impressões 39

8
Nesta edição Página 3 Página 6 Senado aprova atualização do Simples Nacional Aviso prévio terá até 90 dias Mais de 500 participantes no 15º Congraf Empresários do setor atualizaram conhecimentos e compartilharam experiências no maior evento gráfico do País. Empresários gráficos de todo o Brasil estiveram reunidos em Foz do Iguaçu, durante o 15º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), o mais importante evento da indústria gráfica nacional, organizado pela Abigraf Nacional, em parceria com a Abigraf-PR, com apoio técnico da ABTG, e patrocínio da Ibema, International Paper, Sebrae Nacional, Calcgraf, Manroland, Metrics, Senai-PR e Zênite Sistemas. Durante os quatro dias de Congresso (de 8 a 11 de outubro), os mais de 500 participantes puderam aprimorar conhecimentos e compartilhar experiências. O programa, que totalizou 17 palestras, trouxe informações relevantes sobre mercado, negócios, oportunidades e aspectos técnicos do setor. Com o tema “Crescendo com o Brasil”, o evento foi aberto com a vídeo-palestra do ex-presidente do Banco Central do Brasil e atual presidente do Conselho Público Olímpico (CPO), Henrique Meirelles, o qual falou sobre aspectos socioeconômicos. “A reação do Brasil à crise de 2008 mostrou que nós temos recursos e condições de enfrentar e sair desse processo”, disse Meirelles. Na opinião dele, os Jogos de 2016 funcionarão como “vitrine” dos produtos brasileiros. Participando pela primeira vez do Congresso, Claudio Baronni, diretor de projetos da editora Abril, aprovou o evento. “A grade de palestras foi muito bem elaborada, cobrindo um leque de assuntos da maior importância para os gráficos afinarem sua percepção de cenário futuro, balizando decisões estratégicas e táticas com maior embasamento”, relatou. “É bom vermos que nosso setor está unido e preparado para continuar a crescer nos próximos anos”, declarou o presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP, Fabio Arruda Mortara. Hamilton Terni Costa em palestra no Congraf Fábio Mortara na abertura do 15º Congraf Ano 07 | Edição 39 | Novembro e Dezembro 2011

Upload: abigraf

Post on 12-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Impressões 39

TRANSCRIPT

Page 1: Impressões 39

Nesta edição

Página 3

Página 6

Senado aprova atualização do Simples Nacional Aviso prévio terá até 90 dias

Mais de 500 participantes no 15º CongrafEmpresários do setor atualizaram conhecimentos e compartilharam experiências no maior evento gráfico do País.

Empresários gráficos de todo

o Brasil estiveram reunidos em Foz do

Iguaçu, durante o 15º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), o mais importante evento da indústria gráfica nacional, organizado pela Abigraf Nacional, em parceria com a Abigraf-PR, com apoio técnico da ABTG, e patrocínio da Ibema, International Paper, Sebrae Nacional, Calcgraf, Manroland, Metrics, Senai-PR e Zênite Sistemas.

Durante os quatro dias de Congresso (de 8 a 11 de outubro), os mais de 500 participantes puderam aprimorar conhecimentos e compartilhar experiências. O programa, que totalizou 17 palestras, trouxe informações relevantes

sobre mercado, negócios, oportunidades e aspectos técnicos do setor.Com o tema “Crescendo com o Brasil”, o evento foi aberto com a vídeo-palestra do ex-presidente do Banco Central do Brasil e atual

presidente do Conselho Público Olímpico

(CPO), Henrique Meirelles, o qual falou sobre aspectos socioeconômicos. “A reação do Brasil à crise de 2008 mostrou que nós

temos recursos e condições de enfrentar

e sair desse processo”, disse Meirelles. Na opinião dele, os Jogos

de 2016 funcionarão como “vitrine” dos produtos brasileiros.

Participando pela primeira vez do Congresso, Claudio Baronni, diretor de projetos da editora Abril, aprovou o evento. “A grade de palestras foi muito bem elaborada, cobrindo um leque de assuntos da maior importância para os gráficos afinarem sua percepção de cenário futuro, balizando decisões estratégicas e táticas com maior embasamento”, relatou.

“É bom vermos que nosso setor está unido e preparado para

continuar a crescer nos próximos

anos”, declarou o presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP, Fabio Arruda Mortara.

Hamilton Terni Costa em palestra no Congraf

Fábio Mortara na abertura do 15º Congraf

Ano 07 | Edição 39 | Novembro e Dezembro 2011

Page 2: Impressões 39

Carta de Foz do Iguaçu

Publicação bimestral da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no

Estado de São Paulo (Sindigraf-SP).

Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Impressão - RWA. Redação: Clarissa Domingues,

Milena Prado Neves e Tainá Ianone. Projeto gráfico e diagramação: Merli.Design.

Impresso em papel couchê fosco 115g. Contatos Abigraf - Tel. (11) 3232-4509

E-mail: [email protected]. Site: www.abigraf.org.br

2 I impressões Abigraf

Manifesto da indústria gráfica em prol do desenvolvimento brasileiro

Reunidos em Foz do Iguaçu, no 15º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), industriais gráficos, de todas as regiões brasileiras, aprovaram por unanimidade este documento, sob a chancela oficial da Abigraf Nacional, em apoio ao compromisso de combater a miséria, reiterado pela presidente Dilma Rousseff na abertura da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 21 de setembro.

Neste momento de incertezas ante as graves crises fiscais nos Estados Unidos e em nações europeias, entendemos que a inclusão social intensiva, além de seu valor humanitário, contribuirá para o fortalecimento do mercado interno, tornando-nos menos suscetíveis às oscilações internacionais. A ascensão socioeconômica de mais de 40 milhões de brasileiros nos últimos anos comprovou a correção dessa tese, contribuindo para que superássemos de modo mais rápido e eficaz a crise de 2008.

Contudo, o País ainda tem problemas relevantes a serem solucionados. Dentre as providências a serem tomadas, uma das mais prementes é ligada à cadeia produtiva da comunicação impressa: a educação pública de qualidade para todos os brasileiros impossibilitados de pagar escolas particulares.

Nesse sentido, propomos a ampliação dos programas governamentais de compras de livros, tanto em número de exemplares, quanto de títulos e gêneros. Entendemos como um avanço a inclusão, já implementada, de obras de literatura e de interesse geral, além das didáticas. Contudo, a imensa diversidade do conhecimento no mundo contemporâneo abre espaço para que os alunos das escolas públicas recebam gama mais ampla de livros. Também deve ser ampliada a compra de material escolar básico, como cadernos, lápis, borracha e régua. Sugerimos que mais governos estaduais e municipais engajem-se nesse esforço. Contribuiria ainda para o incremento dos nossos padrões educacionais a oferta irrestrita de papel importado para o segmento editorial.

Assim, a recém-adotada exigência de licença prévia de importação para alguns tipos de papeis deveria ser revista. Ao restringir e dificultar a competição entre os fornecedores destes insumos, a medida pressiona os preços para cima.

Outra medida de estímulo à educação seria isentar os cadernos e materiais escolares de todos os impostos, barateando o seu custo e facilitando a compra por parte de famílias de menor renda. Defendemos, também, a implantação de bibliotecas públicas nos municípios brasileiros, no mínimo de uma para cada trinta mil habitantes.

O setor gráfico brasileiro propõe que 10% do PIB seja investido em educação. No âmbito da saúde, outro fator condicionante ao sucesso da meta de erradicação da miséria, sugerimos a isenção de impostos incidentes sobre as embalagens dos medicamentos. Tal medida baratearia o custo dos remédios.

O mesmo raciocínio aplica-se às embalagens dos produtos que compõem a cesta básica. Sem a pesada carga tributária, haveria reflexos positivos no preço dos alimentos, cuja tendência de elevação tem sido objeto de crescente preocupação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Defendemos, ainda, a desoneração da folha de pagamento, que levaria à formalidade um grande número de trabalhadores e baratearia os custos de produção, refletindo em produtos gráficos mais acessíveis.

Qualidade da vida é outro desafio crucial. Por isso, propomos a criação de linhas de crédito, com juros diferenciados, para investimentos em produção limpa nas gráficas. O setor, há tempos, preocupa-se com isso, e muitos avanços já se verificaram. Porém, a disponibilidade de recursos possibilitaria que milhares de pequenas gráficas, a maioria nesse parque empresarial, pudessem realizar essa lição de casa da sustentabilidade.

O conjunto de nossas propostas consubstancia a contribuição da indústria gráfica em favor de um Brasil melhor.

Povo culto, educado, alimentado, com saúde e meio ambiente saudável é a essência da democracia e do desenvolvimento, na busca por um país sem miséria.

Abigraf NacionalFoz do Iguaçu, Paraná, 11 de outubro de 2011.

Mais benefícios aos funcionários

As gráficas já podem proporcionar mais benefícios aos seus funcionários oferecendo vale-refeição e vale-alimentação da Sapore Benefícios. As empresas associadas da Abigraf-SP podem adquirir os produtos com taxas atrativas e subsidiadas. Entre em contato com a Sapore Benefícios pelos site www.saporebeneficios.com.br ou pelo telefone (11) 2789-2565.

Benefícios

Page 3: Impressões 39

Gestão

Panorama

impressões Abigraf I 3

Empresas devem alertar funcionários sobre e-mails falsos

Atualização do Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime diferenciado de tributação, no qual sete impostos federais, estaduais e municipais são pagos com uma alíquota única, reduzindo os custos para as micro e pequenas empresas.

A tabela abaixo mostra que a maior parte do emprego está nas empresas que contratam até 49 funcionários.

FUNCIONÁRIOS POR PORTE 2010

Até 4 vínculos ativos 21.338

De 5 a 9 vínculos ativos 24.668

De 10 a 19 vínculos ativos 32.150

De 20 a 49 vínculos ativos 39.269

De 50 a 99 vínculos ativos 25.885

De 100 a 249 vínculos ativos 33.560

De 250 a 499 vínculos ativos 22.909

De 500 a 999 vínculos ativos 13.609

1000 ou mais vínculos ativos 7.408

Total 220.796

A ação de criminosos virtuais tornou-se uma prática comum na última década. Tentando driblar os antivírus e a desconfiança dos usuários dos computadores, eles sempre têm novos caminhos para hackear senhas e sistemas. As alternativas do momento são os pedidos e envios de orçamento por e-mail, em geral usando nomes de empresas conceituadas.

Um dos mais recentes e-mails desta tentativa de ataque usa o nome da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) como remetente e no assunto o título “Pedido de Orçamento”. A mensagem vem com uma cartinha educada, aparentemente inofensiva, pedindo para abrir um arquivo em PDF, que na verdade contém um link para uma falsa página da entidade e que faz descarregar um vírus (cavalo de troia TR/Dldr.Delf.BD), criado para roubar dados financeiros dos usuários, que usam os computadores corporativos para acessar o internet banking e fazer compras com cartões de crédito.

Para a Nodes Tecnologia, distribuidora de soluções de segurança Avira no Brasil, os micros e pequenos empresários devem alertar sua equipe sobre esta prática dos ladrões da Internet e mostrar como

evitar que a sua rede de computadores seja contaminada por qualquer tipo de código malicioso.

“Geralmente muitas destas empresas não possuem uma política de segurança digital avançada e suas ferramentas antivírus são descentralizadas, às vezes desatualizadas. Como o funcionário pode acreditar no conteúdo do e-mail, o risco de ter a rede de computadores infectada se torna muito grande”, comenta Eduardo Lopes, diretor da Nodes.

De acordo com ele, a partir da adoção de soluções tecnológicas avançadas é possível fechar todas as portas

por onde as ameaças virtuais

podem entrar.

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, em 5 de outubro, Projeto de Lei Complementar (PLC) que reajusta em 50% as tabelas de enquadramento das micro e pequenas empresas no programa Simples Nacional.

O ajuste aumentou de R$ 240 mil para R$ 360 mil a receita bruta anual máxima para que as microempresas possam optar pelo regime simplificado.

No caso da pequena empresa, a faixa de enquadramento passa de R$ 360 mil até R$ 3,6 milhões. O projeto também amplia o limite para o empreendedor individual, de R$ 36 mil para R$ 60 mil anuais. O reajuste deve valer a partir de 1º de janeiro de 2012.

Segundo cálculos do Departamento Econômico da Abigraf, a proposta do governo deve beneficiar centenas de empresas que faturam hoje entre R$ 2,4 milhões e R$ 3,6 milhões, e empregam quase 26 mil funcionários. Vale ressaltar que cerca de 97% do segmento é formado por micro ou pequenas empresas.

O projeto permite que os microempreendedores individuais parcelem suas dívidas fiscais em até cinco anos. Sem a aprovação dessa proposta, a expectativa era de que cerca de 500 mil empresas fossem excluídas do Simples em janeiro do ano que vem.

Page 4: Impressões 39

Palestras

Semana de Artes Gráficas

4 I impressões Abigraf

Capacitação ao alcance de todos

Inovação no setor gráfico, a Semana de

Artes Gráficas (SAG) vem recebendo, a cada ano, um número maior de profissionais participantes. Ativo desde 2006, o programa, que proporciona aprimoramento gratuito aos funcionários e executivos

gráficos, reuniu em 2011 cerca de 3.800 profissionais.

Além das cidades de Sorocaba, Araçatuba, Bauru, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas e Barueri, este ano, o evento foi ampliado e realizado pela primeira vez fora do Estado de

São Paulo. Parceria entre a Abigraf Nacional e o Sebrae Nacional (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), possibilitou levar a SAG para as capitais dos estados de Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nestas cidades, o evento reuniu

quase 1.300 participantes.

Outra novidade foi a inclusão da palestra

“Sebrae - Técnicas de Sustentabilidade para Micro e Pequenas Empresas Gráficas” no programa.

Com seminários e palestras sobre gestão,

produção e vendas na área gráfica, a SAG é uma das mais bem sucedidas

iniciativas de capacitação e atualização profissional criadas para o setor gráfico, realizada pela Abigraf-SP, com programação organizada pela ABTG, apoio do Sindigraf-SP e patrocínio do Sebrae Nacional.

Palestras ajudam empresários a aumentar produtividade das gráficas

Campanha de Valorização em destaque no Espírito Santo A Campanha de Valorização do Papel e da Comunicação Impressa, realizada pela Abigraf Nacional, e apoiada pelo Sebrae Nacional, foi o tema da exposição “Imprimir é dar Vida”, organizada pela Abigraf Regional Espírito Santo, na Assembleia Legislativa de Vitória, emde setembro.

A mostra apresentou a evolução da indústria gráfica, com a exibição de equipamentos de impressão utilizados nas primeiras décadas do século XX até os atuais, além de materiais gráficos históricos, como jornais e painéis.

A exposição fez parte do 1º Encontro da Indústria Gráfica do Espírito Santo, promovido pelo Siges e pela Abigraf-ES, e realizado entre os dias 16 e 30 de setembro. O objetivo foi consolidar o segmento gráfico capixaba e discutir ações para o fortalecimento do setor.

A palestra “Como os desperdícios nas áreas financeira e de marketing afetam sua empresa” reuniu 27 profissionais gráficos no dia 14 de setembro. O tema, ministrado por José Pires de Araújo Junior, mestre em administração, professor do curso superior e da Pós-graduação da Faculdade Senai

de Tecnologia Gráfica e consultor associado da ABTG, abordou questões como a necessidade

de tomada de recursos financeiros de curto prazo para suprir o desperdício das empresas, e a visão do descontrole da produção e seu impacto nos custos.

No dia 18 de outubro, o assunto abordado por Hamilton Terni Costa foi “Como

transformar a gráfica em fornecedora de soluções ao cliente”. O empresário e consultor do setor gráfico nacional e internacional falou de uma maneira

prática e interativa sobre como fazer a transformação das indústrias gráficas de fornecedor de produto gráfico para fornecedor de soluções para o cliente.

A grade de palestras de 2011 será encerrada, em 17 de novembro, com o tema “Comportamento empreendedor te ajuda a atingir resultados”. O conteúdo será tratado por Paola Tucunduva, empresária especialista em gestão de negócios. O evento acontecerá na sede da Abigraf, à rua do Paraíso, 529, em São Paulo. Inscrições pelo site www.abigrafsp.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3232-4509, ou pelo e-mail [email protected].

Gráficos participam de palestra sobre desperdício e

suas consequências

Hamilton Terni Costa ensina como as gráficas devem ser fornecedoras

de soluções

Page 5: Impressões 39

Abigraf em Ação

impressões Abigraf I 5

Biblioteca de Arealva recebe 600 livros

A biblioteca da pequena cidade de Arealva - município da região de Bauru - recebeu, no dia 22 de setembro, a doação de 600 livros e de um computador para a gestão do acervo. As obras vão desde clássicos da literatura, até os mais recentes romances de autores nacionais.

Com a ação, a Abigraf-SP e o Sindigraf-SP patrocinam a instalação de bibliotecas na 12ª cidade, através do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, do Governo do Estado. Ao todo, foram doados 7,2 mil livros em sete anos da parceria, ação que que deve continuar no ano que vem.

“Em um país no qual os padrões educacionais deixam tanto a desejar, o livro impresso representa a ferramenta mais imediata de acesso ao conhecimento”, disse o presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP, Fabio Arruda Mortara.

Compareceram ao evento o prefeito de Arealva, Elson Banuth Barreto, o 1º vice-presidente da seccional de Bauru da Abigraf-SP, Ricardo Carrijo, e o coordenador do programa governamental, José Luiz Goldfarb.

Caravana ao Congraf

Integrantes do Graphia recebem prêmios internacionais Empresas que fazem parte do Graphia – programa de estímulo às exportações da indústria gráfica promovido pela Abigraf Nacional, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – sagraram-se vencedoras de dois prêmios reconhecidos internacionalmente. Os resultados foram impulsionados pelos esforços da Abigraf em elevar a competitividade e exposição do produto gráfico brasileiro no mercado internacional.

A gráfica Escala 7 foi a vencedora do Prêmio POPAI na categoria “Bebidas não alcoólicas”, com a peça “Display de chão Frappuccino Starbucks”. O Prêmio POPAI é considerado o “Oscar do Merchandising”.

Outra gráfica brasileira que conquistou reconhecimento foi a Confetti, que voltou da Cidade do México com o Prêmio Inovação e Excelência ANFAEO-IMPI 2011, na categoria “Ecológico”, com o produto Caderno Tera. Concedido pela Asociación Nacional de Fabricantes de Artículos Escolares y de Oficina (ANFAEO) e pelo Instituto Mexicano de la Propiedad Industrial (IMPI), o prêmio reconhece a qualidade, funcionalidade e inovação dos melhores produtos expostos no ano.

Ciclo de Sustentabilidade conscientiza gráficas Redução de consumo energético e de água, destinação correta de resíduos e a importância das certificações ambientais. Estes foram os principais temas abordados pelos palestrantes que se apresentaram no 4º Ciclo de Sustentabilidade, promovido pela ABTG, em 24 e 25 de agosto.

Para o debate, a Associação convidou os profissionais da Kodak, Apoena Sustentável, Ciclo Ambiental, Estat Brasil, além de José Valverde, Secretário Parlamentar do Gabinete do Deputado Federal Arnaldo Jardim.

Atualização profissional Até outubro deste ano, a ABTG realizou em seu auditório, na Escola Senai Theobaldo De Nigris, cerca de 30 cursos. O conteúdo abordado tratou de temas como a formação de inspetores de qualidade, a redução de desperdícios na indústria gráfica, os problemas e soluções na impressão offset,

a gestão financeira e a produção gráfica.

Os cursos são uma importante iniciativa da ABTG, pois proporcionam aprimoramento gratuito aos profissionais gráficos. Desta maneira, a indústria poderá contar com mão de obra qualificada para poder se desenvolver cada vez mais.

Com a missão de incentivar uma maior presença das gráficas de São Paulo no 15º Congraf, a Abigraf-SP promoveu uma caravana para o evento. O projeto possibilitou a participação de 13 profissionais, de seis empresas, no maior congresso da indústria gráfica nacional.

Projetos vencedores dos Prêmios POPAI

e ANFAEO-IMPI

Participantes da caravana para o 15º Congraf

Page 6: Impressões 39

Vale saber

Tire suas dúvidas

Aviso prévio proporcional agora é lei A mudança nas leis trabalhistas para a regulamentação do aviso prévio proporcional foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 11 de outubro.

A nova lei, que aumenta o período proporcionalmente ao tempo de serviço, não altera o aviso prévio para quem tem até um ano de empresa – que continua sendo de 30 dias. A partir de dois anos de registro, são acrescidos três dias por ano até o limite de 90 dias.

A especialista em direito empresarial do Mesquita Barros Advogados, Nádia Demoliner Lacerda, esclarece que o aviso prévio proporcional será válido a partir da vigência estabelecida na lei que regulamentá-lo. Sobre a retroatividade da nova regra, entende que não há sustentabilidade jurídica para impor às empresas a aplicação do aviso prévio proporcional nas rescisões realizadas antes da vigência da lei.

“Aplica-se ao aviso prévio de 30 dias e ao período adicional ao tempo de serviço, a redução da jornada ou ausência do trabalho sem prejuízo do salário, tal como previsto no artigo 488, da CLT”, finaliza Nádia.

6 I impressões Abigraf

Festa dos gráficos

Na noite de 22 de novembro, no Expo Barra Funda, as empresa gráficas brasileiras

conhecerão os grandes ganhadores da 21ª edição do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini. O mais importante concurso do setor gráfico da América Latina revelará as melhores produções gráficas impressas entre 1º de outubro de 2010 e 16 de setembro de 2011.

Este ano as gráficas que utilizam processos digitais de impressão passaram a concorrer, em pé

de igualdade, com as gráficas analógicas. Outra novidade nesta edição foi o uso de iPads na votação da primeira fase. O tablet possibilitou que as notas fossem computadas em tempo real e em segurança.

Além dos prêmios para as 60 categorias (divididas em 11 segmentos de trabalho gráfico), serão distribuídos três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a Melhor Impressão, o Melhor Acabamento Editorial e o Melhor Acabamento Cartotécnico entre todos os produtos finalistas do Pini.

Coordenado e organizado pela ABTG, com o apoio da Abigraf Nacional, este ano o evento será apresentado pela jornalista da rede Bandeirantes, Izabella Camargo e encerrado com apresentação musical de Lulu Santos.

“A credibilidade do prêmio, com seu regulamento claro e critérios técnicos bem delimitados, tem auxiliado empresários de vários setores na hora de escolher a gráfica mais adequada para as suas necessidades”, explica o presidente da Abigraf Nacional, Fabio Arruda Mortara.

Outras informações sobre a festa no portal www.fernandopini.org.br.

Tecnologia necessária No livro “Sistemas de Gestão da Informação”, Mauricio Ferraz de Paiva apresenta as práticas recomendadas para o armazenamento eletrônico de informações em negócios, ou de outra natureza, sob a forma de imagem. A publicação detalha a implementação e a operação de sistemas de gestão da informação, que armazenam informações eletronicamente e nos quais as questões de fidedignidade, confiabilidade, autenticidade e integridade são importantes. Segundo o autor, as empresas que executarem a maioria das recomendações descritas no livro apresentarão uma boa posição para estar aptas a demonstrar a autenticidade dos documentos constantes em suas bibliotecas eletrônicas. (Target Editora Gráfica, 96 páginas, R$ 79,90)

Congresso Gedigi tem data confirmada

A “II Conferência de Impressão Digital – Gedigi”, da Abigraf-SP e do Grupo Empresarial de Impressão Digital (Gedidi), acontecerá no dia 11 de junho de 2012, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O maior congresso sobre mercado, aplicações e tecnologias de impressão digital terá como tema “A mídia impressa no futuro”.

A programação do evento contará com abertura realizada por Cary Sherburne, do portal What They Think, e uma videoconferência com Joe Webb, sobre a Drupa 2012.

A grade de palestras será dividida em dois subtemas: Estratégico e Tecnológico. O encerramento será feito pelo empresário gráfico Mário César de Camargo, com colaboração de Frank Romano professor do Instituto de Tecnologia Rochester (EUA), na apresentação do tema “Tendências e perspectivas para o mercado de impressão”.

Mais informações sobre o Congresso pelo site www.gedigi.org.br.

Evento

Page 7: Impressões 39

Cursos – ABTG

Quem faz a Abigraf Nacional e a Regional São Paulo

Agenda do Gráfico

NovembroAté dia Obrigações4 (6ª feira) ICMS - Fatos Geradores - OUT/11 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de OUT/11 IRRF (fato gerador de 21 a 31/10/11)7 (2ª feira) FGTS - OUT/11 CAGED - OUT/118 (3ª feira) DACON - mensal10 (5ª feira) Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - OUT/11 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo14 (2ª feira) IRRF (fato gerador de 01 a 10/11/2011) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador de 16 a 31/10/2011) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL)18 (6ª feira) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL21 (2ª feira) PAEX – Medida Provisória nº 303/0623 (4ª feira) DCTF – mensal IRRF (fato gerador de 11 a 20/11/2011)25 (6ª feira) PIS/COFINS - fato gerador - OUT/11 IPI ICMS - fato gerador - OUT/11 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8)30 (4ª feira) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador de 01 a 15/11/2011) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

DezembroAté dia Obrigações5 (4ª feira) ICMS - Fatos Geradores - NOV/11 (CNAE - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) IRRF (fato gerador de 21 a 30/11/11) Pagamento dos salários de NOV /117 (4ª feira) FGTS - NOV /11 CAGED - NOV/11 DACON - mensal9 (6ª feira) Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - NOV /11 - envio sind. profissional12 (2ª feira) ISSQN - Município de São Paulo14 (4ª feira) IRRF (fato gerador de 01 a 10/12/2011)15 (5ª feira) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador de 16 a 30/11/2011) ICMS – Diferencial entre alíquota interna e interestadual (SIMPLES NACIONAL)20 (3ª feira) Previdência Social – INSS DAS – SIMPLES NACIONAL PAEX – Medida Provisória nº 303/0621 (4ª feira) DCTF – mensal23 (6ª feira) IRRF (fato gerador de 11 a 20/12/2011) PIS/COFINS - fato gerador - NOV /11 IPI ICMS - fato gerador - NOV /11 (CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8)30 (6ª feira) IRRF – PIS – COFINS – CSLL – (fato gerador de 01 a 15/12/2011) IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

impressões Abigraf I 7

10 de novembro“Formação de Inspetores da Qualidade”

Objetivo: aprimorar os profissionais de controle de qualidade e capacitar iniciantes na inspeção da qualidade, diminuindo erros nos processos produtivos, tais como perdas, devoluções e retrabalhos.

Público-alvo: gerentes, coordenadores e inspetores da qualidade, técnicos gráficos e demais profissionais da produção gráfica.

Local: Auditório da ABTG Endereço: rua Bresser, 2315 Mooca – SP Informações: [email protected] ou (11) 2797-6706

Poli-Set Artes Gráficas A Poli-Set Artes Gráficas é uma das mais novas associadas da Abigraf-SP. No mercado gráfico desde 1996, a gráfica oferece aos seus clientes impressão em offset e digital. Seu portfólio é composto por cartões de visitas, panfletos, folderes, cardápios, etiquetas, rótulos, solapas e folhinhas.

A Poli-Set, instalada em Jundiaí (SP), prima pela qualidade dos produtos e serviços, pois tem como missão atender as empresas de maneira completa, com personalização e agilidade. Para tanto, conta com uma logística de trabalho que envolve todo o processo de produção, desde a criação, tratamento de imagens, prova digital até o acabamento.

Tel.: (11) 3379-2430Site: www.poliset.com.br

Agenda de obrigações – novembro e dezembro de 2011 Seguem abaixo as agendas contendo as principais obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias, de âmbito federal, estadual e municipal, a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Cumpre informar, que as agendas abaixo não esgotam certas determinações legais a serem cumpridas em razão de atividades econômicas e sociais específicas. O Departamento Jurídico da Abigraf (Dejur) permanece à disposição para esclarecimentos de dúvidas ([email protected]).

Page 8: Impressões 39

Apoio Técnico: Realização:

Quem patrocina as fronteiras do futuro vale muito.

Mais que agradecer, queremos demonstrar todo o nosso reconhecimento aos nossos patrocinadores. Obrigado por trazer

novos horizontes para o futuro da Indústria Gráfica.

ABF_011911_anuncio_agradecimento_AF.indd 1 03/11/2011 16:42:11