mÚsica festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa...

20
Quinta-feira 6 Setembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1872 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell GRANDE PORTO PÁGINA 02 Trabalhadores da Valadares com salários e subsídios em atraso só esperam até sexta Doentes inférteis temem “boicote” aos tratamentos Governo reduziu o valor das consultas e tratamentos de procriação medicamente assistida pago aos hospitais. Associação de doentes receia o impacto da medida naqueles que não conseguem ter filhos. ACTUALIDADE PÁGINA 04 ACERTAR O PASSO DESPORTO PÁGINA 07 Enquanto o “caso Ronaldo” ainda vai dando que falar, a Selecção prepara dois jogos que importa vencer antes da (difícil) deslocação à Rússia. PAULO CUNHA/EPA Festival de sons da década de 80 Bonnie Tyler e Alphaville são algumas das estrelas do ‘Remember Cascais’. MÚSICA PÁGINA 08 FIM DE SEMANA Porto divulgado por bloggers Duzentos especialistas internacionais ensinam a potenciar turismo local. SUGESTÕES PÁGINA 10 ‘Balas e Bolinhos’ chega ao fim Estreia comédia de acção lusa que é a única trilogia nacional a ser concluída CINEMA PÁGINA 12 ACTUALIDADE PÁGINA 04 Multas para pais de alunos incumpridores entram em vigor no próximo ano lectivo ACTUALIDADE PÁGINA 05 Aprenda a cozinhar refeições saudáveis e equilibradas por menos de 3 euros por pessoa ACTUALIDADE PÁGINA 06 CGTP culpabiliza políticas de Passos Coelho por perda de competitividade económica Homem grávido planeia ser pai Desta vez será a namorada de Beatie a engravidar. FAMA & TV PÁGINA 16 Estrelas de rock nos prémios da MTV FAMA & TV PÁGINA 14 Jesus suspenso 15 dias por criticar árbitro DESPORTO PÁGINA 07

Upload: others

Post on 11-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

Quinta-feira 6 Setembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1872 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

GRANDE PORTO PÁGINA 02

Trabalhadores da Valadares com salários e subsídios em atraso só esperam até sexta

Doentes inférteis temem “boicote” aos tratamentosGoverno reduziu o valor das consultas e tratamentos de procriação medicamente assistida pago aos hospitais. Associação de doentes receia o impacto da medida naqueles que não conseguem ter filhos.

ACTUALIDADE PÁGINA 04

ACERTAR O PASSODESPORTO PÁGINA 07

Enquanto o “caso Ronaldo” ainda vai dando que falar, a Selecção prepara dois jogos que importa vencer antes da (difícil) deslocação à Rússia.

PAULO CUNHA/EPA

Festival de sons da década de 80

Bonnie Tyler e Alphaville são algumas das estrelas do ‘Remember Cascais’.

MÚSICA PÁGINA 08

FIM DE SEMANA

Porto divulgado por bloggers

Duzentos especialistas internacionais ensinam a potenciar turismo local.

SUGESTÕES PÁGINA 10

‘Balas e Bolinhos’ chega ao fim

Estreia comédia de acção lusa que é a única trilogia nacional a ser concluída

CINEMA PÁGINA 12

ACTUALIDADE PÁGINA 04

Multas para pais de alunos incumpridores entram em vigor no próximo ano lectivo

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Aprenda a cozinhar refeições saudáveis e equilibradas por menos de 3 euros por pessoa

ACTUALIDADE PÁGINA 06

CGTP culpabiliza políticas de Passos Coelho por perda de competitividade económica

Homem grávido planeia ser paiDesta vez será a namorada de Beatie a engravidar.

FAMA & TV PÁGINA 16

Estrelas de rock nos prémios da MTV

FAMA & TV PÁGINA 14

Jesus suspenso 15 dias por criticar árbitro

DESPORTO PÁGINA 07

Page 2: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

5ª Feira · 6 de Setembro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

Directores-executivos com currículos «falsos»

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM)

acusou ontem alguns dos novos directores-executivos dos Agru-pamentos de Centros de Saúde (ACES) da Administração Re-gional de Saúde (ARS) do Nor-te de terem apresentado currí-culos com títulos académicos falsos.

«Para lá de não serem currí-culos particularmente impres-sivos (…), alguns deles ainda contêm a agravante de referi-rem abusivamente títulos aca-démicos que não correspondem à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’.

CENTROS DE SAÚDE

Segundo a FNAM, o Minis-tério da Saúde pediu aos direc-tores-executivos recentemente nomeados para os ACES a apresentação de «novos ele-mentos de avaliação curricular e de competências em gestão», assim como «comprovativos de todos os cargos referidos nos currículos entregues».

Reagindo às acusações, a ARS/Norte disse não ter conhe-cimento destas denúncias, ne-gando ainda que o Ministério da Saúde tenha solicitado novos elementos de avaliação curricu-lar, dizendo que essa informação veiculada pela FNAM «não é verdade». A mesma entidade garante que «as acusações da FNAM» relativas à apresen-tação de currículos com títulos académicos falsos «não foram até ao momento nem relatadas» junto da ARS/Norte.

Federação de Médicos denuncia «escândalo na ARS do Norte»

MARTA VITORINO

Hotelaria defende aeroporto do Porto A Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT) considera que «a privatização da ANA – Aeroportos de Portugal não pode ser feita à margem da região Norte», defendendo a privatização autónoma dos aeroportos nacionais.

CLICKDIOGO PINTO/CM

Comer cavala é «boa opção em tempo de crise» A Docapesca de Mato-sinhos promove hoje uma

acção de promoção do consu-mo de cavala no mercado de Matosinhos. Entre as 10h e as 12h, e em parceria com a Câma-ra de Matosinhos, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e a Associação Nacional dos In-

MATOSINHOS

dustriais de Conservas de Pei-xe, a Docapesca quer mostrar que a cavala «é uma boa opção em tempo de crise», facultan-do aulas de culinária gratuitas e degustações para que os visi-tantes possam aprender a con-feccionar receitas inovadoras com cavala, «uma das espécies

mais ricas em proteínas e áci-dos gordos da série ómega-3». A campanha local lembra que «a cavala é uma espécie abun-dante na costa portuguesa», pe-lo que apresenta «um valor co-mercial bastante acessível, per-mitindo a elaboração de re-feições ricas e económicas».

O secretário-geral da CGTP anunciou uma des-

locação «em força» dos tra-balhadores da Cerâmica de Va-ladares, em Gaia, até ao Minis-tério da Segurança Social, em Lisboa, caso não seja desblo-queado, até amanhã, o processo para que possam receber o subsídio de desemprego.

Em reunião com a Autorida-de para as Condições de Traba-lho (ACT) na passada semana, Trabalhadores mantêm trancas à porta da empresa, impedindo a entrada e saída de viaturas e pessoas

CERÂMICA DE VALADARES Salários e subsídios de férias continuam em atraso na empresa de Gaia

Trabalhadores só esperam até sexta Ida a Lisboa se não for desbloqueado o valor do subsídio de desemprego. CGTP fala em «má fé».

FERNANDO VELUDO/LUSA

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

a comissão dos trabalhadores em ‘lay-off’ da empresa foi infor-mada de que o relatório final so-bre possíveis irregularidades por parte da administração se-ria conhecido amanhã, o que lhes permitiria pedir a sus-pensão dos contratos e aceder ao subsídio de desemprego.

Em plenário ontem com os trabalhadores, o secretário-ge-ral da CGTP afirmou que os tra-balhadores estão «perante uma administração que tem actua-do permanentemente sob a má fé e tem sistematicamente des-respeitado compromissos que livremente assumiu». Arménio Carlos disse que «aqui há uma vítima e a vítima são os trabalha-dores. E há carrascos: a entida-de patronal que não está a cum-prir a lei e é o Governo que con-tinua a assobiar para o lado».

MAIA

Fecho da Finex Tech «é caso de polícia» O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considera que o encerramento da Fi-nex Tech, na Maia, que em-prega 110 pessoas, «é um caso de polícia» e exige ao Governo que «investigue, que assuma as suas res-ponsabilidades e puna os infractores». «Estamos pe-rante uma fraude», afirmou ontem Arménio Carlos, depois de participar num plenário de trabalhadores da empresa finlandesa.

VALONGO

Feirantes ficam em silêncio no tribunal O tribunal de Valongo começou a julgar ontem dois feirantes e um seu colaborador, que terão sujeitado seis homens fragi-lizados a trabalho escravo, numa sessão marcada pelo silêncio dos arguidos e por testemunhos de investiga-dores da Polícia Judiciária. Das seis alegadas vítimas, uma morreu posterior-mente, em acidente de viação, outra prestou depoimento para memória futura e desconhece-se o paradeiro das restantes.

ENSINO SUPERIOR

Boas-vindas são dadas em Inglês A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) realiza hoje uma ses-são de boas-vindas aos seus alunos, com uma ver-são em inglês destinada aos estudantes estrangei-ros. Este ano, a FEP tem alunos dos cinco continen-tes: Europa, América, África, Ásia e Oceânia.

INCÊNDIOS

Detida suspeita de fogos em Cinfães A Polícia Judiciária, com a colaboração da GNR-SEPNA de Lamego, deteve uma mulher como presu-mível autora de pelo menos cinco incêndios em áreas de floresta e mata, ocorri-dos em Agosto em localida-des do concelho de Cinfães.

10 SEGUNDOS

Page 3: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

PUB

Page 4: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

5ª Feira · 6 de Setembro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

acordado, ou seja, a realização de três tratamentos», refere ao Destak Cláudia Vieira, pre-sidente da Associação Portu-guesa de Infertilidade (API).

Na altura, explica a dirigen-te, a API contactou o Ministé-rio da Saúde, que confirmou não existirem quaisquer direc-trizes para reduzir o número de tratamentos feitos. «Se já tem sido tão difícil, e não ha-via ainda cortes, agora com a nova tabela o risco torna-se real», acrescenta.

Cláudia Vieira partilha ain-da outro receio: que estes não sejam os únicos cortes. «O va-lor pago aos privados pode também vir a sofrer alte-rações, o que os pode levar a declinar os acordos que têm actualmente com o Serviço Nacional de Saúde» que, re-corde-se, encaminha para o privado os casais que estão em lista de espera há mais de um ano, refere a mesma fonte. «Este pode ser um risco a cur-to e médio prazo, já que não faz muito sentido pagar mais aos privados do que aos ser-viços públicos.»

Segundo a nova tabela de preços, ontem publicada em

Diário da República, as consul-tas de apoio à infertilidade, antes tabeladas por cem euros, passam a custar 92. A estas juntam-se cinco técnicas, como a indução da ovulação (passa de 150 para 138 euros), a inse-minação intra-uterina (de 380 para 349) ou a fertilização in vitro (de 2375 para 1185).

Os hospitais vão passar a receber menos pelas

consultas e pelos tratamentos de procriação medicamente assistida, cortesia de uma re-visão na tabela dos preços, fei-ta pelo Estado, que vai ter im-pacto nas contas do Serviço Nacional de Saúde. Gasta me-nos o Governo, mas podem ter que gastar mais os doentes, que temem que estes cortes se possam traduzir numa re-dução do número de trata-mentos feitos pelo público.

«Eu espero que isso não venha a acontecer, mas ainda há pouco tempo foram vários os casais que se queixaram de que os hospitais estavam a ale-gar limitações orçamentais para não cumprir o que está

INFERTILIDADE Governo paga menos aos hospitais

Pacientes com receio de cortes nos tratamentos

Consultas e técnicas vão custar menos

Publicada nova tabela de preços para os hospitais, que origina apreensão entre os doentes.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

LUÍS COSTA/CM

Governo reduz valor dos pagamentos de consultas e tratamentos

Presidente da API te-me que cortes não se fiquem por aqui, che-gando aos privados

Multas para os pais dos estudantes incumprido-

res, a proibição da captação de imagens ou sons nas aulas e ainda a transferência de alu-nos que agridam colegas ou professores são algumas das medidas que integram o novo Estatuto do Aluno, que entra em vigor no próximo ano lec-tivo. O diploma foi ontem pu-blicado em Diário da Repúbli-ca, depois de ter sido aprova-do no Parlamento apenas com os votos favoráveis da maioria

ESTATUTO DO ALUNO

Multas para os pais de alunos incumpridores oficializadas

PSD/CDS, merecendo ain-da reservas por parte dos representantes dos pais, que consideram que a me-dida que prevê multar os encarregados de educação dos alunos faltosos, coimas que podem ir dos 13 aos 79 euros, é «um presente en-venenado» para as escolas, por se tratar de matéria pa-ra os tribunais de menores. Para os pais há ainda um conjunto de deveres, como a matrícula ou assiduidade.

Estado e carteiristas são dupla de sucesso

Pedro Passos Coelho acaba de anunciar que é provável que seja necessário

aumentar os impostos que existem. E inventar outros. A culpa é da malta que ou porque não tem dinheiro, ou porque acatou a repreensão mil vezes repetida de que vivia acima das suas possibi-lidades, meteu na cabeça que era importante consumir menos. São os tais que agora levam a marmita com o almoço para o emprego, em lugar de se sentarem à mesa do restaurante e pagar os 23% de IVA de que o ministro estava à espera, e fazem outras pantominices que tais, privando sem remorsos o Estado dos recursos com que contava. Para não falar nos que adoptaram a permuta directa, sem factura, indife-rentes ao generoso apelo governamental para que coleccionemos recibos de quantias astronómicas, que não temos, para depois aba-ter uns cêntimos ao IRS – imagine-se que há quem pre-fira coleccionar cromos da Liga, o que acaba por ser um vício mais em conta. Suspeito que para fazer face a estes contratempos, o gato do senhor ministro, porque

não é coisa do próprio, decidiu criar uma proveitosa parceria com os carteiristas. Primeiro porque é uma maneira de fomentar formas alternativas de emprego, com tanta saída aliás, que suspeito que em breve será uma das alternativas vocacio-nais propostas pelo ME, de pre-ferência logo a partir dos 12 anos, enquanto as mãos ainda são pequeninas. Segundo, por-que mantém activos os funcio-nários públicos, evitando a con-testação pela redução de postos de trabalho, e entretidos os

desempregados, em terapêuti-cas filas de espera. Por último, mas não menos importante, porque o valor arrecadado com-pensa: para surpresa da vítima, a declaração da queixa do roubo passada pela GNR (ou PSP) custa 12 euros, a que se seguem 45 euros para o Cartão do Cidadão e Carta de Condução, cerca de 60 euros para documentos pessoais, e mais 30 para o Docu-mento Único. E é melhor levar o dinheiro certo, porque o Estado nunca dá troco.

Ser carteirista devia ser uma das opções vocacionais. E quanto mais novos melhor.

Cristas disponível para falar sobre fogos Numa visita à AGROGLOBAL – Feira do Milho e das Grandes Colheitas, a ministra da Agricultura disse estar disponível para ir ao Parlamento responder às questões sobre os incêndios.

CLICKTIAGO PETINGA/LUSA

Mais de metade (55%) das Instituições Particu-

lares de Solidariedade Social com fins de saúde estão em ris-co de fechar portas, tendo sido este um dos temas – assim co-mo o incumprimento dos acor-dos estabelecidos com o Minis-tério da Saúde, os atrasos nos pagamentos e a não abertura de novos concursos em 2012 – em debate no encontro entre a tutela e o Grupo Promotor da Federação das IPSS. O que, re-força o Grupo em comunicado,

ALERTA

Mais de metade das IPSS de Saúde em risco de encerrar

«coloca em risco o apoio a mi-lhares de doentes e familiares».

Apesar de, refere-se ainda no mesmo documento, não te-rem sido dadas respostas aos problemas financeiros destas instituições, a Federação das IPSS da Saúde considera que a concessão desta audiência por parte do Ministério da Saúde revela «interesse e dis-ponibilidade para o diálogo», acrescentando que a tutela «reconheceu o trabalho louvá-vel» feito pelas IPSS.

Page 5: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 6 de Setembro de 2012

ÉVORA

Queda de avioneta causa um morto A aeronave que se des-penhou ontem perto do aeródromo de Évora per-tence à Academia Aero-náutica de Évora e a vítima mortal do acidente era um aluno desta escola, de 34 anos. A queda do aparelho vai ser alvo de investigação pelas autoridades de aviação.

10 SEGUNDOS

em vez de manteiga, frutos de-sidratados, como uvas, passas, ameixas secas, dois ou três fi-gos secos com nozes.

Para controlar o apetite nas refeições principais, uma boa ideia é comer sempre uma sopa antes, diz a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento. Entre os pratos que tem à sua disposi-ção, destaque para uma sopa de legumes (0,10 € por pessoa), spaghetti com favas e queijo da ilha (0,38€), estufado de pescada (1,14€), lombelo de porco com alecrim e batata-doce (1,03€) ou lombo de sal-mão com manjericão (1,20€).

Os especialistas estão to-dos de acordo: comer

mais barato não é igual a co-mer pior. A SÁBADO consul-tou três nutricionistas e pediu a colaboração de três chefs pa-ra saber as melhores estraté-gias para poupar, fazendo pra-tos baratos sem comprome-ter a qualidade nem o equilí-brio saudável das refeições.

Os especialistas deixam al-gumas sugestões que podem tornar a rotina de cozinhar mais simples e nutritiva e sem gastar mais do que deseja. A nutricionista Paula Veloso aconselha-o a optar por comi-da congelada, por ser mais ba-rata e não haver desperdício; tornar sanduíches numa «ex-celente forma de comer fast food saudável e barata»; e pre-ferir comer um pão ao peque-no-almoço em vez de um bolo, pois um bolo equivale a três ou quatro pães em termos caló-ricos ou a sete pequenos-al-moços feitos em casa.

Como alternativas para um pequeno-almoço menos caló-rico, a nutricionista sugere lei-te ou o iogurte, uma peça de fruta, pão ou bolachas pouco doces, digestivas, com azeite

Pratos saudáveis por menos de três euros

DR

Lombo de salmão com manjericão e tomate fica por apenas 1,20€ por pessoa

Estratégias para vender produtos lusos fora do País

A Sonae quer pôr lava- -pés nos centros comer-

ciais marroquinos, por causa dos hábitos muçulmanos, mas não é a única empresa portu-guesa a tentar adaptar-se. A Imperial vende chocolates com bolhas de ar no Brasil – com o mesmo tamanho, menos calo-rias. Já as garrafas de azeite Oliveira da Serra são mais es-curas na Rússia e mais peque-nas no Brasil.

EXPORTAÇÕES

Os sonhos mais frequentes que as crianças têm

Quando adormecem, os miúdos vêem monstros

e castelos cor-de-rosa, tuba-rões assassinos e tapetes voa-dores que os levam a viajar. Sonham mais do que os adul-tos, têm mais pesadelos e só a partir dos 5 anos é que distin-guem o que é real ou não. A SÁBADO partilha os sonhos mais criativos e frequentes de algumas crianças entre os seis e os dez anos.

COMPORTAMENTO

A SÁBADO falou com três nutricionistas e três chefs que se juntaram para lhe mostrar como pode comer de forma equilibrada, mas gastando pouco dinheiro.

‘DINOSSAUROS’ NA AR Os deputados regressam ao Plenário dia 19 de Setembro e a SÁBADO foi investigar como eram os deputados que estão há mais tempo na Assembleia. Jerónimo de Sousa, Mota Ama-ral e mais sete históricos estão lá há tanto tempo que os regis-tos fotográficos da sua entrada são todos a preto e branco. POLÉMICA: FESTAS DE SEXO O escândalo rebentou quando uma auditoria, com pormeno-res das festas de sexo da segu-radora alemã HMI, foi parar ao jornal Handelsblatt, em 2011. Nas festas em questão os melhores comerciais tinham direito às melhores prostitutas e cada uma estava identificada com fitas coloridas e carimbos que revelavam quantas vezes é que tinha sido ‘usada’. A LOUCURA DA CORRIDA Usam as pernas como meio de transporte. Uns correm do ae-roporto para casa, outros de casa para o mecânico e até há quem abandone o carro 20km antes do destino para entrar de férias em sprint. A SÁBADO foi conhecer as rotinas de alguns corredores intensivos e saber as tácticas usadas para o corpo resistir a treinos mais longos.

OUTROS TEMAS

Vai precisar de muitas moedas. A sugestão de refeição mais barata fica por 10 cêntimos por pessoa.

Benefício fiscal com as facturas será automático

O sistema que vai permitir aos contri-

buintes beneficiar da apre-sentação das facturas será automático, anunciou on-tem o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. E nem será preciso guardar as facturas, desde que se confirme que o pagamento foi comunicado ao Fisco. O governante anunciou ain-da a intenção de se reduzir de forma significativa o nú-mero de escalões de IRS e informou que o Fisco con-

FINANÇAS

seguiu levantar, no ano passa-do, o sigilo bancário em 203 casos, um número sete vezes o número conseguido no ano anterior (29). Paulo Núncio re-feriu-se ainda ao aumento «significativo das denúncias por infracção fiscal», saldan-do-se pela positiva a luta con-tra a fraude e evasão fiscal. De salientar que o Governo vai re-forçar os meios na área da ins-pecção tributária e aduaneira. Aos 350 inspectores que en-traram no início do ano, vão juntar-se em breve mais mil.

PUB

SAÚDE

Alerta para surto de Hantavírus nos EUA A Direcção-Geral da Saúde recomenda aos portugueses que estive-ram alojados no parque Yosemite, nos EUA, entre Junho e Agosto, quando foi detectado um surto de Hantavírus, e que, até ao fim de Setembro, sintam febre, dores musculares, tosse, cefaleias e ainda sintomas gastrointesti-nais, que contactem os serviços de saúde.

SUBMARINOS

Pinto Monteiro sabe da falta de papéis O Procurador-Geral da República revelou que já foi informado do desapa-recimento de documentos do Ministério da Defesa, relacionados com o negó-cio da compra por Portu-gal de dois submarinos a uma empresa de naciona-lidade alemã. Pinto Mon-teiro, que cessa funções em Outubro pró-ximo, comentou ontem a situação.

Page 6: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

5ª Feira · 6 de Setembro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

gundo o relatório do World Economic Forum de 2012, es-ta queda deveu-se sobretudo ao ambiente macroeconómi-co e à queda brutal do sistema financeiro (menos 21 posi-ções); ao facto do sistema ju-dicial ser «altamente influen-ciado» pelos governos, empre-sas e cidadãos; e ainda devido ao elevado desperdício de dinheiro por parte dos gover-nos (133º lugar em 144 países).

No extremo oposto, com melhor avaliação, destaque

Portugal desceu quatro posições no ranking da

competitividade em termos económicos, passando de 45º em 2011 para 49º este ano. Se-

RANKING Arménio Carlos critica políticas adoptadas por Passos Coelho

CGTP culpa Governo pela perda de competitividade

Passos não exclui mais impostos e afasta a hipótese de aliviar carga fiscal.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

BRUNO SIMÃOpara as infra-estruturas rodo-viárias, consideradas as quar-tas melhor dos 144 países ana-lisados, e para a segurança.

Em reacção ao estudo, o secretário-geral na CGTP cul-pabiliza as políticas de Passos Coelho e a recessão económi-ca pela perda de competitivi-dade e acrescenta que a man-ter-se este rumo «a tendência é para piorar». Arménio Car-los reivindica ainda aumentos salariais de 4% para 2013.

Já o secretário de Estado da Competitividade explica que o estudo não reflecte as reformas aplicadas, algo que só deve acontecer para o ano.

Austeridade de pedra e cal Apesar de Passos Coelho re-conhecer que a carga fiscal é «muito elevada», o primeiro- -ministro exclui que seja «a al-tura para proceder a qualquer alívio» e não afasta mesmo a hipótese de um agravamento se necessário. «Todos deseja-remos ultrapassar as dificul-dades sem sobrecarregar mais os portugueses com im-postos, mas ninguém está em condições de dizer que não vai tomar uma ou outra decisão se tiver de ser.»

Arménio Carlos aponta o dedo às medidas do Governo e prevê um futuro ainda pior

UNIÃO EUROPEIA

Reconhecer aptidões extra-escolares

Integrada na estratégia de criação de emprego e

crescimento, a Comissão Euro-peia lançou uma iniciativa para impulsionar o reconhecimento de competências e aptidões adquiridas fora da escola ou da universidade. A proposta visa multiplicar as oportunidades de emprego, em especial para jovens desempregados e pes-soas pouco qualificadas.

BÉLGICA

Carros suspeitos levam à evacuação de embaixada

A presença de dois ‘carros suspeitos’ com botijas de

gás nas proximidades da embai-xada dos Estados Unidos e de dois ministérios levou à evacua-ção dos edifícios no centro de Bruxelas. O alerta terminou a meio da tarde, mas a polícia continuou a vistoriar os prédios.

FRANÇA

Acidente em central nuclear faz dois feridos

Uma fuga de vapor numa central nuclear em França

fez ontem pelo menos dois feri-dos. De acordo com a imprensa francesa, não há informação de fuga radioactiva.

MUNDO

Preço da alimentação pode duplicar em 20 anos

Os preços dos alimentos podem duplicar nos próxi-

mos 20 anos, em relação aos de 2010, devido às alterações cli-máticas e à multiplicação dos eventos extremos associados, como secas, inundações e furacões. O alerta é deixado pela organização não-governamental Oxfam, que acrescenta que os efeitos do aquecimento do clima estão «subestimados».

NO

GLOBOAhmadinejad promete guerra O presidente iraniano diz que as

sanções impostas afectam grave-mente o seu país e representam

«uma guerra total, oculta e dura».

SÍRIA

Número «assombroso» de vítimas, diz enviado

O novo mediador das Nações Unidas e da Liga

Árabe na Síria, Lakhdar Bra-himi, denunciou o «assombro-so» número de vítimas no conflito armado entre rebel-des e as forças do regime do Bashar al-Assad.

FRANÇA

Juízes querem exumar corpo de Yasser Arafat

Os juízes franceses que investigam suspeitas de

um possível envenenamento de Yasser Arafat pretendem deslocar-se a Ramallah, onde está sepultado o ex-líder pa-lestiniano, e exumar o corpo.

Portugal cai quatro lugares no ranking da competitividade, descendo para 49.º

O primeiro-ministro anunciou ontem mais apoios

O Governo vai dispo-nibilizar apoios para

compensar, na medida do possível, as perdas mate-riais causadas pelos fogos dos últimos dias, conforme fez no caso dos incêndios ocorridos no Algarve em Julho, anunciou Pedro Pas-sos Coelho. Num dia em que os incêndios voltaram a não dar tréguas, mobilizando centenas de bombeiros, so-bretudo em Mangualde, o ministro da Administração Interna distinguiu, a título póstumo, dois bombeiros mortos este ano em serviço com a medalha de mérito de protecção e socorro.

INCÊNDIOS LUSA

Passos garante apoios para perdas materiais

Os trabalhadores reivindicam cumprimento de acordos

A Federação dos Sin-dicatos de Transpor-

tes e Comunicações (FEC-TRANS) anunciou ontem o reforço da luta dos tra-balhadores do sector. A próxima quinzena será, por isso, «de acção e lutas», dis-se à Lusa o coordenador da FECTRANS, José Manuel Oliveira. Findo o plenário que se realizou ontem com os trabalhadores, foi apro-vado um documento reivin-dicativo, que será entregue hoje no Ministério da Eco-nomia, em que reivindicam o cumprimento dos Acor-dos de Empresa e contra-tos colectivos de trabalho.

TRANSPORTES JOÃO FERRÃO

FECTRANS anuncia novas acções de luta

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Omundo está a ficar peri-goso. A razão é que, com a pre-

sente crise, aumenta o número de pessoas dispo-níveis para cometer o maior erro das relações sociais. A questão central da humanidade é a distinção entre o bem e o mal. Curio-samente, apesar de decisi-vos, estes adjectivos são usados raramente, prefe-rindo-se outras palavras. Interessante, negativo, vantajoso, nocivo, útil, desagradável são os ter-mos que realmente usa-mos, mas o que interessa mesmo é se é bom ou mau. O grande problema do bem e do mal é andarem misturados, como o trigo e o joio crescendo juntos na parábola. Por isso essa dis-tinção, tão crucial, torna- -se difícil de fazer na prá-tica. O bem surge nos locais mais inesperados e temos de estar alerta para perigos surpreendentes. Este é o principal proble-ma da vida, que gera a ten-tação simplista de julgar algo automaticamente pelas suas características externas. Quem vê caras não vê corações, mas a cada passo consideramos todos os políticos corruptos e os pobres virtuosos, achamos que americanos, judeus, árabes ou alemães nos querem prejudicar, que só há financeiros aldrabões, todas as empre-sas roubam os clientes, etc. Assim fazemos a distinção fundamental entre bem e mal sem qualquer esforço ou dificuldade. Mas estes preconceitos são todos fal-sos, pois em todo o lado há bons e maus. O século XX foi ensanguen-tado por variantes deste terrível vício: racismo, xenofobia, partidarismo, classismo. Repudiámos for-temente esses erros, mas o século XXI começa a cons-truir os seus preconceitos, e o mundo volta a ficar perigoso.

Preconceitos

Michelle Obama pede confiança Primeira dama norte-americana pede «confiança» no presidente que pretende «melhorar a vida

das pessoas comuns».

VASCO NEVES

CM

Page 7: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

5ª Feira · 6 de Setembro de 2012 · 07

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

seis pontos permite à Selecção gerir melhor esse encontro, quer esteja em igualdade pon-tual com os russos, quer este-ja já isolado no grupo, uma vez que o país de Leste joga em Is-rael (a terceira equipa mais forte do grupo) na segunda jornada.

Recorde-se que, há dois anos, Portugal reentrou na lu-ta pelo apuramento com uma vitória no Dragão diante da grande rival, a Dinamarca, só que desta vez qualquer even-tual deslize terá de ser colma-tado em terreno hostil.

Portugal fez ontem o último treino em solo nacional antes

de rumar hoje de manhã ao Luxemburgo. Pepe já treinou sem limitações, mas Cristiano Ronaldo ainda trabalhou condi-cionado, à parte dos com-panheiros. Tudo indica que o capitão recupere a tempo de jogar sexta-feira, mas também é possível que Paulo Bento possa poupar o avançado.

O calendário da qualifi-cação para o Mundial

2014 reservou para o arran-que dois dos jogos teoricamen-te mais fáceis que Portugal vai ter de disputar. No entanto, o passado prova que a visita ao Luxemburgo na sexta-feira e a recepção ao Azerbaijão na terça não são favas contadas.

Nos últimos 20 anos, ape-nas por duas vezes a Selecção Nacional venceu nas duas pri-meiras jornadas (em 2006 e 1996) e na memória dos adep-tos estão as dificuldades vivi-das no apuramento para o Eu-ro 2012 devido ao empate ca-seiro com o Chipre (4-4) e à der-rota na Noruega (0-1).

Para evitar sobressaltos ru-mo ao Brasil, onde será dispu-tada a fase final da prova, o melhor é vencer estes dois pri-meiros jogos, até porque, logo à terceira jornada, Portugal visita o seu principal rival no grupo F. Jogar na Rússia com

MUNDIAL 2014 Perder pontos nos dois primeiros jogos pode dificultar missão da Selecção

Margem reduzida para cometer erros

Plantel continua a não estar a 100%

Portugal tende a não vencer os dois primeiros jogos em fases de qualificação das grandes provas.

JOÃO MONIZ [email protected]

PAULO CUNHA/EPA

Ronaldo treinou ontem condicionado, à parte do grupo, mas hoje já deverá estar a 100% no Luxemburgo

Portugal visita a Rús-sia à 3.ª jornada, jogo que poderá ditar o ru-mo do apuramento

Técnico disse que auxiliar não quis ver um fora-de-jogo

O Conselho de Disci-plina da FPF aplicou

ontem um castigo de 15 dias e 1500 euros de multa a Jorge Jesus, mas na prá-tica o técnico do Benfica não falha nenhum jogo – o campeonato só regressa a 23 de Setembro. Estão em causa as críticas ao árbitro auxiliar após o Benfica-FC Porto da época passada: «não percebo como é que o assistente valida o terceiro golo com o encontro para-do. Não assinalou falta por-que não quis!».

BENFICA

Boccia continua em destaque nos Paralímpicos

Depois do par portu-guês em BC3 ter con-

quistado a medalha de pra-ta, os atletas lusos conti-nuam em grande nível no Boccia. Ontem foi a vez de Cristina Gonçalves, Fer-nando Ferreira e Abílio Va-lente garantirem a passa-gem aos oitavos-de-final na classe BC2. O acesso aos quartos-de-final começa a ser discutido a partir das 9h de hoje. Já o nadador David Grachat bateu o re-corde nacional nos 50m li-vres mas falhou o apura-mento para a final da clas-se S9.

PORTUGAL

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Cristina Gonçalves é uma das atletas nos oitavos-de-final

ESTELA SILVA/LUSA

Jesus castigado por críticas após jogo com FC Porto

Além de Jorge Mendes ter garantido publica-

mente que estava ao corrente do motivo para a tristeza de Cristiano Ronaldo e que apoia-va o seu agenciado, também José Mourinho não terá per-dido tempo a colocar-se ao la-do do seu jogador. Segundo o jornal Marca, o treinador do Real Madrid ligou a Ronaldo logo na segunda-feira.

«Tu aqui és um jogador im-portante. Não tenhas dúvidas. Tens de ter isso bem claro. És muito apreciado e tens que te Técnico do Real Madrid garante que Cristiano Ronaldo é acarinhado

REAL MADRID

Mourinho não perde tempo e liga a Ronaldosentir querido pois tens o nosso carinho. Nós vamos aju-dar-te em tudo o que precises. Quando regressares falare-mos melhor. Tem de ficar cla-ro para ti que estamos aqui pa-ra te escutar e ajudar, terá di-to Mourinho, segundo o jornal espanhol.

Entretanto, os jogadores da Selecção continuam a desva-lorizar o assunto. Ontem João Pereira deixou claro que a vi-da dos outros não é da sua conta, mas negou que o assun-to esteja a afectar a equipa.

SALVATORE DI NOLFI/EPA

BENFICA

Saída de Witsel era hipótese há um mês Apesar do negócio “fora de horas”, a saída de Witsel já estaria a ser dis-cutida há um mês. Foi o próprio jogador que o deu a entender, dizendo que há um mês pediu infor-mações sobre o clube russo ao compatriota e agora colega de equipa Lombaerts.

MAN. UNITED

Bolt vai poder jogar contra Real Madrid Homem mais rápido do planeta, finalmente Usain Bolt vai ter uma oportuni-dade de mostrar as suas qualidades futebolísticas. O técnico do Man. United garantiu que o jamaicano vai jogar pelas glórias do clube contra os veteranos do Real Madrid.

REAL VS. BARÇA

Galardão conjunto não evita polémica Nem o Prémio Príncipe das Astúrias, entregue a Casillas e Xavi, gera con-senso. Enquanto o Real Madrid noticiou o feito com uma foto dos dois jogadores na selecção espanhola, o Barcelona colocou uma onde Xavi, ao serviço do Barça, marca um golo a Casillas.

TÉNIS

Nadal vai ficar mais dois meses de fora Embora não tenha de ser operado, o médico de Rafael Nadal informou que o tenista vai ter de ficar sem jogar mais dois meses devido às fortes dores no joelho esquerdo.

10 SEGUNDOS

2 minutos e 36 segundos de vantagem do agora

líder Contador na Volta a Espanha em bicicleta.

EPA

Page 8: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

5ª Feira · 6 de Setembro de 2012www.Destak.pt · 08

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (= 1*) En Acústico / Pablo Alborán 2 (= 2*) Viver a Vida / Mickael Carreira 3 ( 6*) Meus Encantos / Paula Fernandes 4 ( 9*) Panda e Os Caricas / Os Caricas 5 ( 5*) Ao Vivo / Paula Fernandes 6 ( 4*) Nothing But The Beat / David Guetta 7 ( 10*) Up All Night / One Direc-tion 8 ( 17*) As Cançõess da Maria / Maria de Vascon-celos 9 ( 8*) Alma / Carminho 10 ( 3*) Salão America em Boa Companhia Eu Vou / Os Azeitonas * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA POR-TUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

música mundial como FR Da-vid (do tema Words), Alpha-ville, Ali Campbell dos UB40 (no dia 7); e Liz Mitchell dos Boney M, Sétima Legião e Bonnie Tyler (no dia 8). Em dois dias de música, o ERP Re-member Cascais promete rea-vivar memórias antigas, e ce-lebrar a década de 80, com di-ferentes gerações. Depois dos concertos de ambos os dias, a festa continua ao som dos anos 80 com a Rádio Renas-cença e os DJ Júlio Heitor (dia 7) e Paulino Coelho (dia 8).

Não é preciso fazer um grande esforço para per-

ceber porquê. Cascais vai ser palco de um desfile de artistas memoráveis da história da

REMEMBER CASCAIS Bonnie Tyler, F.R. David e Alphaville são algumas estrelas

O seu festival de boas memóriasNa sexta e sábado, o caminho dos amantes de música dos 80’ vai dar ao Hipódromo Manuel Possolo.

FILIPA ESTRELA [email protected]

No âmbito do evento, a ERP – European Recycling Platform convida a participar na 1.ª Green Run, no dia 8, com par-tida do Hipódromo, às 10h30. – – TOME NOTA Local Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais Horário 7 e 8 de Setembro, às 21h (portas abrem às 20h) Preço 30 e 50 euros

Optimus D’bandada

Agendada para o próximo dia 15 de Se-

tembro, no Porto, a Opti-mus D’bandada já tem o cartaz fechado, conta com a parceria com a Casa da Música e com a Porta Jazz, e adere às novas tecnolo-gias com aplicações para smartphones e tablets, o que vai permitir uma nova forma de viver o festival. São 40 bandas e 50 concer-tos, em 15 espaços da baixa do Porto.

FESTIVAL

Surf ao som da música

Desportos de mar, música e natureza são

os ingredientes do Atlantic Surf Fest, este fim-de-sema-na, na praia de Canide Sul, em Gaia. A música será mes-mo «um dos pontos altos do Atlantic Surf Fest», diz a or-ganização, a empresa Rios & Trilhos, frisando que no sá-bado, a partir das 18h, irão actuar Gonçalo Bilé, João Di-nis e DJ Ras Fernando, to-dos eles com um interesse comum: o surf.

GAIA

Hoje quer aproveitar minha crónica para falar dos incên-dios - um mal que aparece sempre no verão, e que se estende por todo o país. Este ano houve alguns gravíssi-mos. No mês passado a zona Tavira foi vitima um incêndio terrível com vários dias de combate às chamas. Uma grande área do Algarve quase desapareceu do mapa, para não falar da quantidade de pessoas que ficaram sem os seus bens. Depois na Madeira aquela tragédia em que também durante vários dias o fogo queimou uma grande quan-

«MAS SERÁ QUE O PROBLEMA É SÓ DO CALOR?»

Um obrigado aos bombeiros tidade da ilha, e hoje, altura em que escrevo esta crónica, Lisboa está coberta por fumo e cheiro a queimado e dizem-me que há vários incêndios activos junto à Capital. Mas será que o pro-blema é só do calor? Não haverá também um pouco de descuido? Neste período tão quente o que quero aqui deixar é um grande agradecimento aos nossos bombeiros que arris-cam a vida para resolver este grande problema. É a todos eles que dedico esta semana as músicas calmas do meu Oceano Pacífico na RFM.

VOZES DA RÁDIO

RFM faz festa e carjoking nos AçoresA não Perder

ALPH

AVIL

LE

BONEY MALI CAMPBELL

PASSATEMPO O Destak oferece 30

convites para dia 7 de Setembro e outros 30

para dia 8 de Setembro. Para ganhar basta participar

na nossa página oficial do Facebook. Já lá foi

fazer um like?

ALPHAVILLE – Autora dos hinos pop Forever

Young e Big in Japan, a banda alemã é uma marca registada na

revolução synthpop.

BONEY M – Seja contagiado por temas

como Rivers of Babylon.

ALI CAMPBELL – É o

frontman, vocalista e fundador dos UB40,

que contam com temas como Red, Red Wine e mais de 70 milhões de

discos vendidos.

Sábado a RFM vai até aos

Açores para uma emissão em directo a partir das 10h com trans-missão às 22h30 do concerto de Miguel Gameiro e Cais Sodré Funk Connection, na Festa RFM Flower Power, em Ponta Delgada. 2.ª feira, Zé Coimbra, Carla Rocha e Nilton ficam em S. Miguel para o 1.º “carjo-king” insular do Café da Manhã em Ponta Delgada. Mais em rfm.pt.

JOÃO CHAVES Oceano Pacífico

Dom. a 6.ª 22h-2h [email protected]

Page 9: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

Fim de semana · www.Destak.pt · 095ª Feira · 6 de Setembro de 2012

Get Set Festival no dia 1 Ocupar edifícios devolu-tos na Rua do Almada e

junto ao rio Douro ou reabrir o Cinema Trindade são novida-des do Get Set Festival 2012, fes-tival de artes que arranca no Porto a 1 de Outubro. Conferên-cias, workshops, exposições e intervenções artísticas multi-

PORTO

média e vídeo-arte são ou-tras iniciativas incluídas no programa da 3.ª edição, que vai trazer jovens criativos de múltiplas nacionalidades e de diferentes áreas como a arquitectura, design, vídeo, moda, novos media, multi-média, música, entre outras.

Sons do mundo na Noite Branca

A Noite Branca de Bra-ga 2012: Capital Euro-

peia da Juventude realiza-se este sábado, com Mafalda Ar-nauth, The Gift e Buraka Som Sistema incluidos no cartaz do palco principal. Preparadas estão oito áreas temáticas es-palhadas um pouco por toda a cidade, que prometem ocupar as mais de 10 horas de progra-mação com arte urbana, per-formance, animação cultural e muita música. O Largo S. João do Souto, por exemp-lo, acolhe a área mundo, onde a música tradicional se mistu-ra com a contemporânea.

BRAGA

Portugueses The Gift vão actuar no palco principal

MARILINE ALVES/CM

O Teatro de Vila Real apresenta amanhã

um espectáculo do Drum-ming Grupo de Percussão, vocacionado para a música contemporânea e de portas abertas a todos os mundos sonoros, afirmando-se co-mo um dos mais importan-tes colectivos do género a ní-vel internacional. Os seus es-pectáculos viajam da per-cussão erudita ao jazz, pas-sando pela electrónica e pe-lo rock, desenvolvendo ain-da música de cena para tea-tro, ópera e bailado.

VILA REAL

Viagem pela percussão

O Parque da Cidade de Guimarães recebe, este

domingo, às 19h, um concerto único, protagonizado por uma orquestra gigante, composta por mais de 300 músicos ama-dores e profissionais. A inicia-tiva – designada de operação Big Bang – é promovida por Gui-marães 2012 Capital Europeia da Cultura e realiza-se no âmbi-to do último Picnic Play. O maes-tro inglês Tim Steiner é o res-ponsável pela direcção de todo o agrupamento musical.

Ao longo do dia, os partici-pantes trabalham com o maes- Actuação final da super orquestra está marcada para as 19h

CAPITAL DA CULTURA Maestro inglês Tim Steiner conduz mega concerto ao ar livre este domingo

Orquestra gigante em GuimarãesOperação Big bang reúne mais de 300 músicos. Parque da Cidade acolhe o último Picnic Play.

DR

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

tro inglês e com 11 músicos vi-maranenses que assumem o pa-pel de chefes de naipe. Entre as 10h e as 17h será, assim, criada uma peça única. A operação Big Bang vai ganhando forma, apresentando-se ao final da tar-de a todos os curiosos que deci-dam desfrutar do último domin-go com animação naquele es-paço da cidade. A actuação fi-nal está agendada para as 19h.

A par desta iniciativa, o Pic-nicPlay conta com os momen-tos habituais de animação. No local, será possível encontrar bancas de artesanato, diferen-tes performances, bem como uma tenda chill-out, onde deco-rrerá a animação dos EZ e um workshop de guitarra eléctrica.

Este é o último Picnic Play. Desde 15 de Julho, a iniciativa da Capital da Cultura tem vin-do a reforçar a vivência do Par-que da Cidade, convidando os vimaranenses a levarem man-ta, merenda e boa disposição.

PUB

Espectáculo marcado para as 22h, com entrada livre

DR

SINGLE

Novo videoclip dos Muse disponível Madness é o nome do pri-meiro single do aguar-dado novo álbum The 2nd Law. Depois de Survival - o hino oficial dos Jogos Olímpicos 2012 - e de Unsustainable, os britâni-cos Muse apresentam mais um tema, que já conta com um videoclip oficial. O lançamento do disco está previsto para 1 de Outubro.

LINKIN PARK

Novo videoclip de ‘Lost In The Echo’ Depois do contagiante primeiro single Burn It Down, os Linkin Park apresentam agora Lost In The Echo. Este é o segundo single do mais recente disco da banda, e já tem um videoclip ofi-cial. Recordamos que o álbum do grupo norte- -americano intitulado Living Things foi editado no passado dia 25 de Junho.

TOME

NOTA

Page 10: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

5ª Feira · 6 de Setembro de 2012www.Destak.pt · 10

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

SÁBADO

Animação com o «Tio Óscar» O «Tio Óscar» está este sábado, às 17h, na loja Fnac do NorteShopping, em Matosinhos, com muita música, numa viagem pelo «mundo da ale-gria». Para o «Tio Óscar» tudo é ins-piração – os ani-mais, as flores, as ruas – e animação.

DOMINGO

Póvoa vai estar em festa A Póvoa de Varzim celebra as Festas de Nossa Senhora das Dores, uma das festividades religio-sas mais participa-das do concelho, atraindo inúmeros devotos e visitan-tes. As celebrações têm início domingo e prolongam-se até 18 de Setembro.

Este fim-de-semana, O Cinema Vai à Vila

continua a viagem pelas fre-guesias de Guimarães. Amanhã, a parceria entre o Cineclube de Guimarães e a Capital Europeia da Cultu-ra chega à vila de S. Torca-to com o filme Drive – Risco Duplo. A sessão decorre no Parque do Lago e a entrada tem o preço de dois euros.

No sábado, no Salão Paroquial de Serzedelo será exibido o fil-me Potiche – Minha Rica Mul-herzinha. Ambas as sessões de-correm a partir das 21h30.

GUIMARÃES

‘Cinema Vai à Vila’

Sem-abrigo em destaque

Inaugura no sábado a exposição Enquanto

estamos acordados, do foto-jornalista Paulo Pimenta, na Exposhop, no Porto, um tra-balho que tem como figuras centrais os sem-abrigo. Mer-cado Bom Sucesso, Aliados, Ponte D. Luís, Passos Ma-nuel, silo-auto, Campanhã, Praça da República ou Coro-nel Pacheco são locais por onde passamos sem reparar em quem faz destes sítios o seu quarto de dormir.

FOTOGRAFIA

Júlio Dolbeth desafiado

O sítio de música bodyspace.net, a co-

memorar dez anos, decidiu, entre várias iniciativas, de-safiar o ilustrador Júlio Dol-beth a reinterpretar uma se-lecção de dez capas de disco, que, por alguma razão, fica-ram fixadas na memória co-lectiva. O resultado poderá ser visto a partir de amanhã, no Plano B, no Porto, a par-tir das 22h30. Haverá ainda um concerto de Panda, Pan-da, Panda… Panda.

EXPOSIÇÃO

‘Potiche - Minha Rica Mulherzinha’ exibido no sábado

DR

TEATRO

TNSJ recebe Brasil em ano de crise O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai acolher, até Dezembro, três espec-táculos e um recital no âmbito da celebração do Ano do Brasil em Portu-gal, numa altura em que prevê uma perda de 11% de espectadores, anun-ciou ontem a instituição. Duas actrizes brasileiras, Elisa Lucinda e Geovana Pires, vão declamar, a 9 e de 10 de Outubro, poe-mas de Fernando Pessoa num Recital à Brasileira, seguindo-se, no final desse mês, Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade para comemorar os 40 anos de carreira de Sura Berditchevsky.

S. JOÃO DA MADEIRA

Serralves expõe fora de portas Serralves apresenta nos Paços da Cultura de São João da Madeira a exposição Ponto de Fuga/Vanishing Point, que reúne obras da sua colecção. A inauguração acontece amanhã, às 18h. Esta exposição, comissa-riada por João Fernandes, apresenta uma selecção de obras pertencentes à Colecção da Fundação de Serralves. Estas utilizam a fotografia, o cinema e o vídeo como suporte dos processos criativos dos artistas representados, definíveis por uma singu-laridade que é o seu real «ponto de fuga» em relação a qualquer pro-grama que os pretenda caracterizar e condicio-nar. Nesta mostra de Serralves, patente até ao dia 11 de Outubro, estarão representadas obras de artistas portugueses e estrangeiros.

TOME

NOTA

Ciclo Woody Allen O Teatro do Campo

Alegre, no Porto, exibe às 18h30 de sexta e

sábado filmes do cineasta Woody

Allen.

ga a sua paixão e o dinheiro vi-rá - Acabar com os mitos’, ‘Mais sucesso - Maior receita. Como a colaboração pode dar ambos’, ou como trabalhar com relações públicas. No domingo, serão abordadas formas de construir um negócio, como acrescentar valor a um blogue de viagens e como o construir.

Os 16 oradores no Hotel Shera-ton ensinarão ainda a construir

uma comunidade (cibernética), a lançar ideias de marketing, con-tar histórias de forma convin-cente ou compreender a lei para os IP dos bloggers. Organização fala de «conferências de quali-dade» promovidas por «grupo poderoso de embaixadores digi-tais» que podem «potenciar for-temente o turismo na região».

Duzentos bloggers de via-gens de mais de 20 países

e vários continentes estão este fim-de-semana no Porto a dis-cutir o sector e a promover a ci-dade. «É uma oportunidade úni-ca para os agentes de viagens e para os bloggers ou candidatos a sê-lo. Um momento em que os vários interesses e motivações se fundem numa iniciativa que a todos beneficia», explica Oli-ver Gradwell, do Travel Bloggers Unite (TBU), promo-tor do www.tbuporto.com.

No sábado, destacam-se con-ferências sobre temas como ‘Si-

CONFERÊNCIAS Especialistas internacionais ensinam a potenciar o turismo local

Bloggers ‘vendem’ o Porto

«Grupo poderoso de embaixadores»

Duzentos bloggers de viagens vão promover a cidade. Encontro realiza-se este fim-de-semana.

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

LUÍS ANICETO

Participantes irão também passear por locais emblemáticos do Porto

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura

tem ainda patente a exposição Flatland (Redux), que ao lon-go dos últimos meses tem des-pertado o interesse dos vima-ranenses e não só.

Quatro artistas de diferen-tes nacionalidades – João Queiroz (Portugal), Ángela de la Cruz (Espanha), Michael Bi-berstein (Suíça) e Michaël Bor-remans (Bélgica) – desven-dam, em 26 obras, as poten-cialidades da pintura, desde as modalidades mais clássicas, como a paisagem ou o retra-to, até à tridimensionalidade.

Comissariada por Delfim Sardo, esta mostra – que po-

CAPITAL DA CULTURA

Mostra multiculturalde ser visitada no Centro Cul-tural Vila Flor até 16 de Setem-bro – propõe encontrar um ca-minho entre a pintura, a escul-tura e a arquitectura.

A obra de Ángela de la Cruz Transfer with armchair (brown) é uma das peças que podem ser vistas no local. A pintora explora as valências desta arte, em interacção com a escultura e a arquitectura, contrastando, por exemplo, com The Ear, de Michaël Bo-rremans, que apresenta uma abordagem mais clássica. As obras reflectem os percursos dos quatro pintores, que ex-ploram a arte em direcções distintas.

Exposição está patente no Centro Cultural Vila Flor

JOÃO PEIXOTO/GUIMARÃES2012

Page 11: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

PUB

Page 12: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

5ª Feira · 6 de Setembro de 2012www.Destak.pt · 12

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

HOMENAGEM

Marilyn na Cinemateca No ano em que passam cinco déca-das desde que Marilyn Monroe desapareceu, a Cinemateca Portu-guesa, em Lisboa, passa este mês vários filmes da actriz. Hoje é a vez de Quando a Cidade Dorme, e amanhã Niagara.

FESTIVAL

Queer Lisboa chega dia 21 O Festival de Cinema Queer Lis-boa realiza-se este ano de 21 a 29 de Setembro e conta com 13 filmes por-tugueses de um total de 91 filmes programados, numa edição em que o 2.º país com maior presença é o Brasil.

TAMBÉM ESTREIA

Neste Terapia a Dois de David Frankel, realizador conhecido pela série Sexo e a Cidade e por O Diabo Veste Prada, Meryl Streep e Tommy Lee Jones são Kay e Arnold. Este casal dedicado leva três déca-das de casamento, mas Kay quer apimentar a relação, de forma a chegar mais perto do marido. Quando ele descobre um famoso especialista de casais (Steve Carell) na pequena cidade de Great Hope Springs, tenta persuadir o cép-tico Arnold, um homem habi-tuado às rotinas, a meter-se

COMÉDIA

O casal Meryl Streep e Lee Jones

num avião para uma semana de terapia conjugal. Só que depois de o conseguir convencer, o ver-dadeiro desafio para ambos será mesmo colocarem de parte as várias desavenças matrimoniais e tentarem reacender a chama que os levou a apaixonarem-se um pelo outro. O filme tem rece-bido boas críticas.

Calvin (Paul Dano) é um jovem escritor que alcançou grande sucesso, mas que está a atravessar um bloqueio criativo e de amores na sua vida. Só que quando cria uma persona-gem chamada Ruby, inspira não só a escrita como tam-bém a vida amorosa.

COMÉDIA/FANTASIA

‘Ruby Sparks’ de sonho

Este filme pós-apocalíptico de terror do francês Xavier Gens, mostra um planeta Terra profundamente pertur-bardo. Quando uma bomba atómica devasta Nova Ior-que, oito desconhecidos refu-giam-se na cave do seu pré-dio. Só que com o passar do tempo, os moradores começam a sucumbir à ele-vada temperatura do com-partimento, assim como ao medo da radiação e aos jogos psicológicos derivados da privação de alimento e água. No entanto Julie, a

TERROR/THRILLER

‘Os Humanos’ sobreviventes

única jovem do grupo, tem as suas próprias preocupações com os homens que começam a ade-rir a grupos perigosos. Rapida-mente aprende que terá de ser cruel se quiser sobreviver, cons-ciente de que o refúgio se está a tornar no seu inferno. O filme conta com Lauren German e Milo Ventimiglia.

O português sonha, a obra nasce. Assim se po-

de resumir o desejo de Luís Is-mael (realizador, argumentis-ta e protagonista) em criar uma trilogia divertida com uma quadrilha de criminosos

que só podiam ser portugue-ses. Em 2000, e sem dinheiro no horizonte, a ajuda precio-sa de vários amigos permitiu estrear (na altura na SIC Ra-dical), o primeiro capítulo de Balas & Bolinhos, ainda com poucos meios técnicos mas com uma capacidade de atrair público rara.

Foi preciso esperar quatro anos para ver a sequela. Em O Regresso, assistimos a uma caça ao tesouro no Norte, ao estilo Indiana Jones e, agora, com direito a estreia nas salas de cinema. Apenas sete cópias distribuidas pelo país tiveram

58 mil espectadores a assistir às loucuras de Rato, Tone, Cu-latra e Bino.

Acção e humor à portuguesa Mas o fim da trilogia só viria a chegar 12 anos após o primei-ro filme e o dia em que a 1ª tri-logia do cinema português chega às salas (em mais de 40 salas, numa clara aposta da Lusomundo) é hoje, 6 de Se-tembro. A quadrilha imprová-vel continua a tentar enganar e “gamar”. Mas os roubos não têm sido generosos para Cu-latra, Rato e Bino, que conti-nuam a ter vida continua difí-

ESTREIA DA SEMANA Comédia de acção portuguesa é a única trilogia nacional a ser concluída

‘Balas & Bolinhos’, o fim

São criminosos, divertidos e muito rebeldes a quadrilha de ‘Balas & Bolinhos 3’, uma saga de 12 anos.

JOÃO TOMÉ [email protected]

FOTOS D.R.

Jel, Francisco Menezes, Carlos Paulo e Fernando Rocha também participam na obra que conta com muita acção e humor à portuguesa

Os Selvagens de Stone

Depois de ter realiza-do alguns filmes mais

“convencionais”, como World Trade Center, W. e Wall Street, Oliver Stone voltou a arriscar num filme cheio de adrenalina, emo-ções fortes e um elenco cheio da valores. Baseado no best-seller de Don Wins-low, Selvagens conta a his-tória de dois amigos: Ben (Aaron Johnson), um Bu-dista pacifista, e Chon (Taylor Kitsch), um ex- -SEAL da Marinha e ex- -mercenário. Ambos ge-rem um lucrativo negócio de marijuana na Califórnia, onde também partilham o amor da belíssima Ophelia (Blake Lively). Tudo corria bem, até um cartel mexica-no, liderado pela impiedo-sa Elena (Salma Hayek) e o seu braço direito, Lado (Benicio Del Toro) forçar uma parceria, que acabará por colocar à prova o laço inquebrável entre os três amigos. John Travolta também participa num fil-me duro e complexo.

CRIME/THRILLER

Oliver Stone volta a dirigir um filme negro e ‘duro’

D.R.

cil. Tudo muda quando Tone, o homem do mundo, regressa a casa para tentar salvar o pai, que está às portas da morte. E quando o reencontro acon-tece partem para a mais sur-preendente das suas aventu-ras. Para não fugir aos outros dois filmes da saga, tudo vai fi-car pior do que estava.

Num filme que faz lembrar o humor da série Duarte & Companhia, mas mais malu-co, não falta acção, artes mar-ciais e criminosos “à portugue-sa”. Jel, Francisco Menezes, Carlos Paulo e Fernando Ro-cha também participam.

D.R.

D.R.D.R.

Page 13: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

PUB

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCorrida da Linha é sua!5ª Feira · 6 de Setembro de 2012 · 13

po, vai chegar a segunda-fei-ra ainda mais exausto, porque a falta de exercício físico ador-mece o nosso metabolismo, e rouba energia aos neurónios.

Para já não falar no mau exemplo para os mais peque-nos, que por estas e por outras tantas razões engrossam as estatísticas da obesidade, das doenças cardiovasculares e de muitas outras que são desen-cadeadas pelo estilo de vida desde a infância. Além do mais, a prática de um despor-to é um mais do que provado antídoto para a tentação do consumo de álcool e outras drogas, que é frequente na adolescência.

Chega exausto ao fim de semana e só lhe apetece

desmaiar no sofá e alienar-se com uma telenovela ou uma série na televisão? Compreen-demos perfeitamente, e não lhe queremos roubar esse prazer, mas a verdade é que se usar assim todo o seu tem-

FAMÍLIAS Um programa para os maiores e os mais pequenos. Inscreva-se já

Divirta-se a correr com os seus filhosAs nossas crianças têm a necessidade de fazer muito mais exercício. Ponha-os a mexer (consigo).

ISABEL STILWELL [email protected]

DANIEL AMARO

Há cinco anos que as famílias não perdem a Corrida da Linha

Por isso, deite-se no sofá, sim senhora, mas só depois de ter desafiado a família toda pa-ra um passeio ao ar livre, a pé ou de bicicleta, com a vanta-gem de que vão chegar a casa muito mais sossegados, e bas-tante menos implicativos.

Mas se andar e correr de-ve ser um hábito regular, tem agora um estímulo acrescido para uma próxima quinzena de treinos: entrar na Corrida da Linha, na modalidade dos 3 km, calmamente feitos entre o Estoril e Cascais, ou mesmo os 10 km, para aqueles que precisam de mais adrenalina. Inscreva-se já e corra ao nosso lado.

Receba uma camisola

Se o atleta tiver menos de 12 anos receberá uma t-shirt exclusiva Kids. Se

for mais velho tem direito a uma cami-

sola técnica.

Queremos fazer de si um atleta

As camisolas técnicas são feitas para os atletas de alta competição, sendo

mais leves, ajustáveis ao corpo e anti-transpi-

ração.

Com o logo do Destak, claro!

As t-shirts têm o nosso logo, para que fique com a prova de que celebrou os 11 anos do primeiro

jornal gratuito português.

Page 14: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

PUB

Page 15: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo
Page 16: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

5ª Feira · 6 de Setembro de 201216 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

«É um autêntico tornado» diz sobre o “ex” de Katy Perry

É um namoro recen-te mas já está a ser al-

vo de intensa especulação. Talvez por isso, a ex-Spice Girl Geri Halliwell veio a público confirmar a sua re-lação com Russell Brand. «É um autêntico tornado», confidenciou a Ginger Spi-ce sobre o comediante re-cém-separado da cantora Katy Perry. Geri Halliwell e Russell Brand conhece-ram-se nos ensaios da ce-rimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos e a partir daí a chama surgiu.

CANTORA E ACTOR

A caminho do 4.º filho

Thomas Beatie, mais conhecido por “O Ho-

mem Grávido”, quer ter mais um filho, o 4º. Beatie de 38 anos, separado des-de Abril, voltou a apaixo-nar-se e deseja constituir família com Amber Nicho-las. «Estar grávido é a ex-periência mais incrível. Mas desta vez queremos que seja a Amber a engra-vidar. Seria espectacular viver a gravidez no papel de pai. Até é possível que venhamos a engravidar ao mesmo tempo e que o pri-meiro a conseguir siga em frente», explicou.

‘HOMEM GRÁVIDO’

DR

Thomas Beatie deseja ser pai agora sem carregar o bebé

DR

Geri namora com Russell

PASSEIO DA FAMA

Ellen DeGeneres ganha estrela em Hollywood A comediante e apresenta-dora de talk show Ellen DeGe-neres recebeu uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood. A seu lado esteve a mulher, a actriz Portia de Rossi, e os apresentadores Ryan Seacrest (o anfitrião do concurso American Idol) e Jimmy Kimmel, seus grandes amigos. «É incrível: sempre tentei orientar a minha carreira de modo a não ser pisada por ninguém e tudo para chegar ao ponto das pessoas virem a passar por cima de mim», brincou a popular apresentadora de 54 anos.

RODOLFO VENÂNCIO

Actor de 19 anos detido por posse de droga

Rodolfo Venâncio, jovem actor de séries da SIC como Chiquititas e Lua Vermelha, foi detido no domingo pela GNR, por suspeitas de tráfico de droga, numa operação de trânsito em Ourique. O jovem de 19 anos estava na posse de 30 doses de canábis, encon-tradas após uma revista ao

veículo. Após dois noites detido, foi presente a um tri-bunal e libertado com termo de identidade. O amigo que o acompanhava tinha 310 doses de haxixe.

PERDEU 25 KGS

João Ricardo treina para travessia a nado

O actor João Ricardo perdeu 25 Kgs em 3 meses e preten-der emagrecer mais. Tudo porque o Hernâni da novela Dancin’ Days está a treinar para, em Maio, atravessar a nada o estreito de Gilbratar. A iniciativa tem o apoio da SIC. «É um testemunho para o meu filho Rodrigo. Estou a nadar 2,5 km de manhã e 2 à tarde... tudo em piscina. E, uma vez por mês, faço em mar aberto, na Praia da Torre, com o meu treina-dor», conta à TV Guia.

RTP1

Herman José convida Seguro para talk show

Herman José regressa no dia 8 aos serões de sábado na RTP1. Para o primeiro programa da nova tempo-rada já está confirmada a presença do Líder do PS, António José Seguro. Janita Salomé e Vitorino assinam os momentos musicais.

NAS

ESTRELAS‘Apanha-me se Puderes’ A 3.ª temporada da série Apanha-me Se Puderes,

estreia hoje, às 22h20, na FOX, em episódio duplo.

«As pessoas não estava muito

interessadas» MIGUEL

(Ex-Casa dos Segredos sobre dupla de DJ strippers)

Com cinco nomeações para os MTV Video

Music Awards 2012, Riha-nna será uma das mais elec-trizantes estrelas no palco da festa que esta noite de-corre Staples Center, em Los Angeles. O evento mu-sical será exibido na MTV Portugal amanhã, às 20h00, a tempo de mostrar ima-gens do pré-show – a festa que antecede a gala televi-siva – no qual Demi Lovato dará o pontapé de saída.

Taylor Swift, Green Day, Pink, Alicia Keys e One Di-rection também subirão ao palco. Miley Cyrus e as Gi-nastas Olímpicas dos EUA alinham no painel de anfi-triões.

GALA MTV Music Video Awards 2012 decorrem esta noite no Staples Center

Estrelas rock em movimento

Rihanna, Pink e Taylor Swift cantam os seus hits na gala exibida amanhã, às 20h00, na MTV Portugal.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR

EPA

Page 17: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo
Page 18: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

Classificados · www.Destak.pt · 18 5ª Feira · 6 de Setembro de 2012

Page 19: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

5ª Feira · 6 de Setembro de 2012 · 19

Leitor www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

O QUE ACONTECE EM WWW.DESTAK.PT

CARTAS DO LEITOR

As touradas são injustificáveis

Um dos principais argumentos dos aficionados é que não se justifica-va a criação do touro bravo se não existissem touradas. A começar pelos mais entendidos deste es-pectáculo bárbaro e primário, sa-bem que é falso. É verdade que este belo e nobre animal não pode ser criado em cativeiro e necessita de mais tempo que as outras raças da sua espécie para atingir a pleni-tude. Mas, em contrapartida, bas-ta-lhe a pastagem e o mato das terras pobres da charneca e de-pois algum tempo na lezíria ou um suplemento alimentar para a en-gorda. Aliás, nenhum argumento justifica o sofrimento atroz de qualquer animal para gaudio dos humanos.

Francisco Ramalho CORROIOS

Degradação na TAP

A qualidade do serviço que tornou a nossa TAP internacionalmente reconhecida parece estar em lasti-mável degradação – de que o voo Lisboa-Estocolmo, em Agosto, foi chocante testemunho.

Numa viagem de mais de qua-tro horas, exigindo a comparência no aeroporto duas horas antes, os passageiros, que enchiam o avião (entre os quais, numerosas crian-ças, algumas sem acompanhante, e pessoas com dificuldades moto-

ras) foram objecto de tratamento verdadeiramente inqualificável, privados de qualquer serviço de bordo, incluindo a normal refei-ção, alegadamente por “falta de pessoal” (com tanta gente desem-pregada neste país…). Num cená-rio deveras humilhante, forma-ram-se na coxia, em pleno voo, longas filas de passageiros “men-digando” algo de comer por se sentirem indispostos…

Não houve informação anteci-pada nem a oferta de um simples “voucher” de refeição a consumir na própria aerogare. A única notí-cia, vaga e confusa, referindo “ser-viços mínimos”, foi dada já no acto do embarque.

Ao que consta, esta vergonho-sa situação, sonegando direitos à socapa, tem vindo a repetir-se ulti-mamente – para desprestígio da TAP e de Portugal. Será para facili-tar a privatização?...

César Faustino

Cristiano Ronaldo

É de lamentar que numa altura em que milhares de portugueses estão sem trabalho, grassa a misé-ria, aumenta a pobreza, o crime dispara em vários quadrantes, a comunicação social está solidária com a tristeza de Cristiano Ronal-do! Nem vou enumerar as dificul-dades que esse senhor atravessa pois seria ridículo e até traumati-zante para muitos milhares de

portugueses! Se querem ser soli-dários sejam com quem realmen-te precisa, a grande massa de po-pulação que se encontra bem abaixo da dignidade humana!

João de Brito LISBOA

A caminho de um Estado fascista Este governo quer que os cidadãos se tornem polícias nas facturas e ele próprio se promove a Estado- -Polícia quando põe em lista negra quem deve 75€ à EDP.

José Raimundo

Janela da alma

Não sei que janela aberta trago em mim,/por onde o amor esprei-ta para magoar,/oferecendo-se com máscara falsa de cetim,/já me fez cair na tentação de acredi-tar. Trocamos docemente pedaços de carinho,/suspensos de um desejo dominante apetecido,/hei-de sen-tir-te sempre em mim pelo cami-nho,/nesta viagem etérea onde me encontro perdido. Magoei-te com o clamor febril da desilusão,/sentindo ferido o meu orgulho insatisfeito,/mas resso-ando em ti com dupla emoção/vai nascendo Primavera no meu pei-to.

João Maia PORTO

BRAGA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

33º MÁXIMA

HOJE 16º MÍNIMA

34º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 20º MÍNIMA

35º MÁXIMA

AMANHÃ 18º MÍNIMA

33º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 15º MÍNIMA

35º MÁXIMA

AMANHÃ 17º MÍNIMA

32º MÁXIMA

FARO

HOJE 21º MÍNIMA

28º MÁXIMA

AMANHÃ 21º MÍNIMA

25º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 21º MÍNIMA

32º MÁXIMA

AMANHÃ 21º MÍNIMA

29º MÁXIMA

PORTO

HOJE 22º MÍNIMA

32º MÁXIMA

AMANHÃ 19º MÍNIMA

28º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE*

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Cãozinho (fam.). Pequeno lago artificial junto ao mar, onde a preia-mar deixa entrar peixe miúdo. 2. Salto brusco. Esteiro de rio ou braço de mar, geralmente navegável e que se ramifica pela terra. 3. Pequena casa rústica. Talento. 4. Óxido de alumínio, que forma a base das argilas e entra na constituição de grande número de pedras preciosas. Virtude. 5. Contr. da prep. em com o art. def. a. Amachucar. 6. Cólera. Regressar. 7. O m. q. drenar. Contr. da prep. a com o art. def. o. 8. Ruminante bovídeo. Que soa, soante. 9. Gostar muito de. Que vivem no ar. 10. Desde (ant.). Avança. 11. Corrosão. Falso Verticais: 1. Ave trepadora do Brasil, de bico muito comprido. Apoio. 2. Pedra preciosa, de cor leitosa ou azulada, que apre-senta reflexos cambiantes e é uma variedade de sílica hidra-tada. Dotes naturais. 3. Que tem carácter sagrado. Matizado. 4. Navega ao largo. Qualquer quadrúpede que serve para ali-mento do Homem. 5. Ser vivo irracional (pl.). Redução em próclise de Santo ou São. 6. Espaço de 12 meses. Hora do ofí-cio divino. 7. O espaço aéreo. Capuz (ant.). 8. Minha (ant.). Mover-se circularmente. 9. Deitar barba. Extrema alvura. 10. Possuir. Rebocar. 11. Ave palmípede, espécie de pato. Arte de escrever em verso

CRUZADAS Horizontais: 1. Totó, Camboa. 2. Upa, Ria. 3. Cabana, Arte. 4. Alumina, Bem.

5. Na, Amolgar. 6. Ira, Vir. 7. Drainar, Ao. 8. Boi, Sonante. 9. Amar, Aéreos. 10. Dês,

Vai. 11. Erosão, Bera Verticais: 1. Tucano, Base. 2. Opala, Dom. 3. Tabu, Iriado. 4. Amara, Rês.

5. Animais, Sã. 6. Ano, Noa. 7. Ar, Alva-néu. 8. Mia, Girar. 9. Barbar, Neve.

10. Ter, Atoar. 11. Adem, Poesia

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

‘Elvis Experience’. Um Ferrari preto e o famoso MG vermelho, ambos pertencentes ao icónico Elvis Pres-ley, integram a mostra Elvis Experience, patente em São Paulo. Trata-se da maior mostra sobre o cantor fora dos EUA. A exposição apresenta peças saídas pela 1.ª vez de Graceland. Saiba mais em destak.pt

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Mar-keting: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Ges-tor de Produto) ([email protected]); Passa-tempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Redacção/Pu-blicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nico-lau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comer-cial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coor-denadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Mar-garida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIREC-TOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodri-gues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andra-de; Maria da Luz Veiga (planeamento); Tele-fone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPAR-TAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tia-go Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivo-ne Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Tele-fone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodici-dade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Aze-vedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefo-ne: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

FERNANDA BARBOSA/LUSA

Page 20: MÚSICA Festival de sons “boicote” aos tratamentos · à verdade», lê-se na nota de im-prensa da FNAM, com o título ‘Escândalo na ARS do Norte’. CENTROS DE SAÚDE Segundo

PUB