o guia definitivo para promoção de...

33
O Guia Definitivo para Promoção de Conteúdo Aprenda a promover seu conteúdo e gerar cada vez mais negócios!

Upload: doantram

Post on 05-Apr-2018

229 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

O Guia Definitivo para Promoção de ConteúdoAprenda a promover seu conteúdo e gerar cada vez mais negócios!

2O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

ÍNDICE>> Introdução 3

>> A importância da promoção de conteúdo 6

>> Promovendo posts 8

>> Promovendo material rico 19

>> Novas tendências 30

>> Conclusão 32

>> Sobre a Rock Content 33

3O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

introduÇÃO

Você já deve ter lido ou ouvido muitas vezes que o marketing tradicional já não é mais efetivo. O consumidor atual, abastecido de um imensa quantidade de informação, é muito exigente e não será convencido somente por um anúncio. Ele buscará uma identificação com a marca e com a empresa antes de tomar a decisão de comprar um produto ou contratar um serviço. Então não basta você ter uma série de anúncios que irão interromper o que o visitante está fazendo e acreditar que isso bastará para alavancar suas vendas. É preciso fazer algo a mais.

É nessa hora que você irá adotar uma estratégia de marketing de conteúdo. Ao produzir artigos, ebooks, vídeos, dentre outros materiais, que trarão informações úteis para sua audiência, você estará conquistando sua atenção e iniciando um relacionamento entre eles e sua empresa. Com isso, você poderá ajudá-los a identificar quais as

4O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

necessidades que eles estão enfrentando e como seu negócio trará uma solução ideal para eles.

O marketing de conteúdo ajudará a sua empresa a alcançar inúmeros objetivos, de atrair potenciais clientes a educar seus colaboradores.

Os objetivos principais do Marketing de Conteúdo

» Atrair clientes em potencial;

» Preparar as leads para a decisão de compra;

» Educar o público para entender o real valor do produto/serviço;

» Diminuir o trabalho da equipe de suporte (educando clientes com artigos e materiais ricos, explicando como resolver as dúvidas mais comuns e mostrando a importância do serviço/produto);

» Educar e treinar seu próprio time.

Mas o que você precisa fazer para alcançar esses objetivos? O primeiro passo que sempre recomendamos é ter um blog.

Se você quiser algumas dicas de como começar seu blog, temos o guia completo para você seguir. Só baixá-lo aqui!

Apartir do seu blog você poderá produzir os mais diversos tipos de materiais e artigos para apresentar para seu público.

5O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Materiais para se produzir:

» Blogposts

» Podcasts

» Vídeo

» Infográficos

» Ebooks/whitepapers

» Webinários

Mas o conteúdo jogado no blog não obterá resultados, a menos que você o promova. Estratégias de SEO são importantes, mas levará tempo para que as visitas comecem a chegar organicamente. Então não espere seu público, vá até ele!

6O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

A importância da promoção de conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade, relevante e interessante para seu público é somente o primeiro passo. Não adiantará nada você ter tudo isso e mantê-lo guardado em caixas no seu porão. É de extrema importância que você divulgue-o e levo-o para o alcance dos olhos de sua audiência. Você não pode esperar que suas técnicas de SEO o levem para as primeiras posições e apartir disso você comece a obter visitas.

Você precisa colocar seu conteúdo à mostra nos mais diversos lugares! E não comece achando que isso é complicado. Hoje temos acesso a diversas redes sociais que alcançarão todos os tipos de públicos e permitirão uma abordagem diferente, de acordo com sua necessidade. Precisa de mostrar as belas roupas que está vendendo? Use e abuse do

7O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Pinterest e do Instagram! Quer conversar com diretores e profissionais da sua área? Busque por grupos no LinkedIn.

Resumindo: Promoção de conteúdo é o processo de desenvolver e compartilhar conteúdo relevante, valioso e engajador para sua audiência, com o objetivo de fechar novos negócios e/ou aumentar os negócios com atuais clientes.

E neste ebook iremos lhe mostrar como promover seu conteúdo de forma eficiente para atrair cada vez mais visitantes, gerar mais leads e alavancar suas vendas!

8O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Promovendoseus Posts

Começaremos pelo seu blog. Ele servirá como um repositório de tudo o que você produzir. Sempre que um leitor quiser encontrar algum dos conteúdos que você tenha disponibilizado, ele deverá encontrá-lo em seu blog. Portanto você deverá fazer posts sobre seus ebooks, seus vídeos e seus podcasts. Neles você deve explicar rapidamente o tema e convidar o leitor a baixar o material ou vê-lo/ouví-lo.

Além disso, seu blog será onde você disponibilizará seus artigos. Mantenha em mente que quantos mais artigos você produzir ao longo da semana e postar em seu blog melhor! Não se contente com apenas um texto! Escreva dois, três ou mais e você notará que os resultados serão cada vez melhores.

9O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Agora você precisa se fazer três perguntas:

» Onde meu público está?

» Quais os horários que ele procura por conteúdo?

» Quais os seus principais interesses?

Essas respostas serão as diretrizes que você precisará para escolher as melhores plataformas para divulgar seu conteúdo e a melhor forma de fazê-lo. Essa é uma parte fundamental do planejamento de promoção, então tome cuidado ao responder essas perguntas e traçar os perfis que deseja atingir. Com isso em mãos será a hora de começar a divlugação!

Redes SociaisOs canais mais comuns para divulgação de artigos são, sem sombra de dúvidas, as redes sociais. Todo mundo sabe do tamanho do Facebook e seus milhões de usuários, mas não devemos ficar presos à ele! Procure mais opções e use-as para complementar suas estratégia de promoção.

Quais canais posso utilizar?

» Facebook

A rede social de maior público, com mais de 75 milhões de usuários no Brasil, oferece oportunidades enormes para empresas, se utilizada de maneira certa. O público amplo pode ser segmentado ao promover conteúdo. É ponto obrigatório para quem tem blog.

A linguagem utilizada no Facebook irá variar muito com seu público, então conheça-o bem na hora de escrever suas chamadas. Tente ser mais conciso e não escrever algo muito longo. Usar imagens é sempre uma boa opção pois estas tem alto taxas de compartilhamento e engajamento.

10O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Lembre-se sempre que você precisará responder os comentários nos seus posts e que seu perfil também poderá receber mensagem dos seus seguidores. Então fique atento para não deixar ninguém sem resposta!

Veja um exemplo:

» LinkedIn

11O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

» LinkedIn

Promover conteúdo no LinkedIn pode contribuir bastante no alcance do seu conteúdo. Por ser uma rede de relacionamento profissional, o público é mais maduro e busca oportunidades e conteúdo útil para sua vida profissional, logo sua linguagem deve estar adaptada à essas características. Seu uso cresce a cada dia no Brasil e muitas empresas já coletam resultados relevantes nessa rede social.

O uso de imagens também é muito interessante, mas merece um cuidado especial. Não saia utilizando memes de Internet ou imagens excessivamente bobas ou infantis. Lembre-se que esta é uma rede social profissional e as pessoas que a acessam estão buscando informações mais sérias e não momentos de descontração.

» Google+

Os +1s são ótimos para seu blog. Eles contam para o rankeamento de sua página no maior buscador do mundo. Basicamente, quanto maior o número de +1 você tiver, melhor sua posição nas pesquisas (Claro que esse é somente um dos fatores que influenciam isso). Não fique de fora dessa rede social que está cada vez mais conectada com os produtos da Google.

As mesmas boas práticas aplicadas ao Facebook poderão ser utilizadas no Google+.

» Twitter

O público do Twitter consome conteúdo rapidamente e gosta de compartilhar através das headlines chamativas. Além de conteúdo

12O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

útil de qualidade, o público tem interesse em notícias e artigos que geram ações e promovem urgência. Ao começar a utilizar o Twitter lembre-se que ele envolve algo imediatista. Somente as pessoas que estão online naquele momento irão ver o que você postou. Então é especialmente importante conhecer os hábitos dos seus leitores e seguidores para obter resultados efetivos.

Como dissemos,use de uma linguagem mais dinâmica e que convide seu seguidor a tomar uma ação, afinal passar uma mensagem completa e útil em 140 caracteres é muito complexo. Pergunte para o seguidor se ele deseja saber mais sobre um assunto e convide-o a ler um artigo ou visitar seu blog!

» Pinterest e Instagram

São redes sociais para o público que gosta de imagens, fotos e tendências. São redes sociais obrigatórias para blogs de moda, ou qualquer segmento que usam muitas imagens. Por exemplo, se você trabalha com decoração que tal ter um pinterest com dicas interessantes de móveis ou um Instagram com seus projetos?

Ambas redes sociais ainda são dominadas por um público mais jovem, então uma linguagem mais casual pode ser melhor. Claro, se essa se encaixar no perfil de sua empresa!

Independente da plataforma, você deve sempre buscar promover seu conteúdo de forma única e atraente. Seja convincente e cativante, convide seu leitor a se engajar e relacionar com sua marca. Tente não se prolongar demais, afinal você quer que seu visitante vá para seu blog e leia o artigo que você produziu e não que ele fique somente em sua página do Facebook!

13O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Dicas para suas chamadas

Considere utilizar algumas das palavras mágicas:

Top, Por quê, Como, Vai, Novo, Segredo, Futuro, Seu, Melhor, Pior.

Fóruns de discussão, Comunidades e blogsOutra forma de aproveitar todo o potencial das redes sociais é divulgar seus artigos em fóruns de discussão e comunidades sobre o tópico. Ao redigir um artigo, procure por esses fóruns e comunidades e convide seus integrantes a lerem o texto e opinarem. Incite uma discussão sobre o que você tiver escrito e peça feedback e opiniões. Isso será positivo tanto na divulgação do seu material e seu blog quanto no crescimento e melhoria da sua escrita.

O Facebook e, em especial, o LinkedIn se destacam para isso. O LinkedIn conta com grupos grandes e ativos que podem ser ideiais para você. Contudo não se esqueça que você não está ali somente convidando os participantes para uma leitura e sim incentivando uma discussão saudável sobre o tema. Muitos desses usuários não querem simplesmente ler um texto e sim buscam um ambiente para exporem suas ideias e pontos de vistas. Satisfaça essa vontade deles e você ganhará seguidores fiéis.

Outra opção interessante é acompanhar outros blogs do seu segmento, principalmente os mais populares. Ao se deparar com artigos que tenham associação com algum conteúdo em seu blog, deixe um comentário relevante, útil e inclua o link do seu artigo, mencionando

{ }

14O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

que você escreveu sobre o assunto com o mesmo ou outro ponto de vista. Assim os visitantes do blog terão acesso aos seus artigos e você estará fazendo o tãoimportante link building.

InfluenciadoresUma das melhores formas para fazer que muita gente veja seu conteúdo é conseguir que alguém importante da área, que conte com muitos seguidores e leitores, divulgue seu material. Mas como fazer para que elas olhem para seu conteúdo? Conquistar esses Retuítes e compartilhamentos tão valiosos parece ser muito complexo, não? Na realidadeé tudo bem simples. Primeiro busque o contato dessa pessoa. Um email e, até mesmo, a conta do Twitter pode ser o suficiente. Envie uma mensagem com seu artigo e convide-a a ler eopinar sobre o que você escreveu. Também faça o pedido para que, se ela goste de seu material, ela divulgue.

Outra tática é citar os perfis no Twitter. Isso fará com que seu link apareça no feed dessas pessoas. Isso provavelmente fará com que ela leia o que você disponibilizou e, caso seu artigo seja muito bom, ela tenderá a responder sua mensagem e compartilhar seu artigo.

Resumindo:

» Enviando o link do seu artigo pedindo feedback, seja pelo Twitter ou Facebook.

» Publicando um artigo com uma lista de tweets “estratégicos”, falando sobre seu mercado. Nessa lista você incluirá os formadores de opinião que podem contribuir com a promoção de seu conteúdo.

15O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

ComentáriosReceber comentários em seus posts é a prova do sucesso de seus artigos. Comentários mostram que seus textos estão sendo lidos e engajando com sua audiência. Você poderá receber elogios, dúvidas e feedback e deve respondê-los o mais rápido possível! Essas respostas demonstrarão sua preocupação com seu público e irão desenvolver as discussões, o que gerará mais engajamento!

Não se esqueça que você receberá comentários em todas as plataformas e não só em seu blog! Você terá que responder na divulgação que fizer no Facebook, no LinkedIn, em tuítes e até mesmo em emails.

NewslettersÉ claro que você já usa Calls-to-Action em seu blog e convida seus leitores a assinar uma newsletter, certo? Seu blog está gerando leads não é? Se não estiver, leia este artigo agora! Pronto! Seu blog é uma das armas mais poderosas que você terá para coletar os emails de visitantes. E, uma vez em posse desse email, use-o para divulgar seus novos posts!

Envie, pelo menos uma vez por mês, uma newsletter para toda sua base de contatos com uma seleção dos melhores posts recentes. Ao enviar essa newsletter, você estará:

» Promovendo seu conteúdo para pessoas realmente interessadas no seu segmento;

» Mantendo contato com seus clientes e sua base de emails;

» Chamando a atenção de clientes em potencial.

16O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Certificando-se de que sua newsletter será campeã!

» FerramentasEncontrar a ferramenta de email marketing ideal é o primeiro passo! Assim você terá auxílio para gerenciar campanhas e listas de emails, além de se certificar de que o email não cairá na caixa de spam. Existem diversas opções no mercado, como por exemplo o MailChimp. Além disso, as provedores de automação de marketing como o HubSpot e o RDStation, também oferecem esse tipo de serviço.

» ConteúdoAntes de enviar qualquer tipo de conteúdo é importante conhecer e segmentar seu público de acordo com o conhecimento e interesse. Assim será possível criar seu conteúdo de forma personalizada, com a linguagem que irá realmente atingir o público desejado. Formar listas com os principais artigos do mês pode ser um ótimo ponto de partida!

» AssuntoNão se esqueça que o assunto do email é provavlemente o que definirá se ele será lido, portanto tente ser o mais chamativo possível, respeitando o público que receberá os emails.

» DesignO conteúdo é extremamente importante, mas o design não fica pra trás. Ele e a distribuição equilibrada de informações

17O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

facilitam a leitura do conteúdo, mantendo o interesse do leitor. É imprescindível que o design seja responsivo, ou seja, se adapte aos vários dispositivos aos quais temos acessos (smartphones, tablets, notebooks, computadores etc). É possível comprar templates pronto em vários sites! Recomendamos o themeforest.

Repromovendo conteúdoPromover seu conteúdo somente uma vez é um erro muito comum dentre as empresas. Porém você nunca alcançará todas as pessoas possíveis se divulgar seus artigos somente uma vez. Pense: se você postar algo no Facebook às 10 da manhã, aquelas pessoas que acessarem a rede social somente a noite provavelmente não verão sua postagem. Mas se você postar em um dia às 10 da manhã e na outra semana postar às 18 horas, você alcançará mais pessoas!

Logo, publique seu conteúdo em dias diferentes e em horários diferentes! Você começará a notar os resultados em pouquíssimo tempo e verá um aumento em seu tráfego. E quase todas as plataformas de publicação já tem a possibilidade de agendamento de postagens, então você pode se programar no momento da divulgação inicial. O próprio Facebook já conta com essa ferramenta.

Mude suas chamadas a cada uma das postagens, faça testes e busque a melhor forma! Essa é uma oportunidade excelente para melhorar a divulgação que você faz nas suas redes sociais.

Monitorando resultadosOs likes e compartilhamentos são legais, mas de nada adianta se os visitantes não estão entrando no seu site. Para entender se isso

18O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

realmente está acontecendo, fique de olho em seu Analytics! O Google oferece esse serviço de graça, portanto não venha com desculpas! É só cadastrar seu email e adicionar um código a seu blog e pronto, você já pode começar a ver seus números.

Dessa forma você saberá se as promoções estão funcionando e também descobrirá quais conteúdos são mais visitados. Com esses dados em mãos, você poderá adaptar sua estratégia de produção de conteúdo e produzir o tipo de artigos que estão fazendo mais sucesso.

19O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Promovendomaterial rico

Você investiu tempo e dinheiro na produção de um material rico, como ebooks, whitepapers, infográficos, vídeos. Para que o investimento não seja em vão e você oobtenha os melhores resultados possíveis, é preciso promover esse conteúdo para que o máximo de pessoas tenha acesso à ele.

As práticas mencionadas acima são muito úteis na promoção de seus materiais ricos, mas é preciso ir além para ter sucesso! É preciso se preocupar em fazer landing pages belas e que convertam e focar as pessoas certas para seu material. Não adianta nada sair divulgando seu novo vídeo para pessoas que não estão interessadas no tema ou que não precisam do produto/serviço de sua empresa!

20O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Landing PagesLanding pages serão as páginas que seus leitores serão destinados para poderem baixar seu ebook ou fazer inscrição para seu webinário. Elas tem alguns elementos específicos, mas basicamente funcionam como um formulário que deve ser preenchido para se acessar o material disponibilizado.

Veja um exemplo:

21O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Uma landing page deve ser totalmente pensada para converter esse leitor. Lembre-se que conseguir os dados desse leitor o transforma em um potencial cliente (ou lead). Se você souber usar esses dados de forma inteligente, o relacionamento de sua empresa com essa lead irá se estreitar e, eventualmente, resultará em uma venda!

O que sua Landing Page precisa ter!

» Imagem sensacional do “produto”Embora seja um livro eletrônico, é importante fazer com que o público visualize o produto.

» Texto atraenteÉ importante explicar exatamente o valor que aquele material rico proporciona para o leitor.

» Oferecer uma prévia do conteúdoPara que o leitor tenha ideia do conteúdo do ebook, disponibilize a lista dos capítulos.

» CTAO call to action é um dos pontos mais essenciais de sua landing page. Coloque um botão bem chamativo e destacado.

» ReviewsColoque breves depoimentos de pessoas que gostaram do seu conteúdo.

22O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

» Design limpo e bem estruturadoO seu foco será no conteúdo, portanto, o design não pode ser exagerado.

» Botões de compartilhamentoAssim seu alcance poderá aumentar com o compartilhamento dos leitores.

Quer baixar templates exclusivos que comprovadamente convertem?

Baixe agora mesmo nossos Templates para Landing Pages!

Pagamento SocialO uso de pagamento social é uma das formas mais interessantes para a propagação de seu material. Você enviará uma landing page especial para sua base de emails. Ao invés de seus contatos preencherem um formulário (com dados que você já tem), eles precisarão ou tuítar uma mensagem sobre seu conteúdo ou postar um comentário sobre seu material em uma rede social! Por exemplo, para baixar o seu novo ebook, as pessoas terão que tuítar: “Baixei o novo ebook da empresa X, recomendo! Se quiser baixá-lo, só clicar aqui”. Dessa forma, todos os contatos daquela pessoa ficarão sabendo do seu material!

Mas preste muita atenção: você deve mandar esse tipo de landing page somente para sua base! Novas leads precisam do formulário padrão

23O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

para deixar seus contatos.

Call-to-ActionCall-to-action quer dizer convidar seus leitores a fazer algo, praticar uma ação. Isso pode ser deixar o email, preencher o formulário, ler outra peça de conteúdo. Para isso podemos usar de algumas técnicas:

» Box lateral/meio do texto

Uma box chamativa na sidebar do seu blog é uma ótima maneira de captar emails ou convidar para baixar um material mais aprofundado. Elas devem ser visíveis e sempre oferecerem algo em troca das informações pedidas (email, nome, cargo etc). Também é possível colocar uma box no meio do artigo, aumentando as chances do seu leitor visualizar a caixa e preenchê-la.

24O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

» Banners

Eles podem ser usados para chamar a atenção do seu leitor para uma landing page que oferecerá material em troca do preenchimento de formulário. Você deve espalhar esses banners pelo seu blog e site, de forma que chamem a atenção de seus visitantes.

» Texto

Você também pode incluir CTAs ao longo do seu texto. Sempre convide seus leitores à se aprofundarem em um tema ao oferecer um ebook ou então ver um vídeo tutorial. Esse tipo de CTA é especialmente interessante pois manterá o leitor interessado em seu conteúdo sempre.

Email MarketingOs emails que você se esforçou tanto para coletar novamente mostrarão o seu valor! Sempre ao publicar um novo material rico, envie um email para seus contatos avisando-os da novidade! Você pode inserir isso em sua newsletter ou enviar um email separado, mas tenha certeza que está contactando sua base.

Escreva um email bem pessoal e mostre para seus contatos o por quê esse novo material é interessante também para eles. Se possível, use landing pages de pagamento social e convide-os a compartilhar tal material com amigos e conhecidos.

25O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Co-marketingO co-marketing é o marketing compartilhado, ou seja, a oportunidade de duas empresas, que possuem um público-alvo semelhante, trabalharem juntas para promover ações/conteúdos, provocando um buzz/impacto que sozinhas não conseguiriam.

Fazer parcerias com empresas que possuem um público similar ao seu faz total sentido para produção e promoção de materiais ricos. Procure empresas que tenham ideias complementares à seu negócio e que não sejam concorrentes diretos, claro. Não adianta fazer uma parceria com uma empresa gigante que não tem relação alguma com o seu mercado, afinal o público dele não te interessará.

Os benefícios com o Co-marketing são dobrados!

» Acesso a uma nova audiência

Seu conteúdo estará disponível não só para a base de emails da empresa parceira, mas também ao público proveniente de buscas orgânicas e promoções em redes sociais.

» Economia na promoção/produção de material

É simples, o custo e o tempo envolvido na produção do material, independente do tipo de conteúdo escolhido, será dividido entre as parceiras.

» Autoridade

O intuito é buscar parcerias com grandes empresas, que sejam referência em seu mercado de atuação. Dessa forma você será percebido como uma empresa importante, pois ganhou a confiança de um grande player.

26O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Formas de Co-marketing

São várias as formas possíveis de fazer co-marketing! Escolha a que irá funcionar com o parceiro em questão, afinal você deverá produzir algo que seduza o público de ambos. Algumas irão demandar mais investimento que outras, portanto mantenha isso em mente também.

» Artigos

É similar ao guest blogging, porém, a promoção do conteúdo será responsabilidade de ambas empresas, portanto será mais eficaz.

» Ebooks/whitepapers

Levam mais tempo para produzir que um post, mas os benefícios são maiores, claro, se promovido da forma certa.

» Infográficos

Funcionam muito bem, pois trata-se de um conteúdo altamente compartilhável e fazerem muito sucesso em mídias sociais.

» Vídeos

Outra forma incrível de conteúdo, principalmente se trabalhado em parceria com outra empresa. O conteúdo ficará mais completo e encorpado, além do alcance também ser maior, já que o vídeo pode ser promovido nos blogs, páginas do Facebook e canais do YouTube.

» Webinar

Ótimo não só para educar os clientes, mas também para aumentar o reconhecimento da marca. Escolha um tema que seja relevante para o público em comum, e que seja útil para as duas empresas.

27O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Independente do formato, lembre-se que o conteúdo deve ser atraente para ambas as partes. Ele deverá atrair leads, gerar engajamento e mostrar autoridade no tema abordado para as duas empresas.

Dicas para fazer Co-marketing

» Brainstorming

Pense nas empresas que são referência e podem te ajudar com

uma parceria assim;

» Contato

Entre em contato com essas empresas, crie relacionamentos e discuta a possibilidade de fazer co-marketing. Se possível, busque se relacionar com essas empresas em eventos. Caso não aconteça de primeira, não desista! Demonstre como esse tipo de parceria irá beneficiá-lo;

» Fechou? Ótimo!

Hora de discutir o tipo de conteúdo! Quais tópicos que serão abordado, quais serão as responsabilidades de cada empresa. Lembre-se que o trabalho deve fluir perfeitamente, para que os resultados sejam positivos e a parceria duradoura.

Cuidados ao fazer o Co-Marketing

» Conteúdo

Para que o conteúdo seja interessante, ele deve complementar a área de atuação de ambas empresas. Pode ser necessário que uma parte tenha que ceder um pouco em prol do sucesso da parceria.

28O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

» O combinado não sai caro

Discuta previamente o método de produção, de promoção e inclusive como os resultados serão mensurados. Assim você evitará atrito e terá certeza de que todos estão em sintonia.

» Dupla revisão

Lembre-se que todo processo de aprovação terá que ser feito pelo menos uma vez em cada equipe. São duas linhas de pensamentos e guias de estilo diferentes, o que fará com que o processo demore mais.

Usando Redes SociaisAssim como artigos, você não deve poupar esforços ao publicar seus materiais ricos nas redes sociais. Mas dê o próximo passo: Faça anúncios, crie campanhas e invista algum dinheiro na divulgação destes.

Para o Facebook, vale lembrar que nem todo mundo que curtiu a sua página visualizará o conteúdo que você publica lá. O Facebook tem um algorítmo para identificar as pessoas que possuem maior interesse no conteúdo publicado e deixa de exibir o conteúdo para algumas que não batem com esse perfil. Segundo a rede, isso é para não poluir a newsfeed dos usuários, mas é interessante saber que para atingir sua base completamente é necessário investir alguns reais nas publicações, principalmente para materiais ricos que irão gerar leads.

Será possível exibir sua publicação no feed de notícias (o que é mais recomendado, pois o usuário não precisará sair da sua rotina para visualizar seu conteúdo) ou na coluna da direita, onde ficam publicações e anúncios (essas apresentam taxas bem mais baixas de conversão).

29O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Você poderá ainda usar tweets promovidos. Ao pagar essa modalidade, sua empresa estará ampliando o alcance das suas atualizações feitas no Twitter. Qualquer empresa pode promover serviços, produtos e conteúdos para um público-alvo segmentado. Esses tweets aparecerão nos feeds de notícias dos usuários, que te seguem ou não. Com essa estratégia você conseguirá também novos seguidores, além de um público maior para seu conteúdo.

E por fim os status patrocinados do LinkedIn. Seguem o mesmo princípio dos tweets promovidos, porém, com os usuários do LinkedIn. É incrivelmente eficiente para empresas B2B. Além de dar mais visibilidade para sua marca, você estará atingindo um novo público e poderá segmentar de acordo com: localização, o tamanho do negócio, setor, cargo ocupado e anos de experiência.

30O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

Novas tendências

Novas tendências surgem a cada dia buscando auxiliar empresas e pessoas a promoverem conteúdos das formas mais diferentes. No Brasil, os dois exemplos que citaremos ainda não são muito famosos, mas merecem sem sombra de dúvida algum destaque. São plataformas que estão obtendo ótimos resultados no exterior e que com certeza chegarão ao território nacional.

» OutbrainÉ uma plataforma de descobrimento de conteúdo. Funciona da seguinte forma: pessoas que possuem blogs instalam o Outbrain para gerar uma renda extra enquanto oferecem recomendações de conteúdo de alta qualidade para seus leitores.

Já empresas e blogs conseguem divulgar seus conteúdos nesses

31O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

sites, pagando por clique! Trocando em miúdos: alguns blogs “vendem” espaço para anúncio e alguns “compram” (pagando sempre pelo número de cliques).

Clique aqui e confira!

» RedditTrata-se de uma rede social formada a partir de fóruns onde os usuários votam no conteúdo. Lá fora a interação dos usuários é alta, enviando links externos, promovendo votações sobre histórias e discussões importantes, mas no Brasil a comunidade não é muito ativa.

Clique aqui e confira!

Essas novidades irão ganhar espaço no mercado brasileiro e poderão ser um diferencial na sua próxima campanha de divulgação de material. Também é importante se manter sempre atento à novas páginas e redes surgindo para não perder nenhuma oportunidade.

32O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

CONCLUSÃo

Produzir conteúdo sem promovê-lo é como dar uma festa e não convidar ninguém. Algumas pessoas podem passar por perto, ver a bagunça e acabar entrando, mas a grande maioria das pessoas jamais saberá que o evento existiu! Ao ter sua estratégia de produção de conteúdo traçada e planejada, comece a pensar como você fará para atrair novos olhares para tudo o que você está produzindo. Não deixe seu conteúdo escondido ou os resultados que você obtiver serão lentos e muito menos expressivos do que poderiam ser.

33O GUIA DEFINITIVO PARA PROMOÇÃO DE CONTEÚDO

A Rock Content é a empresa líder em marketing de conteúdo no mercado brasileiro. Nós ajudamos marcas a se conectarem com seus clientes através de conteúdo fantástico e blogs corporativos sem monotonia.

Através de nosso serviço de consultoria montamos estratégias de conteúdo para nossos clientes que são executadas pelo nosso time de milhares de escritores freelance qualificados.

Possuímos vários materiais educativos gratuitos e sempre temos algum artigo interessante no blog do Marketing de Conteúdo.