nº3 - novembro 2013 - jornal nba portugal

23

Upload: nba-portugal-forum

Post on 10-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Nº3 - Novembro 2013 - Jornal NBA Portugal http://nba-portugal.forum-livre.com/

TRANSCRIPT

Já tens a tua T-Shirt do Fórum NBA Portugal?

Encomenda já a tua em:nba-portugal.forum-livre.com/forum

editorial

3

EDITORIAL

NBA Portugal - Novembro 2013

Diretor De informaçãoDiogo Vasconcelos (diogojcv)

Diretor Gráficoflávio Silva (Pierce#34)

JornaliStaSantónio oliveira (Vince carter)alexandre farripas (farripas)francisco madureira (cobain)

trabalho De ScoutinGtiago Silva (11Slamdunker)

Staff

contactos:[email protected]/forum

Começou a nova temporada, chegaram as noites mal dormidas. A espera foi longa, mas do que nos é proporcionada todas as noites leva-nos a querer que foi uma espera que vai ser bem compensada com grandes noites de espetáculo do melhor basquetebol do mundo. Com isto, as noites de jogos e também nos com o começo da nova temporada profissional/escolar de cada um de nós limitamos o tempo, mas por aqui não paramos e como tal chega a 3ª edição do Jornal do Fórum, ainda que com um ligeiro atraso, mas cheia de artigos da nossa comunidade para vos compensar.

Nesta edição iremos apresentar um especial sobre o defensor Serge Ibaka. Lançamos este mês no fórum a discussão de qual será o ex-rookie que terá maior evolução esta temporada, e ainda, qual a previsão para o melhor marcador da época. Iremos também como já é hábito nas edições anteriores apresentar a rubrica “Perdidos e Achados”, nesta edição com T-Mac, Tracy McGrady. Ainda a destacar a secção de entrevista deste mesmo, com a entrevista ao membro e fundador do Fórum NBA Portugal!

Espero que gostem desta 3ª edição!

We Love this Game!

Flávio Silva

INDICE

5NBA Portugal - Novembro 2013

6 NBA Portugal - Novembro 2013

rooKieS’12

Ex-Rookie’sQual o rookie do ano passado que terá uma maior evolução

O Draft de 2012 já passou, e agora é cada um por si, já não existe lugar para erros e distrações, basi-camente perderam a distinção de “rookies” e pas-saram a ser... jogadores da nba sem rodeios alguns.

Bradley Beal, Dion Waiters, Harrison Barnes, Da-mian Lillard, Andre Drummond e Michael Kidd-Gil-christ, Anthony Davis, são os jogadores, que a nos-so ver, são os únicos que merecem estar nesta lista até porque na votação não foram incluidos outros nomes senão estes.

Gostariamos também de salientar, antes de mais, que as observações feitas basearam-se na época passada, que foi a de estreia para estes jogadores, e nos primeiros jogos desta tempo-rada, pelo que algumas opiniões poderão even-tualmente mudar tento em conta a alteração dos rendimentos dos jogadores no futuro

7NBA Portugal - Novembro 2013

rooKieS’12

Bradley Beal - 0%Seguindo a ordem da lista, iremos começar por Bradley

Beal. O atirador dos Wizards na época transata teve boas médias e mostrou bom basquetebol, foi inclusive pre-miado duas vezes ‘Rookie do mês’ e viu o seu nome ser inserido na “All-Rookie 1st Team”. Este ano, obviamente, notou-se uma evolução relativa no seu jogo e até contou com umas exibições muito boas mas até agora ainda não se verificou aquela explosão no seu jogo que se observou em outros jogadores como Anthony Davis. O seu poten-cial é indiscutivel mas aquele salto na sua qualidade de jogo ainda está para chegar.

Dion Waiters – 18%Dion Waiters recebeu 18% dos votos por parte dos nos-

sos membros durante o período de votação, e alguns dos aspetos que levaram a esta percentagem foram a deter-minação e a sua força de vontade que demonstra ter para alcançar os seus objetivos pessoais e coletivos. É assus-tadora a garra e determinação que tem para melhorar, porém o seu arranque na presente temporada tem sido muito abaixo das especativas. De momento, o impacto de Waiters dentro de campo e as suas médias, 11.8 pon-tos, 2 ressaltos e 1,4 assistências, acabam por deixá-lo pelo caminho. No fundo é estranho ver que, de momen-to, um jogador com tanta “raça” não tenha evoluido mais do que aquilo que se esperava.

8 NBA Portugal - Novembro 2013

rooKieS’12

Harrison Barnes – 6%Barnes foi daquelas supresas de última hora. Na

temporada passada demonstrou grande qualidade e maturidade nos Playoffs e como é óbvio as expec-tativas em torno do SF dos Golden Warriors aumen-taram a pique, mas durante a offseason muita coisa mudou. O emblema de São Francisco adquiriu An-dre Iguodala e Barnes acabou por perder espaço na rotação da equipa perdendo assim minutos dentro de campo, e claro, a oportunidade de poder mos-trar os seus talentos a 100%. Posto isto, permanece ainda a incógnita de saber o que Barnes irá mostrar no futuro, daí o próprio contar com apenas 6% das votações

Andre Drummond – 12%Não é propriamente uma estrela, mas aquilo que

tem transbordado para dentro de campo faz com que se criem altas expectativas acerca do seu futu-ro. A sua média de pontos aumentou ligeiramente, mas Drummond não é uma arma ofensiva, o seu jogo está virado para outros horizontes, mais con-cretamente para a defesa e aqui a sua evolução foi notória. Tem atualmente médias de 9,8 pontos, 1,5 blocks, 9,6 ressaltos e o facto de estar numa equipa onde não existe nenhum jogador que dispute dire-tamente pela posição só torna ainda mais propícia a sua evolução e o seu impacto na liga como jogador, mas até á data situa-se no mesmo patamar que Dion Waiters.

9NBA Portugal - Novembro 2013

Texto: António Oliveira (Vince Carter)

Michael Kidd-Gilchrist – 0%

Kidd-Gilchrist, segunda pick do Draft de 2012, pode ser para muitos um desconhecido uma vez que não joga em LA, New York ou Chicago mas a verdade é que é um dos ‘pilares’ da equipa que representa, os Charlotte Bobcats, e lá é bem co-nhecido.

Na época transata as suas médias rondaram os 9 pontos, 5.8 ressaltos e 1.5 assistências por jogo; Este ano, de momento, pouco ou nada mudou: 11.5 pontos, 6.2 ressaltos, 1 assistência por jogo – e o que é curioso é que se há algum jogador que se encontrava na melhor posição para mostrar uma evolução mais notória no seu jogo este ano, esse jogador é mesmo o próprio Kidd-Gilchrist. E porquê? Bem... porque tem muito a melhorar! A nível ofensivo a sua qualidade deixou muito a de-sejar na passada temporada e este ano até se po-dia esperar uma evolução significativa a esse nível mas nada parece ter sido feito. No entanto é im-portante salientar que Michael Kidd-Gilchrist tem 20 anos e que aquela explosão no seu jogo ainda tardará para vir.

rooKieS’12

10 NBA Portugal - Novembro 2013

LILLARD vs DAVIS

Ao longo da votação e discussão existiram dois jogadores que se destacaram e que também aca-baram por não só confundir as opiniões dos nossos utilizadores como também... a própria votação.

Parece incrivel como tenha sido possível o facto de um jogador que confundiu e dividiu as opiniões ter menos votos que outros candidatos que não ti-nham tanto favoristismo, mas foi isso que aconte-ceu – Lillard teve apenas 12% dos votos! Já o seu ‘rival’ Anthony Davis dominou com 59%.

E agora como o leitor deve-se estar a questionar provavelmente sobre o porquê de isto ter aconteci-do, vamos lá á discussão e interpretação dos resul-tados obtidos;

Quando Lillard foi draftado pelo emblema de Portland, na sexta pick, poucos imaginariam que

mais tarde estivessem perante uma autêntica ‘steal’ no Draft, e na verdade foi mesmo isso que aconteceu. O rookie de Weber State chegou á liga na condição de quase um desconhecido e no final nem parecia estar na sua primeira época NBA... parecia ser um veterano! A sua maturida-de, responsabilidade e solidez no seu jogo garan-tiram-lhe o prémio de ‘Rookie of the Year’.

Já Anthony Davis, escolhido na primeira pick, tinha desde muito cedo os olhos postos nele mas ascenção de Lillard acabou por lhe afastar as atenções e acabou por passar meio despercebi-do durante quase a temporada inteira. A verda-de é que Davis acabou por “responder”, mais tar-de, á ascenção de Lillard depois do All-Star Break conseguindo grandes exibições e mostrando ter sido escolhido merecidamente na primeira pick.

rooKieS’12

11NBA Portugal - Novembro 2013

Texto: António Oliveira (Vince Carter)

Posto isto, o ‘monocelha’, com aquelas grandes exibições no final da temporada, deu a entender que na próxima época iria dar continuidade ao seu rendimento elevado e possivelmente chegar com um jogo ainda mais versátil, o que se chegou mes-mo a assistir na pré-epoca e nos primeiros jogos da presente campanha.

Lillard até podia criar a imagem de que na sua segunda temporada iria evoluir ainda mais e tor-nar-se uma estrela na liga norte-americana mas a incógnita de como seria a evolução de A.Davis este ano acabou por lhe render mais votos.

rooKieS’12

12 NBA Portugal - Novembro 2013

Durant

O tribunal do fórum teve de decidir que jogador na sua opinião será o melhor marcador da próxi-ma época que se avizinha cada vez mais.

As hipóteses correspondiam todas elas a gran-des jogadores, excelentes atletas que fazem a diferença no que toca à concretização ofensiva. Eram eles: Kevin Durant, LeBron James, Car-melo Anthony, Stephen Curry, James Harden e Chris Paul.

O vencedor desta votação foi o jogador da equi-pa de Oklahoma City, Kevin Durant.

KEVIN DURANTEleito pelo Fórum como

favorito para melhor marcador

O small forward de 25 anos já foi melhor marcador por três vezes seguidas nas épocas de 2009-2010, 2010-2011 e 2011-2012, título que lhe foi retirado na última época por Carmelo Anthony, numa rivalida-de de pontos disputada até ao último jogo no fim da época regular.

Decerto que um dos seus objetivos para 2013-2014 será recuperar o estatuto de maior artilheiro da Liga.

13NBA Portugal - Novembro 2013

Durant

Analisemos as armas ofensivas de que Durant dispõe para ser o detentor deste prémio individual.

Uma das suas fraquezas sempre foi a sua força, já que para a sua altura tem muito pouco poderio físico, o que não o permite ter um jogo de poste refinado, mas Durant já falou à imprensa sobre considerações acerca de treinos com Hakeem Olajuwon, um dos grandes centers do jogo.

Será que o jovem all-star conseguirá des-tronar o atual melhor marcador Carmelo Anthony? Teremos de ver o que acontece nesta época que tem tudo para ser uma das mais interessantes dos últimos anos.

Em primeiro lugar, o seu lançamento: ele con-segue lançar tanto da linha de três pontos as-sim como de meia distância; esta caracterís-tica, quando aliada aos seus braços enormes permite-lhe lançar por cima de uma imensidão de jogadores, o que torna muito difícil desar-mar um dos seus lançamentos.

A seguir temos a sua altura, nada comum num jogador que ocupe a sua posição. Quando esta estatura se junta a uma envergadura enorme normalmente é porque o jogador com estas características ocupa uma posição interior, o que não acontece com Durant, o qual tem ainda uma agilidade exemplar que lhe permite desempenhar a posição de small forward de forma excelente.

Texto: Tiago Silva (11slamdunker)

14 NBA Portugal - Novembro 2013

ibaKa

SERGE IBAKAEleito melhor defense

player da liga pelo fórum

I Block Ya e Serge Protector são as alcunhas de Serge Ibaka e chegam para definir o seu estilo de jogo.

Tendo apenas 24 anos e já tendo jogado 5 na NBA, Serge Ibaka já conseguiu fazer duas vezes parte da equipa defensiva do ano e já liderou a liga em blocos por dois anos, já jo-gou pela seleção espanhola no EuroBasket 2011 e nos Jogos Olímpicos de 2012.

Já ambiciona o prémio de Jogador Defensivo do Ano há algum tempo e este pode ser o ano em que o consegue. Pelo menos é um dos principais favoritos.

Outros nomes como o seu compatriota Marc Gasol, Joakim Noah e o MVP LeBron James são uma concorrência de peso ao espanhol, mas é possível que este seja o ano da sua afirmação assumindo um papel de destaque na equipa dos Oklahoma City Thunder, lide-rada por Kevin Durant, na qual já joga desde que foi escolhido com a vigésima quarta es-colha no draft de 2008.

Tendo sido sempre relegado para terceiro elemento ofensivo da equipa, depois da tro-ca de James Harden, Ibaka é um dos pila-res defensivos de Oklahoma que juntamente com Kendrick Perkins forma um das melho-res duplas de paint defensivas da liga.

15NBA Portugal - Novembro 2013

ibaKa

Já não é de esperar que Serge Ibaka (que ainda é muito jovem apesar de já ter muita experiência na liga) melhore muito ao nível defensivo. No entanto, parece lógico que ainda não atingiu o ponto mais alto da sua carreira podendo ainda evoluir muito ao nível ofensivo.

Mais do que nunca depois das perdas de Kevin Mar-tin e James Harden, numa troca que fez correr muita tinta, os Thunder precisam mais do que nunca da preponderância ofensiva de Ibaka, e não fizeram por menos, oferecendo ao espanhol um contrato de cer-ca de 12 milhões $, uma opção que foi bastante criti-cada. Ibaka tem este ano a pressão de fazer corres-ponder as expectativas que nele foram depositadas e de ajudar com as suas prestações os Thunder a alcançarem uma alto lugar na tão difícil conferência Oeste.

16 NBA Portugal - Novembro 2013

ibaKa

Ibaka é uma das principais forças defensivas vistas na liga desde o também nascido no Con-go Dimeke Mutombo, conhecido por ser um dos melhores jogadores defensivos de sempre. E também por isso são inevitáveis as compa-rações com o lendário ex-jogador dos Denver Nuggets, Houston Rockets e Atlanta Hawks.

Ibaka é um dos jogadores com mais em jogo na próxima época e ninguém sabe como o futuro será para ele: pode ganhar o prémio de Defensive Player Of The Year, pode ga-nhar um anel ou pode até ser um fracasso tal como a equipa de Oklahoma. Mas uma coisa é certa, nos próximos anos veremos sempre os estrondosos abafos de Ibaka como sendo dos momentos especatculares da liga.

NOT IN MY HOUSE!

Texto: Francisco Madureira (Cobain)

17NBA Portugal - Novembro 2013

Summer leaGue

O Único Sobre a NBA Em Português

Regista-te já e Participa emnba-portugal.forum-livre.com/forum

Procura a página do Fórum NBA Portugal no Facebook

18 NBA Portugal - Novembro 2013

MCGRADY

PERDIDOS & ACHADOSTracy McGrady

Primeiro Grant Hil, depois Jason Kidd e ago-ra Tracy McGrady. É díficil ver jogadores, que tanto impacto tiveram no seu ‘prime’, aban-donarem a NBA deixando cada vez mais evi-dente que a extinção da geração de 90 está para breve, ou melhor, está perto do final...

Nesta edição do Perdidos&Achados será Tracy McGrady, um dos jogadores mais impressionan-tes que a liga alguma vez viu a pisar as quatro linhas, a ter o seu momento especial, dedicado a recordá-lo e a prestar-lhe uma homenagem.

Antes de ter entrado para a NBA, Mc-grady já era bem conhecido pelos es-pecialistas e comentadores uma vez que lhe havia sido atribuido o prémio de ‘High School Player of the Year’ – era evidente a qualidade do tal “rapazinho”.

O seu primeiro ano NBA não foi dos me-lhores, mas o segundo acabou por ser totalmente diferente. Vince Carter, primo distante de Mcgrady, foi escolhido pelos Toronto Raptors no Draft de 1998 e os dois primos juntos formaram um grande dupla que acabou por levar o emblema canadiano á primeira presença nos Playo-ffs, a fase final da liga norte-americana.

19NBA Portugal - Novembro 2013

MCGRADY

Ainda assim, a sua estadia em solo canadia-no foi curta. Em 2000 o seu contrato tinha ter-minado e McGrady acabou por assinar contrato com os Orlando Magic, a equipa da sua terra-na-tal. Entre os vários motivos estavam o facto de T-Mac sempre ter o desejo de jogar em “casa” e, também, de se sentir “tapado” pelo seu pri-mo Carter, que havia conquistado os corações dos adeptos dos Raptors com a sua tremen-da capacidade atlética – “That was Vince Car-ter show” dizia T-Mac, referindo-se aos Raptors.

E de facto esta mudança acabou por abrir por-tas a novas oportunidades e a um novo rumo na sua carreira. Para além de se ter tornado líder e de finalmente ter o seu próprio trono sem ter de o partilhar com ninguém, tornou-se um All-Star, foi seleccionado para a All-NBA Team ,recebeu o prémio de Most Improved Player e foi o NBA scoring champion, duas vezes, em 2003 e 2004.

Mas na NBA não se luta apenas para ser o me-lhor, luta-se para ser um vencedor, um campeão, um guerreiro e era isso que faltava na carreira de T-Mac. Porém, mais uma vez o tal caminho da fe-licidade havia sido posto á frente de Tracy McGra-dy e o próprio lá seguiu o seu caminho para ver o que lhe esperava, e desta vez foram as terras desérticas de Houston, no belo estado do Texas.

20 NBA Portugal - Novembro 2013

Texto: António Oliveira (Vince Carter)

Aqui foram passados os seus melhores mo-mentos na NBA. Desde o afundanço em Shawn Bradley até aos 13 pontos marcados nos últi-mos 35 segundos de um jogo frente aos Spurs que acabaram mesmo por dar a vitória á sua equipa, além disso a dupla que formava com Yao Ming, o gigante chinês, era das mais efi-cazes e temidas em toda a liga. Posto isto, o leitor deve-se estar a questionar quantos títu-los ganhou Mcgrady ao serviço dos Rockets e a verdade é que foram...zero. O porquê resu-me-se a lesões, lesões e lesões, que também afetaram as carreiras de muitos outros joga-dores com grande talento na altura. E agora estando abordada a parte das lesões, segue-se, como costume, o declínio da carreira.

Em 2010 Tracy Mcgrady rumou para Nova Iorque depois para os Pistons, tudo isto em 2010, e no ano seguinte para os Atlanta Hawks tomando depois a decisão de abandonar a NBA e pas-sar os seus últimos de carreira na Chi-na representando os Qingdao Eagles.

O regresso inesperado, e tão aguardado ao mesmo tempo, á NBA aconteceu no ano passado quando T-Mac voltou para Texas, embora desta vez fosse para os San Anto-nio Spurs, tendo tido a sua única oportuni-dade de jogar numa final que infelizmente acabara por ser ganha pelos Heat de Le-bron James e Dwyane Wade em 7 jogos.

Para concluir, se T-Mac tivesse per-manecido nos Raptors com Vin-ce Carter será que o destino de am-bas as carreiras tinha sido diferente?

MCGRADY

21NBA Portugal - Novembro 2013

enterViSta

ENTERVISTAUser do mês:

BÁRTOLOBoas Bartolo, é mesmo esse o teu nome

ou é apenas o teu nick do forum?

Então malta tudo fino? É sim, é o meu último nome. Aproveitei e cla-ro, coloquei-o como Nick do fórum.

Sei que foste 1 dos responsáveis pela cria-ção desta plataforma, como surgiu a ideia? Fala um pouco sobre este tema...

Na verdade fui o único. Em 2009 comecei este projecto com um colega meu mas devido à falta de tempo ele nunca esteve realmente presente. A ideia foi-se ‘fazendo’ com o pas-sar do tempo. O meu pai é daquelas pessoas que tem em VHS horas e horas de NBA gra-vadas onde vi o Jordan, Bird, Magic, Drexler, etc. Depois, comecei a ver a NBA da actua-lidade, desde Iverson a Shaq. Criei na altura um blog com informação sobre a NBA. E claro mais tarde tive esta ideia do fórum, (em 2009).

22 NBA Portugal - Novembro 2013

Qual a maior diferença que consta-tas hoje em dia em relação á altura que crias-te o forum?

Na altura era complicado, não havia a moda do facebook ou Twiter. Eramos muito poucos e muitas semanas pouco se passava. Hoje em dia já é um dado adequirido na web tuga. Somos o úni-co fórum sobre a NBA em português. Há mais movimentação, mais informação e claro um grupo de habituais utilizadores que estão sempre presentes no fórum, desde já um grande abraço a todos!

Achas que a invasão da “NBA WOR-LD” já atingiu o expoente máximo em Portugal ou achas que ainda vai conti-nuar a crescer?

Expoente máximo ainda não! Mas a diferença de quando começámos…sim, houve uma melhora significati-va. Os nomes das equipas da NBA já não são estranhas a quase ninguém.

Agora, vamos-te conhecer melhor en-quando adepto desta fantastica moda-lidade. Qual a tua equipa preferida? O que esperas desta época (da tua equipa preferida)?

Certo. A minha equipa favorita são os Boston Celtics, muito pela história mas também por causa do meu pai também ser adepto à muito tempo….Este ano é renovação de equipa. Já devia ter sido à mais tempo mas pronto mais vale tarde que nunca. Dependendo da estratégia do nosso novo Coach…ele tem o meu apoio.

Quem foi o jogador que mais te marcou ao longo destes anos que acompanhas a NBA?

Não tenho um único que me marcou, mas sim vários. Shaq, Garnett, Melo, T-Mac, por exemplo.

Se fosses o comissário da NBA o que mu-darias?

Essa é uma pergunta muito complica-da mesmo. As regras e modelos estão a chegar um pouco à perfeição. É com-plicado apontar algo às organizações.

Ultima pergunta: O que achas da ideia do jornal? Achas que tem trazido algum aspec-to positivo para o forum?

Não acho, tenho a certeza. É uma gran-de ideia, tanto para a divulgação à modalida-de como à do próprio fórum. É feito por nós e isso é coisa mais interessante. Passo a passo vamos crescendo e que sabe um dia chegare-mos a umas bancas de revistas…porque não?

Entrevista por: Diogo Vasconcelos (diogojcv)

enterViSta

23NBA Portugal - Novembro 2013

Quando e como descobriste a NBA?

Descobri a NBA há muito tempo, sempre ouvi falar de Michael Jordan, Chicago Bulls, Lakers, mas quando realmente descobri a NBA foi a cerca de 5 anos só, antes disso nem sabia o nome de todas as equipas... foi uma paixão repentina e muito forte mesmo .

Qual é a tua equipa favorita?

Chicago Bulls.

Qual é o teu jogador favorito?

Regista-te já e Participa emnba-portugal.forum-livre.com/forum