novos escritoresunifoa-centro universitário de volta redonda av. paulo erlei alves abrantes, 1325 -...

8
UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda DISTRIBUIÇÃO GRATUITA SET/OUT 2020 ANO XVllI Nº 177 Novos Escritores Aluno de Jornalismo participa da coletânea Contos do Além-Mundo

Upload: others

Post on 25-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Novos EscritoresUniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 - Três Poços Volta Redonda - RJ - CEP: 27240560 Tel. (24) 3340-8400 E-mail: imprensa.unifoa@foa.edu.br

UniFOA - Centro Universitário de Volta RedondaDISTRIBUIÇÃO GRATUITA

SET/OUT 2020ANO XVllI Nº 177

Novos EscritoresAluno de Jornalismo participa da coletânea

Contos do Além-Mundo

Page 2: Novos EscritoresUniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 - Três Poços Volta Redonda - RJ - CEP: 27240560 Tel. (24) 3340-8400 E-mail: imprensa.unifoa@foa.edu.br

VIACAMPUS2

EXPEDIENTEAno XVII - nº 177 Setembro/Outubro 2020Registro ISSN 1809-9483UniFOA-Centro Universitário de Volta RedondaAv. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 - Três PoçosVolta Redonda - RJ - CEP: 27240560Tel. (24) 3340-8400www.unifoa.edu.brE-mail: [email protected]

Periodicidade: mensal

JORNAL VIA CAMPUSDireção: Débora MartinsEditor: Ananda Valente - RGMT 0033578-RJReportagens: Ananda Valente e Matheus FreitasEditoração e Diagramação: Elton de Oliveira RodriguesFotos: Equipe da Divisão de Marketing

FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHAPresidente: Dauro Peixoto AragãoVice-presidente: Eduardo Guimarães PradoDiretor-Administrativo Financeiro: Iram Natividade PintoDiretor de Relações Institucionais: Alden dos Santos NevesSuperintendente Executivo: Josiane da Silva SampaioSuperintendente Geral: José Ivo de Souza

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDAReitora: Profª. Úrsula Fraga AmorimPró-Reitor Acadêmico: Prof. Carlos José PachecoPró-Reitor de Extensão: Prof. Otávio Barreiros MithidieriPró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Bruno Chaboli Gambarato

Uma edição de homenagens

Mais uma edição do Jornal Via Campus, dessa vez com a despedida a três grandes homens que deixaram seus nomes marcados na história da FOA e do UniFOA. Perdemos nosso instituidor, Dr. Jairo Conde Jogaib, o professor Mario Arthur de Souza Fontes e o participante benemérito da FOA, José Luiz de Sá. Nas próximas páginas faremos uma homenagem a eles que estão eternizados em nossos corações.

Como sugestão de leitura, você irá conhecer um pouco do trabalho de um aluno do curso de Jornalismo que escreveu o capítulo de um livro. Sua primeira obra já foi lançada e está sendo comercializada pela Amazon. Muito bacana! Saiba mais sobre a história e a obra do Samuel Soares.

Além disso, trouxemos os registros da última formatura do curso de Medicina e a participação dos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda no Intercom. Nesta edição você verá ainda a capacitação para futuros agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda.

Boa leitura!

ÍNDICEUniFOA forma novos médicos03Novos escritores04Jairo Conde Jogaib, eterno em nossos corações

Homenagem ao querido mestre Mário Arthur

O adeus a José Luiz de Sá

0506

Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda são finalistas do Intercom Sudeste 20

Curso de Enfermagem promove capacitação para futuros agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda

07

Alunos de Publicidade e Propaganda participam de concurso de Fotografia

Professor participa de websérie sobre a Rádio Siderúrgica Nacional

08

Page 3: Novos EscritoresUniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 - Três Poços Volta Redonda - RJ - CEP: 27240560 Tel. (24) 3340-8400 E-mail: imprensa.unifoa@foa.edu.br

VIA CAMPUSVIACAMPUS 3

O UniFOA realizou a colação de grau antecipada da 63º turma do curso de Medicina, no dia 9 de outubro. A solenidade formou novos médicos, observando as determinações contidas na Lei 14040, de 18 de agosto de 2020, e na Resolução do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), nº 072, de 10 de setembro de 2020. O evento aconteceu no auditório William Monachesi, no campus Olezio Galotti.

A antecipação da formatura foi opção de 41 alunos da turma, sendo que os outros 12 discentes irão colar grau no mês de dezembro deste ano.

Participaram do evento a Reitora do UniFOA, professora Úrsula Fraga, o professor Júlio Cesar Meyer, representando o presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Dr. Dauro Aragão, e o Coordenador do Curso de Medicina, professor Geraldo Assis Cardoso.

A turma 63º homenageou o professor Jo Yoshikuni Osugue, falecido em novembro de 2019, cujo nome foi escolhido para ser o da turma. O professor foi lembrado por suas ações nos 15 anos de dedicação à docência na instituição, especialmente na disciplina de patologia.

O professor Júlio César Meyer salientou a magnitude da formatura do curso: “representa a continuidade do trabalho do corpo docente, técnico pedagógico e administrativo que, mais uma vez, como tem acontecido nos últimos anos, mostrou sua qualidade na organização do evento”, destacou Júlio Meyer.

Segundo a Reitora do UniFOA, professora Úrsula Fraga, antecipar uma colação de grau não significa apenas cumprir a legislação. “Esta é uma responsabilidade social da instituição: contribuir com a comunidade no sentido de habilitar médicos capazes de atuarem nesse momento desafiante. Os profissionais trabalharão com afinco no combate à pandemia e na preservação da saúde coletiva”, pontuou a Reitora.

O coordenador do curso, professor Geraldo Cardoso, explicou que este é um momento de desafios e oportunidades para os médicos formados. “Estamos formando a sexagésima terceira turma de medicina, ou seja, um curso tradicional com mais de 50 anos de fundação. É uma honra para todos nós celebrarmos esse momento”, disse o professor.

“Os melhores anos de minha vida”, foi assim que o novo médico, Gabriel Souza, descreveu os anos que passou no UniFOA. “Foram os melhores anos de minha vida. Aqui não deixo amigos, pelo contrário, levo amizades e conhecimentos para a minha trajetória”, destacou o formando.

O médico recém-formado, Leandro Dalbone, descreveu o momento da formatura como inesquecível e gratificante. O aluno destacou o legado que o UniFOA e o curso deixaram ao longo dos seis anos de sua graduação: “Os anos de faculdade foram dedicados aos estudos e aproveitados com alegria entre amigos de turma e professores da instituição”, explicou o aluno.

UniFOA forma novos médicos

“Esta é uma responsabilidade social da instituição: contribuir com a comunidade no sentido de habilitar médicos capazes de atuarem nesse momento desafiante. Os profissionais trabalharão com afinco no combate à pandemia e na preservação da saúde coletiva”.

Page 4: Novos EscritoresUniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 - Três Poços Volta Redonda - RJ - CEP: 27240560 Tel. (24) 3340-8400 E-mail: imprensa.unifoa@foa.edu.br

VIACAMPUS4

A escrita como forma de produção artística

Por Maria Gabriela da Gama Alves Gonçalves,

Fernanda Souza e Clíci Gabrielle de Moura Vieira

(4° ano de Jornalismo)

Samuel Soares, aluno do segundo ano do curso de Jornalismo, foi chamado para fazer parte da coletânea “Contos do Além-Mundo”, com o livro autoral “Os cavaleiros de AEL: a realidade que nos molda”. Foram selecionados 15 contos de fantasia e ficção científica, que já entraram em pré–venda. A coletânea encontra-se em formato digital no site da AMAZON e de forma gratuita para aqueles que possuem o Kindle Unlimited. O lançamento oficial aconteceu no dia 10 de outubro.

Em conversa com o acadêmico, ele contou um pouco de como tudo começou e seus planos futuros. “Desde pequeno, tive muito contato com música e por meio dela sempre me interessei em criar as minhas próprias canções. A partir disso, comecei ter a escrita como uma forma de produção artística em minha vida, principalmente tendo ela como um meio de expressar-me”, relatou Samuel.

Sobre sua motivação em escrever, ele mencionou que o universo e os personagens do conto já o acompanhavam desde o ensino médio.

“Sempre fui muito interessado em cultura pop. Consumi muitos filmes, séries e livros. O gênero fantasia é o meu favorito, mas não sei dizer ao certo como a ideia surgiu, porque acho que “Os Cavaleiros de Ael” é uma

mistura de muita coisa consumida do gênero e uma resposta aos conteúdos que eu queria consumir, mas não existiam ou que acabaram não acontecendo da forma esperada nas histórias que eu gostava. Com o tempo, os personagens e o universo começaram a ficar cada vez mais vivos para mim, no entanto, eu sentia que não tinha muita habilidade com à escrita. Sabia o que queria escrever, mas não sabia como”, acrescentou.

Indagado sobre a maior dificuldade que encontrou durante o processo de escrita e quanto tempo levou para escrever o conto, Samuel revelou uma curiosidade interessante.

“O conto selecionado, na verdade, foi a primeira versão dele que levou cerca de um mês para a finalização. Depois de algumas tentativas, finalmente consegui terminar. Apesar da forma que havia escrito, achava que tinha uma história boa para contar. Dessa forma, reescrevi o livro e, ele foi selecionado para a coletânea. Fiquei surpreso com uma notícia muito boa. Com isso, penso que a maior dificuldade foi terminar o primeiro conto. Além disso, tenho três outras histórias já iniciadas que acabaram ficando sem conclusão”, disse Samuel. .

O aluno revelou sobre o que se trata o primeiro conto e sua expectativa para o lançamento da coletânea.

“O conto é uma história de vingança na sua camada mais superficial, mas também acabou se transformando em uma narrativa de autoconhecimento, onde você entende que seus sentimentos e tudo o que te fez

chegar a ser quem você é hoje, foi gerado por uma série de acontecimentos, e muitos desses fatos fogem totalmente do controle. Fico muito feliz e empolgado de estar participando da coletânea porque é algo que recompensa o meu estudo e trabalho realizado até atingir o ponto agradável da escrita. Dessa forma pensei: ‘Isso é algo que eu gostaria de ler’. Portanto, observar que outras pessoas também leram, viram valor na obra e gostaram é uma sensação muito empolgante”, finalizou Samuel.

Aluno de Jornalismo participa da coletânea Contos do Além-Mundo

Desde pequeno, tive muito contato com música e por meio dela sempre me interessei em criar as minhas próprias canções. A partir disso, comecei ter a escrita como uma forma de produção artística em minha vida, principalmente tendo ela como um meio de expressar-me.

Page 5: Novos EscritoresUniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 - Três Poços Volta Redonda - RJ - CEP: 27240560 Tel. (24) 3340-8400 E-mail: imprensa.unifoa@foa.edu.br

VIA CAMPUSVIACAMPUS 5

Jairo Conde Jogaib, eterno em nossos corações

Natural de São Matheus, Espírito Santo, o professor Jairo Conde Jogaib se formou cirurgião dentista em 1954, pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Rio de Janeiro. Veio para Volta Redonda em 1955. Em 1966, se especializou em radiologia odontológica pela PUC-Rio e, em 1984, se especializou em didática do ensino superior pelo Instituto Isabel.

Em toda sua trajetória profissional, o professor Jairo Conde Jogaib teve importante participação nas atividades realizadas na cidade. Foi um dos instituidores da Fundação Oswaldo Aranha e também da Escola de Odontologia de Volta Redonda, no qual foi professor titular em diferentes disciplinas. Na FOA, sua brilhante atuação perpassa pelo Conselho Curador e também pela presidência.

Dr. Jairo foi presidente e um dos fundadores da Associação Brasileira de Odontologia, subsecção de Volta Redonda; foi também um dos fundadores do Centro de Estudos Odontológicos e da Residência Odontológica do Hospital da CSN. Como professor, também lecionou nas faculdades de Odontologia de Valença e Duque de Caxias.

Autor de, pelo menos, 100 artigos na área odontológica publicados em revistas e jornais especializados, foi agraciado com várias comendas, dentre elas a Medalha Pierre Fauchard, da Academia Pierre Fauchard, Medalha Paulo Frenkel, da Associação Brasileira de Odontologia, além do título de Cidadão de Volta Redonda, Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e de Membro Titular da Academia Brasileira de Odontologia.

Dentre a sua passagem profissional destacam-se diversos importantes estágios como:

• Professor adjunto da Clínica Odontológica da Escola de Odontologia de Volta Redonda;

• Vice-Diretor da Escola de Odontologia de Volta Redonda;

• Chefe do serviço de Radiologia Cranio-Facial do Hospital da CSN;

• Presidente e Fundador da Associação Brasileira de Odontologia, subsecção de Volta Redonda;

• Membro fundador e instituidor da Fundação Oswaldo Aranha;

• Membro do Conselho Curador da Fundação Oswaldo Aranha;

• Presidente da Fundação Oswaldo Aranha;

• Fundador da Escola de Odontologia de Volta Redonda e de Duque de Caxias;

• Fundador do Centro de Estudos Odontológicos do Hospital da CSN.

• Fundador da Residência Odontológica do Hospital da CSN.

Sua atuação em vida deixa em evidência sua competência profissional, seu perfil acolhedor e comprometido com os mais importantes valores de justiça e solidariedade. Sua história pessoal se confunde com a história de nossa Instituição, cujo futuro refletirá, para sempre, seu exemplo de fé e resignação, mas também de coragem e determinação.

Guardaremos no coração todos os ensinamentos como exemplo de conduta.Saudades eternas do nosso instituidor.

Page 6: Novos EscritoresUniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 - Três Poços Volta Redonda - RJ - CEP: 27240560 Tel. (24) 3340-8400 E-mail: imprensa.unifoa@foa.edu.br

VIACAMPUS6

Perdemos também outro importante membro da nossa instituição, nosso querido amigo de trabalho e de todas as horas, professor Mario Arthur de Souza Fontes. Graduado em Engenharia Civil, Mário Arthur se descobriu no magistério logo após sua formação e atuou até o fim de sua vida, como sempre disse, abraçando com muito orgulho, a missão da docência. Sempre ministrando aulas e estudando, tornou-se Mestre em Engenharia Civil, pela Universidade Federal Fluminense – UFF em 2004 e de imediato ingressou no Doutorado, também na mesma casa.

Professor Titular de Disciplina neste Centro Universitário, já ocupou vários cargos na Fundação Oswaldo Aranha, como:

· Professor Chefe de Departamento;· Coordenador do Curso de Engenharia Civil;· Diretor Acadêmico do CESVRE (antigo Centro Universitário);· Coordenador da CPA (reconduzido por três mandatos);· Coordenador dos Estágios Supervisionados das Engenharias;· Decano das Engenharias UniFOA.

Nosso querido mestre deixará saudades e ensinamentos. Sua passagem pela instituição representou muito para o engrandecimento pessoal e profissional de todos que o cercaram. Seremos eternamente gratos.

A Fundação Oswaldo Aranha lamenta profundamente o falecimento de José Luiz de Sá, participante benemérito da FOA, integrante do Conselho Fiscal e ex-integrante do Conselho Curador da instituição.

José Luiz de Sá, que tinha 70 anos e vinha fazendo tratamento de saúde, foi participante atuante nas reuniões dos conselhos. A experiência de longa data na cidade trouxe ainda mais sabedoria para as diversas decisões importantes que foram tomadas ao longo dos anos, pela presidência, na instituição.

Sua trajetória pela Fundação Oswaldo Aranha:- Participante Benemérito (desde 1988);- Diretor de Ensino (1998 a 2001);- Conselho Fiscal (2002 a 2004);- Conselho Curador (2004 a 2018);- Conselho Fiscal (2018 até 2020).

Vida política

José Luiz era administrador, advogado, professor, ex-deputado federal importante na região - destaque para sua atuação ao longo do processo constituinte, entre 1986/1988. Estava afastado da vida política desde que deixou a presidência da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), em 2016. José Luiz de Sá foi casado com Maria Cecília Costa de Sá, deixa três filhos e netos.

Atividades Profissionais e Cargos PúblicosInformações contidas na Biografia da Câmara dos Deputados

Chefe, Departamento de Administração de Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda; Professor-assistente da Fac. de Ciências Administrativas de Barra Mansa; Tec. de Administração da Cia. Brasileira de Projetos Industriais; Representante da Câmara Municipal de Volta Redonda no II Ciclo de Palestras, Conselho de Contas da União.

Homenagem ao querido mestre Mário Arthur

O adeus a José Luiz de Sá

Page 7: Novos EscritoresUniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 - Três Poços Volta Redonda - RJ - CEP: 27240560 Tel. (24) 3340-8400 E-mail: imprensa.unifoa@foa.edu.br

VIA CAMPUSVIACAMPUS 7

Por Maria Marta e Matheus Fagundes

(4º ano de Jornalismo)

Os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do UniFOA tiveram 9 alunos finalistas do Expocom no XXV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Esse é um prêmio regional destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Os trabalhos

O UniFOA promoveu nos dias 23 e 30 de outubro uma capacitação para futuros agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda. O objetivo do evento foi treiná-los sobre as noções teóricas e práticas de Primeiros Socorros. O evento aconteceu no campus Olezio Galotti, no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão.

No total, mais de 45 futuros agentes

participaram da capacitação que apresentou todos os fundamentos de Primeiros Socorros. “O trabalho desenvolvido pelo UniFOA é uma parceria consolidada que possibilitou aos futuros agentes a oportunidade de apreenderem sobre a disciplina”, pontuou o corregedor da Guarda Municipal e coordenador do curso de formação, Valdo Gomes Rocha.

As atividades teóricas e práticas foram

ministradas pelos professores do curso de Enfermagem, Fabiano Júlio Delesposte Silva e Ary Carlos Spacoski da Silva. Segundo o professor Fabiano, as atividades desenvolvidas pelo curso são para capacitar os futuros profissionais nas noções básicas de Primeiros Socorros. “Além disso, para que os agentes fiquem aptos a trabalharem junto com as outras equipes da saúde”, pontuou o professor.

foram orientados pelos professores André Capilé, Clarisse Netto, Dario Aragão, Angélica Arieira e Douglas Gonçalves.

O Expocom seleciona os cinco melhores trabalhos de cada categoria da região Sudeste. A aluna do quarto ano de Jornalismo, Iandra Rocha, é uma das finalistas na categoria “Fotorreportagem” e conta que ela e seu grupo não esperavam essa aprovação e a dimensão que um trabalho realizado em sala de aula tomou.

“Recebemos o resultado, mas só agora caiu a ficha. Foi um trabalho muito prazeroso de ser realizado no ano passado para a disciplina de Fotojornalismo e hoje tomou essa proporção por meio do incentivo da professora Rebeca” frisou a aluna.

A professora orientadora do projeto, Rebeca Baltazar Chaves, acredita que a participação é uma forma de demonstrar para os alunos a amplitude que trabalhos práticos

podem proporcionar aos futuros jornalistas e publicitários, além de ser um diferencial no currículo e carreira.

“É extremamente gratificante ver a alegria das meninas e o reconhecimento do trabalho. Esse trabalho foi proposto como avaliação na disciplina de Fotojornalismo em 2019 e hoje é considerado uma das cinco melhores fotorreportagens estudantis de toda região sudeste. Isso por si só já é uma vitória e com certeza será um diferencial na vida acadêmica e profissional de todas envolvidas. Fico feliz por participar desse projeto” conclui a professora.

Os coordenadores dos cursos, Douglas Gonçalves e Angélica Arieira relataram que o resultado representa o amadurecimento dos cursos em termos de pesquisa. Eles ainda ressaltam que desde o início da participação no evento sempre apresentam trabalhos entre os finalistas e, em diversas oportunidades, sendo campeões nacionais.

Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda são finalistas do Intercom Sudeste 20

Curso de Enfermagem promove capacitação para futuros agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda

Page 8: Novos EscritoresUniFOA-Centro Universitário de Volta Redonda Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325 - Três Poços Volta Redonda - RJ - CEP: 27240560 Tel. (24) 3340-8400 E-mail: imprensa.unifoa@foa.edu.br

VIACAMPUS8

Alunos de Publicidade e Propaganda participam de concurso de Fotografia

Professor participa de websérie sobre a Rádio Siderúrgica Nacional

Dois alunos do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA participaram do concurso promovido pelo Festival de Fotografia e Arte de Vassouras e Vale do Café Convention & Visitors Bureau. Mario Sérgio Bruno e Thales Aguiar ficaram, respectivamente, na segunda, terceira e quinta colocação da disputa.

Dez vencedores foram escolhidos, mais

O professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniFOA, Douglas Gonçalves, participou da websérie Prosa de Rádio do Centro Cultural Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). O projeto conta a história da Rádio Siderúrgica Nacional em Volta Redonda e relembra os principais marcos e fatos do veículo de comunicação.

Fundada em nove de abril de 1955, a emissora pertencia a CSN e começou suas comunicações 14 anos após a instalação da usina na cidade. Além de ser um canal oficial da empresa, a ZYP – 26 (Sinal da rádio) era voltada para o entretenimento e cultura. Músicas eruditas, clássicas e de orquestras internacionais eram reproduzidas na rádio.

Anos depois, a emissora ainda iniciou trabalhos educacionais com a oferta de cursos a distância como: Administração, Francês e

Introdução à Siderurgia. A rádio encerrou suas atividades no dia 31 de dezembro de 1980, 25 anos depois de sua inauguração.

Segundo professor Douglas Gonçalves, a ideia do projeto foi falar de uma rádio que marcou a vida de milhares de cidadãos na região. Para o docente, o jornalismo pode recontar, recriar e configurar narrativas do passado que foram fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade. “É importante o jornalismo se alinhar aos processos históricos para rememorar o passado e mostrar para quem não presenciou o fato a importância dele”, explicou o Douglas.

A Coordenadora Cultural do Centro Cultural Fundação CSN, Giane Carvalho, resumiu a emoção da ação desenvolvida. “O sentimento é de gratidão por termos sob nossos cuidados um acervo de grande potencial histórico, artístico e

também por darmos continuidade ao trabalho desenvolvido por excelentes profissionais da comunicação”, declarou Giane.

Os episódios da websérie trouxeram a potência do rádio como meio de comunicação na cidade de Volta Redonda, os desafios dos repórteres esportivos e o processo educativo realizado pela Rádio Siderúrgica. O material completo está disponível no canal oficial do Centro Cultural Fundação CSN no YouTube.

de 65 fotógrafos participaram do concurso enviando aproximadamente 315 registros do Vale do Café, importante região no contexto econômico do século XIX que chegou a exportar cerca de 75% do café consumido no mundo. Dessa forma, garantindo o Brasil, a liderança mundial na produção e exportação do produto.

No 3° ano do curso de Publicidade e Propaganda, Thales Aguiar resume a participação no concurso em felicidade. Além de ter ficado em terceiro lugar, outro registro do aluno ficou na quinta colocação. “Fico extremamente feliz por ter colocado as minhas fotos reconhecidas na região, evidenciar a cidade de Mendes e ter sido o único a ter duas fotos vencedoras”, destacou Thales.

O coordenador do curso de Publicidade Propaganda, Douglas Gonçalves ressaltou

que as práticas aparecem já no primeiro ano da graduação, como é o caso da disciplina de Fotografia Publicitária. Segundo o professor, “o contato com a prática estimula o aluno a desenvolver as produções fotográficas. Além disso, o discente pode gerar portfólio e experiência”, explicou Douglas.

Mario Sérgio, no 2° ano do curso destacou que os professores Douglas Gonçalves e Rebeca Baltazar, foram grandes incentivadores para a participação no concurso. Por meio das aulas ministradas pelos docentes, o aluno colocou em prática o que aprendeu em sala de aula.

Os registros fotográficos dos alunos da segunda, terceira e quinta colocação do concurso foram na cidade de Mendes.

2ª colocação (Mário Sérgio)5ª colocação (Thales Aguiar)

3ª colocação (Thales Aguiar)