movimento surrealista - prof. altair aguilar

27

Upload: altair-moises-aguilar

Post on 09-Jul-2015

150 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

História

TRANSCRIPT

Page 1: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar
Page 2: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

MOVIMENTO SURREALISTA

Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.

Page 3: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

A origem do termo "surrealismo" ocorreu em 1917, através de G. Apollinaire, sendo uma palavra com o significado de "o que está acima do realismo". Apesar disso, enquanto movimento artístico e literário, só surgiu em França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.

História do movimento surrealista

Page 4: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Muito influenciada pelas teses de Freud, esse movimento era contra os valores sociais da burguesia. O Surrealismo procurava mostrar a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. Expressava a ausência da racionalidade humana e as manifestações do nosso subconsciente.

Os surrealistas desejavam alcançar a total liberdade de expressão, onde o homem de libertaria de toda a repressão exercida pela razão. Dessa forma ele poderia explorar seu inconsciente, o interior de cada mente.

Page 5: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Marcos importantes

O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Neste manifesto, foram declarados os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, adoção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.

Page 6: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Manifesto Surrealista - André Breton

O Manifesto Surrealista foi publicado pelo escritor francês André Breton em 1924, e trouxe para o mundo um novo modo de encarar a arte

Page 7: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Outros dois marcos que também foram muito importantes para esse movimento foi a publicação da revista A Revolução Socialista e o segundo Manifesto do Surrealismo, ambos acontecem em 1929. E foi a partir desse momento que o Surrealismo passou a ser mais conhecido.

A década de 30 ficou conhecida como o período de expansão surrealista por todo o mundo. Escritores, artistas, cineastas e dramaturgos de todos os lugares passaram a aderir às ideias e o estilo do surrealismo em suas produções. Mas, no final da década de 60 esse grupo entrou em crise e acabou se dissolvendo.

Page 8: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Foi através da pintura que as idéias do surrealismo foram melhor expressadas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto.

Page 9: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

O movimento artístico dividiu-se em duas correntes. A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. Sua obra mais conhecida neste estilo é A Persistência da Memória. Nesta obra, aparecem relógios desenhados de tal forma que parecem estar derretendo.

Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão ao inconsciente, sem nenhum controle da razão. Joan Miró e Max Ernst representam muito bem esta corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores. O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica, são duas pinturas de Miró que representam muito bem esta vertente do surrealismo.

Page 10: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia. As poesias e textos deste movimento são marcados pela livre associação de idéias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e idéias do inconsciente. O poeta Paul Éluard, autor de Capital da Dor e André Breton, autor de O Amor Louco, Nadja e Os Vasos Comunicantes, são representantes da literatura surrealista.

Page 11: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Os cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram. Dois filmes representativos deste gênero do cinema são Um Cão Andaluz (1928) e L'Âge D'Or (1930) de Luis Buñuel em parceria com Salvador Dalí.

Page 12: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

O dramaturgo francês Antonin Artaud é o maior representante do surrealismo no teatro, através de seu teatro da crueldade. Sua obra mais conhecida é Os Cenci de 1935, onde ele conta a vida de uma família italiana durante a fase do Renascimento.Nas décadas de 1940 e 1950, os princípios do surrealismo influenciaram o teatro do absurdo.

Page 13: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

O SURREALISMO NO BRASIL

As ideias do surrealismo foram absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento

modernista no Brasil.

Page 14: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

No Brasil, o movimento chegou de forma tênue, mas nem por isso passou despercebido. Vivíamos um período de valorização da racionalidade, exaltando o sentimento nacionalista e formando nossa identidade -o período Modernista.

Nas artes, vigorava a antropofagia de Mario e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral... Mas é claro que a influência surreal chegou. Antropofagicamente, foi devorada e cuspida em obras como a Cuca, de Tarsila do Amaral. Também influenciados foram Cícero Dias, Guignard, Ismael Nery.

Page 15: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Podemos observar características surrealistas na pinturas Nu de Ismael Nery, respectivamente.

Nu (1927)

Ismael Nery (1900-1934)

Page 16: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Principais artistas

Page 17: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Este é um dos artistas mais conhecidos do Surrealismo.

Dalí estudou em Barcelona e depois em Madri. Suas primeiras obras foram influenciadas pelo cubismo de Gris e Giorgio De Chirico. Em 1924 foi expulso da Academia e começou a se interessar pela psicanálise de Freud. Algumas de suas obras são: Cabaret Scene e Night Walking Dreams, Os Primeiros Dias da Primavera, A Persistência da Memória, O Nascimento dos Desejos Líquidos, Metamorfose de Narciso, Toureiro Alucinógeno e muitas outras.

Salvador Dali

Page 18: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar
Page 19: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Night Walking Dreams

Page 20: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Miró iniciou sua formação na escola de La Lonja, em

Barcelona. Foi um dos principais pintores do Surrealismo. Breton dizia que a arte de Miró era o máximo do Surrealismo e afirmava que ele era um dos maiores pintores da época. Suas telas eram marcadas por traços nítidos e formas sinceras na aparência, porém difíceis de serem explicadas. Também se dedicou à cerâmica e à escultura. Algumas de suas obras são: Nord-Sud, Retrato de Bailarina Espanhola, O Carnaval de Arlequim, Azul, Pássaro Lunar, Relógio do Vento.

Joan Miró

Page 21: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

O Carnaval de Arlequim

Page 22: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Pássaro Lunar -1946-1949 (escultura em bronze)

Page 23: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Nord-Sud

Page 24: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

A Segunda Guerra Mundial provou ser disruptiva para o

Surrealismo. Os artistas continuaram com as suas obras, incluindo Magritte. Muitos membros do movimento continuaram a corresponder-se e a encontrar-se. Em 1960, Magritte, Duchamp, Ernst e Man Ray encontraram-se em Paris. Apesar de Dali não se relacionar mais com Breton, ele não abandonou os seus motivos dos anos 30, incluindo referências à sua obra "Persistência do Tempo" numa obra posterior.

Segunda Guerra Mundial

Page 25: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

O trabalho de Magritte tornou-se mais realista na sua representação de objetos reais, enquanto mantinha o elemento de justaposição, como na sua obra Valores Pessoais(1951) e Império da Luz (1954). Magrittecontinuou a produzir obras que entraram para o vocabulário artístico, como Castelo nos Pireneus, que faz uma referência a Voix de 1931, na sua suspensão sobre a paisagem. Algumas personalidades do movimento Surrealista foram expulsas e vários destes artistas, como Roberto Mattam continuarampróximosao Surrealismo como ele mesmo se definiu.

Page 26: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

O Império das Luzes (1954/1955)

Page 27: Movimento Surrealista - Prof. Altair Aguilar

Colegio Souza Lopez

Nome: Vitoria Caroline Diegues

Profº: Altair

2º ano A