o construtivisvo e a cibercultura

7
A corrente neocognitivista Nessa qualificação propõe-se correntes que introduzem o estudo da aprendizagem, do desenvolvimento, da cognição e da inteligência.

Upload: euzabia-reis

Post on 26-Jul-2015

36 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: O construtivisvo e a cibercultura

A corrente neocognitivista

Nessa qualificação propõe-se correntes que introduzem o estudo da aprendizagem, do desenvolvimento, da cognição e da inteligência.

Page 2: O construtivisvo e a cibercultura

O construtivismo

No construtivismo, propõe-se que a aprendizagem é o resultado de uma construção cognitiva realizada pelos envolvidos baseando-se em sua ação sobre o mundo, onde todos os dias se constrói um novo saber, e o feedback com outros, ou seja o aluno poderá construir seu conhecimento de maneira ativa no ambiente em que vive, e a relação dela com os que estão ali.

Page 3: O construtivisvo e a cibercultura

O ser humano é chamado de ser racional por ter a capacidade de aprender a raciocinar, que pode ser desenvolvida porque a competência de ¨pensar não é inata e nem é provida de fora.¨

Page 4: O construtivisvo e a cibercultura

O construtivismo na visão de Piaget inclui aportes de ¨outras fontes tais como o lugar do desejo e do outro na aprendizagem¨, ou seja o ensino deverá acionar o mecanismo de aprendizagem do aluno através do conhecimento prévio de cada um. A avaliação da atuação do aluno deve ser baseada na observação do desempenho do mesmo.

Page 5: O construtivisvo e a cibercultura

Ciências cognitivasO que se propõe com essa ciência ¨é buscar novos modelos e referências para avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.¨, ou seja serão estudos direcionados ao desenvolvimento da cognição agregados a utilização de computadores. Tomando como base a psicolinguística, a teoria da comunicação, e a cibernética, surge duas variantes: a psicologia cognitiva, e a ciência cognitiva, na qual ambas estudam o ser humano e sua mente, associando a tecnologia existente para entender o funcionamento da cognição da mente humana, a fim de se construir programas com inteligência artificial, embora nós saibamos que nenhuma máquina poderá substituir o ser humano em termos de superação.

Page 6: O construtivisvo e a cibercultura

A ciberculturaEstamos na era da cibercultura.

Atualmente dispomos de muitos softwares para nos comunicarmos no ciberespaço, e aumentar nossos conhecimentos, e nos mantermos atualizados, pois além de muitos recursos oferecidos existe a possibilidade de acessar informações em tempo real ou não.

Se aplicarmos esse tradição atual na educação podemos muito mais do que apenas dinamizar

Page 7: O construtivisvo e a cibercultura

nossas aulas, mas proporcionar aos nossos alunos a materialização dos conteúdos, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem realmente se torne significativo para nossos estudantes.

Fontes:

SANTOS, Edméa. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidades e redes sociais: conversando com os cotidianos: (PROPED/UERJ)

LIBANEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas resiginificadas pelo debate contemporâneo na educação.