teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

26
Novas Tecnologias no Ensino da Matemática TEORIAS PEDAGÓGICAS E A CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO. São Paulo - SP Fevereiro/2015

Upload: lemedri

Post on 25-Jul-2015

35 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

TEORIAS PEDAGÓGICASE A CIBERCULTURA NA

EDUCAÇÃO.

São Paulo - SP

Fevereiro/2015

Page 2: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Pedagogia em um Mundo moderno.A pedagogia faz parte da formação e do desenvolvimento

humano, em um mundo que esta em constante mudanças, por isso a pedagógica e os educadores tem que estar trabalhando na mesma sintonia, acompanhando os avanços tecnológicos e suas colaborações no mundo educacional.

Page 3: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

“A realidade atual mostra um mundo ao mesmo tempo homogêneo e heterogêneo, num processo de globalização e individuação, afetando sentidos e significados de indivíduos e grupos, criando múltiplas culturas, múltiplas relações, múltiplos sujeitos.”

Page 4: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Os professores que se da educação escolar, nas escolas, é necessário façam opções pedagógicas, ou seja, assumam um posição sobre objetivos e modos de promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos indivíduos que estão dentro de uma sociedade cultural e institucionais concretos.

Dentro da sala de aula é necessário atitudes práticas e eficientes que promovam o desenvolvimento da aprendizagem, já que as práticas pedagógicas cumpre o papel da educação de construir identidade, formar cidadãos críticos e autônomos.

Page 5: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

“(...) escola existe para formar sujeitos preparados para sobreviver nesta sociedade e, para isso, precisam da ciência, da cultura, da arte, precisam saber coisas, saber resolver dilemas, ter autonomia e responsabilidade, saber dos seus direitos e deveres, construir sua dignidade humana, ter uma auto-imagem positiva, desenvolver capacidades cognitivas para apropriar-se criticamente dos benefícios da ciência e da tecnologia em favor do seu trabalho, da sua vida cotidiana, do seu crescimento pessoal.”

Page 6: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Temos três coisas importantes e necessárias de serem ditas para quem quiser ajudar e não dificultar as condições do agir pedagógico, são elas:

“A primeira é que práticas pedagógicas implicam necessariamente decisões e ações que envolvem o destino humano das pessoas, requerendo projetos que explicitem direção de sentido da ação educativa e formas explícitas do agir pedagógico. Quem se dispuser ao agir pedagógico, estará ciente de que não se pode suprimir da pedagogia o fato de que ela lida com valores, com objetivos políticos, morais, ideológicos”.

Page 7: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

“A segunda é que não é suficiente, quando falamos em práticas escolares, a análise globalizante do problema educativo. Aos aspectos externos que explicitam fatores determinantes da realidade escolar é necessário agregar os meios educativos, os instrumentos de mediação que são os dispositivos e métodos de educação e ensino, ou seja, a didática”.

“E a terceira: dada a natureza dialética da pedagogia, ocupando-se ao mesmo tempo da subjetivação e da socialização, da individuação e da diferenciação, cumpre compreender as práticas educativas como atividade complexa, uma vez que encontram-se determinadas por múltiplas relações e necessitam, para seu estudo, do aporte de outros campos de saberes”.

Page 8: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Não se pode ignorar que a pedagogia trabalha diretamente com valores, questões morais e ideológicas e com objetivos políticos, daí a importância de práticas bem planejadas.

Page 9: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Essas teorias apresentam algumas características em comum:

•Valorização da razão, isto é, da atividade racional, científica, tecnológica, enquanto objeto de conhecimento que faz com que as pessoas pensem com mais autonomia e objetividade, e posicionando contra todas as formas de ignorância e arbitrariedade.•

•Informação de conhecimentos e modos de ação, deduzidos de uma cultura mundial e objetiva, são transmitidos às novas gerações e recriados em função da continuidade dessa cultura.

Page 10: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

•Os educadores são os principais representantes da cultura e é incumbência deles ajudar os alunos a adquirirem valores universais, tais como racionalidade, autoconsciência, autonomia, liberdade, seja pela intervenção pedagógica direta seja pelo esclarecimento de valores em âmbito pessoal;

Page 11: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

NOVAS TECNOLOGIAS

As tecnologias é um traço significativo que produz um impacto grande na educação, no contexto pós-moderno.

“Novas tecnologias da comunicação e informação, ampliação e difusão da informação, novas formas de produção, circulação e consumo da cultura, colapso da divisão entre realidade e imagem, arte e vida (...)”

Page 12: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Teoria pedagógica contemporânea

As tendências contemporâneas sofrem influencias do pensamento pós-moderno e é dever dos sujeitos envolvidos com a educação conhecer as teorias existentes e, relacionar a teoria com a prática pedagógica, criando novas mudanças com grande influência na área educacional.

Page 13: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Teorias educacionais.• Teoria sócio critica: se direciona na concepção de educação

como compreensão da realidade para muda-las, visando a criação de novas relações sociais para superação de desigualdades sociais e econômicas.

• Teoria curricular critica: questiona a construção de saberes escolares, incentiva a analise do conhecimento particular de cada grupo de educando, porque o conhecimento do educando demonstra maneiras de sentir, falar, se expressar e ver o mundo atual. Essa teoria o currículo tem como prioridade experiências que faz com que a escola se torne um ambiente de criação e produção de cultura.

Page 14: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Teoria histórico-cultural:

Nessa teoria a aprendizagem nasce da interação sujeito-objeto, ou seja, as atitudes do sujeito tem grande influencia no meio e tem grande significado na cultura e nas relações sociais.

Page 15: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Teoria sócio-cultural

“Compreende as práticas de aprendizagem como atividade sempre situada em um contexto de cultura, de relações, de conhecimento.”

Todas as práticas quando bem trabalhadas levam o aluno a adquirir uma aprendizagem seja esta cultural, social, de alfabetização ou aprendizagem de vida.

Page 16: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Teoria sócio-cognitiva“Na teoria sócio-cognitiva são postas em relevo as

condições culturais e sociais da aprendizagem, visando o desenvolvimento da sociabilidade por meio de processos socioculturais.”

Essa teoria realiza atividades pedagógicas de inclusão e democrática.

Page 17: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Teoria da ação comunicativa“Constitui-se, assim, numa teoria da educação

assentada no diálogo e na participação, visando a emancipação dos sujeitos.”

Nessa teoria a conversa e a participação é de grande valor pedagógico, esses fatores contribui para grandes avanços pedagógicos entre professor e alunos.

Page 18: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

TEORIA RACIONAL TECNOLÓGICADentre as teorias modernas, destacaremos a corrente racional-tecnológica.Essa corrente corresponde à concepção do neotecnicismo e está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo. A elaboração dos objetivos, conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades tem como base critérios científicos e técnicos. Diferentemente da pedagogia tradicional, a corrente racional-tecnológica busca seu fundamento na racionalidade técnica e instrumental, visando a desenvolver habilidades e destrezas para formar o técnico.

Page 19: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

ALGUNS TRAÇOS DESSA CORRENTE Foco no conhecimento em função da sociedade

tecnológica.

Transformação da educação em ciência (racionalidade científica).

Produção do aluno como um ser tecnológico.

Utilização mais intensiva dos meios de comunicação e informação e do aparato tecnológico.

Page 20: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

ENSINO DE EXCELÊNCIA E ENSINO TECNOLÓGICO

Nessa corrente temos a formação do currículo por competências, baseado nas habilidades e destrezas que devem ser dominados pelos alunos no percurso de formação. Apresentando-se sob duas modalidades:

a) ensino de excelência, para formar a elite intelectual e técnica para o sistema produtivo;

b) ensino para formação de mão-de-obra intermediária, centrada na educação utilitária e eficaz para o mercado.

Page 21: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Segundo Libâneo (2005), a corrente racional-tecnológica pretende no uso das tecnologias da informação e comunicação, o desenvolvimento de competências cognitivas e operacionais com a utilização de computadores. Nesse caso, o novo paradigma de aprendizagem estaria centrado no aprender comunicando e no aprender a usar.

A corrente racional-tecnológica, utiliza as tecnologias na educação como ferramentas pedagógicas e extensões de nossas capacidades físicas e ou intelectuais.

Page 22: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

CIBERCULTURA

Cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades. Ela também interage com as esferas de ensino-aprendizagem, as chamadas redes educativas ou espaços multirreferenciais de aprendizagem.

Page 23: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

A CIBERCULTURA E A TEORIA RACIONAL-TECNOLÓGICA

O acesso aos meios tecnológicos é fundamental, porém a introdução de práticas e políticas para formação docente é essencial. Assim, é necessário o investimento em formação inicial e continuada de professores para uso das tecnologias digitais na educação, em sintonia com a fase atual da cibercultura.

Page 24: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

É importante diferenciar a oferta de tecnologia e a construção de uma cibercultura. Uma vez que, não basta entregar computadores, tablets e facilitar o acesso a internet para alunos e professores, se os mesmos não constituirão uma rede social de aprendizagem e ensino.

É necessário garantir a inclusão dos sujeitos da educação (professor, aluno) como autores e coautores dos ambientes tecnológicos de informação, comunicação e social.

A  cibercultura construída na escola, deve ser uma forma de atualização onde o aluno vai ouvir a aula do professor, escrever e pesquisar em casa, ou até mesmo na escola, para aprimoramento do conteúdo abordado pelo professor, buscando por ele mesmo um maior conhecimento.

A tecnologia deve ser um meio de atualizar o professor, para dinamizar e incrementar as aulas com novos recursos.

Page 25: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

Referências

• LIBÂNIO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas resignificadas pelo debate contemporâneo na educação - São Paulo: Alínea, 2005.

• SANTOS, Edméa - A Cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: Conversando com os cotidianos- (PROPED/UERJ)

Page 26: Teorias pedagógicas e a cibercultura na educação

INFORMÁTICA EDUCATIVA I TAREFA DA SEMANA 2

Adriana Rodrigues Leme

Grupo 08

Orientador: Giovana Burini