novo mandato: prefeito começa atacando na surdina o ... · de pânico e de depressão. em casos...

4
MAIO 2013 VISITE NOSSO SITE WWW.STPMJ.ORG.BR / COMPARTILHE NO FACEBOOK De forma arbitrária, a administração reeleita, retira Adicional de Insalubridade PREFEITO NÃO NEGOCIA COM SINDICATOS, E ENCERRA CAMPANHA SALARIAL Em Assembleia Geral das categorias, realizada no dia 26/03/2013, foi deliberado pelos trabalhadores(as) públicos municipais o que segue abaixo: - Pedido de abertura de negociação entre as partes (Sindicatos e Comissão de Negociação), uma vez que o índice de reajuste salarial oferecido (6,87%), bem como os demais pontos da pauta de reivindicações, foram impostos pelo Sr. Prefeito como “proposta” final, sem qualquer discussão com os representantes dos trabalhadores(as). A Direção dos Sindicatos se reunirá para organizar ATO DE PROTESTO denunciando a intransigência do Prefeito Hamilton, bem como as consequências do arrocho salarial, má condições de trabalho e qualidade na prestação dos serviços públicos à população. Campanha salarial Unificada Novo mandato: Prefeito começa atacando na surdina o TRABALHADOR O itocentos e trinta e dois funcionários, foram surpreen- didos com a retirada do Adicional de Insalubridade no pagamento de janeiro e no mês de fevereiro, por volta de 150 trabalhadores, atitude que fere a Constituição Federal, alegando embasamento num laudo que apresenta sérias e graves inconsis- tências técnicas e administrativas. Lembramos que a CIPA é ineficiente, não existe SIPAT (Se- mana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), e também, praticamente não temos o PCMSO (Programa de Controle Médi- co de Saúde Ocupacional). Diante dessas atitudes abusivas, o Sindicato junto com os tra- balhadores vem tomando medidas cabíveis, acionando órgãos competentes: Delegacia Regional do Trabalho, Ministério Públi- co do Trabalho, Ministério Público do Estado de São Paulo e Jus- tiça, e também solicitamos intermediação dos vereadores, pois eles são fiscalizadores eleitos pelo povo para averiguar os atos do Prefeito. ASSÉDIO MORAL pg2 AMBULÂNCIA E MOTORISTAS pg2 JURÍDICO pg4 TRABALHADOR, VACINAS EM DIA? pg3

Upload: doananh

Post on 30-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Novo mandato: Prefeito começa atacando na surdina o ... · de pânico e de depressão. Em casos extremos, pode levar à morte ou ao suicídio. ... talmente grátis. Nos processos

MAIO 2013

VISITE NOSSO SITE WWW.STPMJ.ORG.BR / COMPARTILHE NO FACEBOOK

De forma arbitrária, a administração reeleita, retira Adicional de Insalubridade

PREFEITO NÃO NEGOCIA COM SINDICATOS, E ENCERRA CAMPANHA SALARIALEm Assembleia Geral das categorias, realizada no

dia 26/03/2013, foi deliberado pelos trabalhadores(as) públicos municipais o que segue abaixo: - Pedido de abertura de negociação entre as partes (Sindicatos e Comissão de Negociação), uma vez que o índice de reajuste salarial oferecido (6,87%), bem como os demais pontos da pauta de reivindicações, foram impostos pelo Sr. Prefeito como “proposta” fi nal, sem qualquer discussão com os representantes dos trabalhadores(as).

A Direção dos Sindicatos se reunirá para organizar ATO DE PROTESTO denunciando a intransigência do Prefeito Hamilton, bem como as consequências do arrocho salarial, má condições de trabalho e qualidade na prestação dos serviços públicos à população.

Campanha salarial Unifi cada

Novo mandato: Prefeito começa atacando na surdina o TRABALHADOR

Oitocentos e trinta e dois funcionários, foram surpreen-didos com a retirada do Adicional de Insalubridade no

pagamento de janeiro e no mês de fevereiro, por volta de 150 trabalhadores, atitude que fere a Constituição Federal, alegando embasamento num laudo que apresenta sérias e graves inconsis-tências técnicas e administrativas.

Lembramos que a CIPA é inefi ciente, não existe SIPAT (Se-mana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), e também, praticamente não temos o PCMSO (Programa de Controle Médi-co de Saúde Ocupacional).

Diante dessas atitudes abusivas, o Sindicato junto com os tra-balhadores vem tomando medidas cabíveis, acionando órgãos competentes: Delegacia Regional do Trabalho, Ministério Públi-co do Trabalho, Ministério Público do Estado de São Paulo e Jus-tiça, e também solicitamos intermediação dos vereadores, pois eles são fi scalizadores eleitos pelo povo para averiguar os atos do Prefeito.

ASSÉDIO MORAL pg2

AMBULÂNCIA E MOTORISTASpg2

JURÍDICO pg4

TRABALHADOR, VACINAS EM DIA?pg3

Page 2: Novo mandato: Prefeito começa atacando na surdina o ... · de pânico e de depressão. Em casos extremos, pode levar à morte ou ao suicídio. ... talmente grátis. Nos processos

Publicação do STPMJ -Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí - Rua Luiz Simon, 337 - Centro - Jacareí/SP - CEP 12327-510 Fone/fax: 12-3951-5881 e 3951-7270

Site: www.stpmj.org.br / e-mail: [email protected] - Redação e Textos: Diretoria STPMJ - Diagramação, ilustração e arte: Pedro Monteiro - Impressão: Jac Gráfi ca e Editora -Tel.:12 -3928 1555

2O assédio moral, tão antigo

quanto o trabalho, caracteriza-se por humilhações constantes, exposição do trabalhador ao ridículo, supervisão excessiva, críticas cegas, empobrecimento das tarefas, sonegação de infor-mações, repetidas perseguições. A prática, diretamente ligada a uma relação de poder, deteriora, sensivelmente, o meio ambiente do trabalho, com repercussão na produtividade e na ocorrência de acidentes. É fruto do abuso de poder e da manipulação per-versa de fatos e informações.

O psicoterror causa danos

emocionais e doenças psicos-somáticas, como alterações do sono, distúrbios alimentares, diminuição da libido, aumento da pressão arterial, desânimo, insegurança, entre outros, podendo acarretar quadros de pânico e de depressão. Em casos extremos, pode levar à morte ou ao suicídio.

Há necessidade de que os Servidores tomem conheci-mento dessa chaga, exija dos governantes empenho em criar Lei que coíba efetivamente essa prática que tanto faz mal ao trabalhador.

Prefeitura transportava mate-rial coletado nas UBS (fezes, urina e sangue) em veículo inadequado e em mal estado de conservação.

Em visita a uma UBS, o STPMJ deparou com o veículo de passageiro, que estava com a porta quebrada, colocando em risco a saúde do motorista e da população.

Os motoristas de ambulância reivindicam, o reconhecimento de sua categoria, visto que suas atividades não se trata apenas de motorista, além de dirigir eles exercem função de socorristas. Como foi alterado a Referência da Secretária III (lei 5749 de 01 de março de 2013), também é direito dessa categoria ser reconhecida, remunerada. E reivindicam também o adicio-nal de risco de vida, pois estão expostos a todo momento.

MOTORISTAS DE AMBULÂNCIA EXERCEM FUNÇÃO DIFERENCIADA DOS DEMAIS

VEÍCULO INADEQUADO E EM MAU ESTADO UMSF E EMEI– IGARAPÉS

PERIGO NA USINA DE ASFALTO E CANIL

Funcionários daquele se-tor trabalham em local es-quecido pela Administração, motivo pelo qual, os animais peçonhentos tem aparecido com frequência nesses locais. Já houve caso em outro setor que, um funcionário quase perdeu a vida com picada de cobra.

Recentemente, os trabalha-dores ao chegarem em seu setor depararam com esse animal.

Vamos exterminar essa chaga

Agentes de Trânsito esti-veram presentes no sindicato para reivindicar seus direitos, insalubridade, de acordo com NR (Direito liquido e certo), a constituição federal garante, estatuto do trabalhador e lei or-gânica.

Marronzinhos lutam pelos seus direitosNessa visita eles solicitam in-

termediação do Sindicato para garantir seus direitos relativos a insalubridadade, cancelado alea-toriamente pela Administração, no caso dos Agentes de Trânsito a insalubridade se dá por exposi-são prolongada aos agentes quí-micos, poluição sonora e ao sol.

Há anos os funcionários da UMSF e EMEI reclamam do mal cheiro que vem do esgoto, encanamento que se desem-boca nos fundos da copa das duas unidades. Funcionários e usuários não aguentam mais o mal cheiro e a falta de respeito com a população e o Meio-Ambiente, o STPMJ denun-ciou aos orgãos competemtes.

Page 3: Novo mandato: Prefeito começa atacando na surdina o ... · de pânico e de depressão. Em casos extremos, pode levar à morte ou ao suicídio. ... talmente grátis. Nos processos

3

Atenção trabalhador você está com suas vacinas em dia?

Duplo adulto (tétano e difteria) Tríplice Viral (sa-rampo, caxumba e rubéola). Hepatite B, para todos pro-fi ssionais de saúde, jovens até 29 anos e todos aqueles que estão expostos a riscos ocupacionais. Procurem uma UBS e atualizem seus cartões de vacinas, pois na prefeitura não existe o PCMSO (Programa de Con-trole Médico de Saúde Ocu-pacional).

“Os riscos ocupacionais são os perigos que incidem sobre a saúde humana e o bem-estar dos trabalhadores associados a determinadas profi ssões”

O STPMJ juntamente com o Fórum de Lutas

(Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e a Auditoria Cidadã da Dívida estão promovendo a Campanha pela Anulação da Reforma da Previdência de 2003.

A campanha disponibiliza um abaixo-assinado eletrônico e outro de papel com o objetivo de coletar o maior número pos-sível de assinaturas. A coleta

de assinaturas ainda não tem prazo definido para acabar. Está previsto também um ato público nacional, ainda sem data defi nida, para a entrega dos abaixo-assinados.

O abaixo-assinado eletrônico encontra-se no link do site www.pe-ticaopublica.com.br/?pi=emenda41, que disponibiliza um serviço público gratuito para (abaixo-assinados peti-ções públicas).

Divulgue e participe da Campanha Nacional pela Anulação da Reforma da Previdência de 2003

conquistas serão perdidas tam-bém pelos servidores públicos. Por este motivo, esta é uma luta de todos os trabalhadores bra-sileiros, de ambos os setores, privado e público.

Neste sentido, é importante contar com os servidores públi-cos na luta contra o ACE.

É importante frisar que o ataque aos direitos desferidos pelo ACE não são direciona-dos somente contra os traba-lhadores do setor privado.

Assim que esses direitos fo-rem perdidos, os governos fe-deral, estaduais e municipais, argumentarão que não tem ca-bimento manter determinados direitos se os demais traba-lhadores brasileiros já não os têm.

Dessa forma, férias, 13º salário, horas extras e outras

Servidor público também é afetado pelo ACE

ESTAMOS EM CAMPANHA DE SINDICALIZAÇÃOCHEGA JUNTO! FIQUE SÓCIO!

VOCÊ É PARTE IMPORTANTE DESSA LUTA

Estar sindicalizado é ter consciência da importância da unidade dos trabalhadores e levantar bandeiras de lutas que vão trazer conquistas para toda a categoria.

Quanto maior for o número de t r a ba lh a do r e s sindicalizados, é maior a represen-tatividade do Sin-dicato na hora de apresentar reivin-dicações para Administração.

Jurídico- O sócio poderá usufruir de diversos benefícios, tais como: a utilização do de-partamento jurídico nas ações individuais referentes à área trabalhista e previdenciária to-talmente grátis. Nos processos coletivos, o sócio é represen-tado pelo sindicato, enquanto que o não sócio, dependendo

da ação, pode não ser benefi -ciado.

Lazer- Temos ainda a dis-posição dos sócios, colônia de férias conveniada com a SISNATURARD e Colônia

do Sindicato dos Químicos de SJC e Academia Tchi-bum

P a r c e r i a s - Diversas parce-rias com escolas e faculdades e

descontos para os sócios que variam de 5% a 70,5%, já fo-ram assinados: Antonio Afon-so; ITJ; FATESF; Colégio Re-zende Rezende; OMEC/ UMC Universidade de Mogi; Escola Adventista.

Carteira de Sócio- Adquira já o desconto em folha é apenas 2% do salário base do servidor ativo e 1% do servidor aposentado ou pensionista.

1º DE MAIO DIA DE LUTA

Em 1891, em Paris, traba-lhadores socialistas dos países industrializados da época,

reunidos num congresso da Internacional Socialista, con-sagraram esta data como o dia da luta pelas 8 horas de traba-lho.

Naquele tempo os operários viviam numa grande miséria. Trabalhavam 12, 15 e até 18 horas por dia. Não havia des-canso semanal nem férias. Para o mundo do trabalho não existiam leis.

A diminuição de turnos de trabalho foi a primeira reivin-dicação da classe.

Exigia-se não morrer de tanto trabalhar. Outra exigên-cia era a de não morrer de fome.

Ou seja, ter um salário que permitisse viver.

Muitas greves foram reali-

zadas no século XIX. Os pa-trões respondiam com mortes,

prisões e perseguições dos lutadores operários.

Tudo o que os trabalhadores conquistaram foi fruto desta luta da classe. Através dela

foram conquistadas a jorna-da de 8 horas, as férias, o des-canso aos domingos,

a previdência social, a inde-nização por acidente, a aposen-tadoria, tudo, enfi m.

Hoje, no começo do século XXI, a classe trabalhadora do mundo todo,

em sua maioria, está per-dendo o que conquistou em 200 anos de lutas.

Page 4: Novo mandato: Prefeito começa atacando na surdina o ... · de pânico e de depressão. Em casos extremos, pode levar à morte ou ao suicídio. ... talmente grátis. Nos processos

4

Centro do Servidor, novo, porém...

Recém inaugurado, mas, com várias falhas, como: ins-talações elétricas inefi ciente difi cultando o funcionamento do sistema de ventilação, dos bebedouros e atendimento psicológico sem privacidade, causando constrangimentos aos trabalhadores, inclusive alguns se recusam as sessões, fazendo com que a recupera-ção seja prejudicada.

LICENÇA PRÊMIO – veja seus direitos

Atenção servidores, de acordo com o ARTIGO 126A do Estatuto do Servidor - Em hipótese alguma poderá ocorrer o acúmulo de duas licenças-prêmio, seja em gozo ou em dinheiro, e você que exerce função gratifi cada ou assume cargos elevados, a li-cença prêmio deverá ser calcu-ladas de conformidade com o rendimento no cargo ou função exercida nos últimos dois anos

a completar o quinquênio. ARTIGO 122 - Ao servidor nomeado para ocupar cargo de provimento em comissão será concedida licença-prêmio por assiduidade considerando os vencimentos do cargo em co-missão, acrescido das van-tagens pessoais do servidor, desde que esteja exercendo-o nos últimos 2 (dois) anos do quinquênio.

CADÊ NOSSO ESTACIOMAMENTO

Já se passaram quatro me-ses, e nada do estacionamen-to dos funcionários da Infra. Estamos de olho!

DESCASO COM A FALTA DE SEGURANÇAO Sindicato deparou com

uma situação muito preocu-pante, na parte externa do Centro do Servidor onde havia componentes elétricos expos-tos ,“um gato”, colocando em risco crianças que fazem pre-sentes no local devido as con-sultas médicas, isso é incrível!

O STPMJ solicitou provi-dências para o Prefeito, Enge-nheiro Bernardes (Segurança do Trabalho) e Paulo Teodoro presidente da CIPA.

CONQUISTAS DO JURÍDICOO STPMJ através do seu

departamento jurídico, con-quistou mais uma vitória da categoria.

O servidor Marcelo Batis-ta, que injustamente demitido do seu cargo, foi reintegrado pelo jurídico do sindicato (Dr. Ricardo Harada e Drª Flávia Santos), de acordo com Dr. Harada “Existiram falhas téc-nicas que levaram a anulação do processo, também apontou que a Prefeitura violou princí-pios constitucionais como: o

da ampla defesa e do contra-ditório, comprometendo dessa forma o direito de defesa do servidor”.

Por fi m o advogado ressal-tou a importância do Sindicato na defesa dos direitos e garan-tias jurídicas da categoria.

Em relação ao mandado de segurança coletivo a respeito do corte do adicional de insa-lubridade, segundo o Dr. Hara-da, a Prefeitura já se manifes-tou, e o processo se encontra na mesa do Juiz para decisão.

Processos Assistentes Sociais:

Um processo aguardando autorização do Juiz para levan-tamento do valor depositado;

Dois processos em execução da sentença na 3ª Vara Cível;

Oito processos no Juizado

especial;Um Processo aguardando

julgamento no Superior Tribu-nal de Justiça;

Dois Processos no Tribunal de Justiça de São Paulo;

Onze Processos no Colé-gio Recursal de São José dos Campos.

Parabéns aos fi scais pela conquistaPROJETO DE LEI N°02 DE 24/01/2013 – Gratifi cação de Risco

Desde meados de 1998 os Fiscais vem lutando por esta conquista e outras mais que a categoria teria di-reito, depois de te-rem sofridos sérias agressões, um fun-cionário quase perdeu a vida. Resolveram fazer uma reu-

nião em 13 de novembro 2012 no STPMJ, e pediram orientação ao nosso advogado (Dr. Gilber-to), e assim pressiona-ram os poderes execu-tivo e legislativo, então não é um presente da

administração é conquista da própria categoria.

FÉRIAS SEM STRESSTrabalhamos doze meses,

até que enfi m chegou as fé-rias... engano nosso!

Tem ocorrido que durante o período de férias, alguns fun-cionários são notifi cados de PAs, de transferência de setor ou até mesmo exoneração, prejudicando pscológicamen-te o descanso tão desejado.

Chefi a respeite as férias do trabalhador.

TERROR PSICOLÓGICO

Segundo os funcionários da Infra, o secretário adjunto Paulo Hasmann, em reunião, quando foi tomada a medida como, a proibição de estacio-narem os carros particulares, disse: “Se os funcionários não colaborarem, iria fazer das vidas deles um inferno”.

Deste jeito que é tratado o trabalhador?

O STPMJ DESEJA UM FELIZ DIA DAS MÃES