moluscos de interesse agrícola

3

Click here to load reader

Upload: universidade-federal-rural-da-amazonia-ufra

Post on 26-Jun-2015

4.410 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Moluscos de interesse agrícola

1

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA DISCIPLINA: ZOOLOGIA PROFª: ANDRÉA BEZERRA

RELAÇÃO DOS MOLUSCOS COM A AGRICULTURA

Os animais do Filo Mollusca que apresentam importância agrícola pertencem a classe

Gastropoda, Subclasse Pulmonata, Ordem Styllomatophora, agrupando as lesmas e caracóis.

Estes animais são altamente prejudiciais, atuando como pragas em plantas de horta, pomares, jardins, como por exemplo a cultura do feijoeiro, cafeeiro, bananal, morangueiro, arroz, alfaces, couve e orquidáceas. O dano é realizado pela raspagem de folhas pela rádula na alimentação dos gastrópodes.

Todavia algumas espécies podem servir como controladoras de pragas, como por exemplo o caracol rajado Oxystyla pulchella pertencente a Bulimulidae. que no nível de quarenta caracóis/planta realiza a limpeza completa da cochonilha dos citros Onlieikipniclonga. em ramos e troncos e de dez caracóis/planta proporciona uma eficiente remoção em folhas e frutos.

No Brasil as espécies Australorbis spp, Bradyboena similaris, Bulimulus spp., Stenogyra spp., (Caracóis); Limax spp., Phyllocaulis spp., Stronpheicheilus oblongus, Sarasinula langsdorfii, , Sarasinula linguaeformis (lesmas) são as espécies que podem atingir com maior frequência níveis de praga.

Com a evolução do plantio direto, a abundância de palha na superfície e adoção de culturas com vegetação exuberante, como o nabo forrageiro, criou ambiente favorável ao desenvolvimento de moluscos nas lavouras. Em lavouras sob plantio comum, as condições adversas de radiação solar, de baixa umidade do ar e de temperatura elevada limitam o aumento dos níveis populacionais destes moluscos, nas zonas de clima subtropical e tropical. Em 1998, no oeste de Santa Catarina, principalmente no município de Nova Itaberaba. a lesma Sarasinula linguaeformis causou prejuízos severos a diversas culturas, como feijoeiros, milho, batata inglesa e hortaliças. Esta lesma coloca em média 42 ovos (mínimo de 9 e máximo de 77), a cópula ocorre pela manhã. Tem sido constatado, também, danos de Bradybaena similaris. principalmente no município de São Carlos.

Helix aspersa é uma espécie introduzida da Europa. A concha possui os seguintes caracteres: trinta a trinta e cinco milímetros de comprimento, vinte a vinte e cinco milímetros de largura, dezoito a vinte e quatro milímetros de altura. A concha é obliquamente globosa, os desenhos existentes nas superfície externa da concha constam de quatro unhas largas, e amareladas intercalando-se entre as mesmas de igual número de linhas pardacentas. O comprimento do adulto é de 60 a 65 milímetros.

Bradybaena similaris. também é uma espécie exótica. Possui cor branco-amarelada com uma linha pardacenta percorrendo a concha na porção médio dorsal. A concha apresenta um comprimento de dez a quinze milímetros; cinco a sete milímetros de largura e oito a dez milímetros de altura. O adulto apresenta um comprimento de vinte e cinco a trinta milímetros.

Page 2: Moluscos de interesse agrícola

2

Achatina fulica, caracol gigante africano, é uma espécie conhecida pelo seu alto potencial invasor constando como uma das 100 piores espécies da Lista da União para a Conservação da Natureza (UICN). Esta espécie tomou-se praga da agricultura em países de climas e ecossistemas diversos como índia, Austrália. Estados Unidos, Gana, Costa do Marfim, Japão, Indonésia e Malásia.

A espécie foi introduzida numa feira agropecuária no Paraná na década de 80, para ser utilizado na alimentação humana como alternativa ao verdadeiro escargot, devido a sua grande massa corporal e alta taxa de reprodução. Esta espécie já está presente em todas as Regiões do país. O corpo é de tonalidade cinza-escuro e as conchas possuem faixas de coloração variável, de castanho até levemente arroxeada. Geralmente abriga-se durante o dia e sai para se alimentar e reproduzir à noite ou durante e logo após períodos de chuvas. Possui elevado potencial biótico, fazendo várias posturas com cerca de 200 ovos cada em locais protegidos de insolação, ficando os ovos enterrados a poucos centímetros de profundidade. A coloração dos ovos é branco-leitosa ou amarelada. É considerada praga agrícola em vários países onde foi introduzido, podendo se alimentar de aproximadamente 500 espécies vegetais, incluindo as de importância econômica, como as hortaliças, árvores frutíferas e plantas ornamentais. A presença desse molusco em ambiente não nativo pode provocar perda da diversidade biológica, ou seja, extinção de espécies nativas. Considerando os problemas ambientais que a espécie causou em outros países e pode ocasionar no Brasil; a falta de dados sócio-conômicos e mercadológicos da achatinicultura; as implicações para a agricultura e a saúde pública e considerando que o escargot verdadeiro é legalizado para a criação comercial no Brasil, o IBAMA (2003) preconiza que a criação em cativeiro da espécie não seja efetuada. Sendo assim, a criação de A. fulica não deve ser estimulada, através de cursos ou quaisquer outras formas, e que as populações livres e em cativeiro desta espécie devam ser controladas e erradicadas.

Além de lesmas e caracóis, algumas espécies de caramujos têm causado danos severos ao cultivo de arroz pré-germinado, tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina.

No Alto e Médio Vale de Itajaí (Santa Catarina), ocorrem as espécies Phisilla acuta (Physidae), Biomphalaria peregrina, Biomphalaria tenagophila (Planorbidae), sendo a primeira a mais abundante.

No Baixo Vale do Itajaí e Sul de Santa Catarina tem ocorrido à espécie Pomacea caniculata (Ampullariidae). No Rio Grande do Sul foram registradas as espécies Pomacea canaliculata, Physa marmorata, e B. Tenagophila, sendo que os principais danos são ocasionados por Pomacea canaliculata.

Além de pragas agrícolas, muitas lesmas e caracóis podem hospedar o nematóide Angyostrongylus costaricencis agente da angiostrongilíase abdominal (ou angiostrongilose abdominal), doença grave com centenas de casos já reportados no Brasil. Tal doença pode levar a óbito por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal, cujos sintomas são: dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômitos, exames físicos revelam a

Page 3: Moluscos de interesse agrícola

3

presença de massa intra-abdominal que pode ser confundida com tumores ou abscessos, exames de laboratório acusam leucocitose e eosinofilia, ocorrem dificuldade de preenchimento e irritação intestinais, e lesões patológicas são encontradas no apêndice e intestino adjacente e em nódulos linfáticos. Os caramujos também podem atuar como transmissores da esquistossomose.