nutrição funcional

11
NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Upload: sanny-pereira

Post on 15-Jun-2015

1.088 views

Category:

Health & Medicine


15 download

DESCRIPTION

Um resumo sobre a NUTRIÇÃO FUNCIONAL!

TRANSCRIPT

Page 1: Nutrição Funcional

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Page 2: Nutrição Funcional

CONCEITO E HISTÓRIA

Conceito A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes que procura manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação entre as suas células e os nutrientes, é uma maneira dinâmica de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas complexas através da detecção e correção dos desequilíbrios que geram as doenças.

História Os primeiros alimentos com algum tipo de modificação para aumentar seu valor nutritivo, especialmente com sais minerais, apareceram na década de 1920. Especialmente após os anos da década de 1970 e 1980, foi com o desenvolvimento de característica que além da segurança alimentar e aspectos nutricionais, pudesse oferecer um benefício adicional ao consumidor. Esta nova preocupação levou ao desenvolvimento dos alimentos funcionais. inicialmente este processo foi mais intenso no Japão onde, a partir de 1993 foi criada uma categoria de alimentos designados Foshu (em inglês: FOSHU um Acrónimo de Food for specific health use), estes alimentos passaram a ter maior destaque.

Page 3: Nutrição Funcional

NUTRIÇÃO CLÁSSICA x NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Diferente da nutrição clássica, a nutrição funcional defende a individualidade bioquímica, porque um alimento que pode ser bom para uma pessoa, pode ser ruim e até causar uma intolerância em outra. Sendo assim, os princípios básicos da nutrição funcional são:

Individualidade bioquímica;

Tratamento centrado no paciente, e não na doença; 

Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes;

Fatores biológicos;

Saúde como vitalidade positiva.

Page 4: Nutrição Funcional

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Nutrição Clínica Funcional

Nutrição Esportiva Funcional

Fitoterapia Funcional

Gastronomia Funcional

Page 5: Nutrição Funcional

LOCAIS ONDE ATUA

ClínicasÁrea esportiva

Programas de orientação a gestantes

Hospitais

Empresas

Escolas

Page 6: Nutrição Funcional

COMO ATUA?

A nutrição funcional é utilizada como base para uma dieta personalizada onde o foco não e a contagem de calorias e sim a utilização de alimentos específicos para maior aproveitamento de nutrientes.

Page 7: Nutrição Funcional

ALIMENTOS FUNCIONAIS E O SEU CONSUMO

São alimentos que, produzem efeitos benéficos à saúde, geralmente sem necessidade de supervisão médica como no caso de um medicamento.

Proporciona um papel benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas.

É necessário que o consumo seja regular para que seus objetivos sejam alcançados. É recomendado que o consumidor siga as instruções das rotulagens. Esses alimentos funcionam a base de uma dieta equilibrada, sem exageros.

Page 8: Nutrição Funcional

PRINCIPAIS ALIMENTOS FUNCIONAIS

Soja Aveia Hortaliças

Peixes de águas profundas

Linhaças Tomate goiaba vermelha

Page 9: Nutrição Funcional

LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS

No Brasil, o Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), regulamentou os alimentos funcionais e novos alimentos por intermédio das seguintes resoluções: 

• Resolução n° 16, de 30 de abril de 1999: Regulamento Técnico para procedimentos de Registro de Alimentos e/ou Novos Ingredientes.

• Resolução n° 17, de 30 de abril de 1999: Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas para Avaliação de Risco e Segurança de Alimentos. 

• Resolução n° 18, de 30 de abril de 1999: Regulamento Técnico que estabelece diretrizes básicas para Análise e Comprovação de Propriedades Funcionais e/ou de Saúde Alegadas em Rotulagem de Alimentos.

Page 10: Nutrição Funcional

RESTRIÇÕES ALIMENTOS FUNCIONAIS

A EFSA tem realizado uma revisão científica que coloca em dúvida os reais benefícios de alimentos industrializados que prometem melhorar a saúde. Um relatório aponta que 80% das afirmações de benefícios não apresentam evidências suficientes de que cumprem o que prometem. Há dúvidas, por exemplo, em relação a iogurtes e leites com probióticos. Nos Estados Unidos, esses alimentos industrializados estão na mira do FDA. Para a aceitação de alegações de saúde em alimentos industrializados, a OMS discute uma padronização.

Page 11: Nutrição Funcional

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://barbaragodoinutricionista.blogspot.com.br/www.vponline.com.br

www.funcional.ntr.br 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alimento_funcional

http://www.focarte.com.br/index.php/o-que-fazemos/nutricao-funcional/126-nutricao

http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/31552/alimentos-funcionais-legislacao

http://br.universidades.org/

http://www.nutrijr.ufsc.br/jornal/jornal_eletronico_0608.pdf

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4036-alimentos-funcionais-trazem-beneficios-para-o-organismo