nova escola news

25
Nova Escola news Nova Escola news Entrevistas: – Valen.NSK Crew Porto Alegre/Rs. – Ygual. - Curitiba/ PR. – Kico.Nsk sobre sua trip para São Paulo/Sp! – Jotapê . Pax Crew Porto Alegre/Rs. Sessões Bombs. Black book. Painéis. Vandal. Tattos: As mais loucas tattos.

Upload: cristiano-flores-capitanio

Post on 26-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

revista sobre graffiti, street art e intervenções urbanas de modo geral. fase teste

TRANSCRIPT

Page 1: nova escola news

Nova Escola news

Nova Escola news

Entrevistas: – Valen.NSK Crew Porto Alegre/Rs.– Ygual. - Curitiba/PR. – Kico.Nsk sobre sua trip para São Paulo/Sp! – Jotapê . Pax Crew Porto Alegre/Rs.

Sessões Bombs.Black book.Painéis.Vandal.Tattos:As mais loucas tattos.

Page 2: nova escola news

Editorial:Aligendi omnis aut quatior restiusam harchil lecabor molorem il eum quis moluptae mi, officipit, undit, ut autem fuga. Magnati aeperer ibusam in pedite eum re doloresti ommo cus, nient dolupta ssimolo restotatem quame perum quas quam int ium nul-lent aut optias ape rehenti aborem la vendis dolorer iberferum eosam ider-ciat.Met es magnam essunt, quamus ex et venis eossint pellupid minitati num repudia voluptia volupta con con com-niet uresto vollab inctur, torae sitasit

Aligendi omnis aut quatior restiusam harchil lecabor molorem il eum quis moluptae mi, officipit, undit, ut autem fuga. Magnati aeperer ibusam in pedite eum re doloresti ommo cus, nient dolupta ssimolo restotatem quame perum quas quam int ium nul-lent aut optias ape rehenti aborem la vendis dolorer iberferum eosam ider-ciat.Met es magnam essunt, quamus ex et venis eossint pellupid minitati num repudia voluptia volupta con con com-niet uresto vollab inctur, torae sitasit

Page 3: nova escola news
Page 4: nova escola news

Índice:

Page 5: nova escola news
Page 6: nova escola news

Valen Nsk.

Nome: Andres Stephanou

Idade: 16 anos

Tempo que pinta: 2 anos

Coletivo/crew: Nsk/2sd

Flickr/Fotolog/blog:

www.fotolog.com/valenart

www.flickr.com/andresvalen

Como e onde você começou a fazer graffiti?

Desde sempre tive interesse por desenhos. Na época que eu era fascinado por carros, o que me envolvia eles, era o desen-ho. O graffiti foi uma evolução de tudo isso. Comecei a me in-teressar pelas pixacões, e com a internet, tudo ocorre mais rapido. Comecei a pesquisar mais e se tornou o que é hoje.

Porque voce faz graffiti e oque você ganha fazendo isso? Faço graffiti porque é o que me mantem feliz. É algo que só quem pinta sabe explicar, a realização de fazer um trampo na rua e depois passar por ele é algo inexplicável. Não ganho nada, nunca ganhei na ver-dade, nunca fiz um graffiti co-mercial remunerado, mas acho que as amizades e os conhe-cimentos que tu adquire sobre convivencia, sao coisas que dinheiro nenhum compraria.

Qual a importâcia da velha es-cola do graffiti para você? Dou valor total à velha escola. Acho que um graffiteiro não é apenas trampo na rua, mas sim conhecimento. Se tu ta fazen-do algo, é porque teve alguém que deu inicio a isso, então, é preciso que tenhamos conheci-mento da velha escola.

Page 7: nova escola news

Após alguns meses pintando na rua você entrou para a NSK Crew. Conte como isso ocorreu e por que.

Bom, como todos, fui aquele gur-izinho chato da internet, adicio-nava todo mundo em tudo quan-to era coisa hahaha, até que um dia, o Holie e o Kico vieram fazer um role aqui perto de casa, e de-cidiram me chamar. Depois dis-so, comecei a pintar direto com eles, e como o time estava

pequeno, na epoca eram só elesmesmos, decidiram me convidar pra participar do coletivo, acred-itando no meu potencial. Agra-deco demais, acho que se nao fosse esse convite, talvez eu nao estivesse nem pintando mais.

E a 2SD?Isso veio com o tempo. Nao temos o hábito de fazer graf-fiti NSK, e um dos objetivos da criacao do 2SD, era fazer justamente isso, formando com o time da NSK que era da zona sul, expalhar o 2SD em si. Hoje ja perdeu o ritmo de fazer isso, mas todos seguem assinando a sigla nos graf-fitis.

Normalmente você pinta pai-néis junto com sua crew. Como rola o contato com outros es-critores, por exemplo, os que já estão há mais anos que você em atividade?

Po é sempre muito legal. Gosto muito de pintar com pessoas novas, ainda mais quando pos-suem certa experiencia pra me repassar, é gratificante.

Qual sua opinião sobre o graffi-ti autorizado e o graffiti ilegal? Sou a favor dos dois, porem, um respeitando o outro. Graffiti legal eh pra quando tu ta com os amigos, que tira um, dois dias, pra se dedicar total ao muro. Ja o ilegal, eh pra quan-do tu queres algo mais rapido, adrenalina, só pra marcar mes-mo, sem muitos detalhes.

Como sua família encara o fato de você ir pra rua pintar? Minha mãe é grande incen-tivadora disso. Se não fosse por ela nao estaria pintando , mas rola sempre a velha preo-cupacao dela. O resto da fa-milia não ta nem ai.

Page 8: nova escola news

De que forma você consegue material para pintar?

Agradeco por ter uma mãe que apoia, ela me da total estrutura para o graffiti. Às vezes rolam pinturas com material ‘’arrega-do’’, mas sao escassas.

Qual a maior dificuldade que voce enfrentou fazendo graffiti? Acho que é a minha idade. É raro tu ver alguem da minha idade ativo assim na rua, e muitas pessoas nao levam fé. Talvez seja por isso a minha extinção de trabalhos comer-ciais hahhaa. A ignorância das pessoas que passam na rua, e te chingam, ou te olham como se tu fosse algo abaixo, é bem ruim tambem.

Já vivenciou ou presenciou algu-ma história interessante fazendo graffiti na rua?Conte-nos. Vish, toda pintura tem alguma coisa acontecendo, engracada, ou séria. Tem uma que foi foda, que demonstrou o cumulo da ignorância de uma pessoa. Tava eu e o Holie nos preparando pra largar, o Caone ja tinha vazado. Esse muro é num beco gigantão, e o muro também era, mas no outro lado do beco tinha um

outro muro, mas coberto por plantas, a única coisa que se salvava era uma portinha de fer-ro, pequena. O Caone acabou o trampo, e inventou de pintar um urso ali. Tranquilo foi embora e ficou eu e o Holie ali. Escureceu, colocando a tag, chega um cara completamente descontrolado me pegando pelo braço e man-dando apagar a tal porta. Avisei que aquilo não tinha sido feito por mim, e o cara que tinha feito já tinha vazado.

Page 9: nova escola news

O maluco começou a pegar a escada e tocar no chão, e isso se repetiu umas 5 vezes, até que ele pegou meu boné e uma lata do Holie, no meio de isso tudo, o maluco tava simples-mente descontrolado. Nisso, o maluco ia pedindo pra nós bat-ermos nele, hahahahah. Disse que só ia entregar as paradas se a gente apagasse. Ou seja, algo meio impossível. O Holie já começou a me pilhar pra dar a fuga de canto, mas eu queria o boné. Até que 20 minutos passados, já havia ligado pro Caone vir apagar a parada, porque nós não tinhamos tinta prata pra pintar. O Caone demorou uns 20 minutos, e no meio desse tempo, era a indecisão do Ho-lie pilhando: ”vamo valen, olha ali meu, vamo ninguem ta ven-do, eh so sair de fininho, vamo meu”, mas eu iria perder meu boné. O caone chegou, pintou a porta, ficou novinha. O dono, orgulhosamente, não ficou satisfeito, mas deixou as-sim e entregou as paradas. No fim ele ainda falou ”Marquei bem a cara de voces, se ten-tarem fazer algo com a minha familia, vou lembrar direitinho”. hahaha, na hora o pavor pegou, porque o maluco falou que era promotor, e queria dar algum motivo pra nos agredir ele e dai foder, mas depois que a gente entro no carro, passado o pavor, foi engracado. hahaha depois ainda colou o Athos, Kico e o Milindro. hahahahha foi foda.

O fato de o grafiteiro ganhar espaço em galerias de artes, qual sua opinião sobre?

Acho que muita gente critíca, mas não vai ser essa pessoa que critica que vai pagar tuas contas no final do mês. Não falo por mim, ate porque nao posso reclamar disso, mas vejo acontecendo com muita gente isso. Mas acho que o cara nao pode se vender extremamente pra galeria, da mesma forma

que o trabalho dele foi pra galeria, ele tem que continuar representando nas ruas.

Defina seu trabalho e o que você quer passar ao fazê-lo na rua? Tento passar sempre uma que-bra de visual na cidade. Iden-tifico muito meu trabalho com a variacao de cores vivas. Gosto quando a pessoa passa, causa um espanto, mas um es-panto bom, de nao esperar por aquilo, mas acabar gostando.

De o seu recado para a galera:Agradeço a minha mãe,a gal-era que ta junto comigo. Sou um exemplo de que a idade nao importa e que com dedicação e esforco, tudo é possivel. É ne-cessário percorrer todo um ci-clo, desenhar bastante, adquirir conhecimento, pra depois partir pra rua. E o reconhecimento, vem com o tempo, nunca adqui-ri nada de significante no graf-fiti, mas aos poucos as coisas vêm tudo com seu tempo.

Page 10: nova escola news
Page 11: nova escola news
Page 12: nova escola news
Page 13: nova escola news
Page 14: nova escola news
Page 15: nova escola news
Page 16: nova escola news
Page 17: nova escola news
Page 18: nova escola news
Page 19: nova escola news
Page 20: nova escola news
Page 21: nova escola news
Page 22: nova escola news
Page 23: nova escola news
Page 24: nova escola news
Page 25: nova escola news