novo código de conduta reforça boas práticas na avibras

8
Ano 14 - Nº 94 - Julho/Agosto 2014 Pág.7 Pág.8 Pág.3 Pág.3 Cidinha: presença feminina na linha de produção Conheça os malefícios do cigarro para saúde e bolso Avibras é destaque em Workshop da Unesp Pág.5 Novo Código de Conduta reforça boas práticas na Avibras Sistema ASTROS tem nova EDT Presença em evento da Escola de Fogo Com o objetivo de fortalecer a sua missão, visão e valores culturais, a Avibras agrupou vários procedimentos aplicados há decádas na empresa e criou o Código de Conduta destinado a todos os O EDT compõe a viatura Unidade de Controle de Fogo (UCF) que é alo- cada à Bateria de Lançadores ASTROS para, além de comandar o tiro, rastrear em tempo real os foguetes lançados e, desta forma, aumentar a precisão da salva do sistema de artilharia. A Avibras participou do adestramento da Escola de Fogo e Instrução realizado pela 1ª Brigada de Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro (EB) em Formosa (Goiás). A presença da Avibras no evento de- monstra a sua parceria com o Exército no Projeto Estratégico para a Defesa Antiaérea. Pág.5 A ADC ini- ciou os preparati- vos para a Festa do Dia das Crian- ças, que será rea- lizada no dia 12 de outubro das 10 às 14h, na sede da associação. Cachorro quente, refrigerante, pipoca, algodão doce, sorteios e brinquedos infláveis estão na programação. Imperdível! Vem aí Festa do Dia das Crianças seus públicos estratégicos. O documento ainda reforça o seu compromisso em ado- tar as melhores práticas de governança corporativa e conduzir os negócios com ética e integridade. Foto: Arnaldo Kikuti

Upload: nguyencong

Post on 31-Dec-2016

226 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Ano 14 - Nº 94 - Julho/Agosto 2014

Pág.7 Pág.8

Pág.3

Pág.3

Cidinha: presença feminina na linha de produção

Conheça os malefícios do cigarro para saúde e bolso

Avibras é destaque em Workshop da Unesp

Pág.5

Novo Código de Conduta reforça boas práticas na Avibras

Sistema ASTROS tem nova EDT

Presença em evento da Escola de Fogo

Com o objetivo de fortalecer a sua missão, visão e valores culturais, a Avibras agrupou vários procedimentos aplicados há decádas na empresa e criou o Código de Conduta destinado a todos os

O EDT compõe a viatura Unidade de Controle de Fogo (UCF) que é alo-cada à Bateria de Lançadores ASTROS para, além de comandar o tiro, rastrear em tempo real os foguetes lançados e, desta forma, aumentar a precisão da salva do sistema de artilharia.

A Avibras participou do adestramento da Escola de Fogo e Instrução realizado pela 1ª Brigada de Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro (EB) em Formosa (Goiás).

A presença da Avibras no evento de-monstra a sua parceria com o Exército no Projeto Estratégico para a Defesa Antiaérea.

Pág.5

A ADC ini-ciou os preparati-vos para a Festa do Dia das Crian-ças, que será rea-lizada no dia 12 de outubro das 10 às 14h, na sede da associação. Cachorro quente, refrigerante, pipoca, algodão doce, sorteios e brinquedos infláveis estão na programação. Imperdível!

Vem aí Festa do Dia das Crianças

seus públicos estratégicos. O documento ainda reforça o seu compromisso em ado-tar as melhores práticas de governança corporativa e conduzir os negócios com ética e integridade.

Foto

: Arn

aldo

Kik

uti

2

Sami HassuaniPresidente

E X P E D I E N T EPublicação bimestral da Avibras dirigida aos colaboradores.

Projeto gráfico e editorial: SCV (Supervisão de Comunicação Visual).

E-mail: [email protected]

Supervisão: Paulo Sá.

Jornalista responsável: Graziela Marques - MTB 39686.

Diagramação: Carlos Souza.

Fotos: Comunicação Visual e departamentos.

Impressão: Gráfica Ibraphel – São Paulo. Tel: (11) 3256-1088.

Tiragem: 1.800 exemplares. Fechamento da edição: 22/08/2014.

Mensagem do Presidente Administração

A Avibras adquiriu mais uma ambu-lância, uma conquista dos colabora-

dores. Agora a empresa dispõe de qua-tro veículos adaptados para transporte e atendimento de emergências.

De acordo com Dr. Francir, o novo veículo permite o transporte com total segurança e conforto. É equipado com ar-condicionado e kit de atendimento de emergência.

Colaboradores da Segurança Patri-monial já fizeram treinamento para re-

Nova ambulância: mais segurança e conforto

visão dos conceitos de segurança e cui-dados com o transporte de pacientes. “Temos que trabalhar sempre com o fator prevenção”, destacou Francir.

Para oferecer maior agilidade e con-forto aos beneficiários, o Policlin Saúde ampliou o atendimento no Pronto So-corro do Policlin Sul, em São José dos Campos, possibilitando também a coleta de material para a realização de exames laboratoriais.

Atendimento Policlin na região sulBenefícios

Em caso de dificuldades, entre em contato com a CIB (Central de In-formações ao Beneficiário) pelos telefones:

Horários de coleta:

Bioclin 9 de Julho: de segunda a sexta das 6h30 às 18h. Sábado: das 6h30 às 12h30 - Coleta: das 6h30 às 11h.

Bioclin Satélite: de segunda a sexta: das 7h às 17h - Coleta: das 7h às 11h30.

Horário do Pronto Atendimento Policlin Sul: de segunda a sexta das 8h às 20h. Sábado das 8h às 18h.

A área de Benefícios lembra que a Agência Nacional de Saúde (ANS) esta-belece prazos máximos para agendamen-to de consultas, exames e aprovações de serviços.

• 2139-2589

• 2139-2596

• 2139-2531

• 2139-2532

É com satisfação que lançamos o Código de Conduta da Avibras,

resultado de um trabalho multidis-ciplinar que reforça o nosso compro-misso de fazer valer os princípios éticos tão eminentes na missão, vi-são e valores culturais da empresa.

Estes princípios éticos sempre existiram em nossos procedimentos internos, porém foram agora orga-nizados e editados em documento específico.

O Código de Conduta reflete padrões éticos e normas de com-portamento aplicáveis nas relações da empresa com o público interno e externo, objetivando a incorporação da sustentabilidade e da responsa-bilidade empresarial em nossas es-tratégias de negócio.

Todas as diretrizes compiladas no documento devem nortear a con-duta das pessoas que fazem parte do contexto Avibras, essenciais para o fortalecimento da imagem de em-presa sólida e confiável.

Este trabalho faz parte das ações estruturantes do Programa Avibras + 50, criado para gerar va-lor compartilhado a toda cadeia e públicos com os quais a empresa se relaciona.

Continuamos com a tarefa de fortalecer nossa cultura corporativa com foco na melhora da competitivi-dade e na excelência operacional e tecnológica, assegurando principal-mente o compromisso com os pilares da sustentabilidade: econômico, so-cial e ambiental.

Por uma empresa sólida e confiável

A área de Recursos Hu-manos (RH) iniciou

em maio a primeira etapa das ações de Gestão de Pessoas, que fazem par-te do programa Avibras + 50. Esta fase incluiu a descrição dos cargos exis-tentes na empresa. Os co-laboradores também pu-deram atualizar as suas competências/ cursos.

Mais de 90% dos co-laboradores participaram da ação. Todo o material gerado está sendo avaliado

Programa Avibras + 50: fase da descrição de cargos

pela consultoria contra-tada para apoiar a ati-vidade cuja proposta é alinhar a atual política de gestão de pessoas da Avibras com as melho-res práticas do mercado, sem esquecer a cultura, a história e a sustenta-bilidade da empresa.

O programa Avi-bras + 50 foi criado no ano passado com foco no

desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, ambiental e social.

3

Administração

A Avibras em cooperação com a empresa suíça RAD (Rheinmetall Air Defence)

concluiu com sucesso em junho os ensaios para Prova de Conceito (Proof of Concept – POC) da adaptação do Sensor Radar do novo modelo de Equipamento Diretor de Tiro (EDT) do Sistema ASTROS.

O EDT compõe a viatura Unidade de Controle de Fogo (UCF) que é alocada à Bateria de Lançadores ASTROS para, além de comandar o tiro, rastrear em tempo real os foguetes lançados e, desta forma, aumentar a precisão da salva do sistema de artilharia. O rastreamento por radar também permite o ajuste de tiro sem observador avançado, durante o dia ou à noite e em condições severas de tempo e/ou de baixa visibilidade na região do alvo.

O novo modelo de EDT utiliza o Sen-sor Radar Fieldguard FG3 e foi desenvol-vido pela RAD, sob especificação da Avi-bras, para substituir o modelo Fieldguard II, cujas peças componentes estão em vias de se tornar obsoletas. O Sensor Radar Fieldguard FG3 é derivado da diretora de tiro antiaéreo Skyshield, com a remoção do radar de busca e introdução de câmera de vídeo no reparo de acompanhamento e de sensor flash para detecção da decola-gem dos foguetes.

Prova de Conceito da Adaptação do novo EDT é concluído com sucesso

O objetivo dos ensaios para Prova de Conceito, realizados no Centro de Lança-mento da Barreira do Inferno (CLBI) em Natal (RN) e no 6° Grupo de Lançadores de Mísseis e Foguetes (GLMF) em Formo-sa (GO) era testar, um ano antes dos en-saios das viaturas protótipos, as teorias fundamentais utilizadas na elaboração do projeto de adaptação, além de confirmar com lançamentos reais a capacidade do equipamento rastrear os diversos fogue-tes que compõem o Sistema ASTROS, em diferentes condições do envelope de voo, e validar a integração do equipamento aos demais componentes do sistema (viatu-

ras, softwares, entre outros) bem como à doutrina de emprego operacional do Siste-ma ASTROS já estabelecida.

“Além do inquestionável sucesso téc-nico e sua consequente redução de risco na condução dos programas relacionados ao Sistema ASTROS na Avibras, cabe ain-da ressaltar o elevado espírito de equipe e cooperação entre os organizados suíços da RAD e flexíveis brasileiros da Avibras, empresas de países com culturas diferen-tes, envolvidos nesta desafiadora ativida-de”, destacou o gerente de Concepção de Novos Programas, Almir Cavalcanti Le-mos Filho (GCP).

O novo modelo de Equipamento Diretor de Tiro (EDT) do Sistema ASTROS no CLBI em Natal (RN)

A Avibras lançou recentemente o seu Código de Conduta, importante

instrumento de alinhamento organiza-cional, que estabelece padrões éticos e normas de comportamento aplicáveis nas relações da empresa com o público interno e externo, objetivando a lisura na condução dos seus negócios. O código traz as boas práticas que os Procedimen-tos Internos tratavam, bem como reuniu num único documento os padrões que são aplicados e esperados no dia a dia por todos os colaboradores.

O código, elaborado por uma equipe multidisciplinar, visa atingir, indistin-tamente, todos os públicos da Avibras: colaboradores, independente do nível hie-rárquico, clientes, fornecedores, governo, comunidade em geral, acionistas, entida-des de classe, sindicatos e imprensa.

A elaboração do documento faz par-te do programa Avibras + 50, iniciado em 2013, com o objetivo de planejar, de maneira sustentável, os próximos 50 anos da empresa com ações estratégicas

Avibras lança Código de Condutae estruturantes.

“O Código de Conduta veio para for-talecer a nossa missão, visão e valores culturais, além de reforçar o compromisso de adotar as melhores práticas de gover-nança corporativa e conduzir os negócios com ética e integridade, visando a melho-ria contínua de compliance e dos sistemas preventivos anticorrupção”, ex-plicou Sami Hassuani, presidente da Avibras.

Ouvidoria - O Có-digo de Conduta também discorre sobre a função da Ouvidoria, canal criado para conhecer, analisar e resolver qualquer questão referente ao código.

Aberta ao público interno e externo, a Ouvidoria esclarece dúvidas de interpretação e faz o encaminhamento de denúncias de descumprimento do Código de Con-duta. Também garante a confiden-cialidade das informações, preser-

vando a identidade das pessoas envolvidas e promovendo um ambiente melhor para todos.

O gerente Administrativo e de Tec-nologia da Informação Claudio Motta foi nomeado ouvidor pelo presidente. “A criação da Ouvidoria demonstra a

preocupação da empresa em garantir que o código de conduta seja aplicado e que eventuais com-portamentos incom-patíveis com nossos valores culturais sejam identificados e apurados”, desta-cou Claudio.

O Código de Conduta da Avi-bras está dis-ponível no site e na intranet. Todos os cola-

boradores também receberão um exemplar.

4

Departamentos

O que faz a GEPE ?

Os produtos da Avibras são na sua gran-de maioria dotadas de tecnologias de

diversas áreas e uma delas de grande im-portância na atualidade é a eletrônica. A Gerência de Engenharia de Produto Ele-trônico (GEPE) tem participação funda-mental no projeto, desenvolvimento e enge-nharia de produto da tecnologia eletrônica nos produtos da empresa.

De acordo com o gerente da área Wal-demar Akira, dentro do plano estratégico da empresa, a GEPE foi transferida para

um prédio recém-construído de forma planejada na fábrica 2, com instalações modernas de laboratórios para atender as demandas de projeto e desenvolvimento atuais e futuros produtos.

Segundo ele, no processo de projeto e desenvolvimento a gerência executa a con-cepção, o detalhamento de projeto, coorde-na a fabricação do protótipo de bancada e de engenharia, além de participar da fase de homologação e fabricação de pré-série. A GEPE é responsável pela elaboração dos

documentos de engenharia que registram o ativo tecnológico para a empresa bem como as condições de fabricação, venda, operação e manutenção do produto junto ao cliente.

“É muito gratificante para a equipe a participação direta em todo o ciclo de vida do produto, mas principalmente no aspec-to de ver a concretização operacional do produto projetado e desenvolvido pela ge-rência em uso, contribuindo assim para o sucesso da Avibras”, declarou Waldemar.

Equipe da GEPE é formada por desenhistas, projetistas, técnicos, analistas e engenheiros com diferentes áreas de competências, totalizando 49 colaboradores

Este ano a Sipat (Semana In-

terna de Preven-ção de Acidentes de Trabalho) da Instalação 4 terá como tema prin-cipal “Mudança com Segurança”. O objetivo é fazer uma introdução às mudanças em vários aspectos, principalmente de segurança, que vão atingir os colaborado-res com a transferência das atividades para a nova fábrica na Instalação 2.

A Sipat é uma atividade obrigatória para todas as Comissões Internas de Pre-venção de Acidentes (Cipas) e tem por ob-jetivo conscientizar e prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, melho-rando a qualidade de vida do trabalhador.

O evento, que será realizado de 8 a 12 de setembro, terá palestras variadas. No dia 8 o tema será Trânsito com a explana-ção do técnico de Segurança do Trabalho Ednauro Diniz (AET). No dia 9, o engenhei-

Sipat da Instalação 4 foca no tema “Mudança com Segurança”

ro da área de Meio Ambiente Fabrício Oliveira (AEMA) falará sobre Segu-rança Ambiental.

No dia 10, Helder Fernandes (SFV) abordará o tema Novo layout e processos de fabri-cação. O presiden-te da Cipa da Ins-talação 4 Douglas

Faria (SFV) falará no dia 11 sobre a filosofia japonesa dos “5S” – Senso de Utilização e Descarte, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Higiene, Senso de Autodisciplina.

O técnico de Segurança do Trabalho Benedito Santos finaliza no dia 12, o ciclo de palestras com o tema Equipamento de Proteção Individual (EPI). Haverá sorteio de brindes durante as palestras.

Instalação 3 – A Sipat da Instalação 3 em Lorena foi realizada de 30 de junho a 4 de julho. Os colaboradores participaram de várias palestras com foco em saúde e qua-lidade de vida.

Sipat da Instalação 3 em Lorena aconteceu em julho

Notícias da Cipa Segurança

A Segurança do Trabalho realiza Ava-liações Ambientais nas diversas

áreas de produção para quantificação da exposição dos colaboradores a agentes químicos e físicos. O objetivo é fazer um levantamento mais específico da exposi-ção e com isso, buscar métodos de elimi-nação, substituição e atenuação dos riscos químicos e físicos, ou até mesmo o aprimo-ramento das proteções coletivas e indivi-duais existentes.

O Técnico de Segurança do Trabalho Vanderlei Junio (AET) orienta os colabo-radores sobre o uso dos equipamentos e acompanha a amostragem durante sua realização. A atividade faz parte do Pro-grama de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e subsidia o Programa de Contro-le Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

Cuidando do ambiente de trabalho

5

Eventos

A Avibras marcará presença de 2 a 6 de setembro na III Mostra BID

Brasil no Centro de Convenções Ulys-ses Guimarães (SDC - Setor de Divul-gação Cultural, Ala Sul), em Brasília. O evento é promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex--Brasil) com apoio do Ministério da Defesa.

O objetivo é apresentar as solu-ções desenvolvidas por empresas bra-sileiras para o setor de defesa e segu-rança. A Avibras terá oportunidade de demonstrar a alta tecnologia emprega-da nos produtos e sistemas, com desta-que para as viaturas do ASTROS, con-siderado o maior sistema de dissuasão em uso no Exército Brasileiro.

Também vai apresentar outros produtos em desenvolvimento como o Míssil Tático AV-TM 300, o Foguete Guiado 40G e Sistema Aéreo Remo-tamente Pilotado (SARP) todos proje-tados, desenvolvidos e fabricados pela empresa.

A BID Brasil recebe as maiores autoridades da área de Defesa do país, além de militares estrangeiros e au-toridades relacionadas à Base Indus-trial de Defesa.

Vem aí III Mostra BID Brasil

A Avibras participou no dia 8 de agosto do ades-

tramento da Escola de Fogo e Instrução realizado pela 1ª Brigada de Defesa Antiaérea do EB (Exército Brasileiro) em Formosa (Goiás). O objetivo foi adestrar os militares da Bri-gada utilizando, para tiro real, todos os materiais (armamen-tos) disponíveis. O exercício é realizado uma vez por ano.

A presença da Avibras no evento demonstra a sua par-ceria com o Exército no Proje-to Estratégico para a Defesa Antiaérea, oferecendo opções de produtos e estreitando relações com o Escritório de Projeto Estratégico para a Antiaérea.

Avibras presente em evento da Escola de Fogo e Instrução

A Avibras está discutindo projetos com o Exército na área de defesa antiaé-rea: modernização dos Sistemas FILA e

dos canhões 35 mm, desen-volvimento do míssil de média altura para atender os requi-sitos do EB.

Os Sistemas Fila foram nacionalizados e produzidos pela Avibras na década de 80. O EB está priorizando os sistemas de defesa antiaérea, inclusive há um escritório de projeto estratégico nos mes-mos moldes do Projeto AS-TROS 2020.

“A Brigada é muito impor-tante como agente técnico de decisão. Os sistemas a serem

adquiridos pelo Exército devem ser indicados tecnicamente pela Brigada”, disse o executivo de Vendas Elcio Prado Martins da Costa (DCBA).

Com o objetivo de fazer um intercâm-bio com estudantes e futuros profis-

sionais, e reafirmar sua marca frente ao meio acadêmico, a Avibras esteve presente na 3ª edição do Workshop de Oportunidades da Unesp (WOU) – FEG (Faculdade de Engenharia de Guaratin-guetá) no dias 15 e 16 de agosto.

O WOU, realizado pela Jr. Eng e pelo grupo PET de Engenharia Mecâ-nica, teve a finalidade de aproximar os universitários das melhores empresas do Brasil, de forma a facilitar o contato entre ambos, para divulgação de opor-tunidades de estágio e programas de trainee, aos futuros profissionais.

Os colaboradores da área de Trei-namento Terezinha Siqueira, Cristiano

Oportunidades para estudantes em workshop da Unesp

Ribeiro e Antonio João Teixeira (APD) apresentaram aos visitantes as áreas de atuação da Avibras, o plano de carreira e os benefícios concedidos pela empresa aos seus colaboradores. “Nosso estande recebeu muitos estudantes, que pude-ram esclarecer dúvidas sobre os produ-tos e oportunidades de estágio”, desta-cou Terezinha.

Os engenheiros Luiz Eduardo Nu-nes de Almeida e Rodrigo Gonçalves dos Santos (GED) ministraram palestra so-bre as atividades da Avibras. O auditório ficou lotado.

A FEG possui os cursos de Física, Matemática e Engenharias: Elétrica, Mecânica, Civil, Materiais e Produção Mecânica.

Parceria da Avibras com o EB no projeto para a Defesa Antiaérea

Estudantes puderam conhecer as áreas de atuação da Avibras e as oportunidades de estágio

Foto

s: A

rnal

do K

ikut

i

6

Entretenimento

Este ano o Brasil parou para assistir aos Jogos da Copa do Mundo, após um

período de 64 anos quando o país sediou o campeonato pela última vez.

Alguns colaboradores da Avibras tive-ram oportunidade de comparecer aos es-tádios, como é o caso do Francisco Júnior (GEPE), que assistiu a abertura da Copa em São Paulo.

“Foi emocionante, desde a entrada ao estádio, passando pelo show de abertura e a execução do Hino Nacional. A capela feita pela torcida foi o ponto máximo do espetá-culo. O jogo entre Brasil e Croácia também foi “pura emoção”, declarou Francisco, que ganhou o ingresso da sogra.

ADC Notícias

Os sortudos Amair Alves Sampaio (GEIN) e Fernando Maciel dos Santos

Júnior (SPLE) receberam no dia 5 de agos-to, R$ 1.674,00, cada um, do presidente da ADC, José Eustáquio. Empatados com 78 pontos, os colaboradores ganharam o Bolão da Copa realizado durante a primeira fase da competição.

Amair concorreu com duas apostas e uma delas foi feita pelo filho Pedro Hen-rique, de 10 anos. “Meu filho fez a aposta vencedora. O menino tem sorte”, comemora.

Segundo Amair, o prêmio tem destino certo. Pedro Henrique quer colocar parte do

Ganhadores do Bolão recebem o prêmio da ADC

dinheiro em uma poupança e a outra será dividida com a mãe e a irmã, de 13 anos, que investirão em novos celulares. “O Pedro

Amair e Fernando recebem o prêmio do presidente da ADC José Eustáquio

A Avibras conquistou o terceiro lugar, classificação geral por empresa, nas

modalidades tênis de mesa e pesca da 67ª edição dos Jogos do Sesi (Serviço So-cial da Indústria). Mais de 100 colabo-radores participaram das competição em oito modalidades.

O objetivo do evento foi estimular a prática esportiva nas empresas, promo-

Jogos do Sesi: Avibras fica em 3º no tênis de mesa e na pesca

me presenteou com R$ 50,00”, brinca. Já Fernando pode ser considerado um

sortudo nato. Está é a segunda vez que ele ganha um bolão. Na Copa de 2010 também faturou com aposta feita na empresa que trabalhava . Feliz da vida, Fernando disse que vai poupar o dinheiro.

O Bolão da ADC teve 186 apostas e tudo foi realizado em um clima de muita organização e alegria. “Ficamos felizes com a repercussão, já que este tipo de atividade coloca uma emoção a mais na competição e promove a integração entre os colaborado-res”, declarou José Eustáquio, presidente da ADC.

ver o intercâmbio sociocultural, estreitar as relações entre o capital e trabalho, bus-car a melhoria da qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania.

Para o presidente da ADC José Eus-táquio, a participação da Avibras foi mui-to positiva. “A ideia é reunir cada vez mais colaboradores nessa grande festa esporti-va promovida pelo Sesi”, destacou.

Da esquerda para a direita - Os atletas do tênis de mesa: Orlando Yoshida, Rogério Hirata, Alexan-dre de Araújo, Márcio Ferreira e Jonas Pereira, colaboradores da GPM

Colaboradores prestigiam Copa do Mundo no Brasil

Francisco nunca se esquecerá desse dia e poderá contar muitas histórias para as futuras gerações.

Este também é o caso da colaborado-ra Bruna Cavalcanti (GSN) que prestigiou com o namorado Murilo o jogo entre Hon-duras e Equador em Curitiba. Pela primei-ra vez em um estádio, Bruna disse que se emocionou durante a execução do hino do Equador.

“Foi muito bonito ver os torcedores cantando juntos. Também foi interessante o contato com outras culturas”, destacou.

Apreciadora de boas partidas de fute-

bol, Bruna garante que ver os jogos no es-tádio é muito mais emocionante do que pela televisão.

O colaborador Mateus Carelli Caxias (SFV), premiado pelo banco Itaú na pro-moção “Arquibancada Itaú” assistiu a se-mifinal da Copa em Belo Horizonte acom-panhado de seu pai, o colaborador Artur Emílio Caxias (DI). Além do par de ingres-sos, todas as despesas com a viagem à capi-tal mineira foram custeadas pelo Itaú.

“Foi um jogo histórico. Ver a seleção brasileira tomar sete gols da Alemanha foi difícil de engo-lir, mas a viagem va-leu muito, pois o fato de prestigiar a Copa com meu pai foi um dos momentos mais marcantes da minha vida”, declarou Mateus.

Mateus e Artur: emoção de

prestigiar a Copa ao lado do paiFrancisco: Pura emoção

Bruna e Murilo: Contato com outras culturas

Gente em destaque

7

Este é o lema da au-xiliar de planeja-

mento e controle Maria Aparecida Gonçalves (GPM), mais conhecida como Cidinha, que atua diretamente na linha de produção do KTL, acom-panhando todo o processo do início ao fim.

Cidinha está sempre bem disposta e com o as-tral elevado, contagiando a todos da área. “Produ-ção é o meu forte e gosto de trabalhar no controle PCP, principalmente com qualidade, acompanhan-do cada melhoria. Dedico--me intensamente, colocando uma ponta de sensibilidade no setor”, declarou.

Com 12 anos de atuação na Avibras, começou na produção como ajudante. Na época 16 mulheres trabalhavam na área. Cidinha, que ficou longe da produção ape-nas durante a licença maternidade de seu segundo filho, busca realização a cada dia.

Para ela, o ambiente de trabalho é um lugar sagrado e a dedicação deve ser plena.

Cidinha: toque feminino na linha de produção

“Não desanimo fácil e procuro transmitir esse sentimento para as pessoas, incenti-vando todos para um melhor desempenho”, destacou.

Multifuncional – Casada e mãe de dois filhos, Cidinha concilia o trabalho com as tarefas domésticas e os estudos. Ela já está próxima de concluir a faculdade de Lo-gística e pretende continuar aprimorando os seus conhecimentos com outros cursos.

Também faz atividade física, considerada por ela um in-grediente fundamental para manter o pique no dia a dia.

Mulher de fibra e cora-josa, Cidinha disse que o seu sonho é continuar ativa, tra-balhando e com muita saúde. Para ela, atuar diretamente na linha de produção, onde a maioria dos colaboradores é do sexo masculino, não é empecilho para uma convi-vência harmoniosa. “Nunca sofri qualquer discriminação. Sempre fui muito respeitada pelos colegas. Somos uma fa-mília e é gratificante conquis-

tar o nosso espaço”, concluiu.Muito querida pelos colegas, Cidinha faz valer o seu cotidiano através de muito trabalho

“A vida é bela demais para cruzar os braços”

O pássaro Curió emite sons que podem exprimir alegria, tristeza

e ou aviso de alerta. Foi por essa va-riedade de cantos que o colaborador João Fernandes dos Santos (GPMV) se apaixonou. Ele é juiz formado pela Confederação e Federação Brasileira de Criadores de Pássaros Silvestres.

A paixão pelos pássaros come-çou na infância, época em que criava canários da terra, azulão, coleirinha e pintassilgo. Há 19 anos João dedi-ca-se ao Curió, espécie também co-nhecida como Avinhado, que está em extinção.

“Eu somente criava, mas a partir de 2003 passei a me dedicar ao canto”, disse João, que é cadastrado no Instituto Brasi-leiro do Meio Ambiente e dos Recursos Natu-rais Renováveis (Ibama) e membro do Cubi-vale, que representa os criadores do Vale do Paraíba.

Hoje ele tem seis Curiós adultos, cinco filhotes aprendendo canto e um Curió Mes-tre, que é uma espécie de “professor” dos

Colaborador é juiz de competição de canto de curió

pequeninos. João já foi campeão brasileiro em 2004 com o Curió Cruzeiro do Vale e em 2007 sagrou-se vice-campeão brasileiro com o Curió Pantanal do Vale.

Segundo ele, ser juiz de canto exige o apreço pelo pássaro, bons ouvidos e conhe-cimento de diversos dialetos de cantos. Cada dialeto tem suas categorias. No caso do can-to Praia, por exemplo, cinco itens são julga-dos (voz, andamento, melodia, colocação de notas e apresentação). Nos torneios vence

aquele que obtiver a melhor nota em todos os itens.

Amizade - O nome Curió vem da língua tupi guarani e significa “amigo do homem”. Essa característi-ca de se aproximar do ser humano, a sua elegância e a enorme capacidade de disputar pelo canto o domínio do território, fazem do Curió um amigo muito estimado entre os criadores e amantes dos pássaros em geral.

“Para mim eles são mais que amigos. Fazem parte da minha vida, a exemplo dos meus três filhos e mi-

nha neta”, destacou. João disse que o Curió é um cantor por

natureza, aprende as notas ainda no ovo. Os seus pássaros escutam diariamente um CD com gravações de canto de curió, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiçoa-mento do canto de curiós adultos.

Tempo, dedicação e cuidados especiais com os Curiós fazem parte da rotina de João, que não se cansa de curtir o canto de seus pássaros.

João Fernandes exibe orgulhoso os troféus conquistados pelos seus pássaros

Cidinha atua diretamente na linha de produção do KTL

8

VENDO UNO MILLE FIRE 2001/2002Valor R$ 10.000,00.Sabrina - R: 6414 / 6048.

VENDO DAKOTA C.E 1999 V6Sport 3.9, vermelha. R$ 23.000,00. Gasolina/Gnv, compl.Marcus – R: 6208.

VENDO FIAT IDEA 1.4 ELX 2010 Flex, prata, completo, R$ 26.000,00.Helder – R: 7298. Cel: 9-9159-5915

VENDO GOL 98 MI 1.0Roxo, excelente estado de conservação, motor novo, pneus Michelin seminovos. Todo revisado. R$ 9.000,00. Vagner – Cel: 9-9730-4259.

VENDO CORSA WIND SUPER 96/97Alarme + trava. R$ 8.500,00.Luana – R: 7229.

VENDO GOL 1.0 8V SPECIALVerde. R$ 7.500,00. Nivaldo – Cel: 9-8814-9684.

VENDO MITSUBISHI LANCER 11/12Automático, prata, completo, gasolina, R$ 58.000,00.Ubirajara – R: 6276.

VENDO PEUGEOT 206 HOLIDAY16 V, Flex, 2005/2006, prata, 4 portas, completo. Aceito proposta. Diego – R: 5104.

VENDO COURIER 2008 FLEX PRATADir. hidr; R$ 16.000,00. Rogério - Cel: 97402-1872.

CARROS

Qualidade de vida

DIVERSOS

MOTOS

IMÓVEIS/VENDE/ALUGA

VIOLÃO DI GIORGIO NOVOModelo Estudante nº 18. R$ 300,00. Sidney – R: 6313.

ÓCULOS OAKLEY MOD. OIL RIGR$ 200,00 - Juvenal – R: 6180.

LENTE NIKON 70mm X 300mm USADA - REVISADAR$ 700,00 - Carlos - R: 6255

RELÓGIO MASCULINO MARCA FOSSILOriginal EUA. Facilito pagamento. R$ 350,00.Andrea Vogl – R: 6150.

ÓCULOS DE SOL MASCULINOHarley Davidson. Original. R$ 180,00. Andrea Vogl – R: 6150.

XBOX 360 DESBLOQUEADO ATUAL2.0 com 1 controle, cabo VGA, fonte e 15 jogos. R$ 650,00. Bruno – R: 9018.

RELÓGIO FOSSIL MASCULINOOriginal, novo, com pulseira de couro. R$ 299,00. Hamilton – R: 5108. Cel: 9-8282-5338.

MÁQ. FOTOGRÁFICA FUJIFILM FINEPIXSemiprofissional, S2800, LCD/Vídeo em HD. Manual+Cabo USB/Vídeo+ Card 2Gb/ carreg.Sony +4pilhas recar. Sony. R$ 450,00. Augusto – R: 7264/ 7292.

GPS FOSTON 460 DTC/ TV digital, bluetooth, tela LCD 4.3’Touch. Mapas atualiza-dos, USB, Cartão Micro SD. R$ 120,00.Augusto – R: 7264/ 7292.

BOLSA FEMININA GUESSOriginal, cor bege, tamanho M. R$ 200,00.Hamilton – R: 5108. Cel: 9-8282-5338.

MOTO CG 150 AZUL / 2005 MODELO ESDÚnico dono, haste corta pipa, baú e 23.050 km originais. Valor: tabela + R$ 200. Marco Antonio Boarin – R: 5101.

MOTO SUZUKI ANO 2000 MODELO DR 800 SAzul escuro c/faixa prateada. Seminova, único dono, baixa km. R$ 15.000,00. Honorato – R: 9018.

MOTO CB 300 VERMELHA ANO/ MODELO 2011R$ 8.000,00. Mauro – R: 7226. Cel: 9-9633-2055.

ALUGO CHÁCARA EM CAÇAPAVAPiscina c/ cascata, camp. futebol, quadra vôlei de areia, chur-rasq.,freezer, garagem p/10 carros, quartos p/acomodar aprox. 18 pessoas. Artur – R: 6073. Cel: 9-8119-5910.

ALUGO CASA NA VILA LETÔNIA1 dorm c/arm, sl, coz.amer. c/ armário, WC c/gabinete, área de serviço c/ churrasq, e gar. coberta p/2 carros. R$ 750,00. Wilson – Cel: 9-8800-6236.

ALUGO CASA NO CRUZEIRO DO SUL Rua s/ saída. 2 dorm, sl, coz.amer., área de serviço e gar. cober-ta p/2 carros. R$ 850,00. Wilson – Cel: 9-8800-6236.

VDO CASA NO VISTA VERDE PRÓX. SUP. NAGUMO200 mts total e 64 mts constr. Edícula c/estrutura p/sobrado. 2 dorm, sl, coz. amer. c/ arm. planej, wc c/ gab. planej e box. Vaga gar. cob; portão aut. R$ 270.000,00. Joana – R: 6379.

O tabagismo é considerado pela Organiza-ção Mundial de Saúde (OMS) a principal

causa de morte evitável em todo o mundo. No dia 29 de agosto foi comemorado o Dia Na-cional de Combate ao Fumo, uma data para refletir sobre os motivos pelos quais as pes-soas começam e continuam a fumar, mesmo sabendo dos malefícios causados à saúde.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a nicotina, que é en-contrada em todos os derivados do tabaco (charuto, cachimbo, cigarro de palha, entre outros) é a droga que causa dependência. Esta substância é psicoativa, produzindo uma sensa-ção de prazer, o que pode induzir ao abuso e à dependência.

Com a ingestão contínua de ni-cotina, o cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maio-res para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início. Dr. Francir explica que o vício é uma forma indireta de fuga da realidade. “Se existe frustração na fase oral, ocorre principalmente na infância. Outra situação é a dependência da nicotina. Também tem o caso da autoagressão, em que o fumante tem consciência dos malefí-cios causados pelo cigarro, mas continuam com o vício”, disse.

Riscos e desvantagens – Ainda, se-gundo o Inca, o tabagismo também é respon-sável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% por doença

Para que fumar?cerebrovascular. Outras doenças relaciona-das ao uso do cigarro são trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respi-ratórias e impotência sexual no homem.

Os fumantes têm menor resistência físi-ca e menos fôlego. Também estão sujeitos ao envelhecimento precoce, ficam com os dentes amarelados, pele enrugada e impregnados pelo odor do fumo.

A mulher grávida que fuma, além de correr o risco de abortar, tem maior chance de ter um filho de baixo peso, menor tamanho e com defeitos congênitos.

Tratamento – Dr. Francir afirma que é possível parar de fumar. O fumante precisa entender o motivo para buscar o melhor tra-tamento.

Segundo o Inca, todo fumante hoje tem direito a atendimento gratuito em instituições ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Procure os postos de saúde próximos de casa ou do trabalho, e se in-

forme sobre locais e horários de tratamen-to para tabagismo.

O ambulatório da Avibras também está à disposição dos colaboradores que desejam parar de fumar.

Os riscos para não fumantes

As pessoas passam 80% do seu tempo em ambientes fechados. Basta man-ter um cigarro aceso para poluir um ambiente com as substâncias tóxicas da fumaça do cigarro. Segundo o Inca, ao fim do dia, em um ambiente poluí-do, os não fumantes podem ter respi-rado o equivalente a 10 cigarros.

Ao respirar a fumaça, os não fu-mantes correm o risco de ter as mes-mas doenças que os fumantes.

Quanto custa fumar?

O hábito de fumar custa caro e impac-ta não só o bolso do fumante, mas também os cofres públicos. O brasileiro que consome um maço de cigarros por dia durante 50 anos gasta, no mínimo, o equivalente a um Golf 0km. A despesa anual do governo com a saú-de dos fumantes soma R$ 21 bilhões.

De acordo com reportagem do Estado de São Paulo publicada em novembro do ano passado, fumar um maço por dia, dos cigarros mais baratos do Brasil, custa hoje R$ 1.277,50 em um ano.