mídia online
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• Planejamento
• Negociação e Execução
• Criação
• Tracking
• Otimização
• Exemplos
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• Começa antes do planejamento de mídia efetivamente...
– A empresa esta preparada para ter mídia?
– O site está preparado para receber os acessos?
– Terá uma equipe que cuide desta área ou será a agência?
– Terá suporte técnico e atendimento ao cliente bom e ágil?
– E o mais importante, terá verba?
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• Agora sim...
– O que é a empresa
– Posicionamento no mercado
– Público
– Objetivo, missão e valores da empresa
– Objetivo da campanha
– Pesquisas e estudos de mercado, concorrência, comportamento do usuário, etc.
– Análise 360º - mídia offline e o próprio site
– Investimento
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• Tipos de mídia
– Banners
– Links Patrocinados
– Newsletter
– In-game
– Conteúdo para os veículos
– Assessoria de imprensa
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Veículos
Site da Empresa Portais
Sites Verticais
Rede de Afiliados
Links Patrocinados
Google Display
Network
Sites de compras coletivas
Sites de desconto
Blogs
Ferramentas de
Remarketing
Anúncios em redes sociais
Buscadores
Shopping e Vitrines
Games
Hotwords
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•Inventário do site, página, canal
•Visibilidade - % inventário
•Segmentação
•Tipo de negociação
•Audiência
•Formatos disponíveis
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Tipos de Negociações
CPM
(custo por mil)
CPC
(custo por click)
CPA (custo por ação)
CPD (custo por disparo)
Diária / Faixa Horária / Região
Patrocínio
Parceria
Compra de 200.000 impressões
CPM negociado é R$ 40,00
Investimento:
(200.000/1.000)*40 = 8.000,00
Compra de 200.000 cliques
CPC negociado é R$ 0,50
Investimento:
200.000*0,5 = 100.000,00
Meta: 100 cadastros
Comissão: R$ 10,00/cadastro
Investimento:
100*10 = 1.000,00
Disparo para 100.000 usuários cadastrados
CPD: R$ 0,01
Investimento:
100.000*0,01 = 1.000,00
Diária na Home do portal
Banner fixo 24hrs
Investimento: 15.000,00
Canal exclusivo da sua marca
Investimento: R$ 50.000,00/mês
Banner no site em troca de cupons
Investimento: desconto nos produtos
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• Equipe interna ou agência?
• Layout e textos
• Comunicação 360º
• Programação
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Reunião com todas
as áreas
Briefings
Revisão e aprovação das peças
Recebimento
das peças
Upload nos canais
Verificação das peças
no ar
Otimização
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
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• Interno• Visitas
• Visualizações de páginas
• Taxa de Rejeição
• Tempo médio do site
• Novas visitas
• De qual navegador vieram os acessos
• De qual caminho vieram as visitas
• Qual faixa horária o site tem mais acesso
• Qual página do site é mais acessada
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• Externo - Tag
• URL de destino
• Parâmetros dos adservers
• Ligação com o pixel e cookies
Veículo Impressões Clicks CTR Visitas
Para e-commerce
Receita PedidosTicket Médio
Taxa de Conversão
Produto comprado
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• Tag
http://www.submarino.com.br/portal/home-portais/23801102/?listid=sl10netnotejul11&menuId=662&abagrupo=23700&coup_num=17-GUS86-00001-0810780001&WT.mc_id=Uol_shop&WT.mc_ev=Click&utm_source=portais&utm_medium=uol&utm_campaign=shopping&franq=146867
URL de destino: http://www.submarino.com.br/portal/home-portais/23801102Parâmetro 1: ?listid=sl10netnotejul11Parâmetro 2: &menuId=662Parâmetro 3: &abagrupo=23700Parâmetro 4: &coup_num=17-GUS86-00001-0810780001Parâmetro 5: &WT.mc_id=Uol_shopParâmetro 6: &WT.mc_ev=ClickParâmetro 7: &utm_source=portaisParâmetro 8: &utm_medium=uolParâmetro 9: &utm_campaign=shoppingParâmetro 10:&franq=146867
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• Análise diária, porém cautelosa
• Métricas (CTR, Conversão, ROI, etc)
• Valor do investimento
• Canal anunciado
• Melhor formato de mídia
• Segmentação
• Olhar para dentro do próprio site
• Taxa de Rejeição
Cada empresa tem suas próprias
métricas e objetivos
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Exemplos de análises de CPM
DiaDia da
SemanaImpressões Cliques Visitas CTR
Taxa de Rejeição
Novas Visitas
1-Jul Sexta-feira 1.830.544 6.493 5.194 0,35% 21% 86%
2-Jul Sabado 2.858.159 9.652 7.722 0,34% 82% 82%
3-Jul Domingo 1.234.376 2.240 1.792 0,18% 30% 91%
4-Jul Segunda-feira 5.178.386 2.588 2.070 0,05% 54% 80%
5-Jul Terça-feira 8.687.119 10.882 8.706 0,13% 32% 79%
6-Jul Quarta-feira 3.978.157 3.839 3.071 0,10% 18% 89%
7-Jul Quinta-feira 7.904.335 6.316 5.053 0,08% 60% 86%
Geralmente usada nas campanhas de branding e campanhas que necessitam segmentação
Tráfego é o foco
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Exemplos de análises de CPC
DiaDia da
SemanaImpressões Cliques Visitas CTR
Taxa de Rejeição
Novas Visitas
1-Jul Sexta-feira 1.830.544 6.493 5.194 0,35% 21% 86%
2-Jul Sabado 2.858.159 9.652 7.722 0,34% 82% 82%
3-Jul Domingo 1.234.376 2.240 1.792 0,18% 30% 91%
4-Jul Segunda-feira 5.178.386 2.588 2.070 0,05% 54% 80%
5-Jul Terça-feira 8.687.119 10.882 8.706 0,13% 32% 79%
6-Jul Quarta-feira 3.978.157 3.839 3.071 0,10% 18% 89%
7-Jul Quinta-feira 7.904.335 6.316 5.053 0,08% 60% 86%
Tráfego mais qualificado é o foco
Geralmente usada nas campanhas de performance/e-commerce
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Exemplos de análises de CPA
DiaDia da
SemanaImpressões Cliques Visitas CTR
Taxa de Rejeição
Novas Visitas
1-Jul Sexta-feira 1.830.544 6.493 5.194 0,35% 21% 86%
2-Jul Sabado 2.858.159 9.652 7.722 0,34% 82% 82%
3-Jul Domingo 1.234.376 2.240 1.792 0,18% 30% 91%
4-Jul Segunda-feira 5.178.386 2.588 2.070 0,05% 54% 80%
5-Jul Terça-feira 8.687.119 10.882 8.706 0,13% 32% 79%
6-Jul Quarta-feira 3.978.157 3.839 3.071 0,10% 18% 89%
7-Jul Quinta-feira 7.904.335 6.316 5.053 0,08% 60% 86%
Investimento Pedidos Receita TKM ROI CPATaxa de
Conversão
R$ 2.918 111 R$ 2.147 R$ 19 74% R$ 26 2,14%
R$ 3.815 212 R$ 4.323 R$ 20 113% R$ 18 2,75%
R$ 9.665 167 R$ 3.341 R$ 20 35% R$ 58 9,32%
R$ 5.613 192 R$ 3.540 R$ 18 63% R$ 29 9,27%
R$ 7.465 226 R$ 4.207 R$ 19 56% R$ 33 2,60%
R$ 3.746 136 R$ 2.324 R$ 17 62% R$ 28 4,43%
R$ 3.016 133 R$ 2.425 R$ 18 80% R$ 23 2,63%
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Exemplos de análises de CPD
DiaDia da
SemanaBase Cliques
Taxa de abertura
Taxa de Rejeição
Pedidos Receita TKM ROITaxa de
Conversão
1-Jul Sexta-feira 1.830.544 6.493 0,35% 21% 111 R$ 2.147 R$ 19 74% 2,14%
2-Jul Sabado 2.858.159 9.652 0,34% 82% 212 R$ 4.323 R$ 20 113% 2,75%
3-Jul Domingo 1.234.376 2.240 0,18% 30% 167 R$ 3.341 R$ 20 35% 9,32%
4-Jul Segunda-feira 5.178.386 2.588 0,05% 54% 192 R$ 3.540 R$ 18 63% 9,27%
5-Jul Terça-feira 8.687.119 10.882 0,13% 32% 226 R$ 4.207 R$ 19 56% 2,60%
6-Jul Quarta-feira 3.978.157 3.839 0,10% 18% 136 R$ 2.324 R$ 17 62% 4,43%
7-Jul Quinta-feira 7.904.335 6.316 0,08% 60% 133 R$ 2.425 R$ 18 80% 2,63%
-Tratamento de base de dados
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