anelideos moluscos

15
Colégio Espírito Santo Disciplina de Ciências Prof.ª Adriana Caetano Sarmento

Upload: cespiritosanto

Post on 29-Jun-2015

2.315 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Material Professora Adriana

TRANSCRIPT

Page 1: Anelideos moluscos

Colégio Espírito Santo Disciplina de Ciências Prof.ª Adriana Caetano Sarmento

Page 2: Anelideos moluscos

ANELÍDEOS Características gerais:

• Têm o corpo comprido, cilíndrico, mole e formado por ‘anéis’.

• Podem viver no mar, na água e na terra;

• Trocam gases com o meio através da parede de seu corpo, que é bem fina;

• Locomovem-se por filamentos chamados cerdas.

Page 3: Anelideos moluscos

POLIQUETAS Anelídeos marinhos com numerosas cerdas e respiração branquial.

Page 4: Anelideos moluscos

OLIGOQUETAS Anelídeos com poucas cerdas, que têm respiração cutânea; Com sistema digestório longo (da boca ao ânus); Com circulação fechada (sangue circula nos corações e vasos sanguíneos)

Page 5: Anelideos moluscos

Com sentidos pouco desenvolvidos; Hermafroditas; Possui uma região mais grossa no corpo chamada clitelo; Reprodução sexuada por fecundação cruzada (uma fecunda a outra).

Page 6: Anelideos moluscos
Page 7: Anelideos moluscos

HIRUDÍNEOS Anelídeos sem cerdas, que vivem na terra ou na água e têm respiração cutânea; São hermafroditas e apresentam reprodução sexuada por fecundação cruzada. Os representantes são os sanguessugas, considerados ectoparasitas hematófagos.

Page 8: Anelideos moluscos
Page 9: Anelideos moluscos

MOLUSCOS

Caracterizam-se por possuir corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Atualmente são conhecidas mais de 150 mil espécies de moluscos e podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra firme. Os moluscos mais conhecidos são: as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos.

Page 10: Anelideos moluscos

Apresentam o corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça desses animais podemos encontrar os órgãos dos sentidos e uma boca que possui uma estrutura parecida com uma língua cheia de pequenos dentes muito afiados que chamamos de rádula. Com a rádula, os moluscos conseguem raspar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas que são enviadas para o estômago.

Page 11: Anelideos moluscos

A massa visceral é o local onde se encontram todos os órgãos do animal. Revestindo a massa visceral há uma camada repleta de glândulas produtoras da concha, presente em alguns moluscos.

O pé é o responsável pelos movimentos e ele pode ser usado para cavar, rastejar ou nadar. No polvo e na lula os tentáculos fazem o papel de pé.

Page 12: Anelideos moluscos

A maioria respira através de brânquias; Outros Realizam a respiração pulmonar, ou seja, respiram através de pulmões; Alguns fazem a respiração cutânea, ou seja, respiram pela superfície do corpo.

Os moluscos que respiram através de brânquias vivem exclusivamente na água, como os polvos e as lulas. Já os que conseguem respirar através de pulmões são alguns moluscos terrestres, como os caracóis e caramujos; E os que têm respiração cutânea são as lesmas.

A ostra responsável por produzir as pérolas ; a produção ocorre em razão da entrada de um corpo estranho, como grãos de areia, no corpo do animal, que produz várias camadas de madrepérola ao redor desse corpo estranho para que ele não a machuque.

Page 13: Anelideos moluscos

Gastrópodes São moluscos que possuem tentáculos contráteis e carapaça em formato de espiral. Outra característica é a superfície achatada do apoio. Exemplos: caramujo e algumas espécies de lesmas.

Page 14: Anelideos moluscos

Pelecípodes ou Bivalves São os moluscos aquáticos com presença de cabeça não diferenciada. Possuem concha dupla. Exemplos: mariscos, ostras e mexilhões

Page 15: Anelideos moluscos

Cefalópodes Estes moluscos não possuem concha. Os olhos são desenvolvidos e seus tentáculos possuem ventosas. Exemplos: lulas e polvos.