o bedelho - agosto/2010

8
Ano 11 - Número 8 Natal, agosto de 2010 Acesse nosso site: www.sintrajurn.org.br A nova Diretoria do SINTRAJURN será eleita no próximo dia 22 de setembro e a eleição será totalmente virtual. Confira abaixo todas as informações em relação ao pleito. Não deixe de exercer seu dever de cidadão. Participe! Vote! Eleição da nova Diretoria Executiva acontece dia 22 de setembro JURÍDICO rpVs QUintos - Os servidores do TRT 21 devem ficar atentos com o calendário de pagamento do TRF 5ª Região. NOTAS aposentadoria especial - Os servidores que trabalham em condições prejudiciais à saúde terão aposentadoria. Perfil célya lopes - A Técnica Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do RN é o perfil do mês de agosto. Como vo TAR? Quem po de vo tar Servidores sin d i ca l i za dos que te- nham no mí n i mo 4 me ses de fi l ia- ção no qua dro do Sindicato (quer di zer: com da ta de fi l ia ção an te r ior a 31 de mar ço de 2010) e que não te nham qual quer pen dên c ias es ta- tu tá r ias. Cadastramento de se nha o sin d i ca l i za do re ce be rá co mu- ni ca do da co m is são elei to ral (por e- mail e por cor reio) in for man do um link de aces so pes soal e ex c lu s i vo. o fi l ia do te rá que aces sar es te link até 24h an tes do iní c io do plei to (quer di zer: até as 8h do dia 21 de se tem- bro) pa ra ve r i f i car e se for o ca so atua- li zar seus da dos ca das trais e criar uma se nha que se rá so l i c i ta da no dia da vo ta ção. Lembramos que no dia do plei to a li be ra ção pa ra a vo ta ção So- mEN TE se da rá com a di g i ta ção do CPF do sin d i ca l i za do e da se nha ca- das tra da an te r ior men te por ele. Dia e ho ra da vo ta ção A elei ção te rá iní c io às 8h do dia 22 de se tem bro (quarta-feira) e tér - mi no às 18h do mes mo dia. Local de vo ta ção o sin d i ca l i za do po de rá vo tar em qual quer com pu ta dor (com aces so à in ter net), ca so te nha ca das tra- do an te r ior men te sua se nha. Se o sin d i ca l i za do não ti ver rea l i za- do es te pro ce d i men to po de rá vo- tar so men te na se de do SIN TRA- JURN do dia da elei ção. Apuração Imediatamente após o tér m i- no do ho rá r io de vo ta ção, os vo - tos to ta l i za dos se rão en v ia dos pe - lo téc n i co em in for má t i ca res- pon sá vel à Comissão Eleitoral, que os con so l i da rá, au to r i zan do a ple na di vul ga ção do re sul ta do das elei ções no sí t io ofi c ial do SIN TRA JURN, cor reio ele trô- ni co e de mais meios de co mu n i- ca ção que jul gar ne ces sá r ios. Comissão Eleitoral A co mis são elei to ral é for - ma da pe l os sin d i ca l i za dos: Levi Silva - TRT (pre si den te da co - mis são), Hânya Pereira - TRE/RN e Eliú Domingos - JFRN. Qualquer con ta to com a co m is são de ve ser fei to pe l o e- mail: elei coes@sin tra j urn.org.br. No dia da elei ção se rá dis po n i- bi l i za da, pa ra uso ex c lu s i vo nas elei ções, a li nha: 3231-4805. Eleição da nova Diretoria Executiva acontece dia 22 de setembro

Upload: sintrajurn-natal

Post on 16-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Informativo do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do RN

TRANSCRIPT

Page 1: O Bedelho - Agosto/2010

Ano 11 - Número 8Natal, agostode 2010

Acesse nosso site: www.sintrajurn.org.br

A nova Diretoria do SINTRAJURN será eleita no próximo dia 22 de setembro e a eleição serátotalmente virtual. Confira abaixo todas as informações em relação ao pleito. Não deixe de

exercer seu dever de cidadão. Participe! Vote!

Eleição da nova Diretoria Executivaacontece dia 22 de setembro

JURÍDICOrpVs QUintos - Os servidores do TRT21 devem ficar atentos com o calendáriode pagamento do TRF 5ª Região.

NOTASaposentadoria especial - Osservidores que trabalham em condiçõesprejudiciais à saúde terão aposentadoria.

Perfilcélya lopes - A Técnica Judiciária doTribunal Regional Eleitoral do RN é operfil do mês de agosto.

Como vo TAR?

Quem po de vo tarServidores sin di ca li za dos que te -

nham no mí ni mo 4 me ses de fi lia -ção no qua dro do Sindicato (querdi zer: com da ta de fi lia ção an te riora 31 de mar ço de 2010) e que nãote nham qual quer pen dên cias es ta -tu tá rias.

Cadastramento de se nhao sin di ca li za do re ce be rá co mu -

ni ca do da co mis são elei to ral (por e-mail e por cor reio) in for man do umlink de aces so pes soal e ex clu si vo. ofi lia do te rá que aces sar es te link até24h an tes do iní cio do plei to (querdi zer: até as 8h do dia 21 de se tem -bro) pa ra ve ri fi car e se for o ca so atua -li zar seus da dos ca das trais e criar umase nha que se rá so li ci ta da no dia davo ta ção. Lembramos que no dia doplei to a li be ra ção pa ra a vo ta ção So -mEN TE se da rá com a di gi ta ção doCPF do sin di ca li za do e da se nha ca -das tra da an te rior men te por ele.

Dia e ho ra da vo ta çãoA elei ção te rá iní cio às 8h do dia

22 de se tem bro (quarta-feira) e tér -mi no às 18h do mes mo dia.

Local de vo ta çãoo sin di ca li za do po de rá vo tar em

qual quer com pu ta dor (com aces so

à in ter net), ca so te nha ca das tra -do an te rior men te sua se nha. Seo sin di ca li za do não ti ver rea li za -do es te pro ce di men to po de rá vo -tar so men te na se de do SIN TRA -JURN do dia da elei ção.

ApuraçãoImediatamente após o tér mi -

no do ho rá rio de vo ta ção, os vo -tos to ta li za dos se rão en via dos pe -

lo téc ni co em in for má ti ca res -pon sá vel à Comissão Eleitoral,que os con so li da rá, au to ri zan doa ple na di vul ga ção do re sul ta dodas elei ções no sí tio ofi cial doSIN TRA JURN, cor reio ele trô -ni co e de mais meios de co mu ni -ca ção que jul gar ne ces sá rios.

Comissão EleitoralA co mis são elei to ral é for -

ma da pe los sin di ca li za dos: LeviSilva - TRT (pre si den te da co -mis são), Hânya Pereira -TRE/RN e Eliú Domingos -JFRN. Qualquer con ta to com aco mis são de ve ser fei to pe lo e-mail: elei coes@sin tra jurn.org.br.No dia da elei ção se rá dis po ni -bi li za da, pa ra uso ex clu si vo naselei ções, a li nha: 3231-4805.

Eleição da nova Diretoria Executivaacontece dia 22 de setembro

Page 2: O Bedelho - Agosto/2010

Natal, agosto de 2010

Os ar ti gos as si na dos, pu bli ca dos em O BE DE LHO, não re fle tem ne ces sa ria men te a opi nião do jor nal ou da di re to ria do sin di ca to, sen do de res pon sa bi li da de dos au to res. Os tex tos pa ra es ta se ção, com nomá xi mo 25 li nhas de 70 to ques, e os das co lu nas de vem che gar ao sin di ca to, im pre te ri vel men te até o dia 15, sob pe na de não se rem pu bli ca dos na edi ção do mês.

O­Bedelho coordenadores Gerais do sin tra JUrn

Wilson Barbosa Lopes (TRT) Maximiano Foeppel Uchoa (TRE)

Francisco Clayton Araújo da Silva (JFRN)

coordenadores de Finanças

Edmilson Vitorino da Silva (TRT) Carlos Anacleto da Silva (TRT)

Francisco Maurício Silva dos Santos (TRT)

coordenadores executivos Carlos Roberto Pinheiro (JFRN), Dennis Eliezer

Costa da Silva (TRT), Francisca das ChagasGomes da Silva (TRT), Janilson Sales de Carvalho(TRT), Maria Missilene Martins Silva (TRT), Sheila

Maria Bezerra Carvalho de Araújo (TRE)Rua Pe. Tiago Avico, 1815, Candelária, Natal/RN, CEP 59065-380

Telefax: 3231-0152 - e-mail: im pren sa@sin tra jurn.org.br

ÓR­GÃO­IN­FOR­MA­TI­VO­DO­SIN­TRA­JURN

Jornalista responsávelDynnafay Sales - DRT 1310JP

diagramaçãoEdilson Martins - RN00033DG

revisãoCássia Maria Oliveira

tiragem1.200 exemplares

2EDI TO RIAL

Fé e Obras

Desde o início do cristianismo uma polêmi-ca resiste ao tempo - o que salva o cristão:a fé, as obras ou a fé com as obras? Tiago,um dos quatro autores dos Evangelhosque compõem o Novo Testamento en-

sinou: "Assim também a fé, se não tiver obras, é mor-ta em si mesma". Já Paulo de Tarso, um dos primeirosideólogos da religião cristã e que concebeu a sua sepa -ração do Judaísmo, abominava o formalismo religiosodos judeus de sua época, que incluía sacrifícios de ani -mais, obrigação de frequentar os templos, jejuns eabs tinências diversas, etc., que para serem aprovadospor Jeová bastava seguir esse ritualismo. Para o cristão,ao contrário, pregava o total desapego a ritos, forma -lismos e liturgias, e sua salvação seria amparada ape-nas na fé, fé na vida, nas convicções e nos exemplosde Cristo, em suma, viver em Cristo.

A atual administração doTRT da 21ª Região tem fé. Féque o servidor e sua saúde sãovalores da instituição e, que porisso, devem ser preservados. Apreocupação está presente, porexemplo, nas recomendaçõesconstantes de atas de correiçõesrealizadas nas diversas varasdo Estado, no sentido de se "e-vitar o estresse", praticar "a-tividades físicas e de lazer" e realizar "exames médi-cos pe riódicos", tudo isso com o objetivo maior de"manutenção da saúde física e mental" do servidor.outra grande demonstração dessa preocupação foi apromoção da segunda edição do Dia daConscientização da Saúde ocorrido no último dia20.08.2010 com o enfoque para o "adoecer psíquico".Belas iniciativas estas!

Não se enganem, porém, leitores, pois a mencionadafé é pura emulação!! Ultimamente o Bedelho tem de-nunciado as inúmeras práticas desta administraçãoque demonstram o desrespeito aos seus servidores. omemo Circular 202/DG dirigido aos órgãos da Justiçado Trabalho e que encaminha InformaçõesComplementares acerca do Dia da Conscientizaçãoda Saúde, exemplifica a verdadeira fé da administração:

Cumpre asseverar que a participação no evento tem na-tureza compulsória e a verificação das presenças se dará medi-ante coleta de assinaturas.(.........) Servidores em gozo de férias,na oca sião ou sob afastamentos deferidos, embora igualmenteconvidados, estão desobrigados de comparecer ao referido acon-tecimento. (negritado no original; grifos acrescentados)

ora, se se trata de um convite para um evento deconscientização de saúde, por que a participação é denatureza compulsória? Uma vez que, se é compul-sória não se trata de um convite. Assim, se não é umconvite, é uma imposição. De tal forma que, sendouma imposição, não se pode almejar uma "conscien-tização". E, finalmente, se não se trata de uma con-scientização, o que representa afinal o "Dia daConscientização da Saúde"?

Arrisca-se dizer que a administração do TRT/RNcriou uma nova modalidade: a "conscientização com-pulsória". Impor a participação dos servidores em talevento, ao contrário de convidá-los, retira qualquercaráter de conscientização voluntária por parte destes,configurando-se num verdadeiro ultraje à sua própriasaúde psíquica. o erro de diagnóstico é gritante, poisparte do princípio que a saúde é algo dissociada do

ambiente laboral, bastando oservidor querer para tê-la. Aadministração do TRT/RNparece não compreender quenão basta promover um diapor ano destinado à saúde,quando suas práticas dedesres peito ao servidor "con-vidam" à perda da saúde psí -quica e emocional nos outrosdias do ano.

o "convite" compulsório para o evento da saúde,as metas do agendamento de tarefas inexequíveis ouexecutáveis apenas a custo de muito estresse, a expe-dição do ofício circular intimidando servidores (obje-to do editorial da última edição), e, principalmente, aausência de diálogo com os servidores, alijados dequalquer discussão sobre os rumos do Tribunal, semdireito a voz e tratados com descortesia, são exemp-los de que a Administração deve primeiro se consci-entizar para depois pretender conscientização.

A fé meramente formal e propagandística, ou a fédesacompanhada de obras, é como um sepulcro caia-do, belo por fora e podre por dentro, para ficar emuma imagem bíblica. A preocupação com a saúde doservidor do TRT/RN não passa de uma bela alegoriapara incautos. A saúde, o bem-estar, a dignidade e osanseios do servidor e tudo o mais que lhe diga res -peito, têm sido tratados como mero clichê, totalmentevazio de significado. Não há salvação para a fé fari-saica, baseada em virtudes e sentimentos inexistentes.Não há salvação para a fé sem obras. Não há salvaçãopara a fé hipócrita.

NO TAS

AposentadoriaEspecial

os servidores públicosfederais que trabalham emcondições prejudiciais à saúdeou à integridade física terãoaposentadoria especial se-gundo determinam as regrasdo regime geral do InstitutoNa cional do Seguro Social,até que o projeto de lei es-pecífico que cuida do temaseja sancionado. A previsãoé da ori entação Normativa6, publicada no dia 22 de jun-ho pela Secretaria de RecursosHu manos do ministério doPla ne jamento, orçamento eGes tão.Cerca de 600 milservidores devem ser benefi-ciados.

Concurso TRT21 No último dia 04 de agos-

to foi publicado no Diáriooficial da União o ato de dis-pensa de licitação para con-tratação da Fundação Univer -sidade de Bra sília (Ces -pe/UNB), que organizará oconcurso público para provi-mento de novos cargos deservidores no TRT da 21ª Re -gião. o processo seletivo vaioferecer vagas de nível médioe superior. Recen te men te, oCon gresso Nacional apro voua criação de 42 cargos deAnalista Judiciário (nível su-perior) e quatro cargos de Téc -nico Judiciário (nível médio),que serão preen chidos atravésda realização deste certame.(Fonte: Ascom - TRT/21ªRegião)

"A fé meramente formal e

propagandística, ou a fé

desacompanhada de obras, é

como um sepulcro caiado"

Page 3: O Bedelho - Agosto/2010

Natal, agosto de 2010 3

Agenda28 de agosto - Debate sobre remuneração no Judiciário

Federal - Sede do SINTRAJURN

02 de setembro - Dia Nacional de Mobilização

22 de setembro - Eleições de diretoria

Jurídicodr. Guilherme [email protected]

Fones: (84) 3231-0152 / 9982-9170

Conforme pro me ti do, ini cia -mos a exe cu ção da sen ten ça quede ter mi nou a não in ci dên cia doImposto de Renda so bre as ver -bas re ce bi das a tí tu lo de Auxílio-Creche bem co mo a res ti tui ção dosva lo res des con ta dos in de vi da men -te e re troa ti vos a FE vE REI RoDE 2003. As exe cu ções são in di -vi duais e o pri mei ro lo te com 36pro ces sos se rá ajui za do até o dia25/08/2010. o se gun do lo te já es -tá com o con ta dor, po rém al gu -mas si tua ção me re cem des ta que:

a)TRT e TRE -Estamos aguar -dan do o en vio das in for ma çõespor par te dos res pec ti vos se to resde pa ga men to, os quais es tão ela -bo ran do os re la tó rios quan to aosva lo res que fo ram des con ta dos,com is so ter emos enor me agi li da -de na exe cu ção.

b) JFRN - No ca so da JFRNte mos uma di fi cul da de maior,pois o diretor do foro IN DE FE -RIU o pe di do de in for ma ções fei -to pe lo SIN TRA JURN e dis se emsua ne ga ti va que ca be a CA DASER vI DoR re querer as suas res -pec ti vas fi chas fi nan cei ras, sen -do as sim, so li ci ta mos aos ser vi -do res da JFRN in te res sa dos namen cio na da exe cu ção que pro -vi den ciem as suas pro cu ra ções eas fi chas fi nan cei ras re la ti vas aope río do em que re ce be ram/re -ce bem o Auxílio-Creche res pei -tan do a da ta li mi te de FE vE REI -Ro DE 2003.

Caso al gum ser vi dor quei raadian tar a sua exe cu ção, in de pen -den te do Tribunal ao qual es ti vervin cu la do, po de rá tra zer as suasfi chas fi nan cei ras di re ta men te noSIN TRA JURN.

Execuções IR sobre auxílio-creche

os servidores do TRT 21ªRegião que ingressaram com asexecuções dos Quintos devemficar atentos com o calendário depagamento do TRF 5ª Região,lembrando que os valores sem-pre estarão disponíveis a partirdo 6º dia útil de cada mês.

Lembramos ainda que as con-sultas quanto as RPvs podem serfeitas no site www..trf5.jus.br.

Segue adiante a lista das RPvsjá disponíveis para pagamento e

a das que estão previstas para ospróximos meses:

a) Já disponíveis - nºs466197, 467756, 463518, 467014,466699, 466184, 466187, 466135,464773.

b) Disponíveis a partir de09/09/10 - 474772, 473052,473380, 474797, 477210, 475057

c) Disponíveis a partir do6º dia útil de outubro - 479081,478678, 481006, 481024, 481026,481028 e 481030.

Pagamentos de RPVS Quintos - TRT21

PermutasmANoEL ABRAÃo DE BRITo Técnico Judiciário / TRT 23ª Permutar para BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE,PI, tenho triangulação p/BH Fone: 66-9226-0498 - Email:[email protected]

RACHEL LUCENA TRINDADE oficial de Justiça / TRT-PRPermutar para TRT-RNFone: 41 9828-9646 - Email:[email protected]

SÔNIA mARIA DE ARAÚJo Técnico Judiciário/Adm / Justiça Federal deSalvador/BA - Permutar para Justiça Federalde Natal/RNFone: (84)3608-5253 - 88970093 - Email:[email protected]

RICARDo Técnico - Ag. de Segurança / TRT - 4ª RegiãoPermutar para TRT - 21ª ou 22ª Região(qualquer cidade)Fone: 51-30127281 ou 51-93334193 Email:[email protected]

TIAGo mAGALHÃES m. BEZERRA Analista Judiciária - Área Judiciária / JustiçaFederal Imperatriz/mAPermutar para Ceará ou Piauí (JF, TRT oUTRE) Fone: (99) 3523-8996 (88) 9908-0707 -Email: [email protected]

mÁRCIA analista judiciária/judiciária / seção judiciáriado Distrito Federal - TRF1Permutar para Salvador/BA (TRF, TRE ouSmU)Fone: 61 - 81573206 - Email:[email protected]

oSmAR TEIXEIRA Analista Judiciario -

Area Administrativa / TRT/BAPermutar para TRT/CE ou TRE/CEFone: 85-92322665 - Email:[email protected]

HELEN FImA DA SILvA Analista Judiciária/Área Judiciária / TRT 11ª(manaus)Permutar para TRT 2ª, 5ª ou 21ª Fone: (92) 91326603 - Email:[email protected]

ADERLANDIo mARQUES Tec.Judiciario Segurança(Secretaria)TRT 18ª RegiãoPermutar para TRT5ª RegiãoFone: (62) 8574-9742 - Email:[email protected]

mARIA HELENA AGUIAR Técnico Judiciário - área administrativa / TRE-SPPermutar para TRE-mG (preferência porUberaba e região)Fone: 034 - 91921314 / 034-33215463Email: [email protected]

FABIANo LÚCIo SoUZA RoLIm Analista Judiciário - Esp Tecnologia daInformação / TRT-SEPermutar para TRT-PE, TRT-PB ou TRT-RNFone: (79) 9132-7239 - Email:[email protected]

mARIA THEREZA mAFRA CHUKR Analista adm / Justiça Federal de SergipePermutar para SalvadorFone: 71- 8894-2231 - Email:[email protected]

AIDELmA P. DoS S. ARAUJo Técnico Judiciário / TRT/RJPermutar para TRT/DF, TST, TSE, STm,STJ, STF, TRF, TREEmail: [email protected]

acesse nosso site!!!lá você encontra notícias atualizadas da categoria, todos osconvênios oferecidos pelo sindicato, listagem de permutas,além de entrar em contato direto com o sintraJUrn, pelo

“Fale conosco”.www.sin tra jurn.org.br

Page 4: O Bedelho - Agosto/2010

Natal, agosto de 20104

o SIN TRA JURN rea li za no pró xi mo dia22 de se tem bro o plei to que ele ge rá a DiretoriaExecutiva do sin di ca to pa ra o triê nio 2010/2013.Nessa pá gi na, o sin di ca li za do po de rá co nhe -cer e en ten der to do o pro ces so elei to ral, as simco mo ti rar suas dú vi das em re la ção ao plei to.

É im por tan te lem brar que o pro ce di men to

de vo ta ção se da rá to tal men te de for ma ele trô -ni ca (pe la in ter net), ino va ção já uti li za da noplei to de 2007, tor na do o pro ces so elei to ralmui to mais rá pi do e se gu ro.

o sin di ca to tam bém es tá dis po ni bi li zan doao fi lia do elei tor um es pa ço ex clu si vo das elei -ções de di re to ria no si te do sin di ca to. No link

"ELEI ÇÃo DI RE To RIA" vo cê en con tra to -das as in for ma ções em re la ção ao pro ces soelei to ral, as sim co mo po de vi sua li zar o re gu la -men to e o ca len dá rio elei to ral, lis ta gem de sin -di ca li za dos ap tos a vo tos en tre ou tros ar qui -vos. Em ca so de dú vi das, aces se o si te do SIN -TRA JURN!

ELEIÇÕES Diretoria Executiva - Triênio2010/2013

coMissÃo eleitoral

A Comissão Eleitoral que coordenaráas eleições para Diretoria Executiva -2010/2013 do SINTRAJURN foi eleita noúltimo dia 07/08 durante a assembleia ge -ral realizada na sede do sindicato.

A comissão é composta pelos servidoresLevi Silva (presidente da comissão) do TRT21, Eliu Domingos (JFRN) e Hânya Pereira(TRE). Como suplentes foram eleitos ossindicalizados: Rosaly Cavalcanti (JFRN)e José de Fátima Borges (TRT).

passo a passo do eleitor

O sindicalizado receberá umcomunicado oficial da comis-

são eleitoral informando como se dará aeleição, assim como um link de acesso in-dividual e exclusivo para cadastramentode senha. O envio se dará por e-mail e porcorreios.

O sindicalizado terá que aces-sar o site do SINTRAJURN até as 8h dodia 21 de setembro para confirmar/atualizarseus dados e criar sua senha de votação.

O filiado poderá im-primir a página de cria-

ção de senha, caso tenha interesse.

Caso o sindicalizado

não realize este acesso anterior, só poderávotar na sede do SINTRAJURN.

No dia da votação o sindi-calizado deverá acessar o

site do SINTRAJURN (www.sintra-jurn.org.br), digitar seu CPF e sua se -nha anteriormente cadastrada, escol-her sua opção de voto e clicar em votar.O processo de votação é autoexplicati-vo. A eleição inicia às 8h e termina às18h do dia 22 de setembro.

O sistema só permitiráum voto por CPF. Caso algum servidortente conectar novamente, o sistema infor-mará que o voto para aquele CPF já foicomputado.

cHapas inscritas

Apenas uma chapa inscreveu-se paraconcorrer ao pleito que elegerá a nova di-retoria executiva. O prazo foi encerrado à18h01 do dia 20 de agosto.

1°­Passo

2°­Passo

3°­Passo

IMPORTANTE­1

IMPORTANTE­2

IMPORTANTE­

Page 5: O Bedelho - Agosto/2010

Natal, agosto de 2010 5

Comissão­de­Finanças

o de pu ta do Ricardo Berzoini (PT-SP), re -la tor do PL 6613/09 na Comissão de Finançase Tributação apre sen tou, no úl ti mo dia 04 deagos to, re que ri men to pa ra rea li za ção de au diên -cia pú bli ca pa ra de ba ter o PCS dos ser vi do resdo Judiciário Federal. os re pre sen tan tes da ca -te go ria, sin di ca tos e fe de ra ção, re ce be ram combas tan te es tra nhe za es se pe di do de au diên ciapú bli ca, es pe cial men te por que não hou ve umacon sul ta aos ser vi do res por par te dos de pu ta -dos em re la ção a rea li za ção da au diên cia.

o pe di do foi as si na do tam bém pe los de pu -ta dos Reginaldo Lopes (PT-mG) e Félix men -donça (DEm-BA), au to res das emen das apre -sen ta das ao PL 6613/09 na Comissão de Fi nanças

que pro põe o rea jus te em for ma de sub sí dio pa -ra os ser vi do res do Poder Judiciário Federal. ore que ri men to con vi da pa ra au diên cia pú bli ca re -pre sen tan tes do ministério do Planejamento, daFenajufe e do Supremo Tribunal Federal.

os de pu ta dos afir mam na jus ti fi ca ti va dore que ri men to que "en ten de mos jus ta a rei vin -di ca ção do Poder Judiciário, que in for ma que oúl ti mo rea jus te dos fun cio ná rios foi apro va doem 2006; en tre tan to, se gun do o pró prio tex to,ca so o pro je to se ja apro va do, o im pac to no or -ça men to da União se rá de R$ 6,3 bi lhões, nãopre vis tos no orçamento de 2010".

Sem da ta pré-definida, a au diên cia de ve ráser mar ca da pe la Comissão de Finanças.

Berzoini apresenta requerimento de audiência pública para discutir PL 6613/09

Revisão­Salarial

No úl ti mo dia 05 de agos to a Fenajufere ce beu do di re tor-ge ral do STF,Alcides Diniz, ofí cio in for man do so -bre o pe di do de in clu são dos va lo resre fe ren te à im ple men ta ção do PL

6613/09 na LoA - Lei orçamentária Anual de 2011e 2012, en ca mi nha do ao ministério do Planejamento,orçamento e Gestão e a Secretaria de orçamentoFederal (SoF). A fe de ra ção re ce beu tam bém có piade ofí cio en via do pe lo pre si den te do STF, CezarPeluso, ao mi nis tro Paulo Bernardo.

Nesse do cu men to o STF ofi cia li za sua pro pos tade im ple men ta ção do PCS em qua tro par ce las. "osva lo res apre sen ta dos es tão dis pos tos pa ra im ple men -ta ção do re fe ri do Plano em qua tro par ce las se mes -trais, su ces si vas e cu mu la ti vas, iniciando-se em 1º deja nei ro de 2011, sen do ca da uma de las cor res pon -den te a 25% do va lor glo bal es ti man do pa ra o Projetode Lei", in for ma Peluso ao mPoG no do cu men to.

Peluso so li ci ta ain da no pe di do en via do a PauloBernardo que "dian te dis so, a vossa Excelência quede ter mi ne in clu são, no Anexo v do Projeto de Leiorçamentária Anual pa ra 2011, dos va lo res re fe ren -tes às duas pri mei ras par ce las do Plano, a se rem im -ple men ta das no pró xi mo exer cí cio. Solicito, ain da,que idên ti co pro ce di men to se ja ado ta do opor tu na -men te em re la ção ao Projeto de Lei orçamentáriaAnual pa ra 2012".

Ao fi nal do do cu men to, pa ra re for çar a le gi ti mi -da de da rei vin di ca ção dos ser vi do res pe la apro va çãoda re vi são sa la rial, Peluso res sal ta que "a re com po si -ção sa la rial cons tan te do re fe ri do pro je to de lei, alémde apri mo rar as po lí ti cas e di re tri zes es ta be le ci das pa -ra a ges tão de pes soas, al me ja so lu cio nar os prin ci paispro ble mas re la cio na dos à ques tão re mu ne ra tó ria dosin te gran tes das car rei ras ju di ciá rias, cu ja es tru tu ra se

mos tra de fa sa da em re la ção a ou tras car rei ras pú bli -cas do Pode Executivo, da Câmara dos Deputados,do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União".

Ainda sem re tor noCom a pro xi mi da de do pra zo fi nal pa ra que a pro -

pos ta de Lei orçamentária Anual de 2011 (LoA) se -ja en via da ao Congresso Nacional, coor de na do res daFenajufe, es tão em con ta to cons tan te com o SupremoTribunal Federal pa ra ob ter in for ma ções a res pei toda in clu são dos va lo res re fe ren tes ao PL 6613/09 nare fe ri da pro pos ta. Até o mo men to, se gun do in for -ma ções do pró prio Supremo, não há con fir ma ção deque a pre vi são or ça men tá ria do no vo PCS já es te ja noAnexo v do Projeto da LoA pa ra 2011.

Segundo o coor de na dor da Fenajufe, Antôniomelquíades, fei ta a in clu são or ça men tá ria do PCSna LoA 2011, o go ver no per de rá o seu ar gu men toprin ci pal pa ra pro te lar o PCS: o de que não ha viado ta ção or ça men tá ria. Ele, po rém, aler ta que mes -mo com a in clu são do PCS na LoA 2011, se rá ne -ces sá rio o acor do com o go ver no, pa ra via bi li zar aim ple men ta ção do PCS, in clu si ve po den do ser al -te ra do o seu for ma to.

É im por tan te lem brar que a pre vi são or ça men -tá ria não é pres su pos to pa ra apro var o pro je to, em -bo ra o Planejamento te nha usa do a au sên cia de laco mo um dos ar gu men tos pa ra tra var a tra mi ta çãoda pro pos ta, ho je pa ra da na Comissão de Finançase Tributação, na Câmara dos Deputados. os PCSsan te rio res fo ram apro va dos sem que hou ves se pre -vi são no or ça men to, ga ran ti da pos te rior men te pormeio de pro je to de lei.

Informações de sen con tra dasNa mes ma se ma na em que o mi nis tro Ricardo

Lewandowski con fir mou, em reu nião com a di re to -ria do SIN TRAEmG (minas Gerais), que foi fei ta a

in clu são do PCS na pro pos ta or ça men tá ria doJudiciário Federal, po rém, não no or ça men to em si,mas em um ane xo (Anexo v), o se tor de RecursosHumanos do Supremo Tribunal Federal (STF) in -for mou que o go ver no tem re sis ti do em in cluir napro pos ta de pre vi são or ça men tá ria os re cur sos so li -ci ta dos pe lo Poder Judiciário pa ra pa gar as duas pri -mei ras par ce las do PCS-4 em 2011.

A in for ma ção de que o ministério do Planejamentose re cu sa a aten der ao pe di do do Poder Judiciário foitrans mi ti da ao coor de na dor da Fenajufe, Antôniomelquíades (melqui), pe lo di re tor de Recursos Humanosdo STF, Amarildo vieira. Essa po si ção do go ver no foicon fir ma da ain da pe lo diretor-geral do STJ, AthaydeFontoura Filho. Segundo o coor de na dor, os di re to resdos tri bu nais su pe rio res dis se ram que o go ver no nãote ria au to ri za do a pre vi são de au men to no or ça men topa ra pes soal, mas ape nas pa ra cus teio e in ves ti men to,nes te ca so no per cen tual de 5,9%.

Como o Planalto ain da não en viou aoCongresso o tex to da Lei orçamentária Anual pa -ra 2011, o que de ve ocor rer até 31 de agos to, ain -da é pos sí vel pres sio nar pe la in clu são dos re cur -sos pa ra o PL 6613/2009. No en tan to, de acor docom o coor de na dor da Fenajufe, a se cre tá ria deorçamento Federal, Célia Corrêa, te ria di to que,ca so se ja fe cha do um acor do so bre o PCS após oen vio da LoA ao Congresso, es sa ques tão dos re -cur sos se ria re sol vi da por meio de um pro je to decré di to su ple men tar.

Categoria aguarda inclusão do PCS na LOA 2011

a ldo es ta be le ce os pa râ me tros e as prio ri da -des da ad mi nis tra ção pú bli ca fe de ral e orien ta a ela -bo ra ção da Lei Orçamentária Anual (LOA), cu jo pro -je to de ve ser en ca mi nha do pa ra dis cus são doCongresso Nacional.

Comissão de Finanças agendará a audiência pública

INTERNET

Page 6: O Bedelho - Agosto/2010

Natal, agosto de 20106

Espaço Assinado

os de le ga dos que es ta subs cre vem - na qua li da de de re pre sen tan tes doSIN TRA JURN na reu nião am plia da, rea li za da em Brasília no úl ti mo do -min go, cu ja pau ta foi de li be rar so bre as es tra té gias de lu ta vi san do à apro -va ção do PCS4 - dirigem-se aos Servidores do TRE, TRT e JF/RN pa ra,em cum pri men to ao com pro mis so de trans pa rên cia, re la tar o re sul ta do damen cio na da reu nião sob a óti ca des tes de le ga dos.

o ple ná rio da am plia da dividiu-se em dois gru pos de de le ga dos que de -fen diam pro pos tas di fe ren tes. o pri mei ro gru po - ten do em vis ta as emen -das apre sen ta das pe lo Poder Legislativo ao nos so PL nº 6613/2009, pro -pon do trans for mar nos sas re mu ne ra ções em sub sí dio, da for ma co mo asprin ci pais car rei ras de Estado já re ce bem (Receita, Banco cen tral, PF, PRF,ABIN, SU SEP, mPoG, AGU, magistratura e mP) - de fen deu le var ao co -nhe ci men to da ca te go ria es sa al ter na ti va de re mu ne ra ção, em um am plode ba te a ser rea li za do por ca da Sindicato nos Estados, vi san do in for maros seus prós e con tras, pa ra que a ca te go ria de ci da o que é me lhor pa ra si,levando-se em con ta, en tre ou tros fa to res, que há um en tra ve or ça men tá -rio que im pe de a vo ta ção do PL da for ma ini cial men te apre sen ta da. Aomes mo tem po, es se pri mei ro gru po pro pôs a rea li za ção de um ple bis ci to,pa ra afe rir, de for ma mais efe ti va e con cre ta, a von ta de da ca te go ria.

o se gun do gru po, for ma do, prin ci pal men te, por al gu mas li de ran çassin di cais, foi con tra tal pro pos ta, ale gan do que es se de ba te de ve ria fi carpa ra de pois do atual PL, ig no ran do os gar ga los que es ta mos en fren tan -do pa ra co lher a apro va ção do PL co mo es tá e os an seios de to da a ca te -go ria que tem pres sio na do pe lo de ba te.

os de le ga dos que ora pres tam con tas, apoia ram o pri mei ro gru po poren ten der que es ta é uma de ci são que de va ser to ma da por to da a ca te go -ria, e não por um gru po da eli te sin di cal em nos so no me, além do que há

sé rios in dí cios de que as emen das aten dem a 93% da ca te go ria, bem co -mo me lhor se ade quam à ex po si ção dos mo ti vos do PL 6613.

Essa foi a pri mei ra am plia da que o pri mei ro gru po mostrou-se defor ma ex pres si va, fo ram 35% dos de le ga dos de fen den do o de ba te so breas emen das do sub sí dio, mas ain da não foi des ta vez que tal te se saiu ven -ce do ra no âm bi to da FE NA JU FE. A ca da dia e a ca da am plia da, cres cede for ma ex po nen cial a pres são de to da a ca te go ria por de ba tes e in for -ma ções a res pei to do que ocor re em Brasília em tor no do PL 6613, emes pe cial, da ques tão do sub sí dio.

Infelizmente, de for ma es tra nha e sur preen den te, es sa am plia da nãoga ran tiu a to dos os de le ga dos o di rei to de se ex pres sar oral men te, ten dosi do sor tea dos ape nas 20 de le ga dos de to do o Brasil pa ra fa lar, tal vez porsa be rem que des ta vez se riam mui tos de le ga dos a fa vor do de ba te em te -la, de mo do que os dois de le ga dos do RN não ti ve ram a sor te de se remsor tea dos pa ra in ter vir oral men te em no me da nos sa ca te go ria.

Esperamos que o nos so SIN TRA JURN/RN or ga ni ze de for ma de -mo crá ti ca um am plo de ba te so bre o te ma o mais bre ve pos sí vel e pa raaque les que de se ja rem bus car me lho res in for ma ções, re co men da mos opor tal www.sub si dio ja.com.br co mo fon te de in for ma ção.

Nós, que ti ve mos a hon ra de re pre sen tar ca da um(a) dos(as) co le gasnes sa reu nião, te mos uma gra ta sen sa ção de mis são cum pri da, ao mes -mo tem po em que mais uma vez agra de ce mos a con fian ça de po si ta da nanos sa re pre sen ta ção, bem co mo o es for ço fei to pa ra tor nar is so pos sí vel.

Natal (RN), 4/8/2010.

Breno Alves maximiano Foeppel Técnico Judiciário - TRE/RN Analista Judiciário - TRE/RN

Carta aberta aos servidores do Judiciário Federal no Estado do Rio Grande do Norte

Debate sobre remuneração acontecerá no dia 28Subsídio

oSIN TRA JURN rea li za rá no pró xi mo dia 28 de agos to um de ba te so -bre a pro pos ta de ado ção do sub sí dio co mo for ma de re mu ne ra çãodos ser vi do res do Poder Judiciário Federal. Com o te ma "Debatendoa re mu ne ra ção no Judiciário Federal", o even to acon te ce rá na se de doSIN TRA JURN e te rá ini cio às 9 ho ras.

o de ba te tem co mo ob je ti vo pres tar es cla re ci men tosà ca te go ria so bre as van ta gens e des van ta gens da re mu ne -ra ção atra vés do sub sí dio, apre sen tan do as rea li da des deca te go rias que já pos suem es sa for ma de re mu ne ra ção.

Como de ba te do res es tão con fir ma das as pre sen çasdo pre si den te do sin di ca to dos Policiais Federais no RN -SIN PEF/RN, José Arnor; o re pre sen tan te da co mis sãopró-subsídio no RN, o ser vi dor do TRE/RN Pedro Lima;ou tros no mes ain da se rão con fir ma dos du ran te a se ma na. Após as ex pla na ções das pa les tran tes se rá dis po ni bi li za -do aos pre sen tes um tem po pa ra ques tio na men tos.

HistóricoA dis cus são to mou cor po após a apre sen ta ção de d-

uas emen das (am bas pro pon do a re mu ne ra ção por sub sí -dio em subs ti tui ção ao PCS) ao PL 6613/09 na Comissãode Finanças e Tributação.

A rea li za ção A com pli ca da apro va ção do nos so PCS tem pro vo ca do

os mais di ver sos de ba tes e in quie ta ções. Entre elas sur giu o

te ma “sub sí dio”, re gi me de pa ga men to que já ocor re em ou tras car rei ras do go ver no fe -de ral. Apesar da FE NA JU FE em suas ple ná rias e con gres sos ja mais ter abor da do es te te -ma, o as sun to ga nhou des ta que e exi ge uma dis cus são apro fun da da.

Na úl ti ma reu nião am plia da na FE NA JU FE, os de le ga dos elei tos em as sem bleia noSIN TRA JURN, am bos do TRE/RN, ava lia ram que o te ma ga nhou re le vân cia nos de -

ba tes na que le en con tro. Antes de to mar co nhe ci men to dore la tó rio, pois o te ma já exis te e vi ce ja nos cor re do res dos tri -bu nais, o SIN TRA JURN, já ha via en tra do em con ta to comos di ri gen tes de sin di ca tos lo cais de al gu mas ca te go rias, en treelas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, AuditoresFederais e Procuradores, pa ra en ca mi nhar um de ba te no pró -xi mo sá ba do, dia 21/08/10. Contatos fei tos e al guns con fir -ma dos, fo mos in for ma dos pe los ser vi do res do TRE que es -ta da ta é in viá vel pa ra eles, pois ha ve rá um trei na men to pa raas elei ções de 2010. Com es te re le van te fa to, o SIN TRA -JURN op tou pe lo can ce la men to des te even to na da ta mar ca -da e so li ci tou o agen da men to dos di ri gen tes sin di cais con vi -da dos pa ra o dia 28/10 na se de do sin di ca to.

A op ção pe lo sá ba do apoia-se na am pla pos si bi li da de depar ti ci pa ção dos fi lia dos e dos di ri gen tes con vi da dos.

Discutir es te te ma sem pai xões e com to do es pí ri to crí ti -co pos sí vel se rá a me lhor ma nei ra de con tri buir mos pa ra ode ba te eter no so bre sa lá rios. (por Janilson Sales - CoordenadorExecutivo do SIN TRA JURN)

Page 7: O Bedelho - Agosto/2010

Natal, agosto de 2010 7

DY

NN

A FA

Y S

A LE

S

PerfilCélya Lopes dos Santos

Técnica Judiciária

Setor de Pagamento - TRE/RN

d E u m s E r v i d o r

para célya, a simplicidade torna tudo mais especial

Congelamento­de­salários

o coor de na dor do SIN TRA -JURN, maximiano FoeppelUchôa, par ti ci pou, no úl ti mo dia14 de maio, de mo bi li za ção con -tra o PLP 549/2009, que con ge -la os sa lá rios e in ves ti men tos noser vi ço pú bli co por 10 anos. oato pú bli co foi pro mo vi do pe loSINT SEF/RN e acon te ceu noCalçadão da João Pessoa, no cen -tro de Natal.

As in ter ven ções con cla ma vamos ser vi do res fe de rais, os tra ba -lha do res e a po pu la ção a se mo bi -li za rem con tras os ata ques do go -ver no ao Serviço Público. Em seudis cur so, o coor de na dormaximiano Foeppel des ta cou area li da de dos ser vi do res doTRE/RN, que, na que le mes momo men to, es ta vam em lu ta pe laapro va ção do PCS-4. "Nós, doTRE/RN, tam bém es ta mos emcam pa nha sa la rial, uma for te mo -

bi li za ção vem sen do cons truí daem to do o país, por que es ta mostam bém so fren do es tes ata quesdo go ver no Lula, que, além de nãoga ran tir o an da men to do nos sopro je to, ain da ten ta, atra vés daAGU, criar obs tá cu los a um di rei -to fun da men tal nos so, que é o di -rei to cons ti tu cio nal de fa zer mosgre ve", des ta ca o coor de na dor.

max ain da res sal ta que "es salu ta é de to dos nós, ser vi do respú bli cos ou não, pois es se des -mon te que es tá sen do fei to noser vi ço pú bli co não afe ta só o sa -lá rio dos ser vi do res, não. Afeta asaú de, a edu ca ção, a mo ra dia, ase gu ran ça, to da sua vi da, to do oin ves ti men to em po lí ti cas pú bli -cas. Não po de mos dei xar a mo -bi li za ção, va mos fi car fir mes atéa vi tó ria fi nal, até se pul tar mos devez es se pro je to neo li be ral que éo PLP 549/2009", fi na li za.

Coordenador participa de atocontra o PLP 549/2009

con Vo ca ÇÃo de as seM Bleia Ge ral

O SIN DI CA TO DOS TRA BA LHA DO RES DO PO DERJU DI CIÁ RIO FE DE RAL DO RIO GRAN DE DO NOR TE -SIN TRA JURN, por um de seus Coordenadores Gerais,con vo ca to dos os seus fi lia dos pa ra uma AssembleiaGeral Extraordinária a ser rea li za da no dia 18/09/2010(sá ba do), às 11h00 (on ze ho ras) com 50% (cin quen tapor cen to) mais um dos sin di ca li za dos, ou às 11h30 (on -ze ho ras e trin ta mi nu tos) com qual quer nú me ro, nase de do SIN TRA JURN, si tua da na rua Padre Tiago Avico,1815, Candelária, Natal/RN, com a se guin te pau ta: 1)Apreciação do pa re cer do con se lho fis cal re fe ren te ascon tas da atual di re to ria do SIN TRA JURN.

Natal (RN), 27 de agos to de 2010.

Francisco Clayton Araújo da SilvaCoordenador-Geral - JFRN

edital

DY

NN

A FA

Y S

A LE

S

Completando seus 19anos como servidora pública,Célya exerce suas atividadesna Coordenadoria dePagamento do TribunalRegional Eleitoral.

Técnica Judiciária comformação em CiênciasContábeis, Celynha, como écarinhosamente conhecidapor seus amigos, atua nacoordenação e orientaçãodas atividades relativas àelaboração da folha depagamento de pessoal doTRE/RN e dos demaiscálculos e informações queenvolvam pagamentode pessoal.

Em seu tempolivre, Célyagosta deestar em

casa em companhia de seusfamiliares. Passear com seusfilhos, andar no shopping, irao cinema, e ler uma boarevista, estão entre suasprincipais distrações. Viajar esair com seus amigos para“bater um com papo”completam seu lazer. ParaCélya, a simplicidade tornatudo mais especial.

Para nossa sindicalizadaas atividades em seu dia a diade trabalho a realizam,principalmente por trabalharcom pessoas especiais, que

tornam seu ambiente detrabalho muito

maisgratificante.

Page 8: O Bedelho - Agosto/2010

Natal, agosto de 20108

Servidores das Zonas Eleitoraistêm acesso isonômico à internet

Internet­para­todos

Desde o dia 26 de ju lho, os CartóriosEleitorais do in te rior do Estado do RioGrande do Norte ti ve ram o aces so àin ter net li be ra do de mo do equi va len teao aces so da Secretaria do Tribunal, lo -

ca li za da em Natal. Por um lon go pe río do as ZonasEleitorais não ti ve ram aces so à in ter net.

A lu ta co me çou no pró prio meio sin di cal, quan -do a FE NA JU FE ques tio nou o CNJ (ConselhoNacional de Justiça) acer ca da ques tão. oConselho mostrou-se fa vo rá vel ao plei to, re -co nhe cen do a dis cri mi na ção em des fa vor dosser vi do res das Zonas Eleitorais.

o SIND JU FE BA e a pró pria FE NA JU FEti ve ram inú me ras reu niões e au diên cias no TSEacer ca da ma té ria. Rogério Fagundes, que naépo ca era di re tor ju rí di co da Fenajufe, lem braque a lu ta iniciou-se em agos to de 2007, quan dope ti cio nou à Corte Eleitoral Superior, ale gan do,den tre ou tras ra zões, que a Resolução n° 20.882,de 02/10/2001 do Tribunal Superior Eleitoral,que es ta be le cia as nor mas pa ra o uso dos am -bien tes das re des Internet e Intranet e do cor -reio ele trô ni co no âm bi to da Justiça Eleitoral,era in cons ti tu cio nal, pois dis pen sa va tra ta men to di -fe ren cia do en tre os ser vi do res da Secretaria e dasZonas. Argumentou, ain da, que a dis tor ção nor ma -ti va pa ra o uso da in ter net pre ci sa va ser cor ri gi da.

o men cio na do di plo ma pre via nos ar ti gos 5° e6° a fi xa ção de di re tri zes di fe ren cia das pa ra o aces -so à in ter net, por par te dos ser vi do res lo ta dos noTribunal Superior Eleitoral - TSE (em Brasília) enos Regionais (nas ca pi tais dos Es ta dos), em re la -ção aos ser vi do res lo ta dos na Secretaria Admi -nistrativa e nos Cartórios Eleitorais e se to res re mo -

tos do TRE, proi bin do que es tes úl ti mos ti ves semaces so à re de mun dial de com pu ta do res.

Finalmente o TSE, atra vés Resolução/TSE nº23.266/2010, al te rou os arts. 5º e 6º da Resoluçãonº 20.882/2001, via bi li zan do a li be ra ção de aces soà in ter net.

No TRE/RN a ad mi nis tra ção foi ques tio na dape lo SIN TRA JURN acer ca da ma té ria em di ver sas

reu niões ocor ri das com a direção geral. Antes ain dada al te ra ção da Resolução que res trin gia o aces so porpar te do TSE, pre ci sa men te no fi nal de 2008, hou veuma li be ra ção par cial, que já foi um gran de avan çoem re la ção à si tua ção an te rior. o Sindicato con ti nuousua lu ta no sen ti do de igua lar o aces so dos ser vi do resdas Zonas em re la ção aos da Secretaria Administrativa.o po si cio na men to da Direção foi no sen ti do de aten -der ao plei to, igua lan do o aces so. Porém, is to só se riapos sí vel após a mi gra ção do back bo ne se cun dá rio, oque só ocor reu no mês de Julho de 2010.

Uma vez fi na li za do o pro ces so de mi gra ção doslinks de da dos pa ra ve lo ci da des su pe rio res, hou vefi nal men te a ca pa ci da de téc ni ca de aten der ao plei -to dos ser vi do res. Com is so, a Secretaria de Tecnologiada Informação do Tribunal, atra vés daCoordenadoria de Infraestrutura e da Seção deGerência de Infraestrutura, rea li zou com ce le ri da -de a mi gra ção dos ser vi ços de re de que per mi ti ram

es te avan ço, dan do o aces so igua li tá rio à in ter netpa ra os ser vi do res das Zonas.

Para o coordenador executivo do SIN TRA -JURN e chefe da seção de gerência de infraestru-tura, Pedro Lima, o TRE/RN sem pre es te ve navan guar da em re la ção a ou tros re gio nais, ten doem vis ta ter li be ra do ain da no fi nal de 2008 o aces -so, ain da que par cial men te, aos ser vi do res dasZonas. "É ne ces sá rio lem brar que em 2008 ain daexis tia uma re so lu ção que im pe dia tal aces so. oque fi ze mos à épo ca, com am pa ro nas ins tru çõesdo CNJ e com o res pal do e boa von ta de da ad-ministração, foi apro vei tar o pe río do de tes tesque foi so li ci ta do pe lo pró prio TSE. Sempre ti -ve mos von ta de de re sol ver o pro ble ma. Só nãopo día mos fazê-lo por for ça nor ma ti va". Pedro

sa lien tou que "uma vez al te ra da a re so lu ção e con -cluí do o pro ces so de mi gra ção dos links de da dos, oque nos deu con di ções le gais e téc ni cas de igua lar oaces so, fo mos um dos pri mei ros re gio nais a li be rar ain ter net de for ma iso nô mi ca", fi na li za.

o SIN TRA JURN co me mo ra com os ser vi do -res das Zonas es te avan ço, que vem a con tri buirsen si vel men te com a qua li da de do ser vi ço pres ta doà po pu la ção, bem co mo dar me lho res con di ções detra ba lho àque les que la bu tam nas Zonas Eleitoraisdo RN.

Ampliada reafirma luta pela proposta original do PL 6613/09Mobilização­em­setembro

A úl ti ma Reunião Ampliada ocor ri da no dia 01de agos to rea fir mou a po si ção que a lu ta de to dosos ser vi do res do Judiciário e do mPU de ve ser emde fe sa da apro va ção dos PL 6613/09 e 6697/09 dafor ma co mo foi en via do ao Congresso Nacional.Reunidos pe la pri mei ra vez após a sus pen são dagre ve na cio nal em de fe sa da apro va ção dos PLs,126 par ti ci pan tes, re pre sen tan do 26 sin di ca tos fi -lia dos à Fenajufe, rea fir ma ram tam bém a po si çãojá de fi ni da na am plia da an te rior, de que os sin di ca -tos de vem con ti nuar as mo bi li za ções com a ca te -go ria vi san do a apro va ção dos PCSs.

Um dos pon tos de ba ti dos pe los de le ga dos da

am plia da, e que ge rou po lê mi ca, foi a pro pos ta desub sí dio, apre sen ta da por um gru po de ser vi do respre sen tes. A par tir de um am plo de ba te, os de le ga -dos apro va ram que lo go após a apro va ção dos no -vos PCSs a Fenajufe e os sin di ca tos de ba se re to -ma rão o de ba te so bre a car rei ra, opor tu ni da de emque tam bém se rão dis cu ti das ou tras al ter na ti vas dees tru tu ra e re mu ne ra ção, co mo o sub sí dio.

Apagão no dia 04 de agos toSeguindo uma de li be ra ção da Ampliada, vá rios

Es ta dos rea li za ram no úl ti mo dia 04 de agos to umDia Nacional de Lutas, pro mo ven do um ver da dei -ro "apa gão" no Judiciário e no mPU. Atividades

co mo pa ra li sa ções, atos pú bli cos e ou tros ti pos demo bi li za ção, com as ati vi da des con cen tra das nosTREs em fun ção do ca len dá rio elei to ral fo ram rea -li za das em to do o país.

Calendárioo ca len dá rio apro va do, por am pla maio ria, in -

clui, ain da, reu nião da Diretoria Executiva daFenajufe no dia 24 de agos to; in di ca ti vo de ro da dana cio nal de as sem bleias de 25 a 27 de agos to; e DiaNacional de mobilização no dia 2 de se tem bro. osde le ga dos tam bém apro va ram co mo in di ca ti vo dere to ma da da gre ve por tem po in de ter mi na do a 1ªquin ze na de se tem bro.