negócios

2
36 Março 2015 119 negócios respondida, principalmente por aquelas empresas que já passaram pelo caminho das pedras e, hoje, são destaque no seu segmento de atuação. Aliás, definir o foco e estudar a fundo o mercado em que se quer atuar é um dos segredos para o suces- so. Ser referência, no entanto, exige mais. Precisa de sabedoria para novos investimentos, equipe qualificada, produto de ex- celência e, muito importante, clientes fiéis. Para a professora do Programa de Pós-Graduação em Admi- nistração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Aurora Zen, um empreendedor precisa conhecer o mercado, seus clientes potenciais e as principais características dos seus concorrentes. “Planejamento é fundamental. Definir os objeti- vos do empreendimento e como pretende atingi-los, também”, afirma, destacando a importância do relacionamento com o cliente. “Serviço de qualidade com excelente nível de atendi- mento faz toda a diferença para o cliente. Ele se torna especial e até quando a empresa erra é possível contornar a situação.” PERGUNTA DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL DE SER SUCESSO PASSA POR UM BOM PLANEJAMENTO, ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA E RELACIONAMENTO DE QUALIDADE COM O CLIENTE. PARA SER REFERÊNCIA, NO ENTANTO, É PRECISO IR ALÉM O O QUE LEVA UMA EMPRESA A SER REFERÊNCIA? TEXTO Micheli Aguiar ©iStock.com/Andrey Popov

Upload: revista-bens-servicos

Post on 21-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revistas Bens & Serviços | Edição 119

TRANSCRIPT

36

Mar

ço 2

015

119

negócios

respondida, principalmente por aquelas empresas que já passaram pelo caminho das pedras e, hoje, são destaque no seu segmento de atuação. Aliás, definir o foco e estudar a fundo o mercado em que se quer atuar é um dos segredos para o suces-so. Ser referência, no entanto, exige mais. Precisa de sabedoria para novos investimentos, equipe qualificada, produto de ex-celência e, muito importante, clientes fiéis.

Para a professora do Programa de Pós-Graduação em Admi-nistração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Aurora Zen, um empreendedor precisa conhecer o mercado, seus clientes potenciais e as principais características dos seus concorrentes. “Planejamento é fundamental. Definir os objeti-vos do empreendimento e como pretende atingi-los, também”, afirma, destacando a importância do relacionamento com o cliente. “Serviço de qualidade com excelente nível de atendi-mento faz toda a diferença para o cliente. Ele se torna especial e até quando a empresa erra é possível contornar a situação.”

pergunta difícil, mas não impossível de ser

sucesso passa por um bom

planejamento, atendimento de

excelência e relacionamento de

qualidade com o cliente. para

ser referência, no entanto, é

preciso ir além

o

O que leva uma empresaa ser referência?

texto micheli aguiar

©is

toc

k.c

om

/and

rey

pop

ov

37

Mar

ço 2

015

119

Há mais de três décadas atuando no mercado e pioneiro com a temática medicina preventiva no Brasil, o Kurotel Centro Médico de Longividade e SPA, de Gramado, sabe exatamente o que significa o pilar planejamento, atendimento e relaciona-mento. Com mais de dois mil atendimentos por ano, todos pen-sados individualmente para cada cliente, o Kurotel consegue a façanha de ter 96% dos seus clientes satisfeitos e dispostos a indicar os seus serviços. Tamanho sucesso com o público classe A rendeu ao negócio reconhecimento internacional. Em 2014, o Kurotel ganhou o prêmio de Melhor Spa de Luxo do mundo do Seven Star Global Luxury Award e este ano está concorren-do novamente. “É o reconhecimento de que os valores que se-guimos, como pioneirismo, credibilidade, requinte, respeito ao cliente, personalização e dedicação, estão no caminho certo”, afirma a relações públicas do Kurotel, Lara Oliveira.

FOCAR EM APENAS UM NICHO

Encontrar um nicho e ser referência no segmento sempre foi o objetivo da HD Sport Center, de Porto Alegre. Há quase duas décadas atuando no mercado de locação de quadras es-portivas, a empresa está entre as preferidas dos usuários da capital. “O sucesso está no atendimento diferenciado e na qua-lidade dos serviços. Zelamos muito por isso”, afirma uma das sócias-proprietárias, Luciana Herrlein Duarte. No total, a em-presa oferece dez quadras para futebol, entre Futebol Society e de Cinco, natação, quadras de tênis de saibro e salões de festas. Cerca de 20 funcionários fazem o atendimento dos clientes, que podem marcar jogos a partir das 9 horas da manhã e que não têm hora para deixar o local.

Nem sempre foi assim. Lá no início, em 1996, com apenas duas quadras simples de futebol, a empresa precisou entender o mercado e investiu forte em publicidade. Em apenas dois anos, a HD já estava em dois endereços e contava com seis qua-dras. Mas como nem tudo é flor, a empresa teve de lidar com as mudanças do mercado. “Tínhamos quadras dentro do Estádio dos Eucaliptos, investimos forte lá, mas o Inter vendeu o espa-ço e tivemos de sair. Perdemos dinheiro lá”, afirma Luciana.

Hoje, a realidade é outra. Mesmo vislumbrando um cenário nebuloso pela frente, a empresária acredita que o negócio não deva sofrer grandes impactos. “O momento é de cautela, não faremos novos investimentos. Nós vamos qualificar nossos ser-viços e reformar nossas quadras.”

Em Santa Clara do Sul, cidade de pouco menos de 6 mil ha-bitantes, no Vale do Taquari, se perguntar pela Pizzaria Recan-to Verde todo mundo conhece. O lugar é famoso na região e já faz parte do roteiro turístico de quem passa pelas proximida-des. Prova disso, é a clientela ser 98% de fora do município. “O nosso boca a boca é muito bom”, brinca o proprietário Gilberto Dessoy, lembrando que os moradores da cidade sempre trazem amigos e parentes que moram fora para conhecer o lugar.

O boca a boca realmente é o carro-chefe da divulgação da pizzaria. A Recanto Verde não faz grandes investimentos em publicidade, e nas redes sociais a pizzaria tem uma fanpage, ad-ministrada pelos filhos de Dessoy, que valoriza o ambiente e também o público. “Valorizamos as pessoas e elas retribuem falando bem do nosso negócio”, comemora. E, pelo visto, tem dado certo. Dessoy abriu a pizzaria nos anos 2000, enquanto ainda trabalhava na área de calçados. Abrindo apenas nas sex-tas-feiras à noite e sábados para almoço e janta – rotina que se mantém até hoje –, o negócio começou pequeno, em apenas 70 m³. “Quando chegou o asfalto na cidade”, em 2003, lembra o empresário, “as coisas mudaram”. “Nossa clientela começou a aumentar e precisamos ampliar o local e o leque de pratos. Hoje, oferecemos, além das pizzas, filés, frangos, peixe, polenta e batata-frita em 500 m³ de área e temos condições de servir 260 clientes ao mesmo tempo”, conta Dessoy. E, o nome Recanto Verde também faz jus. A pizzaria tem em espaço externo com uma área verde que convida para uma refeição ao ar livre.

1 – conheça o seu mercado de atuação

2 – saiba o que seu concorrente está fazendo

3 – faça um planejamento e saiba onde sua empresa

quer chegar

4 – pense no financeiro

5 – aproveite as oportunidades

6 – ofereça um produto de excelência e diferenciado

7 – use o marketing a seu favor

8 – forme uma equipe de excelência

9 – Zele pelo melhor atendimento

10 – tenha um bom relacionamento com o seu cliente

10 dicas para que seu negóciO seja um sucessO