newsletter acisb - edição 6/2014 - s.borja, 09 de abril de 2014

5
A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviços e contribuir para o desenvolvimento local e regional”. ACISB – Visão de Quem Empreende Aprenda como descansar a vista ao usar o computador no trabalho O site da Clínica Alencar traz muitas informações sobre a visão e a melhor forma de proteger os nossos olhos C enas como a que ilustra esta página são cada vez mais vistas, tanto no ambiente corporativo quanto pessoal. No entanto alguns cuidados devem ser tomados por aqueles que passam mais de duas horas por dia em frente aos computadores. Se você trabalha o dia inteiro diante do computador, é importante conhecer as melhores formas de aliviar o estresse da visão, já que estas condições colaboram para que a sua saúde seja impactada. O uso sem pausas do computador pode causar fadiga ocular e até fotofobia se desregrado. Felizmente, existem algumas formas de aliviar os efeitos do computador sobre os olhos para que o dia de trabalho seja produtivo e, principalmente, sem danos à saúde. Independente do número de tarefas que você precisa completar no dia diante do computador, o mais importante que pode ser feito é criar o hábito de rápidas pausas. Elas vão servir para que os seus olhos descansem após longas exposições às imagens estáticas de um monitor. A cada uma hora e meia de trabalho, o ideal é fazer uma pausa de cinco minutos para focar os olhos em algo distante para estimular a musculatura dos olhos. Apenas com este exercício, você estará evitando diversos problemas por conta da exposição ininterrupta ao computador. Também é possível adquirir outros hábitos que contribuem para a manutenção da sua saúde ocular quando você está no trabalho. Quando ficamos com o olhar fixo no computador, a tendência é piscarmos menos. Por conta disso, os olhos podem ficar desidratados. Lembre-se de piscar mais vezes quando estiver diante do computador, ou peça ao seu oftalmologista a recomendação de um colírio lubrificante para que este trabalho seja feito de forma mais eficiente. Lembre-se da importância de visitas regulares ao oftalmologista, já que esta é a única forma de se prevenir muitos problemas oculares antes que se tornem irreversíveis. A fonte é do site . Portal da Oftalmologia Outros artigos ainda podem ser conferidos no site da . Clínica Alencar

Upload: acisb-sao-borja

Post on 28-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Confira as principais notícias desta edição: - Aprenda como descansar a vista ao usar o computador no trabalho; - Diretores da ACISB e da CDL se reuniram na última segunda-feira; - Rumos de São Borja debate a situação da UERGS em São Borja; - 28ª Quinta da Qualidade será amanhã; - Senai dispõe de vagas para curso de aperfeiçoamento; - Prefeitura irá realizar audiência pública sobre o Estacionamento Rotativo; - Terceira Turma do Projeto Escola Ropel forma mais 10 jovens.

TRANSCRIPT

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Aprenda como descansar a vista ao usaro computador no trabalho

O site da Clínica Alencar traz muitas informações sobre a visãoe a melhor forma de proteger os nossos olhos

Cenas como a que ilustra esta página são cada vez mais vistas, tanto no ambiente corporativo quanto

pessoal. No entanto alguns cuidados devem ser tomados por aqueles que passam mais de duas horas por

dia em frente aos computadores.Se você trabalha o dia inteiro diante do computador, é importante conhecer as melhores formas de aliviar o

estresse da visão, já que estas condições colaboram para que a sua saúde seja impactada. O uso sem pausas do

computador pode causar fadiga ocular e até fotofobia se desregrado. Felizmente, existem algumas formas de aliviar os

efeitos do computador sobre os olhos para que o dia de trabalho seja produtivo e, principalmente, sem danos à saúde.Independente do número de tarefas que você precisa completar no dia diante do computador, o mais importante

que pode ser feito é criar o hábito de rápidas pausas. Elas vão servir para que os seus olhos descansem após longas

exposições às imagens estáticas de um monitor. A cada uma hora e meia de trabalho, o ideal é fazer uma pausa de cinco

minutos para focar os olhos em algo distante

para estimular a musculatura dos olhos. Apenas

com este exercício, você estará evitando

diversos problemas por conta da exposição

ininterrupta ao computador.Também é possível adquirir outros

hábitos que contribuem para a manutenção da

sua saúde ocular quando você está no trabalho.

Quando ficamos com o olhar fixo no

computador, a tendência é piscarmos menos.

Por conta disso, os olhos podem ficar

desidratados. Lembre-se de piscar mais vezes

quando estiver diante do computador, ou peça

ao seu oftalmologista a recomendação de um

colírio lubrificante para que este trabalho seja

feito de forma mais eficiente.Lembre-se da importância de visitas

regulares ao oftalmologista, já que esta é a

única forma de se prevenir muitos problemas

oculares antes que se tornem irreversíveis.A fonte é do site . Portal da Oftalmologia

Outros artigos ainda podem ser conferidos no

site da .Clínica Alencar

Diretores da ACISB e da CDL se reuniram nesta segunda-feira

Os diretores representantes dos empresários locais estiveram reunidos na última segunda-feira, na sede da ACISB, para discutir assuntos como o vídeo-monitoramento e as energias alternativas.

Através da participação da ACISB no Gabinete de Gestão Integrada dos Municípios de Fronteira (GGI-MF), com a representação do diretor da área de crédito e ex-presidente, Wolmi Oliveira, a entidade tem tido participação efetiva nas reuniões do gabinete e tem participado das principais decisões sobre o vídeo-monitoramento e o trânsito na cidade.

Neste momento as câmeras tem tido atenção maior do GGI, já que os integrantes buscam um acordo entre os órgãos de segurança pelo melhor local para locação da central de vídeo-monitoramento, quem serão os responsáveis pela manutenção das câmeras e onde ficarão os arquivos de imagens.

Aproveitando este assunto, foi abordada também a necessidade do retorno imediato do estacionamento rotativo nas principais ruas do centro da cidade, que possuem a maioria das empresas de comércio, das quais existem relatos negativos devido à falta deste tipo de estacionamento.

Na sequência o presidente da Agência de Desenvolvimento, José Francisco Rangel foi convidado a participar da reunião para apresentar os resultados obtidos na viagem feita à Brasília, na última semana, na busca de apoio de parlamentares para realizar alterações nas leis de transporte internacional de cargas. A alteração solicitada diz respeito, exclusivamente, ao transporte de toras de pinus da Argentina para o Brasil, com a intenção de serem utilizadas na planta industrial de pellets de madeira que será construída em nossa cidade, em breve.

Outro assunto da pauta foram as energias alternativas, assunto debatido através da apresentação da representação do diretor da área econômico-financeira, Ismael Ramadan, e do presidente da CDL, Eléssio Dal Ponte, no workshop de energias alternativas, realizado na última semana, na Prefeitura de São Borja. Conforme o vice-diretor da área rural, Lúcio Aquino, em uma das suas áreas rurais já estão sendo estudados a implantação das torres de energia eólica. Já a integrante do Conselho Fiscal, Tatiana Paz, proprietária do Sítio Preserva, relatou que está implantando tanto a energia eólica quanto a energia solar em sua empresa e em breve poderá dar mais informações sobre todo o processo de pesquisa, aquisição, financiamento, instalação e funcionamento do sistema, que está sendo implantado por uma empresa de Pelotas.

Como último assunto debatido na pauta desta segunda-feira, esteve a retomada do projeto “Vote por São Borja”, realizado em 2010 – últimas eleições em âmbito estadual e nacional – que tem como objetivo buscar informações sobre os feitos dos candidatos pela nossa cidade. Este projeto está sendo viabilizado pela entidade e em breve estará sendo divulgado pelos meios de informação.

Por fim, três novos associados foram integrados ao quadro da ACISB e passam a utilizar as soluções empresariais oferecidas pela entidade: Spread Comércio Varejista, Armazém do Pepo e Auto Peças Knapp.

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Integrantes do Rumos de São Borja estiveram reunidos no final da tarde desta terça-feira para debater um importante assunto que envolve o desenvolvimento da educação local: o campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. As instalações do campus e o orçamento da UERGS impedem grandes investimentos, no entanto, professores e alunos estão empenhados em dar continuidade ao projeto iniciado em 2007.

Conforme os representantes da universidade que estiveram presentes na reunião, a maior preocupação hoje concentra-se na localização do campus: algumas salas cedidas pela Prefeitura Municipal que, pela sua estrutura atual, impedem a implantação dos laboratórios exigidos para execução das aulas práticas do curso de Engenharia de Bioprocessos e

Biotecnologia, ofertado em São Borja.Uma das alternativas para a instalação dos laboratórios é a transferência dos cursos oferecidos na cidade – além de

bioprocessos também existe o curso de Tecnologia em Agroindústria e Sistemas de Produção, e em 2015 haverá o início do curso de Gestão Ambiental – para o campus da URCAMP, no entanto algumas questões ainda precisam ser discutidas para que o processo possa ser finalizado.

Com relação ao orçamento da UERGS, os representantes informaram que atualmente não existe previsão para uma possível construção de unidades, já que o orçamento total da Universidade é dividido entre os 23 campus existentes.

Conforme os integrantes do Rumos, para a próxima semana serão elencadas as demandas iniciais para um processo de (re)valorização do campus local, que servirão como norteadores para um plano de ação que irá contemplar a integração da UERGS de forma efetiva no Rumos de São Borja.

Rumos de São Borja debate a situação da UERGS na cidade

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Os encontros da Quinta da Qualidade foram retomados pelo CRQ no mês de março e já contaram com participação expressiva de líderes e integrantes da força de trabalho de empresas que buscam a excelência nos seus produtos e serviços, muitas destas organizações tendo iniciado seu processo de adesão ao PGQP neste ano.

Por isso, os integrantes do CRQ/SB acordaram em abordar um tema bastante solicitado: o Modelo de Excelência da Gestão e a sua aplicabilidade nas organizações.

Desta forma a 28ª Quinta da Qualidade terá como tema: “Desmistificando o MEG” e será realizada amanhã, 10, no Galpão da Qualidade da Santa Ignês Transportes, com a apresentação de Floriano Fontoura, a partir das 20h.

Os interessados em participar devem entrar em contato com a secretária executiva do CRQ/SB, Mirela Ferreira, na ACISB, através do 3430 – 9595.

O ingresso custa R$ 20,00 e o cardápio desta edição será risoto com acompanhamentos.___________

O CRQ informa ainda que no próximo dia 29 estará sendo realizada em Porto Alegre, na FIERGS, a 50ª Reunião da Qualidade, com o tema ‘O Desafio dos Líderes num mundo em Transformação’, contando com a presença de empresários de renome nacional na condução das atividades do dia.

As inscrições estão sendo feitas diretamente no Portal do PGQP.Mais informações podem ser obtidas na ACISB.

28ª Quinta da Qualidade será amanhã

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Senai dispõe de vagas para curso de aperfeiçoamento

Até o dia 06 de junho o Senai em São Borja estará realizando as inscrições para o curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. A capacitação faz parte do rol de cursos para o biênio 2014/15 e traz para os jovens da comunidade local a oportunidade de aquisição de conhecimento em uma área em que há carência de pessoas capacitadas em nossa cidade.

O curso de Eletricista de Redes é realizado na modalidade “Aprendizagem”, que tem como benefício aos alunos a assinatura da carteira de trabalho durante o período de duração do treinamento por uma organização especializada na área, a Sirtec Sistemas Elétricos, com a possibilidade de o mesmo seguir como colaborador da empresa após o término da capacitação. Além disso, o aluno recebe meio salário mínimo ao mês e vale transporte.

Desde o ano de 2011, quatro turmas de 20 alunos foram formadas, sendo que muitos destes já estão inseridos no mercado de trabalho. As turmas passaram por 800 horas de treinamento e aprendizagem, em grande parte prática, realizada na sede do Senai.

Alguns pré-requisitos devem ser observados antes de ser realizada a inscrição: idade entre 17 e 22 anos e matrícula ou conclusão do Ensino Médio. Os interessados devem se

dirigir até o Senai, na Rua Vereador Eurico Batista da Silva, 1428, para realizar a sua inscrição ou buscar mais informações.Os inscritos passarão por uma prova de seleção no dia 10 de junho, a partir das 14 horas.A Assistente Técnica da unidade local, Gilane Roso, informa ainda que estão abertas ao público em geral as inscrições

para o curso de “Iniciação Profissional NR 10 (básico), que será realizado no mês de maio, durante cinco sábados, na parte da manhã e da tarde.

O Senai também oferece regularmente cursos na modalidade Pronatec, no entanto Gilane informa que os três cursos deste primeiro semestre já estão com as inscrições esgotadas.

Prefeitura irá realizar Audiência Pública sobre oEstacionamento Rotativo

A Prefeitura Municipal estará realizando amanhã, 10 de abril, a partir das 19 horas, uma Audiência Pública para debater a nova Lei do Estacionamento Rotativo da cidade.

A ACISB e a CDL convidam a todos os seus associados e demais empresários locais para participarem da audiência, já que este tem sido um tema bastante debatido entre os dirigentes da entidade.

As entidades defendem a reestruturação do projeto do estacionamento rotativo, principalmente nas vias centrais da cidade, onde concentra-se a maioria das empresas de comércio local.

O estacionamento rotativo deixou de ser cobrado desde janeiro deste ano, quando o contrato com a empresa prestadora do serviço foi concluído e não houve novo acordo.

A ACISB tem como Missão: “representar as empresas de todos os portes e segmentos prestar-lhes apoio e serviçose contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

ACISB – Visão de Quem Empreende

Foi realizada na noite desta terça-feira, 08, a formatura da terceira turma de jovens que participa do Projeto “Ropel Escola”, estruturado pela Ropel Comissária de Despachos Aduaneiros, empresa que atua junto ao Centro Unificado de Fronteira e que tem como objetivo capacitar jovens e estudantes para exercer atividades de comércio exterior junto às empresas do CUF.

O “Ropel Escola” teve início em setembro e desde então outras duas turmas já haviam sido formadas. Com os dez aprendizes reconhecidos desta terça-feira, chega-se a um total de 25 jovens capacitados pelo projeto. Destes, cinco já atuam na Ropel Comissária.

A formatura foi realizada na ACISB, parceira do projeto desde a sua primeira edição e contou com a presença de representantes dos setores educacionais, da Mercovia e da Prefeitura Municipal.

Os alunos capacitados agora aguardam os processos seletivos das empresas especializadas em Comércio Exterior, para serem inseridos nas equipes destas organizações.

A turma de concluintes foi formada por Caroline Floriano Gomes, Daniela Casali, Ilana Katerine Ferrão Schuquel, Laudelino da Costa, Luciane Rodrigues Trindade, Rodrigo Mendonça, Walter Eduardo Batista, Arno Henrique Xavier Rodrigues, Darlan Fonseca e Helemara Fagundes.

Os interessados em participar do projeto e ser um dos alunos das próximas turmas da “Escola Ropel” podem entrar em contato com a Ropel Comissária, no Centro Unificado de Fronteira, ou pelo fone 3430-0041.

Terceira Turma do Projeto Escola Ropel forma mais dez jovens

Traga su

a fam

ília

para o P

asseio

Ciclíst

ico d

a Rota

: