newsletter acisb - edição nº 10/2014 - s.borja, 10 de maio de 2014

5
A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”. ACISB – Visão de Quem Empreende Mãe E la tem a capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar. Sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir. Amar, amar, amar... Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. Afeto desmedido e incontido, mãe é um ser infinito.

Upload: acisb-sao-borja

Post on 11-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Acompanhe as principais notícias desta semana: - Reunião de Diretoria da ACISB e da CDL e eleição do novo Conselho Fiscal da ACISB; - ACISB e Prefeitura irão promover o projeto "São Borja na Copa"; - ACISB continua recebendo agasalhos: Desapegue-se; - Comitê Regional da Qualidade realiza mais uma Quinta da Qualidade; - "Sua Mãe Merece Esse Carinho": campanha terá seu premiado conhecido na segunda-feira; - Grupo Tholl fará apresentação em São Borja no dia 24; - Curso de Mapas Mentais e debate sobre desenvolvimento regional entre as atividades da próxima semana.

TRANSCRIPT

Page 1: Newsletter ACISB - edição nº 10/2014 - S.Borja, 10 de maio de 2014

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Mãe

E la tem a capacidade de ouvir o

silêncio. Adivinhar sentimentos.

Encontrar a palavra certa nos

momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo

ao nosso redor parece ruir. Sabedoria

emprestada dos deuses

para nos proteger e

amparar. Sua existência

é em si um ato de amor.

Gerar, cuidar, nutrir.

Amar, amar, amar...

Amar com um amor

incondicional que nada

espera em troca. Afeto

desmedido e incontido,

mãe é um ser infinito.

Page 2: Newsletter ACISB - edição nº 10/2014 - S.Borja, 10 de maio de 2014

ACISB elege Conselho Fiscal

Na última segunda-feira, 05, as diretorias da ACISB e da CDL estiveram reunidas para mais um encontro que debate as ações das entidades com vistas a promover o desenvolvimento do município.

Entre os assuntos que foram abordados na reunião estiveram questões relacionadas a importantes votações: Simples Nacional e Substituição Tributária, Diferencial de ICMS e Estacionamento Rotativo. Também estiveram na pauta a Endeavor e as reuniões do Fundo de Gestão Compartilhada da Corsan.

Antes do início das discussões, o vice-prefeito Jefferson Hommerich, pré-candidato a deputado estadual, apresentou sua proposta de atividades para o mandato, caso seja eleito pela cidade. Após, foi aprovada a proposta de integração ao quadro de associados do Restaurante Colpo.

Em se tratando das votações, primeiramente o vice-presidente da CDL e da Fecomércio/RS, Ibrahim Mahmud informou que a votação do diferencial de ICMS e do Simples Nacional estaria na pauta das votações da Câmara dos Deputados para a terça-feira, tendo sido aprovado o projeto do Simples, sob o nº 221, e a votação do Diferencial teve algumas ressalvas solicitadas, sendo necessária a definição de nova data para votação.

Já sobre o Estacionamento Rotativo e a lei municipal que entraria na votação da Câmara de Vereadores também na terça-feira, os diretores consideraram que é de grande importância para as empresas do centro da cidade o retorno da atividade, visto o aumento da frota de veículos na cidade e a dificuldade de encontrar locais para o estacionamento dos carros nas principais ruas do centro.

O vereador Tiago Cadó solicitou espaço na reunião para expor sua preocupação e justificativa para o pedido de inclusão de período gratuito de 10 minutos para determinadas situações, na área em que houver a cobrança pelo estacionamento. No entanto, os diretores presentes entenderam não ser necessário este período visto que, no projeto de lei já existe a especificação de 5 minutos de tolerância para pequenas atividades no perímetro do rotativo. Dessa forma, o vereador Cadó informou que retiraria sua proposição da pauta das votações no dia posterior.

Na sequência do encontro dos dirigentes, o diretor de relações empresariais da ACISB, Darci Schneid, abordou a atuação da Endeavor no Rio Grande do Sul e no Brasil e o interesse da organização que incentiva o empreendedorismo no desenvolvimento de mais empreendedores no País.

Darci destacou que o propósito da Endeavor é promover o empreendedorismo de alto impacto, onde as empresas devem manter um crescimento constante, ao menos em quatro vezes mais que o PIB da região onde ela está inserida. Atualmente estas organizações representam apenas 1% do total de organizações existentes.

Sobre o Fundo de Gestão Compartilhada da Corsan, o diretor da área de prestação de serviços da ACISB, Gustavo Stock, manifestou novamente a necessidade de maior comunicação entre os pares integrantes do comitê gestor do fundo sobre os encontros programados.

Eleição do Conselho Fiscal Após a conclusão dos assuntos da pauta, os

diretores da ACISB e da CDL e os associados presentes, convocados através de edital publicado em jornal local, participaram da votação da eleição do Conselho Fiscal da ACISB para o biênio 2014/2016.

Como titulares foram eleitos os empresários: Luiz Humberto Fernandes (H Info Tecnologia), Tatiana Paz (Sítio Preserva) e Tania Lisete Soares (Evidence Móveis e Decorações). Como suplentes foram eleitos: Zoraide Pires (Kumon), Luiz Claudio Costa Pires (Modular Móveis) e Conceição Martins Neto (CM Contabilidade).

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Page 3: Newsletter ACISB - edição nº 10/2014 - S.Borja, 10 de maio de 2014

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania realiza mais uma Campanha do Agasalho, em 2014. Neste ano, a temática instiga a população ao desapego das peças que não servem ou não são mais usadas e que estejam em bom estado de conservação.

Seguindo as ações de anos anteriores, a ACISB está sendo parceria na realização, divulgação e arrecadação desta campanha, tendo já colocado à disposição uma urna para o recebimento de peças na entidade. Os associados também estão sendo convidados a contribuir com a campanha, fazendo a sua arrecadação e informando a entidade para o recolhimento das peças.

Os colaboradores da ACISB também estão engajados na ação através do recolhimento de roupas e calçados junto aos seus familiares e amigos e participando dos eventos promovidos para a divulgação da campanha, como ocorreu na realização da mateada durante o Lançamento Oficial e o “Dia D”.

Já o “Dia D” vai ser realizado no próximo sábado, dia 17 de maio, quando equipes formadas por voluntários percorrem as ruas da cidade fazendo a coleta dos agasalhos diretamente nas residências.

ACISB conitnua recebendo doações da Campanha do Agasalho: Associado, Desapegue-se!

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Com a aproximação da data da abertura da Copa do Mundo no Brasil e a possibilidade de São Borja ser a porta de entrada de diversos turistas que virão ao País assistir os jogos que serão realizados na capital do Estado, a ACISB percebeu a necessidade da realização de ações que incentivassem os setores do turismo e comércio local para este período.

Com esta percepção, dirigentes da ACISB realizaram contato com a Secretaria de Turismo do Município que se tornou parceria no projeto “São Borja na Copa”. Entre as ações discutidas para fomentar o projeto estar a publicação de folders de divulgação dos pontos turísticos, locais de alimentação e postos de combustíveis da cidade, bem como a criação de outdoors que serão fixados em pontos estratégicos de entrada e saída do município, concurso de desenhos e redações com o tema, ornamentação de pontos públicos e a realização do concurso de vitrines.

Como organizadora do projeto a ACISB será responsável pelo contato com as empresas do setor alimentício e postos de

combustível para avaliação do interesse em participação no projeto, bem como promover o Concurso de Vitrines.

Da parte da Prefeitura partirá a confecção dos outdoors e a realização dos Concursos de Redação e Desenho, através da Secretaria de Educação, que estará incentivando a participação das escolas públicas municipais.

Os representantes das empresas do setor de turismo tem sido convidados a debater as idéias nos encontros que estão sendo realizados e tem se mostrado otimistas quanto à permanência de turistas em nossa cidade no período de 12 de junho a 12 de julho, quando ocorre o torneio.

ACISB e Prefeitura promovem o “São Borja na Copa”

Page 4: Newsletter ACISB - edição nº 10/2014 - S.Borja, 10 de maio de 2014

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Comitê Regional da Qualidade disseminou conhecimentos na Quinta da Qualidade

O Comitê Regional da Qualidade de São Borja tem realizado diversas atividades voltadas para a disseminação da proposta do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade – PGQP/RS – na cidade, que busca o desenvolvimento de diversas ações de melhoria na qualidade de vida das pessoas e da competitividade sustentável das organizações.

Uma das atividades realizadas pelo Comitê é o encontro mensal da “Quinta da Qualidade”, oportunidade em que líderes e colaboradores de empresas que tem interesse ou já participam do programa podem trocar experiências e agregar conhecimento.

Nesta quinta-feira, 08, o Galpão da Qualidade, cedido pela Santa Ignês Transportes foi novamente o local escolhido para a atividade. Como tema do encontro, os integrantes do Comitê escolheram a disseminação dos conhecimentos adquiridos por alguns dos participantes da comitiva local que estiveram participando da 50ª Reunião da Qualidade, promovida pelo PGQP, em Porto Alegre, no último dia 29.

Para abordar o “fator liderança” foram convidados a colaboradora da Sirtec, Luara da Rosa, e os dois representantes do Comitê presentes na Reunião: o coordenador de gestão pública, Cristian Ceron, e a secretária executiva, Mirela Ferreira.

Os participantes da Quinta foram convidados a debater alguns pontos elencados pelos três facilitadores, alternando-se em painéis que abordaram as palestras proferidas durante a Reunião da Qualidade.

Foi possível perceber, a partir das manifestações dos participantes, o esclarecimento sobre a importância de um líder para o bom andamento da organização e da implantação e continuidade do programa. Outro ponto destacado foi a necessidade crescente de capacitação comportamental da força de trabalho das organizações, já que este é um fator responsável por mais de 85% dos desligamentos ocorridos atualmente.

A partir de agora os integrantes do CRQ/SB estão focados na organização da comitiva que irá participar do 15º Congresso Internacional da Gestão e do 19º Prêmio Qualidade RS, que será realizado nos dia s 07 e 08 de agosto, na FIERGS.

A campanha promocional da ACISB e da CDL, voltada para o Dia das Mães, realizada anualmente pelas entidades, tem mais uma edição neste ano: “Sua Mãe Merece Esse Carinho” irá premiar uma pessoa com um vale-compras no valor de R$ 700,00. Mais uma vez as organizadoras irão premiar uma entidade beneficente e o vendedor que estiverem indicados no cupom sorteado. Cada um deles será contemplado com R$ 150,00.

As organizadoras esclarecem que todos os campos do cupom precisam estar preenchidos corretamente para o cupom ser considerado válido. O sorteio será realizado nesta segunda-feira, 12 de maio, a partir das 14 horas, na sede da ACISB.

Você que ainda não garantiu o presente da sua mãe, pode ir até uma das empresas identificadas com o cartaz da campanha, fazer as suas compras e solicitar o seu cupom:

Estrela Calçados, Ponto a Ponto Malharia, Fios e Lãs, Consermaq, Centro de Pinturas Renner, Camponesa New Fashion, Kumon, Loja Sem Preconceito, Blessed Fashion, Modular Móveis, Casa Hoff, D’Castro Camisaria, Musa Magazine e Oka Tia Sinhá.

Depois é só ficar na torcida para sua mãe ser a ganhadora do vale-compras, que poderá ser utilizado somente nas empresas que aderiram à campanha.

Sorteio da campanha “Sua Mãe Merece Esse Carinho” será na segunda-feira

Page 5: Newsletter ACISB - edição nº 10/2014 - S.Borja, 10 de maio de 2014

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Grupo Tholl terá apresentação em São Borja no dia 24O “Arte Sesc – Cultura por Toda Parte” traz à São Borja o espetáculo de circo-

teatro “Tholl, Imagem e Sonho”. A apresentação será realizada no dia 24 de maio, às 20h, no Ginásio Cleto Dória Azambuja (Ginásio do Passo), em São Borja

Os ingressos já estão disponíveis na Unidade do Sesc (Rua Serafim Dornelles Vargas, 1020), sendo que comerciários com Cartão Sesc/Senac podem adquiri-los por R$ 5,00 (veja detalhes abaixo). A classificação etária do espetáculo é livre.

O Grupo Tholl apresenta em seus espetáculos uma mistura de cor, emoção, acrobacia e fantasia. Assim é “Tholl, Imagem e Sonho”, espetáculo consagrado nacionalmente e que, por onde passa, arrebata corações, ganha novos fãs e desperta, em especial nos jovens, o gosto pela arte circense. Na apresentação são utilizadas técnicas circenses, com o uso de uma roupagem moderna e arrojada, numa metalinguagem teatralizada. É chamado de “novo circo” e estreou em 15 de novembro de 2002. Desde então não parou mais. São 75 minutos de alegria e muita magia. O elenco usa perucas e figurinos estilizados elizabetanos e venezianos de luxo com toques de modernidade.

Informações sobre esta e outras atrações culturais podem ser obtidas na Unidade Sesc São Borja pelo fone (55) 3431-8957. Para a realização desta atividade, o Sesc conta com o apoio cultural da Sirtec Sistemas Elétricos, Rota Sistemas de Segurança e Gaúcha Materiais de Construção.

Sobre o “Arte Sesc – Cultura por Toda Parte”: Criado em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter informativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Os ingressos (com valor diferenciado para usuários do cartão do Sesc) custam: R$ 5,00 para comerciários e dependentes com Cartão Sesc/Senac; R$ 15,00 para pessoas com mais de 60 anos e estudantes; R$ 25,00 para empresário com Cartão Sesc/Senac e R$ 30,00 para público em geral.

No próximo dia 17 de maio, a ACISB estará promovendo um debate com lideranças políticas sobre ações de desenvolvimento da região: os deputados estaduais Cassiá Carpes e Frederico Antunes, estarão conversando com os associados da entidade sobre os free shops, o diferencial de ICMS e a nova lei de prevenção e combate a incêndios.

O evento é gratuito e está marcado para iniciar as 09 horas, na Sala de Treinamentos da entidade. No entanto é necessária a confirmação da participação através do email [email protected] ou do fone 3430 – 9595.

ACISB promove encontro que debaterá o desenvolvimento regional

Curso de Mapas Mentais na ACISB

A equipe da AGADÊ - Assessoria e Consultoria Empresarial - estará realizando o Curso de Mapas Mentais no auditório da ACISB no dia 31de maio, a partir das 08 horas. Os Mapas Mentais são diagramas voltados para a gestão de informações, conhecimento e capital intelectual para a compreensão e solução de problemas na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias) e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio. Mais informações podem ser adquiridas com a Agadê ou na ACISB, através do fone 3430-9595.