motivado para liderar – supere todas as expectativas

11

Upload: adsantos-editora

Post on 08-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Aprenda aprimorar o seu papel como líder e conhecer as circunstâncias que envolvem as hierarquias da liderança, tanto as mais simples como as mais complexas. Este livro o levará a ter uma visão mais abrangente para as variações do caráter humano e alertar aqueles que buscam a liderança, tanto as já estabelecidas quanto as que estão por se iniciar. Autor: Irineu Rodrigues & Wilson Lançoni. Formato: 14x21. Número de páginas: 112. ISBN: 978-85-7459-267-1

TRANSCRIPT

Page 1: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas
Page 2: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas
Page 3: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas

O Sopro do Poder

A busca por inovações, novas técnicas, estratégias,enfim, tudo o que é novo exerce fascínio na imaginaçãohumana. Esta capacidade visionária acompanha o homemdesde a sua criação. Ele transpôs os séculos esquadrinhando omundo, em uma eterna procura pelo inusitado, renovandosuas pesquisas e encontrando resultados, os quais se renovamconstantemente, para que esta busca de soluções lhe trouxes-se maior qualidade de vida. Sendo esta revelada como a eter-na procura pela felicidade!

O prazer pessoal sempre foi o grande motivacional quelevou homens a se superarem em suas áreas de atuação.

1

Page 4: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas

O primeiro impulso sempre é para satisfazer o eu, e depois osoutros, salvo raríssimas exceções em que o criador objetivaprimitivamente o bem comum da coletividade, permitindo-seusufruir os resultados da sua invenção, junto aos seus seme-lhantes.

O novo sofre transformações flexíveis constantementee, no presente século se renova avassaladoramente. Hoje, ocientista tem à disposição o recurso da tecnologia que o ajudaem suas pesquisas, mas, no passado... Mesmo o que hoje pare-ce tão simples como o café já processado e pronto para serdegustado, um dia foi necessário que alguém o descobrisse.Quem já colheu um grão de café sabe das interrogações quenos veem à mente. Afinal, como foi que há tanto tempo atrás,conseguiu-se descobrir que aquele fruto insípido com umapequena semente em seu interior poderia se transformar emum líquido apreciado nos quatro cantos do mundo? Assimsão todas as outras inovações que nos trouxeram e nos trazemprazer e bem estar. O mundo está em constante evolução e ohomem procura soluções no presente, que outrora já povoa-ram a mente de nossos antepassados.

Infelizmente a busca pelo novo também tem o seu ladocruel. Não se pode esquecer as grandes invenções que tive-ram o seu uso apropriado desviado para a execução do mal.O avião nasceu do sonho do homem em ganhar as alturas e,voar. Porém, o seu inventor, Santos Dumont, se suicidouquando viu que o seu sonho, quando realizado, tornou-seuma potente arma para a destruição de seres humanos.

O mundo está em constante evolução e o homem

procura soluções no presente que outrora já

povoaram a mente de nossos antepassados.

Motivado para Liderar

2

Page 5: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas

A eterna busca pela felicidade é a grande motivação daalma do homem à procura de inovações. Ocorre que o novojá nasce com prazo de validade estipulado e não satisfaz ple-namente o desejo de ser feliz. Talvez porque os valores que oshomens buscam na “felicidade” não sejam verdadeiros, porquê? O que é felicidade? Seria esta busca evolutiva a procurado novo que possa trazer satisfação? Porque esta vem e passaigualmente de forma rápida por nossas vidas. A compra deum bem desejado perde o fascínio após alguns poucosmomentos e outra prioridade ocupa o seu lugar.

Para a efetiva confirmação da felicidade não pode existir“meio prazer”. Ele tem que ser duradouro e constante, deveser eterno. E, o que tem sido para o homem viver o prazer empequenas porções? Para alguns a eterna insatisfação, paraoutros suas desgraça e para os que o rodeiam seus tormentos epesadelos.

O exercício do domínio sobre seus semelhantes, igual-mente como o novo, tem povoado a mente dos homens atra-vés de gerações. Existem aqueles que miram a sua felicidadeprojetando o poder como a realização de todos os seus ideaisde prazer, mas, ele não é absoluto, nem duradouro, ou cons-tante. Ele não é eterno! Como todos os anseios dos homens,ele é mais um que se esvai à medida em que o tempo implaca-velmente decorre. Porque tudo se renova. O velho se recicla ese faz novo e, o novo se torna velho, e assim sucessivamente.

A compra de um bem desejado perde o fascínio

após alguns poucos momentos e outra prioridade

ocupa o seu lugar.

O poder tem na posição de destaque a sua realização e épor isso que os candidatos a cargos se multiplicam em incan-

O Sopro do Poder

3

Page 6: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas

sável renovação. Gerações se sucedem e lideranças surgemsempre proclamando repetitivas promessas de campanha. Aoalçarem o poder e, mesmo sendo reeleitos para novos manda-tos, haverá o dia em que alguém o sucederá. Então, novaspromessas serão mescladas com as antigas e num curto perío-do de tempo serão relegadas ao baú do esquecimento.

Tudo se renova. O velho se recicla e se faz novo e, o

novo se torna velho, e assim sucessivamente.

Para o simples mortal o exercício do poder tem o atrati-vo de ter o que seus semelhantes jamais terão. É da naturezahumana se colocar como figura de destaque em meio à multi-dão. O prazer de sentir-se soberano é inseparável ao desejo dealcançar a felicidade. Homens em todas as camadas sociaissofrem a metamorfose do ser mais ou ter mais que os outros.Fico admirado quando a indústria automotiva lança novosmodelos e em poucos dias a novidade desfila garbosa pelasruas das cidades. Modelos dedicados a uma fatia do mercadode menos poder aquisitivo, pelo ineditismo, por representar onovo, é absorvido de imediato por altas camadas da socieda-de, mesmo que alguns dias depois estejam ocupando o pátiode uma revenda de carros usados qualquer. Isto tudo para sero primeiro a ter o sonho, mesmo que não seja o dele mesmo,mas o dos outros realizados. Mas, esta insensatez não se res-tringe a quem possui um alto poder aquisitivo. Ela está pre-sente em todas as camadas sociais. Porque tudo o que não éeterno e nós desejamos, quando o obtemos, perde o valor quelhe atribuímos e, buscamos algo que possa substituí-lo.

Correr atrás de uma bolha de sabão achando estar perse-guindo o palpável é uma forma de realização pessoal efêmera,equivale a correr atrás do vento. O cargo é autêntico, mas o

Motivado para Liderar

4

Page 7: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas

poder que dele emana é como um sopro que se esvai. A felici-dade não pode estar onde conflitos são naturais, em que osinteresses pessoais são latentes nas transformações humanas.Onde as ovelhas se transformam em lobos ferozes com ten-dência a devorar os que se opõem à realização dos seussonhos. Nesta luta insana o homem pode perder o que lhe res-ta da dignidade humana, ainda existente dentro de si.

Tudo o que não é eterno e nós desejamos, quando o

obtemos, perde o valor que lhe atribuímos e,

buscamos algo que possa substituí-lo.

A quebra de valores intrínsecos à integridade está pre-sente na busca do poder e da posição que um cargo pode ofe-recer. Permitir que certos valores percam-se no caminho,pode acarretar a dissolução dos bons sentimentos da alma, aqual, no que é apregoado pelas religiões, é eterna. Por estecaminho percorreram os grandes déspotas e facínoras quemancharam a história do homem sobre a Terra. A busca doprazer não pode custar a desgraça de nossos semelhantes e,mesmo o poder sendo passageiro, aquele que o exerce podepassar para a história como um ser desprezível e carniceiro.Neste contexto expomos três exemplos, já que enumerá-lostodos é passível de várias enciclopédias: 1) Hitler, que exter-minou milhões de judeus em campos de concentração duran-te a Segunda Guerra mundial; 2) Slobodan Milosevic ex-pre-sidente da Iugoslávia que cometeu crimes de guerra e contra ahumanidade, e 3) o rei Herodes que mandou matar mais deduas mil crianças só por conjecturar que uma, pudesse depoisde adulta, reivindicar o seu trono. Por trás de todo déspotaexiste uma motivação doentia.

O Sopro do Poder

5

Page 8: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas

O líder que usa de artifícios outros que não o da purezade sentimentos, terá como recompensa a atração fatal dareciprocidade ainda que em maior escala. Assisti recente-mente a um filme em que o dono de uma loja de automóveisvende um carro para um amigo. Este o procurou por acharque o conhecimento lhe traria a vantagem de realizar umbom negócio. Ocorre que o veículo negociado teria custadopara o vendedor a metade do valor vendido ao amigo. Na con-cretização do negócio o comprador disse ao vendedor: Desejosinceramente e, peço a Deus, meu amigo, que Ele lhe retribuatodo o bem que você me fez ao me proporcionar a realizaçãodeste ótimo negócio. O vendedor, estupefato, viu-o partindofeliz e satisfeito. Já no escritório o telefone toca e, o gerente dobanco lhe cobra o alto valor de uma hipoteca. Receberrecompensas pelo ato de praticar o bem ou o mal se avolu-mam na medida em que são praticados.

Por trás de todo déspota existe uma motivação

doentia.

Conheci um homem que passou a vida com um propósi-to definido: Acumular riquezas. Independente desta suagana, ele era uma boa pessoa, fácil de conviver e desfrutar dasua amizade. Certa vez questionei o seu agir interminável nabusca do ter mais, dizendo-lhe que pelo fato de ter já muitasriquezas, era chegado o tempo de desfrutar dos bens que acu-mulara. A sua resposta me intrigou: – “Mas, eu já desfruto dosmeus bens, o meu prazer é trabalhar e eu me sinto feliz quan-do adquiro outros bens”. Infelizmente, poucos anos depois eleveio a falecer e o desfrute de todas as suas posses simplesmen-te mudou de mãos. Ele não cria na finidade e nas transforma-

Motivado para Liderar

6

Page 9: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas

ções a que estamos sujeitos na brevidade da existência huma-na.

Por que tantos esforços, preocupações com o sobe e des-ce das bolsas, com os rendimentos das aplicações financeiras,se tudo isto pode ser fruto de um coração enganoso? Por quetanta sede por cargos e posições se as atribuições que lhe sãodecorrentes são extenuantes e podem deteriorar o corpohumano? Aquele que põe o seu coração na satisfação do ter eser, está cavando a sua sepultura ou, condenando-se a umavida vegetativa.

Testemunhei um caso em que a posição e o dinheiropouco fizeram na vida de um homem que alcançou o sucessocomo empresário. Ele, proprietário de uma grande empresano ramo do turismo, alcançou notoriedade e foi agraciadocom vários títulos que lhe foram outorgados pelo seu dinamis-mo, seu empreendedorismo, sua sagacidade na realização debons negócios. O que era bom para ele, também era para asoutras empresas que o seguiam entusiasticamente, taxando-ocomo exemplo maravilhoso de um homem bem sucedido nosnegócios. Com todos os elogios e honrarias que recebia, natu-ralmente aumentava o seu orgulho e a soberba em sua alma.Sobrevém que para se alcançar tal projeção se faz necessárioum esforço sobre humano, porque lidar com pessoas é desgas-tante, mesmo em grupos pequenos. Imagine um grande con-glomerado com lobos disfarçados em ovelhas querendo abo-canhar partes do que lhe pertence. Nesta luta desmedida pelopoder e posição, tendo que administrar conflitos humanos,este empresário sofreu um derrame cerebral. Nos últimosanos da sua vida, ele, que foi dono de um império, ficou sob aguarda de estranhos que o ajudavam a sobreviver com o quelhe restou - suas memórias, com suas alegrias e frustrações.

O Sopro do Poder

7

Page 10: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas

O nosso existir é feito de mudanças. Elas acontecemnaturalmente desde o nascimento, até o dia em que descere-mos à sepultura. Se depositarmos a nossa confiança nos dese-jos do nosso coração, podemos estar sendo enganados, porvalores que o tempo inevitavelmente irá corroer. Desfrutarde prazeres absorvidos pelo corpo é transitório, a alegria deuma noite de prazer é absolvida pela fadiga do dia que a suce-de. O sentimento da posse de um cargo de destaque não vaidurar mais do que alguns poucos mandatos. Logo chega o diada sucessão e, então a realidade pode se transformar em umpesadelo inesgotável, onde as lembranças do poder corroem aalma e o coração enganoso que jamais está preparado paraviver esta verdade.

Nada no mundo existe que possa dar sentido à vida,senão a eternidade. Tudo é tão efêmero! Mesmo a alegria daconquista não dura mais que poucos momentos. Tudo o quegera prazer e felicidade sobe aos céus como uma bolha desabão, e não tendo consistência desaparece no ar. Assim sãoos poderosos, os que alcançam prestígio e poder, depositandoneles o significado de suas existências, os quais como o ventose dissipa em meio às vaidades e desilusões.

Se depositarmos a nossa confiança nos desejos do

nosso coração, podemos estar sendo enganados,

por valores que o tempo inevitavelmente irá corroer.

Para o homem de bom senso sua alçada ao poder nãopode ser vista como a chegada a um lugar onde poderão sersatisfeitas as suas vaidades, seus caprichos pessoais... Mas simum reiniciar a procura por novos desafios que tragam satisfa-ção à sociedade como um todo, e, não apenas a uma fatia deprivilegiados. O sábio não descansa pensando que já alcan-

Motivado para Liderar

8

Page 11: Motivado Para Liderar – Supere Todas as Expectativas

çou o topo. Ele se prepara porque sabe que a descida pode sermais extenuante do que a subida.

O verdadeiro líder não busca sentido no prazer de possuirou ser rei. Ele se satisfaz com as coisas simples que nos cercamdisponibilizadas pela natureza. Mesmo a criação de um jardimpode ser a resposta para a eterna insatisfação humana. Neleas plantas e as flores podem satisfazer o seu criador, comoàqueles que com certeza o irão sempre admirar. Somentequem é dominado pela soberba do coração não acredita nestapossibilidade, pois a vaidade do homem só aceita o que a almasoberba acredita que deve ser. “O melhor uso da vida consisteem gastá-la por alguma coisa que dure mais que a própriavida”. William James

O sábio não descansa pensando que já alcançou o

topo. Ele se prepara porque sabe que a descida

pode ser mais extenuante do que a subida.

O Sopro do Poder

9