noções de software e sistemas operacional windows xp e vista josias aleixo trt - 2011

29
Noções de Software Noções de Software e e Sistemas Operacional Sistemas Operacional Windows XP e Vista Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Upload: internet

Post on 22-Apr-2015

103 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Noções de Software Noções de Software ee

Sistemas OperacionalSistemas OperacionalWindows XP e VistaWindows XP e Vista

Josias Aleixo

TRT - 2011

Page 2: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

CONTEUDO PROGRAMATICO

•Noções de Informática: Conceitos básicos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office 2010 e BR Office versão 3.1: Writer, Calc e Impress.

•Sistemas operacionais: Windows XP/Vista.

•Software e hardware.

•Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e Intranet.

•Internet Explorer 8, Mozilla Firefox 3 e Thunderbird 2.

•Correio eletrônico (webmail).

•Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup).

•Conceitos de proteção e segurança da informação.

•Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas.

Page 3: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

INTRODUÇÃO

SOFTWARE são programas executados no computador. O termo software denomina um conjunto de programas ou apenas um programa específico. UM PROGRAMA é uma seqüência lógica de ações, que, após serem executadas, apresentam um resultado, que pode ser correto ou não.

TIPOS DE SOFTWAREBásico e aplicativo: O software básico é essencial para o funcionamento do computador e também para auxiliar no desenvolvimento e execução de certas tarefas. Entre o software básico destacam-se os Sistemas Operacionais (WINDOWS, MS-DOS, LINUX, SOLARIS, UNIX, etc.) e as Linguagens de Programação (COBOL, C, VISUAL BASIC, DELPHI, JAVA, CLIPPER, etc.). Entre o software básico destacam-se Editores de textos (Microsoft Word, Writer), Planilhas eletrônicas (Microsoft Excel, Calc), Apresentações (Power Point, Impress), Editores de Imagens (Photoshop, Corel Draw), Gerenciadores de E-mail (Outlook e Thunderbird)

Page 4: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Tipos de Licenças de Software

Licença de usoOs Softwares dessa categoria requerem a licença de uso para cada máquina que se deseja instalar o programa.

FreewareSão programas gratuitos, eles não expiram e você pode usá-los livremente sem ter que pagar nada por isso, outros são gratuitos apenas para pessoas físicas ou uso não comercial.

SharewareSão programas que depois de um determinado tempo de uso - este tempo varia de programa para programa – perde algumas ou todas as suas funcionalidades. Após este período você deve apagá-lo do computador ou registrá-lo através do pagamento de uma taxa ao desenvolvedor.

Page 5: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

SISTEMAS OPERACIONAISSISTEMAS OPERACIONAIS

É o software responsável pelo gerenciamento do hardware, controle dos softwares existentes no computador e pela interface com o usuário. Estabelece a plataforma sobre a qual os programas são executados. A Microsoft oferece várias edições diferentes do Windows XP e do Windows Vista, cada uma dirigida a públicos diferentes.

Características:- Gerenciamento de Recursos de Hardware;- Gerenciamento de outros programas;- Gerenciamento de Memórias;- Gerenciamento da Memória Virtual;- Permitir a Interface entre o usuário e a máquina.- Interpretar os comandos executados pelo usuário.- Suporta Plug and Play

Windows 95Windows 95

Windows 98Windows 98

Windows NTWindows NT Windows MEWindows ME

Windows VistaWindows VistaWindows 2000Windows 2000

Windows XPWindows XP Windows 7Windows 7

5

Page 6: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

APRESENTAÇÃO DO WINDOWS XP E VISTAAPRESENTAÇÃO DO WINDOWS XP E VISTA

Vamos apresentar informações básicas a respeito do ambiente do Windows XP E Windows Vista, tais como: Área de Trabalho, Menu Iniciar, Painel de Controle, Windows Explorer, Pastas e Arquivos e.

WINDOWS XP Professional WINDOWS XP Professional WINDOWS XP Edition WINDOWS XP Edition

WINDOWS VISTA Home BasicWINDOWS VISTA Home BasicWINDOWS VISTA Home PremiumWINDOWS VISTA Home PremiumWINDOWS VISTA BusinessWINDOWS VISTA BusinessWINDOWS VISTA EnterpriseWINDOWS VISTA EnterpriseWINDOWS VISTA StarterWINDOWS VISTA StarterWINDOWS VISTA UltimateWINDOWS VISTA Ultimate

Page 7: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

7

ÁREA DE TRABALHO – DESKTOP WINDOWS XPÁREA DE TRABALHO – DESKTOP WINDOWS XP

Page 8: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Área de Trabalho (Desktop) Windows VistaÁrea de Trabalho (Desktop) Windows Vista

8

Page 9: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Barras de Tarefas (Windows XP) – Barras de Tarefas (Windows XP) – É a barra horizontal que atravessa toda a base do Desktop. Essa barra apresenta:1 – Botão Iniciar;2 – Área de inicialização rápida;3 – Botões dos programas em execução; 4 – Barra de Idiomas 5 – Área de Notificação e Relógio.

Barra de Tarefas (Windows Vista) – Barra de Tarefas (Windows Vista) – Está localizada na parte inferior da Área de Trabalho, tem como finalidade o controle dos aplicativos abertos. Ela é dividida em quatro seções:1- Botão do menu Inicia 2- Barra de ferramentas de início rápido3- Seção intermediária 4- Área de notificação

Page 10: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Alternar entre janelas: pode-se trabalhar com várias janelas abertas. Para alternar entre elas utilizam-se os seguintes métodos:• Se as janelas estiverem lado a lado, basta clicar dentro da janela que deseja ativar.• Manter pressionado ALT e depois pressionar Esc.• Manter pressionado ALT e depois pressionar TAB.• Clicar com o ponteiro do mouse, apontando o botão na Barra de Tarefas.• Clicar no botão Alternar entre janelas para alternar entre as janelas abertas usando Windows Flip 3D.

Page 11: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

No Menu Iniciar do Windows Menu Iniciar do Windows encontramos diversos programas e atalhos. O menu do Windows XP e do Windows Vista, possui duas colunas. Do lado esquerdo podemos encontrar a lista de programas mais acessados e fixo e do lado direito atalho para pastas, arquivos e programas. Exemplo:

Page 12: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

GADGETS E A BARRA LATERAL longa, vertical, exibida ao lado da área de trabalho. Ela contém mini programas chamados gadgets, que oferecem informações rápidas e acesso fácil a ferramentas usadas com frequência. Esse recursos pode ser visto nas versões Windows Vista e Serven (7).

Desligamento: O novo conjunto de comandos permite Desligar o computador, Bloquear o compu tador, Fazer Logoff, Trocar Usuário, Reiniciar, modo Dormir, entre outras funções.

Page 13: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Pasta particular. Abre a pasta particular, como as pastas Documentos, Música, Imagens e Vídeos.

Meus Documentos (XP) – Documentos. Abre a pasta Documentos com arquivos de texto, planilhas, apresentações e outros tipos de documentos.

Minhas Imagens (XP) – Imagens. Abre a pasta Imagens e exibe imagens digitais e arquivos gráficos.

Minhas Música (XP) – Música. Abre a pasta Música que armazena e toca música e outros arquivos de áudio.

Jogos. Abre a pasta Jogos que acessar os jogos no computador.

Documentos Recentes (XP) Itens Recentes. Abre uma lista de arquivos abertos recentemente.

Rede. Abre uma janela que com computadores e dispositivos na rede.

Meu Computador (XP) – Computador. Abre uma janela com as unidades de disco, câmeras, impressoras, scanners e outros hardwares conectados ao computador.

Conectar-se (XP) – Conectar. Abre uma janela que possibilita conectar-se a uma nova rede.

Painel de Controle. Abre o Painel de Controle, que personaliza a aparência e a funcionalidade do computador, adicionar ou remover programas, configurar conexões de rede e gerenciar contas de usuário.

Definir acesso e padrões do programa (XP) – Programas Padrão. Abre uma janela que escolhe qual programa o Windows usa para navegação pela Web, edição de imagens, envio de e-mail e reprodução de música e vídeos.

Ajuda e Suporte. Abre a Ajuda e Suporte do Windows, que procurar e pesquisar tópicos sobre o Windows e o computador.

Page 14: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Ferramentas de SistemasFerramentas de SistemasBackupBackup – ferramenta de backup nativa do Windows. Permite o agendamento de operações de backup.•Normal;•Incremental;•Diferencial; Desfragmentador do discoDesfragmentador do disco – reorganiza os clusters dos arquivos no disco rígido para otimização de seu funcionamento.Restauração do sistemaRestauração do sistema – recurso do Windows que permite que sejam estabelecidos pontos de restauração do sistema.Tarefas agendadasTarefas agendadas – permite o agendamento de tarefas como abrir programas e realizar backup.Assistente para transferência de arquivos e configuraçõesAssistente para transferência de arquivos e configurações – auxilia na transferência de arquivos e configurações de um computador antigo para um novo.Informações do sistemaInformações do sistema – exibe informações sobre hardware e software do computador. Não confundir com a janela de propriedades do sistema, que é aberta a partir do Painel de Controle.Limpeza de discoLimpeza de disco – auxilia na tarefa de liberar espaço em disco, sugerindo a exclusão e compactação de arquivos e pastas.

14

Page 15: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Windows – Painel de ControleWindows – Painel de Controle

As configurações de Hardware e Software são realizadas através de ferramentas encontradas facilmente na janela Painel de Controle acessada através do botão INICIAR do Windows.

15

Page 16: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

16

Page 17: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Adicionar ou Remover hardware Adicionar ou Remover hardware – permitir instalar manualmente novo hardware, ou automaticamente (plug-and-play);Adicionar ou remover programas –Adicionar ou remover programas – permite adicionar recursos do Windows, instalar e remover programas do computador;Atualizações automáticas – Atualizações automáticas – atualiza o Windows diretamente via internet;Conexões dial-up e de Rede –Conexões dial-up e de Rede – exibi a conexão de rede, configura e cria novas conexões;Fontes –Fontes – apresenta as fontes e permite remover e instalar novas;Impressora –Impressora – lista as impressoras, remove e instala novas;Mouse –Mouse – configura as propriedades;Opções da Internet –Opções da Internet – configura segurança, controle de acesso ...Opções Regionais – Opções Regionais – configura hora, data, números, unidade monetária, idioma.Sistema – Sistema – configura a máquina, como versão do Windows, quantidade de memória, gerencia o hardware, processador;Teclado Teclado – configura o teclado;

Algumas funções do Painel de ControleAlgumas funções do Painel de Controle

17

Page 18: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Janela do Windows ExplorerJanela do Windows Explorer

18

Page 19: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Janela do Windows Explorer (Vista)Janela do Windows Explorer (Vista)

WINDOWS EXPLORER: O Windows Explorer é também conhecido como gerenciador de arquivos e pastas do Windows. Existem vários caminhos que podem levar ao Windows Explorer.

19

Page 20: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Botões da Barra de Navegação (XP): Botões da Barra de Navegação (XP):

Botões da Barra de Navegação (Vista): Botões da Barra de Navegação (Vista):

Page 21: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

MODOS DE EXIBIÇÃO

Page 22: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Windows – Pastas e ArquivosWindows – Pastas e ArquivosPasta Pasta é o nome que damos para o local do disco que armazena vários itens de tamanhos variados. Uma pasta pode conter arquivos e outras pastas. As pastas são comumente chamadas de Diretórios.

ArquivoArquivo é o nome que usamos para definir Informação Gravada, quando digitamos um texto ou desenhamos uma figura no computador, o programa (software) especifico gravar a informação com a qual estamos trabalhando e, após a gravação, ela é transformada em um arquivo e colocada em algum lugar em nossos discos.

Os arquivos e as pastas devem ter um nome. O nome é dado no momento da criação. A Regra para nomenclatura de arquivos e pastas varia para cada Sistema Operacional. No Windows, os nomes podem conter até 255 caracteres (letras, números, espaço em branco, símbolos), com exceção.

Extensões são códigos, normalmente de três caracteres, indicativos do formato e o tipo do arquivo. São separadas do nome do arquivo por um ponto(.).

/ \ | > < * ? : “

.gif / .jpg / .bmp / .doc / .xls / .ppt / .mdb / .pdf / .dot / .exe / .txt .gif / .jpg / .bmp / .doc / .xls / .ppt / .mdb / .pdf / .dot / .exe / .txt 22

Page 23: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Lista de Algumas ExtensõesLista de Algumas Extensões

23

Page 24: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

-Windows Explorer Manuseio de Pastas, Subspasta e Arquivos

-Mover e Arrastar – quando ocorre dentro da mesma unidade é TRANSFERÊNCIA (recortar e colar), exceto :- quando ocorrer em conjunto com a tecla CTRL é cópia e colar;- quando ocorrer entre unidades diferentes e cópia e colar;

- Recortar – quando ocorre a (o) original é retirado do local e sendo enviado para a área de transferência, possibilitando ser colado em outro local;

- Copiar – quando ocorre é criado uma copia da(o) original em um local diferente;

Excluir /Deletar – quando ocorre o arquivo ou pasta e enviado para a lixeira, exceção para NÃO enviar a lixeira. :- quando ocorrer em conjunto com o comando SHIFT/DEL/DELETE;- quando pertencer a qualquer unidade removível ou flexível- quando o arquivo é maior que o tamanho disponível da lixeira;

24

Page 25: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Sistemas de Arquivos

Um sistema de arquivos contém regras e padrões previamente estabelecidos para que o sistema operacional possa gerenciar os dados armazenados.

Os sistemas de arquivos mais conhecidos e cobrados são:•FAT (ou FAT16), FAT 32, NTFS (Windows), CDFS (CD/DVD).

•Trilhas são os círculos concêntricos que formam o disco e setores são pequenas unidades de armazenamento de dados, organizados nessas trilhas. As trilhas contêm os setores.

•Cluster é a menor unidade de armazenamento que um sistema operacional pode reconhecer em um disco

25

Page 26: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

26

Page 27: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Acessórios do Windows XP e VistaAcessórios do Windows XP e Vista

O Windows inclui muitos programas e acessórios úteis. São ferramentas para edição de texto, criação de imagens, jogos, ferramentas para melhorar a performance do computador, calculadora e etc.

Acessamos os acessórios do Windows através do caminho: Iniciar/Todos os programas/Acessórios

Consideremos os seguintes acessórios e suas versões

1.Editor de textos: Bloco de Notas ou WordPad (XP e Vista) 2.Criação de desenhos : Paint (XP e Vista)3.Elaboração de cálculos: Calculadora (XP e Vista)4.Manipulador de multimídia: Windows Media Center (Vista (XP e Vista)5.Capturar áudio e vídeo : Windows Movie Maker (Vista)6.Sincroniza informações : Central de Sincronização (Vista)7.Centro de Boas-Vindas : Exibe os recursos do Windows. (Vista)8.Prompt de Comando : Executa funções baseadas em texto (XP e Vista)

Page 28: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Principais Teclas de AtalhosPrincipais Teclas de Atalhos

Ctrl + A - Selecionar tudo;

Ctrl + Esc - Exibir o menu Iniciar;

Ctrl ao arrastar um item - Copiar um item selecionado;

Ctrl + Shift ao arrastar um item - Criar um atalho para um item selecionado;

Ctrl + Alt + F1 - Ver informações do sistema;

Alt + Enter - Exibir as propriedades do item selecionado;

Alt + F4 - Fechar o item ativo ou sair do programa ativo;

Alt + Tab - Alternar entre janelas abertas;

Alt + Esc - Percorrer itens na ordem em que foram abertos;

F2 - Renomear um item selecionado;

F3 - Procurar um arquivo ou uma pasta;

F4 - Abrir lista da barra de endereços – pasta aberta;

F5 - Atualizar a janela ativa;

Shift + F10 - Equivale ao botão direito do mouse

Shift ao inserir um CD - Evitar que o CD seja executado automaticamente;28

Page 29: Noções de Software e Sistemas Operacional Windows XP e Vista Josias Aleixo TRT - 2011

Shift + DEL - Excluir sem colocar na Lixeira;

Print Screen - Captura tela, para colar em programas como o Paint;

Alt + Print Screen - Captura somente janela ativa;

Winkey (tecla com logo do Windows) - Exibir ou ocultar o menu Iniciar;

Winkey + Break - Exibir a caixa de diálogo Propriedades do sistema;

Winkey + D - Mostrar a área de trabalho;

Winkey + M - Minimizar todas as janelas;

Winkey + Shift + M - Restaurar as janelas minimizadas;

Winkey + E - Abrir Meu Computador;

Winkey + F - Procurar um arquivo ou uma pasta;

Ctrl + Winkey + F - Procurar computadores;

Winkey + F1 - Exibir a Ajuda do Windows;

Winkey + R - Abrir a caixa de diálogo Executar Botão Editar - Equivale ao botão

direito do mouse;

Winkey + U - Abrir o Gerenciador de utilitários.

29