mudanças climáticas e evolução do homem joana benvindo 12º b geologia

14
Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Upload: internet

Post on 18-Apr-2015

106 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Mudanças climáticas e evolução do Homem

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 2: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Alterações climáticas, o que são?

• As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através de registos científicos nos valores médios ou desvios da média, apurados durante o passar dos anos.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 3: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Quais são as causas?

• As mudanças climáticas são produzidas em diferentes escalas de tempo em um ou vários factores meteorológicos como, por exemplo: temperaturas máximas e mínimas, índices pluviométricos (chuvas), temperaturas dos oceanos, nebulosidade, humidade relativa do ar, etc.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 4: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Quais são as causas?

• As mudanças climáticas são provocadas por fenómenos naturais ou por acções dos seres humanos. Neste último caso, as mudanças climáticas têm sido provocadas a partir da Revolução Industrial (século XVIII), momento em que aumentou significativamente a poluição do ar.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 5: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Curiosidade, o que foi a revolução industrial?

• A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível economizo e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 6: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Curiosidade, o que foi a revolução industrial?

• Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se regista até aos nossos dias), a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando ao trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenómeno da cultura de massa, entre outros eventos.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 7: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Quais as consequências das alterações climáticas?

• Actualmente as mudanças climáticas têm sido alvo de diversas discussões e pesquisas científicas. Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenómeno conhecido como aquecimento global. Este fenómeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotes polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 8: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Aquecimento global

• As múltiplas actividades humanas foram modificando as características ambientais de acordo com a sua conveniência. As alterações originadas no meio por acção humana são designadas por impacte ambiental.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 9: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Consequências do aquecimento global

•  Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotes polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades;

• Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 10: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Consequências do aquecimento global

• Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;

• Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 11: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Efeito de estufa

• O efeito de estufa tem colaborado com o  aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 12: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Como se forma o efeito de estufa?

• O efeito estufa é gerado pela destruição de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão a diminuir no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

• Um outro factor que está a provocar o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes para a atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 13: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

O que o efeito estufa poderá provocar…

• Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de calotes, tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos no nosso planeta.

Joana Benvindo 12º B Geologia

Page 14: Mudanças climáticas e evolução do Homem Joana Benvindo 12º B Geologia

Conclusão• Ao longo da sua evolução, o Homem foi progressivamente

aumentando a sua complexidade intelectual, o que lhe permitiu a aquisição de novas formas de adpatção ao meio, bem como uma enorme capacidade de modificar o presente e influenciar o futuro. Esta necessidade de optimizar a sua adaptação ao meio nem sempre foi inócua, tornando-se a sua intervenção no ambiente, à medida que o seu desenvolvimento progredia, cada vez mais intensa e com impactes profundos no que toca às mudanças ambientais produzidas.

Joana Benvindo 12º B Geologia