mitologia hindu - prof. altair aguilar

23
MITOLOGIA HINDU Armas não conseguem cortá-lo, fogo não pode queimá-lo, água não consegue molhá-lo, ventos não podem secá-lo… Ele é eterno e tudo permeia, sutil, imóvel e sempre o mesmo.

Upload: altair-moises-aguilar

Post on 18-Jul-2015

100 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

MITOLOGIA HINDUArmas não conseguem cortá-lo, fogo não pode queimá-lo, água não consegue molhá-lo, ventos não podem secá-lo… Ele é eterno e tudo permeia, sutil, imóvel e sempre o mesmo.

Page 2: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar
Page 3: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

TRIMÚRTI

Trimúrti é a parte manifesta tripla da divindade suprema. A trimúrti é composta por: Brahma,Vishnu e Shiva, que simbolizam respectivamente a criação, a conservação e a destruição.

Freqüentemente, a trimúrti é retratada como uma figura de três cabeças, devido a umaencarnação dela em Dattatreya.

Page 4: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

BRAMA

Brahma é criador do universo.

Brahma é representado com quatro cabeças. Ele possuía apenas uma cabeça, depois decortar uma parte do seu próprio corpo, criou dela uma mulher, chamada Satrupa, sua esposa.Quando Brahma viu sua criação, e já não conseguia tirar os olhos da beleza de Satrupa, elaficou envergonhada e tentava se esquivar dos olhares de Brahma movendo-se para todos oslados. Para poder vê-la onde quer que fosse, Brahma criou mais três cabeças, uma àesquerda, outra à direita e outra logo atrás da original. Então Satrupa voou até o alto do céu,fazendo com que Brahma criasse uma quinta cabeça olhando para cima, foi assim queBrahma veio a ter cinco cabeças. Da união de Brahma e Satrupa, nasceu SuayambhuvaManu, o pai de todos os humanos.

Nas escrituras, é mencionado que a quinta cabeça foi eliminada por Shiva. Brahma faloudesrespeitosamente de Shiva, que abriu seu terceiro olho e queimou a quinta cabeça deBrahma. Brahma tem quatro cabeças e oito braços. Nas mãos, segura uma flor de lótus, seucetro, uma colher, um Rosário, um vaso contendo água benta e os Vedas. O veículo deBrahma é o cisne Hans-Vahana, o símbolo do conhecimento. Brahma usa um manto branco.

Page 5: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar
Page 6: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

VIXNU

Vishnu, da raiz sânscrita vishva, "tudo", é o deus responsável pela manutenção do universo.

Ele aparece flutuando sobre ondas em cima das costas de um deus-serpente chamado SheshNag, ou flutuando sobre as ondas com seus quatro braços, cada mão segurando um de seusatributos divinos: uma concha, um disco de energia, um lótus, um cajado, do seu umbigonasce uma flor de Lótus e é representado ao lado de uma serpente com muitas cabeças.

A concha se chama Pantchdjanya e possui: ar, fogo, água, terra e éter. Quando se assopranessa concha, pode se ouvir o som que deu origem à todo o universo.

O disco de energia de se chama Sudarshana e representa o controle dos seis sentimentos,servindo de arma para cortar a cabeça de qualquer demônio.

O lótus se chama Padma, é o símbolo da pureza e representa a verdade por trás da ilusão.

O cajado se chama Kaumodaki e representa a força da qual toda a força física e mental douniverso são derivadas.

Vishnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas,animais ou uma combinação dos dois.

A esposa de Vishnu é a deusa Lakshimi, que o acompanha como esposa de seus avatares.

Seu veículo é Garuda, a águia gigante.

Page 7: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar
Page 8: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

SHIVA

Shiva o auspicioso, o propício, amável, o benigno, benevolente, amistoso terno. Chamado de"o Destruidor"' (ou "o Transformador“ porque ele destroipara construir algo novo). Usar umcrescente nos cabelos simboliza que Shiva está além das emoções. Shiva aparece como o rei(raja) dos dançarinos (nata).

O tridente é o trishula. É com essa arma que ele destrói a ignorância nos seres humanos. Suastrês pontas representam as três qualidades dos fenômenos: tamas (a inércia), rajas (omovimento) e sattva (o equilíbrio).

A naja é a mais mortal das serpentes. Usar uma serpente em volta da cintura e do pescoçosimboliza que Shiva dominou a morte e tornou-se imortal.

No topo da cabeça de Shiva, se vê um jorro d'água. Na verdade, é o rio Ganges que éamortecido pelos cabelos emaranhados de Shiva.

Lingam também chamado de linga, é o símbolo fálico de Shiva. Ele representa o pênis,instrumento da criação e da força vital, a energia masculina que está presente na origem douniverso. Está associado ao poder criador de Shiva.

O tambor em forma de ampulheta representa o som da criação do universo. É com o som dodamaru que Shiva marca o ritmo do universo e o compasso de sua dança.

Nandi é o touro branco que acompanha Shiva, sua montaria.

Page 9: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar
Page 10: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

Ganesha e Surya

Ganesha, Ganexa, Ganesa, Ganesh ou Ganapati é um dos mais conhecidos evenerados deuses do hinduísmo. Ele é o primeiro filho de Shiva e Parvati, e o esposode. Ganesha é considerado o mestre do intelecto e da sabedoria. Ele é representadocomo uma divindade amarela ou vermelha, com uma grande barriga, quatro braçose a cabeça de elefante com uma única presa, montado em um rato. É,habitualmente, representado sentado, com uma perna levantada e curvada porcima da outra.

Ganesha é o símbolo das soluções lógicas e deve ser interpretado como tal. Seucorpo é humano enquanto que a cabeça é de um elefante; ao mesmo tempo, seutransporte (vahana) é um rato, é o "Destruidor de Obstáculos".

Surya é o Deus do Sol, adorado nos Vedas, as Escrituras Sagradas da Índia.

Filho de Aditi, a Mãe de todos os deuses.

Esposo de Sañjñā.

Habitava a esfera solar e seu Reino se estendia até onde os raios do Sol alcançam.

Segundo a lenda Surya banha-se todo pôr do sol nos sagrados rios Ganges e Yamuna.

Page 11: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar
Page 12: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

HANUMAN E RAMA

Hanuman é um deus-macaco do hinduísmo. O Ramayana informa que na verdadeHanuman era uma encarnação do poderoso Deus Shiva, que havia se manifestadona Terra durante o período de Rama.

Hanumam se manifestou como um vanara e ministro do rei dos vanaras, tendo sidoum dos grandes heróis da epopeia descrita no Ramayana. Foi ele o responsável peladescoberta do cativeiro de Sita em Lanka, pelo incêndio da cidade e pelaaniquilação de diversos importantes raxasas da tribo de Ravana.

Hanuman é o filho do Deus do vento (Vayú), cuja tarefa é auxiliar o rei Ramachandraa derrotar o deus-demônio Ravana. Hanuman também é chamado de Anjaneya, emalusão à Vanari Anjana, que é sua mãe.

Rama na mitologia hindu, é considerado um dos avatares do deus Vishnu. A ele édedicado o poema sagrado Ramáiana, que juntamente com o Maabáratacompôem as mais respeitadas narrativas históricas da cultura védica.

Ramachandra significa a fonte do todo o prazer, que é comparado a Chandra, a luaencantadora, ou aquele que brilha na Terra.

Page 13: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

RAMA Hanuman

Page 14: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

KRISHNA E INDRA

Krishna ou Críxena, é um avatar ou manifestação de Brâma, Vishnu e Shiva, os três nomes dadivindade. Considerado o oitavo avatar de Vishnu, é uma das divindades mais cultuadas emtoda a Índia possivelmente por ser o interlocutor de Arjuna no Bhagavad-Gitā e pelascomunidade Hare Krishna de seus seguidores.

Krishna é muitas vezes descrito e retratado como uma criança comendo manteiga, um jovemrapaz tocando uma flauta como no Bhagavata Purana, ou como um ancião que dá direçãoe orientação como no Bhagavad Gita.

Indra é o deus das tempestades no hinduísmo, filho de Aditi com o sábio Kasyapa. Rei detodos os deuses no passado, perdeu importância no período pós-védico. A lenda relata suafúria quando seus seguidores abandonaram seu culto e passaram a venerar Krishna. QuandoIndra enviou uma tempestade para puni-los, eles oraram a Krishna, que ergueu umamontanha para protegê-los da força da tormenta.

Seu feito mais importante foi a derrota do asura Vritra, que era um dragão (ahi).

Page 15: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

KRISHNA E INDRA

Page 16: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

Sarasvati e LakshmiSarasvati é a deusa hindu da sabedoria, das artes e da música e esposa de Brahmā.

É a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Ela tambémprotege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudorelacionado à eloquência, sendo representada como uma mulher muito bela, de pele brancacomo o leite, e tocando sitar. Seus símbolos são um cisne e um lótus branco.

Lakshmi é a esposa do deus Vixenu. É personificação da beleza, da fartura, da generosidadee, principalmente, da riqueza e da fortuna. É a deusa da boa sorte. É considerada um avatarde Sita. Pode ser vista sentada sobre uma flor de lótus, ou segurando flores de lótus nas mãos,e um cântaro que jorra moedas de ouro.

Geralmente, atribui-se, a Lakshmi, o símbolo da suástica, que representa vitória e sucesso.Apadma é o nome dado a Lakshmi quando representada sem o lótus, ao sair do Oceano. Foiela que deu a Indra, o rei dos semideuses, o soma (ou sangue do conhecimento) do seupróprio corpo para que ele produzisse a ilusão do parto e se tornasse o Rei dos Devas.Costuma ser acompanhada por dois elefantes. Ela é representada também como Devi,utilizada na alquimia para a obtenção da pedra filosofal.

Page 17: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

Sarasvati e Lakshmi

Page 18: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

PARVATI E DÃKSHÃYANI

Parvati é uma deusa hindu, a segunda consorte de Shiva. No entanto, ela não édiferente de Sáti, sendo considerada a reencarnação da ex-consorte de Shiva. É amãe de Ganesha e de Skanda (Kartikeya).

Parvati é também considerada como uma representação de Shákti. Ela éconsiderada a filha do Himalaia e irmã do rio Ganges. Parvati, quando retratada juntocom Shiva, aparece com duas armas, mas, quando sozinha, é mostrada com quatrobraços, e monta um tigre ou leão.

Dākshāyani, ou Sati, é uma deusa da felicidade conjugal e longevidade Hindu; ela éparticularmente adorada pelas esposas, a fim de procurar prolongar a vida de seusmaridos. Dākshāyani é a primeira consorte de Shiva.

A Ato de Sati, em que uma viúva hindu se suicida sobre a pira funerária do seu maridocomo a consumação de um ato final de fidelidade e devoção, tornou-se constanteapós a Deusa Sati, de quem o nome do ato é derivado

Page 19: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

PARVATI E DÃKSHÃYANI

Page 20: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

DURGA E SHÁKTI

Durga "a inacessível“ ou "a invencível"; é, no hinduísmo, uma forma de Devi, a deusa suprema.Durga é considerada pelos hindus como a mãe de Ganesha, Kartiqueia, assim como deSarasvati e Lakshmi. Ela é considerada a forma da esposa de Shiva, a deusa Parvati, comocaçadora de demônios. Durga é descrita como um aspecto guerreiro da Devi Parvati com 10braços, cavalgando um leão ou um tigre, carregando armas e assumindo mudras. Esta formada Deusa é a encarnação do feminino e da energia criativa (Shakti).

Shákti significa um poder divino. Essa palavra pode ser utilizada como sinônimo de Devi, adeusa indiana suprema; mas pode também representar a esposa de uma divindademasculina hindu. Assim, Parvati é a shakti de Shiva, Lakshmi a de Vishnu e Sarasvati a deBrahma.

Um dos mitos relatados por Zimmer conta que, quando os deuses se reuniram para criar omundo, apenas Shiva, o asceta que passava o tempo em meditação no Himalaia não tomaraainda esposa. Como se recusasse a sair do estado de absorção, o mundo não poderia sercriado, e assim esse dois, e ainda outros deuses, procurando uma mulher que se dispusesse aviver a dura vida de privações de Shiva, encontraram Sáti, a primeira esposa do deus asceta,que mais tarde, ao se autoimolar por ter sido seu marido desrespeitado, se tornou o símbolo dalealdade da esposa.

Page 21: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

DURGA E SHÁKTI

Page 22: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

KALI, SITA, RÃDHÃ E MAHAVIDYA

Kali ou Cali é uma das divindades mais respeitadas do hinduísmo. É considerada umamanifestação da deusa Parvati, a esposa de Shiiva. É representada manchada desangue, com cobras e um colar de crânios.

Sita foi a esposa de Rama, na realidade filha da deusa Terra e surgida num lago dedentro de uma flor de lótus. Foi encontrada pelo piedoso rei de Maharaja Janaka (que era guardião do famoso arco de Xiva, tão grande e pesado que eratransportado por uma junta de dez bois enormes), que a criou como uma filha.

Rādhā, também chamada de Radhika, é o Gita Govinda e as tradições da filosofiaVaishnava, a consorte eterna de Krishna, que atuou como sua amiga de infância eamante quando ele esteve presente na Terra.

Mahavidya Maha= Grande, Vidya= conhecimento (Grande Conhecimento ouGrande Sabedoria) Dasha-Mahavidyas são um grupo de dez aspectos da Mãe DivinaDurga ou Kali no Shaktismo Tântrico. As 10 Mahavidyas são deusas da sabedoria, querepresentam a divindade feminina, de deusas terríveis numa extremidade à suaves naoutra.

Page 23: Mitologia hindu - Prof. Altair Aguilar

KALI, SITA, RÃDHÃ