o arretado - edição 1

8
JORNAL TRIMESTRAL : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : JAN | FEV | MAR 2016 RECIFE, PERNAMBUCO da empresa. Acredito cada vez mais que nós temos que nos voltar para dentro, para o nosso pessoal, inves- tir em cursos e qualificação, para que eles façam com que a gente seja mais competitivo no mercado e cresça, apesar da atual realidade econômica do Brasil. Uma coisa é certa: mesmo com a crise, com essa situação de incer- teza, nós vamos crescer. Para isso, nós contamos com os nossos cola- boradores, para que a dedicação e o bom trabalho sejam hábitos diários, principalmente em virtude de toda essa conjuntura atual do país. E uma prova de que acreditamos no po- tencial da nossa gente é que vamos abrir, em 2017, outra filial da Auto Norte, possivelmente em Teresina ou em São Luiz. Juntos, nós vamos fazer com que a Auto Norte se man- tenha como referência do segmento no Nordeste. Costumo dizer que máquinas e equipamentos se compram de acor- do com a capacidade financeira, mas pessoal não. Por isso nós investimos em gente, em pessoas, para que juntos nós possamos ultrapassar a barreira da concorrência. Quando todo mundo está caminhando na mesma direção, para frente, não é somente a empresa que cresce; todos nós crescemos. E é visando essa caminhada em conjunto que nós reafirmamos o nosso com- promisso com os nossos funcionários. Queremos que vocês tenham cada vez mais a consciência de que não quere- mos apenas o crescimento da Auto Norte, mas o seu também. PALAVRA DO PRESIDENTE Nesta edição do jornal O Arreta- do você vai ver um pouco de como construímos esses 35 anos de Auto Norte: com pessoas e para pesso- as. Como fundador e batalhador no mercado de autopeças, sinto sempre a necessidade de melhorar, crescer, e tenho consciência de que isso só é possível através do nosso diferencial, que com certeza são os funcionários Costumo dizer que má- quinas e equipamentos se compram de acordo com a capacidade financeira, mas pessoal não. Por isso nós investimos em gente. : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Upload: auto-norte

Post on 29-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Primeira edição do jornal institucional da Auto Norte

TRANSCRIPT

Page 1: O Arretado - Edição 1

jornal trimestral : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :jan | fev | mar 2016 recife, pernambuco

da empresa. Acredito cada vez mais que nós temos que nos voltar para dentro, para o nosso pessoal, inves-tir em cursos e qualificação, para que eles façam com que a gente seja mais competitivo no mercado e cresça, apesar da atual realidade econômica do Brasil.

Uma coisa é certa: mesmo com a crise, com essa situação de incer-teza, nós vamos crescer. Para isso, nós contamos com os nossos cola-boradores, para que a dedicação e o bom trabalho sejam hábitos diários, principalmente em virtude de toda essa conjuntura atual do país. E uma prova de que acreditamos no po-tencial da nossa gente é que vamos abrir, em 2017, outra filial da Auto

Norte, possivelmente em Teresina ou em São Luiz. Juntos, nós vamos fazer com que a Auto Norte se man-tenha como referência do segmento no Nordeste.

Costumo dizer que máquinas e equipamentos se compram de acor-do com a capacidade financeira, mas pessoal não. Por isso nós investimos em gente, em pessoas, para que juntos nós possamos ultrapassar a barreira da concorrência. Quando todo mundo está caminhando na mesma direção, para frente, não é somente a empresa que cresce; todos nós crescemos. E é visando essa caminhada em conjunto que nós reafirmamos o nosso com-promisso com os nossos funcionários. Queremos que vocês tenham cada vez mais a consciência de que não quere-mos apenas o crescimento da Auto Norte, mas o seu também.

palavra do presidenteNesta edição do jornal O Arreta-

do você vai ver um pouco de como construímos esses 35 anos de Auto Norte: com pessoas e para pesso-as. Como fundador e batalhador no mercado de autopeças, sinto sempre a necessidade de melhorar, crescer, e tenho consciência de que isso só é possível através do nosso diferencial, que com certeza são os funcionários

costumo dizer que má-quinas e equipamentos se compram de acordo com a capacidade financeira, mas pessoal não. por isso nós investimos em gente.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Page 2: O Arretado - Edição 1

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :ano 01 | edição 01

A Auto Norte acredita e incen-tiva o desenvolvimento da carreira dos funcionários, que se qualificam e crescem dentro da empresa, cons-truindo laços que vão bem além dos profissionais. É o caso de Roseane Maria dos Santos, de 43 anos, que há 23 faz parte da história da Auto Norte. Hoje ela exerce o cargo de gerente de logística, mas deu os pri-meiros passos dentro da empresa como faturista e é um exemplo de como profissionalismo e dedicação são qualidades reconhecidas e com-pensadas. “Em 23 anos eu aprendi

O Arretado: Roseane, qual a his-tória da sua carreira na Auto Norte?

Roseane: Eu comecei a trabalhar na Auto Norte como faturista, aos 20 anos. De lá para cá, passei por to-dos os setores, na matriz e filiais. Fui para cobrança, logo em seguida para a área de garantia e assim por dian-te, crescendo, chegando ao cargo que estou hoje, que é gerente de logísti-ca. Foi uma trajetória traçada com muito respeito, aprendizado, equili-brando o profissional com o pessoal e sempre pensando no crescimento da Auto Norte.

O Arretado: Nessa trajetória, o que foi mais importante?

Roseane: Muitos momentos fo-ram marcantes. Estar aqui nos 25, 30, 35 anos da Auto Norte... Isso é muito marcante. Nós criamos vín-culos e aprendemos a crescer com transparência e parceria com a em-presa. A Auto Norte investe nos profissionais da casa e os aproveita o máximo possível. Quando você considera a Auto Norte como algo importante, você está se consideran-do importante. E se a empresa cres-ce, você vai poder acompanhar esse crescimento e evoluir muito mais.

O Arretado: Qual o segredo para

estar na mesma empresa por tanto tempo?

Roseane: É trabalhar! Indepen-dente da situação, se estamos em um contexto bom ou ruim, o importante é trabalhar. Gostar do que faz, cres-cer e fazer a empresa crescer. Sem-pre gostei de resolver os problemas, pensar rápido, ir atrás. Você confia na empresa, a empresa confia em você. E assim se estabelece um vín-culo e uma pareceria duradoura.

O Arretado: Qual o conselho que você deixa para os profissionais que estão começando agora?

Roseane: Tem sempre gente espe-rando o melhor, salários mais altos, cargos mais representativos, tudo de maneira imediatista. Esquecem do aprendizado, de crescer um dia de cada vez, sem atropelar as etapas. É preciso construir uma história, cons-truir sua uma trajetória na empresa, gostar do que faz, se profissionali-zar, e o cargo e o salário maiores vão ser uma consequência disso. Passei muito tempo na empresa para cons-truir tudo isso com a experiência. Então é isso que eu digo para os que estão começando agora: se profissio-nalizem e trabalhem. Construam a carreira com experiência!: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

sou de casaduas décadas deexperiência ereconhecimento

demais, cresci e tenho uma visão empreendedora. É gratificante ter construído essa história na Auto Norte”, ressalta. Veja a entrevista que Roseane deu ao jornal O Arretado e que é uma inspiração para quem está começando.

• Sempre apague as luzes dos ambientes vazios.• Desligue o monitor do compu-tador sempre que não estiver uti-lizando o equipamento, mesmo que seja uma saída rápida.• Sempre que possível, desligueo ar-condicionado.• Pela manhã, dê preferência à luz natural, abrindo janelas.• Evite o desperdício e a produ-ção de lixo. Sempre que possível, utilize rascunhos e prefira papéis recicláveis.• Sempre feche a torneira en-quanto não estiver utilizando a água. Evite banhos demorados e sempre observe se os registros estão bem fechados.• Cobre dos colegas de trabalho as mesmas atitudes, seja um in-centivador. Bole campanhas para o setor e dê dicas ecológicas. • Dê o seu melhor e garanta um futuro sustentável.

A Auto Norte é uma empresa comprometida com o meio ambien-te, com a sociedade e com as futuras gerações. Com o intuito de virar uma “Empresa Verde”, que reduz ao máxi-mo os impactos ambientais, foi cria-da uma série de pequenas medidas a serem tomadas na rotina de traba-lho, e que impactam de maneira sig-nificativa no nosso ecossistema.

Uma das iniciativas foi conscien-tizar os funcionários sobre a utili-zação dos ar-condicionados, que, agora, passam pelo menos uma hora desligados na hora do almoço. Em pouco mais de um mês, já se conse-guiu perceber a redução de 15% no consumo de energia. Veja outras di-cas de sustentabilidade que podem ser colocadas em prática visando um mundo melhor:

auto nortesustentável

empresa verde: medidas sustentáveis para arotina de trabalho

Page 3: O Arretado - Edição 1

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Com o intuito de preservar o bem estar dos funcionários, a Auto Norte ofereceu para colaboradores do Ce-ará um curso de capacitação para a brigada de incêndios. O Curso abor-da em seu programa os princípios básicos e fundamentais de preven-ção e combate a incêndios, seguran-ça contra acidentes, primeiros socor-ros, controle de pânico e abandono de área. A ideia é capacitar a brigada da empresa a realizar atendimento em situações de emergência.

curso de brigada deincêndio

A Auto Norte está em um ano de ajustes de pessoas e processos. Nes-te sentindo, é de extrema importân-cia capacitar nossas equipes. Para isso, estamos apostando no treina-mento e desenvolvimento de lide-ranças. A princípio estamos desen-

volvendo as pessoas de cinco áreas da empresa: Comercial, Logistica, Recursos Humanos e Departamen-to Pessoal e Controladoria. O intui-to desse trabalho é integrar todas as áreas da empresa. Os funcionários que estão participando do curso

deverão compartilhar os conteúdos abordados no curso com os outros gestores e juntos estabelecerão co-nexões de trabalho, para melhorar os resultados empresariais.

curso de desenvolvimento de líderes

Em tempos de crises e instabilida-de financeira, saber como economi-zar e poupar dinheiro é fundamental. Visando instruir os funcionários, a Auto Norte convidou um professor de educação financeira da Uninas-sau para palestrar sobre como fazer

com que o dinheiro renda. Além dis-so, foi explicada a importância de guardar parte do salário para algum evento extra. Foi necessário formar duas turmas para que todos os in-teressados pudessem participar do evento, considerado um sucesso.

curso de educação financeira

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

jan | fev | mar 2016

Page 4: O Arretado - Edição 1

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :ano 01 | edição 01

Como nem tudo é apenas trabalho, a Auto Norte promoveu dias de muita alegria e confraternização durante o Carnaval. E animação ficou por conta do concurso Auto Norte na Folia, que elegeu e premiou os funcionários da matriz e filiais que arrasaram na imaginação e entraram no espírito da Festa de Momo. Veja os vencedores:

concurso de fantasia de carnaval

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Flávia Pereira • Personagem Noiva CadáverSetor Administrativo • Filial Natal1ºLugar

José Cruz • Personagem HulkSetor Logística • Filial Ceará1ºLugar

Mônica Silvania • Personagem CangaceiraSetor Administrativo • Filial Paraíba1ºLugar

Cinthia Monique • Personagem FrozenSetor Administrativo • Matriz1ºLugar

Vanessa da Conceição • Personagem MinionsSetor Administrativo • Filial Natal2ºLugar

Francisco Clailson • Personagem Jason VoorheesSetor Administrativo • Filial Ceará2ºLugar

Jamalia Cabral • Personagem NefertariSetor Administrativo• Filial Paraíba2ºLugar

Diego Nascimento • Personagem Super GDSetor Administrativo • Matriz2ºLugar

Page 5: O Arretado - Edição 1

dia da mulher comemorado com ações

Nenhuma data especial passa ba-tido na Auto Norte, ainda mais uma tão importante quanto o Dia Inter-nacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Mais do que para reconhecermos o papel da mulher na sociedade, a data marca a luta con-tra a violência de gênero que persis-te nos tempos atuais. A Auto Norte promoveu três dias de eventos como forma de agradecer, parabenizar e incentivar a luta das mulheres.

No dia 08 de março, todos os computadores apresentaram mensa-gens endossando a campanha. O di-retor da Auto Norte, Carlos Eduardo (Cacai), distribuiu rosas para todas as funcionárias. À tarde, foi promo-vida uma palestra da Unimed com a participação da Dra. Liane Tandeit-nik, que falou e tirou dúvidas sobre o Câncer de Colo do Útero.

No dia 10 de março aconteceu a Oficina do Lenço, onde Luciana, que também é professora de laboral da empresa, ensinou todas as meni-nas sobre como utilizar o acessório, além de também contar a história do

adereço. Já no dia 11 de março, para finalizar as ações em homenagem às mulheres, foi promovida a oficina de beleza com Dayanne Jennefer (De-partamento Pessoal), que deu dicas de como cuidar e esfoliar a pele. Foi

realizado um sorteio com diversos brindes, os homens participaram das festividades gravando um vídeo que falou sobre a importância do Dia da Mulher e foi realizada uma roda de samba formada pelos colaboradores.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

para comemorar, a auto norte realizou uma série de ações com a participa-ção de todas as colaboradoras. foram oficinas, palestras e atividades que homenagearam as mulheres e endossaram a luta pela igualdade de gênero.

jan | fev | mar 2016

Page 6: O Arretado - Edição 1

Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. E, embora zika, chikungunya e dengue apre-sentem sinais clinicamente pare-cidos, como febre, dores de cabeça e dores nas articulações, há alguns sintomas marcantes que as diferem (ver quadro). O Aedes aegypti é um mosquito que vive perto do homem. Por isso, sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional e, principal-mente, de ocupação desordenada, onde as fêmeas têm mais oportuni-dades para alimentação e dispõem de mais locais para desovar. A in-festação por Aedes aegypti é sempre mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da inten-sificação de chuvas. Para evitar esta situação, é preciso desenvolver me-didas permanentes para o controle do mosquito, durante todo o ano, a partir de ações preventivas que ob-jetivem a eliminação de focos do vetor. Essa ação depende sobretudo do empenho da população. O mos-quito tem hábitos preferencialmen-te diurnos e alimenta-se de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Mas, como é opor-tunista, pode picar à noite, quando uma pessoa se aproxima muito do

Cuidar da alimentação vai muito além de apenas fazer uma simples dieta, que apresenta resultados tem-porários e muitas vezes indesejáveis. É preciso repensar o que se come, reeducar os hábitos alimentares e, assim, manter uma vida saudável e com mais bem-estar. Veja algumas dicas de alimentação no dia a dia para melhorar e preservar a saúde:

local onde o mosquito se esconde, como embaixo de móveis. Em pes-quisas de campo realizadas recente-mente, verificou-se que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis, são os criadouros mais produtivos do Aedes aegypti. O acasalamento do Aedes ageypti se dá dentro ou ao redor das habitações, geralmente nos três primeiros dias depois que o mosquito atinge a su-perfície do criadouro. Normalmente as fêmeas engravidam três dias após a ingestão de sangue, passando en-tão a procurar local para desovar. Os ovos depositados são aderidos às pa-

redes do recipiente, bem próximo à superfície da água, porém não dire-tamente sobre o líquido. Uma fêmea pode dar origem a 1.500 mosquitos durante a sua vida. Os ovos são dis-tribuídos por diversos criadouros – estratégia que garante a dispersão e preservação da espécie. Se a fêmea estiver infectada pelo vírus da den-gue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas já nascerem com o vírus. Agora que você sabe mais sobre o mosquito, se junte a Auto Norte nessa luta com as arboviroses.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :ano 01 | edição 01: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Arretados contra o aedes

Atitudes saudáveis

você com mais saúdetudo interfere na saúde do nosso corpo. por isso, o arretado traz

nesta edição várias dicas para viver com mais qualidade de vida.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Page 7: O Arretado - Edição 1

O trabalho contínuo em uma mesma atividade pode causar al-guns problemas à saúde de qualquer pessoa. Todas as atividades tem suas particularidades, e cada uma preci-sa e merece seus cuidados. É aí que entra a ginástica laboral, que tem o objetivo de manter a saúde dos fun-cionários de determinado local de trabalho através de exercícios físicos direcionados para aquela atividade e feitos durante o expediente. Esta

atividade deve ser acompanhada e orientada por um profissional da saúde física.

Além de diminuir a carga de es-tresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o se-dentarismo. Esta prática pode me-lhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e ou-tras doenças provocadas pelo traba-

lho contínuo e a falta de exercícios físicos. A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, re-laxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática co-letiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de traba-lho. Além disso, ela age psicologica-mente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua autoestima.

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Ginástica Laboral

Melhora da auto-estima e da auto-imagem; Combate as tensões emocionais; Melhora da atenção e concentração nas atividades desempenhadas; Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe; Melhoria das relações interpessoais; Reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal; Diminui afastamentos médicos, acidentes e lesões; Melhora da imagem da instituição junto aos empregados e à sociedade.

Promove o combate e prevenção das doenças profissionais; Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, etc; Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura; Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho; Reduz a sensação de fadiga no final da jornada;

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

jan | fev | mar 2016

Mural de Aniversariantes

Veja um mural com as fotos dos aniversários que realizamos mensalmente para os nossos colaboradores, em todas as unidades da Auto Norte. Um momento voltado para a comemoração de um novo ano, mas também de reafirmar a parceria entre funcionário e empresa.

Page 8: O Arretado - Edição 1

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :ano 01 | edição 01: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

auto norte - atuando e crescendoacompanhando a atualização do mercado

Seminário Automotivo do Nordeste 5ª Edição

Equipe Ceará

Seminário Automotivo do Nordeste 5ª EdiçãoFornecedores Sachs e Cobreq - Impala

A Filial Ceará tem investido constantemente na capacitação de sua equipe através de cursos, pa-lestras e seminários onde a inten-ção é manter sua equipe cada vez mais preparada e capacitada para um mercado competitivo e que passa por atualizações constantes. A Auto Norte tem investido em to-dos os departamentos da Filial tais

como: Administração, Comercial (internos e representantes) e Logís-tica onde a intenção é manter uma equipe alinhada na mesma disposi-ção, conhecimento e direção.

O supervisor de vendas Célio Pereira tem se empenhado forte-mente na tarefa de prospecção de vendas, fortalecimento no relacio-

namento comercial com os cliente da linha pesada e implementação de estoque para tornar o atendi-mento com os clientes cada vez mais eficaz e satisfatório. O super-visor tem visitado todos os clientes para buscar informações comer-ciais e identificar as necessidades para que a atuação da filial Ceará esteja cada vez mais forte em 2016.

Participantes no Seminário

Método CIS – Inteligência Emocional

Turma reunida no Coffee Break

Cliente Evaldo Autopeças

Participantes do Seminário Automotivo do NE

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

: : : : : : : : : : : : : : : : : : : :

Expediente

Jornalistas responsáveisMaiara Melo - DRT/PE 5789Bruna Oliveira - DRT/PE 3600

Projeto Gráfico4 COM - Marketing IntegradoFone: 81 3221 5096

Matriz: Recife / PE - (81) 2125.2000

FiliaisSalvador / BA - (71) 2201.3232Fortaleza / CE - (85) 3089.5959Parnamirim / RN - (84) 3343.5959Bayeux / PB - (83) 3565.2222www.4comunicacao.com.brwww.autonorte.com.br