impressões & negócios

4
Impressões & Negócios Precificação Mais do que preço: saiba definir o valor de seu produto EXPOPRINT 2014 Roland DG presente na maior feira gráfica das Américas Central de Downloads Todos os documentos referentes à sua impressora em um só lugar A fórmula para o sucesso Ano 2 - Edição 07 - Jul/Ago 2014

Upload: r-web-roland

Post on 02-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Julho/Agosto

TRANSCRIPT

Page 1: Impressões & Negócios

Impressões&Negócios

Precificação

Mais do que preço: saiba definir o valor de seu produto

EXPOPRINT 2014

Roland DG presente na maior feira gráfica das Américas

Central de Downloads

Todos os documentos referentes à sua impressora em um só lugar

A fórmula para o sucesso

Ano 2 - Edição 07 - Jul/Ago 2014

Page 2: Impressões & Negócios

Ano 2 - Edição 07 - Jul/Ago 2014

EXPEDIENTE

PresidenteCelso Bento

Gerente de Marketing & Novos NegóciosAnderson Clayton

Supervisora de MarketingMichelle Fernandes

Colaboraram neste edição:Alan Carmona Pepe,

Wilians Lotti

Editor e jornalista responsávelNilton Sergio Corazza (MTb 43.958)

Desenvolvido por Blue Note Consultoria e Comunicaçãowww.bluenotecomunicacao.com.br

Entre em contato conosco pelo [email protected]

EditorialImpressões&Negócios

Oferecer as melhores soluções para nossos clientes é nosso objetivo. E isso abrange várias frentes, nas quais a forte atuação da Roland DG comprova que não basta ter o melhor e mais avançado produto de tecnologia, mas é preciso aprender como extrair dele o máximo em produ-tividade e lucratividade. Sabemos que diferentes segmentos de mercado exigem soluções diver-sas, que proporcionem tanto flexibilidade quanto diferenciação. Mas, paralelamente a oferecer pro-dutos exclusivos, é necessário que o empreende-dor saiba como posicioná-los, ou seja, para qual segmento eles estão direcionados, qual valor o mercado está disposto a pagar por eles e, prin-cipalmente, como precificá-los a fim de garantir margem de lucro interessante e fugir da concor-rência predatória e nociva que equipara artigos muito diferentes em termos de qualidade. Esta edição de Impressões & Negócios traz uma introdução ao tema, apresentando elementos básicos que orientem nossos clientes a como determinar o preço de seus produtos e como adequá-lo a elementos condicionantes. Além disso, trazemos as soluções apresentadas durante a Expoprint realizada em São Paulo, informações sobre a VersaEXPRESS RF-640 e o exemplo de quem conse-guiu estabelecer-se frente a um mercado ainda promissor. Tudo para sua inspiração.

Wilians Lotti - Gerente de Produtos

Para facilitar ainda mais seu trabalho e a busca por informações importantes relacionadas aos produtos da empresa, a Roland DG acaba de lançar um novo link. Desenvolvido especialmente para disponibilizar todos os documentos referentes à sua impressora, a página é simples de navegar: basta escolher qual o modelo desejado em uma lista.

Entre os documentos e dados impor-tantes relacionados aos produtos, podem ser encontradas atualizações de drivers, softwares, firmwares e plug-ins. Além dis-so, são disponibilizadas informações, tuto-riais sobre procedimentos de instalação de componentes e acessórios e, até mesmo, quais cuidados devem ser tomados quando o equipamento ficar inoperante por um longo período, além de tópicos como “Cálculo de Custo de Impressão Utilizando o Software VersaWorks” e “Predefinições Personalizadas de Geren-ciamento de Cores”.

Contando com uma breve descrição de cada equipamento e listando todos os documentos disponíveis para download, a Central de Downloads pode ser acessada pelo site www.rolanddg.com.br •

Lugar para tudoQue futebol é uma paixão nacional,

todos já sabem. Mas que produzir uniformes esportivos também possa ser, é novidade. O que dizer, então, de uma empresa com 20 anos de mercado que se dedica à fabricação de camisetas, calções, agasalhos e todo o vestuário para a prática de atividades esportivas, atenta não só aos avanços tecnológicos, mas também ao mercado e às novas tendências da moda esportiva?

Elias Amara Neto, sócio-proprietário da Batbola, com sede em São Paulo, garante que equipes de futebol, vôlei, basquete, atletismo e demais esportes de universidades, colégios, clubes e empresas possam treinar e competir com uniformes de primeira qualidade, desenhados com exclusividade e com design comparável ao dos mais importantes times e seleções do mundo. Boa parte dessa produção é realizada com apoio de impressoras Roland. Contando com três máquinas da marca - impressora VersaSTUDIO BN-20, impressora

sublimática RE-640 e plotter de recorte CAMM-1 Servo GX-24 – e 20 funcionários, a Batbola atende boa parte dos melhores colégios da cidade, além de times de futebol de várzea e de grandes empresas. “Depois de tanto tempo no mercado, aprendemos muito com a experiência. Com a tecnologia de sublimação, estamos conseguindo oferecer qualidade e diferenciação aos nossos clientes, com a vantagem da redução do custo para eles. Uma camiseta, hoje, pode exibir quantos patrocinadores o cliente quiser e qualquer desenho, sem alteração de custo, o que não ocorria anteriormente”, afirma Amara. A opção por equipamentos Roland não foi à toa: “era um sonho de consumo”, diz o empresário, “pelo nome que a marca carrega, por sua credibilidade no mercado e pela segurança da qualidade do trabalho. Além disso sabemos que essa tecnologia vai evoluir bastante e queremos estar atualizados”.

Segundo os técnicos da empresa, a produtividade mais que dobrou, tanto pela possibilidade de manter a máquina trabalhando durante a noite, quanto pela velocidade de impressão, mesmo nas altas resoluções. Amara afirma que utiliza tintas originais e perfis exclusivos para garantir a entrega da cor que o cliente quer, comparável à do tecido tinto, e que isso não significa aumento de custos, mas diferenciação e entrega de qualidade, o que garante margem mínima de lucro líquido de 30%, podendo chegar até a 50%, dependendo do produto.

Com mercado em expansão, mesmo em um ano atípico, o empresário garante que não há ociosidade, mas aumento de demanda: “acreditávamos que após a Copa do Mundo o mercado iria se retrair, mas não: continuamos com nossa capacidade produtiva no máximo, o que me fez adquirir mais equipamentos para sublimação”. •

Sublimação em campo

Page 3: Impressões & Negócios

Impressões&NegóciosEscolha genial

Com o lançamento da VersaEXPRESS RF-640, a Roland DG oferece ao mercado a fórmula perfeita para o sucesso

Alta produtividade, excelente qualidade de impressão e fácil manuseio: tudo que você deseja em uma impressora ecossolvente você encontra na VersaEXPRESS RF-640, da Roland. Contando com a mais inovadora tecnologia de controle de impressão, o modelo imprime até 48,5m2 por hora e reproduz imagens com qualidade fotográfica de até 1440 dpi, em que é possível notar, mesmo de perto, a perfeita impressão. Isso se deve à nova cabeça Roland de oito canais que inibe as famosas marcas de impressão mesmo nas mais altas velocidades, proporcionando imagens com incrível nitidez. Em conjunto com as tintas ECO-SOL MAX2, além da grande variedade de cores produzidas, oferece mais detalhes e gradações de cores mais suaves.

Facilidades e aprimoramentosA VersaEXPRESS RF-640 é uma impressora fácil de instalar e

operar. A unidade de carregamento frontal de cartucho de tinta foi redesenhada para facilitar a reposição. Além disso, o modelo conta com um sistema exclusivo de substituição automática de tintas que mantém dois cartuchos por cor, permitindo que até 880ml sejam liberados para uma impressão sem interrupções e sem a necessidade de monitoramento contínuo. Com esse sistema, quando a tinta do primeiro cartucho acaba, ele é substituído automaticamente pelo outro da mesma cor, para obter o máximo de autonomia e produtividade.

As alavancas para o carregamento de materiais de até 160 cm estão posicionadas nas partes dianteira e traseira para o máximo de praticidade, e o modelo permite o ajuste da largura para materiais mais estreitos. O sistema de rebobinamento foi redesenhado para suportar produções em alta velocidade e rolos de materiais de até 40 kg.

A impressora foi projetada para prover baixos custos de impressão e fácil manutenção. A tecnologia de precisão do jato de tinta combinada

com os perfis de cor para a ECO-SOL MAX2 são características importantes para diminuir o consumo de tinta. Para isso também colabora a função de limpeza automatizada, que minimiza o consumo causado por limpezas desnecessárias ao mesmo tempo em que preserva a cabeça de impressão. A VersaEXPRESS RF-640 oferece compatibilidade com o Roland Printer Assist, um aplicativo intuitivo direcionado a dispositivos iPad que possibilita o gerenciamento remoto das principais funções da impressora.

AplicaçõesCom a tecnologia de impressão jato de tinta com sete diferentes

tamanhos, a impressora RF-640, é capaz de proporcionar reproduções fotográficas, ricas em detalhes, com uma ampla gama de cores, e oferecer uma impressão de alta qualidade de imagem em mídias como lonas, vinil e papel, permitindo a aplicação sobre praticamente qualquer superfície, de paredes e pisos a janelas e veículos, incluindo rótulos.

A escolha pela RF-640 proporciona capacidade de produção rápida e impressões de alta qualidade, mantendo, ao mesmo tempo, baixo custo de operação. Isso se traduz em excelente relação custo-benefício, clientes satisfeitos e mais lucratividade. •

Page 4: Impressões & Negócios

Impressões&NegóciosImpressõesNegócios

Impressões&NegóciosImpressõesNegócios

Durante a Expoprint 2014, a Roland DG apresentou suas soluções para gráficas de médio e pequeno porte, com ênfase para a linha de equipamentos UV, que permite a impressão direta nos substratos e são ideais para produção de embalagens como filmes BOPP, polietileno, PET, PVC e filme Shrink (termoencolhível). Os produtos apresentados permitem ampliar o leque de atuação de empreendedores, oferecendo opções de diversificação e diferenciação que podem proporcionar tanto o aumento da clientela quanto da margem de lucro.

Em um evento que reúne as principais empresas do segmento de impressão nas mais diversas áreas , o estande da Roland DG teve como destaques soluções como a produção de pequenas tiragens de rótulos e etiquetas - com impressão e recorte conjugado - e provas de cor, oferecidos pela linha VersaUV LEC. Para aqueles que precisam estampar sobre objetos tridimensionais, a empresa demonstrou a VersaUV LEF-20 que possibilita a impressão direta em frascos de perfumes, cosméticos e maquiagens, entre outras embalagens e produtos, além de, por meio do uso do verniz impresso em diversas camadas, criar alto-relevo e acabamento brilhante ou fosco, em pontos localizados ou em toda a impressão. Para o mercado de comunicação visual, a Roland DG expôs a VersaCAMM VSi, uma nova geração de equipamentos para os profissionais que procuram tecnologia de impressão e recorte automático dos contornos das imagens em qualquer formato. Quem necessita de

Expoprint 2014Presente na maior feira gráfica das Américas, a Roland DG apresenta tecnologia para impressão de embalagens

uma impressora ecossolvente de mesa versátil e compacta com preço extremamente acessível encontrou no estande da empresa o modelo BN-20. Além desse modelos, outro destaque foi a VersaEXPRESS RF-640 - lançamento eco-solvente da Roland DG que atua com velocidade de até 48,5m²/h (veja mais nesta edição).

Com o intuito de promover a compra dos modelos expostos, foram firmadas parcerias pelas quais, durante a Expoprint, as pequenas e médias empresas paulistas tiveram acesso a um sis-tema de financiamento subsidiado pelo Programa Desenvolve SP. Para empresas de outros Estados, as opções de financiamento foram oferecidas por meio do Banco Santander. •

O Roland Experience Day tem como objetivo reunir clientes, parceiros, especialistas e executivos para apresentar as principais tecnologias e soluções em impressão de alta definição para pequenas e médias empresas de comunicação visual, têxtil, brinde e personalização. O evento, que terá início no mês de agosto, apresentará os lançamentos da Roland DG e como suas tecnologias em impressão digital e aplicativos podem aumentar a produtividade e qualidade das empresas visitantes, alavancar a produção, reduzir custos, aumentar a eficiência operacional, além de possibilitar a geração de negócios futuros.

Durante o evento os visitantes terão a possibilidade de testar suas impressões utilizando nossas tecnologias, como impressoras com recorte integrado, equipamentos sublimáticos, impressão digital, UV e ecossolventes, e conferirão in loco como as impressoras, softwares e aplicativos Roland são as melhores soluções para seus negócios. Saiba mais sobre os eventos e faça sua inscrição em: www.rolanddg.com.br/rolandexperienceday.

Agosto5 e 6 - Belo Horizonte - MG

Setembro9 e 10 – Bauru - SP23 e 24 - Rio de Janeiro - RJ

É comum encontrar empresários com dificuldades para estabelecer o quanto cobrar. A tarefa aparentemente simples pode esconder diversas armadilhas, desde a supervalorização – e consequente “encalhe” - ao subfaturamento, que tem como consequência receita insuficiente. Cada produto, portanto, tem um preço certo e, para encontrar esse valor, vários são os fatores que devem ser levados em consideração. O preço de venda ideal pode ser definido como aquele que cobre os custos e as despesas fixas e variáveis, e ainda gere lucro. Mas, por desconhecimen-to de métodos corretos de cálculo, os empreendedores acabam prati-cando exatamente os mesmos preços dos concorrentes – e às vezes até mais baixos -, o que pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Custos são os valores gastos diretamente na aquisição, elaboração do produto e realização de serviços. Despesas são gastos na comer-cialização de produtos e serviços e na administração das atividades em-presariais e, por sua vez, se dividem em variáveis e fixas. Para levantar esses valores, um dos métodos é seguir os seguintes procedimentos:

- Média de despesas fixas: some todas as despesas fixas dos últimos

seis meses e encontre a média mensal, dividindo por seis. Aqui entram as despesas que não se alteram de acordo com o volume de vendas, como contas de aluguel, luz, água, condomínio, telefone e salários dos funcionários (sem considerar as comissões).

- Média de despesas variáveis: aqui entram as despesas que se al-teram de acordo com o volume de vendas, como frete, impostos, comis-são dos funcionários, investimentos em embalagens e sacolas além de outros gastos com publicidade. O ideal é que a soma das despesas fixas e variáveis represente cerca de 30% do faturamento da empresa.

- Margem: é quanto o vendedor espera ter de lucro sobre suas ven-das, o que pode girar, em média, em torno de 15%.

É necessário, então, calcular o quanto cada um desses itens representa na média do faturamento bruto dos últimos seis meses, em porcentagem, e somar, como mostra o exemplo:

20 (desp. fixas) + 10 (desp. variáveis) + 15 (lucro) = 45%A partir desse valor, é possível chegar ao “mark-up”, ou taxa de mar-

cação, que determina o preço final de cada produto. O cálculo é simples:- Subtraia a porcentagem alcançada de 100%, o que, em nosso

exemplo, significa 55% (100 – 45 = 55) - Divida 100 por esse valor. Em nosso exemplo, 100/55 = 1,81. Este

e o mark-up, o índice que pode ser usado no cálculo do preço dos produ-tos. Para tanto, basta multiplicá-lo pelo preço de custo de cada um deles e você terá o valor ideal em termos de equilíbrio. Mas o cálculo do preço de venda por este método resulta no valor mínimo a ser cobrado, pois sobre ele ainda podem interferir fatores geográficos, de concorrência e, até mesmo, de diferenciação. Então, antes de se decidir, analise: meu produto é igual ao do meu concorrente? Devo vendê-lo da mesma maneira? •

Roland Experience Day

Agenda

A difícil arteComo definir o preço de um produto?