ministÉrio da educaÇÃo - pet.ecv.ufsc.brpet.ecv.ufsc.br/arquivos/relatorios/p-2010.pdf ·...

38
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL Planejamento Anual de Atividades 2010 (01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010) 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal de Santa Catarina. 1.2. Grupo: Programa de Educação Tutorial - Engenharia Civil - PET/ECV. 1.3. Home Page do Grupo: http://pet.ecv.ufsc.br 1.4. Data da Criação do Grupo: Novembro de 1991. 1.5. Tema (somente para os grupos criados a partir dos lotes temáticos): - 1.6. Curso de graduação ao qual o grupo está vinculado: Curso de Graduação em Engenharia Civil 1.7. Habilitação oferecida pelo curso de graduação ao qual o grupo está vinculado: ( ) Licenciatura ( X ) Bacharelado ( ) Licenciatura e Bacharelado 1.8. Nome do Tutor: Cláudio Cesar Zimmermann. 1.9. E-Mail do Tutor: [email protected] 1.10. Titulação e área: Mestre em Engenharia Civil, MSc. 1.11. Data de ingresso do Tutor (mês/ano): 09/2000. 2. ATIVIDADES PROPOSTAS No planejamento geral das atividades considere: O compromisso com a formação acadêmica de qualidade, ética e cidadã; com a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; com a preparação dos alunos para atuar no seu futuro campo profissional e com a melhoria do curso de graduação ao qual o grupo está vinculado. Participação dos integrantes do grupo em atividades que visem à interação entre bolsistas e não bolsistas e com o curso de graduação ao qual está vinculado, de modo a viabilizar o efeito multiplicador do PET sobre a comunidade acadêmica e a interação do grupo com o projeto pedagógico do curso. O desenvolvimento de competências básicas pelos integrantes do grupo no uso da linguagem escrita e oral, em idioma estrangeiro e na área de tecnologias de informação e comunicação. Atividades inovadoras na graduação. Ações para diminuir a evasão e repetência no(s) curso(s) de graduação. O caráter multi e interdisciplinar das atividades. * Os grupos criados em 2009 deverão manter, no preenchimento do formulário, as atividades definidas na proposta que encaminharam a SESU/MEC por ocasião do referido Edital. 2.1. Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão No planejamento de atividades de ensino considere: Pertinência das atividades no contexto do PET. Contribuição para o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no curso de graduação ao qual o grupo está vinculado. Complementaridade entre ações de pesquisa e extensão e os temas/ações tratados no âmbito do PET. Benefícios acadêmicos da atividade para o grupo e para a comunidade acadêmica do curso ao qual está vinculado. A contribuição para a formação cidadã dos integrantes do grupo e o desenvolvimento social.

Upload: lamcong

Post on 26-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA REDE IFES

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Planejamento Anual de Atividades – 2010 (01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010)

1. IDENTIFICAÇÃO 1.1. Instituição de Ensino Superior: Universidade Federal de Santa Catarina. 1.2. Grupo: Programa de Educação Tutorial - Engenharia Civil - PET/ECV. 1.3. Home Page do Grupo: http://pet.ecv.ufsc.br 1.4. Data da Criação do Grupo: Novembro de 1991. 1.5. Tema (somente para os grupos criados a partir dos lotes temáticos): - 1.6. Curso de graduação ao qual o grupo está vinculado: Curso de Graduação em Engenharia

Civil

1.7. Habilitação oferecida pelo curso de graduação ao qual o grupo está vinculado: ( ) Licenciatura ( X ) Bacharelado ( ) Licenciatura e Bacharelado

1.8. Nome do Tutor: Cláudio Cesar Zimmermann. 1.9. E-Mail do Tutor: [email protected] 1.10. Titulação e área: Mestre em Engenharia Civil, MSc. 1.11. Data de ingresso do Tutor (mês/ano): 09/2000.

2. ATIVIDADES PROPOSTAS No planejamento geral das atividades considere:

O compromisso com a formação acadêmica de qualidade, ética e cidadã; com a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; com a preparação dos alunos para atuar no seu futuro campo profissional e com a melhoria do curso de graduação ao qual o grupo está vinculado.

Participação dos integrantes do grupo em atividades que visem à interação entre bolsistas e não bolsistas e com o curso de graduação ao qual está vinculado, de modo a viabilizar o efeito multiplicador do PET sobre a comunidade acadêmica e a interação do grupo com o projeto pedagógico do curso.

O desenvolvimento de competências básicas pelos integrantes do grupo no uso da linguagem escrita e oral, em idioma estrangeiro e na área de tecnologias de informação e comunicação.

Atividades inovadoras na graduação.

Ações para diminuir a evasão e repetência no(s) curso(s) de graduação.

O caráter multi e interdisciplinar das atividades.

* Os grupos criados em 2009 deverão manter, no preenchimento do formulário, as atividades definidas na proposta que encaminharam a SESU/MEC por ocasião do referido Edital. 2.1. Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão No planejamento de atividades de ensino considere:

Pertinência das atividades no contexto do PET.

Contribuição para o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no curso de graduação ao qual o grupo está vinculado.

Complementaridade entre ações de pesquisa e extensão e os temas/ações tratados no âmbito do PET.

Benefícios acadêmicos da atividade para o grupo e para a comunidade acadêmica do curso ao qual está vinculado.

A contribuição para a formação cidadã dos integrantes do grupo e o desenvolvimento social.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Resultados esperados (produção de material didático, apresentação e publicação de trabalhos). * Na descrição das atividades, destacar a forma como as ações de ensino, pesquisa e extensão serão desenvolvidas.

2.1.1. Atividades de ENSINO

A seguir estão relacionadas as atividades de ensino que os bolsistas do PET/ECV estão desenvolvendo e também as que pretendem realizar no período de 1º de janeiro a 31 de Dezembro de 2010. Os principais objetivos das atividades de ensino são, inicialmente, o aprimoramento de conhecimento por parte dos bolsistas, não só o aprendizado técnico, mas também o desenvolvimento das habilidades de comunicação, esclarecimento e oratória, devido à interação constante com o público. Posteriormente, almeja-se auxiliar na excelência da graduação, contribuindo com a mesma através da realização de atividades como palestras, cursos técnico-científicos, atualização e confecção de material didático, disponibilização de livros e periódicos relacionados à Engenharia Civil, assessoria a graduandos, aulas motivacionais, dentre outras atividades.

Cursos Internos

Através da prática dos Cursos Internos, o PET/ECV busca trazer novos conhecimentos ou aprimoramento do conhecimento técnico-científico dos bolsistas, sobretudo aqueles relacionados aos programas computacionais mais utilizados pelos mesmos, tanto nas atividades da graduação quanto nas profissionais. Os temas dos cursos internos são determinados conforme as necessidades e interesses apresentados pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial. Geralmente, um bolsista do PET/ECV se dispõe a ministrar o curso aos demais membros do grupo por possuir um conhecimento maior sobre o tema de interesse. O ministrante fica responsável por organizar material didático utilizado durante o curso. Por apresentar uma boa estrutura física e poder abrigar todos os interessados no curso, geralmente o próprio PET/ECV é o ambiente escolhido para a realização destas atividades. A disseminação do conhecimento fica facilitada pelo fato de ―docentes‖ e discentes serem amigos e/ou colegas de curso e Programa. Além de favorecer os alunos que estão aprendendo ou aprimorando seu conhecimento sobre determinado assunto, a realização de um curso interno auxilia o próprio ministrante, pois o mesmo adquire experiência como transmissor de conhecimentos. Para o ano de 2010 planejou-se realizar os seguintes cursos internos: - Introdução ao software AutoCAD 2008 (software da linha de programas de desenho assistido por computador, desenvolvida pela maior empresa da área); - Sistemas de Informações Geográficas (gerenciamento de informações alfa-numéricas e geográficas relacionadas por um determinado espaço geográfico); - Introdução ao software 3D Studio MAX 2009 (software de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações). - Introdução ao pacote de ferramentas Microsoft Office 2007 (softwares essenciais para o dia-a-dia em ambientes de trabalho). De posse do conhecimento dos programas, os bolsistas ficam aptos para prestar, sempre que preciso, assessoria para alunos da graduação. Benefícios e Resultados Esperados:

- Favorecer os alunos, que estão aprendendo e/ou aprimorando seu conhecimento sobre o tema ministrado, colaborando com a melhoria do desenvolvimento acadêmico; - Auxiliar o ministrante, pois faz com que adquira experiência como transmissor de conhecimento e desenvolva a habilidade de oratória; - Incentivar o bolsista ministrante a buscar mais informações sobre o tema a ser abordado e a preparar e planejar as aulas; - Estar apto a prestar monitoria a alunos e professores interessados; - Estimular o senso de responsabilidade e integração de alunos e ministrante.

Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Ex-bolsistas: atuais profissionais que colaboram com o PET/ECV; - Professores e alunos. Ações Desenvolvidas:

- Verificar os principais temas/cursos nos quais os bolsistas têm interesse em desenvolver (aprender ou aprimorar) suas habilidades; - Apurar, preferencialmente dentro do Grupo, o ministrante com maior conhecimento do tema a ser abordado; - Definir o local e a infra-estrutura necessários para a realização da atividade; - Cabe ao ministrante preparar e planejar as aulas; - Após a conclusão do curso, ficar à disposição para prestar monitoria a alunos e professores interessados.

Palestras com Engenheiros Civis - Atividade Denominada “Converse com seu Futuro” Com o objetivo de propiciar aos integrantes do Programa e aos novos alunos do curso (calouros) o contato direto com profissionais, o PET/ECV promove palestras com Engenheiros Civis. Além de servir como uma ferramenta motivacional para os alunos iniciantes do curso, a atividade visa proporcionar um maior conhecimento sobre as diversas áreas possíveis de atuação de um Engenheiro Civil, criando expectativas e instigando a busca por conhecimento tanto por parte dos bolsistas do Programa quanto para os novos alunos de graduação em Engenharia Civil da UFSC. Os palestrantes são engenheiros – com histórico que possa contribuir na formação dos bolsistas e graduandos do curso – que atuam na profissão. As palestras iniciam com uma apresentação pessoal e em seguida o palestrante expõe sua trajetória profissional, compreendendo tudo o que se passou nos momentos antes, durante e depois de sua passagem pela Universidade. Vale ressaltar que a atividade é organizada e desenvolvida pelo PET/ECV, desde a reserva do auditório até o contato com o palestrante. A cada semestre o PET/ECV realiza a atividade e proporciona aos novos graduandos do curso e bolsistas do grupo a valorização de sua futura profissão e, por conseguinte, uma melhoria no ensino da graduação (por se tratar de uma atividade motivacional). Benefícios e Resultados Esperados: - Servir como ferramenta motivacional para os alunos da graduação. Particularmente, para os calouros, a atividade visa reduzir o índice de evasão do curso; - Aumentar o conhecimento acerca das inúmeras áreas de atuação do profissional; - Instigar a busca de conhecimentos e criar expectativas nos alunos com relação à futura profissão; - Valorizar a profissão do Engenheiro Civil; - Motivar os alunos a se empenhar e se dedicar durante o curso de graduação, melhorando o aproveitamento acadêmico e, consequentemente, a qualidade do curso. - Atender as diretrizes prescritas no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da UFSC.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Engenheiros Civis que contribuem com a atividade do PET/ECV. Ações Desenvolvidas:

- Convidar o profissional e verificar a sua disponibilidade de tempo; - Agendar data e local com a infra-estrutura adequada; - Divulgar a atividade para os alunos; - Acompanhar os alunos até o local e durante a palestra.

Cursos de Língua Estrangeira

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Tendo em vista uma melhor preparação dos bolsistas para o mercado de trabalho, o PET/ECV incentiva seus integrantes a frequentarem cursos de línguas estrangeiras, prioritariamente o idioma inglês. Sendo este de domínio do bolsista, outro idioma de interesse do mesmo é incentivado. Os integrantes do PET/ECV têm a opção de se matricularem em Cursos Extra-Curriculares de Línguas, oferecidos semestralmente pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da própria Universidade Federal de Santa Catarina, que conta com preço acessível e desconto especial para estudantes da UFSC. Também podem optar por uma das várias escolas particulares de idioma existentes na cidade. No período de vigência deste planejamento dois bolsistas cursarão o idioma francês, um o italiano, três o alemão, e os demais o inglês. Benefícios e Resultados Esperados: opções - Melhor preparo dos bolsistas para o mercado de trabalho; - Ampliar as opções de estudo e pesquisa através de livros e artigos internacionais; - Auxiliar na comunicação sem fronteira dos bolsistas; - Preparar os bolsistas para participarem das atividades de conversação desenvolvidas no PET/ECV; - Capacitar os bolsistas para o ingresso em programas de Pós-Graduação. Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras – DLLE. Ações Desenvolvidas: - Incentivo por parte do PET/ECV para que os bolsistas realizem cursos de língua estrangeira, por exemplo, através da flexibilidade nos horários de trabalho.

Noite de Palestras 2010 Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M.Eng. Bolsistas: Todos. Início da atividade: Julho de 2010. Resumo:

A fim de complementar o ensino da Graduação em Engenharia Civil da UFSC, o PET/ECV promove anualmente uma Noite de Palestras. Este evento consiste na programação e execução de uma noite na qual são realizadas uma ou mais palestras acadêmicas com assuntos técnicos referentes à área da Engenharia Civil.

No que tange à formação dos bolsistas, os resultados obtidos são excelentes. A experiência na organização de eventos engrandece em muito a formação pessoal e o currículo dos mesmos e acaba promovendo a integração do grupo, sendo este mais um fator que vem a somar na motivação para a realização do evento.

A atividade será realizada no segundo semestre do ano de 2010 e o tema proposto entre os bolsistas é ―Aplicação do Sistema de Informação Geográfica (SIG) à Engenharia‖. Ainda não se definiu o nome do(s) palestrante(s). Esta definição ficará a cargo dos bolsistas juntamente com o tutor no primeiro semestre do ano de 2010. Fim da atividade: Outubro de 2010. Benefícios e Resultados Esperados: - Trazer novos conhecimentos interdisciplinares aos participantes do evento; - Servir de elo entre os ambientes profissional (palestrantes) e acadêmico (alunos e professores); - Promover o envolvimento entre o grupo e a comunidade acadêmica; - Instigar a busca de conhecimentos e criar expectativas nos alunos com relação à futura profissão; - Valorizar a profissão do Engenheiro Civil; - Ampliar a experiência dos bolsistas e tutor na organização de eventos; - Integrar o grupo através do trabalho em equipe; - Otimizar o ensino, atendendo assim as diretrizes prescritas no Projeto Pedagógico do Curso de

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Engenharia Civil da UFSC.

Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Engenheiros Civis que contribuem com a atividade do PET/ECV; - Patrocinadores do evento. Ações Desenvolvidas: - Convidar o profissional e verificar a sua disponibilidade de tempo; - Agendar data e local com a infra-estrutura adequada; - Buscar recursos financeiros com patrocinadores; - Planejar as atividades necessárias para a realização do evento; - Elaborar cronograma de atividades; - Divulgar a atividade para toda comunidade acadêmica; - Organizar o local para o evento; - Preparar o relatório do evento para apresentá-lo aos patrocinadores.

Apresentação do Grupo PET/ECV aos Novos Alunos do Curso

Com o objetivo de divulgar o programa PET aos alunos de graduação em Engenharia Civil, o PET/ECV realiza, semestralmente, uma apresentação aos alunos ingressantes do Curso de Engenharia Civil. Nesta atividade apresentam-se os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo PET/ECV, o sistema de trabalho empregado, bem como, os requisitos e datas das seleções para novos bolsistas interessados em fazer parte do quadro de bolsistas. Essa apresentação é feita na disciplina Função Social e Formação do Engenheiro, ministrada na primeira fase do Curso de Graduação em Engenharia Civil. No período de vigência deste planejamento, estão previstas duas palestras de apresentação do Programa PET, uma vez que a periodicidade é semestral. Benefícios e Resultados Esperados: - Valorização do grupo PET/ECV por parte dos graduandos; - Incentivar os alunos a participarem do Programa; - Divulgar as atividades desenvolvidas pelo PET/ECV; - Integração entre bolsistas e alunos de graduação; - Auxiliar os bolsistas no desenvolvimento da habilidade de oratória; - Valorizar a profissão do Engenheiro Civil.

Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professor responsável pela disciplina Função Social e Formação do Engenheiro; - Bolsistas e Tutor do PET/ECV. Ações Desenvolvidas: - Agendar data e local da atividade com o professor da disciplina Função Social e Formação do Engenheiro; - Preparar a apresentação em formato Power Point e um vídeo motivacional do Programa; - Divulgar a atividade para os alunos; - Acompanhar os alunos até o local agendado e realizar a apresentação.

Apresentação de Laboratórios e Grupos de Pesquisa do Departamento de Engenharia Civil

da UFSC aos Novos Alunos do Curso

O curso de Engenharia Civil da UFSC apresentava um alto índice de evasão nas primeiras fases.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Uma das possíveis razões é o fato de que o Ciclo Básico, compreendido pelas três primeiras fases, é similar para todos os cursos de engenharia e não tem relação direta com a futura área de atuação do profissional. Isso gera frustração e desinteresse em alguns estudantes, que desconhecem a estrutura do Departamento de Engenharia Civil e as oportunidades que a academia pode lhes oferecer. Com o objetivo de minimizar este problema, o PET/ECV promove visitas ao supracitado Departamento. Estas envolvem três semanas letivas da disciplina ―Função Social e Formação do Engenheiro‖ e nelas é possível apresentar a maioria dos laboratórios e grupos de pesquisa que compõem o Departamento de Engenharia Civil. Em cada laboratório e grupo de pesquisa, os alunos ficam sabendo das atividades nele desenvolvidas e tomam ciência de que muitos deles abrem vagas para bolsistas de iniciação científica, fator que aumenta ainda mais o interesse do graduando em cursar as matérias com maior entusiasmo. Há alguns anos atrás foi realizado um acompanhamento junto aos graduandos das fases iniciais do curso, gerando uma pesquisa e elogiáveis publicações, e observou-se que houve redução na evasão acadêmica com o início da realização das visitas aos laboratórios. Benefícios e Resultados Esperados: - Introduzir o novo graduando na universidade; - Apresentar a estrutura do Curso aos calouros; - Incentivar os alunos a permanecerem no curso, pois desta forma eles passam a conhecer diversas áreas que muitas vezes não conheciam, como por exemplo: Conforto Térmico, Gestão do Espaço, Gestão da Construção, Valorização e Reciclagem de Subprodutos Industriais, entre outras, reduzindo assim, a evasão prematura do Curso (esta atividade vem sendo desenvolvida há anos e, comprovadamente, vem obtendo resultados positivos neste aspecto); - Integração entre bolsistas, alunos e professores de graduação e laboratórios do curso; - Valorizar a profissão do Engenheiro Civil; - Tornar conhecidas as atividades desenvolvidas nos laboratórios do Departamento de Engenharia Civil;

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professor responsável pela disciplina Função Social e Formação do Engenheiro; - Bolsistas e Tutor do PET/ECV; - Professores supervisores e técnicos de laboratórios; - Laboratórios do Departamento de Engenharia Civil; - Grupos de Pesquisa do Departamento de Engenharia Civil. Ações Desenvolvidas: - Agendar data com o professor da disciplina Função Social e Formação do Engenheiro; - Definir local, data e horário da atividade com os responsáveis pelas apresentações dos laboratórios e grupos de pesquisa; - Divulgar a atividade para os alunos; - Planejar a divisão dos alunos em grupos pequenos e montar a grade de visitas; - Acompanhar os grupos de alunos aos laboratórios e grupos de pesquisa.

Participação dos Bolsistas em Defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado Frequentemente os bolsistas do PET/ECV participam de defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso — conhecidos como TCCs — de acadêmicos do Curso de Engenharia Civil. Assim, adquire-se um conhecimento técnico mais abrangente e se desperta um maior interesse por áreas específicas do curso. Os trabalhos de conclusão de curso são ótimos recursos disponíveis para os alunos constatarem aplicações reais de tudo aquilo que é ministrado nas cadeiras do Curso de Graduação. Esta atividade em muito contribui para uma formação mais ampla dos integrantes do Programa, visto que estimula o desejo dos mesmos pelo desenvolvimento de

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

novos projetos de pesquisa e de extensão. Para o período de vigência deste planejamento estão previstas aproximadamente 40 defesas de TCC. Assim como em TCCs, a participação em defesas de dissertações de mestrado e teses de doutorado é uma grande oportunidade de aprendizado e estímulo ao bolsista. Os assuntos discutidos, as pesquisas realizadas e os resultados alcançados por estudantes de pós-graduação contribuem para a formação acadêmica do bolsista e apresentam um conhecimento científico mais aprofundado e não abordado na graduação. A vivência deste processo serve como preparação para uma possível continuidade nos estudos e desperta a motivação para a pesquisa científica. Isso contribui para as atividades de pesquisa do PET/ECV e também para as de ensino, na medida em que a informação adquirida é compartilhada com os outros alunos da graduação. A programação das defesas é publicada poucos dias antes de sua ocorrência, não sendo possível declarar as próximas datas neste documento. Benefícios e Resultados Esperados: - Servir como ferramenta motivacional para os bolsistas do Programa; - Aumentar o conhecimento acerca das inúmeras áreas de atuação do profissional, bem como aprofundar temas não abordados na graduação; - Instigar a busca de conhecimentos e criar expectativas nos bolsistas com relação à escolha do tema para seu futuro Trabalho de Conclusão de Curso – TCC; - Conhecer novas metodologias utilizadas; - Motivar os bolsistas a realizar um bom trabalho, pois as sugestões apresentadas pela banca são relevantes tanto para a confecção e organização do trabalho, quanto para a estratégia de defesa; - Servir como ferramenta para melhorar a confecção e apresentação de relatórios de pesquisa e extensão.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Coordenadoria de TCC do Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC. Ações Desenvolvidas: - Ficar atento à publicação do calendário de defesas, divulgado pela Coordenadoria de TCC e de Pós-Graduação; - Verificar, em reunião administrativa, a disponibilidade dos bolsistas para participação; - Fixar o calendário de defesas no mural interno do PET; - Incentivar os novos bolsistas a participar da atividade; - Acompanhar as defesas e discutir os pontos positivos e negativos do trabalho apresentado.

Reuniões e Discussões sobre Assuntos Culturais

As reuniões e discussões, intituladas de ―Reuniões Culturais‖, são realizadas mensalmente. Cada mês um membro do grupo é responsável pela reunião e o tema abordado é escolhido pelo mesmo e mantido em sigilo até o momento da apresentação. Após ser feita a introdução do assunto e os comentários do ministrante, iniciam-se as discussões. Com o intento de ampliar e atualizar os conhecimentos gerais e o senso crítico dos integrantes do PET/ECV, o assunto abordado nas discussões é geralmente de natureza social, política, econômica e/ou cultural. Outro fator positivo é o fato de a reunião cultural ser um momento de confraternização entre os integrantes do grupo, contribuindo assim para ampliar o espírito de equipe presente no PET/ECV. As datas das reuniões já foram decididas e constam no Cronograma deste planejamento. Benefícios e Resultados Esperados: - Apresentar aos bolsistas temas diversos não-técnicos, objetivando incrementar a bagagem cultural dos bolsistas e do tutor; - Desenvolver a habilidade de oratória;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Incentivar os bolsistas a refletir, dialogar e desenvolver o senso crítico acerca do tema a ser abordado. Quando de caráter prático, a atividade desenvolve habilidades físicas e mentais, além do trabalho em equipe; - Estimular o senso de responsabilidade e integração entre bolsistas.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Diversos cursos e departamentos da Universidade. Ações Desenvolvidas: - Confeccionar um cronograma anual definindo o bolsista responsável por cada reunião cultural; - Definir o local e a infra-estrutura necessários para a realização da atividade; - Cabe ao bolsista responsável preparar e planejar sua reunião, mantendo sigilo do tema abordado até o momento da reunião; - Terminada a apresentação, o grupo discute o tema abordado apresentando sugestões, opiniões e conclusões; - Após a conclusão da reunião, o PET/ECV disponibiliza no seu website um resumo da atividade realizada.

Leituras Técnicas

O PET/ECV incentiva os bolsistas ao hábito da leitura de livros e periódicos relacionados à Engenharia Civil, com a finalidade de estimular a busca por novos conhecimentos. Para isso, conta com a assinatura de revistas técnicas de periodicidade mensal como Téchne e O Empreiteiro, ambas da editora PINI. Possui ainda um acervo digital das revistas Téchne e Super Interessante (editora Abril), e mantém uma pequena biblioteca com livros acerca de diversos assuntos técnicos. Tais leituras técnicas não visam apenas ao aprendizado dos bolsistas, uma vez que todo acervo do PET/ECV está disponível para empréstimos a qualquer aluno da graduação em Engenharia Civil da UFSC. O grupo ainda disponibiliza materiais didáticos de diversas disciplinas do currículo do Curso em seu website (http://pet.ecv.ufsc.br). Benefícios e Resultados Esperados: - Melhorar o preparo dos bolsistas para o mercado de trabalho; - Servir como instrumento para a realização de trabalhos técnico-científicos; - Incentivar a pesquisa; - Aprofundar e atualizar conhecimentos técnico-científicos; - Gerar discussões acerca dos temas lidos. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Professores da UFSC. Ações Desenvolvidas:

- Incentivo, por parte do PET/ECV, para que os bolsistas atualizem seus conhecimentos técnico-científicos; - Planejamento das demais atividades para que sejam possíveis as leituras técnicas; - Leitura, discussão e conclusão relativas aos temas lidos.

Participação em Cursos e Palestras Oferecidos por Entidades de Classe da Engenharia Civil Com a finalidade de aprimorar os conhecimentos dos bolsistas, o PET/ECV divulga amplamente eventos promovidos por entidades de classe da Engenharia. Esses Cursos e Palestras, em geral, são realizados por entidades como Associação Catarinense de Engenheiros (ACE-SC) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Além do conhecimento adquirido sobre o tema abordado nas palestras, o bolsista também toma notas de como se portar em uma apresentação oral. Após o anúncio do evento, os bolsistas são incentivados pelo tutor do grupo a participar de tais atividades. Nelas, os graduandos estarão em contato com especializações que são oferecidas a alunos e profissionais da Engenharia Civil. Os temas abordados geralmente são muito pertinentes à carreira futura do estudante. Após participação nestes eventos, os bolsistas são convidados a expor o conhecimento adquirido aos demais integrantes do PET/ECV, disseminando assim o aprendizado obtido. Da mesma forma, com o acréscimo de conhecimento do estudante, este pode prestar apoio aos seus colegas de graduação nos assuntos debatidos em palestras e cursos. Além disso, um dos objetivos da atividade é familiarizar os bolsistas às entidades de classe, das quais participarão em um futuro próximo. Benefícios e Resultados Esperados:

- Servir como ferramenta motivacional para os bolsistas do Programa; - Aumentar o conhecimento acerca das inúmeras áreas de atuação do profissional, bem como aprofundar temas não abordados na graduação; - Instigar a busca de conhecimentos técnico-científicos; - Ampliar a rede de relacionamento profissional entre bolsistas, professores, empresas, entidades e profissionais liberais; - Conhecer novos materiais, técnicas e metodologias inerentes à Engenharia Civil; - Motivar os bolsistas a confeccionar artigos para publicações em eventos técnico-científicos.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Entidades de Classe; Ações Desenvolvidas:

- Ficar atento à publicação dos calendários e identificar os bolsistas interessados; - Fixar o calendário em mural interno do PET; - Incentivar os novos bolsistas a participar da atividade; - Arrecadar recursos para participação no evento; - Apresentar os temas expostos no evento ao Grupo e discuti-los.

Ferramentas Computacionais Específicas para Engenharia Civil Uma das dificuldades enfrentadas tanto pelos bolsistas do PET/ECV quanto pelos demais alunos da graduação em Engenharia Civil é a falta de introdução, por parte da Universidade, aos programas computacionais responsáveis pelo dimensionamento de estruturas prediais e de redes elétrica e hidráulica. Estes estão se tornando cada vez mais necessários nas empresas de Engenharia, pois auxiliam em muito o trabalho dos Engenheiros Civis.

Em vista disso, anualmente é firmado um convênio entre o PET/ECV — através do tutor Prof. Cláudio Cesar Zimmermann — e a Empresa AltoQI (S3 Eng - Empresa de Inteligência Aplicada à Engenharia S/A), para que os bolsistas venham a realizar os cursos oferecidos pela mesma, referentes aos softwares por ela comercializados. Neste ano haverá a participação de alguns integrantes do grupo nos cursos seguintes cursos:

AltoQI Lumine (Sistema para Projetos de Instalações Prediais Elétricas e de Cabeamento Estruturado), com duração de 16 horas/aula.

AltoQI Hydros (Sistema para Projetos de Instalações Prediais Hidráulicas, Sanitárias, de Incêndio e Gás), com duração de 16 horas/aula.

AltoQI Eberick (Sistema para Projetos Estruturais de Edificações em Concreto Armado), com duração de 24 horas/aula.

Todos os cursos serão realizados de forma on-line (cursos à distância). Benefícios e Resultados Esperados:

- Aplicar os conhecimentos adquiridos em disciplinas cursadas por meio de ferramentas

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

computacionais; - Melhorar o preparo dos bolsistas para o mercado de trabalho; - Incentivar a busca de conhecimentos técnico-científicos; - Servir como ferramenta motivacional para os bolsistas do Programa; - Ampliar a rede de relacionamento profissional; - Aplicar os conhecimentos adquiridos no curso para o desenvolvimento de projetos tanto à Universidade quanto à comunidade (principalmente famílias de baixa renda). - Repassar os conhecimentos adquiridos, através de cursos internos, aos demais bolsistas aptos.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Entidades de Classe; - Empresa AltoQI. Ações Desenvolvidas: - Incentivar os bolsistas a participar da atividade; - Identificar cursos oferecidos por empresas do ramo; - Expor em reunião administrativa os cursos disponíveis; - Verificar os interessados aptos a realizar a atividade; - Realizar as inscrições; - Repassar aos demais bolsistas aptos os conhecimentos adquiridos no curso.

Visitas Técnicas

Visitações a obras já concluídas ou em execução, a indústrias de materiais utilizados pela

construção civil e a outras áreas da Engenharia, são um forte incremento de informações que

resultam em aprendizado direto e num estímulo para a constituição da carreira do futuro

profissional. Além disso, o grupo tem nessa atividade a oportunidade de aprimorar e atualizar o

conhecimento de novos materiais e novas técnicas construtivas.

O PET/ECV conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina para o transporte dos

alunos até os locais a serem visitados. As despesas referentes à alimentação e hospedagem são

pagas individualmente pelos próprios alunos.

As visitas técnicas previstas para o período de validade deste Planejamento Anual de Atividades

são:

Obras da Usina Hidrelétrica (UHE) de Foz do Chapecó, localizada no município de Águas

de Chapecó/SC;

Obras do Molhe e Porto de Imbituba/SC.

Obras do Túnel de Paulo Lopes/SC, no Trecho Sul da BR-101.

Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada entre o Brasil, município de Foz do Iguaçu/PR, e o

Paraguai;

Usina Hidrelétrica de Itá, localizada no município de Itá/SC.

Votorantin Cimentos, indústria multinacional brasileira com fábrica localizada no município

de Rio Branco do Sul/PR.

Refinaria Petrobras/SIX – Usina referência em pesquisa, exploração e processamento de

xisto, localizada no município de São Mateus do Sul/PR.

Benefícios e Resultados Esperados:

- Conhecer novos materiais, técnicas e metodologias concernentes à Engenharia Civil; - Fixar e até antecipar os conhecimentos a serem adquiridos durante a graduação; - Aumentar o conhecimento acerca das inúmeras áreas de atuação do profissional; - Buscar a complementação das atividades desenvolvidas em sala de aula através da observação in loco; - Instigar o interesse dos alunos e bolsistas através de visitas a grandes obras de Engenharia.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Almeja-se assim um melhor aproveitamento nas disciplinas do curso e, por conseguinte, a melhoria da qualidade do ensino deste; - Atender às diretrizes prescritas no Projeto Pedagógico do Curso; - Servir como ferramenta motivacional para os bolsistas e alunos do Curso, reduzindo assim, o índice de evasão; - Ampliar a rede de relacionamento profissional.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Empresas públicas e privadas envolvidas. Ações Desenvolvidas: - Pesquisar empresas e grandes obras disponíveis para visitas técnicas; - Realizar o itinerário das visitas; - Solicitar o transporte para UFSC; - Divulgar a agenda de visitas; - Incentivar os bolsistas a participar da atividade; - Verificar os interessados em participar da visita técnica. Esta atividade é oferecida aos alunos das disciplinas de Topografia I e Topografia II e, normalmente, conta com a participação de todos os bolsistas do grupo; - Solicitar a autorização do Departamento de Engenharia Civil e da UFSC; - Organizar a saída de estudos; - Disponibilizar no website do PET/ECV os registros escritos e fotográficos feitos durante a visita.

Curso de Software de Desenho Assistido por Computador

O PET/ECV oferece semestralmente um curso gratuito que objetiva apresentar os principais

recursos oferecidos pelo software AutoCAD 2008 (software de Desenho Auxiliado por

Computador – CAD, na sigla em inglês), da empresa Autodesk. Para que os graduandos possam

desempenhar as disciplinas do curso com maior eficiência através do uso desta ferramenta, o

PET/ECV ministrará um curso com duração de vinte horas a cada semestre. Além das disciplinas

que exigem o uso de softwares CAD durante a graduação, essa ferramenta computacional

também será utilizada pelo futuro profissional no mercado de trabalho.

O curso visa a assistir aos alunos da graduação nas fases iniciais, elevar o nível de qualidade do

ensino na graduação e também aproximar mais o PET/ECV dos demais alunos do curso. Além

de dois ministrantes (professores), que são bolsistas do grupo com experiência no uso da

ferramenta em questão, há dois monitores - que também possuem bastante conhecimento do

que é apresentado. Estes ficam à disposição para dar assistência aos alunos e ganham

experiência para, futuramente, virem a ministrar o curso.

Esta é mais uma atividade de caráter permanente no grupo, sendo que no período de vigência

deste Planejamento estão previstos pelo menos dois cursos de AutoCAD, um em cada semestre

letivo. A estrutura utilizada provém da própria Universidade, a qual é uma colaboradora da

atividade.

Benefícios e Resultados Esperados: - Suprir as carências do curso de graduação com relação ao ensino de ferramentas computacionais aplicadas à Engenharia Civil; - Auxiliar na formação de profissionais mais capacitados ao mercado de trabalho; - Fornecer aos alunos do curso ministrado um conhecimento básico sobre o software; - Aproximar os alunos do curso com o programa PET/ECV; - Auxiliar os bolsistas no desenvolvimento da habilidade de oratória; - Incentivar o bolsista ministrante a buscar mais informações sobre o tema a ser abordado e a preparar e planejar as aulas;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Deixar o bolsista apto a prestar monitoria a alunos e professores interessados; - Estimular o senso de responsabilidade integração de alunos e ministrante. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC. Ações Desenvolvidas:

- Verificar os bolsistas aptos e interessados em ministrar o curso do software de desenho assistido por computador; - Definir o local e a infra-estrutura necessários para a realização da atividade; - Divulgar à comunidade acadêmica o curso ministrado pelo PET/ECV; - Realizar as inscrições; - Cabe ao ministrante preparar e planejar as aulas.

Treinamento de Novos Bolsistas

Com a finalidade de adaptar e apresentar mais profundamente as atividades do PET/ECV, o treinamento é realizado por todos os membros do grupo a partir da inserção de um novo bolsista ao Programa. Este consiste em informar o novo integrante a respeito das regras a serem seguidas, da existência e importância do Manual do Programa, bem como, adaptá-lo ao que terá que desenvolver, a partir da apresentação de todos os trabalhos já realizados e os que estão em andamento. Além disso, objetiva integrar o novo bolsista ao grupo, deixando-o mais à vontade para expor suas ideias e contribuir para o crescimento do PET/ECV. O treinamento não é uma atividade com dia e hora marcados, ou seja, é efetuado um acompanhamento cotidiano, supervisionado pelo tutor Cláudio Cesar Zimmermann, até que o novo bolsista se apresente capacitado a executar as atividades dentro do PET/ECV por conta própria. Benefícios e Resultados Esperados:

- Preparar o novo integrante do programa, apresentando a ele o Programa e suas diretrizes; - Iniciar o envolvimento do calouro com as atividades realizadas pelo PET/ECV; - Estimular o espírito de equipe integrando o novo bolsista com os demais.

Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV. Ações Desenvolvidas: - Incluir o novo bolsista em atividades como: reunião cultural, cursos internos, visitas técnicas, entre outros; - Estimular o calouro a trabalhar com os bolsistas mais experientes nos projetos desenvolvidos pelo grupo. - Supervisionar o novo bolsista até que o mesmo esteja capacitado a executar as atividades do PET/ECV; - Aumentar gradualmente a responsabilidade do novo bolsista dentro do PET/ECV.

Divulgação das Atividades do PET/ECV Através de Mural

Localizado próximo à sala do PET/ECV, o mural externo é utilizado para expor todas as atividades em desenvolvimento no grupo, bem como, curiosidades e acontecimentos relacionados à Engenharia Civil e avisos sobre eventos importantes como palestras, cursos e novas disciplinas oferecidas aos graduandos. O mural externo é utilizado com a intenção mor de manter os acadêmicos e professores do Departamento sempre informados sobre as atividades que o grupo realiza. Para que haja uma

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

renovação das notícias publicadas neste veículo de comunicação, mensalmente dois bolsistas ficam responsáveis pela atualização do mesmo, seguindo um cronograma anual definido ao início de cada ano. Benefícios e Resultados Esperados: - Expor as atividades realizadas pelo PET/ECV de forma resumida e interessante; - Divulgar reportagens e atualidades sobre construção civil no mundo; - Publicar editais de seleção, cursos e eventos promovidos pelo PET/ECV; - Valorizar as atividades realizadas pelo Programa.

Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV. Ações Desenvolvidas: - Elaborar um cronograma com o nome do bolsista responsável, no mês, pela atualização do mural; - Pesquisar novidades na área da construção civil; - Organizar o conteúdo a ser exposto de forma sucinta, atrativa e clara; - Atualizar mensalmente as informações contidas no mural.

Divulgação das Atividades do PET/ECV Através de Website (http://pet.ecv.ufsc.br) O PET/ECV possui um website através do qual divulga suas atividades realizadas e em desenvolvimento, além de disponibilizar para download apostilas e materiais pertinentes ao Curso aos alunos da Graduação em Engenharia Civil da UFSC. Caracteriza-se assim, como um elo dinâmico entre o grupo e os demais graduandos. A atualização deste website é frequente e fica a cargo de algum bolsista que se disponibilize para tal função e tenha conhecimento nos softwares requeridos para criar e editar páginas de Internet. Benefícios e Resultados Esperados: - Expor e valorizar todas as atividades realizadas pelo PET/ECV; - Apresentar o histórico do Programa, bem como divulgar informações acerca dos bolsistas e tutor; - Disponibilização de materiais de apoio didático, fornecidos pelos professores, aos alunos do curso de Engenharia Civil; - Publicar editais de seleção, cursos, visitas técnicas e eventos promovidos pelo PET/ECV;

Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV. Ações Desenvolvidas: - Designar um bolsista responsável e apto para realizar as atualizações do website; - Elaborar o conteúdo a ser publicado; - Através de softwares específicos, organizar o conteúdo de forma completa e atrativa.

Confecção do Índice de Reprovações Semestral das Disciplinas do Curso de Engenharia Civil Duas vezes ao ano o PET/ECV confecciona o Índice de Reprovações Semestral das Disciplinas do Curso de Engenharia Civil. Consiste em elaborar uma planilha que reúne o número de reprovações, o índice de aproveitamento dos acadêmicos aprovados e o número de graduandos desistentes de todas as disciplinas cursadas pelos alunos da Engenharia Civil, tanto as disciplinas oferecidas pelo Departamento de Engenharia Civil quanto às oferecidas por outros Departamentos (Física, Matemática, dentre outros).

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Esta é uma atividade de caráter permanente e serve para tornar claro, tanto para o corpo discente quanto ao docente, quais são as disciplinas nas quais os alunos têm mais dificuldade. Com a finalidade de informar aos alunos da graduação sobre as disciplinas que tiveram um maior número de reprovações, as informações são organizadas de modo que, na listagem, as primeiras disciplinas sejam aquelas que apresentam maior índice de reprovações. Ou seja, é criado um ranking das matérias que mais reprovaram alunos no referido semestre no Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. Estes índices são então disponibilizados no website do grupo (http://pet.ecv.ufsc.br), bem como, no mural do PET/ECV, tornado-os deste modo acessíveis a toda a comunidade da Engenharia Civil na UFSC. Benefícios e Resultados Esperados:

- Divulgar a análise estatística sobre as reprovações acadêmicas; - Contribuir na melhoria do desempenho dos alunos, com conseqüente redução da evasão; - Aperfeiçoar os conhecimentos na área de estatística dos bolsistas envolvidos; - Servir como instrumento informativo para professores e alunos. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Departamento de Administração Escolar – DAE. Ações Desenvolvidas:

- Coletar os dados junto ao DAE; - Digitalizar as informações coletadas para futura análise estatística; - Gerar o índice de reprovações do referido semestre; - Organizar e filtrar os dados; - Analisar os resultados encontrados; - Divulgar para a graduação os resultados obtidos, através do mural do Departamento de Engenharia Civil.

Assessoria aos Alunos da Graduação A fim de sanar dúvidas sobre certos assuntos das disciplinas do curso, os bolsistas do PET/ECV se dispõem a prestar auxílio aos alunos da graduação quando requisitado por estes. Também auxiliam na realização de algumas etapas de trabalhos que exijam domínio de ferramentas computacionais como AutoCAD e outras. Este tipo de atividade aproxima ainda mais os bolsistas dos demais alunos de graduação, ampliando assim o reconhecimento do PET/ECV como grupo de excelência dentro do curso ao qual está inserido. Benefícios e Resultados Esperados:

- Favorecer os alunos que estão aprendendo e/ou aprimorando seu conhecimento sobre o tema requisitado, colaborando assim com a elevação do nível acadêmico; - Incentivar o bolsista ministrante a buscar mais informações sobre o tema a ser abordado; - Estimular o senso de responsabilidade e integração de alunos e ministrante.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV. Ações Desenvolvidas: - Os bolsistas aprimoram seus conhecimentos através da participação em palestras, eventos e cursos extra-curriculares e internos; - Ficar a disposição para prestar monitoria a alunos e professores interessados.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Confecção de Apostila para as Disciplinas ECV 5136 – Topografia I e ECV 5137 – Topografia II

Atendendo ao pedido dos professores que ministram as disciplinas de Topografia I e II, o PET/ECV continuará a confecção no ano de 2010 de uma apostila para as disciplinas de Topografia I e Topografia II, ambas de caráter obrigatório no Curso de Graduação em Engenharia Civil da UFSC. Os professores das referidas disciplinas fornecerão boa parte do material necessário para a confecção da Apostila. Caberá ao PET/ECV fazer a diagramação, organizar os conteúdos e buscar informações que possam complementar o material fornecido pelos professores. Para os bolsistas envolvidos, esse tipo de atividade também resulta num aprofundamento maior da disciplina com a realização de pesquisas sobre assuntos muitas vezes não vistos em sala de aula. Após o término dessa atividade a apostila estará à disposição dos alunos através do website do grupo (http://pet.ecv.ufsc.br). Essa atividade em muito agrega os bolsistas do Programa, visto que os aproxima dos professores do Curso e contribui para a melhoria da qualidade do Ensino no Curso de Graduação em Engenharia Civil da UFSC. Benefícios e Resultados Esperados:

- Disponibilizar aos alunos da graduação um material didático completo e de qualidade; - Colaborar com o Projeto Pedagógico do curso através da melhoria do desenvolvimento acadêmico; - Estreitar laços entre alunos e professores envolvidos; - Adquirir e aprimorar conhecimentos; - Incentivar o bolsista a buscar mais informações sobre o tema a ser abordado.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professores do Departamento de Engenharia Civil. Ações Desenvolvidas: - Solicitação de material didático por parte dos professores ou proposta de elaboração do material por parte dos bolsistas ou alunos; - Verificação de bolsistas disponíveis e interessados em realizar a atividade; - Elaboração de um plano de ações para desenvolvimento do material, sob orientação do professor responsável pela disciplina; - Análise do material existente e busca de mais informações; - Organização e montagem do material didático e correção por parte do orientador; - Entrega do material final e publicação deste no website do PET/ECV.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

2.1.2. Atividades de PESQUISA

Na seqüência estão relacionadas as atividades de pesquisa que os bolsistas do PET/ECV estão desenvolvendo e também as que pretendem realizar no período de 1º de janeiro a 31 de Dezembro de 2010. Estas pesquisas são, em muitos casos, complemento de outras atividades desenvolvidas no PET/ECV e têm como principal objetivo a publicação de seus resultados em congressos e eventos científicos relacionados com a Engenharia Civil. Este material, uma vez publicado, fica à disposição da comunidade acadêmica e científica, além de servir como base para outros projetos que venham a ser desenvolvidos pelo PET/ECV. A realização deste tipo de atividade é de grande valia aos bolsistas, responsáveis por desenvolvê-la, uma vez que estes aperfeiçoam seu senso crítico, seu conhecimento e até mesmo identificam suas aptidões por algumas áreas ou determinados assuntos. Ficam, desta forma, mais bem preparados para o ingresso em um programa de pós-graduação ou no mercado de trabalho. Os demais alunos de graduação também são favorecidos com estas atividades, uma vez que estas os incentivam a ingressar em laboratórios e grupos de pesquisa, iniciando, assim, suas próprias pesquisas científicas.

Título: Análise do Campus da Universidade Federal de Santa Catarina como um Pólo Gerador de Tráfego. Orientador: Profª. Lenise Grando Goldner, Dra. Bolsistas: Flávia Roberta Beppler, Janaina de Souza Prim. Objetivo: O objetivo do presente estudo é a análise do perfil do viajante e das características das viagens de ingresso/egresso ao Campus da UFSC, realizadas por professores, alunos e servidores. Pretende-se, desta forma, melhorar a compreensão dos problemas de tráfego existentes no entorno do Campus Universitário e buscar soluções mitigadoras para os mesmos. Início da atividade: Novembro 2008. Resumo: A pesquisa almeja a elaboração de um banco de dados através de questionários que serão aplicados aos alunos, professores e servidores do Campus. Esta tem a finalidade de identificar e estudar as principais vias utilizadas para o acesso ao Campus da UFSC, no qual suscitam grandes problemas de congestionamento. Subsecutivamente, alvitrar-se-á alternativas para a viabilidade de um novo sistema viário à área em estudo, permitindo assim, uma solução mitigadora para os transtornos gerados por uma demanda excessiva de veículos frente a uma malha viária antiga e inadequada, no qual tanto a comunidade acadêmica, quanto os usuários em geral são penalizados. Fase do projeto: A pesquisa encontra-se em fase final, iniciando a partir de 2010 uma nova etapa de análise dos dados. Benefícios e Resultados Esperados: - Compreender os problemas de tráfego existentes no entorno do Campus Universitário; - Propor soluções mitigadoras para os problemas de tráfego local; - Aperfeiçoar os bolsistas envolvidos na área de estatística, bem como iniciar a utilização de softwares específicos para tal; - Antecipar e ampliar conhecimentos na área de Engenharia de Tráfego, além de estimular o aprendizado através da prática; - Favorecer a comunidade acadêmica e local com soluções, futuramente apresentadas ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, para o inadequado sistema viário da região analisada; - Estreitar laços entre alunos, professores e servidores da Universidade; - Estabelecer a realidade da UFSC em termos de tráfego e transporte; - Conhecer o tempo, o meio de transporte e a origem e o destino do viajante; - Estudar os impactos do Campus Universitário como um Pólo Gerador de Viagens; - Permitir que os bolsistas compartilhem a realidade da Engenharia de Tráfego; - Estimular a integração e coordenação entre os bolsistas na aplicação de questionários. Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF; - Departamento de Informática e Estatística – INE; - Professores do Departamento de Engenharia Civil. Ações Desenvolvidas:

- Tabular os dados coletados, por meio de questionários; - Analisar estatisticamente a amostra; - Encontrar correlações entre os dados; - Propor soluções e apresentá-las ao IPUF; - Divulgar para graduação os resultados alcançados.

Título: Análise de Manifestações Patológicas em Edifícios de Habitação Social.

Orientadores: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M.Eng e Prof. Ivo José Padaratz, PhD Bolsistas: Helen Berwanger, Juliana Vieira dos Santos, Stephanie Thiesen. Objetivos:

A presente atividade tem por finalidade atender à solicitação da Caixa Econômica Federal para elaboração de uma pesquisa referente às anomalias frequentemente observadas nos empreendimentos de interesse social financiados por esta instituição. Objetiva-se minimizar e até mesmo pôr fim na repetição dos erros construtivos. Para isso, pretende-se confeccionar um caderno de recomendações específico para esse tipo de empreendimento. O caderno será utilizado como um guia para as futuras construções de interesse social. Com o acervo de dados obtidos na pesquisa, pretende-se também elaborar um portal on-line abrangendo as manifestações patológicas, as possíveis soluções e as prevenções para as mesmas. Esse website estará disponível para professores, graduandos e demais interessados no assunto. Início da atividade: Março de 2008. Resumo:

Por meio do levantamento realizado pelo PET/ECV das anomalias encontradas em estruturas, esquadrias, pisos, paredes e telhados, o estudo visa a analisar esse acervo de dados relativo às manifestações patológicas encontradas nas edificações de habitação social. A partir deste banco de dados gerar-se-ão análises estatísticas, a fim de indicar os problemas mais habituais nestas edificações. Serão, então, analisados os tipos de patologias, suas localizações e frequências, os projetos executivos, as análises estatísticas, dentre outros, para verificação das origens das mesmas. A partir dessa etapa, propor-se-ão soluções para cada manifestação patológica especificamente.

Com os resultados da pesquisa, será possível melhorar tanto os materiais e técnicas quanto a mão-de-obra a serem empregados em obras futuras. Confeccionar-se-á um website, no qual os resultados e sugestões ficarão disponíveis tanto ao financiador quanto aos interessados em geral. A pesquisa envolve professores de várias instituições de ensino e pesquisa em todo o país, diversas áreas, bolsistas, laboratórios, mestrandos, doutorandos, além de bolsistas do PET/ECV e tutor. A participação dos bolsistas PET, do tutor e do prof. Ivo José Paradatz, foi fundamental, esta equipe é que vem desenvolvendo a pesquisa e que coletou dados em campo e fez as vistorias nos empreendimentos.

Cabe destacar aqui a indissociabilidade da tríade ensino-pesquisa-extensão do projeto, visto que os bolsistas necessitaram aprender de forma autodidata sobre as patologias da construção, pesquisar em campo os problemas correntes em obras de habitação social e agora, elaborarão documentos que irão auxiliar na prevenção deste tipo de ocorrência. Fase do projeto: A pesquisa encontra-se em fase de análise dos dados obtidos em campo e geração de relatório, caderno de recomendações e parte de um capítulo de livro a ser editado pela Caixa Econômica Federal. Benefícios e Resultados Esperados:

- Desenvolver um material didático de qualidade para agilizar, facilitar e colaborar para com o ensino não só da graduação, mas de todos interessados por essa área específica; - Estimular o interesse e desenvolver o conhecimento acerca do tema de manifestações patológicas nas construções; - Instigar o aprendizado através da prática; - Favorecer a comunidade acadêmica por meio de uma ferramenta on-line para incentivar/motivar, facilitar e melhorar o aprendizado acerca do tema;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Desenvolver o trabalho em equipe, bem como externar qualidades como gerência e planejamento de projetos; - Antecipar o contato com a disciplina de Patologia das Construções, uma vez que essa, além de ser optativa, é passível de ser cursada somente nas fases finais da graduação em Engenharia Civil; - Receber orientação de professores e profissionais da área; - Aperfeiçoar os bolsistas envolvidos na área de estatística; - Elaborar um Caderno de Recomendações para futuras obras de habitação social; - Aproximar bolsistas e professores da Universidade; - Compreender e analisar impactos gerados por problemas construtivos e executivos de obras de caráter social; - Desenvolver profissionais preocupados com o bem estar da sociedade em geral. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professores do Departamento de Engenharia Civil; - Caixa Econômica Federal. Ações Desenvolvidas: - Analisar estatisticamente os dados coletados; - Encontrar correlações entre as frequências de manifestações patológicas; - Elaborar um Caderno de Recomendações para futuras obras de habitação social; - Desenvolver um website sobre o tema; - Divulgar para graduação os resultados alcançados.

Título: Estudo das Propriedades da Argamassa Estabilizada Mormix nos Estados Fresco e Endurecido.

Orientador: Prof. Luiz Roberto Prudêncio Jr., Dr. Bolsista: Flávia Roberta Beppler, Helen Berwanger, Julian Mijovicevich Rossini, Renata Ligocki Pedro. Objetivos:

O objetivo geral da pesquisa é determinar as vantagens do uso da argamassa estabilizada em comparação com o uso de argamassas convencionais, tanto para assentamento quanto para revestimentos de alvenaria. Ao fim, almeja-se confeccionar um relatório final do trabalho, apresentando os resultados obtidos e fornecendo eventuais recomendações e correções de dosagem que sejam julgadas necessárias. Início da atividade: Novembro de 2009. Resumo:

A pesquisa partiu do interesse dos bolsistas em fazer uma pesquisa na área de materiais para construção civil. Em contato com o Grupo de Tecnologia em Materiais e Componentes à Base de Cimento Portland (GTec) da UFSC, observou-se que a área de argamassa estabilizada era pouco explorada. Dentre as consultas realizadas por este grupo, observou-se que as dúvidas mais freqüentes dos clientes eram quanto às vantagens referentes ao uso dessa argamassa para assentamento e revestimento de alvenarias estruturais de blocos de concreto, que é um sistema que busca soluções racionalizadas e econômicas.

No caso das argamassas estabilizadas, a introdução de aditivos incorporadores de ar, retentores de água e, principalmente, dos estabilizadores de hidratação, influenciam fortemente o desempenho das argamassas e por isso necessitam de um estudo aprofundado. Fase do projeto: A pesquisa encontra-se em fase inicial, com a coleta e análise de material bibliográfico sobre o referido assunto. Benefícios e Resultados Esperados:

- Determinar a vantagens do uso desse sistema em comparação com o uso de argamassas convencionais, tanto para assentamento quanto para revestimentos de alvenaria; - Desenvolver o trabalho em equipe, bem como externar qualidades como gerência e planejamento de projetos; - Estimular o interesse e desenvolver o conhecimento acerca de argamassas estabilizadas;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Instigar o aprendizado através da prática; - Aproximar bolsistas e professores da Universidade; - Confeccionar um relatório final do trabalho apresentando os resultados obtidos;

- Fornecer eventuais correções de dosagem que sem julgadas necessárias.

Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professores do Departamento de Engenharia Civil; - Grupo de Tecnologia em Materiais e Componentes a Base de Cimento Portland – GTec. Ações Desenvolvidas: - Pesquisar informações em livros, dissertações de mestrado e teses de doutorado; - Conhecer as dúvidas mais freqüentes dos clientes quanto às vantagens referentes ao uso dessa argamassa para assentamento e revestimento de alvenarias estruturais de blocos de concreto; - Realizar ensaios laboratoriais para determinar as propriedades do material; - Buscar e divulgar opções racionalizadas e econômicas do sistema em estudo; - Apresentar os resultados obtidos por meio de um relatório final do trabalho; - Divulgar os resultados alcançados.

Título: Análise da Influência da Qualidade do Adensamento na Homogeneidade do Concreto Utilizando Ensaio Não-Destrutivo. Orientadores: Prof. Roberto Caldas de Andrade Pinto, PhD e Prof. Ivo José Padaratz, PhD. Bolsistas: Alex Willian Buttchevitz, Juliana Vieira dos Santos, Paulo Sérgio dos Santos. Objetivos:

Almeja-se com a pesquisa averiguar a eficácia da utilização do ensaio não destrutivo com aparelho de ultra-som no diagnóstico de regiões mal adensadas no concreto. Através de consultas bibliográficas se percebeu que inexistem pesquisas nesta área sendo realizadas no país, sendo este outro motivo para a realização da atividade. Início da atividade: Setembro de 2009. Resumo:

Grande parte da pesquisa já foi desempenhada no segundo semestre de 2009, restando agora a análise dos dados obtidos em laboratório e a elaboração de artigos científicos para publicação em eventos pertinentes. Ela consiste em avaliar a influência do correto adensamento na homogeneidade do concreto. Para isso, simulou-se uma viga de concreto (60cmx90cmx15cm) tal como ocorre em obra, onde não há o conhecimento da amplitude do vibrador que é necessária para atingir um raio de ação satisfatória. Então, calculou-se o raio de ação (que foi de 9cm) do vibrador de imersão utilizado e espaçou-se os pontos de vibração na viga de tal forma que certas regiões ficassem bem vibradas e outras mal vibradas, ocasionando nestas o aparecimento de vazios, tornando assim o concreto menos resistente.

A homogeneidade foi detectada através de ensaio não-destrutivo, utilizando aparelho de ultra-som específico para estruturas de concreto. Através dos pulsos das ondas ultra-sônicas conseguiu-se averiguar o tempo que a onda levou para percorrer a espessura da viga e assim se obteve a velocidade de travessia da onda. Nas regiões bem vibradas essa velocidade foi maior, enquanto que nas mal vibradas foi menor. Para uma melhor interpretação dos dados está sendo utilizado o software Surfer 7.0, que gera superfícies tridimensionais com curvas de isovelocidades através dos dados obtidos no mapeamento da viga. Agora, com os dados em mãos, far-se-á uma análise mais apurada dos resultados utilizando conceitos estatísticos e modelos apropriados. Fase do projeto: Análise dos dados obtidos em laboratório. Benefícios e Resultados Esperados: - Averiguar a eficácia da utilização do ensaio não destrutivo com aparelho de ultra-som no diagnóstico de regiões mal adensadas no concreto; - Avaliar a influência do adensamento no desempenho e na homogeneidade do concreto; - Instigar o aprendizado através da prática; - Aperfeiçoar o conhecimento dos bolsistas envolvidos através da utilização de softwares específicos;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Encontrar um modelo estatístico apropriado para a análise dos dados obtidos neste tipo de avaliação. - Obter resultados que possibilitem a elaboração de artigos científicos para publicação em eventos pertinentes. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professores do Departamento de Engenharia Civil; - Grupo de Pesquisa em Ensaios Não-Destrutivos – GPEND; - Polimix Concreto – filial São José/SC. Ações Desenvolvidas: - Elaborar o escopo e o cronograma da pesquisa; - Revisão bibliográfica; - Adquirir o material necessário à pesquisa; - Realizar treinamento com o uso do aparelho de ultra-som. - Testar o traço do concreto a ser utilizado e confeccionar as fôrmas a serem concretadas; - Analisar os dados de forma a obter o modelo estatístico mais adequado para avaliar as variáveis estudadas; - Gerar superfícies tridimensionais com curvas de isovelocidades através das informações obtidas nos ensaios; - Divulgar os resultados obtidos através de artigos científicos.

Título: Estudo da Influência dos Aditivos Modificadores de Pega na Velocidade do Pulso Ultra-Sônico no Concreto.

Orientador: Prof. Roberto de Caldas Pinto, PhD e Mario Arlindo Paz Irrigaray, Doutorando em Engenharia Civil na UFSC. Bolsistas: Alex Willian Buttchevitz, Juliana Vieira dos Santos, Paulo Sérgio dos Santos. Objetivos:

Pretende-se com esta pesquisa estudar mais profundamente o comportamento da velocidade do pulso ultra-sônico em concretos com o uso de aditivos retardadores e aceleradores de pega. Tentar-se-á correlacionar esta velocidade com a resistência à compressão obtida nos tempos a serem analisados. Início da atividade: Abril de 2010. Resumo:

É inegável a disseminação do uso de aditivos modificadores de pega do concreto em diversos segmentos da construção civil, principalmente na indústria de pré-moldados. Com esta pesquisa se busca verificar a influência destes aditivos no comportamento da onda ultra-sônica, a fim de dar mais confiabilidade às análises feitas com aparelho de ultra-som em concretos aditivados com modificadores de pega. O comportamento da velocidade do pulso ultra-sônico em concretos com uso destes aditivos será avaliado através do acompanhamento contínuo da referida velocidade em função do tempo da cura do concreto (12h, 24h, 48h, 72h, 7 dias, 14 dias e 28 dias). Para isso, confeccionar-se-ão três diferentes tipos de concreto, ambos com o mesmo traço e a mesma consistência (slump), apenas variando quanto ao uso ou não de aditivo acelerador ou retardador de pega. Fase do projeto: A iniciar. Benefícios e Resultados Esperados:

- Verificar a influência destes aditivos na velocidade da onda ultra-sônica; - Correlacionar a velocidade do pulso ultra-sônico com a resistência à compressão obtida nos tempos analisados; - Proporcionar maior confiabilidade às análises feitas com aparelho de ultra-som em concretos aditivados com modificadores de pega; - Aperfeiçoar o conhecimento dos bolsistas envolvidos na área em estudo; - Instigar o aprendizado através da prática; - Desenvolver o trabalho em equipe, bem como estimular qualidades como gerência e planejamento de projetos; - Obter resultados que possibilitem a elaboração de artigos científicos para publicação em

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

eventos pertinentes. Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professores do Departamento de Engenharia Civil; - Grupo de Pesquisa em Ensaios Não-Destrutivos – GPEND; Ações Desenvolvidas:

- Elaborar o escopo e o cronograma da pesquisa; - Estudar mais profundamente o comportamento da velocidade do pulso ultra-sônico em concretos com o uso de aditivos modificadores de pega; - Adquirir o material necessário à pesquisa; - Realizar ensaios com três diferentes tipos de concreto; - Analisar a influência da velocidade na resistência à compressão obtida em tempos previamente determinados; - Publicar os resultados obtidos;

Título: Análise de Ruídos e Estudos de Soluções Visando ao Conforto Acústico de Salas de Aula do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC).

Orientador: Prof. Arcanjo Lenzi, Dr. – Coordenador do Grupo Tecnologia em Vibração e Acústica do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC; Bolsistas: Fabio de Marchi Pintos, Flávia Roberta Beppler, Matheus Soares Geraldi. Objetivos:

É de suma importância os alunos estarem inseridos em locais acusticamente confortáveis de forma que possam ouvir e aprender sem a dificuldade de comunicação imposta pelo ruído. Para que isso seja possível, este trabalho objetiva a análise das condições acústicas em que se encontram as Salas de Aula do Centro Tecnológico da UFSC, além de estudos acerca das melhorias que podem ser feitas nesse âmbito, buscando soluções mitigadoras para os efeitos sonoros provenientes do trânsito local e ruídos internos. Início da atividade: Abril de 2009. Resumo:

O local onde serão realizadas as análises é o Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina. Os prédios deste Centro têm seus projetos datados de 1976 e, sendo assim, não foram projetados com perspectivas de uma análise de ruídos. O estudo será realizado para algumas salas de aula deste Centro, uma vez que as condições acústicas do recinto devem ser adequadas para a aprendizagem e comunicação verbal. Entre os visíveis motivos para o aumento de ruídos em salas de aula está o sistema de condicionamento de ar, o qual cria um acréscimo de ruído de fundo, prejudicando desta forma o bom funcionamento acústico do ambiente.

O crescimento das cidades, neste caso Florianópolis-SC, que originou uma elevação na intensidade do ruído urbano, a qual não teve acompanhamento proporcional à evolução das tecnologias de isolamento acústico, também é outro importante motivo para o aumento dos ruídos em sala de aula. O tratamento acústico, destinado ao conforto humano, implica no conhecimento de valores das condições acústicas locais, em função do conjunto de condições do recinto. Para a medição dos parâmetros acústicos é necessário que um procedimento padrão seja seguido, respeitando as características do ambiente e as normas pertinentes. Esta medição será realizada por meio de equipamentos adequados e ocorrerá em diferentes períodos do dia e com uma porcentagem diferente de ocupação da sala a cada avaliação.

A atividade visa proporcionar benefícios diretos à comunidade acadêmica em geral, principalmente aos alunos e professores que utilizam o referido Centro. Fase do projeto: Revisão bibliográfica e organização do cronograma de medições. Benefícios e Resultados Esperados: - Buscar soluções que atenuem os efeitos sonoros provenientes do trânsito local e ruídos internos; - Aperfeiçoar e antecipar conhecimentos dos bolsistas envolvidos, na área Conforto Acústico;

- Instigar o aprendizado através da prática;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Implementar as correções necessárias para o tratamento acústico das salas de aula; - Desenvolver e estimular o trabalho em equipe;

- Auxiliar a Universidade como um todo de maneira a melhorar a qualidade de ensino. Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Departamento de engenharia Mecânica – EMC; - Professores do Departamento de Engenharia Mecânica. Ações Desenvolvidas:

- Efetuar uma revisão bibliográfica acerca do tema; - Planejar e organizar um cronograma de medições; - Medir as intensidades de som na qual estão expostas as salas de aula do Centro Tecnológico da UFSC; - Analisar as condições acústicas das salas de aula do CTC; - Compilar e analisar os dados obtidos; - Buscar soluções mitigadoras para os efeitos sonoros provenientes do trânsito local e ruídos internos; - Encaminhar ao CTC as soluções propostas a fim de efetuar o tratamento acústico das salas de aula.

Título: Aplicação do Modelo de Regressão Linear Múltipla para a Avaliação de Oferta Mínima em Licitações de Aluguéis na UFSC. Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M.Eng e Prof. Norberto Hochheim, Dr. Bolsista: Stephanie Thiesen. Objetivos:

Proporcionar uma ferramenta objetiva de suporte e auxílio à tomada de decisão na fixação de preços mínimos para licitações de aluguel de espaços pertencentes à Universidade Federal de Santa Catarina. Resumo:

Esta atividade consiste na elaboração de um modelo de regressão linear múltipla baseado nas características dos espaços já locados para estabelecer valores mínimos para as ofertas. Esta atividade caracteriza-se como sendo de cunho permanente no PET/ECV e desenvolve-se por meio de modelo matemático baseado nas propostas vencedoras de licitações anteriores que ocorreram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O modelo é aperfeiçoado a cada nova licitação de acordo com as novas realidades encontradas na região. O objetivo do método de regressão linear múltipla é encontrar valores bastante aproximados entre os estimados e os praticados, sem que haja um viés ou tendência nos valores preditos. Os valores estimados pelo método servem de referência e sobre eles são aplicados, além de um campo de arbítrio, a experiência do gestor, que pode levar em conta fatores não considerados no modelo, condições especiais de negociação e/ou exigências para o estabelecimento. O objetivo do trabalho é oferecer apoio e suporte à tomada de decisão do gestor, e não substituir o julgamento humano.

Ressalta-se que para encontrar um modelo que seja aplicável ao processo de licitação de aluguéis na UFSC com poder de predição satisfatório, deve-se respeitar e atender a todos os pressupostos da regressão linear múltipla, para que assim não sejam apresentados resultados tendenciosos. Vale salientar que o trabalho é desenvolvido inteiramente dentro do PET/ECV, sob orientação do Tutor, e alicerça-se nos conhecimentos adquiridos pelos bolsistas que cursaram as disciplinas optativas da área de Engenharia de Avaliações. Fase do projeto: Em andamento. Benefícios e Resultados Esperados:

- Proporcionar uma ferramenta objetiva de suporte e auxílio à tomada de decisão na fixação de preços mínimos para licitações de aluguel de espaços pertencentes à Universidade Federal de Santa Catarina; - Elaborar de um modelo de regressão linear múltipla; - Aperfeiçoar os bolsistas envolvidos na área de estatística, bem como aperfeiçoar seus

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

conhecimentos em softwares específicos; - Servir de alicerce para fixação justa de preços pela UFSC; - Encontrar valores bastante aproximados entre os estimados e os praticados na região; - Auxiliar a Universidade de maneira direta e efetiva, ratificando a indissociabilidade entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV. Ações Desenvolvidas:

- Coletar os dados junto à UFSC; - Filtrar as informações recebidas; - Elaborar um modelo matemático que melhor represente a realidade da região; - Encaminhar o modelo escolhido à UFSC para uso em licitações.

2.1.3. Atividades de EXTENSÃO

A seguir estão relacionadas algumas atividades de extensão que os bolsistas do PET/ECV planejam realizar no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2010. Ressalta-se, entretanto, que grande parte das atividades desenvolvidas pelo Programa advém dos contatos realizados no decorrer do ano, não sendo possível, conseqüentemente, listá-las com antecedência. Esses contatos, por sua vez, são em geral procedentes dos bolsistas, professores do Departamento no qual o grupo está inserido, outros setores da Universidade ou da comunidade. Como não há possibilidade de se prever quais atividades serão requeridas ao grupo, no fim do período as atividades desenvolvidas serão descritas no Relatório de Atividades. As atividades têm por objetivo a obtenção de experiência por parte dos acadêmicos participantes, bem como, benefícios aos requerentes, que em geral são entidades de caráter beneficente e/ou a própria Universidade.

Título: Levantamentos “As Built” (como construído)

Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M.Eng e outros professores e profissionais. Bolsistas: Todos. Início da atividade: Indefinido. Resumo:

Os trabalhos de levantamento "As Built" (como construído) têm por objetivo retratar fielmente a situação das edificações e todas as possíveis incoerências existentes entre o que foi projetado e o que foi executado. Este tipo de serviço, quando solicitado ao PET/ECV, tem a finalidade de atualizar projetos (em sua grande maioria projetos arquitetônicos) e propor modificações, atendendo assim a solicitação dos requerentes.

Os pedidos são feitos por contatos – procedentes dos bolsistas, professores do Departamento no qual o grupo está inserido, outros setores da Universidade ou da comunidade – realizados no decorrer do ano, não sendo possível no presente momento expor os projetos com antecedência.

Essa atividade, de caráter corriqueiro, é realizada pelos bolsistas do Programa, orientados pelo tutor Cláudio Cesar Zimmermann. Para sua realização é necessário que os bolsistas visitem o local e, com equipamentos adequados, façam uma verificação das dimensões da edificação existente. Posteriormente, os dados coletados são digitalizados no software AutoCAD, gerando assim o desenho (planta baixa) atualizado da edificação. Fim da atividade: Indefinido. Benefícios e Resultados Esperados:

- Retratar fielmente a situação das edificações; - Servir de alicerce para averbação de residências de caráter social; - Aproximar o Grupo à comunidade como um todo; - Estimular os novos bolsistas a aprender o software de desenho assistido por computador, AutoCAD;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Estimular o senso de responsabilidade cidadã dos bolsistas. - Aproximar o estudante da futura prática profissional; Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Laboratório de Ciências Geodésicas – LabCIG. Ações Desenvolvidas:

- Verificar a disponibilidade do Grupo em atender à solicitação do interessado; - Visitar o local e, com equipamentos adequados, levantar as dimensões da edificação existente; - Digitalizar os dados; - Gerar o desenho final para atualização/criação do projeto da edificação.

Título: Projetos Beneficentes para a Comunidade. Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M. Eng e outros professores e profissionais. Bolsista: Todos. Início da atividade: Indefinido Resumo:

Não há como fazer um cronograma de projetos beneficentes, pois estes surgem ao longo do ano. Porém, como este tipo de projeto é uma prática comum no PET/ECV, deve-se prever este tipo de atividade. A realização destes projetos acontece da seguinte forma: o possível beneficiado procura o PET/ECV e expõe a proposta que contemple a sua necessidade. Esta é repassada aos bolsistas do Programa em reunião administrativa, que ocorre semanalmente, sendo apreciada e discutida a viabilidade da realização da mesma, bem como, os benefícios que o projeto traria aos bolsistas, à comunidade acadêmica e ao próprio requerente. O requerente deve provar a carência. Após a análise, os bolsistas que demonstrarem interesse em trabalhar na proposta se responsabilizam com o desenvolvimento do projeto. Na seqüência são definidos os grupos de trabalho e o professor orientador, sendo esse, geralmente, o professor tutor, que faz questão de participar ativamente dos trabalhos. Nos casos em que a atividade exija conhecimento em áreas específicas da engenharia, possivelmente, outro orientador é convidado pelo PET/ECV.

Além do caráter social desse tipo de trabalho, os bolsistas envolvidos na atividade solidificam e ampliam seus conhecimentos em diversas áreas da Engenharia, além de ter contato com as necessidades da população, em geral, no que tange à Engenharia Civil. Busca-se com isso, atender a solicitação tanto da UFSC, quanto do Governo Federal, que incentiva este tipo de ação. Todos os participantes do projeto se sentem muito bem em realizar este tipo de atividade: faz bem ao ―coração‖! Fim da atividade: Indefinido. Benefícios e Resultados Esperados: - Mostrar aos bolsistas os benefícios que a Engenharia Civil pode proporcionar ao bem estar físico e mental da sociedade; - Instigar o aprendizado através da prática; - Receber orientações de professores e profissionais especializados; - Solidificar e ampliar conhecimentos em diversas áreas da Engenharia; - Estimular o senso de responsabilidade social dos bolsistas; - Aproximar o Grupo à comunidade como um todo; - Proporcionar contato com as necessidades da população em geral, no que tange à Engenharia Civil; - Dar um singelo retorno à sociedade do dinheiro por ela investido nas Universidades Públicas. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professores do Departamento de Engenharia Civil; - Laboratório de Ciências Geodésicas – LabCIG.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Ações Desenvolvidas:

- Comprovar junto ao requerente se o projeto é de caráter beneficente; - Verificar a disponibilidade do Grupo em atender à solicitação do interessado; - Visitar o local e, com equipamentos adequados, realizar os levantamentos necessários; - Digitalizar os dados; - Entregar o projeto finalizado; - Divulgar a atividade no site e/ou no mural do Grupo.

Título: Levantamento de manifestações patológicas, monitoramento das medidas de recalque através de nivelamento geométrico, investigação do tipo de fundação e proposta e acompanhamento do reforço estrutural em um edifício em Florianópolis/SC. Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M. Eng e Prof. Ivo José Padarat, PhD. Bolsista: Janaina de Souza Prim, Paulo Sérgio dos Santos, Stephanie Thiesen. Início da atividade: Outubro de 2008. Resumo:

Com a finalidade de atender uma solicitação de um Condomínio Residencial localizado no município de Florianópolis/SC e ainda aplicar e aprimorar conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Topografia, Concreto e, em alguns casos de Patologia em Edificações, o PET/ECV, juntamente com seu professor tutor, especialista na área, iniciou o acompanhamento de possíveis movimentações/recalques no referido Condomínio. Este possui quatro pavimentos, e está localizado em uma das ruas de grande movimento. Este acompanhamento de recalques servirá como subsídio para verificar se o edifício, o qual já sofreu de inúmeras rachaduras em suas paredes, encontra-se, em processo de recalque.

O monitoramento deverá indicar os recalques parciais, totais e velocidades de recalque, que poderá confirmar o que as rachaduras nas paredes estão indicando, devido a sua posição e inclinação. Esta atividade é muitíssimo importante, pois se trata de um trabalho profissional, real e de muita responsabilidade, que decidirá, por exemplo, se o edifício, de 30 anos de idade, terá ou não que receber reforço em sua estrutura – procedimento este de alto custo. Fim da atividade: Janeiro de 2010. Benefícios e Resultados Esperados: - Instigar o aprendizado através da prática; - Antecipar o contato do bolsista com assuntos com reforço estrutural, nivelamento geométrico, monitoramento de recalque, entre outros; - Solidificar e ampliar conhecimentos em diversas áreas da Engenharia; - Receber orientações de professores e profissionais especializados; - Estimular o senso de responsabilidade dos bolsistas; - Aproximar o Grupo à comunidade. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professores do Departamento de Engenharia Civil; - Laboratório de Ciências Geodésicas – LabCIG; - Arquiteto Tuing Ching Chang; - Moradores síndicos e ex-síndicos do condomínio residencial avaliado. Ações Desenvolvidas: - Realizar a última leitura de recalque; - Digitalizar e tratar os dados coletados; - Gerar gráficos para análise final da atividade; - Analisar os gráficos a fim de confirmar a eficácia do reforço estrutural implementado.

Título: Organização de Evento para a Comemoração dos 50 Anos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M. Eng. e demais tutores PET da UFSC. Bolsista: Todos. Início da atividade: Março de 2010. Resumo:

Esta atividade foi proposta ao InterPET-SC (grupo formado por dois bolsistas de cada Grupo PET do estado de Santa Catarina) durante uma reunião do CLA (Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação) e está sendo organizada pelo Grupo de Trabalho de Extensão dos PETs da UFSC. O formato e o conteúdo do evento serão decididos no primeiro semestre de 2010 e o intuito é que este aconteça juntamente com a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC, prevista para o mês de outubro. Fim da atividade: Dezembro de 2010. Benefícios e Resultados Esperados:

- Integração do Grupo com os demais PETs envolvidos; - Trazer novos conhecimentos interdisciplinares aos participantes do evento; - Promover o envolvimento entre os grupos PET e a comunidade acadêmica; - Valorizar o grupo InterPET-SC; - Ampliar a experiência dos bolsistas e do tutor na organização de eventos; - Integrar o PET/ECV através do trabalho em equipe; - Aperfeiçoar o ensino, atendendo assim as diretrizes prescritas no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da UFSC.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Associação dos grupos PET do estado de Santa Catarina – InterPET-SC; - Grupo de Trabalho de Extensão dos PETs da UFSC – GT de Extensão. Ações Desenvolvidas: - Organizar e planejar o evento; - Agendar data e local com a infra-estrutura adequada; - Buscar recursos financeiros com patrocinadores; - Planejar as atividades necessárias para a realização do evento; - Elaborar cronograma de atividades; - Divulgar a atividade para toda comunidade acadêmica; - Organizar o local para o evento; - Preparar o relatório do evento para apresentação aos patrocinadores.

Título: Apresentação do Curso de Graduação em Engenharia Civil para Alunos de Cursinhos Preparatórios para Vestibular. Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M. Eng e demais tutores. Bolsista: Todos. Início da atividade: Indefinido. Resumo:

Anualmente o PET Letras (PET dos cursos de Língua Estrangeira) da UFSC promove um cursinho preparatório para o Vestibular da referida instituição, sendo o mesmo de caráter gratuito. Nesta ocasião, por iniciativa também do grupo InterPET-SC, os bolsistas de cada grupo PET da UFSC são convidados para apresentar seu curso de graduação aos pré-vestibulandos. Objetiva-se, assim, ajudá-los a decidir sobre seu futuro profissional, sanar possíveis dúvidas e explanar o campo de abrangência da profissão.

Essa mesma palestra também será proferida aos alunos dos cursos pré-vestibular das instituições Casa Brasil e UFSC, ambos de caráter beneficente. Ressalta-se que esta atividade foi iniciativa do Grupo de Trabalho de Extensões (GT de Extensão/UFSC) e almeja-se a participação de todos os Grupos PET na mesma. Fim da atividade: Indefinido. Benefícios e Resultados Esperados: - Valorizar a profissão do Engenheiro Civil;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Motivar a autoconfiança dos futuros graduandos; - Auxiliar os bolsistas no desenvolvimento da habilidade de oratória; - Orientar a comunidade mostrando a área de atuação do curso; - Aproximar a comunidade da Universidade; - Estimular o senso de responsabilidade social dos bolsistas. Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Associação dos grupos PET do estado de Santa Catarina – InterPET-SC. Ações Desenvolvidas:

- Agendar data e local da atividade; - Preparar a apresentação motivacional através do software Microsoft Office Power Point.

Título: Projeto de Acessibilidade para o prédio de sala de aula do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina com seus respectivos blocos de ligação.

Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M. Eng. Bolsista: Juliana Vieira dos Santos, Paulo Sérgio dos Santos, Renata Ligocki Pedro. Início da atividade: Novembro de 2009. Resumo: Solicitada pela direção do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), essa atividade consiste em adaptar os prédios de salas de aula do referido centro aos portadores de necessidades especiais. O projeto de acessibilidade será realizado na parte externa aos prédios, abrangendo passarelas de ligações entre os blocos e demais passagens e internamente, o acesso ao Auditório Luiz Antunes Teixeira. Esta atividade será de suma importância para o grupo, pois proporcionará o contato dos bolsistas com as adequações de projeto exigidas pela legislação. Destaca-se ainda a discussão e apresentação de propostas em reuniões aos interessados, situações estas que acontecem com frequência no cotidiano profissional de um Engenheiro Civil. Fim da atividade: Abril de 2010. Benefícios e Resultados Esperados: - Adaptar os prédios de salas de aula do CTC aos portadores de necessidades especiais; - Permitir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, abrangendo áreas internas e externas ao Centro; - Instigar o aprendizado através da prática; - Antecipar o contato do bolsista com normas regulamentadoras e técnicas brasileiras relativas à acessibilidade; - Solidificar e ampliar conhecimentos em áreas específicas da Engenharia; - Estimular o senso de responsabilidade dos bolsistas; - Aproximar o Grupo à comunidade e à Universidade. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professores do Departamento de Engenharia Civil; - Laboratório de Ciências Geodésicas – LabCIG. Ações Desenvolvidas: - Estudar as normas técnicas referentes à acessibilidade; - Levantar dados in loco; - Digitalizar os dados coletados; - Elaborar as propostas de solução ao problema; - Discutir e apresentar estas propostas; - Acompanhar a implementação da proposta final.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Título: Projeto de Reforma e Adaptação para Portadores de Necessidades Especiais do Banheiro do Segundo Pavimento do Bloco de Ligação (Central) do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M. Eng. Bolsista: Alex Willian Buttchevitz, Julian Mijovicevich Rossini, Renata Ligocki Pedro, Stephanie Thiesen. Início da atividade: Outubro de 2009. Resumo:

A atividade consiste na reforma e adaptação do banheiro do segundo pavimento do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este projeto contempla a reforma completa dos banheiros e adequação dos mesmos para permitir o acesso de portadores de necessidades especiais. Contempla também um novo projeto hidrossanitário, a fim de substituir as tubulações atuais, que se encontram fora de especificação, provocando assim problemas como mau cheiro e obstrução das mesmas. Além disso, consiste no estudo e pesquisa que os bolsistas desenvolveram para embasar a escolha dos equipamentos economizadores de água, os quais substituirão os antigos aparelhos, de maneira a automatizar seu funcionamento, reduzir desperdícios de água e energia, facilitar limpeza e manuseio, além de valorizar a estética do ambiente. Fim da atividade: Maio de 2010. Benefícios e Resultados Esperados:

- Adaptar aos portadores de necessidades especiais os banheiros do segundo pavimento do CTC; - Proporcionar maior conforto e higiene na utilização dos referidos banheiros; - Instigar o aprendizado através da prática; - Antecipar o contato do bolsista com normas regulamentadoras e técnicas brasileiras relativas à acessibilidade; - Estimular o senso de responsabilidade dos bolsistas; - Aproximar o Grupo à comunidade acadêmica e à Universidade; - Solidificar e ampliar conhecimentos em áreas específicas da Engenharia; - Facilitar limpeza e manuseio, além de valorizar a estética do ambiente em questão. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Professores do Departamento de Engenharia Civil. Ações Desenvolvidas:

- Estudar as normas técnicas referentes à acessibilidade; - Verificar a real necessidade do ―cliente‖; - Levantar dados in loco; - Digitalizar os dados coletados; - Estudar e elaborar as propostas possíveis; - Apresentar e discutir as propostas para a reforma dos banheiros; - Acompanhar a implementação da proposta final.

Título: Teste de Sistema On-line na Área de Transporte e Logística. Orientador: Prof. Amir Mattar Valente, Dr. Bolsistas: Alex Willian Buttchevitz, Fabio de Marchi Pintos, Flávia Roberta Beppler, Julian Mijovicevich Rossini, Matheus Soares Geraldi. Início da atividade: Outubro de 2009. Resumo:

Por solicitação do Laboratório de Transportes e Logística (LABTRANS), do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, alguns bolsistas do PET/ECV interessados na área de informática aplicada realizarão testes no Sistema de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Ferroviário (SAFF), desenvolvido para o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) pelo LABTRANS. O trabalho realizado pelo PET/ECV consistirá em testar

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

todas as funcionalidades do sistema através da entrada e consulta de dados, simulando um usuário real. Na medida em que se testarão os diversos módulos do sistema, os erros encontrados serão reportados e o manual do SAFF será atualizado e corrigido. Esta atividade servirá para ampliar os conhecimentos dos bolsistas na área de transporte e logística, visto que o sistema em questão trabalha com conceitos relacionados diretamente a estas áreas, abordadas em algumas disciplinas do curso de graduação. Fim da atividade: Abril de 2010. Benefícios e Resultados Esperados: - Ampliar os conhecimentos dos bolsistas na área de transporte e logística; - Instigar o aprendizado através da prática; - Integrar bolsistas e professores; - Solidificar e ampliar conhecimentos em áreas específicas da Engenharia; - Facilitar o manuseio e contribuir ativamente com o desenvolvimento do sistema em questão; - Propor mudanças no sistema que facilitem sua utilização pelos usuários finais. Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Laboratório de Transportes e Logística – LABTRANS; - Professores do Departamento de Engenharia Civil; - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT. Ações Desenvolvidas: - Planejar e organizar os bolsistas e suas metas; - Testar o Sistema de Acompanhamento e Fiscalização do Transporte Ferroviário (SAFF); - Listar as falhas encontradas no sistema e reportá-las para correção e atualização; - Propor alterações que visem a uma maior eficácia no uso do sistema.

Título: Atividade de Caráter Beneficente: Projetos Arquitetônico e Hidrossanitário de Residência Unifamiliar para Servidor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M. Eng. Bolsista: Julian Mijovicevich Rossini. Início da atividade: Agosto de 2009. Resumo:

Nesta atividade, de cunho beneficente, houve o pedido por parte de Edi Assini Junior, servidor técnico da Universidade Federal de Santa Catarina, para a elaboração dos projetos arquitetônico e hidrossanitário de sua residência. Ambos os projetos têm como objetivo proporcionar ao servidor e sua família a melhoria dos padrões mínimos de segurança, higiene, salubridade e conforto residencial. A atividade contribuirá significativamente para a formação do bolsista envolvido devido à similaridade com as etapas de desenvolvimento de projeto que ocorrem no mercado de trabalho e também estimulará a formação cidadã dos bolsistas do grupo através da responsabilidade social inerente à atividade em questão. Fim da atividade: Maio de 2010. Benefícios e Resultados Esperados:

- Proporcionar ao servidor e sua família a melhoria dos padrões mínimos de segurança, higiene, salubridade e conforto residencial; - Estimular a formação cidadã dos bolsistas do Grupo através da responsabilidade social; - Instigar o aprendizado através da prática; - Solidificar e ampliar conhecimentos em diversas áreas da Engenharia; - Aproximar o Grupo à comunidade como um todo; - Proporcionar contato com as necessidades da população em geral, no que tange à Engenharia Civil. Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Departamento de Engenharia Civil – ECV; Ações Desenvolvidas: - Comprovar junto ao requerente se o projeto é de caráter beneficente; - Verificar a disponibilidade do Grupo em atender à solicitação do interessado; - Visitar o local e, com equipamentos adequados, realizar o levantamento necessário; - Digitalizar os dados; - Reunir bolsistas envolvidos e requerente para definição do projeto final; - Entregar o projeto finalizado; - Divulgar a atividade no site e/ou no mural do Grupo.

Título: Proposta de Reformulação de Leiaute da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS) da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Prof. Cláudio Cesar Zimmermann, M. Eng. Bolsista: Julian Mijovicevich Rossini. Início da atividade: Outubro de 2009. Resumo: A reformulação de leiaute foi solicitada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social da UFSC em virtude de uma má distribuição dos ambientes físicos da mesma, subutilizando os espaços e proporcionando um lugar de trabalho desconfortável. A atividade servirá para aprimorar, além da capacidade técnica, a habilidade de comunicação, devido à interação constante com o cliente, discutindo ideias e apresentando soluções. Fim da atividade: Indeterminado. Benefícios e Resultados Esperados: - Proporcionar um novo leiaute à PRDHS; - Possibilitar melhores condições de trabalho na utilização do ambiente; - Aprimorar as capacidades técnicas e habilidades de comunicação; - Aproximar o Grupo à Universidade; - Estimular a formação cidadã dos bolsistas do PET/ECV; - Instigar o aprendizado através da prática; - Proporcionar o contato dos bolsistas com as reais necessidades existentes na Universidade. Parceiros:

- Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; - Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV; - Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social – PRDHS. Ações Desenvolvidas:

- Fazer o levantamento arquitetônico do ambiente a ser reformulado; - Digitalizar os dados; - Listar as necessidades prioritárias a fim otimizar o ambiente de trabalho; - Propor, analisar e selecionar junto à PRDHS a solução mais adequada; - Entregar o projeto finalizado; - Divulgar a atividade no site e/ou no mural do Grupo.

2.2. Impacto no(s) Curso(s) de Graduação No planejamento de atividades considere:

Atividades Inovadoras na Graduação.

Benefícios acadêmicos da atividade para o grupo e para a comunidade acadêmica relacionada a ações de diminuição da evasão e repetência do curso ao qual está vinculado.

Ações relacionadas com a inclusão de deficientes no curso (quando for o caso).

Compreendido como um programa de excelência acadêmica, o PET possui entre os seus objetivos colaborar com a qualidade do ensino superior a partir da inserção de estudantes de graduação em ações acadêmicas, tanto de caráter individual quanto coletivo. Quando voltamos a atenção para o impacto do PET/ECV sobre a graduação propriamente dita, concluímos que esse resultado é tão mais positivo quanto maior for a qualidade e a constância das atividades que

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

envolvem o grupo discente da Engenharia Civil. Dentre as atividades realizadas pelo grupo que possuem impacto direto no curso de

graduação, podemos elencar várias das já supracitadas: - Converse com o Seu Futuro: serve como ferramenta motivacional, proporcionando aos

graduandos um maior conhecimento sobre as etapas do curso e a futura profissão. - Curso de AutoCAD: prepara melhor os alunos para a vida acadêmica e profissional, uma vez

que a ferramenta CAD é usada em vários momentos durante o curso de graduação, mas não há nenhuma disciplina específica que a lecione. O PET/ECV assume, deste modo, papel vital na preparação de muitos graduandos para as vidas acadêmica e profissional. - Índice de Reprovação Semestral: expõe, tanto ao corpo docente quanto ao discente, as

disciplinas nas quais os alunos do Curso apresentam maior dificuldade. Serve assim de alerta aos acadêmicos para que estes se dediquem, ainda mais, a estas disciplinas e evitem a indesejável reprovação. - Noite de Palestras: traz à comunidade acadêmica palestras com temas inovadores e não

abordados em sala de aula, complementando o ensino da graduação e promovendo assim a formação de profissionais com um conhecimento mais amplo nas diversas áreas de atuação da Engenharia Civil. - Apresentação dos Laboratórios da Engenharia Civil aos Novos Alunos do Curso (calouros): minimiza os índices de evasão nas fases iniciais do curso (que são eminentemente teóricas), pois oferece aos alunos destas um conhecimento mais amplo sobre as oportunidades que o curso oferece em seu decorrer. Se não fosse esta atividade a grande maioria dos alunos só entraria em contato com as atividades realizadas no Departamento de Engenharia Civil a partir da 3ª ou 4ª fases do curso. - Confecção de Apostilas: proporciona aos graduandos materiais didáticos de maior qualidade

e constantemente atualizados. - Biblioteca Interna: disponibiliza à comunidade acadêmica livros e periódicos relacionados à

Engenharia Civil, trazendo a partir destes conhecimentos e novidades pouco explorados durante o curso de graduação. - Assessoria aos alunos de graduação: auxilia os alunos nas matérias que estes mais têm dificuldade, bem como na realização de trabalhos que exijam domínio de ferramentas computacionais como AutoCAD e outras. - Visitas técnicas: Mostram na prática os conceitos em geral abordados de forma puramente

teórica em sala de aula. Estimulam os alunos a se empenharem ainda mais no curso e trazem novos conhecimentos aos mesmos, visto que as grandes obras que se visita são celeiros de novidades em termos de técnicas e tecnologias construtivas.

No decorrer da realização de todas estas atividades os bolsistas do Grupo têm a oportunidade de estar em contato direto com o corpo discente do curso. Promove-se desta maneira a integração entre os mesmos, fazendo com o PET/ECV seja reconhecido pelas diversas atividades que realiza em prol da melhoria do ensino na graduação.

2.3. Atividades de Caráter Coletivo

participação em eventos científicos, feiras, mostras, encontros locais, regionais e nacionais.

atividades integradas com bolsistas de monitoria, iniciação científica e extensão na IES.

Devido às similaridades das atividades de caráter coletivo, optou-se por sintetizar os relativos benefícios, resultados esperados, parceiros e ações desenvolvidas, conforme segue. Benefícios e Resultados Esperados:

- Ampliar a rede de relacionamento profissional entre bolsistas, professores, empresas, entidades e profissionais liberais; - Servir como ferramenta motivacional para os bolsistas do Programa; - Aumentar o conhecimento acerca das inúmeras áreas de atuação do profissional, bem como aprofundar temas não abordados na graduação; - Instigar a busca de conhecimentos técnico-científicos; - Conhecer novos materiais, técnicas e metodologias aplicáveis à Engenharia Civil; - Motivar os bolsistas a confeccionar artigos para publicações em eventos técnico-científicos.

Parceiros: - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC;

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

- Centro Tecnológico – CTC; - Departamento de Engenharia Civil – ECV. Ações Desenvolvidas:

- Ficar atento à publicação dos calendários e identificar os bolsistas interessados; - Fixar o calendário em mural interno do PET; - Incentivar os novos bolsistas a participar da atividade; - Arrecadar recursos para participação no evento; - Apresentar os temas expostos no evento ao Grupo e discutir os pontos positivos e negativos.

SEPEX 2010

A SEPEX (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão) é um evento organizado desde o ano 2000 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui como escopo básico ratificar a indissociabilidade dos elementos do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A SEPEX encontra-se em sua 9ª edição e, dentro de seu escopo objetiva a produção, sistematização e socialização do saber em suas diferentes expressões.

O cronograma para o evento ainda não foi divulgado, mas este deverá ocorrer, como já é tradicional, em outubro na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC. O PET/ECV participará com a exposição de banners, apresentando suas principais atividades desenvolvidas em 2009 e 2010.

52º CONGRESSO BRASILEIRO DE CONCRETO

O Congresso Brasileiro de Concreto é uma realização do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) e em 2010 estará em sua 52ª edição. O Congresso do IBRACON é um evento de renome internacional na área de tecnologia do concreto e visa discutir questões práticas ligadas às obras de concreto, problemas do dia-a-dia dos engenheiros civis e apresentação de inovações tecnológicas na área. As discussões realizadas durante o evento são bastante relevantes para o crescimento técnico e profissional dos participantes, visto que o Congresso conta com a participação de palestrantes de alto nível, em geral expoentes da tecnologia do concreto.

Para o 52º Congresso Brasileiro de Concreto os integrantes do PET/ECV encaminharão o resumo da pesquisa intitulada “Análise da influência da qualidade do adensamento na homogeneidade do concreto utilizando ensaio não-destrutivo”, objetivando sua aceitação.

COBENGE 2010

Promovido anualmente pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e aberto a graduados e alunos de graduação das diversas habilitações da Engenharia, o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) este ano está em sua 38ª edição. O COBENGE reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam nas várias modalidades da Engenharia, ou áreas correlatas, sendo o principal divulgador das experiências didático-pedagógicas da área. Trata-se de um importante fórum de reflexão sobre ensino de Engenharia no Brasil, através de palestras, banners, mesas redondas, entre outros. As discussões feitas no evento garantem ampla troca de informações entre os participantes, fato este que contribui para a disseminação de novos métodos de ensino de Engenharia.

O calendário do evento para esse ano ainda não foi divulgado até o fechamento do presente planejamento, mas, a exemplo dos anos anteriores, deve ser realizado no mês de setembro. O PET/ECV pretende participar do evento.

63ª Reunião Anual da SBPC

A 63° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acontecerá

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

entre os dias 25 e 30 de julho de 2010 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. A Reunião Anual da SBPC visa à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do país. Durante o evento são realizados simpósios, conferências, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de pôsteres, encontros de sociedades científicas, assembléias e sessões especiais. Por se tratar de um evento de grande importância para o meio acadêmico alguns integrantes do PET/ECV participarão como ouvintes ou, se possível, através da apresentação de trabalhos.

ENAPET 2010

O XV ENAPET (Encontro nacional dos Grupos PET) ocorrerá no ano de 2010 na cidade de Natal/RN. Os integrantes do PET/ECV participarão do encontro com o objetivo de trocar experiências com os grupos PET de todas as partes do Brasil e tomar ciência das questões burocráticas e políticas do Programa. O PET/ECV pretende também expor suas opiniões a respeito dos assuntos a serem abordados no encontro, bem como, deixar possíveis contribuições que venham a auxiliar no aperfeiçoamento do Programa.

SULPET 2010

O XIII SULPET ocorrerá na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na cidade

de Porto Alegre/RS. Esse evento ocorre entre os grupos PET do Sul do Brasil e busca discutir assuntos de interesse do programa a nível regional e possíveis contribuições para a melhoria do Programa a nível nacional, a fim de serem expostas no ENAPET. Os integrantes do PET/ECV participarão desse encontro com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos e discutir novos desafios e diretrizes para o Programa.

24º Congresso Brasileiro de Cartografia

A 24° Congresso Brasileiro de Cartografia (CBC) acontecerá entre os dias 16 e 20 de maio de 2010 no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju/SE. A realização é por conta da Sociedade Brasileira de Cartografia e visa à defesa do avanço científico e tecnológico. Durante o evento são realizados simpósios, conferências, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de pôsteres, encontros de sociedades científicas, assembléias e sessões especiais. Por se tratar de um evento de grande importância para o meio acadêmico alguns integrantes do PET/ECV participarão como ouvintes ou, se possível, através da apresentação de trabalhos.

Participação nas Reuniões InterPET-SC

O InterPET-SC, formado por alguns bolsistas de cada Grupo PET do Estado de Santa

Catarina, tem por objetivo integrar os quinze Grupos PET da Universidade Federal de Santa Catarina, contando com a participação dos Grupos PET dos Cursos de Geografia e Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e com o Grupo PET do Curso de Design do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O grupo InterPET-SC proporciona aos bolsistas do Programa, além de uma maior organização das ações tomadas pelos grupos PET perante à Universidade e aos encontros regional e nacional, mais conhecimento sobre como lidar com pessoas de diferentes áreas do conhecimento. As reuniões ocorrem toda segunda-feira às 12h15min e são representadas por dois integrantes do PET/ECV.

Reuniões Administrativas

Semanalmente o PET/ECV promove uma reunião de caráter administrativo. Este encontro é

de suma importância, pois é nele que todos os integrantes do grupo se reúnem e tomam ciência

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

de praticamente tudo o que está ocorrendo no Programa. Na reunião são expostas as decisões pertinentes ao InterPET (cuja reunião é feita anteriormente à do PET/ECV), discutidas ações coletivas a serem tomadas pelo grupo, propostas novas atividades, comunicados assuntos importantes, entre outros.

A reunião também serve para discussões de caráter geral, principalmente sobre os projetos de pesquisa, ensino e extensão em desenvolvimento, servindo como um seminário interno onde todos os bolsistas ficam sabendo o que, por que e como estão sendo desenvolvidas as atividades. Como já citado, a periodicidade das reuniões administrativas é semanal e estas estão marcadas para todas as quartas-feiras, com duração aproximada de uma hora. Para que a reunião tenha um caráter mais formal, é lavrada uma ata com todos os assuntos abordados, que é posteriormente revisada e assinada por todos os integrantes do grupo que da reunião participaram.

Atividade “PET na Praia”

Com o objetivo de integrar todo o grupo PET/ECV, será realizada no início de 2010 a

atividade ―PET na Praia‖. Nesta, os integrantes do grupo participarão de atividades físicas, como jogos e caminhadas, atividades culturais, dentre outras, propiciando com isso um clima de união e amizade, além de criar um convívio social mais profundo entre os bolsistas. Esse estreitamento do convívio social entre os integrantes do Grupo torna o trabalho no PET/ECV muito mais eficiente e prazeroso, uma vez que se ampliam os laços de amizade e respeito entre todos. O ―PET na praia‖, a exemplo de anos anteriores, será realizado na praia da Barra de Ibiraquera, município de Imbituba/SC, na casa de veraneio do professor Tutor do PET/ECV Cláudio Cesar Zimmermann.

A atividade ocorrerá no mês de fevereiro de 2010, no intervalo entre o semestre 2009-2 e 2010-1 e, terá duração de quatro dias. Nesta atividade há a participação da família do tutor e alie-se a isto, o fato que o tutor procurar, sempre, lembrar, principalmente aos novos petianos, que ―não basta apenas o aluno entrar no PET/ECV, o PET/ECV tem que entrar no aluno (petiano), ou seja, a filosofia do Programa de Educação Tutorial – PET - da Engenharia Civil da UFSC deve ser absorvida e praticada com prazer, e não por obrigação‖.

3. CRONOGRAMA PROPOSTO PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO GRUPO NO DECORRER DO ANO DE 2010.

JANEIRO

Férias do Grupo PET/ECV.

FEVEREIRO

Retorno do grupo às atividades normais. Mural Externo – Responsáveis: Julian Mijovicevich Rossini e Michele Patrícia de Lorena. Confecção do Índice de Reprovações Semestral das disciplinas do curso. Reunião Cultural – Realização: Stephanie Thiesen.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

MARÇO Mural Externo – Responsáveis: Fabio de Marchi Pintos e Stephanie Thiesen. Apresentação do Grupo PET Engenharia Civil aos novos alunos do curso. Apresentação dos laboratórios e grupos de pesquisa do Departamento de Engenharia Civil da UFSC aos novos alunos do curso. Encontro ―PET na Praia‖. Palestra ―Converse com o Seu Futuro‖. Visita Técnica – Obras do Molhe e Porto de Imbituba/SC. Reunião Cultural – Realização: Flávia Roberta Beppler.

ABRIL

Mural Externo – Responsáveis: Matheus Soares Geraldi e Paulo Sérgio dos Santos.

Apresentação dos laboratórios e grupos de pesquisa do Departamento de Engenharia Civil da UFSC aos novos alunos do curso. Realização do Curso de AutoCAD. Participação no XIII SulPET – Encontro dos Grupos PET da Região Sul do Brasil. Reunião Cultural – Realização: Fabio de Marchi Pintos.

MAIO

Mural Externo – Responsáveis: Julian Mijovicevich Rossini e Juliana Vieira dos Santos. Realização do Curso de AutoCAD. Participação no XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia. Visita Técnica – Obras do Túnel de Paulo Lopes/SC, BR-101 Trecho Sul.

Reunião Cultural – Realização: Matheus Soares Geraldi.

JUNHO Mural Externo – Responsáveis: Flávia Roberta Beppler e Helen Berwanger Revisão do Planejamento Anual de Atividades 2010. Reunião Cultural – Realização: Renata Ligocki Pedro.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

JULHO

Mural Externo – Responsáveis: Alex Willian Buttchevitz e Renata Ligocki Pedro.

Participação dos bolsistas em defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Participação dos bolsistas em defesas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.

Participação na 63° SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Participação no ENAPET – Encontro Nacional dos Grupos PET. Visita Técnica – Obras da Usina Hidrelétrica de Foz do Chapecó e Usina Hidrelétrica de Itá. Reunião Cultural – Realização: Helen Berwanger.

AGOSTO

Mural Externo – Responsáveis: Janaina de Souza Prim e Julian Mijovicevich Rossini. Apresentação do Grupo PET Engenharia Civil aos novos alunos do curso. Apresentação dos laboratórios e grupos de pesquisa do Departamento de Engenharia Civil da UFSC aos novos alunos do curso

Confecção do Índice de Reprovações das disciplinas do curso. Palestra ―Converse com o Seu Futuro‖.

Organização da Noite de Palestras 2010. Realização do Curso de AutoCAD. Reunião Cultural – Realização: Janaina de Souza Prim.

SETEMBRO Mural Externo – Responsáveis: Fabio de Marchi Pintos e Matheus Soares Geraldi. Apresentação dos laboratórios do Departamento de Engenharia Civil da UFSC aos novos alunos do curso Participação no XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em Ensino de Engenharia (COBENGE). Realização do Curso de AutoCAD. Organização e Realização da Noite de Palestras 2010. Reunião Cultural – Realização: Juliana Vieira dos Santos.

OUTUBRO

Mural Externo – Responsáveis: Stephanie Thiesen e Paulo Sérgio dos Santos.

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

Participação no 52º Congresso Brasileiro de Concreto (IBRACON). Participação na 9ª SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Visita Técnica – Refinaria Petrobras/SIX Reunião Cultural – Realização: Alex Willian Buttchevitz.

NOVEMBRO

Mural Externo – Responsáveis: Helen Berwanger e Renata Ligocki Pedro.

Participação dos bolsistas em defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Participação dos bolsistas em defesas de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.

Reunião Cultural – Realização: Julian Mijovicevich Rossini.

DEZEMBRO Mural Externo – Responsáveis: Juliana Vieira dos Santos e Alex Willian Buttchevitz. Visita Técnica – Usina Hidrelétrica de Itaipu (PR) e Fábrica de Cimento Votorantim – Rio Branco do Sul/PR. Confecção do Planejamento Anual de Atividades 2011. Confecção do Relatório Anual de Atividades 2010. Confraternização – Encerramento das atividades no ano.

Reunião Cultural – Realização: Paulo Sérgio dos Santos.

Observações: Os Cursos de Língua Estrangeira, Leituras Técnicas, Divulgação das atividades do PET através de homepage (http://pet.ecv.ufsc.br), Assessoria e Participação nas Reuniões InterPET de Santa Catarina são desempenhados constantemente, não tendo mês específico para suas realizações. Já as Reuniões Culturais são realizadas todos os meses. A Participação em Cursos e Palestras oferecidos pelas entidades de classe da Engenharia Civil é feita conforme oportunidade de participação.

4. OUTRAS AÇÕES QUE O GRUPO ACHAR PERTINENTE

O feitio convencional da educação escolar é o do ensino baseado principalmente na memorização dos fatos e informações teóricas, concentradas, basicamente, dentro da sala de aula. Todavia, os bolsistas do programa PET têm a oportunidade de adquirir uma formação acadêmica diferenciada, pois estes participam de atividades extracurriculares alicerçadas na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, desenvolvendo, assim, capacidades críticas, atuantes, inovadoras e empreendedoras. Esta

Planejamento de Atividades 2010 PET do Curso de Engenharia Civil da UFSC

formação diferenciada se refletirá em nosso futuro profissional, onde as tomadas de decisão se efetuarão com maior segurança e visão crítica.

No cunho beneficente, o PET/ECV procura atuar de forma a exercitar e aliar responsabilidade social com ambiental. Com a realização dessas atividades os bolsistas desenvolvem características humanitárias, pois aprendem a conviver com diferentes realidades e a contribuir para o bem estar da comunidade. A isso, dá-se o nome de Sinergia. Sinergia, essa, entre escola e comunidade, tão primordial para o crescimento pessoal, profissional e cidadão.

A formação cidadã dos bolsistas também é aprimorada pelo convívio existente no grupo. Conviver harmoniosamente em um grupo composto por pessoas de diferentes faixas etárias, de diferentes fases do curso, com diferentes atuações na vida acadêmico-profissional, com bagagem cultural e social diversificadas, certamente representa um desafio. Mas se por um lado é um desafio, a superação deste acarreta no amadurecimento pessoal, que leva cada membro do grupo a aprender a conviver com as diferenças, respeitando-as.

No âmbito geral da Universidade, tem-se uma troca de experiências entre graduandos, mestrando, doutorandos, bolsistas (petianos) e professores; a fim de uma maior interação na comunidade acadêmica, apurando a abrangência do programa, difundindo novas idéias, aprimorando conhecimentos e, principalmente, atuando como formador de opinião.

A experiência adquirida dentro do Programa oferece uma base sólida para os bolsistas entrarem no mercado de trabalho e/ou em um programa de pós-graduação, devido ao contato ―prematuro‖ com os profissionais da área e situações reais que fazem parte do cotidiano destes. Este contato ―prematuro‖ se caracteriza e se consolida, principalmente, através da execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão propostas, aceitas e desenvolvidas pelo grupo, que sempre demonstra garra, união, conhecimento, amizade, responsabilidade, consciência, e, principalmente, comprometimento, tanto com a filosofia do Programa PET quanto com a filosofia do PET/ECV.

Dentro desta filosofia, os professores têm procurado o PET/ECV para propor atividades de ensino, pesquisa e extensão, por achá-lo um grupo totalmente diferenciado. Isso mostra que os resultados aparecem com qualidade e responsabilidade.

Acredita-se que a permanência do tutor na sala do PET e sua efetiva participação em projetos, além do clima de amizade e comprometimento para com o Programa e para cada um dos bolsistas, torna um ambiente saudável, de trabalho conjunto, com muita responsabilidade, confiança, orgulho e porque não dizer de muito ―profissionalismo‖. Florianópolis, 02 de fevereiro de 2010.

_______________________________________________ Prof. Cláudio Cesar Zimmermann

Tutor PET/ECV