mi deputado dr. ramos preto, · de saneamento. das 296 habitações, sem retrete(ine) , que existem...

4
Paulo Jorge dos Santos Neves Exmo. Senhor Presidente da Comissao do Ambiente Ordenamento do Territ6rio e Poder Local Assembleia da Republica Lisboa Faro, 10 de dezembro de 2012 Audis;oes no ambito do Projeto de Lei 320IXII-PSD, CDSIPP - Reorganiza9ao Administrativa do Territ6rio das Freguesias. MI Deputado Dr. Ramos Preto, No ambito do processo supra em curso, 0 signatario, cidadao recenseado no municipio de Faro e melhor identificado infra. apresenta a consideracao de V. Excia e assim a Assembleia da Republica antes da sua apreciacao, em razao da materia, na Especialidade e votacao final global em Plenario, a seguinte exposicao sendo util e oportuna face ao cumprimento deste diploma que, sendo promulgado, em conjugacao com a Lei 2212012, de 30 de Maio, por 0 anexo 1 do PJL nos seus termos estar, em nossa opiniao, desconforme ao insito no articulado da Lei e da propria iniciativa legislativa, designadamente, no que se refere a este municipio de Faro. Assim e conforme a fundamentacao tecnica junto aduzida, a Freguesia de S. Pedro do referido municipio nao pode considerar-se «lugar urbano», como se descreve no diploma em debate e legislacao em vigor, como se prescreve na alinea b) do n." 1 do artigo 6° da Lei n." 22/2012 de 30 de maio, nao podendo portanto conc1uir-se pela sua agregacao obrigatoria, por esta via legislativa, com a freguesia urbana contigua nos termos do previsto no teor do referido PJL. Ou seja, a verificar-se tal desconformidade, ° anexo, na parte mencionada fica sujeito a ser considerado inexistente por violar taxativamente 0 texto da Lei se tal se mantiver no momenta da sua eventual publicacao. A fundamentacao que se apresenta foi realizada com a mesma base e fonte estatistica oficial usada pelo legislador e divulgado no sitio eletronico do Parlamento, pelo que se entende que tal so pode ter resultado de lapso, ° que se compreende considerando a ligacao territorial em parte da area na sede desse municipio. www.pauloneves.pt [email protected] tlf.289804478 Avenida 5 de Outubro, 55, 1 0 esquerdo 8000-170 Faro

Upload: others

Post on 13-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MI Deputado Dr. Ramos Preto, · de saneamento. Das 296 habitações, sem retrete(INE) , que existem no concelho de Faro, 110 (37%) situam-se na freguesia de São Pedro, sendo seguida

Paulo Jorge dos Santos Neves

Exmo. SenhorPresidente da Comissao do AmbienteOrdenamento do Territ6rio e Poder LocalAssembleia da RepublicaLisboa

Faro, 10 de dezembro de 2012

Audis;oes no ambito do Projeto de Lei 320IXII-PSD, CDSIPP - Reorganiza9aoAdministrativa do Territ6rio das Freguesias.

MI Deputado Dr. Ramos Preto,

No ambito do processo supra em curso, 0 signatario, cidadao recenseado no municipio deFaro e melhor identificado infra. apresenta a consideracao de V. Excia e assim aAssembleia da Republica antes da sua apreciacao, em razao da materia, na Especialidadee votacao final global em Plenario, a seguinte exposicao sendo util e oportuna face aocumprimento deste diploma que, sendo promulgado, em conjugacao com a Lei 2212012,de 30 de Maio, por 0 anexo 1 do PJL nos seus termos estar, em nossa opiniao,desconforme ao insito no articulado da Lei e da propria iniciativa legislativa,designadamente, no que se refere a este municipio de Faro.

Assim e conforme a fundamentacao tecnica junto aduzida, a Freguesia de S. Pedro doreferido municipio nao pode considerar-se «lugar urbano», como se descreve no diplomaem debate e legislacao em vigor, como se prescreve na alinea b) do n." 1 do artigo 6° daLei n." 22/2012 de 30 de maio, nao podendo portanto conc1uir-se pela sua agregacaoobrigatoria, por esta via legislativa, com a freguesia urbana contigua nos termos doprevisto no teor do referido PJL.

Ou seja, a verificar-se tal desconformidade, ° anexo, na parte mencionada fica sujeito aser considerado inexistente por violar taxativamente 0 texto da Lei se tal se mantiver nomomenta da sua eventual publicacao.

A fundamentacao que se apresenta foi realizada com a me sma base e fonte estatisticaoficial usada pelo legislador e divulgado no sitio eletronico do Parlamento, pelo que seentende que tal so pode ter resultado de lapso, ° que se compreende considerando aligacao territorial em parte da area na sede desse municipio.

www.pauloneves.pt [email protected] tlf.289804478 Avenida 5 de Outubro, 55, 10 esquerdo8000-170 Faro

Page 2: MI Deputado Dr. Ramos Preto, · de saneamento. Das 296 habitações, sem retrete(INE) , que existem no concelho de Faro, 110 (37%) situam-se na freguesia de São Pedro, sendo seguida

Paulo Jorge dos Santos Neves

Merecendo a confirmacao, 0 que se solicita V. Excia mande verificar querendo, 0 fatodeve ser expurgado no relatorio da Especialidade e versao final, sob pena de sersusccptivel, nos termos da legislacao jurisdicional competente, a apreciacao ulterior dasua eficacia externa 0 que podera provocar maiores transtornos desnecessariosconsiderando a proximidade dos atos eleitorais autarquicos que se avizinham.

Evitando consideracoes sobre a bondade da iniciativa legislativa e da reforma em curso,subscrevemo-nos atentamente na expetativa de se poder ter contribuido utilmente para 0

respeito das competencias legislativas e prestigio da nossa Assembleia da Republica.

~_-+ __ ICl-+~ -,' ,-,-~_.........:.+- paulo Jorge dos Santos Neves642033, Eleitor ~ 4100 na Freguesia de S. Pedro - Faro

Anexo:Fundamentacao tecnica realizada pelos investigadores Eugenia Castela e GuilhermeCastel a do Centro de Investigacao sobre 0 Espaco e as Organizacoes da Universidade doAlgarve.

www.pauloneves.pt [email protected] tlf.289804478 Avenida 5 de Outubro, 55,1° esquerdo8000-170 Faro

Page 3: MI Deputado Dr. Ramos Preto, · de saneamento. Das 296 habitações, sem retrete(INE) , que existem no concelho de Faro, 110 (37%) situam-se na freguesia de São Pedro, sendo seguida

Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve

Investigadores: Eugénia Castela e Guilherme Castela

10/12/12 1

Parecer: Classificação da freguesia de São Pedro como lugar não urbano

O Município de Faro é atualmente formado por 6 freguesias, nomeadamente, Santa Bárbara de Nexe, Conceição, Estoi, Montenegro, Sé e São Pedro. De acordo com a proposta formulada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, o Município de Faro passaria a ser constituído pelas freguesias de Santa Bárbara de Nexe, União das freguesias de Conceição e Estoi, Montenegro e União das freguesias de São Pedro e Sé.

No entanto, é nosso entendimento, que a agregação destas duas últimas freguesias (São Pedro e Sé) não se deve basear unicamente nos indicadores que constam no Artigo 5º da Lei 22/2012 de 30 de maio. Neste caso específico, consideramos pertinente que seja tida em consideração uma caracterização diferenciada da freguesia de São Pedro, baseada em informação disponível no INE (Censos 2011) e que mostra uma realidade bem diferente daquela que os indicadores da Lei 22/2012 de 30 de maio apresentam.

Passamos a especificar os argumentos:

1- Apesar destas duas freguesias serem contíguas e conviverem em harmonia dentro da cidade de Faro, apresentam tipologias perfeitamente diferenciadas. A freguesia da Sé ocupa uma área de aproximadamente 62,9 km2 (CMF, 2012) e tem 29542 habitantes, o que se traduz numa densidade populacional de 482 hab/km2 (INE, 2012). A freguesia de São Pedro tem 14577 habitantes (INE, 2012) e ocupa uma área de aproximadamente 11 km2 (CMF, 2012) o que se traduz numa densidade populacional de 1329 hab/km2 (INE, 2012). No entanto, dos 64560 munícipes do concelho Faro, 45,8% vivem na freguesia da Sé, e somente 22,6% vivem na freguesia de São Pedro. Este é um caso, em que a densidade populacional, per si, não reflete a realidade.

2- Por outro lado, do número total de Alojamentos registados no concelho de Faro (38067), 46% encontram-se na freguesia da Sé e 22,9% na freguesia de São Pedro. Das 26929 famílias clássicas existentes no concelho de Faro, 12728 (47,3%) vivem na freguesia da Sé e somente 6227 (23,1%) vivem na freguesia de São Pedro. Interessa ainda referir que, dos 17257 Edifícios Clássicos registados no concelho de Faro, 4894 encontram-se na Sé e somente 963 encontram-se em São Pedro.

Page 4: MI Deputado Dr. Ramos Preto, · de saneamento. Das 296 habitações, sem retrete(INE) , que existem no concelho de Faro, 110 (37%) situam-se na freguesia de São Pedro, sendo seguida

Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve

Investigadores: Eugénia Castela e Guilherme Castela

10/12/12 2

3- A freguesia de São Pedro, apesar de contígua à freguesia da Sé (urbana) também o é com a freguesia de Conceição (não urbana) e isso traduz-se nas suas atividades económicas. Dos seus 1100 ha, 317 ha são ocupados com culturas, o que corresponde a 28,8% da sua área territorial. Destes 317 ha cultivados, 280 ha são de cultura permanente com predominância de citrinos (240 ha) e 42 ha de cultura temporária, com predominância (37 ha) de culturas hortícolas.

4- A freguesia de São Pedro, não tem características subjacentes ao urbanismo atual. É a freguesia de Faro com o índice de envelhecimento de edifícios mais elevado (9) e também aquela que apresenta maiores deficiências a nível da existência de instalações de saneamento. Das 296 habitações, sem retrete (INE), que existem no concelho de Faro, 110 (37%) situam-se na freguesia de São Pedro, sendo seguida por Santa Bárbara de Nexe, com 63 alojamentos nessas condições.

5- A freguesia da Sé, apesar da baixa densidade populacional devida às características do seu território é tipicamente uma freguesia urbana.

6- A freguesia de São Pedro, apesar da sua elevada densidade populacional, mas

sobejamente enviesada relativamente à distribuição do e no espaço geográfico, não apresenta, do nosso ponto de vista, características urbanas. Consideramos assim, que a freguesia de São Pedro não deve ser considerada como lugar urbano, e que os critérios da Lei 22/2012 de 30 de maio, não devem ser aplicados a esta freguesia em concreto, atendendo às razões expostas. 10 de Dezembro de 2012

Atenciosamente,

Eugénia Castela Guilherme Castela