notícias do valdeci *129

12
Boletim informativo do mandato - 09 de agosto de 2013 aldeci Oliveira Deputado Estadual - PT/RS NOTÍCIAS DA SEMANA # 129 Leia também nesta edição A lei que cria o Fundo Esta- dual da Pessoa Idosa (Funepi) no Rio Grande do Sul foi san- cionada, na quarta-feira (07), pelo governador Tarso Genro. “Há mais de 10 anos as entida- des lutavam por isso. O gover- no teve a sensibilidade de en- viar o projeto de lei para a Assembleia, que votou por unanimidade. Isso mostra que era muito necessária a ação. Todos vamos ser beneficiados com esta lei, porque um dia nós seremos idosos também”, comentou Valdeci. crédito: Shutterstock Governador sanciona criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa Cacequi terá encontro sobre Ferrovia Norte-Sul ALRS debaterá condições de trabalho na área da saúde AUDIÊNCIAS PÚBLICAS Valdeci vota nas prioridades do Orçamento 2014 PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ Tiago Machado AGORA É LEI

Upload: deputado-valdeci-oliveira

Post on 06-Feb-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nesta edição, destacamos a sanção da lei que cria o Fundo Estadual da Pessoa Idosa, a previsão de audiências públicas sobre a Ferrovia Norte-Sul e sobre condições de trabalho para profissionais da saúde, a presença da presidenta Dilma no Estado, o aniversário da Lei Maria da Penha e muito mais!

TRANSCRIPT

Page 1: Notícias do Valdeci *129

Boletim informativo do mandato - 09 de agosto de 2013

aldeci OliveiraDeputado Estadual - PT/RS

NOTÍCIAS DA SEMANA # 129

Leia também nesta edição

A lei que cria o Fundo Esta-dual da Pessoa Idosa (Funepi) no Rio Grande do Sul foi san-cionada, na quarta-feira (07), pelo governador Tarso Genro. “Há mais de 10 anos as entida-des lutavam por isso. O gover-no teve a sensibilidade de en-viar o projeto de lei para a Assembleia, que votou por unanimidade. Isso mostra que era muito necessária a ação. Todos vamos ser beneficiados com esta lei, porque um dia nós seremos idosos também”, comentou Valdeci.

crédito: Shutterstock

Governador sanciona criação do Fundo Estadual da Pessoa Idosa

Cacequi terá encontro sobre Ferrovia Norte-Sul

ALRS debaterá condições de trabalho na área da saúde

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS Valdeci vota nas prioridades do Orçamento 2014

PARTICIPAÇÃO POPULAR E CIDADÃ

Tiago Machado

AGORA É LEI

Page 2: Notícias do Valdeci *129

2Valdeci Oliveira

A lei que cria o Fundo Esta-dual da Pessoa Idosa (Funepi) no Rio Grande do Sul foi san-cionada, na quarta-feira (07), pelo governador Tarso Genro. Representantes de entidades, deputados e membros do Conselho do Idoso acompa-nharam a assinatura da lei proposta pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Huma-nos (SJDH) e aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa.

Com a lei, pessoas físicas e empresas poderão doar parte do seu Imposto de Renda de-vido ao Funepi, da mesma forma que já é feito para o Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca). Multas referentes ao descumprimen-to do Estatuto do Idoso e a

Criado o Fundo Estadual da Pessoa Idosa

Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), que digam respeito aos direitos das pes-soas com mais de 65 anos, também poderão ser reverti-das para o fundo. Os recursos servirão para financiar proje-tos que beneficiem a pessoa idosa, com critérios estabele-cidos pelo Conselho Estadual do Idoso.

Para o líder do governo na Assembleia, deputado Valde-ci Oliveira (PT), que articulou a aprovação do projeto de lei no Parlamento Gaúcho, a ini-ciativa é um passo muito im-portante. “Há mais de 10 anos as entidades lutavam por isso. O governo teve a sensibilida-de de enviar o projeto de lei para a Assembleia, que votou por unanimidade. Isso mostra

que era muito necessária a ação. Todos vamos ser benefi-ciados com esta lei, porque um dia nós seremos idosos também”, comenta. A lei que regulamenta o Conselho Esta-dual do Idoso foi sancionada pelo governador Tarso no co-meço do mês de julho.

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabia-no Pereira, ressaltou a impor-tância da atenção aos idosos. Segundo ele, daqui a 30 anos, os idosos serão a maior popu-lação brasileira. Pereira expli-cou que a criação do fundo neste formato foi possível gra-ças ao decreto da presidente Dilma Rousseff, que instituiu as doações por meio do Im-posto de Renda.

Foto: Tiago Dias

NOTÍCIAS DA SEMANA - INFORMATIVO DO DEPUTADO ESTADUAL VALDECI OLIVEIRA (PT)LÍDER DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA - Produção: jornalistas Tiago Machado (MTB 9415) e Tiago Dias (MTB 15050);

colaboração: Gabriela Freitas - Projeto gráfico e diagramação: Tiago Dias - Contato: (51) 3210.1880Participe com sugestões, críticas ou opiniões pelo e-mail: [email protected]

Page 3: Notícias do Valdeci *129

3Valdeci Oliveira

Ao votar pela internet, na terça (6), nas prioridades do Orçamento 2014, através do Sistema de Participação Po-pular e Cidadã, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) escolheu como prioridades estratégicas para a região Central as áreas da saúde e da infraestrutura e logística.

O voto na saúde prevê a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional de Santa Maria e a opção na in-fraestrutura prevê a melhoria viária regional, a viabilização dos acessos municipais e a manutenção das rodovias es-taduais. Nas opções de de-mandas, o líder do governo na Assembleia dedicou os seus quatro votos para o de-senvolvimento rural (apoio ao desenvolvimento do Leite

Valdeci vota nas prioridades do

Estado

Gaúcho e da pecuária fami-liar), saúde (fortalecimento da infraestrutura do SUS), segu-rança pública e defesa civil (prevenção e combate a in-cêndio e atividades da defesa civil) e cidadania e direitos humanos (prevenção e com-bate às drogas). “Procuramos escolher aqueles setores que julgamos essenciais e que ca-recem de volume de recursos. Só neste ano, o governo do Estado liberou R$ 219 milhões para execução das demandas escolhidas através da Partici-pação. Deste total, mais de R$ 10 milhões beneficiam os mu-nicípios da Região Centro”, afirmou.

No campo 3 da cédula de votação de prioridades, que promoveu uma consulta so-bre a reforma política, o de-

putado assinalou a concor-dância com a realização de mudanças no sistema eleito-ral e defendeu a promoção de uma Constituinte Exclusi-va e o financiamento público das campanhas.

Como temas mais impor-tantes da consulta, optou pela reforma do sistema elei-toral e do financiamento das campanhas e a transparência e o comportamento ético dos agentes públicos e privados. “A consulta sobre a reforma política foi uma inovação im-portante na Votação de Prio-ridades e mostra a capacida-de do Sistema Estadual de Participação Popular estar conectado aos temas mais atuais que estão em discus-são na sociedade”, acrescen-tou Valdeci.

Foto: Tiago Machado

Page 4: Notícias do Valdeci *129

4Valdeci Oliveira

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Le-gislativa aprovou, na terça (06), a realização de uma audi-ência pública em Cacequi para debater o projeto da Fer-rovia Norte-Sul, que vai inter-ligar Belém, no Pará, até o Porto de Rio Grande. A reu-nião deve acontecer nas pró-ximas semanas, com horário e local a ser definido pelo con-junto de parlamentares.

Cacequi sediará audiência sobre Ferrovia Norte-Sul

Segundo Valdeci, que é membro da Comissão de As-suntos Municipais e da Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias, a Região Centro está mobilizada sobre o tema. Em abril do ano que vem, o governo federal deverá anun-ciar o traçado da estrada de ferro, conforme anunciou o ministro dos Transporte, César Borges, no dia 16 de julho, em Porto Alegre. “A passagem da

ferrovia pelo Centro e pela Fronteira Oeste do Estado be-neficiará a interligação com o Mercosul e favorecerá o de-senvolvimento do Estado. Já tivemos êxito na realização de uma audiência pública em Santa Maria, criamos o Comitê Regional de Mobilização e De-fesa da Norte-Sul e agora esta reunião em Cacequi fortalece-rá ainda mais o pleito”, afir-mou o deputado.

Foto: Tiago Machado

Ser pai é ter a responsabilidade do exemplo e a alegria do reconhecimento. Que neste dia, possamos nos orgulhar de nossas atitudes e do modelo de cidadania que procuramos transmitir.

Feliz Dia dos Pais!Deputado Estadual

Valdeci Oliveira

Page 5: Notícias do Valdeci *129

5Valdeci Oliveira

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assem-bleia Legislativa aprovou, na quarta-feira (07), a realização de uma audiência pública para debater as condições de trabalho, salário e jornada dos trabalhadores da saúde, especialmente para os profis-sionais que trabalham em hospitais conveniados ao Sis-tema Único de Saúde (SUS) no Estado.

O requerimento do depu-tado estadual Valdeci Oliveira (PT), subsidiado pelo pedido de diversas entidades repre-sentativas dos trabalhadores em saúde, prevê o encontro destas instituições com ór-gãos do Executivo, do Legis-lativo e com representantes de hospitais, entre outros. A previsão é de que o evento ocorra no dia 21 de agosto, na Assembleia. A data ainda

Assembleia aprova audiência sobre

condições de trabalho na área da saúde

será confirada em reunião dos parlamentares.

Segundo o deputado, mais de 60% da rede hospitalar contratada para operar o SUS no Rio Grande do Sul é com-posta de estabelecimentos privados ou filantrópicos e é necessário a abertura do diá-logo permanente para resol-ver diversas questões.

A reivindicação das cate-gorias profissionais é de se estabelecer um repasse dos valores transferidos pelo Exe-cutivo aos hospitais para a fo-lha de pagamento de seus funcionários, reajustando a remuneração dos trabalha-dores da saúde. “As catego-rias alegam que os repasses aos hospitais aumentaram consideravelmente nos últi-mos anos, mas não houve re-ajuste salarial corresponden-te. A informação que temos é

de que, em 2012, o repasse teve um aumento de 75% e o reajuste salarial ficou em 4,92% ou 6,5%, dependendo da categoria”, argumentou.

Frente 30 HorasComo coordenador da

Frente Parlamentar em Defe-sa da Jornada de 30 Horas para a Enfermagem, Valdeci destaca que a iniciativa visa garantir condições de traba-lho aos profissionais e atendi-mento qualificado aos cida-dãos. “A melhoria da infraestrutura dos hospitais, da remuneração e da quali-dade de vida dos trabalhado-res se reflete diretamente na qualidade da atenção dispen-sada aos pacientes. A pessoa que trabalha melhor conse-gue dar um bom resultado no seu dia a dia profissional”, comenta.

Foto: Tiago Dias

Page 6: Notícias do Valdeci *129

6Valdeci Oliveira

A Comissão de Direitos Hu-manos da Assembleia Legisla-tiva debateu, na quarta (7), em Porto Alegre, o monitora-mento eletrônico de apena-dos, prática que está em ope-ração efetiva há 68 dias no Estado. O coordenador do programa na Superintendên-cia de Serviços Penitenciários (Susepe), Cezar Cordeiro, e a agente penitenciária Maisa de Oliveira apresentaram aos de-putados membros da comis-são, entre eles o deputado Valdeci Oliveira (PT), os pri-meiros resultados obtidos, as metas e a forma como as tor-nozeleiras equipadas com sis-tema de GPS estão sendo uti-lizadas. Conforme Cordeiro, 320 apenados do regime se-miaberto estão sob a monito-ração do dispositivo. A meta é expandir para 1 mil até o final do ano e 5 mil em cinco anos.

Valdeci apoia ampliação do monitoramento

eletrônico de presos

“O dispositivo acaba com a si-tuação de não se saber a loca-lização do apenado fora do presídio”, afirmou o coorde-nador.

O deputado Valdeci Olivei-ra apoiou a medida e defen-deu sua ampliação. “É uma ação eficaz, necessária e bara-ta. Inclusive, ela ajuda a que-brar a lógica do crime organi-zado, uma vez que muitas facções utilizam pessoas do semiaberto para cometer no-vos crimes e assim financiar as organizações. Quem está sob monitoramento, passa ser um alvo fácil das autorida-des caso reincidir”, afirmou.

Dos 320 presos monitora-dos, que são de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Torres, apenas cinco foram declara-dos foragidos. “O rompimen-to da tornozeleira é crime. Quem comete isso, sofrerá re-

gressão de pena ”, explicou .De acordo com a Susepe, o

monitoramento eletrônico começou a ser testado em 2010 no Estado, mas devido aos custos na época o projeto foi adiado. Atualmente, em vez de materiais importados, a tecnologia utilizada é nacio-nal e a empresa fornecedora dos equipamentos é de Brasí-lia. “As tornozeleiras são como um telefone celular equipado de sistema GPS e sensores de ar e de luz. Assim que o preso se afasta da área permitida, automaticamente são dispa-rados alertas para a central de monitoramento”, explicou o corregedor.

A agente penitenciária Mai-sa de Oliveira afirmou que os presos monitorados recebem também acompanhamento social do Estado.

Foto: Tiago Machado

Page 7: Notícias do Valdeci *129

7Valdeci Oliveira

A presidente Dilma Rousse-ff e o governador Tarso Genro participaram na sexta-feira (09), da cerimônia de inaugu-ração do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) e da formatura de 480 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - iniciati-va do Ministério da Educação (MEC). O governador defen-deu os investimentos em edu-cação e afirmou que o Prona-tec é uma das ferramentas para combater as desigualda-des sociais no Estado.

Tarso disse que a formatura dos alunos confirma a conti-nuidade da gestão política im-plementada pela União no Es-tado e no município: “Essa sequência do Pronatec, que tem intensa força organizativa da nossa secretaria do Traba-lho e Desenvolvimento Social, dirigida pelo secretário Luis Augusto Lara. Temos 64 mil alunos do Pronatec no RS que,

Dilma e Tarso inauguram instituto profissionalizante

proporcionalmente, é o Esta-do que mais tem alunos do programa no Brasil”.

O governador reiterou que a iniciativa fortalece outras ações de desenvolvimento do Estado a partir da promoção da igualdade. “Os governos têm que combater as desi-gualdades sociais. Têm que ter projetos desta natureza, porque não adianta só crescer economicamente. Crescimen-to, por si só, torna os ricos mais ricos e os pobres mais pobres, não é crescimento hu-mano, da nossa gente. O cres-cimento que nós promove-mos é o da luta pela igualdade social e pelo combate às desi-gualdades regionais, é isso que faz a diferença”, defendeu Tarso.

Além de elogiar os forman-dos dos cursos técnicos e pro-fissionalizantes, a presidente Dilma reafirmou a sua disposi-ção em investir a totalidade dos recursos dos royalties do petróleo em educação. Ela

ressaltou a importância do se-tor de serviços no Brasil e da necessidade de qualificação de mão de obra. “É a área que mais cresce, por isso temos que procurar aumentar a com-petitividade, mas, sobretudo, a produtividade da nossa eco-nomia. O profissional formado poderá atender melhor a po-pulação, vai produzir mais va-lor, vai ter um salário melhor, e isso vai contribuir para o cres-cimento do Brasil”.

Sobre a importância do Pronatec, Dilma ressaltou: “Nos últimos anos, consegui-mos várias conquistas na área do ensino profissional. Fize-mos grande empenho para que a gente tivesse qualidade de ensino profissional no Bra-sil compatível com a necessi-dade das pessoas, das empre-sas e do mercado de trabalho. É um orgulho ter 4 milhões de vagas ocupadas no Pronatec em menos de dois anos de funcionando”.

Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

Page 8: Notícias do Valdeci *129

8Valdeci Oliveira

O Comitê Regional Perma-nente de Mobilização e Defe-sa da Ferrovia Norte-Sul, co-ordenado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT)e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Za-ppe Bisogno (PDT), se reuniu na segunda-feira (05), em Santa Maria.

No encontro, o grupo de trabalho apresentou estudos e levantamentos técnicos com demandas da região central. Os dados deverão compor um dossiê que será entregue a Valec – Engenha-ria, Construções e Ferrovias, empresa pública responsável pela infraestrutura ferroviária do país.

Integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Socieda-de de Engenharia e Arquite-tura de Santa Maria (SEASM) e

Comitê em Defesa da Ferrosul apresenta levantamento técnico

a Agência de Desenvolvi-mento de Santa Maria (ADESM), contribuíram com um estudo sugerindo locais por onde o traçado da ferro-via poderá passar, antes de chegar ao seu destino final que é o Porto de Rio Grande.

São eles: trecho Erechim – Passo Fundo; trecho Passo Fundo – Cruz Alta; trecho Cruz Alta – Phillipson; trecho phillipson – Canabarro; tre-cho Canabarro – Dilermando de Aguiar; trecho Dilerman-do de Aguiar – São Gabriel e trecho São Gabriel – Pelotas – Rio Grande.

Para o deputado Valdeci, é importante que o traçado te-nha um propósito econômi-co para a região. “A utilização da ferrovia para o transporte de cargas, visando o escoa-mento da produção agrícola, deve ser valorizado no proje-

to. Faremos o possível para adequar o traçado na política de desenvolvimento e cresci-mento econômico do Estado, especialmente da Região Central”, comenta.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Mar-celo Bisogno, o Comitê está tendo grandes avanços no le-vantamento de informações sobre a parte técnica e as de-mandas que a região propor-ciona na parte econômica, para que isto seja levado em conta pela Valec na hora de escolher o traçado da Ferro-via Norte – Sul.

Estiveram presentes na reunião o vereador Luciano Guerra, o prefeito de Diler-mando de Aguiar, Jaime Lima da Silva e representantes de entidades ligadas ao setor ferroviário.

Texto: Cristian Cunha (Câmara SM) e Tiago Dias

Foto: Cristian Cunha - Câmara SM

Page 9: Notícias do Valdeci *129

9Valdeci Oliveira

Artigo do deputado Valdeci Oliveira, publicado no jornal A Razão de quinta-feira, dia 08 de agosto

O Dia Internacional da Mulher é o 8 de março, mas o 7 de agosto tam-bém é uma data das mais simbólicas para a luta das mulheres do Brasil. Nesta semana, a Lei 11.340/2006 - a Lei Maria da Penha - completou sete anos de existência, a partir da sanção feita pelo ex-presidente da Repúbli-ca, Luiz Inácio Lula da Silva. Na épo-ca, quando entrou em vigor, muitas dúvidas foram suscitadas sobre a efi-cácia deste novo conjunto de nor-mas, que ousou tornar mais rígido o combate à violência domiciliar e fa-miliar. Passados sete anos, observa--se que a lei não só “pegou”, como se constituiu num marco de proteção às nossas mulheres. Tal qual ocorreu com o Estatuto do Idoso, que benefi-ciou a terceira idade, a Lei Maria da Penha resignificou o enfrentamento às agressões de toda ordem cometi-das contra o sexo feminino. Até 2006, fatos com estes eram rotulados so-cialmente como “briga de marido e mulher”.

Numa demonstração que veio pa-ra alterar a banalização vigente, a Maria da Penha, que é produto da lu-ta histórica dos movimentos femi-nistas e de mulheres por uma legis-lação contra a impunidade, foi san-cionada em 7 de agosto de 2006 e entrou em vigor no dia 22 de setem-bro do mesmo ano. Um dia depois, o primeiro agressor conheceu o rigor

do novo regramento ao ser preso, no Rio de Janeiro, depois de tentar es-trangular a ex-esposa. Dali em dian-te, foram inúmeros os casos de agres-sores detidos e responsabilizados judicialmente pelo espancamento de companheiras. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a Lei 11.340/2006 como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Apesar dos inegáveis avanços, sabemos que a regulamen-tação não exterminou com a covar-dia. É fato que muitas vezes a intimi-dação física ocorre, é feita denúncia, mas depois ela acaba retirada porque a vítima depende financeiramente do agressor. Situações como essa, no entanto, não apagam o caminho vito-rioso da lei. Na verdade, estimulam o aprofundamento e a complementa-riedade de ações.

Nesse sentido, o governo federal, está cumprindo importante papel através da Secretaria de Políticas pa-ra a Mulher. O órgão investiu na cria-ção de serviços especializados, na criação da Central de Atendimento – através do Ligue 180 –, no Pacto de Enfrentamento à Violência com esta-dos e municípios e na instituição da Rede Integrada de Atendimento às mulheres vítimas de violência de gê-nero. O governo do Estado segue o mesmo caminho: criou a Secretaria

da Mulher, a Sala Lilás – que acolhe vítimas de violência -, a Coordenado-ria Penitenciária da Mulher, e, entre outras ações, a Patrulha Maria da Pe-nha. A patrulha, uma parceria com a Brigada Militar, monitora e vigia re-giões onde há casos mais frequentes de ataques à mulher. No simbólico dia de ontem, o governo do Estado e o governo federal entregaram juntos 20 automóveis para apoio à Rede de Atenção e Proteção à Mulher no Es-tado – a Rede Lilás.

Portanto, este conjunto de políti-cas e iniciativas estão, dia após dia, encurralando o agressor, que aos poucos toma ciência dos riscos que corre ao erguer a mão para uma mu-lher. Pesquisa recente feita pelo Ins-tituto Data Popular mostram que apenas 2% dos 1.501 entrevistados em 100 municípios brasileiros, entre homens e mulheres, desconhecem a Lei Maria da Penha. Que os sete anos de conquistas continuem e se apro-fundem. Quem sabe, em breve, o so-frimento vivenciado por Maria da Penha Maia Fernandes, mulher que deu nome à Lei 11.340 e que ficou pa-raplégica ao ser alvo de disparo de arma de fogo pelo marido, seja ape-nas um registro trágico do passado de um país que sabe reconhecer suas chagas e sabe superá-las.

Feliz aniversário, Maria da Penha!

Page 10: Notícias do Valdeci *129

10Valdeci Oliveira

REGISTROS DA SEMANA

Na festa de aniversário do companheiro Fabiano Pereira em Santa Maria

Christiano Ercolani Christiano Ercolani

Em Santa Maria, comemorando o aniversário da Dona Eni,mãe do companheiro vereador Jorjão

Visita de cortesia do advogado Eduardo Macluf, representante da Azul Linhas Aéreas

Gabriela Freitas Gabriela Freitas

Com Paulo Rogério Chaves, da Associação de Trovadores de São Gabriel

Gabriela Freitas

Na Assembleia, com o major André Luiz Córdova, comandante do 9º BPMa e o capitão Ezequiel Roehrs, acompanhado do assessor Fábio

Chirsitano Ercolani

Visita ao casal Amauri e Maurícia no bairro Tancredo Neves

Page 11: Notícias do Valdeci *129

11Valdeci Oliveira

REGISTROS DA SEMANA

Na abertura da Expoleite Missões, em São Pedro do Butiá

Christiano Ercolani Christiano Ercolani

Em Cerro Largo, com vice-prefeito Canisio Schmidt e companheiros

Em São Luiz Gonzaga, com o prefeito Junaro, lideranças empresariais e representantes da Expo São Luiz

Christiano Ercolani Tiago Machado

Com a amiga Vanda Dacorso, de Palmeira das Missões, discutindo o fortalecimento das Apaes

Em Guarani das Missões, com prefeita Janete e companheiros

Christiano Ercolani Christiano Ercolani

Visitando tia Eva e familiares na localidade de Estância Velha,interior de Santa Maria

Page 12: Notícias do Valdeci *129

12Valdeci Oliveira

REGISTROS DA SEMANA

Visita aos amigos Fidêncio e Mara no bairro Itararé

Christiano Ercolani

Diálogos Petistas recebe o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. Muitas lideranças e militantes petis-tas presentes. #PTNovoDeNovo

Tiago Machado

Christiano Ercolani

Nesta semana, em meio a correria das agendas, pude tirar um tempo e visitar meus pais na Tancredo Neves, em Santa Maria. Sempre é um momento de recarregar as baterias e de receber um carinho fundamental. Neste domingo, no Dia dos Pais, aí com mais tempo, vou lá dar um abraço no meu “velho” e receber também os cumprimentos pelo dia.