novas tecnologias no ensino

13
NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO Patrícia Cristina Guimarães Patrícia Cristina Guimarães Neves Neves Rita Luciane M. Carvalhaes Rita Luciane M. Carvalhaes Pedagogia - UNICENTRO Pedagogia - UNICENTRO

Upload: ptr2011

Post on 23-Jun-2015

709 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

NOVAS TECNOLOGIAS NO NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINOENSINO

Patrícia Cristina Guimarães Patrícia Cristina Guimarães NevesNeves

Rita Luciane M. CarvalhaesRita Luciane M. Carvalhaes

Pedagogia - UNICENTROPedagogia - UNICENTRO

IntroduçãoIntrodução

Com a era digital, as novas tecnologias Com a era digital, as novas tecnologias oferecem inúmeras possibilidades de oferecem inúmeras possibilidades de aprendizagem para desenvolvermos aprendizagem para desenvolvermos atividades dentro e fora da sala de atividades dentro e fora da sala de aula. Nesse sentido, observaremos aula. Nesse sentido, observaremos alguns recursos que possam ajudar a alguns recursos que possam ajudar a sociedade e a escola a trabalhar com sociedade e a escola a trabalhar com esses subsídios como aprendizagem esses subsídios como aprendizagem por meio do computador. por meio do computador.

Um desses recursos se refere ao Um desses recursos se refere ao software software educacional do qual educacional do qual citamos os seguintes tipos de citamos os seguintes tipos de softwaresoftware: o simulador e o tutorial e, : o simulador e o tutorial e, ainda, trataremos de projetos que ainda, trataremos de projetos que podem ser considerados de forma podem ser considerados de forma inovadora com a finalidade de inovadora com a finalidade de formar cidadãos mais críticos, formar cidadãos mais críticos, sociais e autônomos.sociais e autônomos.

Aprendizagem por meio do Aprendizagem por meio do computadorcomputador

OO aprendizadoaprendizado por meio das por meio das novas tecnologias se torna novas tecnologias se torna essencialmente importanteessencialmente importante nana vida escolar, o aluno adquirivida escolar, o aluno adquiri mais conhecimento e sendo mais mais conhecimento e sendo mais críticos durantecríticos durante aa vidavida comcom um um olhar diferenciado para o olhar diferenciado para o mundo. mundo.

A informática na escolaA informática na escola é é essencial para um bomessencial para um bom aprendizado tanto para o aluno aprendizado tanto para o aluno quanto para o professor ambos o quanto para o professor ambos o usam para pesquisa e estudo em usam para pesquisa e estudo em várias etapas escolares. várias etapas escolares.

O computador no contexto O computador no contexto educacional é entendido como um educacional é entendido como um instrumento de que o aluno idealiza instrumento de que o aluno idealiza e desenvolve o conhecimento, nesse e desenvolve o conhecimento, nesse sentido é estimulado a fazer tarefas sentido é estimulado a fazer tarefas e atividades por meio do e atividades por meio do computador, seu aprendizado e seu computador, seu aprendizado e seu conhecimento se torna diferenciadoconhecimento se torna diferenciado..

TIPOS DE SOFTWARETIPOS DE SOFTWARE

Quanto ao Quanto ao Software Software Tutorial: Tutorial: O O computador desempenha um computador desempenha um papel de tutor, de explicador. papel de tutor, de explicador. Jogos educativos oferecem Jogos educativos oferecem varias habilidades e integração.varias habilidades e integração.

Software Software Simulador: Simulador: o computador é o computador é usado para simular uma usado para simular uma experiência cientifica ou uma experiência cientifica ou uma situação. O aluno vivencia na tela situação. O aluno vivencia na tela do computador diversos resultados do computador diversos resultados em função de perguntas que ele em função de perguntas que ele terá feito a maquina ou dos dados terá feito a maquina ou dos dados que ele terá fornecido.que ele terá fornecido.

PROJETOS PROJETOS EDUCACIONAISEDUCACIONAIS

Fagundes (1998) nos aponta, aprender Fagundes (1998) nos aponta, aprender por projetos é uma forma inovadora de por projetos é uma forma inovadora de romper com as tradições educacionais, romper com as tradições educacionais, dando um formato mais ágil e dando um formato mais ágil e participativo ao trabalho de professores participativo ao trabalho de professores e educadores.e educadores.

“ “Aprender por projetos é levar o aluno a Aprender por projetos é levar o aluno a construir seu conhecimentos, despertar construir seu conhecimentos, despertar sua curiosidade, seu desejo, sua sua curiosidade, seu desejo, sua vontade de cada vez mais aprender”.vontade de cada vez mais aprender”.

MEC promete computador individual para MEC promete computador individual para alunos da rede pública. alunos da rede pública.

INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS DA REDE INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Educação Cambe A Secretaria Municipal de Educação Cambe aderiu ao programa Proinfo (Programa aderiu ao programa Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional) , fato Nacional de Tecnologia Educacional) , fato que possibilitou a implantação de 7 que possibilitou a implantação de 7 laboratórios de Informática no município. laboratórios de Informática no município. Pretende-se, ainda este ano, atender Pretende-se, ainda este ano, atender aproximadamente 2463 alunos, que receberão aproximadamente 2463 alunos, que receberão aulas de iniciação à informática, conteúdos, aulas de iniciação à informática, conteúdos, recursos multimídia e digitais. Tais atividades recursos multimídia e digitais. Tais atividades favorecerão a aprendizagem e favorecerão a aprendizagem e consequentemente o desenvolvimento dos consequentemente o desenvolvimento dos alunos, o que é, portanto, uma das metas em alunos, o que é, portanto, uma das metas em nosso município que visa à educação de nosso município que visa à educação de excelência. excelência.

Inclusão digital atinge todas as Inclusão digital atinge todas as

faixas etáriasfaixas etárias

ConclusãoConclusão

Ao final dessa breve pesquisa concluímos Ao final dessa breve pesquisa concluímos que o objetivo da inclusão é somente que o objetivo da inclusão é somente somar para com a prática educativa. somar para com a prática educativa. Tendo em vista que ainda temos que Tendo em vista que ainda temos que avançar na capacitação dos professores avançar na capacitação dos professores e também no investimento de novos e também no investimento de novos projetos na escola. As novas tecnologias projetos na escola. As novas tecnologias não substituem a inteligência e a não substituem a inteligência e a criatividade apenas às desenvolvem para criatividade apenas às desenvolvem para melhor transmitir o conhecimento.melhor transmitir o conhecimento.

REFERÊNCIASREFERÊNCIAS

ALMEIDA, Fernando Jose de, JUNIOR, Fernando Moraes Fonseca. ALMEIDA, Fernando Jose de, JUNIOR, Fernando Moraes Fonseca. Aprendendo com projetosAprendendo com projetos. Coleção Informática para a Mudança na . Coleção Informática para a Mudança na educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distancia educação. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distancia Programa Nacional da Informática na Educação Programa Nacional da Informática na Educação

ENSINOENSINO - aprendizagem por meio do computador, On-line disponível - aprendizagem por meio do computador, On-line disponível em <em <http://www.infoescola.com/educacao/ensino-aprendizagem-por-meio-do-http://www.infoescola.com/educacao/ensino-aprendizagem-por-meio-do-computador/computador/ >acessado em maio de 2011. >acessado em maio de 2011.

O ENSINOO ENSINO – e as novas tecnologias de informação e comunicação, on- – e as novas tecnologias de informação e comunicação, on-line disponível em<line disponível em<http://nautilus.fis.uc.pt/softc/Read_c/destaque/enstec.htmhttp://nautilus.fis.uc.pt/softc/Read_c/destaque/enstec.htm> acessado em > acessado em maio de 2011.maio de 2011.

VALENTE, J.A. VALENTE, J.A. Diferentes usos do computador na educaçãoDiferentes usos do computador na educação. In: Em . In: Em aberto – tendências da informática na educação. Brasília: INEP, 1993 aberto – tendências da informática na educação. Brasília: INEP, 1993

VALENTE, J.A.VALENTE, J.A. O computador na sociedade de conhecimento, O computador na sociedade de conhecimento, Campinas, SP: NIED, 1999. Campinas, SP: NIED, 1999.