelo presi-dente, o problema já foiinteiramente sanado.Porém, não se tem in-formação concreta sea orientação ministe-rial já foi obedecida nainstância do PoderExecutivo de Paraú.

Cidades 3www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de fevereiro de 2013

Rio Grande do Norte tem mais de 50% das cidades com alto risco de ocorrência da dengue Relatório apresentado pela Sesap mostra cenário preocupante em 88 municípios potiguares

A Secretaria de Esta-do da Saúde Pública (Se-sap) divulgou nessa sex-ta-feira (15) o Mapa deVulnerabilidade para aidentificação de áreascom maior risco paraocorrência de dengue noano de 2013.

São 48 municípios comrisco muito alto de den-gue, 40 apresentam ris-co alto, 42 com risco mo-derado e 37 estão com ris-co baixo para uma epide-mia de dengue. A finali-dade do mapa é fornecersubsídios que possam au-xiliar na delimitação dasáreas que necessitam demaior fortalecimento dasações de combate ao ve-tor e organização dos ser-viços de saúde.

O mapa de vulnerabi-lidade é elaborado a par-tir de uma matriz esta-tística, cuja classifica-ção final de risco é umindicador composto pe-los seguintes parâme-tros: Incidência de den-gue nos últimos 10 anos(número de casos sus-peitos por cada 100.000habitantes), Índice de

Relatório orienta municípios para a intensificação de ações preventivas

Infestação Predial de2009 a 2011 (porcenta-gem de imóveis que pos-suíam focos positivos dedengue), Índice de Infes-tação Predial de 2012,Índice de Pendências de2012 (porcentagem deimóveis que não foi rea-lizada a visita domiciliardo agente de endemias)e densidade demográfi-ca de 2012.

"Estamos programan-

do um cronograma de vi-sitas de monitoramentonos municípios da Gran-de Natal, que são os queapresentam grande den-sidade populacional emaior risco de chuva, porestarem na região litorâ-nea. Trabalhando com es-tes municípios o nosso ob-jetivo é diminuir a so-brecarga na assistênciados hospitais", explicouStella Leal, subcoordena-

dora de Vigilância Epide-miológica da Sesap.

Para o restante dosmunicípios, a Sesap irátrabalhar junto com asUnidades Regionais deSaúde Pública (Ursaps)para que façam um acom-panhamento mais de per-to com os municípios per-tencentes à sua região,dando continuidade àsatividades rotineiras decombate à dengue.

Page 20: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Cidades4 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

SÃO RAFAEL - Subs-tituto imediato do nova-mente prefeito José de Ari-matéia Braz (PPS) na ges-tão concluída em 31 de de-zembro de 2012, o agoravereador Cícero Pinheiro(PRB) terá a incumbênciade representar simbolica-mente o posto de líder dogoverno na instância daCâmara de Vereadores deSão Rafael, região do Va-le do Açu. Informação vin-da do grupo governista dáconta que a opção foi con-sensual entre os vereado-res da base aliada.

No governo anterior(2009/2012), Cícero Pi-nheiro exerceu oposição aochefe do Executivo, apesarde ter sido eleito como seuvice. Porém, no processoeleitoral de 2012 houve a

reaproximação entre am-bos e, agora, ele mereceua confiança do mandatáriopara exercer a liderançagovernista no parlamen-to rafaelense. No círculopolítico da cidade a indi-cação de Cícero Pinheirofoi vista como um ato quefortalece seu projeto para2016.

Comenta-se que o verea-dor e ex-vice-prefeito já sedebruça por sobre o propó-sito de concorrer à chefia doExecutivo na ainda longín-qua sucessão de 2016,quando o atual prefeito Ari-matéia Braz não poderámais concorrer ao posto pe-lo fato de ter sido reeleito naeleição do ano passado. En-tretanto, idêntica aspira-ção existe por parte de ou-tra liderança de situação.

O atual vice-prefeito Ce-sário Davi (PDMB) alimen-taria igual pretensão na fu-tura eleição.

POSTULAÇÕES Presidente do diretório

municipal peemedebista,Cesário Davi, que já con-correu uma vez à prefei-tura na primeira eleição deArimatéia Braz, então ad-versários políticos, agoravislumbraria mais chan-ces de alicerçar sua inten-ção de conquistar a chefiado Poder Executivo na su-cessão municipal adiante.Ainda dentro do bloco si-tuacionista existiria outrapretendente à sucessãomajoritária em 2016: a ve-readora estreante RosanaSantos, "Rosana de VanVan" (PR).

Definição

Ex-vice-prefeito desempenhará atribuição delíder do governo no Legislativo rafaelense

Cícero Pinheiro (PRB) terá a incumbência de representar simbolicamente o posto de líder do governo

Indicação de Cícero Pinheiro para a função é vista como um ato que fortalece seu projeto para 2016

Page 21: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Orientação

Cidades 5www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de fevereiro de 2013

Serviços do Samu Metropolitano em AreiaBranca devem ser solicitados através do 192 Campanha busca orientar população quanto aos meios de acesso aos serviços de urgência

Central de atendimento do Samu local está instalada na BR-110, na entrada da cidade

AREIA BRANCA –Desde o último dia 8 oServiço de AtendimentoMóvel de Urgência (Sa-mu) iniciou suas opera-ções em Areia Branca.

A informação é repas-sada pelo secretário mu-nicipal de Saúde, Ricar-do Calazans, acrescen-tando que a base do ser-viço foi inaugurada em 26de dezembro do ano pas-sado, mas só agora pas-sou a operar devido al-guns entraves.

De acordo com Ricar-do Calazans, entre os mo-tivos do atraso no iníciodas atividades do Samulocal, estão as questõesburocráticas que já foramsanadas pelo municípiograças à interferência daprefeita Luana Bruno(PMDB) que esteve àfrente das negociações.

O secretário tambémcita que foi preciso rea-dequar as estruturas fí-sicas do prédio onde foiinstalada a base do Sa-mu. O imóvel foi cons-truído às margens da

Balanço

Corpo de Bombeiros do RN registra327 atendimentos no Carnaval

O Corpo de Bombei-ros do RN registrou 327atendimentos entre osdias 8 e 13 de fevereirode 2013, período em quefoi realizada a “Opera-ção Carnaval Seguro”promovida pelo Governodo Estado do RN, atra-vés da Secretaria de Es-tado da Segurança Pú-blica e da Defesa Social(Sesed). A corporação re-gistrou um aumento de31,9% no número deatendimentos se compa-rado ao mesmo períododo ano passado.

De acordo com o coro-nel Elizeu Lisboa Dan-

tas, comandante-geraldo Corpo de Bombeirosdo RN, o aumento no nú-mero de atendimentos noCarnaval 2013 se deu emfunção dos investimen-tos realizados nos dois úl-timos anos na institui-ção, com a implantaçãode 44 novos soldados, em2012, e a ampliação dafrota de com a aquisiçãode mais 32 viaturas, en-tre administrativas eoperacionais.

“Os investimentos ad-quiridos nos dois últimosanos refletem em um re-sultado mais eficiente pa-ra a população. A amplia-

ção da capacidade da ins-tituição em atender a ummaior número de solicita-ções, através da diminui-ção da demanda reprimi-da que havia em anos an-teriores, é o melhor resul-tado deste investimento”,disse o coronel ElizeuDantas.

O maior número de in-tervenções realizadas pe-lo CBMRN aconteceu nacapital e região metropo-litana, onde foram regis-tradas 163 ações da cor-poração.

Na região do Seridó, aCentral de Gerenciamen-to do 3º Subgrupamento

de Bombeiros, situada nomunicípio de Caicó, regis-trou 81 atendimentos noscinco dias de folia. Osatendimentos mais des-tacados foram análises evistorias em estruturasmetálicas de eventos car-navalescos e em trios elé-tricos (45), auxílio ao pú-blico (17), embriaguez emau súbito (6), acidentede trânsito com vítima(3), acidente automobilís-tico (2), capotamento (2),acidente com motocicle-ta (1), violência interpes-soal (1), incêndio flores-tal (1), resgate suicida (1),entre outros.

Na região Oeste, aCentral de Gerenciamen-to do 2º Grupamento deBombeiros, situada emMossoró, registrou 74atendimentos durante afolia. Os atendimentosmais destacados foram deanálises e vistorias em es-truturas metálicas deeventos carnavalescos eem trios elétricos (64), in-cêndios e princípios de in-cêndios (6), auxílio ao pú-blico (2) e pessoas em imi-nente perigo (2).

No Alto Oeste, os bom-beiros registraram ape-nas 9 atendimentos, sen-do todos relacionados às

ações de vistorias em es-truturas metálicas deeventos carnavalescos eem trios elétricos. A bai-xa estatística neste perío-do, no Alto Oeste poti-guar, é justificada pelamigração da populaçãopara polos carnavalescoscom mais tradição em fo-lia como por exemplo aomunicípio de Tibau doNorte, bem como pela im-plantação do Serviço deAtendimento Móvel deUrgência – Samu quepassou a atender na re-gião uma demanda queantes era atendida so-mente pelo CBMRN.

Atendimentoinadequado colocasegurança deusuários em risco

No domingo passado,duas tentativas de acio-nar o serviço foram fei-tas de forma incorreta.Na primeira, uma pessoase acidentou e sofreu le-ves escoriações. Curiosose testemunhas, na tenta-tiva de ajudar, colocaramo ferido em um veículoparticular e o levaram atéa base do Samu 192, quefica na entrada da cidade.

Noutro caso, familia-res de uma vítima que so-freu uma queda foram atéas instalações do Samu192 na tentativa de soli-

citar o atendimento pré-hospitalar.

Nos dois casos, os so-corristas daquele apare-lho de saúde só puderamatuar após o acionamen-to da central telefônicaque libera a saída dos téc-nicos e da ambulância.

Portanto, o reforço es-tá sendo feito para aque-les que porventura neces-sitarem utilizar os servi-ços do Samu. Este deveser acionado pelo telefo-ne 192. A ligação é gratui-ta de celulares e telefonesfixos.

BR-110, próximo ao aces-so à praia de Upanema,tendo funcionado primei-ramente como base deapoio da polícia.

Com relação ao Samu,a ambulância fica de

prontidão nessa base ins-talada na entrada e saí-da da cidade com umaequipe de profissionais,pronta para os atendi-mentos quando se fize-rem necessários.

O serviço que foi recen-temente implantado emAreia Branca atende úni-ca e exclusivamente pelotelefone. Esse é o reforçofeito pela equipe técnicado serviço na cidade.

Page 22: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Social6 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

Reflexão“Tudo o que muda a vida vem quietono escuro, sem preparos de avisar.”(GUIMARÃES ROSA) Jota

[email protected]

RibamarVale do Açu

Vice-prefeita e médica Laís Cabral em love com o advogado Sérvulo

em churrasco na segunda-feira, em Pendências

Secretário Wilson Rodrigues coma musa Talita e a genitora, a primeira-

dama Rita Rodrigues, atrás do trio elétrico no Alto

Ele é gente que faz e acontece.Joseildo Rodrigues acontece

em vivas na coluna hoje pela idade nova

Prefeito Kerginaldo Pinto, no trio de Grafith, observa a multidão de aproximada-mente 250 mil foliões nomela-mela em Macau.

O prefeito Luizinho Cavalcante promove o

evento Carnavaleu 2013e tem aceitação da

população deCarnaubais

PARABÉNS!Esta coluna canta vivas de fe-

licidades com abraços de saúdepara o empresário Joseildo Ro-drigues, leia-se Personal Mar-keting, em Mossoró; para o médi-co Vital Amorim e para o em-presário dos postos Frei Damião,Hugo Nobre Cabral. Axé!

FOLIA NO ALTOO prefeito Abelardo Rodrigues

e equipe, apesar das dificuldades,agradaram não só a população doAlto do Rodrigues, mas ao Valedo Açu como um todo e atraíramaqueles foliões que não optarampela festa de Momo em Macau. OCarnaval da Gente revivendo opassado e abraçando todos foicoroado de sucesso. A coluna foiinformada da megafesta paracomemorar 50 anos de emanci-pação política e social no mês demarço, dentro do carnaval forade época Alto Folia. Volto.

EM MACAUO destino mais procurado dos

norte-rio-grandenses, sem dúvi-da, foi Macau durante o Carna-val. De parabéns o prefeito Ker-ginaldo Pinto e equipe de auxi-liares, que ficaram de plantão ena minha opinião deram atendi-mento VIP aos foliões e turistase, em especial, à imprensa, que foirecebida com pompas. Agrade-cemos aos companheiros ArafranPeter, Celso Amâncio e RodrigoLoureiro. Encontro prazerosocom Liege Barbalho, George Aze-vedo, entre outros, em almoço con-corrido no domingo, no BNB Clu-be de Macau.

GENTE, FATOS & EVENTOS

@ Esta coluna está nos prepara-tivos para a III edição do Feijão comJota na Festa de São José 2013, emAngicos, quando reunirá amigos eserá conferida a comenda Colunis-ta Prata da Casa. Volto.

@ Passando em Macau na se-gunda-feira de Carnaval, fize-mos pit stop na residência docasal Telmo/Ana Marcelino,quando fomos recebidos pelavice-prefeita e médica Laís Ca-bral e pelo vereador Tete Locu-tor, entre outros. Gente que faz!

@ Como bem diz a música, atrásdo trio elétrico só não vai quem jámorreu! Este colunista encontroua primeira-dama Rita Rodriguescom o filho Wilson Rodrigues/Tali-ta, Giovani Filho/Priscila Andriel-le, secretária Dora, entre outros.

@ A Igreja Católica no RN fezlançamento oficial da CF 2013com o tema “Fraternidade e Ju-ventude” e aproveita para come-morar os 50 anos da Campanha.

@ Para ver detalhes da cobertu-ra do Carnaval na região, clique naseção eventos do nosso blog www.jo-taribamar.com.br e fique em dia.Boa leitura.

@ O Carnavaleu 2013, em Car-naubais, com direito a Circo daFolia e atrações regionais, mo-vimentou o Vale numa festatranquila e sem maiores des-pesas. O prefeito Luizinho foium dos foliões mais animadose presentes ao evento no Rio.

Page 23: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Cidades 7www.omossoroense.com.br Sábado, 16 de fevereiro de 2013

Vale do Açu

Chefia da 11ª Dired estuda alternativas para suprir carência de docentes na rede pública

Professores convocados senegam a assumir funções

São Gonçalo

Inscrições para processo seletivodos cursos de especialização a distância terminam amanhã

ASSÚ - Titular da 11ªDiretoria Regional deEducação (Dired), em As-sú, a professora Livane-te Barreto se disse sur-preendida por uma atitu-de de praticamente todosos professores concursa-dos e recém-convocadospela Secretaria de Esta-do da Educação e Cultu-ra (SEEC).

A dirigente alarmou-se com a solicitação dosdocentes no sentido de ob-ter reclassificação, resis-tindo a assumirem asfunções nos municípiospara os quais foram de-signados.

A diretora da Diredconsiderou o fato "preo-cupante" e adiantou quepretendia, no menor es-paço de tempo possível,tratar do caso no âmbitoda SEEC/RN, na capitaldo Estado. Lamentandoo gesto dos concursados,a professora LivaneteBarreto identificou queo problema se deve ao fa-to de estes profissionaispossuírem outros víncu-los empregatícios em ci-dades distantes da regiãocircunscrita à 11ª Dired.

Porém, caso a questãonão seja contornada an-tes do começo do ano le-tivo de 2013 - previsto pa-ra se iniciar segunda-feira, 18 de fevereiro -, adiretora da Dired já temuma opção. A alternati-va, conforme declaraçõesde Livanete Barreto, se-ria convidar professoresque possam absorvermais de uma disciplinano modelo de hora suple-mentar. Cada docentenesta circunstância pode

Terminam neste do-mingo (17) as inscriçõespara o processo seletivodos cursos de pós-gradu-ação Latu Sensu, em ní-vel de especialização, pa-ra o primeiro semestre de2013 que serão ministra-dos pelo Instituto Federalde Educação, Ciência e

Tecnologia do Rio Gran-de do Norte (IFRN) nospolos da UniversidadeAberta do Brasil (UAB).

Em São Gonçalo doAmarante, estão disponí-veis 50 vagas para cada cur-so das especializações emLiteratura e Ensino, Edu-cação Ambiental e Geogra-

fia do Semiárido e Ensinode Língua Portuguesa eMatemática numa aborda-gem transdisciplinar.

O processo seletivo dapós-graduação Lato Sen-su do IFRN para o semes-tre letivo de 2013.1 esta-rá aberto aos portadoresde certificado de conclu-

são de curso superior degraduação (ou de cursoequivalente).

Os interessados podemfazer a inscrição, exclusi-vamente via internet,através do endereço ele-trônico www.ifrn.edu.braté às 22h (horário local)deste domingo (17).

absorver até 10 horas su-plementares.

A titular da 11ª Diredobservou que a negativados docentes convocadospela SEEC compreendetoda a área de jurisdiçãodo órgão, formada pelascidades do Assú (sede),Ipanguaçu, Paraú, Triun-fo Potiguar, Campo Gran-de, Carnaubais, São Ra-fael e Itajá. "É uma situa-ção muito difícil porquetodos nós acreditávamos

que os professores convo-cados para trabalhar iri-am aceitar a atribuição decada um em cada cidade",anunciou a dirigente.

SURPRESA"Como a maioria [dos

convocados] possui outrovínculo empregatício emlocais distantes da re-gião, eles estão buscan-do a reclassificação e is-so representa mais umprejuízo para os nossos

alunos", observou Liva-nete Barreto. Porém, eladeclarou que haverá daparte da 11ª Dired todo oesforço no sentido de mi-nimizar os danos ao seg-mento estudantil no queconcerne ao início do anoletivo de 2013. "Fomospegos de surpresa, masvamos fazer tudo ao nos-so alcance para que os es-tudantes não sejam maisprejudicados", finalizoua diretora.

Titular da Dired, Livanete Barreto, está preocupada com a situação

Page 24: Página 3 (Cotidiano) Página 3 O MOSSOROENSEp.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_160213.pdf · Página 3 (Regional) RN tem mais da metade dos municípios com

Cidades8 www.omossoroense.com.brSábado, 16 de fevereiro de 2013

ITAJÁ - Técnica dosquadros da empresa CMTEngenharia Ambiental,que vem assessorando agestão municipal de Ita-já, região do Vale do Açu,no trabalho de elaboraçãodo que será o Plano Dire-

tor local, Felícia Andradeconsidera de fundamentalimportância a presença di-reta dos vereadores em talatividade. Ela tem feitoquestão de convidar a Câ-mara para todas as reu-niões acerca do assunto.

"Vejo como de extremaimportância a participa-ção dos vereadores até pe-lo fato de que serão elesque terão a incumbênciade votar o projeto de leique vai instituir o PlanoDiretor do município", ex-

plicou a consultora am-biental. No entendimen-to de Felícia Andrade, aoparticipar de forma enga-jada das discussões quevêm sendo realizadas so-bre o tema, os parla-mentares-mirins elimina-

rão desde já eventuais dú-vidas sobre a questão.

Ela destacou que, noinstante em que intera-gem com os pontos relati-vos ao processo de confec-ção do Plano, os vereado-res já ganham conheci-

mento sobre a matéria."Isso certamente será umfacilitador na hora em queeles forem deliberar porsobre o projeto de lei queserá encaminhado à Câ-mara pela prefeitura", es-clareceu Felícia Andrade.

VALE DO AÇU - Atra-vés do exemplar dessa sex-ta-feira, dia 15, do DiárioOficial do Estado (DOE),se verificou a publicação doEdital de Convocação ex-pedido pela Secretaria deEstado da Agricultura, Pe-cuária e Pesca (Sape) ten-do por fim os trabalhos con-clusivos de regularizaçãofundiária do Projeto Públi-co de Irrigação OswaldoAmorim (Baixo-Açu), loca-lizado entre os territóriosde Alto do Rodrigues (Va-le do Açu) e Afonso Bezer-ra (região Central).

O documento convoca-tório torna pública a atu-al ocupação dos lotes quefazem parte da distribui-ção das terras do referidoprojeto, ficando concedi-do o prazo de 15 dias cor-ridos para eventual im-pugnação.

O edital, assinado porJosé Simplício de Holan-da, adjunto da Sape, defi-ne que, decorrido o prazosem que haja questiona-mento formal, cada lote se-rá considerado passível dealienação ao contratanteoriginal ou sucessório le-gal.

Este procedimento éembasado no que determi-na a Lei nº 8.427, de 18 denovembro de 2003, regu-lamentada pelo Decreto nº17.411, de 24 de março de2004.

A partir da publicaçãoos concessionários ficamconvocados a comparecerao escritório da Sape lo-calizado na Associação doDistrito de Irrigação doBaixo-Açu (Adiba), emAlto do Rodrigues, ou naprópria Sape, no CentroAdministrativo, em Na-

tal, entre os dias 4 e 8 demarço.

DOCUMENTAÇÃOO comparecimento,

conforme explicado noEdital de Convocação, épara concretizarem a re-gularização dos seuscontratos com uma no-va repactuação financei-ra ou a desistência for-mal.

No ato de apresentaçãodeverão ser exibidos os se-guintes papéis: cédula deidentidade (cópia); CPF(cópia); comprovante de re-sidência; certidões negati-vas de débitos municipais,estaduais e federais; decla-ração de adimplência jun-to à Adiba; declaração daEmater/RN sobre a explo-ração econômica do lote; ecomprovante de aquisiçãodo lote.

Etapa

Proposta de regularização fundiária do Baixo-Açu dá novo passo com publicação de edital de convocação

Itajá

Consultora ressalta relevância de envolvimentode legisladores em debate pró-Plano Diretor

Além do envolvi-mento dos edis, a técni-ca Felícia Andrade con-sidera também degrande utilidade a par-ticipação de outros se-tores da sociedade pa-ra que o processo de ela-boração do documento

seja fortalecido."Quanto mais todos

os segmentos organiza-dos do município esti-verem integrados a es-sa discussão, mais po-deremos realizar umtrabalho de boa quali-dade para que Itajá

possa dispor de um Pla-no Diretor que efetiva-mente contemple o mu-nicípio em todos os seusaspectos", observou aconsultora ambiental.

A tarefa tem propor-cionado uma série dereuniões setoriais por

bairros e comunidades.As informações colhi-das serão analisadaspelo Comitê Gestor. Fe-lícia Andrade adiantaque o papel do ComitêGestor será o de daruma atenção mais es-pecial ao trabalho de

produção do Plano Di-retor.

"A contribuição detodos é importante,mas os membros desseComitê terão uma fun-ção mais dedicada àsetapas que irão resul-tar no anteprojeto do

Plano Diretor, por issosua existência é im-prescindível", enfati-zou a técnica. A primei-ra audiência públicasobre o Plano ocorrerádia 27 de fevereiro, às19h, no Clube Social deItajá (CSI).

Técnica destaca importância de participação da sociedade

Documento convocatório torna pública a ocupação dos lotes que fazem parte do referido projeto

Oficialização do Baixo-Açu entra em nova fase

paduacampos.com.br